Caldeirão da Bolsa

Estes americanos....

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Valete » 29/5/2007 13:00

Scpnuno, ninguém disse que Portugal gastava bem, agora nós também não andamos a espalhar a moral pelo mundo.

Quanto a UE, não é um Estado, logo a sua politica externa, só pode reforçar o seu peso, quando apoiada numas forças armadas europeias, já para não falar, na dificuldade em conciliar os diversos interesses dos Estados - Membros, como ficou demonstrado, aquando do apoio á guerra no Iraque.

Quanto aos pedidos de ajuda aos EUA, só me recordo do conflito nos Balcãs. Mas até aí me parece razoável. Se eles tem colónias (bases militares) em quase todos os países europeus, é para nos ajudarem. Ou é para outros fins?

Mas como já disse ainda bem que são os EUA, a dominar o mundo, agora não podemos cair no seu discurso, para encher chouriços. :lol:
In God we trust, all others bring data.

Registado: 2/10/2006 17:40

por scpnuno » 29/5/2007 12:59

colin Escreveu:...mas o certo é que nas "desgraças humanitárias" que acontecem eles nunca lá metes os pés (e ainda bem, a não ser que haja uma resolução da onu para isso).

Quererás fazer o favor de elucidar aqui os colegas de quem são os maiores contribuintes (em termos de país) para causas humanitárias?

E em termos de organizações?

E em termos individuais??

Já agora, para eu ter a certeza que o Bill Gates, o Buffet e etc, são mentirosos. Queres ver que é um Sheik qualquer e eu ando a dormir?
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por Keyser Soze » 29/5/2007 12:59

[quote="colin"].....o certo é que nas "desgraças humanitárias" que acontecem eles nunca lá metes os pés (e ainda bem, a não ser que haja uma resolução da onu para isso).[/quote]

portanto as pessoas podem continuar a morrer desde que não surja uma resolução da UN ?

esta cena de ser tudo decidido na ONU é lixado não é?
aind mais qd um único pais pode bloquear no CS

mas a ONU tem piada às vezes

nomeiam a a Libia para presidir a Comissão dos Direitos Humanos e o Zimbabwe para a Comissão de Desenvolvimento Sustentado

Registado: 8/2/2006 17:32

por rmachado » 29/5/2007 12:57

O defeito dos Américas é sobretudo quererem meter sempre a seara em foice alheia... isto é, se na segunda guerra mundial (por exemplo) serviram de suporte a libertação da Europa e logo a Democracia, depois disso quase só tem cometido erros no que diz respeito "as invasões". De notar por exemplo que foi devido aos Americanos que os Russos conseguiram ser o que foram no pós guerra. O Roosevelt nunca viu no Estaline as suas verdadeiras intenções, já o mesmo não se pode dizer do Churchill.. e isto contribuiu e muito para os 50 anos seguintes.
Meteram-se na Coreia, China, Vietname, Cambodja, Laos, em grande parte de África (aqui temos tb a nossa parte de culpa), etc...

Mas sim prefiro várias "Ámericas" a Coreia do Norte, China, Irão, Zimbabwe... and so on...

Agora o que os move... meus amigos é a economia... quando se armaram em samaritanos (Somália) deu no que deu... e foi a opinião pública que os fez sair, pois na celebre "batatada" bem retratada no filme BlackHawk Down, morreram muito poucos americanos, mas somalis... enfim passou o milhar, mas ter corpos arrastados pelas ruas pesou muito mais... e continuaram Somalis a morrer a fome...

É a Economia da Guerra.. e essa é muito forte..

O que me dana mais nos "Américas" é as desculpas para fazer certas coisas... são tipo "MárioLinadas".

Registado: 24/8/2004 10:42

por colin » 29/5/2007 12:54

Keyser Soze Escreveu:
colin Escreveu:não percebo como é que se pode achar bem que os EUA entrem em alguma guerra porque lhes apetece. Já me tinha esquecido que são os donos do mundo e ninguém lhes pede contas, não liguem.

repara uma coisa...eles defendem um estilo de vida, a que geralmente se chamar de "ocidental" que assenta em democracia, liberdade, economia de mercado, capitalismo

e, apesar de todos os seus defeitos, já fizeram mais pela humanidade do que qq outro pais na defesa das liberdades e dos direitos humanos

foram instrumentais em derrotar os regimes totalitários do Nazismo e Comunismo

como eu costumo dizer, o mundo é como uma alcateia de lobos...haverá sempre um Alfa...é preferivel que sejam os States...do que a Rússia ou a China (ou no passado, a Alemanha Nazi, a URSS...)

Verdade que foram muito importantes a derrotar o nazismo e tudo isso. Obviamente que tiveram interesses ao entrar na guerra e não foi só pela "liberdade e direitos humanos" (nem que mais não seja o agradecimento e lealdade futura dos "ajudados").

Agora, o poder também traz responsabilidade. E é muito feio destruir países por pretextos falsos de "liberdade". Como são poderosos ninguém lhes pede contas. E eu SÓ estou contra isso: eles fazerem o que lhes apetece. Não vejo falta de coerência nenhuma.

Para terminar: acho que qualquer intervenção militar não pode ser decidida por um ou dois países. A ONU devia existir para ponderar e decidir estas coisas.
Se há alguém incoerente nisto tudo são os EUA ao anunciar que as guerras que fazem são pela paz e liberdade e não sei o quê mas o certo é que nas "desgraças humanitárias" que acontecem eles nunca lá metes os pés (e ainda bem, a não ser que haja uma resolução da onu para isso).

Registado: 1/3/2007 12:14

por carrancho » 29/5/2007 12:47

Keyser Soze Escreveu:
repara uma coisa...eles defendem um estilo de vida, a que geralmente se chamar de "ocidental" que assenta em democracia, liberdade, economia de mercado, capitalismo

Que a defendam... de acordo! Que a imponham... isso é liberdade e democracia?!?!?!
Se fossem pelo menos sempre coerentes... tudo bem, agora se ocultam outros interesses com essa alegada defesa de terceiros...

e, apesar de todos os seus defeitos, já fizeram mais pela humanidade do que qq outro pais na defesa das liberdades e dos direitos humanos

Mais e menos... para mim fizeram a balança tender claramente para a negativa!

Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por Keyser Soze » 29/5/2007 12:46

carrancho Escreveu:Dá para notar à distância que és defensor incondicional dos Americanos, tudo bem...

de maneira alguma...acho que o tipos têm bastante defeitos...

o sistema de sáude deles é péssimo por ex (acho que Moore fez em filme recentemente sobr isso)... este Presidente é um incompetente ( provavelmente ficará na história como o pior)

mas fazendo um balanço dos aspectos negativos e positivos...o resultado liquido é bastante positivo

acho que se não existissem o mundo tinha mais a ganhar que a perder, são pontos de vista!!!

ok...só uma pergunta, nesse teu mundo, a Europa ( ou seja, nós) estariamos sobre dominio dos Nazis ou dos Comunistas ?

por Keyser Soze » 29/5/2007 12:38

colin Escreveu:não percebo como é que se pode achar bem que os EUA entrem em alguma guerra porque lhes apetece. Já me tinha esquecido que são os donos do mundo e ninguém lhes pede contas, não liguem.

foram instrumentais em derrotar os regimes totalitários do Nazismo e Comunismo

como eu costumo dizer, o mundo é como uma alcateia de lobos...haverá sempre um Alfa...é preferivel que sejam os States...do que a Rússia ou a China (ou no passado, a Alemanha Nazi, a URSS...)

por scpnuno » 29/5/2007 12:38

Carrancho

Não te metas comigo!!!

Tou com os cabelos em pé com a SCO!!!

Não é um dia bom para me pisarem os calos!!!

Vai mudar as fraldas a uma das minhas noras e deixa-me a mim e ao Keyser "exterminar" aqui uns colegas que se ponham a jeito - não ajuda a SCO, mas ajuda a libertar o stress

Beijocas furibundas
Podes não chegar á Lua

por carrancho » 29/5/2007 12:35

Keyser Soze Escreveu:
colin Escreveu:Pedem sanções?

Então mas eles como "chefes" da NATO, não fazem como lhes dá na bolha sem dar satisfações a ninguém? E se calhar sem motivos tão fortes...

Vá... façam lá mais uma guerra... Vão ver que não custa nada...

ehehe.... eu gosto é da coerência de tipos que pensam como tu:

os "gringos" invadem o Iraque e o Afeganistão e são uns "imperialistas" .... e depois criticam-nos por não invadir o Sudão....ehehe

Keyser,

A coerência de "tipos" como o colega colin não está em causa, até porque a sua coerência, ou falta dela, não tem influencia em terceiros como a de "tipos" como os americanos.

A falta de coerência dos americanos... bem, esses "tipos" também não se pode dizer que lhes falte coerência, nada disso! Reformulando... A politica americana é até bem coerente, eles são os maiores defensores dos direitos humanos desde que isso lhes traga alguma vantagem. Isso sim é coerência!!!

Dá para notar à distância que és defensor incondicional dos Americanos, tudo bem... Para mim eles nem têm tudo de mal nem tudo de bom mas acho que se não existissem o mundo tinha mais a ganhar que a perder, são pontos de vista!!!

O que não concordo mesmo é com o título deste tópico, posso estar enganado, mas dá-me a ideia que o que pretendias com este tópico era mesmo abrir as hostilidades (caça ao que chamas de anti-americanismo).

Se o colega colin é ou não coerente, ele que me desculpe, pouca importãncia tem quando comparada com a coerência (ou falta dela) dos "tipos" americanos.

Abraço,

Carrancho
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por noralis » 29/5/2007 12:34

"O conflito em Darfur começou em Fevereiro de 2003"

Estes jornalistas americanos e quem os cita têm grandes conhecimentos de história!

Registado: 28/3/2007 12:12

por scpnuno » 29/5/2007 12:32

afonsinho Escreveu:Faço uma questão importante... onde está a poderosa União Europeia no meio disto tudo?

Sim porque económicamente e em dimensão começamos a chegar a patamares muito próximos dos Estados Unidos. Porquê a indiferença?

A União Europeia??' Tem aquela atitude super corajosa de assobiar pro lado e fazer de conta...qual é a duvida???

Valete Escreveu:Sim sei, mas nós também não andamos por ai a estoirar dinheiro em guerras, nem somos o país mais rico do mundo.

Ohh Valete, tu queres mesmo que eu te dê exemplos de onde é que Portugal anda a estoirar dinheiro? Olha que em "utilidade publica" não é. E o dinheiro é estoirado como se efectivamente fossemos o país mais rico do mundo.

Já agora, aqueles famosos submarinos são exactamente para quê? Eu encontrei uma justificação nos ultimos dias - quandos os terroristas, seguindo a sugestão de Almeida Santos, dinamitarem a ponte, as carreiras entre as 2 margens passam a ser feitas de submarino.

Por favor, coerencia.
Eles interveem onde tem interesse? Claro, iam intervir onde a China tivesse interesse, não?
Mas porquê que cada vez que há um problema, o mundo inteiro (a famosa união europeia incluida) berra pela intervenção americana? Não a querem, não a peçam. Intervenham. Hajam como homemzinhos. Não queiram que ande sempre alguém a "fazer a limpeza".

Na altura que algum país ou conjunto de países conseguir essa autonomia, que o demonstre. Para já...
Podes não chegar á Lua

por Keyser Soze » 29/5/2007 12:32

aos_pouquinhos Escreveu:
Keyser Soze Escreveu:
Valete Escreveu:isto para não falar nos milhões que vivem abaixo do limiar da pobreza nos EUA.

tu sabes que Portugal 20% dos Portugueses vivem abaixo do limiar da pobreza ? .... essa percentagem nos States é na ordem dos 13%

Realmente os nordicos sabem de facto o que é viver e ter bem estar.

Enfim, se muitos querem ser Americanos, estão deixem-me sonhar um pouco com o nivel de vida dos nordicos.

Cumps

estão todos no Afeganistão:

Sweden – 330 troops. Sweden leads the PRT at Mazari Sharif.

Norway – 580. [14] - The Norwegian ISAF forces operate out of Kabul, Meymaneh and Mazar-e-Sharif. One Norwegian soldier was killed and another lightly wounded in a rocket propelled grenade attack on a convoy of four Norwegian Mercedes Geländewagen MB-290s 23 May 2004 while returning from a mission in the capital Kabul [15]. Several others were wounded in hostile and non-hostile acts spanning 2001-2006 (ISAF and OEF). Four Royal Norwegian Air Force F-16s operate from Kabul airport alongside Dutch F-16s in support of NATO ISAF forces in southern Afghanistan, 2006. [16] The detachment is know as the 1st Netherlands-Norwegian European Participating Forces Expeditionary Air Wing (1 NLD/NOR EEAW) [17]

Iceland – 20. Consisting of a Mobile/Military Observation Team and various personnel operating at Kabul International Airport.

Denmark – 389. Three were killed in an ordnance disposal explosion along with two Germans. Danish soldiers are attached to the German-led PRT at Fayzabad (Badakhshan) and British-led operations in Helmand. Denmark plans to increase its presence in Afghanistan to 600 troops.

Finland – 100.

por colin » 29/5/2007 12:12

E pelos exemplos que o masterpro deu, somando a alguns outros (o processo lindo e mediático da jugoslávia desde 1991 até há bem pouco tempo) não percebo como é que se pode achar bem que os EUA entrem em alguma guerra porque lhes apetece. Já me tinha esquecido que são os donos do mundo e ninguém lhes pede contas, não liguem.

por aos_pouquinhos » 29/5/2007 12:12

Keyser Soze Escreveu:
Valete Escreveu:isto para não falar nos milhões que vivem abaixo do limiar da pobreza nos EUA.

tu sabes que Portugal 20% dos Portugueses vivem abaixo do limiar da pobreza ? .... essa percentagem nos States é na ordem dos 13%

Realmente os nordicos sabem de facto o que é viver e ter bem estar.

Enfim, se muitos querem ser Americanos, estão deixem-me sonhar um pouco com o nivel de vida dos nordicos.

Cumps
Vai onde te leva o sonho, mas cuidado, não vá ele tornar-se um pesadelo....

Registado: 11/8/2006 11:23

por Valete » 29/5/2007 12:10

Sim sei, mas nós também não andamos por ai a estoirar dinheiro em guerras, nem somos o país mais rico do mundo.

por Keyser Soze » 29/5/2007 12:07

por colin » 29/5/2007 12:07

Mas qual coerência? Leste bem o que eu escrevi?

Eu não tou a pedir nenhuma guerra, era nitidamente em tom irónico.

O motivo é óbvio: Esses senhores dizem-se lutadores pela liberdade e pelo respeito dos direitos humanos. E há gente (cada vez menos, graças a deus) que engole isso.

O que eu disse acho que não pode ser interpretado senão como "gozar" com a moral desses senhores, que destroem países sempre com o pretexto da liberdade.

por afonsinho » 29/5/2007 12:04

Faço uma questão importante... onde está a poderosa União Europeia no meio disto tudo?

Sim porque económicamente e em dimensão começamos a chegar a patamares muito próximos dos Estados Unidos. Porquê a indiferença?

Registado: 3/9/2006 1:50

por masterpro » 29/5/2007 11:58

Keyser Soze Escreveu:

Então mas eles como "chefes" da NATO, não fazem como lhes dá na bolha sem dar satisfações a ninguém? E se calhar sem motivos tão fortes...

os "gringos" invadem o Iraque e o Afeganistão e são uns "imperialistas" .... e depois criticam-nos por não invadir o Sudão....ehehe

Essas comparações.....

Entraram no Afeganistão por causa do 11/9

Entraram no Iraque por causa do Petróleo

E de resto só na Somália e mesmo assim sairam logo assim que morreram lá uns quantos Soldados.

Tanto eles como nós já deviamos ter entrado no Darfur, tal como deviamos nós e eles ter entrado no Rwanda, como eles enfiaram-se no Afeganistão ( na mihna opinião e bem ) e no Iraque ( muito mas mesmo muito mal ), bastavam não terem entrado no Iraque e terem lá metido também grande parte dos Paises da NATO e talvez se poderia ter intervido lá, ora como eles, só respeitam as Resoluções da ONU quando lhes convém, sendo a maior potência a nivel Mundial tem a sua responsabilidade, não podem é invocar moralidade e segurança para algumas guerras como a do Iraque e depois descartarem-se no Sudão.

Existe alguma diferença entre os "Anti-Americanos" e os "Anti-Politica Americana", se eles próprios ( o povo Americano em relação á Administração W. Bush )o reconhecem não compreendo porque algumas pessoas ainda os apoiam mas pronto respeito todas as opiniões e não as critico só por criticar sem qualquer fundamento.

8-) 8-) 8-) 8-) 8-) 8-)

Registado: 13/3/2007 14:42

por Valete » 29/5/2007 11:56

Como é óbvio os EUA, não fazem guerras por questões humanitárias. Se assim fosse, já teriam invadido metade do mundo, isto para não falar nos milhões que vivem abaixo do limiar da pobreza nos EUA. E neste caso, temos de ver também que os radicais islâmicos, lá instalados, se enquadram no eixo do mal.
De resto não me afecta nada, que os EUA dominem o mundo. Afinal, no mundo, sem força para aplicar a lei das Relações Internacionais, eles são os mais fortes, logo tem o direito de dominar. Já outros o fizeram antes, e estamos melhor servidos com eles, do que com chineses, russos, ou islâmicos.
Agora não me venham com tretas, que a linha mestra da sua politica internacional é a liberdade e preocupações humanitárias. È sim deter bases em todo o planeta, controlar recursos energéticos, sufocar as potencias emergentes, e se puderem satisfazer grandes empresas privadas que tem grande poder por lá.

por aos_pouquinhos » 29/5/2007 11:50

scpnuno Escreveu:Keyser, colega, não adianta. Os "anti-americanos" são como os piores cegos: os que não querem ver.

Se eles fazem guerra, é porque são agressivos. Se não fazem, são cobardes. Se "entram sem avisar", são prepotentes. Se avisam, estão-se "a cortar".

Bolas, pá! Já chateia!

Mas vou esperar sentada e calada (?!?) pelas razões que aqui dentro em breve vão ser expostas, razões essas que vão demonstrar sem margem para duvidas, que a situação no Darfur não só é culpa dos americanos, como foi iniciada por eles e fomentada por eles.
Por sinal, acho que até a maçã que o Adão comeu foi fornecida pela McDonalds como oferta de um Big Mac que a Eva comprou. Vê bem o que o raio da maçã originou...

Abraços

E será que a culpa também não é deles e de outros como eles?
Será que Angola, Moçambique, etc,etc, também não é nossa culpa?
Pois é..... todos se esquecem que são e foram imperialistas, e que este estado de coisas serve a muitos.

Em vez de andar a fomentar poderes por de trás, devia-se ensina-los era a pescar.

Cumps
Vai onde te leva o sonho, mas cuidado, não vá ele tornar-se um pesadelo....

Registado: 11/8/2006 11:23

por scpnuno » 29/5/2007 11:35

Keyser, colega, não adianta. Os "anti-americanos" são como os piores cegos: os que não querem ver.

Se eles fazem guerra, é porque são agressivos. Se não fazem, são cobardes. Se "entram sem avisar", são prepotentes. Se avisam, estão-se "a cortar".

Bolas, pá! Já chateia!

Mas vou esperar sentada e calada (?!?) pelas razões que aqui dentro em breve vão ser expostas, razões essas que vão demonstrar sem margem para duvidas, que a situação no Darfur não só é culpa dos americanos, como foi iniciada por eles e fomentada por eles.

Por sinal, acho que até a maçã que o Adão comeu foi fornecida pela McDonalds como oferta de um Big Mac que a Eva comprou. Vê bem o que o raio da maçã originou...

Abraços
Podes não chegar á Lua

por Keyser Soze » 29/5/2007 11:35

por colin » 29/5/2007 11:29

Pedem sanções?

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Al Beca, Google [Bot], iniciado1, lsmsimoes9, m-m, Phil2014, PMP69, silva_39, Silvaz77, tami e 82 visitantes