Caldeirão da Bolsa

MINI SELL-OFF ou correcção saudável

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Pata-Hari » 7/6/2007 19:25

bem, consta que dos ultimos 15 warnings feitos pela morgan, 10 deram direito a crashs...
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por andrepfonseca » 7/6/2007 19:09

Eu resolvi assumir as minhas perdas.

Basicamente, perdi em 3 dias, aquilo que ganhei em um mês.

Isto ainda consigo assumir. Agora não me podia era dar ao luxo de ficar à mercê do mercado, ficando entalado com perdas superiores a 5% ou 6%.

Nestas coisas, prefiro assumir uma perda relativa (ainda que pesada), do que ficar entalado de uma forma bastante séria.

A vida continua, tal como a bolsa. Bola pa frente, e agora é estudar a melhor forma de se recuparar o que se perdeu.

Ficar à mercê de um mercado possivelmente no início de uma queda como a de Maio do ano passado é que não...

Registado: 2/6/2006 23:29

Os states já caem quase o dobro do que nós caímos

por JUKIMSUNG » 7/6/2007 17:48

E como amanhã é 6ª as vendas se calhar aceleram e teremos um gráfico semanal meio estranho.

Atenção às acções que dificilmente hoje aguentaram os suportes. E em muitas delas viu-se nitidamente força compradora de pequenos (desejosos de ficar pendurados em solidariedade com os que ficaram pendurados 5% acima ou mais em relação ao fecho de hoje.

Amanhã já sem ser feriado a coisa começa a pintar-se é de negro, o vermelho foi no 1º dia.

Cuidado com o dia de amnhã e com a possibilidade de não haver inversão. A coisa pode passar a pesar bem mais nas carteiras que em média devem estar a cair 5% (no mínimo)

A fase da ligeira correcção passou. Entrámos no mini-sell off de 4 dias.

Esperemos que não se concretize o resto do movimento, pois poderá acentuar e aumentar de intensidade.

A MORGAN STANLEY dos 16% que previu de queda
(eu sinceramente não acredito, mas por isso mesmo arrisco-me a estar exposto a uma queda desse tipo muito mais do que os que duvidam da hipótese mas pelo menos consideram-na e defendem-se)

As facas já caem e a quantidade de gente que ainda está com o discurso do vamos lá pessoal, que no passa nada está a aumentar e a alastrar a quase todos os tópicos.

E isto pode querer dizer qualquer coisa.

Naõ se deve desesperar mas podem-se tomar precauções.

Um stop aqui pode ser importante e fundamental para as carteiras não se volatilizarem pela negativa.

Boa sorte para os próximos dias e acima de tudo muito cuidado.

Registado: 7/3/2007 19:42

por npatriarca » 7/6/2007 15:54

Mech

começa mas é a pensar em meter os óculos escuros, arranjar a bengala, os ferrinhos e vai já escolhendo a entrada da estação de Metro para que vais..... :)

Que coisa... um gajo sabe que isto não é sempre a subir, como diz o Mestre Ulisses, mas que chateia chateia.... estes dias.:)
Estive agora a ver o fecho e estou ao nível de dia 25/05/07 em termos de saldo.....
É chato para caraças perder 8 dias em 2, mas é a vida. :) melhores dias virão

Mech: eu fico na Gare do Oriente porque há sempre turistas e deixam sempre moedinhas de 1€ em vez de moedas de 0,10€ ou 0,20€
<b>Margem Sul</b>
<i>Investido do lado certo do rio. </i>

<b><i>"Demasiadas vezes aceitamos toda a m**** que nos dão (e quando calha ainda pagamos)"</i> Fernando Alves@TSF a propósito dos "famosos".</i></b>

Registado: 7/3/2006 1:13

por leom » 7/6/2007 14:59

Vái caindo, caindo , com Lower lows todos os dias e isso não é bom

pois é Mech, esta correcção esta-me a parecer um pouco diferente das mais recentes...
vejo distribuição-queda, distribuição-queda sempre com lower lows :?

talvez esta demore um pouco mais do que as outras e tenha que testar suportes de longo prazo...
Outubro é um dos meses particularmente perigosos para especular em acções. Os outros são Julho, Janeiro, Setembro, Abril, Novembro, Maio, Março, Junho, Dezembro, Agosto e Fevereiro.

Registado: 5/4/2006 0:51

por Resina » 7/6/2007 11:34

Mechanic, lololol :lol:
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por The Mechanic » 7/6/2007 11:21

Lili !!! ..tu por aqui !!!

Primeiro foram os táxistas e mulheres a dias , agora vem o jet-set ! Sinais do Apocalipse...

Ááááiii fiiilha , as acções hoje até queimam os dedos da geeeente ...!!! Ontem na festa do Benardo , aquele que é Juiz , comentava-se que a Juca tava esgraçada porque a Pileca , aquela que é mulher do Zétolas , lhe fez um investimento em tubóvorrents e que aquilo tinha dado pró tôortoo ...! Diz que o Zétolas disse à Pileca que " acabaram-se os Armanis !! Agora a menina veste Versace By Lello e é se quer ..." .

Bom , agora que a Lili já teve o acolhimento merecido ( sê bem-vinda ) pela primeira mensagem no Caldeirão , há que dizer que se calhar ela até tem razão . E daí , talvez não . Os futuros estão ligeiramente verdes e os States já me habituaram a não seguir a onda do resto do mundo . No entanto , se eles vão mesmo na onda e abrem com quedas e começam a cair forte , então ...béu !

É que esta correcção já está a durar mais dias do que era previsto . Não está a ser muito violenta, mas está a fazer mossa e está a fazê-lo consistentemente . Vái caindo, caindo , com Lower lows todos os dias e isso não é bom .

É altura de olhar para os indices e ver onde estão os suportes , para ver onde pode isto reverter...

Um abraço ,

The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por Lili Caneças » 7/6/2007 10:02

Resina Escreveu:Apesar do dia de hoje não esta muito famoso, o nosso psi aguenta-se no positivo.
A Brisa, Galp (novamente, esta não para!! :shock: :shock: :shock: ) e Bcp estão a ajudar...
Pode ser que da parte da tarde as coisas se alterem...
Ainda é cedo para sairmos do Bull...

Olá Resina,

Se reparares, os restantes indices europeus estão ligeiramente positivos.
Deixa lá a Bolsa Americana abrir e logo verás isto a descambar.

Lili

Registado: 30/5/2007 21:22

por Resina » 7/6/2007 9:57

Apesar do dia de hoje não esta muito famoso, o nosso psi aguenta-se no positivo.
A Brisa, Galp (novamente, esta não para!! :shock: :shock: :shock: ) e Bcp estão a ajudar...
Pode ser que da parte da tarde as coisas se alterem...
Ainda é cedo para sairmos do Bull...

por valves » 6/6/2007 23:21

Queda potencial de 14% nos próximos 6 meses. Vale o que vale mas na CNN estava a passar em notícia que está a pressionar os states e é com estas pequenas coisas que os sell-off's começam.

numca se poderá dizer que não cai ... mas num contexto de excesso de liquidez n :) ão se secaria a liquidez com pré avisos de quedas, mas exactamente com movimentos deste genero volatilidade elevada e sem aviso previo. :wink: considero o grafico do estilo S6P no ano 2000 aquele que teria melhor sucesso em secar o excesso de liquidez
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

por sol » 6/6/2007 18:58

É sempre a mesma cena. Em bolsa como em tudo na vida nada se deve desvalorizar nem valorizar em excesso, cada dia é um dia, nem uma correcção de um dia dá indicação de que vem ai o fim ou o principio de coisa nenhuma, simplesmente face as ordens despejadas no mercado "hoje" ditaram uma sessão com sinal -

E amanhã como se vai ser o sentido do Mercado?
Obviamente ninguém sabe.

Para uns foram a arteração das taxas de juro do BCE que provocou está sessão com sinal - é possivel mas se as bolsas não tivessem subido o que já acumulam de valorização anual, esta subida da taxa de juro muito provávelmente até tinha passado despercebida como muitas vezes acontece e os analistas costumam dizer que os mercados já haviam descontado o acontecimento.

Neste ponto concordo com o Ulisses, não desvalorizar mas também não valorizar em excesso.

sol

Registado: 17/12/2002 10:41

por Jiboia Cega » 6/6/2007 18:36

Já li noutro post algo como "Maio tem 31 dias" a propósito do sell in May and go away. É realmente bem provável que tenhamos entrado na fase típica de verão propícia a algumas correções que dentro em breve se tornam em boas oportunidades para muitos.

Registado: 21/3/2006 10:46

por Ulisses Pereira » 6/6/2007 17:08

João Silveira, depois de vários avisos insiste em usar o caldeirão exclusivamente para "bateres nos outros". Game Over.

Vitor, é preciso ser um herói muito grande para, na primeira correcção a seguir a um máximo dizer: "O bull Market chegou ao fim". A História dos mercados está cheia de pessoas a tentar serem heróis. Em todas as correcções nos últimos anos, apareceram sempre aqueles que tentando dar o salto para a categoria dos heróis profetizaram o fim do Bull Market. Sem sucesso. Naturalmente, que um dia, alguém se tornará herói, pois os Bull Markets não duram para sempre. Mas adivinhar topos não é algo que de dinheiro...

Por outro lado, uma correcção nesta altura faz todo o sentido. Quando vemos, por exemplo, aqui no caldeirão, tanta hostilidade quando sai um Price Target mais baixo ou quando alguém defende que uma acção vai corrigir, facilmente se percebe que o optimismo era demasiado e que o mercado estava vulnerável.

Eu acho que não há nenhum sinal de que o Bull Market tenha terminado. Mas acho também que ninguém deve desvalorizar a força de uma correcção. Ou seja, quem negoceia no curto prazo, não se deve fiar que estamos num "Bull MNarket" porque isso pouco lhes vale. E mesmo quem anda no longo prazo, deve definir "stops" (naturalmente largos, porque estamos a falar de uma perspectiva temporal bem alargada) caso de facto uma inversão de longo prazo aconteça.

Peço desculpa da minha resposta não ser tão objectiva como gostaria mas penso que seria irresponsável estar a ser dogmático nesta altura.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Sigmund » 6/6/2007 15:32

Boa tarde.

Bom, hoje tá tudo a correr ao xanax...

Para nos sossegarmos, consideramos sempre que se trata de uma correção para aliviar e que a seguir retoma a sua tendencia bull, na verdade acho que a maior parte desvaloriza essas correções de tão eufórico que está. O mercado é movido a maior parte das vezes pelo sentimento, pela emoção, muito pouco racional às vezes. Lembro a euforia criada á volta SCO, é evidente qua mais tarde aquilo havia de estourar, não podia continuar naquela escalada euforica, não havia razões para tal, bastou que alguém despejasse mais que o habitual para surgisse o panico. Percebeu-se que afinal o titulo negociava com "pés de barro" tendo em efeito significado enormes perdas em poucos minutos para alguns.

"Os loucos abrem os caminhos que depois emprestam aos sensatos"

Registado: 23/5/2007 16:33

por Sigmund » 6/6/2007 15:31

Boa tarde.

Bom, hoje tá tudo a correr ao xanax...

Para nos sossegarmos, consideramos sempre que se trata de uma correção para aliviar e que a seguir retoma a sua tendencia bull, na verdade acho que a maior parte desvaloriza essas correções de tão eufórico que está. O mercado é movido a maior parte das vezes pelo sentimento, pela emoção, muito pouco racional às vezes. Lembro a euforia criada á volta SCO, é evidente qua mais tarde aquilo havia de estourar, não podia continuar naquela escalada euforica, não havia razões para tal, bastou que alguém despejasse mais que o habitual para surgisse o panico. Percebeu-se que afinal o titulo negociava com "pés de barro" tendo em efeito significado enormes perdas em poucos minutos para alguns.

Registado: 23/5/2007 16:33

João silveira

por JUKIMSUNG » 6/6/2007 14:53

JoaoSilveira Escreveu:Primeiro dizes que o sell-off vai começar e durará 6 meses:
MOHAMED Escreveu:Queda potencial de 14% nos próximos 6 meses. Vale o que vale mas na CNN estava a passar em notícia que está a pressionar os states e é com estas pequenas coisas que os sell-off's começam.

Hoje a pressão negativa vai manter-se e é possível que as correcções venham a acentuar.

Depois dizes logo em seguida que saiste a perder:
MOHAMED Escreveu:Consegui abandonar todos os barcos com menos valia de 250 Eur e estou todo contente. O saldo deveu-se à borla que apanhei na TDU senão era bem pior.

E por fim dizes que vai reentrar num curto espaço de tempo:
MOHAMED Escreveu:Agora aguardo (tanto pode ser 5 minutos como esperar pelo dia de amanhã, pois nos feriados quando dece desce mais e quando sobe também sobe mais) novas oportunidades

O que vale é que em cada parágrafo há contradições. Mas prontos, continua lá na tua.

Ou o amigo não sabe ler, ou não sabe interpretar o que está escrito, ou é o efeito bolinha que se apodera de si de vez enquando.

Mas fazendo minhas as suas palavras,

PRONTOS, CONTINUE LÁ NA SUA.

Re: MORGAN STANLEY

por JUKIMSUNG » 6/6/2007 14:51

masterpro Escreveu:
MOHAMED Escreveu:emite triplo aviso a avisar que the rally is over.

Queda potencial de 14% nos próximos 6 meses. Vale o que vale mas na CNN estava a passar em notícia que está a pressionar os states e é com estas pequenas coisas que os sell-off's começam.

Hoje a pressão negativa vai manter-se e é possível que as correcções venham a acentuar.

Consegui abandonar todos os barcos com menos valia de 250 Eur e estou todo contente. O saldo deveu-se à borla que apanhei na TDU senão era bem pior.

Agora aguardo (tanto pode ser 5 minutos como esperar pelo dia de amanhã, pois nos feriados quando dece desce mais e quando sobe também sobe mais) novas oportunidades

Saiste da SCO ?!

Pelo teu optimismo no tópico da SCO fiquei com a impressão que não vendias :)

Bem quanto a este tópico sell-off não é nem de perto nem de longe, ainda por cima com baixa liquidez.

No entanto acho também que a maré poderá estar para começar a correcção de Verão :) mais semana menos semana.

8-) 8-) 8-) 8-)

Saí na ganância de apanhar borlas na TDU e entalei-me ligeiramente, mas pode ser que aprenda a lição

por vitor79 » 6/6/2007 14:07

Ulisses, em primeiro lugar obrigado.
Depois queria dizer que concordo, isto não é nenhum Sell Off.
Por último, parece-me que já estiveste mais confiante quanto a duração das subidas. Lendos os teus posts de agora e de há seis mesitos atras, parece-me que tu pensas que estamo sperto do fim do Bull, estarei certo?
Obrigado.
A Tendência é Nossa Amiga.

Registado: 9/12/2006 20:01

por masterpro » 6/6/2007 14:01

MOHAMED Escreveu:emite triplo aviso a avisar que the rally is over.

Consegui abandonar todos os barcos com menos valia de 250 Eur e estou todo contente. O saldo deveu-se à borla que apanhei na TDU senão era bem pior.

Agora aguardo (tanto pode ser 5 minutos como esperar pelo dia de amanhã, pois nos feriados quando dece desce mais e quando sobe também sobe mais) novas oportunidades

Saiste da SCO ?!

Pelo teu optimismo no tópico da SCO fiquei com a impressão que não vendias :)

Bem quanto a este tópico sell-off não é nem de perto nem de longe, ainda por cima com baixa liquidez.

No entanto acho também que a maré poderá estar para começar a correcção de Verão :) mais semana menos semana.

8-) 8-) 8-) 8-)

Registado: 13/3/2007 14:42

por JoaoSilveira » 6/6/2007 13:51

Primeiro dizes que o sell-off vai começar e durará 6 meses:
MOHAMED Escreveu:Queda potencial de 14% nos próximos 6 meses. Vale o que vale mas na CNN estava a passar em notícia que está a pressionar os states e é com estas pequenas coisas que os sell-off's começam.

Depois dizes logo em seguida que saiste a perder:
MOHAMED Escreveu:Consegui abandonar todos os barcos com menos valia de 250 Eur e estou todo contente. O saldo deveu-se à borla que apanhei na TDU senão era bem pior.

E por fim dizes que vai reentrar num curto espaço de tempo:
MOHAMED Escreveu:Agora aguardo (tanto pode ser 5 minutos como esperar pelo dia de amanhã, pois nos feriados quando dece desce mais e quando sobe também sobe mais) novas oportunidades

O que vale é que em cada parágrafo há contradições. Mas prontos, continua lá na tua.

Registado: 25/5/2007 13:51

MORGAN STANLEY

por JUKIMSUNG » 6/6/2007 13:45

emite triplo aviso a avisar que the rally is over.

por carrancho » 6/6/2007 12:51

pedrom Escreveu:Amanhã os mercados estão abertos?

Afirmativo.
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por Enslaved » 6/6/2007 12:48

Resina Escreveu:

Porque razão não haveriam de estar!?

Amanhã é feriado :mrgreen: :mrgreen: . Tanto trabalho que tens que ainda não fizeste planos para o feriado? :wink: Eu cá já tenho a minha agenda cheia 8-)

Registado: 28/2/2007 18:24

por Resina » 6/6/2007 12:43

Porque razão não haveriam de estar!?

por scpnuno » 6/6/2007 11:44

Não, meu-amigo-que-não-é-de-Moçambique.

Tal como as acções, depois de uma queda superior a 1%, ficam suspensos 1 dia para consolidação de ofertas.

Pronto, agora que já te baralhei, respondo que acho que sim. Pelo menos, ninguém me pediu autorização para fechar.

Abraço
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Al Beca, Bing [Bot], Google [Bot], iniciado1, lsmsimoes9, m-m, Phil2014, silva_39, Silvaz77, tami e 69 visitantes