Caldeirão da Bolsa

Suportes e resistências

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Ulisses Pereira » 4/7/2007 16:33

Cook,

Vou dar-te a minha opinião muito pessoal. Uma resistência (ou suporte) com 3/4 toques espaçados no tempo dão-lhe relevância maior do que com menos toques. A partir desse número de toques, a resistência começa a fragilizar-se e cada vez que ela vai sendo testada vai ficando mais fraca.

Gostaria de realçar a diferença para uma linha de tendência. Neste caso, cada toque é um reforço da validade da mesma.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Barra » 3/7/2007 22:38

Por definição uma resistência é tanto maior quantos mais toques tiver.

Mas as resistências estão lá para serem quebradas. Não são eternas. Apenas marcam uma zona de dificil transposição. Segundo os experts em AT (no Caldeirão há alguns), as resistências devem ser considerados como zonas e não valores certos.

Diria que quantos mais toques tiver, mais forte ela é, mas por outro lado, se ultrapassada com volume, significa que acumulou ao longo desses toques o bastante para romper com firmeza a mesma, passando a zona de suporte. Ou seja, fica após transformada em suporte muito menos vulnerável a ser ultrapassada na queda.

Boas resistências originam bons suportes !!!
“Eu não sei onde o mercado vai estar amanhã ou dentro de uma semana, um mês ou um ano. Sei, no entanto, que se tivesse à escolha manter dinheiro em caixa ou em obrigações a 30 anos ou em ações, não hesitaria um segundo em escolher ações"

Warren Buffett

Bons negócios !!!

Registado: 19/10/2004 19:26

Suportes e resistências

por Kooc » 3/7/2007 22:28

Gostaria de deixar aqui uma questão para discussão.
Uma resistência, (ou um suporte, mas para facilitar vamos apenas considerar resistências)com o aumento do número de toques, vai-se fortalecendo, ou pelo contrário, vai esgotando os vendedores e cada vez será mais provável que quebre?

Para exemplo deixo um gráfico do BPI. Com o previsivel 4º toque na resistência na zona dos 6,85 (circulo a branco)essa resistência enfraquece por esgotamento dos vendedores, ou alí chegado, os compradores desaparecem?

Para discusão :mrgreen:
Anexos
bpi.png
bpi.png (0 Bytes) Visualizado 650 vezes

Registado: 30/11/2002 0:36

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Aqui_Vale, Google [Bot], m-m, macau5m, Mr.Warrior, paulopereira.pp36.pp, Phil2014, tami e 99 visitantes