Caldeirão da Bolsa

Carteira JAS*2007 - Mês 06 - Capital X

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Carteira JAS*2007 - Mês 06 - dia 05 - Capital X

por carcanhol » 10/6/2007 16:50

Viva de novo!

JAS Escreveu:
P.S. - Carcanhol e Pedrom: Acho que por enquanto o melhor é esperar mas a decisão é vossa.

Segunda feira tenho uma decisão complicada sobre os calls do BCP 3.20 JUN07.

Penso que terça corrige o dividendo e continua nos dias e semanas seguintes até parar nos 3€.

Tenho tudo explicado no tópico do BCP se puderes dar uma vista de olhos e a tua opinião.

E claro a decisão é sempre minha! E para ajudar á festa penso que vou ter de a tomar entre as 08:00 e as 08:20 de amanhã.

Um abraço

Registado: 16/11/2006 12:47

Jas, mais um pedido sobre warrants

por 1963 » 10/6/2007 14:53

Antes de mais, devo referir que o pouco que sei sobre o tema aprendi contigo, :) mais uma vez um grande obrigado. Então a questão é esta:
Andei a fazer uma análise, utilizando o site do commerzbank, aos Calls dos seguintes subjacentes Altri, Brisa, Galp, JM, Mota,PTI, Sonae e TDU, todos com data de maturidade em Setembro. Cheguei à conclusão que os que têm menor valor temporal são o 7485Z(Galp):0.065; 7323Z(sonae):0.07; 7486Z(galp:0,0801. Será que poderei concluir, partindo da premissa que as possibilidades de evolução dos adjacentes são idênticas, que estes serão os mais baratos?? e Dentre estes o melhor será o 7485Z da galp?

Mais uma vez muito obrigadp Jas
Um abraço
JN
Obstáculos é aquilo que aparece quando desviamos a atenção do problema principal.

Registado: 24/8/2006 20:09

Re: Re

por carcanhol » 10/6/2007 9:23

Viva JAS bom dia!

JAS Escreveu:Mas porquê tanto susto?
Os 2,89 até eram melhores para ti...

Um abraço,
JAS

JAS neste caso o susto foi no bom sentido! É que só acompanhei o fecho do BCP e da JMT, pois como tinha visto uma recuperação da PTI até aos 2.83 por volta da 14:30 dai ter apostado no warrant fiquei tranquilo e pensei, bem isto na segunda feira sobe mai um bocadinho tipo 2.87 2.88. Quando vejo que falavas em 2.89 nem queria acreditar, superou as minhas espectativas claro! Ainda bem (vamos ver na segunda).

Quem me dera que me tivesses pregado um susto igual no BCP, não daquele valor, mas tipo 3,59...mas não chega lá. A força de sexta é uma mera paragem na descida para os dividendos.
Continuas a achar que o warrant é para deixar ir até dia 15?

Obrigado pelos teu comentários.

Um abraço

Re: Re

por random_walk » 9/6/2007 23:00

JAS Escreveu:
random_walk Escreveu:Gostava de te pedir, caso te seja possível, se poderias publicar a volatilidade dos teus retornos diários. Acho que essa informação enriqueceria ainda mais a análise da tua carteira. Se tiveres o Beta da carteira disponível também seria muito interessante.

Lamento não satisfazer o teu pedido mas não divulgo quantidades nem valores.

Apenas percentagens.

Um abraço,
JAS

JAS,

Nenhuma das duas medidas implica a divulgação de nenhum valor ou quantidades do teu portfolio. Nunca te iria pedir isso.

A volatilidade é o desvio-padrão dos teus retornos(%) diários enquanto que o Beta é a covariância entre os retornos(%) do portfolio e os retornos(%) do índice a dividir pela variância dos retornos(%) do índice. Uma vez que o teu portfolio é composto quase exclusivamente por accções portuguesas o mais indicado seria a utilização dos retornos do PSI-20 para o cálculo do beta.

Compreendo no entanto que não queiras divulgar esses valores. Muito obrigado pela tua atenção e resposta quase imediata.

Um abraço,
RW

Registado: 13/4/2007 18:18

Re

por JAS » 9/6/2007 20:00

carcanhol Escreveu:
JAS Escreveu:Calculo que a esta hora estarás ainda mais chateado depois de veres o fecho da PTI a 2,89.
Que susto JAS! isto não se faz á malta. Não achas que a semana foi suficientemente assustadora para me vires também assustar?

Fui ver o post "Portucel 3.40" e vi falar de 2.84, fui ver a página do banco e vi 2.87...falhou-te o algarismo não?

É provavel que o erro tenha vindo do delay com que o ab7 esteve no fecho.
O pessoal foi comentando no MSN o surpreendente fecho da PTI.
Lembro-me de ler que ela chegou a ir a 2,90, devem ter falado em 2,89 e eu memorizei-o como valor de fecho.

Mas porquê tanto susto?
Os 2,89 até eram melhores para ti...

Um abraço,
JAS

---------------------
random_walk Escreveu:Gostava de te pedir, caso te seja possível, se poderias publicar a volatilidade dos teus retornos diários. Acho que essa informação enriqueceria ainda mais a análise da tua carteira. Se tiveres o Beta da carteira disponível também seria muito interessante.

Lamento não satisfazer o teu pedido mas não divulgo quantidades nem valores.

Apenas percentagens.

Um abraço,
JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...

Registado: 5/11/2002 0:05

por random_walk » 9/6/2007 18:14

JAS,

Os meus parabéns pela tua iniciativa fantástica de publicares todas as transacções que efectuas assim como de explicitares a lógica por de trás de cada um dos teus movimentos. Acho que é de louvar a tua coragem.

Gostava de te pedir, caso te seja possível, se poderias publicar a volatilidade dos teus retornos diários. Acho que essa informação enriqueceria ainda mais a análise da tua carteira. Se tiveres o Beta da carteira disponível também seria muito interessante.

RW

Registado: 13/4/2007 18:18

Re: Carteira JAS*2007 - Mês 06 - dia 08 - Capital X

por carcanhol » 9/6/2007 11:25

Bom dia a todos! Bom dia JAS!

JAS Escreveu:Calculo que a esta hora estarás ainda mais chateado depois de veres o fecho da PTI a 2,89.
JAS

Que susto JAS! isto não se faz á malta. Não achas que a semana foi suficientemente assustadora para me vires também assustar?

Fui ver o post "Portucel 3.40" e vi falar de 2.84, fui ver a página do banco e vi 2.87...fahou-te o algarismo não? He! He! He! Deve ter sido como o trader que comprou o W JMT a 34 enganou-se.

Era bom que tivesse fechado a 2.89 era um sinal do catano! um bom sinal... mesmo assim já não foi mau? 2.87 depois de ter andado nos 2.75.

Amigo perom!

Para si uma palavra de esperança e de animo (sei que não lhe devolve os 15% + 10% mas paciência) se vendesse tudo o que tanho á data de ontem as minhas perdas seriam bem maiores penso eu de que!

Não é fácil ter calma numa semana como a que acabou...mas se calhar é preciso!

Voltando á PTI, aconteceu-me uma coisa engraçada ontem (espero francamente que venha a ser engraçada)

Tenho o warrant da PTI desde os tempos da apresentação de resultados (14 de Fevereiro) e na altura pareciam baratos mas a evolução dos mercados revelou terem sido caros! Desde então para cá já vi cotações do warrant...preocupantes.
Ontem como já se viu a coisa esteve feia, de manhã, quando vi a PTI a 2.75 e a ler um post do "Pmasters" a dizer que a coisa ainda podia descarrilar se baixa-se os 2.75. Já não sabia se me sentava, se corria se gritava....sei lá se tivesse xanax tomava o frasco todo! Não queria aceitar que depois de ter o warrant em carteira 4 meses, e depois de o poder vender á 15 dias com um lucro simbólico (chegou a vender a .25 e a .26) que tinha de o largar a 0.07 cêntimos ou a zero (esteve quase).

De tarde (depois de almoço) tentei despachar uns warrant JMT o mais caro JM19JUN07 (podia telos vendido na quinta e acabei por vender ontem ao mesmo preço). Nesta altura por sorte (espero eu que seja) tinha acabado de vender o warrant JMT e reparei que a PTI estava verde e não resisti resolvi investir mais no warrant PTI na esperança de para a semana ela chegar aos 2.90 pêlo mênos, anulando assim o prejuizo neste título.
Mas com o fecho de ontem quero acreditar que a "emenda vai ser melhor ainda que o soneto" espero bem que sim.

Já estava decidido mas agora não tenho dúvidas este vai á maturidade, ai vai vai!

Só é preciso 3 coisas, a) a china estar quieta, b) o Greeenspen estar calado e c) o Trichet fechar a matraca.

É o que todos nós precisamos para a semana que vem. O resto vem por acréscimo.

Um bom relax para todos este fim de semana!

PS: A pj que feche o Greenspen e o Trichet a sete chaves, incomunicaveis a pão e água. Bem já agora o Paulo Teixeira Pinto, também não se perdia nada.

por Cali » 9/6/2007 8:26

'Over and out', caro JAS! :) Mais uma vez, thanks!
------------------------------------------------
* Trilogia de Cali-nadas *

- "Não deixe para amanhã o que pode perder hoje!"
- "Quem tem medo, compra um certificado de aforro."
- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"

Registado: 9/12/2002 13:40

Re

por JAS » 8/6/2007 23:20

Cali Escreveu:É claro que quando eu coloquei a questão não estava exactamente a contar que resolvesses reduzir posições após uma série de dias de queda, mas que o tivesses feito antes aos primeiros sinais de exaustão do movimento altista.

Sendo índices seria assim.
Mas eu tinha que decidir fundamentalmente sobre 2 títulos que pesavam muito na carteira:BCP e JMT.

Esses 2 títulos tiveram um bom comportamento no princípio da queda, PSI todo vermelho com eles a serem excepção.
Isso influiu bastante na decisão de manter o BCP, talvez tenha influenciado pouco na JMT onde já expliquei porque fui enganado.

Cali Escreveu:Há muito tempo que eu não consigo conviver pacificamente com uma desvalorização de carteira da dimensão percentual da que tiveste agora, sabendo que a posso evitar ou reduzir (daí eu auto-intitular-me de "trader falta d'ar") e daí estranhar a aparente descontracção com que o fazes, percebes?

Convém não esquecer a composição da carteira.

Se tens uma só de acções é fácil meter stops, limitando perdas ou protegendo as mais-valias.

Com warrants é quase impossível meter stops automáticos e, se temos maior quantidade do que o MM, é mesmo impossível despejar ao ser atingido o nosso stop mental.

Por último também há que ter em conta o factor alavancagem que amplia prejuízos mas também amplia ganhos quando corre bem.
Por exemplo entre 22/5 e 28/05, em apenas 5 sessões em que o PSI subiu 2,8%, a carteira subiu exactamente 9% (com uma estrutura 85-10-5) vindo +4,5% das acções e outro tanto dos W's (o que significa um lucro de 45% nos W's...)

Mas analisemos concretamente os danos na Carteira durante estes dias.

No dia 31/05 eu tinha 61% em acções, 10% em W's e 29% em cash.
Tinha uma rentabilidade total de +49,72% sendo 45,08% da componente acções e +4,63% dos W's.

Após os 3 primeiros dias de quedas, ou seja no final do dia 05, eu tinha 54% em acções, 15% em W's e 31% em cash.
Isso derivou em grande parte de uma troca de acções da JMT por W's, que libertou capital, e que não foi maior porque aumentei também a alavancagem.
Nota que a minha rentabilidade total ficou em +42,19%, vindo +42,98% das acções e -0,70% dos W,s.
Portanto eu tinha perdido apenas 2% em acções e mais de 5% nos W's.

Nos dias 6 e 7 eu já estou numa de "final de queda" e aumento posições incluindo novos títulos.
Talvez tenha sido um bocado prematuro mas a minha ideia era essa.

Acabo o dia 7 com 81,6% em acções, 15,6% em W's e apenas 2,9% de cash.
A rentabilidade bateu no mínimo em +38,89% com +41,55% e -2,58%.
Ou seja na queda eu perdi 11% mas foram apenas 3,5% nas acções e 7,5% nos W's.

Se teu tivesse uma carteira só com acções a perda teria sido de 4%, uns míseros 8% dos lucros acumulados, e nada de grave!!!

Portanto tens que ver que a minha carteira devido à alavancagem, mexe mais depressa.
E isso pode ser para cima ou para baixo...

Cali Escreveu:Já agora, em que condições especificas considerarias que estavam reunidas as condições para venderes tudo,e esperares novas oportunidades? Analisarias a situação do mercado em geral, ou privilegiarías sinais especificos em cada um dos titulos que deténs, independentemente do grau de desvalorização (entenda-se neste caso como 'redução na mais-valia acumulada') que a tua carteira acumulasse ?

Acho que já terá dado para entender que eu estava ceptico nos mercados em geral e que esperava uma correcção.
E que estava bastante optimista no BCP e JMT.

Um abraço,
JAS

-------------------------------
LS Escreveu:Estava também a pensar na GALP. Sei que não tens GALP mas, o ex-div é a 14 e, neste caso os dividendos são 0,3040. Parece sensato vender antes. Mesmo aqueles cuja maturidade seja a 9/6 (neste caso podem-se vender até dia 13), não é?

Há calls da Galp com maturidade a 14 e a 15 de Julho.
Tens que verificar qual tens.

Se tens os de 14 hoje era o último dia, se tens os de 15 ainda podes vender na 2ª feira.

A Galp tem subido muito e até atravessou esta correcção muito bem.
Presumo que estarás a ganhar bem.

No gráfico tens por lá pelos menos duas sequências de 4 dias com subidas superiores aos 0,30 (0,44 e 0,65) pelo que até poderias sonhar com mais uns centimos se os levares até à maturidade.

Mas se já estás a ganhar bem valerá a pena arriscar uma queda mais que certa de 0,30 a descontuar de uma eventual subida de uns 0,40?
Acho que não...
(Eu vendia na 2ªfeira ao princípio da tarde)

Um abraço,
JAS

por 1963 » 8/6/2007 21:42

Jas, peço desculpa por estar a escrever isto no teu post, mas... enfim, é um post que muito admiro e que leio sempre.
Bom, o que quero dizer é que acabei por fazer mais ou menos como o Pedrom, fechei a carteira hoje, assumindo as perdas daí decorrentes. Não sei se foi fruto da inexperiência, algum receio exagerado,ou... bem sei lá o quê, é certo que também não podia acompanhar os mercados, e como a abertura foi muito vermelha!!... :evil:
Vamos aguardando e esperando novas oportunidades :)

Um abraço e parabéns pela performance.
Obstáculos é aquilo que aparece quando desviamos a atenção do problema principal.

Registado: 24/8/2006 20:09

por LS » 8/6/2007 20:55

JAS Escreveu:É certo que os W's do BCP acompanharão a correcção dos ex-dividendos mas, neste caso, são só 0,04.

Num dia de subidas é muito provavel que elas anulem logo essa perda.

Cabe a cada um decidir o que fazer mas parece-me que tudo se conjuga para uma próxima semana bem verdinha...

JAS,
Estava também a pensar na GALP. Sei que não tens GALP mas, o ex-div é a 14 e, neste caso os dividendos são 0,3040. Parece sensato vender antes. Mesmo aqueles cuja maturidade seja a 9/6 (neste caso podem-se vender até dia 13), não é?
Um abraço,
LS

Registado: 8/10/2006 16:14

por Pata-Hari » 8/6/2007 20:38

eu acho que uma rentabilidade de 40% em 6 meses é um valor no minimo digno de uma medalha!!!
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Carteira JAS*2007 - Mês 06 - dia 08 - Capital X

por JAS » 8/6/2007 19:34

Chegou ao fim a semana negra e o dia final até foi muito melhor do que o previsto...

JMT
Como estava com falta de liquidez comecei por fazer uma venda a 4,21 para ficar preparado para o que desse e viesse...
Depois passei o dia em compras dos 4,21 até aos 4,25 do fecho com outra venda pelo meio a 4,23.
Nos W's comecei por comprar o mais baratinho a 0,23, devolvi uma parte a 0,25 e, pasme-se, alguém me levou uns a 0,34!!!
Foi pena terem sido poucos...
(Devem ter metido o código errado pois já tinha havido um negócio a 0,35...)
Diminui um pouco a posição em acções mas compensei em W's.

TDU
Segui o mesmo princípio de começar por uma venda e foi a 3,91.
Acabei por as recomprar quase todas a 3,89.
Diminuí a posição apenas ligeiramente.

SEM
Acabei de construir a minha posição, da ordem dos 15%, com compras a 12,20-12,21.
Com o bom fecho da PTI parece-me uma boa aposta.

No resto nem mexi.
Também já estava outra vez sem liquidez.

Descansem bem no fim de semana pois a próxima vai ser imprópria para quem tem puts...

JAS

---------------------
LS Escreveu:Ou se sai na 2ª feira ou perde-se algum valor que, mesmo eventuais subidas poderão não compensar.

É certo que os W's do BCP acompanharão a correcção dos ex-dividendos mas, neste caso, são só 0,04.

Num dia de subidas é muito provavel que elas anulem logo essa perda.

Cabe a cada um decidir o que fazer mas parece-me que tudo se conjuga para uma próxima semana bem verdinha...

Um abraço,
JAS

---------------------

pedrom Escreveu:O pior negócio desta semana foram os warrants da portucel pois assustei-me quando a vi a 2,75.

Calculo que a esta hora estarás ainda mais chateado depois de veres o fecho da PTI a 2,89.

Acima de tudo desejo-te melhor sorte (ou mais calmantes?) da próxima vez.

Um abraço,
JAS
Anexos
cart 06-08.png
cart 06-08.png (0 Bytes) Visualizado 2411 vezes

por Jiboia Cega » 8/6/2007 19:14

Cali, andavas desaparecido há uns tempos! Bem vindo de volta, gosto de ler os teus posts.

JAS,

Desculpa o comentário dentro da tua carteira.
Gostei também de ler as tuas explicações que deste em resposta à pergunta do Cali.

Registado: 21/3/2006 10:46

por Cali » 8/6/2007 18:59

Obrigado JAS, pela boa vontade e rigor manifestado na resposta. De facto tens sempre uma resposta fundamentada para tudo, mesmo aquilo que no imediato corre menos bem. :)

É claro que quando eu coloquei a questão não estava exactamente a contar que resolvesses reduzir posições após uma série de dias de queda, mas que o tivesses feito antes aos primeiros sinais de exaustão do movimento altista.

Há muito tempo que eu não consigo conviver pacificamente com uma desvalorização de carteira da dimensão percentual da que tiveste agora, sabendo que a posso evitar ou reduzir (daí eu auto-intitular-me de "trader falta d'ar") e daí estranhar a aparente descontracção com que o fazes, percebes? Já agora, em que condições especificas considerarias que estavam reunidas as condições para venderes tudo,e esperares novas oportunidades? Analisarias a situação do mercado em geral, ou privilegiarías sinais especificos em cada um dos titulos que deténs, independentemente do grau de desvalorização (entenda-se neste caso como 'redução na mais-valia acumulada') que a tua carteira acumulasse ? Desculpa o inquérito, e mais uma vez, só respondes se quiseres, e eu agradeço antecipadamente. :)

- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"

por LS » 8/6/2007 18:30

Derivatives,

Pois, percebi que no caso da CIMPOR quem não vendeu antes do ex-div day perdeu ainda bastante. Ainda foi uma boa percentagem.

O mesmo acontecerá provavelmente com os próximos warrants com maturidade para dia 15 e, cujo ex-div decorrerá nas vésperas. Ou se sai na 2ª feira ou perde-se algum valor que, mesmo eventuais subidas poderão não compensar.
Um abraço,
LS

por LS » 8/6/2007 18:24

DerivativesMan Escreveu:Sobre os dividendos:

1) Os dividendos são descontados da cotação do subjacente, portanto os warrants cotam sempre em relação à cotação do subjacente menos os dividendos. Assim sendo, os dividendos não têm impacto na cotação do warrant antes e após o pagamento de dividendos....MAS!!!!

...2) a maioria dos warrants emitidos são do estilo americano. Isto quer dizer que se pode exercer o warrant a qualquer altura para se receber o valor intrinseco. O valor intrinseco é calculado a partir da cotação do subjacente (inluindo o dividendo). Resultado: os warrants nunca podem ter uma cotação abaixo do seu valor intrinseco (se não era só comprar abaixo do intrinseco e exercer os warrants para receber um lucro garantido). Portanto existem warrants que não podem descontar o dividendo por completo, se não ficariam com um valor abaixo do intrinseco. Isto acontece com warrants com valor intrinseco, pouco tempo até ao vencimento (warrants com pouco valor temporal) e um dividendo relativamente alto (superior ao valor temporal). Neste caso só será descontado o dividendo no montante do valor temporal e após pagamento de dividendos os warrants perdem valor. É sempre melhor vender os warrants antes do ex dividend date.

DM

Re: Carteira JAS*2007 - Mês 06 - dia 05 - Capital X

por pedrom » 8/6/2007 18:12

pedrom Escreveu:
JAS Escreveu:
P.S. - Carcanhol e Pedrom: Acho que por enquanto o melhor é esperar mas a decisão é vossa.

Pois eu não resisti e sai a meio da descida de hoje dos W's do PSI. Não sei o que faça amanhã se a cor virar do vermelho para o verde, no entanto penso que não devo entrar.

Ainda tenho os W's da portucel e do BCP, mas estes ainda tenho mais uns dias para decidir o que fazer.

Perdi algum dinheiro evitadamente pois violei umas poucas de regras (minhas) nos últimos tempos levado pela euforia.

Como castigo vou estar algum tempo sem direito a ter dinheiro (não todo claro) para negociar, e o trabalho de casa vai ser escrever 500 vezes: AS REGRAS SÃO PARA CUMPRIR.

Depois de escrever este post continuei a violar as minhas regras.

Hoje decidi pela liquidez total e assumir todas as perdas.

Foi a minha pior semana em bolsa porque quis, pois não fui capaz de seguir o meu plano de negócio. Violei quase todas as regras.

Como resultado consumi os 15,8% de lucros desde o inicio do ano e ainda não contente, fui dar mais 10,5% de capital.

Neste momento estou bastante em baixo psicologicamente pois sinto que tudo isto podia ter sido evitado se não tivesse tirado os stops.

Talvez perdesse sempre algum pois ia tentar apanhar as cotações todos os dias em baixo, mas devia ter sempre o "raio" dos stops.

O pior negócio desta semana foram os warrants da portucel pois assustei-me quando a vi a 2,75.

Jas obrigado pelo espaço deste desabafo e bom fim de semana!!!

Registado: 29/7/2004 19:55

JMT

por JAS » 7/6/2007 23:02

Cali Escreveu:não posso deixar de estranhar como é que chegas á epoca da mais que provavel violenta correcção com 2/3 do teu capital investido, e mesmo quando as coisas começaram a descambar não reduziste nem um pouco a tua exposição, deixando assim 'voar' em 4 dias quase 25% da tua valorização anual. Estavas mesmo convencido que isto não caía, ou ... foste apenas complacente?

Nota que eu não estava investido em índices (onde esperava uma correcção) mas fundamentalmente em 3 títulos:

- SNC: é um trade que vem da época da opa, fortemente negativo, já é difícil que fique muito pior...
Reduzi a posição e uma variação de 5% na SNC afecta a rentabilidade em apenas 1%.

- BCP: Nos primeiros sinais de correcção portou-se muito bem.
Foi, dos meus 3 títulos, aquele que me provocou maior indecisão.
Tomei a opção de manter.
Embora não pareça é um título que pesa muito na rentabilidade pois uma variação de 5% na cotação altera-me a rentabilidade em 3%.

- JMT: a minha menina bonita que ficou com maior volatilidade após o split.
É um trade que já dura há mais de um ano e que está altamente positivo apesar de só aparecer a rentabilidade desde 01 Jan.
Em termos de longo prazo não haveria qualquer razão para o fechar.
Em termos de curto prazo eu até costumo fazer vendas e recompras parciais e tinha reforçado a posição com troca de acções por W's (quase sem prémio) alavancando a posição antes do split.
Até aí tudo correu muito bem e, mesmo hoje em dia após quedas, esse trade ainda está positivo.

Esperava que houvesse uma lateralização, com os 4,40 a aguentarem, pois a JMT comporta-se habitualmente bem em épocas de crise no PSI.

No entanto no fecho de 3ªfeira atiraram com ela para os 4,31 e eu comprei.
4ª feira esteve verde no meio de um PSI vermelhissimo, nenhuma razão para vender...
Hoje voltaram a brincar no fecho atirando-a para os 4,24 depois de uma manhã bastante estavel.
Mesmo que quisesse não teria conseguido fechar a posição no fecho, não era?

Da minha previsão dos 4,40 até aos 4,24, de hoje, a JMT perdeu 4% e esses míseros 0,16 têm como consequência -5% na rentabilidade.

Mas, como a JMT é a minha especialidade, deixo-te 2 gráficos (antes e depois do split).
No primeiro os números que lá meti a vermelho são os dias consecutivos de quedas (embora possa haver verdes pouco significativos pelo meio).
É habitual "2 dias de quedas grandes" ou "uma sequência até 6 dias" de quedas menos acentuadas.
Já vamos em 8...

A pergunta é: O que vês a seguir? Fazias como eu ou vendias?

Este ano já temos 10 velas verdes com amplitudes entre 0,08 e 0,14 (considerando o split)
O normal é que ela apareça já... Acho que não venderei nem acções nem W's...

Um abraço,
JAS

P.S. - Li agora o 2º post, não te preocupes com as bocas de outras tascas...
Anexos
JMT2.png
JMT2.png (0 Bytes) Visualizado 2787 vezes
JMT1.png
JMT1.png (0 Bytes) Visualizado 2784 vezes

por Cali » 7/6/2007 22:42

Estou um bocadito chateado...

Alguem, noutra tasca cibernetica, comentou comigo que achou que a minha pergunta ao JAS tem tom de censura.
Transcrevo aqui parte do que respondi a essa pessoa, para que não existam duvidas da minha intenção:

"Admiro muito o JAS, e já o parabenizei várias vezes no passado pelos resultados obtidos. Trata-se, de facto, de curiosidade. Se ele (JAS) se dignar responder-me a preceito, conforme espero que faça, decerto aprenderei mais alguma coisa, porque me interessa compreender como funciona a cabeça (neste ambito da Bolsa) de alguem que eu admiro, que sei que é eficiente, mas que é diferente de mim, na sua forma de estar no mercado."

Espero que esteja desfeito algum eventual mal-entendido. E o JAS respoderá se lhe apetecer e se me julgar merecedor. Mai'nada! :)

por Resina » 7/6/2007 20:53

Jas coloca o gráfico com a valorização da Carteira...
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por Cali » 7/6/2007 17:57

querias JMT a 12, não era, JAS? :wink:

Deixa-me perguntar-te uma coisa, JAS :

tu não és parvo de todo, e tens um bigode que já demonstra muito calo nestas coisas, portanto não posso deixar de estranhar como é que chegas á epoca da mais que provavel violenta correcção com 2/3 do teu capital investido, e mesmo quando as coisas começaram a descambar não reduziste nem um pouco a tua exposição, deixando assim 'voar' em 4 dias quase 25% da tua valorização anual. Estavas mesmo convencido que isto não caía, ou ... foste apenas complacente?

Carteira JAS*2007 - Mês 06 - dia 07 - Capital X

por JAS » 7/6/2007 17:45

Menos 12% em 5 sessões de bolsa até parece um bocado violento...
Mas eu continuo a dizer que estamos em época de "saldos".

SNC
Comecemos por esta pois é a ovelha mais ranhosa que eu cá tenho...
Ontem tinha recomprado umas a 4,84 e hoje devolvi-as a 4,82.
Continua a não me convencer mas também não vejo grandes razões para fechar o trade a este nível.

TDU
Foi a que me ocupou mais pois aproveitei para acabar de construir a posição iniciada ontem.
O mercado não parecia que invertesse para subida pelo que as compras foram feitas com calma.
Poucas de manhã nos 3,84-3,85 e bastantes ao final da tarde dos 3,83 aos 3,85.
Posição da ordem dos 20% numa perspectiva de 1 a 2 meses no máximo.

SEM
Continuou abaixo da minha zona de compras...
Sem pressas a 12,19-12,21.
Atingi uma posição na zona dos 10% e não passei daí por andar desconfiado com estas quedas da PTI.

JMT
Começou o dia muito estavel mas fizeram umas gracinhas no fecho atirando-a mesmo no final para baixo fechando a 12,24.
Ainda apanhei umas, mas foram poucas pois estava com pouca liquidez...

JAS
Anexos
cart 06-07.png
cart 06-07.png (0 Bytes) Visualizado 3206 vezes

por DerivativesMan » 7/6/2007 9:36

Sobre os dividendos:

1) Os dividendos são descontados da cotação do subjacente, portanto os warrants cotam sempre em relação à cotação do subjacente menos os dividendos. Assim sendo, os dividendos não têm impacto na cotação do warrant antes e após o pagamento de dividendos....MAS!!!!

...2) a maioria dos warrants emitidos são do estilo americano. Isto quer dizer que se pode exercer o warrant a qualquer altura para se receber o valor intrinseco. O valor intrinseco é calculado a partir da cotação do subjacente (inluindo o dividendo). Resultado: os warrants nunca podem ter uma cotação abaixo do seu valor intrinseco (se não era só comprar abaixo do intrinseco e exercer os warrants para receber um lucro garantido). Portanto existem warrants que não podem descontar o dividendo por completo, se não ficariam com um valor abaixo do intrinseco. Isto acontece com warrants com valor intrinseco, pouco tempo até ao vencimento (warrants com pouco valor temporal) e um dividendo relativamente alto (superior ao valor temporal). Neste caso só será descontado o dividendo no montante do valor temporal e após pagamento de dividendos os warrants perdem valor. É sempre melhor vender os warrants antes do ex dividend date.

DM

Registado: 9/1/2004 10:01

Carteira JAS*2007 - Mês 06 - dia 05 (correcção)- Capital X

por JAS » 6/6/2007 22:59

Embora se veja por comparação dos quadros, esqueci-me de referir que também fiz uma recompra de SNC a 4,84.

JAS

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Al Beca, Aqui_Vale, Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], m-m, macau5m, Mr.Warrior, paulopereira.pp36.pp, Phil2014, PMP69, tami, zulu404 e 120 visitantes