Caldeirão da Bolsa

OTA suspensa: parabéns à CIP e ao Governo Socrates - justo !

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por OLDMAN » 11/6/2007 23:14

Como muito bem sabem, não costumo intervir neste tipo de tópicos, mas... não resisti, desculpar-me-ão qualquer coisinha, mas... apenas para deixar uma opinião... já que devo estar a assistir a um "filme" muito diferente do que tenho aqui lido... :roll:

A recente "abertura" a alternativas à OTA apenas surge por insistência firme do Presidente da República!

E digo insistência firme, porque quer após a primeira sugestão quer após posteriores intervenções, mesmo as mais veementes e menos veladas do PR, o Primeiro Ministro e o Ministro das Obras Públicas sempre afirmaram, quando se dignaram responder às questões que sobre o assunto lhes colocavam, que a decisão estava tomada. Assim, apenas quando surge entregue em Belém um estudo preliminar de uma alternativa, (que valha o que valer teve para já o relevante papel de forçar à alteração de atitude), eis que surge a "abertura" a alternativas... coincidências...

Sábio teriam sido os Governantes se tivessem tomado essa posição antes de ser completamente impossível continuar a ignorar mesmo o Presidente da República, antes de ser impossível insistir na OTA como opção única sem que tal aprofundasse suspeitas de outros interesses, enfim... antes!!!!

Deste modo, o mérito, a haver reconhecimento devido, sê-lo-á do Senhor Presidente da República!

Mas reconheço ao Senhor Primeiro Ministro a argúcia política de, mais uma vez, saber manobrar a seu favor uma causa perdida, em que apostara no "cavalo" errado e estava completamente encostado à parede, com todos a questionar e eleições em cima. Consegue aparecer aos olhos de muitos como um ser magnânimo que na sua infinita sabedoria concede ao povo, (ao povo, sim, que quem paga a conta...), uma moratória...

Até vemos, aqui mesmo neste forum, muitos a reconhecer-lhe um mérito que, convenhamos, não tem! Quão infinita è a bondade deste povo...

Mas será apenas uma moratória, de facto, que a decisão está mais que tomada não esqueçam, e o homem, provas mais que provadas, é decididamente obstinado!!!...

Abraços
OLDMAN

P.S.:...nem que tenha que juntar um parecer do SIS com a teoria conspirativa dos terroristas a dinamitar pontes e a dividir o país... :mrgreen:
"Não há ventos favoráveis para o barco que não conhece o rumo" Séneca

Registado: 22/2/2006 0:39

por Buzzzo » 11/6/2007 23:08

ok, pode ser isso tudo que falaram aqui, mas tambem convem nao esquecer que possivelmente existe "alguem", com um resort la apara os lados da costa vicentina... :wink: , que gostaria muito de ter um aeroporto mais perto..que por acaso ate teve poder(..dizem!) para "ordenar" um "tal jornal" a publicar a "istoria do canudo do engenheiro"..e que por acaso tambem foi esse alguem que ficou F***** por causa da posiçao assumida pela CGD na opa da PT.

Repito: pode ser isso tudo que falam aqui, mas tambem pode ser uma habil e conveniente cedencia de forma a satisfazer "muita gente".

Buzzzo

Registado: 31/8/2006 20:33

por PJBM2 » 11/6/2007 22:51

James, estamos em perfeita sintonia.
Paulo Moreira

Registado: 17/1/2003 19:11

Aeroporto

por Alien » 11/6/2007 22:37

James,
Concordo plenamente com o conteúdo do post.
Em lugar de se dizer, como alguns políticos de reputação duvidosa fizeram logo, que o Governo e o Ministro Lino tiveram uma grande derrota, penso que se deverá dizer que Portugal teve uma grande vitória com esta decisão.
E quem está de parabéns foi quem a tomou (Governo) e quem fez algo para que esta decisão fosse tomada (CIP).
Eu próprio tenho as minhas dúvidas e não me sinto totalmente esclarecido.
Por isso, só espero um trabalho de grande nível do LNEC, completamente às claras, para bem do estava escrito na Barragem do Alqueva, "Construam-me porra!". O nosso país também é mais atrasado que outros porque é indeciso. É por isso que é bom termos um Governo decidido, mas que também é capaz de voltar atrás se for julgado bom para o país.
Abraços a todos,
Alien.

Registado: 8/9/2006 1:02

por ptmasters » 11/6/2007 22:13

Suspensa ou não tomar decisões irreversíveis, para o contexto é quase a mesma coisa.

Concordo plenamente com a tua opinião James.

Também sou assumidamente com ideologias de direita, mas não me partidarizo muito facilmente (apesar de que por norma, votaria no partido que supostamente tem essas ideologias, mas anda um pouco adormecido), procurando nas personalidades aquelas que eu considero que no momento possam corresponder melhor a esses meus ideais, e no momento, essa pessoa é o Sócrates.

1 ab
O que é um cínico? É aquele que sabe o preço de tudo, mas que não sabe o valor de nada.

Registado: 31/1/2005 4:04

por ricardotugas » 11/6/2007 22:12

http://www.tsf.pt/online/portugal/interior.asp?id_artigo=TSF181211

O primeiro-ministro garantiu, esta segunda-feira, que o Governo não recuou em relação à localização do novo aeroporto na Ota.

É só para folgar as Costas do Costa e dar a imagem de que não vai ser na OTA.

Já foi assim na co-inceneração.

BN
passo a passo se constroi o futuro

Registado: 26/5/2006 14:26

por Economista555 » 11/6/2007 22:03

Mas isto é mesmo verdade? A OTA foi mesmo suspensa?

Abr

Registado: 3/1/2007 0:43

por Brah » 11/6/2007 21:51

Está é um crítica construtiva, concordo plenamente contigo.

Ainda não li a notícia, mas este compasso de espera é de aplaudir e não demonstra em nada fraqueza (antes plo contrário) e deita por terra as acusações de "casmurros" e outros afins que têm sido feitas aos PM e Mário Lino (principalmente).

Só tenho pena é que o pragmatismo e sentido de justiça que este governo tem tido sejam fortemente penalisados na opinião pública por pessoas com os olhos menos abertos...

abraço

Registado: 2/11/2006 11:31

por vitor79 » 11/6/2007 21:51

Quem mais agradece este gesto é o Costa, que ninguem o iria largar na campanha para Lisboa com este assunto.

Depois de seis meses iremos er se foi só por causa disto que a Ota foi adiada ou se foi realmente para efectuar estudos sérios.

PS: Ota é o nome de uma terra e quer dizer mais ou menos o mesmo que Paúl. Não resultadndo de nenhuma sigla, como NATO.
DIgo isto porque todos ou quase todos temos a tendencia de escrever OTA assim como escrevi agora e não deve ser. Mea culpa eu cometo imensas vezes esse erro.
A Tendência é Nossa Amiga.

Registado: 9/12/2006 20:01

por ricardotugas » 11/6/2007 21:50

Pudera, o homem só queria uma tabua de salvação, mas se calhar... o que quer é calar os anti-otarios, dizendo mais tarde que deu uma oportunidade, como o fez na co-inceneração.

Um deja vu.

Alcochete vai chumbar no impacto ambiental, se houver apostas na BetandWin é dinheiro em caixa.

O que deveriam fazer era analizar todo o processo e todas as alternativas.

Se Alcochete for inviavel, isso torna a OTA o melhor investimento possivel ? Não creio, areia para os meus olhos.

BN
passo a passo se constroi o futuro

Registado: 26/5/2006 14:26

por Economista555 » 11/6/2007 21:50

Concordo contigo! Também sou de direita e pela primeira vez na vida sinto-me tentado a votar PS. O melhor PM desde 25/4, seguramente! Com ditaduras recuso-me a fazer comparações!

Abr

Registado: 3/1/2007 0:43

Temos que dar os parabéns

por JUKIMSUNG » 11/6/2007 21:48

Ao ministro Mário Lino, conseguiu arrasar com a OTA com uma conferência idiota em que deve ter bebido um bom vinho no almoço que a antecedeu.

É de louvar o que o homem fez, sem ele a OTA ainda avançava, assim fez um favor ao País. Condecorem o homem se faz favor...

Estou a falar a sério!!!

Registado: 7/3/2007 19:42

OTA suspensa: parabéns à CIP e ao Governo Socrates - justo !

por James Wheat » 11/6/2007 21:38

Há que bater palmas :clap: :clap: :clap: !!

Porquê ?

1º a iniciativa privada faz o seu estudo e encontra / sugere uma alternativa à OTA - descobrindo Alcochete, área 95% na posse do Estado / País (elimina logo 99% da polémica e vários milhões de euros !!)
Desde a forma como se iniciou o processo (junto do Governo) até ao anuncio hoje - pode melindrar alguns na hierarquia da CIP, mas... o segredo vingou - foi de mestre pelas duas cupulas: a privada (Cip) e Estatal (Socrates).

2º o Sr. Socrates, a par do estudo, manda hoje o Ministro anunciar a suspensão da Ota (dando-lhe assim um voto de apoio - não o desrespeita, nem abandona um par em batalha !). Quem estuda ? Dá-se ao LNEC - entidade considerada insuspeita pelo Governo, pela CIP e por demais stakeholders (partidos, etc.) - 6 meses para analisar a alternativa e sair com uma conclusão.

Caem aqui outros 2 grandes sufismas - vulgo preconceitos na sociedade portuguesa:

3º O Engº Socrates não é Engº... e tão pouco é tão irredutível ou prepotente quanto o pintam !! Deu hoje um passo atrás que é de Mestre: dá 6 meses aos críticos - independentes, não me venham com compadrios no partido ! - para o convencerem.

4º a iniciativa privada neste País prova que não está morta !
E demonstra - se tal fosse preciso - que tem anos luz de avanço em relação às estructuras sindicais, que passam por ser hoje por hoje as maiores forças de bloqueio do País ! É que jamais fazem algo de construtivo que não implique mais e mais despesa ! Só têm apoios no PC e no Bloco - porquê será ?!?

Sou de direita e nunca votei esquerda em 40 anos de vida !

Dito isto, se amanhã houvesse eleições ?!? Sem hesitações: votava PS do Engº Socrates - e não se qualquer outro, só desse !

Traços desta Governação (por muito que custe a muito boa gente !): pragmatismo, coragem, sensatez, verdade, determinação, convicção, brio, orgulho, responsabilidade, sentido de Estado, etc.
Sem ser perfeito - isso é impossível, num País tão enterrado / complicado como o nosso ! - , tudo em medidas mais que suficientes para bater qualquer Governo anterior. É o que melhor vi desde o 25 Abril !

Disse ! Venham as críticas - faz parte !
James Wheat
Position Trader

Registado: 24/5/2006 12:33

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Investor Tuga, m-m, Olhar Leonino e 93 visitantes