Ajuda ordens stop - fecho da JMT
Boa tarde
Acho que o pessoal foi bem palmado nesta situação. Pelo que entendi, o comerz ja se "baldou" a sua responsabilidade visto que admitam que foram eles venderam as acções em after hours que influenciou a cotação do warrant no ultimo dia de negociação.
Isto pelo menos, foi o que percebi.
Onde eu quero chegar: alerto mais uma vez em não deixarem os w´s e tw´s até a maturidade pois como nós sabesmo, há manipulações no mercado em que nós, peixe miudo, não podemos fazer rigorosamente nada.
Abraço
Nuno Guedes
Acho que o pessoal foi bem palmado nesta situação. Pelo que entendi, o comerz ja se "baldou" a sua responsabilidade visto que admitam que foram eles venderam as acções em after hours que influenciou a cotação do warrant no ultimo dia de negociação.
Isto pelo menos, foi o que percebi.
Onde eu quero chegar: alerto mais uma vez em não deixarem os w´s e tw´s até a maturidade pois como nós sabesmo, há manipulações no mercado em que nós, peixe miudo, não podemos fazer rigorosamente nada.
Abraço
Nuno Guedes
Vende ao som dos tambores e compra ao som dos canhões...
Como não podia deixar de ser, tinha que vir esclarecer este assunto.
De facto, não tenho razão no meu protesto, já fui gentilmente informado pelo meu banco.
Informaram-me também do Manual de negociação dos Mercados da Euronext (a partir de 19 Fevereiro de 2007)onde isso vem documentado.
Desconhecia a existência deste manual, acredito que muitos dos colegas do caldeirão também e por isso, coloco aqui o site onde o poderão consultar.
http://www.euronext.com/tools/documenta ... 8&cat=9804
Resta-me esperar melhor sorte da próxima vez já que deste negócio não fui muito feliz. Paciência...
Obrigado a todos os que me ajudaram nesta questão.
um abraço e bons negócios!
De facto, não tenho razão no meu protesto, já fui gentilmente informado pelo meu banco.
Informaram-me também do Manual de negociação dos Mercados da Euronext (a partir de 19 Fevereiro de 2007)onde isso vem documentado.
Desconhecia a existência deste manual, acredito que muitos dos colegas do caldeirão também e por isso, coloco aqui o site onde o poderão consultar.
http://www.euronext.com/tools/documenta ... 8&cat=9804
euronext Escreveu:Ofertas-stop
Uma oferta stop é uma oferta de compra ou de venda de uma quantidade de Valores Mobiliários ao preço de mercado existente assim que o Valor Mobiliários atinja o “preço stop” especificado pelo Cliente. Uma oferta stop de compra é disparada quando o preço do último negócio ou o preço do leilão é igual ou superior ao “preço stop”. Uma oferta stop de venda é disparada quando o preço do último negócio ou o preço do leilão é inferior ou igual ao “preço stop”. Existem duas opções: a oferta stop-loss, que é executada aos preços seguintes, e a oferta stop limitada, que é executada a um preço dentro de um limite.
As ofertas-stop podem ser introduzidas durante os períodos de consolidação de ofertas e durante a negociação em contínuo. Este tipo de ofertas pode ser usado para Valores Mobiliários negociados em contínuo ou para Valores Mobiliários negociados por leilão.
Durante o período de consolidação de ofertas, as “ofertas-stop” disparadas são usadas para calcular o preço teórico de abertura.
Durante a negociação em continuo, as ofertas stop loss disparadas comportam-se como uma oferta ao mercado. As ofertas stop limitadas tornam-se ofertas limitadas uma vez disparadas.
Resta-me esperar melhor sorte da próxima vez já que deste negócio não fui muito feliz. Paciência...
Obrigado a todos os que me ajudaram nesta questão.
um abraço e bons negócios!
vinas Escreveu:Amanhã será que a acção irá continuar a cair ou vai recuperar da queda de sexta feira?
olá vinas,
eu penso que vai abrir a subir tudo sem dar hipotese a ninguem de comprar a este valor 4,11... mas é apenas a minha opinião.
caro macosta,
penso que esta a imaginar as duas pilhas de ordens, sendo uma de stops e que teria que ter havido um disparo, ou seja um negocio feito a 4,11 para que depois tivesse sido feita esta ordem.
Mas ( penso eu, e acredito da minha experiencia) que nao é assim ... esta ordem estava a ser vista como uma ordem absolutamente normal valida a 4,11 e ( tambem válida, fosse esse o caso a 4,10), e como o fecho foi a 4,11 ela entrou logo de inicio... ou seja :
é como se o kanguru no momento em que entrou aquela ordem tivesse apenas e imediatamente feito uma ordem de venda a 4,11.
- Registado: 19/4/2005 11:11
pvg80713 Escreveu:macosta Escreveu:pvg80713 Escreveu:nao pedras,
foi activada no periodo de 5 minutos em que nao ha negociação e apenas se determina o valor de fecho.
no ultimo segundo todas as ordens pendentes sao 'casadas' ! foi o caso da ordem em questão.
se o valor de fecho fosse 4,09 ou 4,12 esta ordem nao tinha sido efectuada.
se o valor de fecho fosse 4,10 ela tinha sido feita a 4,10.
Não quero de modo nenhum alimentar mais a polémica, mas se a cotação de fecho fosse 4.10 a ordem não era executada uma vez que o stop não existia a ordem só entra em negoçiação se existir uma compra a 4.11!
De qualquer modo o que aconteceu é normal, azar para kanguru que foi caçado por um fecho anormal e ainda por explicar! Esse valor que o kanguru escolhei para o stop 4.11 é provavelmente, e por azar, o valor que muito se discute que deu jeito ao commerz!
se tivesse fechado a 4,10 a ordem do kanguru tinha tambem sido das primeiras ( podia efectivamente nao ser a primeira ) e fazia-se a 4,10.
jas, é apenas a minha opinião e experiencia.
Não discordo, mas o que eu queira dizer é que para a ordem do kanguru ser desbloqueada pelo sistema teve que existir negocios a 4.11, caso contrário o stop não era activado!
I guess!!
- Registado: 4/3/2007 0:39
alguem referiu stops com valor superior a 4,11 e venda ao melhor.... devem ter sido todos efectuados.
volto a repetir, que o problema é que me parece que estão a imaginar as ordens em papel em molhos diferentes as ordens num molho e as stops noutro e quando é activado o stop tem que se tirar a ordem de um molho para o outro.
Não é isto que se passa, quando entre as 16h30 e as 16h35 o equilibrio entre oferta procura chegou a um valor de 4,11 o sistema passou a contar com esta ordem, se o equilibrio passou por 4,10 tambem contou com esta ordem e se chegou a 4,09 deixou de contar com esta ordem, voltanto a contar para o fecho que efectivamente foi a 4,11.
imaginem uma folha de excel em que todos os recalculos sao imediatos...
talvez ajude....
volto a repetir, que o problema é que me parece que estão a imaginar as ordens em papel em molhos diferentes as ordens num molho e as stops noutro e quando é activado o stop tem que se tirar a ordem de um molho para o outro.
Não é isto que se passa, quando entre as 16h30 e as 16h35 o equilibrio entre oferta procura chegou a um valor de 4,11 o sistema passou a contar com esta ordem, se o equilibrio passou por 4,10 tambem contou com esta ordem e se chegou a 4,09 deixou de contar com esta ordem, voltanto a contar para o fecho que efectivamente foi a 4,11.
imaginem uma folha de excel em que todos os recalculos sao imediatos...
talvez ajude....
macosta Escreveu:pvg80713 Escreveu:nao pedras,
foi activada no periodo de 5 minutos em que nao ha negociação e apenas se determina o valor de fecho.
no ultimo segundo todas as ordens pendentes sao 'casadas' ! foi o caso da ordem em questão.
Não quero de modo nenhum alimentar mais a polémica, mas se a cotação de fecho fosse 4.10 a ordem não era executada uma vez que o stop não existia a ordem só entra em negoçiação se existir uma compra a 4.11!
De qualquer modo o que aconteceu é normal, azar para kanguru que foi caçado por um fecho anormal e ainda por explicar! Esse valor que o kanguru escolhei para o stop 4.11 é provavelmente, e por azar, o valor que muito se discute que deu jeito ao commerz!
se tivesse fechado a 4,10 a ordem do kanguru tinha tambem sido das primeiras ( podia efectivamente nao ser a primeira ) e fazia-se a 4,10.
jas, é apenas a minha opinião e experiencia.
Penso que finalmente se chegou a algum acordo!
Para finalizar a minha opinião, pois posso não ter sido explicito, Jim Beam explica na perfeição o meu ponto de vista.
Resta-nos a confirmação de mentes mais sábias!
Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar."
Para finalizar a minha opinião, pois posso não ter sido explicito, Jim Beam explica na perfeição o meu ponto de vista.
Resta-nos a confirmação de mentes mais sábias!
Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar."
Como é que o stop é activado se a primeira transacção a acontecer como valor para activar stop é às 16:35:04?
No limite à ordem dele só poderia ser executada (após activação) às 16:35:05!!
Por outro lado e ainda mais complexo, se a dele é a primeira a ser satisfeita (e se o método FIFO é respeitado), até parece que é a transacção dele que activa o próprio stop (!!!).
No bigonline encontrei esta explicação:
Pela interpretação que continuo a fazer, diria que:
1º o preço tem de ser atingido: no caso ocorre às 16:35:04 com o preço 4,11 €
2º é activada um ordem de venda de 750 acções a 4,10 €
3º havendo comprador, a 4,11 €, naturalmente a ordem é satisfeita; se não houvesse, ficava no lado da venda, para poder ser transaccionada no período "trade at last", ou seja, sempre depoios das 16:35:04 até às 16:40
1 ab
No limite à ordem dele só poderia ser executada (após activação) às 16:35:05!!
Por outro lado e ainda mais complexo, se a dele é a primeira a ser satisfeita (e se o método FIFO é respeitado), até parece que é a transacção dele que activa o próprio stop (!!!).
No bigonline encontrei esta explicação:
Primeiro o investidor define qual o valor máximo de menos-valias potenciais que estaria disposto a assumir em determinada posição. Por exemplo: -10% (ou seja, face ao preço actual de um determinado título, por exemplo, 15 USD, o preço da acção a atingir seria 13,5 USD).
De seguida, introduz uma ordem de venda com stop trigger. Por exemplo: venda de 500 acções, com stop trigger a 13,5 USD e preço limite de 13,25 USD.
Esta ordem pode ser lida da seguinte forma: caso a acção atingir 13,5 USD, será automaticamente activada uma ordem de venda de 500 acções a 13,25 USD.
Nota: na ordem de venda, quanto menor o preço maior a probabilidade de execução imediata, após o preço ter atingido o stop trigger
Pela interpretação que continuo a fazer, diria que:
1º o preço tem de ser atingido: no caso ocorre às 16:35:04 com o preço 4,11 €
2º é activada um ordem de venda de 750 acções a 4,10 €
3º havendo comprador, a 4,11 €, naturalmente a ordem é satisfeita; se não houvesse, ficava no lado da venda, para poder ser transaccionada no período "trade at last", ou seja, sempre depoios das 16:35:04 até às 16:40
1 ab
O que é um cínico? É aquele que sabe o preço de tudo, mas que não sabe o valor de nada.
Vamos partir do princípio que o preço final de fecho, apesar de não representar ainda nenhum negócio efectuado, funciona como activador de STOP's, pois isto faz algum sentido.
De outra forma teriamos que concluir que o stop foi incorrectamente activado.... o que não me parece ter sido o caso...
Depois disto, vamos ver como são organizadas as ordens para a consolidação:
1º Por valor
2º Com valor igual, por ordem de chegada
Por exemplo, do lado da venda, teriamos em 1º lugar as ordens ao melhor(se existissem) e depois as ordens com valores mais baixos e depois as com valores mais altos. Dentro de cada preço, elas seriam organizadas por ordem de chegada...
Do lado das vendas teríamos o inverso.
O que me parece, como referi no meu 1º post, é que a ordem do amigo Kanguru, depois de activado o stop, foi uma ordem de venda a 4,10.
Quando falamos de venda com limite mínimo a 4,10 é isto mesmo: uma venda a 4,10. Obviamente se houver compradores a valores superiores a venda efectua-se a esses valores (como aconteceu a 4,11).
Assim sendo passou à frente das restantes vendas, pois era a que tinha o valor mais baixo...
Espero ter conseguido fazer-me entender...
De outra forma teriamos que concluir que o stop foi incorrectamente activado.... o que não me parece ter sido o caso...
Depois disto, vamos ver como são organizadas as ordens para a consolidação:
1º Por valor
2º Com valor igual, por ordem de chegada
Por exemplo, do lado da venda, teriamos em 1º lugar as ordens ao melhor(se existissem) e depois as ordens com valores mais baixos e depois as com valores mais altos. Dentro de cada preço, elas seriam organizadas por ordem de chegada...
Do lado das vendas teríamos o inverso.
O que me parece, como referi no meu 1º post, é que a ordem do amigo Kanguru, depois de activado o stop, foi uma ordem de venda a 4,10.
Quando falamos de venda com limite mínimo a 4,10 é isto mesmo: uma venda a 4,10. Obviamente se houver compradores a valores superiores a venda efectua-se a esses valores (como aconteceu a 4,11).
Assim sendo passou à frente das restantes vendas, pois era a que tinha o valor mais baixo...
Espero ter conseguido fazer-me entender...
"Live and learn!! Life's a lesson!!", DMX
JAS, só para ajudar!
No periodo em que são lançadas ordens nos 5 m depois das 16:30 o sistema vai acumulando todas as orndens que chegam, o aconteceu é que a ordem do kanguru já está no sistema, cegou uma ordem a 4.11 o mais barato na venda e a ordem do kanguru, que já lá estava foi executada pois o sistema apenas precisava de desbloquear o stop e foi o que aconteceu!
Concordo que neste periodo a antiguidade não conta para nada, neste caso ainda menos, pois de certeza que nos cof's das compras ninguém adivinhou que iriam vender a 4.11. O problema do kanguru é que a ordem dele já está no sistema só que com um stop que foi activado!
Se assim não for corrijam sff.
No periodo em que são lançadas ordens nos 5 m depois das 16:30 o sistema vai acumulando todas as orndens que chegam, o aconteceu é que a ordem do kanguru já está no sistema, cegou uma ordem a 4.11 o mais barato na venda e a ordem do kanguru, que já lá estava foi executada pois o sistema apenas precisava de desbloquear o stop e foi o que aconteceu!
Concordo que neste periodo a antiguidade não conta para nada, neste caso ainda menos, pois de certeza que nos cof's das compras ninguém adivinhou que iriam vender a 4.11. O problema do kanguru é que a ordem dele já está no sistema só que com um stop que foi activado!
Se assim não for corrijam sff.
pvg80713 Escreveu:nao pedras,
Re
pvg80713 Escreveu:a ordem do kanguru foi a primeira a ser executada e a listagem deve ser efctuada na ordem apresentada.
a ordem em questao foi a primeira a ser efectuada porquer era a mais antiga no sistema aquele valor...
penso que a dificuldade em perceber isto deve estar em imaginar que uma ordem stop, são duas ordens diferentes antes e depois de 'activada', mas não são...
imaginem que desde que o kanguru introduziu a ordem, ela sempre la esteve e so podia ser feita a 4,11 ou 4,10 e nenhum outro valor....
como foi precisamente este o caso... ele foi o primeiro a entrar.
Convinha esclareceres já se o que afirmas são opiniões tuas ou se isso é o que está "escrito na lei" ou seja nas normas de funcionamento do mercados.
(Parece-me que é fundamental esclareceres isso para não andarmos aqui a discutir inutilmente.
Se é mesmo a lei acabou-se a discussão, se é uma opinião podemos continuar a ver se é assim ou não)
Eu continuo a achar estúpido que o valor final de fecho, após a consolidação, faça accionar stops desde que sejam coincidentes com esse valor deixando de fora todos os outros valores entre a última cotação e esse fecho.
Parece uma espécie de prémio a quem acertou...
E acho estúpido que o sistema esteja programado para fazer isso pois deixa de fora stops com valor superior mas com ordens ao melhor que seria ainda mais lógico serem activadas.
Quanto à questão da "antiguidade ser um posto" põe-se a questão:
Suponhamos que durante a sessão a cotação chega aos 4,11-4,12 e que eu vejo 200 nos 4,11.
Se alguém vendesse 300 quem vendia primeiro?
O que se vê nos cof's com 200 ou o kanguru que tinha uma ordem stop de 750 mais antiga?
Há outro caso em que não me parece que a "antiguidade" funcione e que tem a ver com as ordens aparentes.
Nós vemos a parte aparente, se ela se esgotar entra prestação igual e assim sucessivamente.
Já me tem sucedido eu meter uma ordem em cima e ela ser executada no intervalo de duas prestações.
Aqui entende-se que não se trata de UMA ordem mas sim de várias e as prestações têm diferente antiguidade?
JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...
pvg80713 Escreveu:nao pedras,
Desculpem-me lá, mas um trigger para ser activado tem de ocorrer qualquer coisa, e durante o período de consolidação que eu saiba não ocorre nada, só consolidações de ordens de compra / venda (tanto mais, durante o período de consolidação, o preço vai variando sem ocorrência de transacção apenas reflectindo o equilibrio existente das ofertas naquele momento) .
Para além do mais, fazendo isso sentido, quer dizer que se houvesse ordens com stops definidos nos 3,5 por exemplo, seriam igualmente activados, pois durante a consolidação, por momentos o "preço" seria potencialmente esse se acabasse ali naquele momento.
Depois sim, ocorrem as transacções como resultado da consolidação, e a meu ver só agora é activado o stop e colocada uma ordem de venda a 4,10€, que havendo comprador a 4,11, deveria ser executada entre as 16:35 e as 16:40 e nunca antes.
Pelo menos, para mim é o que faz sentido.
1 ab
O que é um cínico? É aquele que sabe o preço de tudo, mas que não sabe o valor de nada.
Kanguru o colega pvg80713 é bem capaz de ter razão. Até porque a tua ordem já estava enviada á bolsa.
De qualquer forma podes sempre fazer um pedido de esclarecimento ao teu intermediário para tirares todas as dúvidas.
Abraço.
De qualquer forma podes sempre fazer um pedido de esclarecimento ao teu intermediário para tirares todas as dúvidas.
Abraço.
"O desprezo pelo dinheiro é frequente, sobretudo naqueles que não o possuem"
Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges
Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net
Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges
Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net
CMVM - Guia do Investidor Escreveu:As ordens «stop» tornam-se efectivas apenas quando a cotação atinge ou excede um determinado valor, no caso de uma ordem de compra, ou atinge ou é inferior a um determinado valor, no caso de uma ordem de venda, tornando-se depois] uma ordem «ao mercado» ou «limitada».
pvg80713 Escreveu:a ordem do kanguru foi a primeira a ser executada e a listagem deve ser efctuada na ordem apresentada.
a ordem em questao foi a primeira a ser efectuada porquer era a mais antiga no sistema aquele valor...
penso que a dificuldade em perceber isto deve estar em imaginar que uma ordem stop, são duas ordens diferentes antes e depois de 'activada', mas não são...
Não me parece que o que diz esteja correcto.
A minha ordem não pode ou não devia ter sido a primeira a ser executada, isso não vai de encontro ao que a CMVM diz.
CMVM - Guia do Investidor Escreveu:As ordens «stop» tornam-se efectivas apenas quando a cotação atinge ou excede um determinado valor, no caso de uma ordem de compra, ou atinge ou é inferior a um determinado valor, no caso de uma ordem de venda, tornando-se depois uma ordem «ao mercado» ou «limitada».
TJB Escreveu:Faz-me pensar que, se o valor destas ordens stop fosse mais baixo a cotação ainda descia mais...
infelizmente, parece que o ojectivo destas ordens nao foi apanhar as ordens com stops, mas sim... fazer ´rebentar´ vários warrants sobre a jmt que assim passaram a valer 0...
acredito que houve ´mão´ para lixar várias pessoas enterradas em warrants que pareciam seguros...
mas aqui estou a supor... e a ver demasiados filmes...
a ordem do kanguru foi a primeira a ser executada e a listagem deve ser efctuada na ordem apresentada.
imaginem que desde que o kanguru introduziu a ordem, ela sempre la esteve e so podia ser feita a 4,11 ou 4,10 e nenhum outro valor....
Já agora, os meninos das salas podem ver ordens stops e por vezes parecem que veem lixar o pobre. Ja me aconteceu os meus disparos me parecerem demasiada coincidencia...
de qualquer forma não me parece que tenha sido o caso, a quantia é pequena...
jas, por mim assunto encerrado. so nao vinha por estas paragens à muito tempo.
Já agora, os meninos das salas podem ver ordens stops e por vezes parecem que veem lixar o pobre. Ja me aconteceu os meus disparos me parecerem demasiada coincidencia...
de qualquer forma não me parece que tenha sido o caso, a quantia é pequena...
jas, por mim assunto encerrado. so nao vinha por estas paragens à muito tempo.
Re
pvg80713 Escreveu:jas,
uma ordem stop loss tem :
1 stop trigger neste caso 4,11
valor ao qual a ordem é accionada. daqui passa a ser válida até....
ao valor indicado 4,10.
isto é mais fácil de perceber, que a Afinsa era uma FRAUDE !
Bom eu fiz-te uma pergunta correcta, pedi para explicares como funcionavam as ordens a quem estava com um problema prático e tu optaste por vires com os selos em vez das batatas...
Nem vale a pena mais comentários.
Stop Loss : Ordem condicionada que representa uma intenção de venda de um activo desde que o mesmo atinja um valor inferior ao que está a ser negociado no momento em mercado.
As condicionantes são as seguintes:
Preço de Disparo (Trigger) : Terá sempre de ser inferior ao último preço que a acção atingiu quando a ordem entra em bolsa.
a) A ordem poderá ser enviada ao melhor, neste caso assim que o título atinja o preço de disparo, automaticamente a ordem é despoletada e venderá a quantidade de títulos indicados ao melhor preço em bolsa.
b) A ordem poderá ser enviada com preço certo, neste caso assim que o título atinja o preço de disparo, automaticamente a ordem é despoletada e venderá a quantidade de títulos indicados até ao limite do preço estabelecido pelo cliente. Caso exista um remanescente, a ordem de venda ficará em sistema como se de uma ordem normal de venda se tratasse.
Nota: Numa ordem Stop Loss com indicação do limite de preço, além do preço de disparo ter sempre que ser inferior ao do último preço efectuado em bolsa, o limite de preço (Preço certo) terá de ser sempre igual ou inferior ao preço de disparo.
Portanto o que está em causa, e o que não conseguimos ler nesta definição de ordens-stop, é se "o preço final de fecho" apesar de não representar ainda "negócio efectuado" funciona como "preço de disparo".
Se funcionar é admissível que a ordem entre automaticamente no sistema e ainda seja apanhada no fecho.
Nunca pensei que o sistema da Euronext fosse tão eficiente, sempre pensei que demoraria uns segundos a lançar uma ordem stop...
Isso implica que o fecho se processe em 2 fases: uma em que consolida e outra em que também são metidas as ordens stops activadas por esse valor de fecho.
Quanto à forma de ler a listagem (apesar do mal disposto não nos ter explicado...)acho que temos que a passar a ler de cima para baixo ficando a ordem do kanguru em último lugar!!!
Já não lhe bastava ter tido o azar de acertar com o stop exactamente no valor do fecho como ainda por cima foi o último a ser comido...
(também deve ter sido o único com o tigger nesse valor, se houvesse mais haviam lá muitas compras a 4,11)
JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], lsmsimoes9, m-m, Tosta mista e 99 visitantes