Caldeirão da Bolsa

Estes americanos....

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Keyser Soze » 29/5/2007 19:06

Na minha maneira de ver as coisas, estamos a evoluir ERRADAMENTE,

já referi isto umas 2 ou 3 vezes:

vê este video

http://www.ted.com/index.php/talks/view/id/92

e depois analisa estes gráficos

http://tools.google.com/gapminder/

http://www.gapminder.org/downloads/pres ... -2005.html

vê a evolução que aconteceu na Asia nos últimos 25 anos, onde vive 2/3 da pop. mundial, graças a economia de mercado e globalização

a evolução do redimento per capita, da espernaça de vida, da mortalidade infantil

e depois escreve aqui se continuas com a mesma opinião , ou não

Registado: 8/2/2006 17:32

por carrancho » 29/5/2007 18:54

Só mais uma coisa em relação à evolução e ao que chamas de mundo melhor.

A maior evolução (já dentro da evolução pós revolução industrial) está na época da guerra fria. Era uma situação de salutar? Não me parece.
Toda essa evolução tem econtrado respostas para muitos males, mas também tem criado outros tantos.
Na minha maneira de ver as coisas, estamos a evoluir ERRADAMENTE, ou se preferires, não estamos a aproveitar essa evolução como deveriamos. Estamos a resolver apenas alguns problemas pontuais da actualidade, e mesmo nesses, há casos que resultam em agravamento de problemas futuros.

Para mim estamos a chegar ao ponto limite, não há muito mais margem de manobra, ultrapassado esse ponto limite resta-nos aguardar pelo FIM

Isto porque somos um animal que luta pela sobrevivência como qualquer outro, mas a errada "evolução/inteligência" está a encaminhar-nos à extinção.

Toda essa inteligência e evolução levou-nos a um ponto em que passou a ser mais importante o que temos do que o que deixamos (não sei se já alguem tinha dito isto, mas era digno de um qualquer filósofo :lol: )

Abraço,

Carrancho

PS- pouco sinto que tenho de agradecer aos americanos, sinto que muito tenho por que os recriminar.
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por Keyser Soze » 29/5/2007 18:51

rmachado Escreveu:O defeito dos Américas é sobretudo quererem meter sempre a seara em foice alheia... isto é, se na segunda guerra mundial (por exemplo) serviram de suporte a libertação da Europa e logo a Democracia,

ok

depois disso quase só tem cometido erros no que diz respeito "as invasões". De notar por exemplo que foi devido aos Americanos que os Russos conseguiram ser o que foram no pós guerra. O Roosevelt nunca viu no Estaline as suas verdadeiras intenções, já o mesmo não se pode dizer do Churchill.. e isto contribuiu e muito para os 50 anos seguintes.

esta aqui não percebi muito bem ... em que medida é que foram responsáveis ? está a advogar que o USA deveria ter entrado em guerra com a URSS depois de vencer a Alemanha Nazi ?

Meteram-se na Coreia, China, Vietname, Cambodja, Laos, em grande parte de África (aqui temos tb a nossa parte de culpa), etc...

Coreia - a guerra foi provocada pela regime comunista da Coreia do Norte, com o apoio da China, que invadiu a Coreia do Sul. O Sul foi então protegido por tropas das Nações Unidas, na sua maior parte americanos

China - na China ?...

Vietname - começou com o Norte Comunista, com o apoio da China, em tomar controle do Sul. Os Americanos intervieram apoiando o Sul, na altura receou-se um efeito dominó em que o Comunismo iria conquistar gradualmente, pela força, o poder nos países asiáticos

o conflito arrastou-se para os paises vizinhos, Laos e Cambodja: os vietcong invadiram esses paises e os US combateram-nos numa guerra secreta

é de salientar, no entanto, a tua imparcialidade:

não referes que a Guerra do Vietname, pelos Americanos foi, em certa medida, a continuação da 1ª Guerra da Indochina que tinha sido até ai levada a cabo pelos Franceses

e pior ainda, no caso do Cambodja, nem sequer fazes referência ao regime comunistas de Pol Pot, os Khmer Vermelhos, que entre 1975 e 79, levaram a cabo um dos genocídios do séc. XX, eliminado 2 milhões de Cambdojanos

África - esta aqui tb não percebo muito bem, os americanos não fizeram nada de significativo em África, a maior parte do continente eram colónias dos paises europeus e há medida que se foram tornando independentes cairam nas mãos dos comunistas

Mas sim prefiro várias "Ámericas" a Coreia do Norte, China, Irão, Zimbabwe... and so on...

ainda bem...

quando se armaram em samaritanos (Somália) deu no que deu... e foi a opinião pública que os fez sair, pois na celebre "batatada" bem retratada no filme BlackHawk Down, morreram muito poucos americanos, mas somalis... enfim passou o milhar, mas ter corpos arrastados pelas ruas pesou muito mais... e continuaram Somalis a morrer a fome...

e a culpa dos somalis andarem-se a matar uns aos outros é quem ? dos americanos !?

ainda me recordo das palavras de diplomata britânico na alturas: "Estes tipos há 2 mil anos que se andam a matar usn aos outros, não é agora que vão parar"

ainda assim os americanos, integrados numa missão humanitária da ONU foram lá, criaram as condições para a entrega de toneladas de comida ...mas a partir da altura que os somalis andam a matá-los e a arrastar o corpo dos marines pelas ruas, o que esperavas que acontecesse ? que ficassem por lá !?

carrancho Escreveu:Duvido que o Nazismo tivesse ganho de qualquer das formas.

como assim ? tens consciência que houve ali uma altura que a Alemanha controlava toda a Europa Central e apenas tinha como adversários o Reino Unido isolado na sua ilha ?

se não fosse o apoio americano o Hitler tinha ganho na Europa

O comunismo nem na ex URSS conseguiu impor-se e não foi necessária nenhuma intervenção bélica dos EUA.

não !? após a derrota da Alemanha Nazi foram os USA que evitaram que a Europa caisse nas mãos dos comunistas, e assim só conseguiram salvar metade da europa

foi depois a guerra fria, e a constante pressão económica-militar que acabou por levar a economia soviética a um ponto de ruptura já em finais da década de 80 e ao desmoronar do regime

Nós, a custo, conseguimos eliminar o anterior regime Salazarista e também não foi com a ajuda deles.

por acaso os americanos foram bastante critico do Salazar (em particular o JFK) e nunca deram muito apoio ao regime, por isso é q grande parte do equipamento militar português na guerra colonial é de origem francês/alemão (heli puma e allouette, a G3) e não material militar

após 25 de abril foram instrumentais (o Carlucci), apoiando o Soares, ajudado a evitar que o pais caisse nas mãos do PCP

Eu não tenho nada a agradecer aos americanos, porque não há nada que tenham feito só com o intuito de me (nos) ajudar. Mas tenho muito com que os recriminar
.

se pessoalmente não tens nada a agradecer-lhes em que medida é que, pessoalmente, te afectaram ? tens q ser coerente

tal como as empresas são movidas pelo desejo do lucro, por interesses egoístas, mas na sua senda egoísta acabam por servir melhor que ninguém os interesses, desejos e necessidades dos consumidores, das pessoas

os americanos, mesmo que motivados pelos seus próprios interesses, contribuem para um mundo melhor e, apesar de todos os seus defeitos, são uma melhor influência do qq outro pais

nunca percebi mt bem pq q há tanta gente que tem problemas em reconhecer realidade

por carrancho » 29/5/2007 18:35

afonsinho Escreveu:Eu estou calmo, sou um paz de alma até :P A internet engana porque não estamos à frente da pessoa. Até no messenger quanto mais num fórum.

Ainda bem... :wink:

Atrocidades sempre houve e sempre vai haver, e todos os impérios têm prazo de validade. Aí estamos de acordo. A América um país perfeito? Não. Políticas perfeitas? Não. Um "Império" perfeito? Não.

Exacto

Mas sei uma verdade! Nunca se viveu tão bem neste mundo com nesta era de "imperialismo", mesmo com todas as injustiças, guerras e sofrimento que por aí existe.

Será mesmo? Se (na era de que falas) vivesses na Palestina, Iraque, Sudão, Haiti, Coreia, Vietnam, Angola, Moçambique, Timor, Afeganistão etc etc etc etc Provavelmente terias uma visão dessa era bem diferente, não achas?

Se disseres que temos uma qualidade de vida que hoje não trocarias por a que à muitos s´culos existia, eu digo o mesmo, mas alguns diriam o contrário. Mas se imaginares que tens uma máquina do tempo e voltas 1000 anos atrás encontravas muitos que não queriam sair dos tempos de então e alguns que queriam.

E isso deve-se em muito aos americanos e ao império deles. O imperialsmo deles é diferente de todos os outros que já existiram, se os impérios europeus foram de domínio absoluto, o deles é de influência e de ideais.

Pois, todos foram diferentes. E todos quiseram impor a outros as suas ideias/ideais, nisso são todos iguais.

E muito provavelmente foram o dos impérios que mais fizeram pela humanidade como um todo, tecnologicamente,

Evolução meu caro, evolução! A maior evolução na humanidade está ligada ao nascimento da industria foi a ignição para a maior evolução de sempre da humanidade fazendo-a evoluir em pouco tempo muito mais que se evoluia em largos séculos. Mas isso acontecia com e sem americanos. contribuiram? sim, mas não contribuimos todos?

humanitariamente (os privados também contam, Bill, Warren e a carrada de fundações que por lá existem)

E nós temos a N SRA de Fátima e os 3 pastorinhos...
Não vamos por aí, tinha de me munir das X FILES para começar a relatar todos os assassinos americanos e criminosos....

e socialmente ( as mulheres passaram a votar e a ter os mesmos direitos que nós, até os homosexuais começam-se a casar e as mentalidades nunca foram tão abertas a novas ideias).

As mulheres votarem?!?!?! Pá, devemos isso mais a Lydia Becker que aos EUA, propaganda, enfim...
e quanto a direitos, bem se falar-mos em racismo os Americanos não têm muito com que se gabar também (históricamente Portugal ainda tem menos).

Nunca houve tão pouca pobreza no mundo, tão pouca fome e ironicamente... tão pouca guerra! A Europa, coincidência ou não, está em paz (salvo algumas excepções no leste europeu) durante esta ditadura imperialista, coisa rara na história da mesma.

Pouca guerra?!?!?!? Por favor, nunca tivemos tantas guerras em tão pouco tempo como nesta era de poderio americano e foi por muito pouco que não houve uma entre eles e URSS que acabava defenitivamente com a humanidade risco que nunca ocorreu com nenhum anteiror império.
Fome??? Olha que não recordo na história da Humanidade ter ouvido falar em um continente a morrer de fome, na "era dos americanos" ouvi e continuo a ouvir ainda para mais quando com tanta evolução isso deveria ser impensável nos tempos que correm... Mais uma vez... PROPAGANDA!

O mal da américa são certas políticas neo-conservadoras, mas os ideais? O "sonho americano"? A força que fez o mundo andar para a frente nestes anos todos? Esse sim é nobre e é o que a mim faz admirar aquele país! A Estátua da Liberdade não é um marco gigante de propaganda, é real. E os ideais e o sonho americano estão bem presentes na União Europeia, em todo o mundo ocidental e em todas as nossas vidas.

Desculpa... tretas, tretas e mais tretas...

Abraço,
Carrancho

por Valete » 29/5/2007 17:06

Essa é que a verdade. Nunca a Humanidade viveu uma época tão boa, e na minha opinião só tem a melhorar. Problemas existem claro, principalmente o desenvolvimento do 3º mundo, que passou para segundo plano com a paranóia do terrorismo. Mas de facto, estamos numa fase de prosperidade, que penso que muito se deve à profusão de informação cada vez mais facilitada. Principalmente isto de podermos trocar impressões instantaneamente com qualquer ser humano,o que cada vez aperta mais quem toma as decisões. Poder ao povo :lol:
In God we trust, all others bring data.

Registado: 2/10/2006 17:40

por afonsinho » 29/5/2007 15:26

Eu estou calmo, sou um paz de alma até :P A internet engana porque não estamos à frente da pessoa. Até no messenger quanto mais num fórum.

Atrocidades sempre houve e sempre vai haver, e todos os impérios têm prazo de validade. Aí estamos de acordo. A América um país perfeito? Não. Políticas perfeitas? Não. Um "Império" perfeito? Não.

Mas sei uma verdade! Nunca se viveu tão bem neste mundo com nesta era de "imperialismo", mesmo com todas as injustiças, guerras e sofrimento que por aí existe. E isso deve-se em muito aos americanos e ao império deles. O imperialsmo deles é diferente de todos os outros que já existiram, se os impérios europeus foram de domínio absoluto, o deles é de influência e de ideais. E muito provavelmente foram o dos impérios que mais fizeram pela humanidade como um todo, tecnologicamente, humanitariamente (os privados também contam, Bill, Warren e a carrada de fundações que por lá existem) e socialmente ( as mulheres passaram a votar e a ter os mesmos direitos que nós, até os homosexuais começam-se a casar e as mentalidades nunca foram tão abertas a novas ideias). Nunca houve tão pouca pobreza no mundo, tão pouca fome e ironicamente... tão pouca guerra! A Europa, coincidência ou não, está em paz (salvo algumas excepções no leste europeu) durante esta ditadura imperialista, coisa rara na história da mesma.

O mal da américa são certas políticas neo-conservadoras, mas os ideais? O "sonho americano"? A força que fez o mundo andar para a frente nestes anos todos? Esse sim é nobre e é o que a mim faz admirar aquele país! A Estátua da Liberdade não é um marco gigante de propaganda, é real. E os ideais e o sonho americano estão bem presentes na União Europeia, em todo o mundo ocidental e em todas as nossas vidas.

Registado: 3/9/2006 1:50

por carrancho » 29/5/2007 14:53

afonsinho Escreveu:
carrancho Escreveu:
Eu não tenho nada a agradecer aos americanos, porque não há nada que tenham feito só com o intuito de me (nos) ajudar. Mas tenho muito com que os recriminar.

Abraço,

Carrancho

Não tens nada a agradecer? O nosso modo de vida foi sustentado por eles durante largos anos e onde está a prova mais evidente disso? Vivemos o "american way of life" em todos os sentidos. O mundo ocidental é um mundo "americanizado" e o bloco comunista não foi maior do que foi por causa deles. Se os russos tivessem derrotado os Nazis sozinhos tinhamos uma Alemanha comunista e não o motor económico que temos hoje e que serve de motor a toda a União Europeia, se calhar nem ela existiria hoje.
Os interesses americanos por trás disso? Criar sinergias económicas, evitar um real confronto com a União Soviética... possivelmente. Mas não nos ajudaram? O que era de Portugal sem uma Alemanha económicamente forte, a sustentar a União Europeia e até a nossa própria economia?
Mesmo quando ligas o GPS do carro, andas de avião, etc., estás a usar um sistema militar americano só para saberes... o que ganham eles com isso?

E já que não te ajudaram em forma nenhuma, em que te prejudicaram para os poderes recriminar?

HEHE, eu bem que tinha razão em estar desconfiado...
:wink:

Afonsinho... tem calminha!! =;

Para começar, e que bastava pois deitava por terra todos os outros argumentos, quem te disse que eu gosto desse modo de vida?

Mas eu vou tentar responder a tudo.

Quanto ao "modo de vida" estou complectamente à vontade para falar.
Vê tu bem, que este anti-americano primário que tanto critica os americanos ainda ontem comprou um Ford. Acrescenta que é louco por motas e a mota que mais queria ter é uma Harley Davidson Heritage Softail Clássic e... bem, com esta ultima nem é preciso continuar.

Recriminar por todas as atrocidades que os americanos cometeram e cometem, é um direito que me assiste, ou não é isso "american way of life"?

De resto, os "ses" ficam por isso mesmo, é que a humanidade subsistiu muitos anitos sem Americanos. Em todos os anitos sempre se cometeram grandes atrocidades, mas não é por isso que vou deixar de criticar quem agora também as comete e faz-se passar por bom samaritano, polícia do mundo e etc e tal.

A história diz-nos que nunca nenhum povo ou nação conseguiu impor eternamente o seu poderio sobre o resto do planeta. Os Americanos não vão ser a excepção, o que estão a criar pode arrastar com eles toda a humanidade e vida neste planeta.
O planeta está a sangrar, urge cuidá-lo (que é o contrário do que estamos a fazer), enquanto poder não me cansarei de criticar seja quem for, americanos, Portugueses ou quaisquer outros.

Abraço,

Carrancho
Abraço,
Carrancho

por masterpro » 29/5/2007 14:48

afonsinho Escreveu:Se a discussão fosse que o Bush é um idiota... acho que não havia discussão nenhuma. Mas uma salva de palmas...
Não é isso que está em questão aqui, até porque como os Estados Unidos são uma democracia ele está de saída, e muito provavelmente os Republicanos também, e os candidatos democratas(todos eles) têm ideias muito claras sobre o Iraque, embora o mal já esteja feito... e não vejo uma "solução" para aquilo.

A solução vai ser do tipo Vietname, não vejo outra ...
a diferença é que provavelmente o Iraque ficará muito pior pois fica em Guerra Civil

Desde que consigam salvaguardar os campos petroliferos e as pricipais refinarias.

Embora a atitude certa seria mesmo a de ficar e de estabilizar o Iraque, alias estou de acordo com as chefias militares dos US, deviam de lá estar muito mais tropas, porque assim não vão a lado nenhum, eu até achava piada se não fosse uma situação triste, a dos militars da GNR fazerem as Patrulhas a 120Km/h ou mais heheheh

8-) 8-) 8-) 8-) 8-)

Registado: 13/3/2007 14:42

por afonsinho » 29/5/2007 14:38

Se a discussão fosse que o Bush é um idiota... acho que não havia discussão nenhuma. Mas uma salva de palmas...
Não é isso que está em questão aqui, até porque como os Estados Unidos são uma democracia ele está de saída, e muito provavelmente os Republicanos também, e os candidatos democratas(todos eles) têm ideias muito claras sobre o Iraque, embora o mal já esteja feito... e não vejo uma "solução" para aquilo.

por aos_pouquinhos » 29/5/2007 14:28

Calma…. Calma….. Muita Calma….

Não quero provocar nada neste debate.
Se todos debatesses como nós aqui no fórum, este país andaria certamente bem melhor, do que o que anda. Mas isto é só um devaneio.

Eu não digo que os Americanos são o mal do mundo. É evidente que fizeram muito pelo mundo a todos os níveis, económico, de saúde, tecnologia, até militar….

O que eu digo é que eles não são perfeitos e na sua imperfeição criaram grandes males que muitos deles poderiam ser evitados. Mesmo dentro dos EUA é reconhecido tal facto. Os governos de cariz Republicano são grandes contribuintes para conflitos existentes ainda hoje.

O que há a fazer para redenção dos pecados?
Já aqui se falou da ONU. Os EUA não podem encarar a ONU, como sendo sua, de plena decisão, de seu “bel prazer”. A politica externa Norte-Americana tem sido nos últimos anos um autentico desastre, e ele encontra-se à vista de todos.
Os EUA não conseguem efectuar um consenso diplomático entre as várias diferenças existentes no mundo.

Como em tudo na vida é preciso existir pessoas, nos lugares certos que defendam interesses comuns para que este mundo possa ser um pouco melhor, e de momento não é nos EUA que eles se encontram.

Isto não é nada fácil, e diria mesmo que é impossível. Mas poderá ser o que o mundo venha a ser melhor no futuro.

Uma vez foi dito pelo Mário Soares, que para mim tem extremos defeitos, mas disse uma coisa que chocou muita gente, mas que deixa-nos a pensar:
“Enquanto não se dialogar com os terroristas os conflitos vão continuar”.
Parece Lapalaciano, mas de facto nunca ninguém o tentou.

Será mesmo impossível sentar duas partes tão antagónicas?

Cumps
Vai onde te leva o sonho, mas cuidado, não vá ele tornar-se um pesadelo....

Registado: 11/8/2006 11:23

por colin » 29/5/2007 14:23

Bem. Não consigo calar-me quando se fala de alvos civis e militares, muito por causa de algo que me toca. O bombardeamento da NATO à Jugoslávia no fim do século passado.

Desde o momento que se começaram a bombardear alvos civis com o objectivo declarado de "desmoralizar a população para obrigarem Milosevic a saltar do governo", a NATO incorreu num crime muito grave. Obviamente, nunca julgado, mas isso são outros 5 paus...

Registado: 1/3/2007 12:14

por afonsinho » 29/5/2007 14:22

carrancho Escreveu:
Eu não tenho nada a agradecer aos americanos, porque não há nada que tenham feito só com o intuito de me (nos) ajudar. Mas tenho muito com que os recriminar.

Abraço,

Carrancho

Não tens nada a agradecer? O nosso modo de vida foi sustentado por eles durante largos anos e onde está a prova mais evidente disso? Vivemos o "american way of life" em todos os sentidos. O mundo ocidental é um mundo "americanizado" e o bloco comunista não foi maior do que foi por causa deles. Se os russos tivessem derrotado os Nazis sozinhos tinhamos uma Alemanha comunista e não o motor económico que temos hoje e que serve de motor a toda a União Europeia, se calhar nem ela existiria hoje.
Os interesses americanos por trás disso? Criar sinergias económicas, evitar um real confronto com a União Soviética... possivelmente. Mas não nos ajudaram? O que era de Portugal sem uma Alemanha económicamente forte, a sustentar a União Europeia e até a nossa própria economia?
Mesmo quando ligas o GPS do carro, andas de avião, etc., estás a usar um sistema militar americano só para saberes... o que ganham eles com isso?

E já que não te ajudaram em forma nenhuma, em que te prejudicaram para os poderes recriminar?

por carrancho » 29/5/2007 14:21

scpnuno Escreveu:Carrancho

Não te metas comigo!!!

Tou com os cabelos em pé com a SCO!!!

Não é um dia bom para me pisarem os calos!!!

Vai mudar as fraldas a uma das minhas noras e deixa-me a mim e ao Keyser "exterminar" aqui uns colegas que se ponham a jeito - não ajuda a SCO, mas ajuda a libertar o stress

Beijocas furibundas

scpnuno,

Calma, não vás ainda... :twisted:

Então passou-te pela cabeça que ficavas sem resposta?!?!?

Mas que é isto? Já não basta ter 3 gajas em casa a azucrinar-me a cabeça e ainda tenho de vir aqui tratar dos teus calos?

Também sei que, tal como o Keyser, vestes de azul vermelho e branco com umas estrelinhas!!! :P o verde é outra conversa.

Eu vou mudar as fraldas, mas se os genros vierem com essas americanices, sem meter à boca um peixinho vivendo num país à beira-mar plantado só a comer big mac`s... vão ter problemas com o sogro!!! :twisted: :twisted: :twisted:

Já reparaste que muitos desses regimes e terroristas que matam inocentes foram outrora "patrocinados" pelos americanos (quando lhes convinha, tá claro... não foi por mal certamente tal como outros não é por bem)

beijos desconfiados com o que vem por aí!!!

Carrancho
Abraço,
Carrancho

por masterpro » 29/5/2007 14:21

rmachado Escreveu:Carrancho

Mesmo assim na WW2 eles não precisavam de vir para a Europa... ;) bastava "domar" o Japão...

BTW - Se querem uma boa acção Americana... Plano Marshall e o actividade dos mesmos no Japão pós WW2.

Quanto aos Bin Ladens and so on.. não concordo nem um_pouquinho... :) mas.. o Bin Laden é um subproduto dos States.. essa é que é essa. E o Saddam tb era um pouco..

E o Xá, logo o regime do Irão por oposição and so on..

E outros que tais..

E a má acção de bloquear todo o Petróleo para o Japão forçando o mesmo a ter de entrar em guerra??

Parece que todos se esquecem desta parte da História.

Claro depois de tanto mal fazem algum bem hehe

por masterpro » 29/5/2007 14:18

Keyser Soze Escreveu:
colin Escreveu:não percebo como é que se pode achar bem que os EUA entrem em alguma guerra porque lhes apetece. Já me tinha esquecido que são os donos do mundo e ninguém lhes pede contas, não liguem.

repara uma coisa...eles defendem um estilo de vida, a que geralmente se chamar de "ocidental" que assenta em democracia, liberdade, economia de mercado, capitalismo

e, apesar de todos os seus defeitos, já fizeram mais pela humanidade do que qq outro pais na defesa das liberdades e dos direitos humanos

foram instrumentais em derrotar os regimes totalitários do Nazismo e Comunismo

como eu costumo dizer, o mundo é como uma alcateia de lobos...haverá sempre um Alfa...é preferivel que sejam os States...do que a Rússia ou a China (ou no passado, a Alemanha Nazi, a URSS...)

Se não existissem o mais certo é que teria ganho a URSS, e para responder a uma hipotética pergunta tua, acho que não, não estariamos melhor, mas também era pouco provavel que sse regime conseguisse vingar por tanto tempo.

E acho que estás a fugir um pouco pois estás a comparar os US com os outros paises para a tua argumentação, o que a meu ver é errado pois todos os paises cometem erros alias na Europa são dos cometeram maiores atrocidades na História, no entanto isso não desculpa as acções dos US, nos tempos mais recentes, e a mihna maior critica aos US, é como é que é possivel que um Presidente daqueles tenha ganho as Eleições, se bem que houve lá o caso da Flórida, no entanto este Bush, espatifou praticamente tudo o que estava a ser bem feito e conseguido pelo Clinton, e ainda piorou as coisas, já agora só para lembrar que quem armou os Talibans de forma a conseguirem uma vitória decisiva contra os Soviéticos foram os USA, no caso do afeganistão preferia que la estivesse um regime comunista dos que os Talibans, mas isto sou eu :)

8-) 8-) 8-) 8-) 8-) 8-) 8-)

por rmachado » 29/5/2007 14:14

Carrancho

Mesmo assim na WW2 eles não precisavam de vir para a Europa... ;) bastava "domar" o Japão...

BTW - Se querem uma boa acção Americana... Plano Marshall e o actividade dos mesmos no Japão pós WW2.

Quanto aos Bin Ladens and so on.. não concordo nem um_pouquinho... :) mas.. o Bin Laden é um subproduto dos States.. essa é que é essa. E o Saddam tb era um pouco..

E o Xá, logo o regime do Irão por oposição and so on..

E outros que tais..

Registado: 24/8/2004 10:42

por Keyser Soze » 29/5/2007 14:07

Keyser, fica por tua conta. Estou prestes a quebrar o verniz

respondo mais tarde

a "minha" Avalon Bay abriu em gap up violento e eu reforcei os curtos e tenho q acompanhar

por scpnuno » 29/5/2007 14:03

aos_pouquinhos Escreveu:E mai uma coisita:

Quem é Bin Laden, Saddam, Cadafis, regimes execráveis, libanos, Libias, Sirías, Coreias, Vietnams, Laos, Paquistões, etc,etc.

Para os EUA a coisa só se resolve com a bomba. Nada de diferente que esses terroristas não pensem.
Mas nada é surpreendível, aliás..... todos pertencem à mesma escola.

Cumps

Poissss - é contra estes argumentos que os factos esbarram

Tudo se resolve á bomba - não faz muita diferença se os terroristas bombardeiam edificios de escritorios, usando COBARDEMENTE como arma avioes cheios de civis inocentes. Ou comboios cheios de gente humilde que vai para o trabalho.
Ou se do outro lado se bombardeiam instalações militares, usando armas e não meios de transporte civis.
É tudo a mesma coisa, não é?

Já sei que nem todas as bombas acertam nos alvos, e há civis que morrem. Masd esses NÃOP eram o alvo. No caso dos terroristas, os civis são o alvo.

Eu, pessoalmente, sinto-me alvo mais de terroristas que de americanos. E já escolhi o meu lado. Não são perfeitos, são menos maus. Muito menos maus.

E como diz o Bala, over and out.

Keyser, fica por tua conta. Estou prestes a quebrar o verniz
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por carrancho » 29/5/2007 14:01

rmachado Escreveu:Panama, Granada, WW1, WW2... assim de repente..

Não!!!

Panama??? Aquilo dava um jeitaço para passar lá os barcos... toca a invadir o Panama!!! Não houve interesse?

WW1, WW2??? Quando viram que "aquilo" chegava ao seu território toca a demonstrar que são um povo samaritano e vamos fazer a guerra lá que sempre é melhor que mais tarde a fazer cá...

Bem, dá lá outras que assim de repente essa não contam!!!

Abraço,

Carrancho
Abraço,
Carrancho

por aos_pouquinhos » 29/5/2007 13:58

E mai uma coisita:

Quem é Bin Laden, Saddam, Cadafis, regimes execráveis, libanos, Libias, Sirías, Coreias, Vietnams, Laos, Paquistões, etc,etc.

Para os EUA a coisa só se resolve com a bomba. Nada de diferente que esses terroristas não pensem.
Mas nada é surpreendível, aliás..... todos pertencem à mesma escola.

Cumps

por rmachado » 29/5/2007 13:56

Panama, Granada, WW1, WW2... assim de repente..

Registado: 24/8/2004 10:42

é a eterna questão...

por aos_pouquinhos » 29/5/2007 13:54

colin Escreveu:
rmachado Escreveu:O defeito dos Américas é sobretudo quererem meter sempre a seara em foice alheia...
Meteram-se na Coreia, China, Vietname, Cambodja, Laos, em grande parte de África (aqui temos tb a nossa parte de culpa), etc...

Mas sim prefiro várias "Ámericas" a Coreia do Norte, China, Irão, Zimbabwe... and so on...

O que me dana mais nos "Américas" é as desculpas para fazer certas coisas...

Exactamente o que eu penso e tenho tentado exprimir. Não vejo grande incoerência nisto, mas enfim. pontos de vista. Ainda bem que não temos todos o mesmo.

Digam-me onde é que uma intervenção militar deu resultado com os Americanos, sem qualquer tipo de interesses. Do Genero.... onde entras e saís sem dar por eles!!!

por colin » 29/5/2007 13:50

rmachado Escreveu:O defeito dos Américas é sobretudo quererem meter sempre a seara em foice alheia...

O que me dana mais nos "Américas" é as desculpas para fazer certas coisas...

Exactamente o que eu penso e tenho tentado exprimir. Não vejo grande incoerência nisto, mas enfim. pontos de vista. Ainda bem que não temos todos o mesmo.

por colin » 29/5/2007 13:47

Isso de morrerem enquanto a ONU decide é o que acontece e vai acontecer porque realmente a ONU não funciona. Também acho mal. E com isto fica claro que as guerras dos EUA não são realmente para preservar direitos humanos, já que é extremamente raro eles intervirem nestes casos.

Depois, se é para virar o bico ao prego, ok. Eu calo-me. Ainda não li em lado nenhum que na américa não há gente "de bom coração" que realmente faz doações para os necessitados. Pensava que eu estava a criticar a política da guerra americana, mas pelos vistos escrevi que na américa não há nada nem ninguém de jeito. Fantástico.

por carrancho » 29/5/2007 13:00

ok...só uma pergunta, nesse teu mundo, a Europa ( ou seja, nós) estariamos sobre dominio dos Nazis ou dos Comunistas ?

Como referi, esse é daquelas aspectos em que saímos beneficiados porque lhes interessava, caso contrário seriamos apenas mais uma parte do globo que eles abandonaram. Não sei se estariamos melhor, pior ou na mesma. Duvido que o Nazismo tivesse ganho de qualquer das formas. O comunismo nem na ex URSS conseguiu impor-se e não foi necessária nenhuma intervenção bélica dos EUA. Nós, a custo, conseguimos eliminar o anterior regime Salazarista e também não foi com a ajuda deles. Também sei que muitos (no globo) sofrem e sofreram em consequência dessa política externa "de polícias do mundo prontos a ajudar" que poderia ter sido evitada, com sofrimento é certo, mas muito menor do que os actos deles provocaram.

Abraço,

Carrancho
Abraço,
Carrancho

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Al Beca, Google [Bot], iniciado1, lsmsimoes9, m-m, Phil2014, PMP69, silva_39, Silvaz77, tami e 90 visitantes