Caldeirão da Bolsa

offtopic-ar condicionado sem mangueira ou outra solução?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por colin » 4/6/2007 10:34

Pelas razões que o Quico enunciou é que eu acho que a opção de mandar o ar quente para fora é de longe a melhor opção (dado o custo e dimensão do sistema que se quer).

Deitar água potável fora é muito mal visto (e com razão). Um sistema que utilizasse água de refrigeração necessitaria de arrefecer a água lá fora (mais uma vez, era preciso tubos, etc.) e ficava mais caro que a mangueira do ar.

é tudo uma questão de custo/benefício...

Registado: 1/3/2007 12:14

por Quico » 4/6/2007 10:15

Essa ideia até é viável: só para lhe dar uma ideia, gasta-se 3,5 vezes mais energia para fazer subir a 1ºC de temperatura de 1 litro de água, que 1ºC de temperatura em 1 [b]metro cúbico [b]de ar. O que faz com que possa mandar para uns litritos de água o calor que retira de uma sala, mais o calor relativo ao trabalho do compressor (mesmo falando de um COP de 3 ou 4).

Ora, eu não tenho conhecimento de que exista esse equipamento. E sendo uma ideia aparentemente viável, quem sabe se até não teremos aqui uma "business oportunity"?

Agora, há uma série de dificuldades a superar: convém que a água esteja num recipiente isolado se não volta pôr o calor na sala (o que complica logo as coisas). Para estar num recipiente isolado, possivelmente teria-mos problemas no caso de a água começar a ferver - formação de vapor num recipiente fechado corresponde a criarmos uma potencial bomba. A não ser que libertasse-mos algum vapor para a sala e aí estava-mos pior: para além de aumentarmos o [b]calor sensível[b] no ar da sala, estariamos a aumentar o [b]calor latente[b], i. e., a quantidade de humidade no ar da sala (o oposto do que se deve fazer numa habitação no verão). Mas admitindo que esta dificuldade era superada (por via, p. ex. de termos uma grande massa de água): é provável que em períodos de grande calor tenha que estar ma trocar de água com grande frequência. Se calhar o mais prático até seria estar a renovar a água, usando a agua da companhia e mandando-a para o esgoto. Não me parece que seja também grande ideia, até porque no verão procura-se não desperdiçar água.
Mais uma coisa: teremos que insonorizar o compressor do aparelho, em vez de o pôr lá fora... caso contrario teremos que aturar com o barulho cá dentro de casa. Até os aparelhos clássicos por vezes acabam por transmitir através dos tubos e líquido, ruído para o interior da casa. Outro problema...:roll:

Enfim, se calhar até é possível que haja boas razões (quanto mais não seja a simplicidade), de mandar o calor directamente para o ar lá de fora... :wink:

Um abraço.
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por JoaoSilveira » 4/6/2007 8:29

Quico e colin:

o ar condicionado, gasta energia com o objectivo de tornar a tua casa mais fresca que a temperatura exterior, no entanto, como qualquer "bomba de calor" ele gasta essa energia para mover calor do interior para o exterior.
E o calor produzido, é em quantidade superior ao frio, visto que se tem que adicionar o calor produzido pelo compressor (consequencia do dispendio de energia)

Ao deixar duas fontes de calor dentro de casa (o compressor, e um "deposito de calor", que poderá ser água), a eficiencia perde-se.

Uma solução, seria aproveitar a maior capacidade térmica mássica da água (em alternativa ao ar que tradicionalmente arrefece o condensador/radiador do ar condicionado), para acumular calor, seria necessario um depósito (de água quente, que ia irradiar o calor, e precisava de ser despejado frequentemente) ou arranjar um circuito fechado para essa agua, ou simplesmente mandar a agua fora (o que é um desperdicio de agua). É esta a minha pergunta se existe.

Registado: 25/5/2007 13:51

por colin » 4/6/2007 8:10

Joao: o melhor é mesmo mandar o calor para a rua. Se o calor ficar dentro de casa, mais vale não teres ar condicionado, já que não arrefece nada.

Registado: 1/3/2007 12:14

por Quico » 4/6/2007 8:10

Quer-me parecer que há pr'aqui um certo desconhecimento dos princípios mais elementares da termodinâmica!

Qualquer máquina térmica, seja ela motor, seja ela uma máquina frigorífica, precisa de 2 coisas: uma fonte quente e uma fonte fria (aliás, uma é o espelho da outra).
Se eu percebi bem a questão da "mangueira", o João quer fazer da própria sala fonte quente e fonte fria ao mesmo tempo. Ora isso, podendo ser feito, seria um disparate. Seria a mesma coisa que manter o frigorífico lá de casa a trabalhar com a porta aberta.

Um abraço.
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

Re: offtopic-ar condicionado sem mangueira ou outra solução?

por JoaoSilveira » 4/6/2007 6:47

rnbc Escreveu:
JoaoSilveira Escreveu:A minha questão agora é se existem ar condicionados portáteis que não tenham este tubo, ou se existe algum outro método de refrigeração para além destes mencionados que não necessite de tubo para o exterior.

Não, e se alguém te quizer vender um não compres porque é uma fraude.

Um ar-condicionado tem sempre que gerar calor (mais do que frio) e enfiar esse calor algures, geralmente no exterior. Seja através dum liquido refrigerante (split-system com compressor exterior), ou atirando com ar quente para o exterior, ou coisa do género.

Pois, mas em vez de enviar ar quente para o exterior através de uma mangueira, podia ser enviado para um depósito de água no seu interior, ou até mesmo transformado em água.

Re: offtopic-ar condicionado sem mangueira ou outra solução?

por rnbc » 4/6/2007 0:27

JoaoSilveira Escreveu:A minha questão agora é se existem ar condicionados portáteis que não tenham este tubo, ou se existe algum outro método de refrigeração para além destes mencionados que não necessite de tubo para o exterior.

Não, e se alguém te quizer vender um não compres porque é uma fraude.

Um ar-condicionado tem sempre que gerar calor (mais do que frio) e enfiar esse calor algures, geralmente no exterior. Seja através dum liquido refrigerante (split-system com compressor exterior), ou atirando com ar quente para o exterior, ou coisa do género.
However elegant the method we should occasionally look at the results.

Registado: 8/3/2006 23:54

offtopic-ar condicionado sem mangueira ou outra solução?

por JoaoSilveira » 3/6/2007 18:36

Viva,

O calor do verão passado foi insuportável. Na altura tinha ventoinhas em casa, mas nada ajudam. Depois adquiri um ar condicionado evaporativo (aqueles que funcionam com gelo), mas também não refrigeravam nada, além de serem barulhentos.

A única alternativa que vejo é um ar condicionado portátil.
Contudo, estes necessitam de uma mangueira que terá ser colocada para o exterior, donde sai ar quente. E este tubo é exactamente o maior problema, devido a problemas de espaço e comprimento do tubo.

A minha questão agora é se existem ar condicionados portáteis que não tenham este tubo, ou se existe algum outro método de refrigeração para além destes mencionados que não necessite de tubo para o exterior.

Cumps.

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Crissssx, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, iniciado1, jeronimovaldemars, LeitorAtento234, OSTC, Phil2014 e 70 visitantes