Off topic - Prestação crédito habitação
pata, eu cheguei a considerar essa hipótese mas na verdade não parece ser assim. Eu tenho o "fantástico dom" de saber calcular uma prestação de CH com máquina de calcular e fazendo simulações na CGD e BPI os valores que obtenho são os mesmos das simulações e assumem a tal diferença na taxa. A única hipótese de estarmos a falar da mesma taxa é se no BPI cobram a mensalidade de 30 em 30 dias, em vez de cobrarem a um dia fixo do mês como na CGD. Será esse o caso?
- Registado: 30/11/2005 13:27
toninho, as taxas são exactamente iguais só que calculadas de modo diferente. Matemáticamente uma base difere de outra de aproximadamente 0.05 pontos percentuais, ou seja, uma taxa de 2.05 é equivalente a 2.00 na outra base.
Editado pela última vez por Pata-Hari em 9/6/2007 12:57, num total de 1 vez.
Base 365 ou 360?
Aproveito este tópico aberto sobre crédito à habitação para colocar/expôr uma dúvida que me surgiu.
Aparentemente existem bancos a usar taxas Euribor diferentes. Dando exemplos concretos, o BPI usa a base 360 dias e a CGD usa a base 365 dias para o cálculo da Euribor. Assim, se forem ver aos respectivos sites deparam com a seguinte situação:
Euribor 3M Euribor 6M
CGD 4.128% 4.255%
BPI 4.071% 4.197%
Numa altura em que foram tomadas tantas iniciativas legislativas para tentar uniformizar ao máximo esta questão do cálculo das taxas de juro e em que os spreads oferecidos são tão semelhantes, parece muito estranho que exista uma disparidade destas. Na prática, isto quer dizer que o spread de 0.3% no BPI é melhor que o 0.25% da CGD!?
Será que me está a escapar alguma coisa? Gostava que algum dos caldeireiros com mais conhecimento de CH pudesse confirmar se assim é...
Aparentemente existem bancos a usar taxas Euribor diferentes. Dando exemplos concretos, o BPI usa a base 360 dias e a CGD usa a base 365 dias para o cálculo da Euribor. Assim, se forem ver aos respectivos sites deparam com a seguinte situação:
Euribor 3M Euribor 6M
CGD 4.128% 4.255%
BPI 4.071% 4.197%
Numa altura em que foram tomadas tantas iniciativas legislativas para tentar uniformizar ao máximo esta questão do cálculo das taxas de juro e em que os spreads oferecidos são tão semelhantes, parece muito estranho que exista uma disparidade destas. Na prática, isto quer dizer que o spread de 0.3% no BPI é melhor que o 0.25% da CGD!?
Será que me está a escapar alguma coisa? Gostava que algum dos caldeireiros com mais conhecimento de CH pudesse confirmar se assim é...
- Registado: 30/11/2005 13:27
hupavigo, se quiser mudar de banco, pode-o fazer sem perder a bonificação. Terá é de fazer um novo contrato e incomodar de novo os fiadores. Há bancos que cobrem as despesas inerentes à transferência.
Pode também renegociar o spread. Já se consegue 0.7% e até inferior no crédito bonificado.
Pode também renegociar o spread. Já se consegue 0.7% e até inferior no crédito bonificado.
Paulo Moreira
- Registado: 6/11/2002 16:28
a ideia da bonificação era boa eu numa 1ª casa tive bonificação, mas tambem cheguei a levar uns belos aumentos devido a aumentos de rendimentos quando apresentava o irs acabava no mês seguinte a ter uma surpresa, eu concordo com o keiser, pois na pratica isto resultava no que foi dito, mas note-se tambem o facto dos tais "pobrezinhos" e papás em nome dos irs dos filhos "pobrezinhos" andarem á mama do sistema da bonificação do estado, e é pena
que paguem sempre os que precisam devido aos gulosos do costume...
como noeste ex a seguir-----um medico que burlou o estado nuns milhoes largos de euros e foi julgado recentemente, quando lhe perguntaram porque o fez ele respondeu que queria ser muito rico....de salientar que a pessoa em questão que queria ser nuita rica, ja ganhava com as clinicas que possuia cerca de 100 mil euros mês
ps já agora em relação ao valor que pagas não me parece muito, fazendo a proporção para o que eu pago é um valor mais baixo.
como noeste ex a seguir-----um medico que burlou o estado nuns milhoes largos de euros e foi julgado recentemente, quando lhe perguntaram porque o fez ele respondeu que queria ser muito rico....de salientar que a pessoa em questão que queria ser nuita rica, ja ganhava com as clinicas que possuia cerca de 100 mil euros mês
ps já agora em relação ao valor que pagas não me parece muito, fazendo a proporção para o que eu pago é um valor mais baixo.
Cumpt
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
perdes a bonificação, vais para o regime geral
o que não implica necessariamente que vás pagar mais
no regime geral, como existe muita concorrência, os bancos têm actualmente spreads (vulgo "margem de lucro") bastante reduzidas
no regime bonificado, como vinha o Estado e pagava "metade" da prestação, os bancos abusavam da spread ( 2% para cima)
o crédito bonificado é exemplo clara de intervenção estatal na economia com efeitos nefastos, na teoria parece mt boa e tem forte aceitação popular (ajudar os mais jovens, os mais "pobres" a comprar casa) mas na prática contribui para aumentar os lucros dos bancos, dos construtores civis, especulação imobiliária, maior corrupção (para autorizar mais construções), desordenamento urbanistico, maior endividamento da pop.....e os mais desfavorecidos acabam por pagar o mesmo que no regime geral
vai aos sites dos bancos e usa os simuladores para comparar com o q pagas agora
atenção às penalizações para sair do teu banco actual (lê a escritura)
o que não implica necessariamente que vás pagar mais
no regime geral, como existe muita concorrência, os bancos têm actualmente spreads (vulgo "margem de lucro") bastante reduzidas
no regime bonificado, como vinha o Estado e pagava "metade" da prestação, os bancos abusavam da spread ( 2% para cima)
o crédito bonificado é exemplo clara de intervenção estatal na economia com efeitos nefastos, na teoria parece mt boa e tem forte aceitação popular (ajudar os mais jovens, os mais "pobres" a comprar casa) mas na prática contribui para aumentar os lucros dos bancos, dos construtores civis, especulação imobiliária, maior corrupção (para autorizar mais construções), desordenamento urbanistico, maior endividamento da pop.....e os mais desfavorecidos acabam por pagar o mesmo que no regime geral
vai aos sites dos bancos e usa os simuladores para comparar com o q pagas agora
atenção às penalizações para sair do teu banco actual (lê a escritura)
Off topic - Prestação crédito habitação
Tenho um crédito Habitação de 75.000 euros a 30 anos ainda com bonificação de 40% cuja prestação está neste momento nos 345 euros.
Acham muito ?
Se eu quiser mudar para outro banco, perco o direito á bonificação ?
Obrigado,
Acham muito ?
Se eu quiser mudar para outro banco, perco o direito á bonificação ?
Obrigado,
- Registado: 6/5/2006 14:39
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Al Beca, Aqui_Vale, Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], m-m, macau5m, Mr.Warrior, paulopereira.pp36.pp, Phil2014, PMP69, tami, zulu404 e 108 visitantes