Caldeirão da Bolsa

PORTUCEL a 3,40...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por vitor79 » 20/6/2007 12:21

Mais um dia que ela não descola.
A Tendência é Nossa Amiga.

Registado: 9/12/2006 20:01

por Primvs » 19/6/2007 18:36

Jiboia Cega Escreveu:
Primvs Escreveu:
ZAHO Escreveu:A segunda tranche do subsídio da UE, é na primeira quinzena de Julho, correcto?

Onde te baseias para afirmar isso?

Primvs,

O ZAHO não afirmou, fez uma pergunta. Sabes a resposta? Eu também tenho curiosidade... Obrigado. :wink:
:mrgreen: Eu cá não sei de nada...se soubesse alguma coisa já tinha vendido a portucel... :mrgreen:
É da vida...

Registado: 6/2/2007 16:36

por Jiboia Cega » 19/6/2007 17:54

Primvs Escreveu:
ZAHO Escreveu:A segunda tranche do subsídio da UE, é na primeira quinzena de Julho, correcto?

Primvs,

O ZAHO não afirmou, fez uma pergunta. Sabes a resposta? Eu também tenho curiosidade... Obrigado. :wink:

Registado: 21/3/2006 10:46

por ZAHO » 19/6/2007 10:02

Quando foi atribuído o primeiro incentivo (penso que meados de Março 2007), escreveu-se por aqui que a segunda tranche seria na primeira quinzena de JUL 2007.
ZAHO

por Primvs » 19/6/2007 9:49

É da vida...

por ZAHO » 19/6/2007 9:42

A segunda tranche do subsídio da UE, é na primeira quinzena de Julho, correcto?
ZAHO

por INICIADO_2000 » 18/6/2007 19:01

Para acompanhar...possibilidade de ir à base do canal, caso o movimento correctivo continue mas , caso quebre em alta os 2.89/90, deveremos ter aberto caminho para máximos.
Só uma curiosidade: se o padrão de c.prazo se mantiver, a dois dias de queda na PTI, suceder-se-á, pelo menos, uma sessão de subida...
cumps
user
Anexos
PTINOCOMMENTS.png
PTINOCOMMENTS.png (0 Bytes) Visualizado 2212 vezes

Registado: 12/12/2004 18:57

por vitor79 » 18/6/2007 12:34

Pois, hoje afinal parece que não passa dos 2,86€.

Re: O mercado hoje está fraquinho mas...

por redhot » 18/6/2007 10:01

Primvs Escreveu:Os mercados não são e nunca serão racionais, pois a PTI com um per de 13(corrijam-me se tiver errado) é menos atractiva do que uma martifer com per de 50!

São as chamadas "anomalias dos mercados ineficientes"...
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Registado: 20/3/2007 18:26

O mercado hoje está fraquinho mas...

por Primvs » 18/6/2007 9:37

Parece que a teoria da conspiração só funcionou na JM! É verdade que o mercado hoje está fraquinho, só falam do Benfica e da Martifer (e outros a preparar a REN :mrgreen: ) mas a verdade é que a PTI está num estado letárgico, que nem o nosso "Uivador" vem aqui fazer um post!Eu pensava que a PTI, como valor seguro que é, iria subir calma mas sustentadament este verão (especuladores de férias e os fundos a gerir by the book) mas martifer,ren,mudanças no PSI20 estão a alterar tudo!

Os mercados não são e nunca serão racionais, pois a PTI com um per de 13(corrijam-me se tiver errado) é menos atractiva do que uma martifer com per de 50!
É da vida...

Uma realidade assustadora demais para ser verdade!

por carcanhol » 16/6/2007 13:00

Viva boa tarde a todos! Boa tarde Stockman!

Tenho apenas 9 meses de bolsa mas na última semana e em particular ontem vi coisas com os meus dois lindos olhos que me deixam poucas dúvidas e muito asustado!

Não tenho duvidas, ao contrário certezas de que a cotação da JMT e da PTI foram sistemáticamente manipuladas, mais a JMT que a PTI.

na sexta dia 1 se não me falha a memória a PTI desce aos 2.75 e fecha espetacularmente a 2,87. Com este fecho convenci-me de que dia 15, ontem, não seria pedir muito a PTI a 2,95. Mesmo sabemdo da lentidão da pti subir, 5 ou 6 centimos em 5 dias com os mercados a recuperar era garantido.

Não foi nada disto que aconteceu, pois não? Na sexta feira (ontem dia 15) depois de andar todo o dia a limpar os 2,90 fechou práticamente ao preço da sexta feira passada!

Ao analizar os factos e reflectir sobre o assunto, fiquei com uma pergunta para responder.

- Porque razão na PTI o tombo não teve a dimensão escanadlosa e descarada que teve na Jerónimo Martins?

Ao reflectir sobre tudo isto chego ás seguintes conclusões:

a) A quantidade de warrants PTI dispersos pelas carteiras dos investidores e que venceram a maturidade,deve ser muito menor que no caso da Jerónimo M.

b) Acho que alertei num post para o facto de antes do almoço a PTI não ter vendido 500 mil títulos quando no dia anterior vendera 5 milhões.. estranho não? Á tarde passa de 1,5 milhões mas a cair...estranho não?

c)O preço atingido pelo warrant da PTI e ao qual foi sendo negociado ao longo dos meses, nunca foi significativo comparado com os da JMT. Acho que foram colocados no mercado a 0.18 e o máximo que atingiram penso que foi 0.27. Mas no periodo que a cotação da PTI veio aos 2.60 negociaram muitas vezes a 0.10 0.13 etc.

d) Portanto os funcionãrios do Comerzzbank que estão encarregues de gerir, o deve e haver entre o preço a que o banco os vendeu, e o preço a que teria de pagar os poucos que estão nas mãos dos investidores devem ter comcluido que fechar a 2.88 ainda dava lucro.

e) Alem disso a justificação que o JAS deu para o BCP, o título negoceia meilhões por dia era mais complicado de manipolar, na PTI também é válido, enquanto que na PTI é normal aver volumes nas compras de 150, 200, 300 500 mil. Na Jerónimo anda na casa dos 10, 20, 30 mil em casos muito excepcionais aparece 100mil. Portanto não podião correr o risco de aplicar a mesma palhaçada na PTI sob pena de aparecer um tubarão e ficar com o papel.

Resumindo agora que venceu a maturidade do warrant é garantido que a PTI vai abrir finalmente caminho aos 3€ ou mais e a Jerónimo na segunda recupera os 4.40 e se calhar fecha acima e no final da semana está nos 5€. Vai uma aposta?

PS. andava-me a fazer confusão como é que um título com a força da JMT, desce da maneira que desceu quando ao preço a qua as compravam a 21€ não conseguiam chegar fácilmente aos 5€.

Registado: 16/11/2006 12:47

Re: Pessoal ... segunda-feira ... partida, largada, subida!!

por redhot » 16/6/2007 12:43

[quote="redhot"]

Ontem para a JMAR e PORTUCEL diz-se que não era "conveniente" a cotação subir muito pois haviam CALL warrants que prejudicariam o emitente.
quote]

subir muito...

Re: Pessoal ... segunda-feira ... partida, largada, subida!!

por redhot » 16/6/2007 12:42

Stockman Escreveu:Bom dia Carcanhol,

Peço desculpa, mas não percebo nada de warrants e a sua interdependência com a cotação das acções! Pode detalhar um pouco mais a sua ideia. Já agora detalhar a comparação com a JM.

Imagine que há um CALL warrant para a Portucel com maturidade a 15-Jun-2007 com um strike de 2.75 e com um preço de 0.13.

Imagine que a cotação da Portucel no fecho de 15-Jun-2007 é 2.95.

Se tiver 10.000 warrants destes e exercer o direito quanto ganha?

10.000*(2.95-2.75) - 10.000*0.13 = 700 eur. - comissões.

Ontem para a JMAR e PORTUCEL diz-se que não era "conveniente" a cotação não subir muito pois haviam CALL warrants que prejudicariam o emitente.

Axo que é isto....Alguém mais entendido que eu pode avaliar as minhas contas?

por Resina » 16/6/2007 12:37

vitor79 Escreveu:Espero que tenhas razão, isto é, que ela na segunda dispare.

Pelicano Escreveu:O que vos leva a pensar que ira disparar assim tanto na segunda feira??

Porque razão há-de estar sempre a Portucel a disparar...
Não é melhor um titulo ter subidas consolidadas, do que andar a disparar à maluca...
Não é bom para um investidor e não é bom no futuro...
As subidas devem ser sustentadas, para quando houver quedas estas tambem serem sustentadas...
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

Pessoal ... segunda-feira ... partida, largada, subida!!!!!

por Stockman » 16/6/2007 11:43

Bom dia Carcanhol,

Peço desculpa, mas não percebo nada de warrants e a sua interdependência com a cotação das acções! Pode detalhar um pouco mais a sua ideia. Já agora detalhar a comparação com a JM.

Uma coisa é certa estou totalmente de acordo com o facto de estar a ser manipulada.

Dois exemplos:

1) Como é possível que num dia em que todas as acções iniciam a subir (tudo verde) só a Portucel esteja a vermelho. A opinião é ou não unânime de que vai valorizar?! A pasta sobe - aumento de proveitos e os custos estão a ser alvo de uma análise apertada, o sector a crescer, o PSI20 a subir, os price targets bem acima, os fundos de investimento a fazerem fortes investimentos na Portucel no mês passado, enfim o cenário ideal e a acção nada... não acompanha algumas das fortes valorizações do PSI! Antes pelo contrário nos últimos 15 dias desvalorizou, a acompanhar o mercado é certo, mas mais uma oportunidade para as baleias acumularem mais um pouco!!

2) Perante o cenário descrito, como se explica (aconteceu ontem) que a acção esteja a negociar com tendência ascendente e a meia hora do fim da sessão começa a cair e fecha no vermelho. A explicação está no facto de uma forma geral serem os institucionais a fecharem as cotações. Manipulação legal, mas manipulação!

Carcanhol, talvez a explicação esteja na interrelação com os warrants. Interesses maiores se levantam e há muitas baleias no horizonte a manipular o mercado. O peixe miúdo só pode assistir e tentar apanhar o tsunami quando este acontecer.

Mas... algo me diz que está para breve...

Pessoal, não é por nada, mas segunda-feira ... partida, largada, subida!!!!! :mrgreen: :mrgreen:

Good choices!!!!!

Stockman

PS. Se o Carcanhol não responder, aceitam-se comentários de outros formadores :lol:

Registado: 29/9/2006 21:43

por Pelicano » 15/6/2007 22:18

O que vos leva a pensar que ira disparar assim tanto na segunda feira??

Registado: 10/4/2006 20:03

por vitor79 » 15/6/2007 12:40

Espero que tenhas razão, isto é, que ela na segunda dispare.

Uns dias tudo outros dias nada!

por carcanhol » 15/6/2007 11:44

Viva boa tarde a todos!

Há dias em que não largam este tópico, hoje já vai com mais de 24 horas sem ninguém dizer palavra!

Tenho aqui uma pequena dúvida talvez alguém queira comentar!

Ontem vende 5 milhões de acções (uma fome) hoje nem 500.000 vendeu será que consegue até ao fecho? Os cof´s estão carregados nas vendas, e a cotação que há uma semana não passa disto?

Parece que temos aqui um pequeno grande efeito do dia da maturidade do warrant! De resto o mercado sem manipulação não tinha piada pois não? Agora venham lá dizer que é treta que isso não existe, que é um delírio!

Manipulação, não! que é isso?

Penso que é de aproveitar a PTI a este valor de 2.89 hoje, pois na segunda-feira com o pagamento do warrant resolvido vai ser vela a disparar...com uma força que se a GALP não se pôe a pau ainda lhe passa á frente! :lol: :lol:

De acrescentar que o memo se deve estar a passar na Jerónimo Martins, tal e qual!

Último aviso á navegação aproveitem a PTI a este preço pois com um bocado de sorte para a semana passou á história!

Não acredito em bruxas! Mas que as há! há!

Bom fim de semana! fiquem bem!

Uns dias tudo outros dias nada!

por carcanhol » 15/6/2007 11:44

Viva boa tarde a todos!

Há dias em que não largam este tópico, hoje já vai com mais de 24 horas sem ninguém dizer palavra!

Tenho aqui uma pequena dúvida talvez alguém queira comentar!

Ontem vende 5 milhões de acções (uma fome) hoje nem 500.000 vendeu será que consegue até ao fecho? Os cof´s estão carregados nas vendas, e a cotação que há uma semana não passa disto?

Parece que temos aqui um pequeno grande efeito do dia da maturidade do warrant! De resto o mercado sem manipulação não tinha piada pois não? Agora venham lá dizer que é treta que isso não existe, que é um delírio!

Manipulação, não! que é isso?

Penso que é de aproveitar a PTI a este valor de 2.89 hoje, pois na segunda-feira com o pagamento do warrant resolvido vai ser vela a disparar...com uma força que se a GALP não se pôe a pau ainda lhe passa á frente! :lol: :lol:

De acrescentar que o memo se deve estar a passar na Jerónimo Martins, tal e qual!

Último aviso á navegação aproveitem a PTI a este preço pois com um bocado de sorte para a semana passou á história!

Não acredito em bruxas! Mas que as há! há!

Bom fim de semana! fiquem bem!

por Braganext » 14/6/2007 8:43

A paciencia e a confiança no valor e principalmente do futuro da empresa vão criar ainda mais valor.

Não vendo
Braganext em modo Bullnext desde Abril de 2003.

Registado: 5/11/2002 19:47

futuro?

por vmerck » 13/6/2007 23:03

a passagem dos 2.90, possivelmente amanha arrastado plo belo comportamento no dia de hje e tb dum bom fecho dos states, veremos se os maximos serão alcançados..
Um fecho acima do anterior maximo levara certamente a atinguir uma nova projecção talvez a 3.20 num futuro proximo.
Tenho PTI 2.83 e a acumular

Registado: 2/12/2002 0:22

por npatriarca » 13/6/2007 17:20

Fecho em máximos não foi mau, tendo em conta o dia que foi.

O stoch dá sinais de compra e o RSI parece atirar para cima.... há ali forte resistência nos 2,88 / 2,89 veremos se a consegue quebrar e atirar para outro patamar.... pelo menos aos 2,94 de há umas semanas, onde fez máximo
Anexos
Picture 2.png
Picture 2.png (0 Bytes) Visualizado 1737 vezes
<b>Margem Sul</b>
<i>Investido do lado certo do rio. </i>

<b><i>"Demasiadas vezes aceitamos toda a m**** que nos dão (e quando calha ainda pagamos)"</i> Fernando Alves@TSF a propósito dos "famosos".</i></b>

Registado: 7/3/2006 1:13

por Kooc » 12/6/2007 21:49

Alterando o gráfico da PTI (alterar é um termo que parece que dá jeito, reanalisar e reformular opinião, parece mais profissional :roll: ), mas traçando uma nova linha de tendencia que antes não tinha observado, o gráfico não fica com mau aspecto, pelo contrário. Há uma LT que sustenta a cotação desde Novembro e este ultimo toque, mostrou uma boa reacção.
Anexos
PTI.png
PTI.png (0 Bytes) Visualizado 1932 vezes

Registado: 30/11/2002 0:36

por Jiboia Cega » 12/6/2007 17:18

Nunnus Escreveu:
Jiboia Cega Escreveu:carrancho, se esse documento foi emitido hoje pelo BPI, então para mim está explicado este fecho...
~

Desculpa lá Jiboia Cega, mas explica lá a malta, o que entendeste com o fecho e com o documento...

ATENÇÂO: Tenho cabelos brancos mas não sou loiro :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Abraço Jiboia

Nuno Guedes

NNNN

Nunnus,

Pensando bem "eu às bezezz precepitu-me". Acredito que foi caso :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Abraço
Jiboia

PS- Estou a ficar farto da PTI (a quem é que já ouvi esta conversa?)

Registado: 21/3/2006 10:46

por tunes » 12/6/2007 14:51

Nunnus Escreveu:Veremos o que corre esta semana. Acho que vai abrir em queda, há um gap a fechar...

Abraço

Nuno Guedes

O Gap foi fechado :|

Registado: 21/12/2004 12:46

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Adsense [Bot], m-m, yggy e 93 visitantes