Caldeirão da Bolsa

Porque comprei Inapa hoje?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Accionistas da Inapa aprovam aumento de capital

por tek » 31/5/2007 21:04

Os accionistas da Inapa aprovaram hoje, na assembleia geral (AG), uma operação harmónio. Em consequência desta operação o capital da empresa vai aumentar em 122,8 milhões de euros.

A AG da Inapa decorreu hoje e esteve representado cerca de 60% do capital social da empresa, de acordo com um comunicado emitido pela companhia.

Os accionistas, além de terem aprovado um novo modelo de gestão da sociedade, deram "luz verde" à operação harmónio que vai consistir na "redução de capital social, por extinção de acções próprias e por redução do valor nominal das acções representativas do capital social e a utilização de reservas para a cobertura de perdas", explica a empresa.

No mesmo âmbito, os accionistas da Inapa aprovaram "o aumento do capital social em 122,8 milhões de euros".

Registado: 28/12/2004 14:51

por pedras11 » 31/5/2007 20:04

A Inapa aprovou esta quinta-feira, em assembleia-geral, um aumento de capital para 122,8 milhões de euros, anuncia em comunicado.
Foi ainda aprovada a desblindagem dos estatutos da empresa que limitava os votos aos accionistas que se encontrassem coligados entre si, na parte em que excedia 15 por cento da totalidade dos votos correspondentes ao capital social.

Os accionistas da Inapa aprovaram ainda as contas de 2006. O objectivo, segundo o documento, é contribuir «para que a empresa continue o plano de reestruturação levado a cabo em fins de 2006. Este pretende acelerar a melhoria do desempenho verificada no primeiro trimestre de 2007».

As acções da empresa fecharam esta quinta-feira inalteradas para os 2.34 euros.

http://www.agenciafinanceira.iol.pt/not ... iv_id=1728
"O desprezo pelo dinheiro é frequente, sobretudo naqueles que não o possuem"

Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges

Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net

Registado: 31/10/2004 1:09

Tabela

por portucel » 31/5/2007 10:58

Conversão de acções em direitos para o aumento de capital da Inapa...
Anexos
inapa.xls
(0 Bytes) Transferido 282 Vezes

Registado: 10/11/2006 16:05

por SMALL2007 » 31/5/2007 8:44

lá vamos nós adiar isto mais uma vez.

é como o Ulisses afirmava, pode sempre cair mais um bocado. E voltamos a poder comprar abaixo dos 3.40...à vontade
Cumprimentos,
SMALL

Registado: 16/5/2007 19:14

Inapa sai do calendário de privatizações em 2007

por enologo » 31/5/2007 5:46

Contra o que estava programado no calendário oficial de privatizações para o biénio 2006-2007, ainda não é este ano que o Estado vai alienar a participação de 30% que detém na empresa de distribuição de papel Inapa.

Mas em linha com os planos do Governo para este período vão, com certeza, avançar o IPO (oferta pública inicial) de 19% da REN, em Julho, e a sexta fase de privatização da EDP, em data e percentagem de capital ainda por definir.

"A participação da Inapa não será privatizada em 2007 por razões de mercado, havendo que aguardar os resultados do programa de recapitalização e reorientação dos negócios", avançou ao Jornal de Negócio Plácido Pires, presidente da Parpública - sociedade gestora das participações do sector empresarial do Estado.

http://www.negocios.pt/mobile/default.a ... &id=296863
Um copo de vinho por dia, nem sabe o bem que lhe fazia!!

Registado: 1/11/2006 11:28

Galinha "magra"

por portucel » 31/5/2007 5:20

Inapa sai do calendário de privatizações em 2007...
... por razões de mercado... (in Jornal de Negócios).

Querem primeiro engordar a GALINHA!!!

por James Wheat » 30/5/2007 22:05

manilha Escreveu: Como sabes na bolsa não existem bruxas nem adivinhos.
Nenhum de nós pode fazer o papel de coitados em determinado momento e em outro de heróis.
Estámos todos no mesmo barco.
Por outro lado, das poucas coisas que até hoje penso ter captado neste mundo da bolsa, é o de que mais importante que escolher o momento de entrada(independentemente de mínimos/máximos históricos) é o de determinar o momento de saída.
Na verdade, só nesse momento é que podemos avaliar se entramos bem ou mal em dado título,consoante as perdas/ganhos que estejamos dispostos a assumir.

Manilha,

Tenho q aplaudir o seu post :clap: :clap: !
Bruxas e adivinhos não há, senão não andavamos todos aqui ! Eu pelo menos não !!
Qt ao herói, é o que digo, não consigo, compro sempre acima dos minimos !
Sem duvida no mesmo barco: infaliveis todos e por isso mesmo me surpreendo com os tiros nos minimos de tantos e tantos - nem me referia a si, que confesso q nunca tinha lido !
Sobre 'os momentos' assino por baixo... embora com reticências, que incluem aliás a Inapa ! Eu acho q €2,61 (sendo hoje alto) é para fazer dinheiro - já me disseram em mens priv que é convicção pessoal a mais e eu respondo: é sim senhora ! -, pelo que conto vender bem acima depois do AC. Agora atenção que há gente com Inapa a €4 e a €5 e para esses o timing de entrada... torna tudo muito complicado - infelizmente :roll: !
Abraço - dizendo-lhe que embora sendo suspeito na opinião, acho que entrou muito bem ! Boa sorte :wink: !!
James Wheat
Position Trader

Registado: 24/5/2006 12:33

por manilha3 » 30/5/2007 21:25

Como sabes na bolsa não existem bruxas nem adivinhos.
Nenhum de nós pode fazer o papel de coitados em determinado momento e em outro de heróis.
Estámos todos no mesmo barco.
Por outro lado, das poucas coisas que até hoje penso ter captado neste mundo da bolsa, é o de que mais importante que escolher o momento de entrada(independentemente de mínimos/máximos históricos) é o de determinar o momento de saída.
Na verdade, só nesse momento é que podemos avaliar se entramos bem ou mal em dado título,consoante as perdas/ganhos que estejamos dispostos a assumir.

Registado: 11/1/2007 5:59

por James Wheat » 30/5/2007 20:46

Eu hoje reforcei e baixei o preço médio para 61...
Agora continuo a padecer de uma mal unico, quando comparado com muitos e muitos neste forum: só ocasionalmente consigo comprar uma acção nos minimos - ou quase nos minimos !
Deve ser malapata pessoal, não tenho jeito para adivinho... Xiça :-k :shame: !! Huummm, não sei se isto vai là indo à bruxa :? ...

Abraço e muito bons negócios a todos !
James Wheat
Position Trader

Re

por JAS » 30/5/2007 17:11

manilha Escreveu:Alto risco em mínimos históricos.

É arriscado mas, quando nos corre bem ,costuma ser altamente rentavel...

Um abraço,
JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...

Registado: 5/11/2002 0:05

por scpnuno » 30/5/2007 17:03

Saíram agora mesmo resultados trimestrais no site da CMVM.

Não dá para copiar, são 5 paginas em pdf - fica o link

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR13693.pdf
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por manilha3 » 30/5/2007 15:25

James:
Estou como tu.
Entrei hoje a 2.33 e estou disposto a ir ao Ac e aguardar uns bons meses.
Vamos ver o que dá a AG de amanhã.
Alto risco em mínimos históricos.

Registado: 11/1/2007 5:59

Estratégia...

por portucel » 27/5/2007 21:34

Eu entendo a tua posição James...

... mas quem não tem desse papel, deve aguentar...

... tem tempo de ir à Martifer, à REN...

... e arrancar então com a Inapa!

Re: Estratégia...

por James Wheat » 27/5/2007 21:14

portucel Escreveu: Tudo indica que a Inapa vai continuar pressionada em baixo até concretizar o A.C., pois os "piranhas grandes" têm interesse nisso:
- Se fosse para subir as notícias da possível recuperação já tinham tido efeito,
- Há interesse em pressionar o papel para degradar a cotação dos direitos e diminuir o interesse dos pequenos.
Por isso penso que vai ser o papel do 2º semestre!!!
P.S. Nem me admiro que volte para 2,7 após o aumento de capital e possível entrada no PSI 20.

Portucel,

Concordo com o 'quadro geral'. Agora mesmo tendo em mãos algum papel, não estou tão optimista como o amigo no curto prazo, nomeadamente em relação a:

1º recuperação forte no 2º semestre.
Acho que 6 meses para darem a volta ao texto é pouco, muito pouco. Esse era o meu horizonte, mas sem esta volta de 360 graus que se deu nos ultimos 45-60 dias.

Chamo a atenção: no plano 2007-2010, as vendas de activos 'não estratégicos' estão previstas sobretudo em 2008... Serão resultados 'extraordinários', mas há ali muito activo e a empresa tem base em muitos países na Europa (poderão inclusive vir a render mais ?).

2º a entrada no psi-20 é, para mim, uma miragem / ilusão total.
Serve para titulo de entrevista do CEO no "Sol", mas vejo-a muito, mas muito longe: uns 2 anos, se correr bem ?

Queira Deus que me engane, mas novamente não penso positivo só pq tenho papel - procuro manter a distância e ser objectivo e racional.

Final comments: a Inapa teve umas 2-3 puxadas diárias de 5% desde o anuncio do AC, tendendo depois a voltar / deslizar até aos minimos (abaixo de €2.40)...
Entretanto há 3 sessões de bolsa até à AG ? 28, 29 e 30 Maio inclusive ?
Os piranhas vão especular, resta saber se para afundar - e limpar stops -, se para dar mais uma puxada - rapando papel. Não faço ideia.

Por isso estou sem ordens no sistema, vou ao AC e vou apostar no papel a 18 meses. Posso sair antes, mas sómente se ganhar o que quero - e que não é pouco !

Operações destas já as vi várias vezes. Empresas desta dimensão atraem predadores como moscas à volta de 'bosta' e então com bancos e pivate equities por trás, a lançar AC para entalar os pequenos e a desbloquear estatutos para votarem na proporção da % do capital que detenham... espero uns 12-18 meses sem qq problema.

Ab+Bn.

PS: o Bcp está cheio de papel acima de €5 !! Eu tenho preço médio de €2.71. Fico bem assim.
James Wheat
Position Trader

Depois do AC

por frigas » 27/5/2007 20:53

P.S. Nem me admiro que volte para 2,7 após o aumento de capital e possível entrada no PSI 20

Portucel,estás a referir este valor depois de acção cotar a €1.25, e recuperar até esses €2,70??

- As minhas contas da venda dos meus direitos estavam correctos portucel??

Abraço
Os nossos filhos são a nossa eternidade. Robert Debré

Estou feliz. Não tenho queixas. Às vezes choro. Milton Dacosta

A saúde, como a fortuna, deixa de favorecer aos que abusam dela. Saint-Évremont

Registado: 17/9/2006 11:08

Estratégia...

por portucel » 27/5/2007 19:45

Tudo indica que a Inapa vai continuar pressionada em baixo até concretizar o A.C., pois os "piranhas grandes" têm interesse nisso:

- Se fosse para subir as notícias da possível recuperação já tinham tido efeito,

- Há interesse em pressionar o papel para degradar a cotação dos direitos e diminuir o interesse dos pequenos.

Por isso penso que vai ser o papel do 2º semestre!!!

P.S. Nem me admiro que volte para 2,7 após o aumento de capital e possível entrada no PSI 20.

por James Wheat » 27/5/2007 18:43

Caros,

Eu continuo a achar q a desblindagem dos estatutos - que tem sido aqui muito pouco referida ! - é muitissimo importante, pq abre uma janela única a uma tomada da empresa, estando o Bcp (ou alguém por ele escolhido) óbviamente à cabeça.

O novo CEO é ex-Bcp... O Vasco Pessanha é amigo do Jardim e membro do Conselho Superior do banco... Entretanto juntou-se à 'pandilha' o Jorge Armindo, q poderá assegurar no futuro uma orientação bem mais sólida. A entrada do Pedro Norton de Matos (ex-Unysis e ex-Oni) também me parece positivo do ponto-de-vista da gestão.

Na minha visão - aqui estou a especular, é a leitura que faço de toda esta 'revolução' em curso - o Estado foi convencido a participar no AC na justa medida (minimo, na proporção que detém do capital), com a condição de depois a passar com uma razoável mais-valia (12-18 meses máx.), numa venda directa e numa óptica de manter a empresa em mãos nacionais.

O tempo de ver esta acção inverter atrasou-se uns bons meses, mas continua a achar que vai dar muito bom dinheiro.

Aguardo sereno. Ab.
James Wheat
Position Trader

Re

por JAS » 27/5/2007 14:27

Resolvida a questão do valor teórico dos direitos vamos lá discutir o que podemos fazer.

O objectivo terá que ser sempre "colocar o nosso preço médio abaixo da cotação".

Quem já está dentro estará em geral a perder, salvo raras excepções nas quais estou incluído felizmente, pois a INA há 10 anos que anda a cair.

Para esses não será o AC propriamento dito que poderá resolver o problema pois ele só se resolve se a INA vier a valorizar-se mas é negócio de longo prazo.
É muito possível que isso aconteça, na minha opinião, com as alterações estatutárias e alterações na gestão.
Não é essa perspectiva que interessa discutir agora.

No curto prazo, pressupondo que a AG aprova tudo, o que devemos fazer é "arbitragem entre acções e direitos" durante o AC.

Se os direitos estiverem baixos vendemos acções e compramos direitos, se os direitos estiverem altos vendemos direitos e compramos acções.

Com essa estratégia talvez se consiga reduzir umas centésimas ao preço médio mas não devemos esperar mais do que isso.

A quem está de fora da INA é difícil dar conselhos...
Pode valer a pena comprar direitos, pode valer a pena comprar acções, mas vai depender da evolução das cotações até lá.

Uma coisa é certa, para não haver queda de cotações, torna-se quase obrigatório que os 2 accionistas com participações elevadas, Estado e BCP, subscrevam integralmente todas a s acções a que tenham direito...

Um abraço,
JAS

P.S. - James, se tiver acções nessa altura, começo por aceitar os direitos como é evidente.
Se fico com eles e subscrevo as acções dependerá da arbitragem.
Noutros AC's já me tem acontecido chegar ao fim com direitos e sem acções.
E acabando o processo de troca com posições nitidamente maiores...

Acho que, neste momento, nenhum de nós pode afirmar se vai ou não vai ao AC.
Ainda falta muito tempo e temos que ver como evolui a INA.
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...

Registado: 5/11/2002 0:05

Não é mau de todo....

por frigas » 27/5/2007 13:55

2,45 1,264 1,186

Portucel, tomando como exemplo o fecho de cotação a 2.45, se eu vender os meus direitos receberia,4100 acções x 1.186 ??? é isso ??

- A acção iria para bolsa a 1.264?

- Tb era bom, supondo q a acção no mercado fosse "up-side" para os 1.50 euros...a coisa era interessante, e a descapitalização nula no AC??

- Há e +- 5000 euros da venda dos direitos para reinvestir;é isso , não é??

Um Abraço

mas...

por frigas » 27/5/2007 13:35

...posso sempre esperar até ao dia pós-AG para tomar decisões, ou não??

- todo o processo do AC ainda terá de ir á CMVM, não é?

- a cotação ainda se manterá como está actualmente, ou não??

Abraço

Tabela

por portucel » 27/5/2007 13:01

Junto tabela de correspondência da cotação actual para após A.C. com o valor das acções e direitos:
Anexos
inapa.xls
(0 Bytes) Transferido 260 Vezes

Re: O Q acha o JAS??

por James Wheat » 27/5/2007 12:03

Frigas Escreveu:É de esperar sempre pelo resultado da AG??
Isto está-se a tornar num dilema, que é:

- Vou ao AC??
- Vendo os meus direitos e fico no sofá??
- Ou saio fora e não arrisco???-acredito q a empresa está numa fase de recuperação!!

O dilema é ter de optar por uma das três "questions" que coloco a mim próprio com o aproximar das AG...
Um Abraço

JAS,

Também estaria interessado em saber se vai ao AC... Mande brasa, que quanto mais opiniões construtivas, melhor para todos.

Frigas,

O que o meu amigo quer é que alguém lhe garanta 100% qual a melhor opção...
Eu creio que ninguém estará nunca em posição de eliminar o risco da sua decisão final, quer ela passe por vender já, quer vender direitos, quer ir ao AC.

A resposta passará sempre pelo valor futuro a que transaccionará a Inapa pós-AC e esse número ninguém lho poderá dar !

Abraço.
James Wheat
Position Trader

por James Wheat » 27/5/2007 11:56

JAS,

Entendo... Embora me pareça que a leitura do prospecto nesse parágrafo é bastante dúbia e inclusive contrasta com outros prospectos de AC q já vi - daí a minha interpretação.

Dito isto, aceito e agradeço o seu esclarecimento e como tal o meu erro - sem problema !

Valeu !
Abraço.
James Wheat
Position Trader

Raciocínio...

por portucel » 27/5/2007 11:41

Caro JAS,

Temos aqui uma diferença de interpretação...

... consideras que uma acção gera um direito de subscrever 4,5 acções a 1 €...

... eu considerei que uma acção gera 4,5 direitos de subscrever cada acção a 1 €...

... vou analisar melhor!

Abraço

O Q acha o JAS??

por frigas » 27/5/2007 11:31

É de esperar sempre pelo resultado da AG??
Isto está-se a tornar num dilema, que é:

- Vou ao AC??
- Vendo os meus direitos e fico no sofá??
- Ou saio fora e não arrisco???-acredito q a empresa está numa fase de recuperação!!

O dilema é ter de optar por uma das três "questions" que coloco a mim próprio com o aproximar das AG...

Um Abraço

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], iniciado1, leao, Opcard33, peste123, tami e 187 visitantes