Caldeirão da Bolsa

Futuros

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por bullsista » 14/6/2007 14:33

Voltando a falar de metais e cereais.

Ouro, prata e platina muito dependentes da variação do valor do dólar. Ontem foram testar os seus suportes. O dólar como também começou a cair ajudou a suportar os metais. Pareceu-me ontem que o dólar não teria encontrado uma verdadeira resistência o que me fez não entrar. O cobre mantem-se à margem desta guerra vivendo mais de notícias de greves e produção (tal como o crude).

Quanto aos cereais, ontem já testei uns shorts mas é para esquecer. Hoje tudo indica que subidas de 3-5% são para continuar (trigo e milho). Portanto vou tentar entrar longo... mas com cuidadinho. Os 600 no ZWN7 pode ser um número demasiado redondinho e servir de resistência. Salvou-se o soybean oil que shortei segunda e ontem entrei longo com bastante sucesso e seguindo o gráfico que vos deixei ontem (era bom que fosse sempre assim).

Crude... será que é desta que a resistência vai ser quebrada? Tudo indica que sim!! Não se esqueçam dos contratos sobre o crude que estão mesmo a expirar. Já estou a usar o QMQ7.

Bons trades!! :wink:
Abraços e bons negócios

Registado: 20/11/2006 23:11

por bullsista » 14/6/2007 11:40

Bom dia,

Powerman Escreveu:
pvg80713 Escreveu:ola a todos
que sistemas de trading usam ? que indicadores observam para entrar longo ou curto num futuro ?
obrigado

Eu pessolamente não uso nenhum sistema de trading, ... por agora. Baseio-me em AT e dados macroeconomicos.

Mas note-se que estou em fase de apredizagem, e os valores que tenho envolvidos neste tipo de negócios não representam mais de 2 % do meu capital.

Nesta fase pretendo essencialmente entender como "gira e funciona" o mercado, e isso no meu ponto de vista é importante para construires o teu próprio sistema de trading.

Acho a resposta do PMAN tão boa que faço minhas as palavras dele. Excluindo a parte da percentagem do capital utilizada que é um pouco maior.

Powerman Escreveu:A liquidez dos futuros de metais, crude, etc..., é razoavel?

[/quote]

Até agora, não tive problemas e já trabalho com futuros há cerca de 3 meses. Tanto dou ordens ao mercado como ao limite. Normalmente as quantidades de contratos que negoceio são pequenas(entre 1 e num caso pontual 8 contratos). Pelo que já li o market maker também tem que garantir essa liquidez. Mas se houver outras opiniões/experiências agradecia.
Abraços e bons negócios

por Powerman » 14/6/2007 10:31

pvg80713 Escreveu:ola a todos
que sistemas de trading usam ? que indicadores observam para entrar longo ou curto num futuro ?
obrigado

Viva

Eu pessolamente não uso nenhum sistema de trading, ... por agora. Baseio-me em AT e dados macroeconomicos.

Mas note-se que estou em fase de apredizagem, e os valores que tenho envolvidos neste tipo de negócios não representam mais de 2 % do meu capital.

Nesta fase pretendo essencialmente entender como "gira e funciona" o mercado, e isso no meu ponto de vista é importante para construires o teu próprio sistema de trading.

Abraço

Thunder e Bullsista

A liquidez dos futuros de metais, crude, etc..., é razoavel?

Pois no meu BTP não consigo ver profundidade. Nos indices consigo.

Abraço

PMAN

Registado: 18/3/2007 16:12

por pvg80713 » 14/6/2007 8:32

ola a todos
obrigado

Registado: 19/4/2005 11:11

por bullsista » 13/6/2007 9:04

Enquanto os metais tentam encontrar os seus fundos, em alternativa os cereais podem ter encontrado os seus topos. Deixo os gráficos.
Anexos
EBMX7 - 13062007.PNG
EBMX7 - 13062007.PNG (0 Bytes) Visualizado 2059 vezes
RRN7 - 13062007.PNG
RRN7 - 13062007.PNG (0 Bytes) Visualizado 2054 vezes
ZLN7 - 13062007.PNG
ZLN7 - 13062007.PNG (0 Bytes) Visualizado 2054 vezes
ZSN7 - 13062007.PNG
ZSN7 - 13062007.PNG (0 Bytes) Visualizado 2051 vezes
ZWN7 - 13062007.PNG
ZWN7 - 13062007.PNG (0 Bytes) Visualizado 2045 vezes
Abraços e bons negócios

por bullsista » 13/6/2007 8:22

Bom dia, amigos futuristas :wink:

Dia para ser acompanhado com muita atenção. Os metais a caminharem rapidamente para os seus suportes. A saber:

Prata (YIN7) - 12,92 do triângulo e até os 12,6 é zona de suporte

Ouro (YGQ7) - 644 (minímo de março) e depois 611 (minímo de janeiro)

Platina (PLN7) - 1277,5 da LTa

Cobre (HGN7) - 300 e depois 268. Grande queda que pode acontecer aqui.

Eu já tirei as minhas ordens de entrada longa. Prefiro esperar para ver a reacção aos suportes.
Abraços e bons negócios

por Carlosmgm » 12/6/2007 22:45

Pois Powerman,
Andamos todos ansiosos por saber :wink:

Registado: 15/2/2006 22:41

por Powerman » 12/6/2007 22:41

O triangulo está lindo, agora falta saber para que lado cai. eheheheh

Abraço

PMAN

Qual o caminho?

por Powerman » 12/6/2007 22:39

Qual o caminho
Anexos
Prata.bmp
Prata.bmp (0 Bytes) Visualizado 2168 vezes

por bullsista » 12/6/2007 22:17

Powerman Escreveu:Caros

Como é que se põe aqui um grafico. Fvr indicar passo.

Abraço

PMAN[/img]

Capturas o gráfico com o Alt + PRtScr

Fazes Ctrl + V para um editor de imagem

Cortas a parte da imagem capturada que não interessa.

Gravas como *.png

Quando postas, mais abaixo tens a opção "anexar". Aparece a opção "browse" onde procuras o ficheiro que tem o teu gráfico.

Faz um "prever" para ver como fica antes de submeteres.

Se tiveres dúvidas, posta :wink:
Abraços e bons negócios

por Powerman » 12/6/2007 22:04

Caros

Como é que se põe aqui um grafico. Fvr indicar passo.

Abraço

PMAN[/img]

por Carlosmgm » 12/6/2007 21:54

Bullsista,
Obrigado pela informação sobre a quebra do triangulo ascendente (2/3). Não sabia dessa nuance.

PAra ja nao me dediquei aos produtos agricolas embora ja tenha ouvido falar. Sobre o gas natural, tb, por acaso, ando a acompanhar desde ha muito pouco tempo. Mas penso que so entrarei se ele vier mais abaixo.

Sobre a questao dos ETF´s. Acho o produto mais "seguro" comparado com os warrants. Não tenho disponibilidade nem ferramentas suficientes no dia a dia para investir em warrants. são produtos, se nao me engano, alavancados, para os quais nao tenho estomago suficiente :)

invisto tb em acções, embora de momento, esteja 100% liquido. Vendi as minhas ultimas (sonae sgps) na semana passado. Mas ando a acompanhar algumas delas, para uma possivel entrada apos uma correcçao dos mercados.

Eu tenho estado diaramente por ca, no caldeirao, mas de uma forma mais passivo. Leio os comentários de todos e tento tirar as minhas conclusoes.

Abraço.

por bullsista » 12/6/2007 21:45

Pelo que vi, o carissimo anda a ver as mesmas coisas que eu em termos de activos. Já agora, dá uma olhadela nos produtos agrícolas que estão numa fase muito interessante. Fiz bons negócios com o rough rice e soybean oil. O gas natural, para já, não está a correr bem, entrei nos 7,8 no QGN7.

Voltando ao crude. Eu já vi várias teorias, todas bearish. Duplos topos, triplos topos, H&S. Eu estou bull mas mudarei de direcção se não for desta que a resistência é quebrada. Mas os teus 50 são muito pessimistas, não? Eu parece-me que aquela linha traçada pelo Lark poderá ser o suporte (se formos para baixo, claro). Segundo o que aprendi aqui no caldeirão, o target da quebra de um triângulo só poderá ser calculado se for feito nos 1os 2/3 desse triângulo. Por exemplo, na prata tens um triângulo, que a ser quebrado agora será exactamente nos 2/3.

Espero que apareças mais vezes neste tópico e já agora, porquê ETF's em vez de futuros, por ex? Por causa do nível de investimento? Há outras vantagens? Negoceias como acções?
Abraços e bons negócios

por Carlosmgm » 12/6/2007 21:20

Bullsista,
Aqui está um link da analise que fiz dias atras.

http://www.******.com/forum/viewtopic.php?t=10021

Abraço.

por Carlosmgm » 12/6/2007 21:17

Bullsista, eu tb sou um leigo em AT. As minhas analises advÊm apenas da leitura de analises dos nossos caros colegas do Caldeirao complementada com alguma leitura extra.

Mas agradeço os teus comentários. PAra isso é que o forum existe: para trocarmos opinioes e cada um de nos tomar as suas decisoes.

Também acredito que o futuro do petroleo é de subida. Mas desde hás uns tempos atras que o ETF (o que acompanho) tem vindo a "marinar" a estes niveis. Por outro lado os mercado estão esticados e proximos, a meu ver, de uma correcção, tou na "esperança" de que essa correcção numa fase inicial tb atinja os comodities e ai aproveitaria para entrar longo no ETF USO.

Tal como tu, o que acabo de dizer por te parecer uma parvoice, mas é assim que vejo as coisas. Aceito, de qq forma, qualquer critica de quem entenda mais do que eu, para que possa aprender e consequentemente tomar decisoes certas.

Abraço.

por Thunder » 12/6/2007 21:17

Carlos eu concordo com a tua visão e acho que será sem dúvida uma boa ideia. A questão é teres paciência e "rezar" :) por uma queda como a do final do ano passado (penso que fomos dos 77 até aos 50 mais coisa menos coisa). Agora ninguém pode garantir que essa chance apareça :) A paciência e auto-controle serão fundamentais.

Um abraço 8-)
"A grandeza de um homem não está em nunca cair, mas sim em levantar-se sempre após todas as quedas." --- Confucius

"Pague a bondade com bondade, mas o mal com a justiça" --- Confucius

"Experiência e humildade são excelentes veículos para percorrer a via em direcção ao sucesso" --- Thunder o filósofo de meia-tigela

Registado: 3/3/2007 16:57

por bullsista » 12/6/2007 21:09

Caro carlosmgm,

Eu não serei o melhor conselheiro ainda por cima se queres uma opinião fundamentada em AT mas cá vai a minha opinião. Se fores uma página atrás no tópico, verás um gráfico que deixei em que poderás ver o crude suportado por uma LTa que vem desde Janeiro. Tens uma resistência forte que no WBSc1, anda à volta dos 67. Para os mais puristas da AT, a cotação encontra-se bem acima da MA200 que anda à volta dos 60,83 (no contínuo). A semana passada houve um ameaço, vamos a ver se é desta que a resistência vai à vida. Se é provável a descida? Claro que sim, mas eu aposto na subida. Se a resistência não for vencida, poderemos entrar em queda livre pois a LTa será quebrada e provavelmente o que poderá suster a cotação será a MA200.

Caro calosmgm, aquilo que escrevi pode parecer muito bonito mas acredita que não percebo patavina do que escrevi. :shock:

Espero ter-te ajudado!! :mrgreen:
Abraços e bons negócios

por Carlosmgm » 12/6/2007 21:06

Eu sei o perfil do ETf Thunder,
De certa forma, considero o ETF como uma "acção" sujeita a potenciais e elevadas variações em face de diversos acontecimentos que possam vir a ocorrer.

Disso tenho plena consciencia, mas obrigado de qq forma pela tua chamada de atenção.

Tenho vindo a acompanhar este e outro ETF (o da prata -SLV-). No caso do USO, tenho a sensacao que poderemos ir um pouco mais abaixo. Em termos de AT, tem vindo a forma um triangulo descendente que a ser quebrado, podera atirar-lo para o nivel dos 42/43 euros, formando ai um "duplo fundo" (ao nível da cotaçao de meados de Janeiro do corrente ano). A minha "aposta" se assim se pode chamar seria aguardar por uma possivel quebra do nivel dos 48 dolares do ETF, que "atiraria" em termos tecnicos para um target de 42//43 e ai entraria longo.

Não sei se me fiz entender. O meu objectivo é "acertar" na entrada para depois deixar correr. Com o tema do peak oil, varias noticias a falar no gradual crescimento da procura do petroleo e um gradual decrescimo das reservas do mesmo e constrangimentos ao nivel das refinarias, considero que seria uma boa entrada para um futuro bom "peteiro".

De momento, ando atento as noticias a espera da minha entrada por mim definida.

Cumprimentos e mais uma vez obrigado pela tua ajuda.

por Thunder » 12/6/2007 20:55

Carlos uma visão geral que encontrei sobre a ETF que referiste:

The investment seeks to reflect the performance, less expenses, of the spot price of West Texas Intermediate (WTI) light, sweet crude oil. The fund will invest in futures contracts for WTI light, sweet crude oil, other types of crude oil, heating oil, gasoline, natural gas and other petroleum based-fuels that are traded on exchanges. It may also invest in other oil interests such as cash-settled options on oil futures contracts, forward contracts for oil, and OTC transactions that are based on the price of oil. The fund is nondiversified.

Carlos deves ter sempre em atenção que devido ao tipo de produtos derivados em que o ETF se baseia e devido as grandes oscilações das matérias-primas que servem de base aos mesmos (e devido a alavancagem) o valor da ETF deve apresentar grandes oscilações durante o ano. Deves pensar bem e refletir se este estilo de investimento deixa-te confortável :wink:

Um abraço 8-)
"A grandeza de um homem não está em nunca cair, mas sim em levantar-se sempre após todas as quedas." --- Confucius

"Experiência e humildade são excelentes veículos para percorrer a via em direcção ao sucesso" --- Thunder o filósofo de meia-tigela

por Carlosmgm » 12/6/2007 20:44

Obrigado pela tua opinião Thunder.

Abraço e BN. :wink:

por Thunder » 12/6/2007 20:27

carlosmgm Escreveu:Boas pessoal,
Algum de vocÊs acompanha o WTIC (petroleo) ? Gostaria de ter uma opiniao "tecnica" (AT) sobre possiveis tendencias no curto prazo. TOu de olho numa possivel entrada no ETF USO mas gostaria de saber se acham provavel uma descida do petroleo nos proximos tempos.

Obrigado pela atenção.

Olá Carlos 8-)

O activo que o pessoal mais segue, segundo o que temos discutido ultimamente é o QMN7. Trata-se de um mini contrato sobre o crude transaccionado na NYMEX (N. Y. mercantile exchange). Atenção que penso que amanhã serão divulgados dados sobre inventários (do crude, gasolina, destilados e utilização das refinarias) o que pode originar grandes odcilações nos preços :wink: Eu espero por uma ida ao 62,800-63,000 para entrar longo.

Um abraço 8-)

por Carlosmgm » 12/6/2007 20:10

Boas pessoal,
Algum de vocÊs acompanha o WTIC (petroleo) ? Gostaria de ter uma opiniao "tecnica" (AT) sobre possiveis tendencias no curto prazo. TOu de olho numa possivel entrada no ETF USO mas gostaria de saber se acham provavel uma descida do petroleo nos proximos tempos.

Obrigado pela atenção.

por bullsista » 12/6/2007 20:07

Thunder Escreveu:Em relação a prata continuo "dentro" :)

Acho que te vou fazer companhia. Cheira-me que vem tocar na base do triângulo. Já deixei uma ordem de entrada longa nos 12,92. Quanto ao ouro, é provável que acompanhe a prata se esta descer. Próximo suporte? Pelo que vi no gráfico do contínuo GCc1, andará nos 640,4 que corresponderá aos 644,6 no YGQ7.
Abraços e bons negócios

por Thunder » 12/6/2007 18:38

Olá Bullsista 8-)

Realmente encontrar o topo no ZWN7 será um bocado complicado. Como eu te disse ontem não gosto de ir contra a tendência mais esta valorização tão rápida é absurda :) e está mesmo a pedir um short... Acho que sinto-me mais confortável em shortar o ZCN7 e usar as resistências anteriores como stops (como tu bem referiste na área dos 405).

Em relação a prata continuo "dentro" :)

Um abraço 8-)

por bullsista » 12/6/2007 17:36

E seja o que o sr. Greenspan disser e os mercados assim o quiserem... :mrgreen:

De manhã, vi os metais a cairem... Mr. Green, instabilidade dos metais, e a minha ausência da frente do pc fizeram-me despachar o ouro e a prata que tinha com ganhos marginais. Para já estou fora e com o dedo no gatilho.

Depois da subida de ontem do crude era previsível uma retracção do QMN7 aos 65,3. Já desceu abaixo dos 65. O mercado está a tantar antecipar mais uma vez os inventários de amanhã. Das duas uma, ou os 64,6 funcionam como suporte ou vamos novamente testar os 62,3. Muita atenção e convêm usar stops apertados.

Ultimamente tenho falado dos cereais e nas suas subidas. No trigo (ZWN7) as notícias continuam a ser preocupantes quanto à sua colheita o que faz com que suba hoje mais 3%. Tentar encontrar o topo neste caso é mesmo uma aventura. Neste momento está a ter uma retracção interessante depois de um máximo de 11 anos nos $576. E eu estou tentado a entrar. Se longo ou curto ainda não decidi. Deixei o gráfico do milho (ZCN7) a semana passada. Aconselho a shortar com entrada nos 395 stop por volta dos $402-404. Target nos $372.

Bons trades!
Abraços e bons negócios

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], iniciado1, zulu404 e 101 visitantes