Carteira JAS*2007 - Mês 06 - Capital X
warrants
Jas, coisas desse tipo (admito que esta um pouco mais escandalosa), são o dia a dia. Surpreende-me que ainda não tenhas percebido que só por milagre se ganha algum em warrants. Esses produtos só funcionam para quem tem a mão na massa a sério. Para quem sabe que vai despejar ou comprar. Pontualmente uma comprita para o que se consideram extremos, jamais negociar warrants. Não vale a pena acreditar em histórias da carochinha, se metas lá o dinheiro a única maneira de ganhares é se alguém mete mais que tu ao contrário. E, bem trabalhado até dá para apanhar a um e a outro. Então com um bigode desses e vais em conversas. Vais ver como elas sobem depois de apanharem a massa. Para te contar uma história que ilustra o que por aí anda: há tempos tinha um warrants com uma valorização de 80% e tentei vender em duas parcelas, uma saiu e a outra ficou encalhada na plataforma, vendi-a a perder 50%. Até hoje, serviu-me de licção. Nem pó. Vão trabalhar!
- Registado: 30/5/2007 21:22
JMT
Bragal Escreveu:Calma....isto foi obra do Jas....na 2ª volta a comprar...e upa upa
Eu apresentei queixa na CMVM.
E aconselho toda a gente que tinha W's de JMT a fazer o mesmo.
Há que apurar se há relacionamento entre o CZ e o despejo de 300k no fecho.
Seja quem fôr que as vendeu, vendeu-as mesmos.
Mas o preço de fecho dos W's pode não ser os 4,11.
E se a CMVM entender que não é sai-lhes o tiro pela culatra...
Eu entendo que o Regulamento prevê que o preço do activo tem que ser "representativo".
Artigo 6º
Determinação do preço do activo subjacente
1 - O preço do activo subjacente apurado para efeitos de exercício de direitos
inerentes a warrants autónomos deve ser representativo.
2 - Para efeitos do número anterior, presume-se que o preço do activo subjacente é
representativo se é apurado através de uma média de preços verificados em
momentos distintos.
Lilly Caneças Escreveu:Então podes explicar porque é que no bcp não houve "manipulação"? até deu pa ficar a ganhar mais 7cents por warrant, o que é muito muito bom?...
Por duas razões:
1º Porque o BCP tem volume
2º Porque existiam puts sobre o BCP que nos teriam permitido neutralizar a posição antes do fecho.
Agora não vou ter tempo para andar a escrever posts sobre o que se passou embora me apeteça dizer umas verdades.
Verdades sobre a credibilidade de um emitente que terá estragado hoje os seus negócios em Portugal.
Alguém comprará W's sobre activos com pouco volume depois de uma cena destas?
O post fica para depois mas não perdem pela demora.
JAS
P.S. - Só actualizo a carteira logo à noite
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...
Um filme de terror "JMT 15 JUN 07"
Viva JAS boa tarde!
O JAS já tinha dado a dica sobre o fecho da JMT hoje, mas aquilo a que eu assisti nos cof´s entre as 16:30 e as 16:35, transforma qualquer filme de terror numa brincadeira educativa para crianças!
A descida da cotação no final da tarde já estava a dar sinais de que boa coisa não ia sair. Mas o resultado final é que não me passava pela cabeça.
A esta hora não sei se ainda tenho ou temos alguma coisa a receber!
Como é que é possível uma coisa destas!
Mais uma vez reforço a ideia de que este tempo todo a JMT não subiu por causa do factor "pagamento do warrant" e a dimensão do estrago deve ser proporcional á quantidade de títulos que ficaram nas carteiras e que o emitente não resgatou antes de dia 11.
Na PTI tambem ouve estrago mas de menor escala! É por isso que igualmente a PTI não passava dos 2.90 claro está!
O que me preocupa é que pelo que vi já com o mercado fechado ainda se vendia títulos e ainda continuaram a colocar vendas a 4.11 para segurar a coisa, mas na PTI não sei.
Só não consigo perceber porque motivo o BCP não sofreu estragos.
Mais uma dura experiência para o meu curriculum! Se me contassem eu não acreditava!
O JAS já tinha dado a dica sobre o fecho da JMT hoje, mas aquilo a que eu assisti nos cof´s entre as 16:30 e as 16:35, transforma qualquer filme de terror numa brincadeira educativa para crianças!
A descida da cotação no final da tarde já estava a dar sinais de que boa coisa não ia sair. Mas o resultado final é que não me passava pela cabeça.
A esta hora não sei se ainda tenho ou temos alguma coisa a receber!
Como é que é possível uma coisa destas!
Mais uma vez reforço a ideia de que este tempo todo a JMT não subiu por causa do factor "pagamento do warrant" e a dimensão do estrago deve ser proporcional á quantidade de títulos que ficaram nas carteiras e que o emitente não resgatou antes de dia 11.
Na PTI tambem ouve estrago mas de menor escala! É por isso que igualmente a PTI não passava dos 2.90 claro está!
O que me preocupa é que pelo que vi já com o mercado fechado ainda se vendia títulos e ainda continuaram a colocar vendas a 4.11 para segurar a coisa, mas na PTI não sei.
Só não consigo perceber porque motivo o BCP não sofreu estragos.
Mais uma dura experiência para o meu curriculum! Se me contassem eu não acreditava!
- Registado: 16/11/2006 12:47
Carteira JAS*2007 - Mês 06 - dia 14 - Capital X
Em equipa ganhadora não se mexe.
A recuperação está a decorrer a bom ritmo.
SEM
Foi o único movimento do dia com uma venda a 12,43.
E foi porque era de ontem...
JAS
A recuperação está a decorrer a bom ritmo.
SEM
Foi o único movimento do dia com uma venda a 12,43.
E foi porque era de ontem...
JAS
- Anexos
-
- cart 06-14.png (0 Bytes) Visualizado 2349 vezes
Re: Corrector/correctora
Viva amigo JAS! Boa tarde
Bom confesso que arrependido não é bem o termo, é mais surpreendido, isso sim.
Por enquanto não estou errependido pois a coisa também não progrediu assim tanto no BCP amanã se fechar a 3.65 ou acima ai sim posso ficar arrependido.
Estou bem mais decepsionado com a JMT pois esta é que não progride mesmo. A menos que tenha um disparo amanhã, o que não é nada provável tanto pela AT como pela observação dos cof´s nestes dois dias.
Hoje tal como ontem lá andaram a fazer-se difíceis para comprar nos 4.40 no fecho, mas lá saiu dando assim mais dois centimos de subida amanhã pelo andar dos últimos dias devem ser mais 2, enfim.
E não deve ser alheio a tudo isto o facto de haver uma entidade que para a semana vai ter de pagar os warrants, como o JAS já disse há uns dias, amanhã devem entrar em capo para impedir as subidas e quem sabe forçar as descidas.
De qualquer modo os parabens pela sua aposta!
Um abraço.
JAS Escreveu:Tu já deves estar arrenpendido de ter trocado os W's do BCP pelos da JMT...
Dará para eu corrigir?
Um abraço,
JAS
P.S- em dia de pouco movimento divirto-me na SEM com os 777...
Bom confesso que arrependido não é bem o termo, é mais surpreendido, isso sim.
Por enquanto não estou errependido pois a coisa também não progrediu assim tanto no BCP amanã se fechar a 3.65 ou acima ai sim posso ficar arrependido.
Estou bem mais decepsionado com a JMT pois esta é que não progride mesmo. A menos que tenha um disparo amanhã, o que não é nada provável tanto pela AT como pela observação dos cof´s nestes dois dias.
Hoje tal como ontem lá andaram a fazer-se difíceis para comprar nos 4.40 no fecho, mas lá saiu dando assim mais dois centimos de subida amanhã pelo andar dos últimos dias devem ser mais 2, enfim.
E não deve ser alheio a tudo isto o facto de haver uma entidade que para a semana vai ter de pagar os warrants, como o JAS já disse há uns dias, amanhã devem entrar em capo para impedir as subidas e quem sabe forçar as descidas.
De qualquer modo os parabens pela sua aposta!
Um abraço.
Carteira JAS*2007 - Mês 06 - dia 13 - Capital X
Dia de Santo António, lisboetas continuam de férias.
SEM
Que eu saiba não há qualquer lei que impeça um cidadão de dar ordens com a quantidade 777.
E julgo que o número também não infringe qualquer norma religiosa mas disso já não tenho bem a certeza...
Passando para a parte séria, fiz umas vendas iniciais na zona dos 12,31-12,29, passei para as compras na zona dos 12,30-12,33 e acabei o dia a vender a 12,40-12,41.
A posição foi ligeiramente reduzida.
JMT
Apenas uma venda de acções a 12,38.
INA
A minha posição é demasiado pequena pelo que não se coloca o problema de "aguentar até quanto".
Eu estarei mais na posição de "reforçar" e à espera do "quando".
Um abraço,
JAS
SEM
joaopedropinho Escreveu:Qualquer dia és preso Jas...
Que eu saiba não há qualquer lei que impeça um cidadão de dar ordens com a quantidade 777.
E julgo que o número também não infringe qualquer norma religiosa mas disso já não tenho bem a certeza...
Passando para a parte séria, fiz umas vendas iniciais na zona dos 12,31-12,29, passei para as compras na zona dos 12,30-12,33 e acabei o dia a vender a 12,40-12,41.
A posição foi ligeiramente reduzida.
JMT
Apenas uma venda de acções a 12,38.
INA
Semitela Escreveu:A inapa nao para de caír , com um rsi de 11 e reacçao nem vê-la , quando der um salto , vai ser dos grandes penso eu de que .
Estás a pensar aguentar até que valores ?
A minha posição é demasiado pequena pelo que não se coloca o problema de "aguentar até quanto".
Eu estarei mais na posição de "reforçar" e à espera do "quando".
Um abraço,
JAS
- Anexos
-
- cart 06-13.png (0 Bytes) Visualizado 2647 vezes
JAS Escreveu:P.S- em dia de pouco movimento divirto-me na SEM com os 777...
Qualquer dia és preso Jas...
um abraço

carcanhol Escreveu:Vamos ás correcções:
onde se lê 4,46-4,47 deverá ler-se 4,36-4,37 e igualmente onde se lê 4,49-4,40 a leitura seria 4,39-4,40.
OK, isso mesmo.
Tu já deves estar arrenpendido de ter trocado os W's do BCP pelos da JMT...
Dará para eu corrigir?
Um abraço,
JAS
P.S- em dia de pouco movimento divirto-me na SEM com os 777...
- Anexos
-
- SEM13Jun2007.png (0 Bytes) Visualizado 3040 vezes
Corrector/correctora
Viva JAS tudo bem?
Continuas a pregar sustos, mas nós tudo bem.
O que vale é que sabemos do que estás a falar! Eu compreendo fisicamente estavas aqui mas mentalmente estavas nos states atento aos números.
Vamos ás correcções:
onde se lê 4,46-4,47 deverá ler-se 4,36-4,37 e igualmente onde se lê 4,49-4,40 a leitura seria 4,39-4,40.
PS: atenção, embora tenha feito trabalho de corrector, não trabalho numa correctora!
Um abraço!
Continuas a pregar sustos, mas nós tudo bem.
JAS Escreveu:JMT
Também dia de compras e vendas parciais nos 4,46-4,47 e 4,49-4,40 respectivamente.
Nesta reduzi a posição em acções já que tenho muitos W's.
JAS
O que vale é que sabemos do que estás a falar! Eu compreendo fisicamente estavas aqui mas mentalmente estavas nos states atento aos números.
Vamos ás correcções:
PS: atenção, embora tenha feito trabalho de corrector, não trabalho numa correctora!
Um abraço!
Carteira JAS*2007 - Mês 06 - dia 12 - Capital X
Hoje perdi 0,65%.
Nada de grave atendendo à correcção dos dividendos no BCP que afectaram os meus W's em 0,04.
SEM
Andei nas compras na zona dos 12,39-12,43 e nas vendas a 12,46-12,47.
No final tinha a posição reforçada atingindo os 15%.
JMT
Também dia de compras e vendas parciais nos 4,46-4,47 e 4,49-4,40 respectivamente.
SNC
Fiz uma compra a 4,77 mas depois ainda caíu.
Não há meio de conseguir baixar o b.p. nem me ver livre dela...
TDU
Portou-se bem.
Vendi umas a 3,98 apenas para acerto de quantidades.
JAS
Nada de grave atendendo à correcção dos dividendos no BCP que afectaram os meus W's em 0,04.
SEM
Andei nas compras na zona dos 12,39-12,43 e nas vendas a 12,46-12,47.
No final tinha a posição reforçada atingindo os 15%.
JMT
SNC
Fiz uma compra a 4,77 mas depois ainda caíu.
Não há meio de conseguir baixar o b.p. nem me ver livre dela...
TDU
Portou-se bem.
Vendi umas a 3,98 apenas para acerto de quantidades.
JAS
- Anexos
-
- cart 06-12.png (0 Bytes) Visualizado 3510 vezes
charles Escreveu:Vista Alegre, algo me diz que isto está vai dar mais um salto , cofres+entrevista sic noticias+conclusões á charles, aguardemos o ultimo salto foi aos 0.26 vamos ver se é desta que vai aos 0.30, e mais não digo.
Para mim se subir até 0.21, já fico contente.
Estou fa falar da VAA Fusão, claro.
Um abraço
SE NÃO FOSSE PARA GANHAR...
Vista Alegre
, algo me diz que isto está vai dar mais um salto , cofres+entrevista sic noticias+conclusões á charles, aguardemos o ultimo salto foi aos 0.26 vamos ver se é desta que vai aos 0.30, e mais não digo.
bn
bn
Cumpt
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
Decisão complicada... troca por troca
Caro JAS boa noite!
Sinceramente desejo-lhe muita sorte na sua firmeza no warrant do BCP.
Ontem já altas horas e depois de muito reflectir sobre o assunto decidi que ia vender assumindo perdas valentes mas ainda assim tentando minimizar as ditas perdas. E de repente veio-me uma ideia que me pareceu ser boa troca, BCP por JMT. Aproveitando a AT favorável do midas.
Argumentos:
Não acredito numa boa subida do BCP até sexta-feira (precisava de pelo menos 3.70€) como já disse no tópico do BCP amanhã corrige, e continua. Hoje em dia de dividendo ao preço de 3.51€ subiu apenas 6 cêntimos 1,70% com apenas 12milhões transacçionados! 12 milhões no BCP é nada!
Consegui vender o call BCP 3.20 JUN07 só após o arranque das 16:00 a 0.36€ (reduzi a perda para 19 cêntimos) e como planeara reforcei o call JMT 4.00 JUN07 que tenho desde o split. Pensei que conseguia troca por troca mas a subida da JMT fez com que o call me sai-se mais caro que o previsto e a coisa não ficou bem troca por troca mas…desenrasca.
Portanto BCP em dia de dividendo ao preço de 3,51€ só sobe 6 cêntimos e ficava com um dia para correcção e três para subir (se é que sobe). A JMT sem dividendo e ao preço de 4.25€ sobe 12 cêntimos e tem mais 4 dias para subir, pareceu-me uma troca sensata.
Com a sorte e pontaria com que ando no BCP vai que corrige amanhã e continua até sexta feira até aos 3.20….está a ver no call BCP 3.20 JUN07 em vez de 19 cêntimos de perda era perda total. Dasss!
Assim a JMT sempre deve subir mais um pouco e o efeito prático é reduzir a perda mais ainda. Com um bocado de sorte ANULA!
Um abraço e mais uma vez boa sorte!
Sinceramente desejo-lhe muita sorte na sua firmeza no warrant do BCP.
Ontem já altas horas e depois de muito reflectir sobre o assunto decidi que ia vender assumindo perdas valentes mas ainda assim tentando minimizar as ditas perdas. E de repente veio-me uma ideia que me pareceu ser boa troca, BCP por JMT. Aproveitando a AT favorável do midas.
Argumentos:
Não acredito numa boa subida do BCP até sexta-feira (precisava de pelo menos 3.70€) como já disse no tópico do BCP amanhã corrige, e continua. Hoje em dia de dividendo ao preço de 3.51€ subiu apenas 6 cêntimos 1,70% com apenas 12milhões transacçionados! 12 milhões no BCP é nada!
Consegui vender o call BCP 3.20 JUN07 só após o arranque das 16:00 a 0.36€ (reduzi a perda para 19 cêntimos) e como planeara reforcei o call JMT 4.00 JUN07 que tenho desde o split. Pensei que conseguia troca por troca mas a subida da JMT fez com que o call me sai-se mais caro que o previsto e a coisa não ficou bem troca por troca mas…desenrasca.
Portanto BCP em dia de dividendo ao preço de 3,51€ só sobe 6 cêntimos e ficava com um dia para correcção e três para subir (se é que sobe). A JMT sem dividendo e ao preço de 4.25€ sobe 12 cêntimos e tem mais 4 dias para subir, pareceu-me uma troca sensata.
Com a sorte e pontaria com que ando no BCP vai que corrige amanhã e continua até sexta feira até aos 3.20….está a ver no call BCP 3.20 JUN07 em vez de 19 cêntimos de perda era perda total. Dasss!
Assim a JMT sempre deve subir mais um pouco e o efeito prático é reduzir a perda mais ainda. Com um bocado de sorte ANULA!
Um abraço e mais uma vez boa sorte!
Carteira JAS*2007 - Mês 06 - dia 11 - Capital X
Dos -11% perdidos no início do mês já recuperei 6%...
JMT
Há que estar atento esta semana por causa da forte posição em W's e, sendo assim, convém ter alguma liquidez.
Uma venda de acções matinal a 4,32, uma recompra parcial a 4,37 e mais uma venda a 4,38.
Também reduzi no W mais caro, tendo em conta que o trade estava bastante positivo, com vendas a 0,53-0,56 e 0,57.
O resto fica para a maturidade.
BCP
Mantive totalmente a posição em W's.
SEM
Umas vendas a 12,44 e 12,47 mas no fecho foram simpáticos e devolveram-me uma parte satisfazendo a 12,29 a ordem que tinha a 12,36...
TDU
Tentei comprar mais a 3,90 mas calhou-me só uma amostra...
INA
De mínimo em mínimo lá vai cantando e rindo...
Uma compra a 1,89 só para testar os cof's e uma devolução ao mesmo preço.
E outra compra a 1,88 sem devolução.
VAA
As minhas ordens mensais acabavam hoje e como não saíram a bem lá tiveram que sair a mal.
Ou seja a 0,17.
Não fechei o trade pois depois de terem acabado de me comprar a minha primeira venda já o 0,17 estava cheio.
SNC
Continua sem mexer e eu deixo-a ficar...
JAS
JMT
Há que estar atento esta semana por causa da forte posição em W's e, sendo assim, convém ter alguma liquidez.
Uma venda de acções matinal a 4,32, uma recompra parcial a 4,37 e mais uma venda a 4,38.
Também reduzi no W mais caro, tendo em conta que o trade estava bastante positivo, com vendas a 0,53-0,56 e 0,57.
O resto fica para a maturidade.
BCP
Mantive totalmente a posição em W's.
SEM
Umas vendas a 12,44 e 12,47 mas no fecho foram simpáticos e devolveram-me uma parte satisfazendo a 12,29 a ordem que tinha a 12,36...
TDU
Tentei comprar mais a 3,90 mas calhou-me só uma amostra...
INA
De mínimo em mínimo lá vai cantando e rindo...
Uma compra a 1,89 só para testar os cof's e uma devolução ao mesmo preço.
E outra compra a 1,88 sem devolução.
VAA
As minhas ordens mensais acabavam hoje e como não saíram a bem lá tiveram que sair a mal.
Ou seja a 0,17.
Não fechei o trade pois depois de terem acabado de me comprar a minha primeira venda já o 0,17 estava cheio.
SNC
Continua sem mexer e eu deixo-a ficar...
JAS
- Anexos
-
- cart 06-11.png (0 Bytes) Visualizado 4208 vezes
Re:
random_walk Escreveu:A volatilidade é o desvio-padrão dos teus retornos(%) diários enquanto que o Beta é a covariância entre os retornos(%) do portfolio e os retornos(%) do índice a dividir pela variância dos retornos(%) do índice. Uma vez que o teu portfolio é composto quase exclusivamente por accções portuguesas o mais indicado seria a utilização dos retornos do PSI-20 para o cálculo do beta.
Como deves calcular a mim apenas me intressam os lucros expressos em euros...
O que me pedes eu não calculo.
Já pensei meter no gráfico a evolução do PSI.20 mas achei que não teria grande interesse pelo que me limito a actualizar a variação acumulada do PSI.20 e do DAX já que, às vezes, uso TW's desse índice.
Um abraço,
JAS
--------------------------
carcanhol Escreveu:Segunda feira tenho uma decisão complicada sobre os calls do BCP 3.20 JUN07.
Penso que terça corrige o dividendo e continua nos dias e semanas seguintes até parar nos 3€.
Tenho tudo explicado no tópico do BCP se puderes dar uma vista de olhos e a tua opinião.
A queda de Fev/Mar ainda teve a ver com a opa ao BPI.
Não me parece que o movimento se repita nesta fase e, além disso, a vela de 6ª feira foi bastante forte com uma amplitude total de 0,08.
Não me parece que uns dividendos de 0,04 tenham grande influência na cotação.
Arriscar ou não arriscar é a questão...
Um abraço,
JAS
--------------------------
HappyGuy Escreveu:Os warrants da JMT que vão expirar nesta semana tiveram uma grande saída, no sentido em que o MM vendeu muitos. Se bem compreendi o funcionamento dos warrants, ao expirar o prazo dos mesmos, o MM vai ter de vender no mercado todas as acções que comprou como subjacente aos warrants vendidos (visto que falamos de calls).
Normalmente a cobertura não é 1:1 nem é obrigatoriamente em acções.
Neste caso concreto, na falta de outros instrumentos além de CFD's (que julgo que há) á muito provavel que haja uma cobertura em acções.
No entanto há muitos investidores que vendem o que chega à maturidade e compram de imediato o seguinte.
Por isso o emitente muitas vezes nem vende as acções porque precisa de ir cobrir o seguinte.
De qualquer forma não será de admirar que no fecho do dia 15 apareçam vendas de acções...
É um truque muitas vezes utilizado pelos emitentes.
Um abraço,
JAS
Warrants JMT em final de prazo
Colocou-se-me uma dúvida que talvez possa outra pessoa que não o JAS responder, mas coloco aqui dada a activa utilização que o JAS fez destes warrants...
Os warrants da JMT que vão expirar nesta semana tiveram uma grande saída, no sentido em que o MM vendeu muitos. Se bem compreendi o funcionamento dos warrants, ao expirar o prazo dos mesmos, o MM vai ter de vender no mercado todas as acções que comprou como subjacente aos warrants vendidos (visto que falamos de calls).
Estando a minha compreensão correcta (caso não esteja, por favor digam-me), não corremos o risco de no dia 15 em fecho ou 18 em abertura (dependendo de quando o MM coloca as acções no mercado) termos uma desvalorização muito elevada destas acções? Nomeadamente para quem tem acções e não warrants, não poderá compensar vender antes do fecho de 15 e recomprar na abertura de 18?
Desde já agradeço as vossas respostas! Cumprimentos
Os warrants da JMT que vão expirar nesta semana tiveram uma grande saída, no sentido em que o MM vendeu muitos. Se bem compreendi o funcionamento dos warrants, ao expirar o prazo dos mesmos, o MM vai ter de vender no mercado todas as acções que comprou como subjacente aos warrants vendidos (visto que falamos de calls).
Estando a minha compreensão correcta (caso não esteja, por favor digam-me), não corremos o risco de no dia 15 em fecho ou 18 em abertura (dependendo de quando o MM coloca as acções no mercado) termos uma desvalorização muito elevada destas acções? Nomeadamente para quem tem acções e não warrants, não poderá compensar vender antes do fecho de 15 e recomprar na abertura de 18?
Desde já agradeço as vossas respostas! Cumprimentos
HappyFather
http://caprichosdebolsa.blog.pt/ (inactivo)
http://caprichosdebolsa.blog.pt/ (inactivo)
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Al Beca, Google [Bot], Google Adsense [Bot], m-m, macau5m, Mr.Warrior, paulopereira.pp36.pp, Phil2014, PMP69, tami, zulu404 e 112 visitantes