Caldeirão da Bolsa

Jerónimo Martins - 25€/5€

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Vamos lá ver...

por JUKIMSUNG » 26/5/2007 14:29

kpt Escreveu:Chegar aos 5€ numa semana não será puxado? É que equivale a uma subida de 13,63%. Espero que o interesse comprador se verifique realmente, mas não sei se chegará a tanto. Esperemos para ver então ;)

4,40 ---- 0%
4,60 ---- 4,5%
4,80 ---- 9%
5,00 ---- 13,5% (1 semana)
5,20 ---- 18%
5,40 ---- 22,5%
5,60 ---- 27%
5,80 ---- 31,5%
6,00 ---- 35% (1 mês, é o meu objectivo de venda)

Vamos ver depois quanto tempo demoro a concretizar o objectivo, mas se houver entrada de fundos a JMT vai furar por aí acima.

BN

Registado: 7/3/2007 19:42

cêntimos %

por carcanhol » 26/5/2007 14:27

Boa tarde a todos!

Amigo clínico como está? Vejo que partilha o meu ponto de vista, vem-me á memória essa bela canção “não, não sou único”

Caro kpt, eu percebo o que quer dizer, mas penso que essa questão das (%) faz sentido e é válida quando estamos a falar de um investidor a longo prazo, sei lá uma pessoa pode comparar com os fundos né! Posso ver quanto evolui a minha carteira 10% 15% e pensar se a minha gestão está a ser tão eficaz como por exemplo o que me oferece um fundo do BPI a 20% a dois anos ou do Milenniun etc, etc . E é também válida para investidores profissionais esses realmente fazem uma leitura rápida das percentagens, e avaliam as performances.

Mas para um investidor principiante, amador, que está em inicio destas lides, e que gere um valor de carteira que serve ao mesmo tempo para fazer face as despesas do dia a dia, ou seja que não é propriamente um valor que tenho de parte para 1 dois anos, em resumo e como diz o clínico se estou a tentar construir uma carteira melhor, para ai sim, por um (x) de parte aplicado por exemplo na JMT, uns dois três anos, a matemática do cêntimo faz todo o sentido chame-lhe rude o que quiser mas faz todo o sentido.

Eu posso chegar ao fim do dia, saber que a minha carteira subiu 1% e não saber se por exemplo isso paga a comissão que tenho de pagar pela compra e pela venda do título, e que amanhã o que sobe é lucro. Em contra partida se chego ao fim do dia e sei que comprei 3000 títulos e subiu 2 cêntimos, sei claramente que já pagou as comissões, que já estou a ganhar, e que se subir mais 2 cêntimos amanhã o quanto isso dá de ganho ao fim do dia. :roll:

A mim interessa-me saber que a SCO subiu 10 cêntimos hoje o que representa mais 500€ na minha conta, com esses 500€ posso comprar 1000 warrants da JMT a 0,40 cêntimos. Se a JMT subir dos 4.4€ aos 5€ antes da maturidade os 400€ em warrants provavelmente passam a 800 ou 1000€ a mais na minha conta, se entretanto libertar uns 3000€ com a venda de outro título tenho 4000€ para investir em 2000 títulos da COFINA por exemplo se a COFINA subir 5 cêntimos ganho 100€, dá para pagar a assinatura 3G da vodafone fazer um carregamento mensal do Tm e pagar o extrato deste mês do cartão de crédito (100€) amanhã agarro nos 4000€ mais 1000€ e compro SONAECOM por exemplo.

Vamos á tradução em simultâneo: a SCO subiu 7%, com esses 7% compro 1000 warrants da JMT a 0.40 e se a JMT subir 15% antes da maturidade o warrant passa a valer mais 100%, com os 200% que tenho agora de warrant junto 3000€ da venda de outro título e compro 2000 de COFINA. A COFINA sobe 2% com os 2% da COFINA …..etc.

A segunda versão não faz muito sentido pois não, pois também me pareceu! :wink:

Registado: 16/11/2006 12:47

JM

por Clinico » 26/5/2007 14:16

Talvez não meu caro Kpt. Vai tudo depender dos mercados em geral (vive-se uma euforia, o "terrível" mês de Maio está a terminar) e existe optimismo.
Basta olhar para a subida de sexta feira da JM!! 0,78 centimos num dia???

Embora este não seja o sítio indicado, se não acontecer nada lá fora, o PSi vai estar animado e contagioso, i.e.:
1 - Ganhou-se a luta pela Repower e a Martifer está a ser spinoffada em breve. Veja-se a subida da Mota-Engil.
2 - Por todo o lado escreve-se sobre o enorme interesse sobre a PTM. Faltam 3 meses para ser spinoffada tambem. Vão ver o que a PT vai subir!
3 - O BCP é capaz de ficar na mesma: um apetite para ser opado.
4 - A sonae sgps é capaz de por cá fora a sonae capital. Não sei se vale muito ou pouco mas vai na euforia dos spin offs!

Eu cá já não tenho liquidez para investir em mais nada, estando agora 50% na JM e outros 50% na PT. Agora não dá nem para a Martifer nem para a sonae capital...paciencia...

Assim, olhando para a pergunta do Quico noutro tópico, se o PSi está esticadote ou o comentário dos JAS que vê isto já um pouco subido, penso que mesmo que ocorra uma pequena correcção, este ano ainda vamos subir bem.

Desculpem trazer estes aspectos neste tópico

Abraços
Clinico

Registado: 1/6/2003 0:13

por kpt » 26/5/2007 13:34

Chegar aos 5€ numa semana não será puxado? É que equivale a uma subida de 13,63%. Espero que o interesse comprador se verifique realmente, mas não sei se chegará a tanto. Esperemos para ver então ;)

Registado: 11/5/2007 23:19

Re: Euforia

por JUKIMSUNG » 26/5/2007 13:28

portucel Escreveu:... com tanta euforia à volta do stock split, até é bem possível que o papel corrija em baixo...

... nem era a 1ª vez, cuidado com as puxadas de ontem!!!

Quando vires pela 1ª vez a negociação de 2M de acções num dia (deve lá chegar logo a seguir à hora de almoço) talvez comeces a mudar de ideias.

Acho que o primeiro verdadeiro teste deve situar-se nos 5 Eur mas duvido que se aguente abaixo dessa cotação mais de uma semana.

Qual será o 1º fundo a arreganhar os dentes???

Aceitam-se apostas, mas para mim vai ser o Santander ou a UBS os fundos portugueses são capaz de entrar a seguir.

Registado: 7/3/2007 19:42

Euforia

por portucel » 26/5/2007 12:06

... com tanta euforia à volta do stock split, até é bem possível que o papel corrija em baixo...

... nem era a 1ª vez, cuidado com as puxadas de ontem!!!

Registado: 10/11/2006 16:05

por kpt » 26/5/2007 11:50

Clinico: Apesar de 1 cêntimo poder ser muito ou pouco e apesar de 1% ser sempre 1% independentemente do seu valor é verdade que teoricamente é mais fácil ganhar mais com acções a baixo preço. Isto porque uma acção que cota a 1€ por exemplo, se houver ofertas de venda apenas a 1.01€ ou mais, no caso de alguém querer comprar vai logo fazer a acção ganhar 1%. Enquanto que na JM para a acção se valorizar 1% é preciso 21cêntimos, admitindo uma cotação de 21,30, ou seja, terá que haver normalmente muita negociação entre os valores intermédios para que a cotação atinja os 21,51.

Mas é aqui que entra a finalidade do stock split, porque a própria matemática não perdoa. Qualquer que seja a alteração momentânea da cotação da JM a 4,4€, em termos percentuais será sempre maior do que quando ela estava a 21.

Re: Testemunho pessoal

por redhot » 26/5/2007 11:45

redhot Escreveu:... entrar em títulos a 4 Eur

4.40 Eur. ...

Registado: 20/3/2007 18:26

por redhot » 26/5/2007 11:43

carcanhol Escreveu:
Resumindo brincar com a JMT a 22€ ia ser pouco provável, agora a 4.40€ já a coisa muda de figura,

O que é mais pesado? 1Kg de chumbo ou 1Kg de algodão...?

Aquilo que eu acho é que o stock split irá "dinamizar" a JMAR pela via psicológica de alguns investidores que terão menos medo de entrar em títulos a 4 Eur do que a 22 Eur. (o que dizer da Porche que vale 1000 e tal eur. por acção?, ou da empresa do Waren Bufa que vale + de 100.000 USD por acção...).

Mas aquilo que realmente me parece importante na JMAR são os seus fundamentais. Se continuarem com esta politica de crescimento (se a hungria, roménia correrem tão bem como na polónia), onde é que a JMAR irá parar....

Registado: 20/3/2007 18:26

por edgar araujo » 26/5/2007 10:40

“A interbolsa- procederà à renominalização das acções no dia 31 de maio de 2007 , sendo as operações praticadas junto à euronext liquidadas com base no novo valor nominal dos títulos a partir do dia 28 de maio de 2007. “

Noticia na cmvm

Segundo este comunicado,afinal segunda feira já abrem a 4.40..será?
" os homens mentiriam muito menos, se as mulheres fizessem menos perguntas "

Bons negócios
EA

Registado: 19/7/2006 16:27

por edgar araujo » 26/5/2007 9:12

bom dia a todos,
eu tambem estou dentro da Jm,comprei as primeiras a 21,28 e 21,20, tendo reforçado ontem a 21,89.

Estou com média de 21.55 €.

Mas a minha pergunta é se Segunda feira, a Jm ainda negoceia nestes valores... ou seja o split será feito aos valores de fecho de segunda?
" os homens mentiriam muito menos, se as mulheres fizessem menos perguntas "

Bons negócios
EA

Registado: 19/7/2006 16:27

JM

por Clinico » 26/5/2007 7:39

Ora o Kpt trouxe agora o fulcro da questão: "1 centimo pode ser muito ou pouco".

Eu tambem tenho as minhas "maluquices" na forma de investir e sempre defendi aqui, que a única forma de "1 centimo ser muito" é investindo em acções com cotações mais baixas pois poderia ter mais de 100 000 em carteira. Assim, cada centimo que subia, eram 1000 euros de aumento na carteira.

Foi assim que fiz com a sonae sgps durante muito tempo, depois com a PTI (a 2,40) e depois com a Altri ainda na casa dos 3.

É realmente a primeira vez que invisto na JM, com o valor mais alto da nossa praça! Ontem subiu cerca de 72 centimos (21,28 para 22). Se houvesse dinheiro para 100 000 acções, teria ganho 72 mil euros numa tarde!!!
É por isso que este split vai ajudar, pois se a subida a longo prazo continuar, cada 1 centimo para mim, já será uma subida (ou descida) considerável no valor da carteira.

Eu já percebi que isto é a teoria do "taxista" a investir na bolsa, mas para um amador autodidata como eu, tem trazido os seus frutos...
Abraços
Clinico

por kpt » 26/5/2007 1:57

carcanhol: Apesar do que gostas ou não gostas, o que estás a dizer não tem sentido. Por exemplo, um cêntimo numa acção que vale 1€ representa 1%. Um cêntimo numa acção que vale 10€ representa 0,1%.

Qual é a conclusão? 1 cêntimo pode ser muito ou pouco dependendo do da proporção deste face ao activo.

Essa lógica de avaliar os ganhos pelo valor em cêntimos não tem qualquer sentido porque se uma acção subir 1%, ganhas o mesmo quer a acção tenha um valor de 1€ como de 10€. Se calculares a percentagem de ganho sobre o capital investido? Não é uma maneira mais lógica e menos "rude" do que andar a contar cêntimos. Não só rude, mas também ilógica porque 1 cêntimo tanto pode ser muito como pouco, dependendo da grandeza em questão.

centimos ou %

por carcanhol » 26/5/2007 1:20

Viva boa noite!

Amigo pedrom a questão dos cêntimos ou das % é igual anbos falamos da mesma coisa, só que de maneiras diferentes. Eu pessoalmente não me guio muito por % porque por vezes os valores são rídiculos (lidos em %) eu faço uma leitura que para mim é mais prática, ou seja comprei a x.xx quanto subiu 1, 2, 10, 20 depois é só multiplicar para saber quanto ganhou, ou perco. A mim interessa-me saber o valor real. São maneiras diferentes de ler a mesma realidade, a minha leitura não é certamente melhor nem pior que a sua, é aquela de que mais gosto. Mas ambas são a mesma coisa. :wink:

Há um ano ou mais, quando assistia aos noticiários da sic noticias, e ouvia os jornalistas a dizer por exemplo o BCP está a subir 0,37% ou 0,55% ou que a EDP está em queda ligeira de 0,75% (isto num exemplo) pensava eu que era uma grande coisa, hoje que acompanho o mercado sei que quando o Sr da Reuters diz que o BCP está com ganhos de 0,37% que isso corresponde a uma treta de 1 cêntimo e até me dá vontade de rir porque é uma treta, e penso sempre que, quem não acompanha ou não se interessa pelos mercados é capaz de achar que é uma grande coisa, quando não o é, é apenas 1 cêntimo. :?
Agora quando eles dizem que o BCP está a negociar 10 cêntimos acima, do que estava no dia anterior eu sei logo quantas acções eu podia ter comprado e quantos euros tinha agora a mais na minha conta, e que investi por exemplo noutra que não sobe tipo SONAECOM e que portanto deixei de ganhar 100, 200, 300 euros, isto por exemplo.

A unidade de leitura é diferente, mas vai dar ao mesmo. Se calhar daqui a meses passo a ler em % e não em cêntimos, por agora gosto deste sistema de unidade o “cêntimo” :wink:

Um abraço e um bom fim de semana e muita paciência para que chegue segunda-feira, pois o fim de semana sem bolsa é uma séca. :mrgreen: :mrgreen:

JM

por Clinico » 25/5/2007 20:02

"ENA PÁ" ILUSTRES!! que subida, que fecho, que volume :lol:
E o que me dá alegria tambem é ver o clube da JM crescer com "novos" membros, alguns já colegas de outras lutas. Pelo menos os grandes "habitués" deste forum começam a aderir ao clube, o que faz pensar que pelo menos neste papel, alguns movimentos devem ser devidos ao Caldeirão...boa...
Desde que obtive as minhas a uma média de 20,80 (nunca apanhei nada quando veio aos 20,01)não tenho mexido na carteira mas, se segunda de manha a "coisa" estiver animada, pode ser que reforce mais um pouco (hoje não consegui aceder a nenhum computa de tarde)
Realmente, admito que apesar de seguir a carteira do JAS há muito tempo, nunca prestei verdadeira atenção á JM.
Quanto á AT, basta seguir o meu ilustre colega que lá vai postando uns gráficos algo pequenos para a minha visão de mocho, mas esclarecedores.

Enfim, esta "chatice" de agora ter Sábado e Domingo pelo meio.... :mrgreen:

Parabens a todos
Abraços
Clinico

por pedrom » 25/5/2007 18:46

carcanhol Escreveu:Viva boa tarde a todos!

Resolvi pôr por escrito o meu testemunho pessoal, talvez seja um indicador de futuro.

Estou na bolsa desde a OPV da GALP e confesso que nunca me interessei pela JMT por achar que o preço não se ajustava á minha modesta carteira, por vários motivo 1º porque até á data, o meu perfil não é de investidor a longo prazo e nessa prespectiva, não arrisco comprar títulos abaixo do múltiplo (1000) se a minha carteira não o permite. Já sei que vão dizer que é a mesma coisa ter 500 acções ou ter 5000, mas eu e se calhar muita gente não vê a coisa assim (há por traz disso um factor psicológico).

Falando por mim gosto de comprar pêlo menos 1000 títulos, pois é fácil de calcular os ganhos ou perdas se já pagou as comissões se o ganho é 100, 200 ou 300€ etc.

Para comprar 100 200 ou 300 acções de qualquer coisa, das duas uma ou eu sei que o título sobe naquele dia 40, 50 ou 60 cêntimos ou então nada feito.

Resumindo brincar com a JMT a 22€ ia ser pouco provável, agora a 4.40€ já a coisa muda de figura, pois se for caso disso já tenho brincado com a SONAECOM , com a EDP com o BPI etc, etc. Mas posso-vos dizer que a GALP desde que foi para os valores a que esta, raramente olho para ela, só sei que ela hexiste se abro uma página qualquer e ela está escarrapachada nas 5 maiores subidas, porque de resto nem vou á procura. :shock: :roll:

Portanto entrei hoje para a JMT porque vem ai o split e acredito que todos os que como eu brincam com a SONAECOM de 5 a 5.25€ (há 15 dias) mais depressa brincam com esta dos 4.4 até aos 5€. :wink:

Não sei se este testemunho vos diz alguma coisa, a mim diz bastante. :mrgreen:

Continuação de bom fim de semana.

Venha a JMT a 5€ deve valer bem isso. :mrgreen:

Com o tempo irás mudar de ideias!!! Eu raramente me "preocupo" com os centimos que desce ou sobe, pois o que me interessa á a % do dinheiro que estou a perder ou ganhar.

Não leves a mal mas quando souberes isto:

Para comprar 100 200 ou 300 acções de qualquer coisa, das duas uma ou eu sei que o título sobe naquele dia 40, 50 ou 60 cêntimos ou então nada feito.

Diz qualquer coisa à malta que a malta agradece!!!

Registado: 29/7/2004 19:55

JMT

por JAS » 25/5/2007 18:20

Dialmedia Escreveu:Porque, a meu ver, é dos títulos do PSI20 que é menos prejudicado com o sentimento do mercado. Basta ver o comportamento dela ontem, em que esteve sempre estável a subir poucos pontos, desde o início quando que o PSI20 e a Europa estavam a corrigir, até ao fim da sessão em que fechámos a subir razoavelmente.

Daí que também acho que muitos investidores podem estar a relocalizar os seus investimentos para aqui, numa perspectiva de médio-longo prazo.

Tens toda a razão.
Diz a experiência que a JMT sobe mais em períodos de correcção do PSI...

Um abraço,
JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...

Registado: 5/11/2002 0:05

Testemunho pessoal

por carcanhol » 25/5/2007 18:18

Viva boa tarde a todos!

Resolvi pôr por escrito o meu testemunho pessoal, talvez seja um indicador de futuro.

Estou na bolsa desde a OPV da GALP e confesso que nunca me interessei pela JMT por achar que o preço não se ajustava á minha modesta carteira, por vários motivo 1º porque até á data, o meu perfil não é de investidor a longo prazo e nessa prespectiva, não arrisco comprar títulos abaixo do múltiplo (1000) se a minha carteira não o permite. Já sei que vão dizer que é a mesma coisa ter 500 acções ou ter 5000, mas eu e se calhar muita gente não vê a coisa assim (há por traz disso um factor psicológico).

Falando por mim gosto de comprar pêlo menos 1000 títulos, pois é fácil de calcular os ganhos ou perdas se já pagou as comissões se o ganho é 100, 200 ou 300€ etc.

Resumindo brincar com a JMT a 22€ ia ser pouco provável, agora a 4.40€ já a coisa muda de figura, pois se for caso disso já tenho brincado com a SONAECOM , com a EDP com o BPI etc, etc. Mas posso-vos dizer que a GALP desde que foi para os valores a que esta, raramente olho para ela, só sei que ela hexiste se abro uma página qualquer e ela está escarrapachada nas 5 maiores subidas, porque de resto nem vou á procura. :shock: :roll:

Portanto entrei hoje para a JMT porque vem ai o split e acredito que todos os que como eu brincam com a SONAECOM de 5 a 5.25€ (há 15 dias) mais depressa brincam com esta dos 4.4 até aos 5€. :wink:

Não sei se este testemunho vos diz alguma coisa, a mim diz bastante. :mrgreen:

Continuação de bom fim de semana.

Venha a JMT a 5€ deve valer bem isso. :mrgreen:

por ptmasters » 25/5/2007 17:13

Ainda telefonei para o BIG a alertar e supostamente eles fizeram o mesmo para Frankfurt, mas de resultados vi pouco.

Também, só queria ver mesmo os COF's, era mais por capricho :lol: :lol:

1 ab
O que é um cínico? É aquele que sabe o preço de tudo, mas que não sabe o valor de nada.

Registado: 31/1/2005 4:04

por Brah » 25/5/2007 17:04

Realmente, com uma performance destas, as compras nos warrants estiveram simplesmente ridículas, querem comprá-los abaixo do "preço de custo"! :shock: :shock:

Pelo andar da carruagem, estes até deve valer a pena manter até à maturidade, se o stock split correr como eu penso...

abraço

Registado: 2/11/2006 11:31

por ptmasters » 25/5/2007 16:49

Nada mais como chegar a portugal e ver a rica valorização que ela teve. Confesso que quando cheguei e liguei o telemóvel e vi 21,82, por momentos pensei: "20,82... pois deve estar tudo a cair e esta não fugiu à regra. Espera, 21,82?"

E como os tipos do Commerzbank até andaram armados em parvos, nem me aborreci com a situação e mantive os warrants todos. Pelo menos assim deverá ser até meados de Junho.

1 ab e bfs
O que é um cínico? É aquele que sabe o preço de tudo, mas que não sabe o valor de nada.

Registado: 31/1/2005 4:04

por Brah » 25/5/2007 16:40

Sejas bem vindo!! :) Isto quando uma acção começa a ter muitos apoiantes é porque começa a entrar no ponto de rebuçado!! :mrgreen: :mrgreen:

Grande fecho, se segunda se aguentar assim, quando o preço delas "baixar"*, acho que vai haver muito mais gente a olhar para elas... 8-) 8-)

* ssshhhhhh!!não digam a ninguem que o preço na realidade não baixa... :mrgreen:

abraço

Registado: 2/11/2006 11:31

por Princepe da bolsa » 25/5/2007 16:40

J. MARTINS 22.00 3.29% 544,586 25-05 04:35

Sessão espectacular! Não sei se é devido ao split, ao PT do CBI, ou de algum desenvolvimento novo dos problemas em cima da mesa da JM, mas a verdade é que tecnicamente está óptima. Reagiu ao LTA que venho a defender e voou a sessão toda, fechando em máximos históricos e em máximos da sessão, o que deixa antever uma abertura em gap up na segunda. O volume reforça claramente este movimento e permite pensar que não são apenas pequenos investidores...

Fica a linda pintura...

PS.: Clinico, fizemos bem em ficar a "tratar" dela! :wink:
Anexos
jm9.png
jm9.png (0 Bytes) Visualizado 1776 vezes
Os stop losses são a melhor forma de não nos afundarmos num mar de esperanças...

Registado: 12/3/2006 16:08

por Midas » 25/5/2007 16:28

Sim não é nada mau em termos de volume;) Eu juntei-me hoje ao clube da JMT e entrei a meio da manhã, reforçando à tarde, reduzindo umas posições que tinha noutras cotadas já esticadinhas :) Vou ver se reforço mais na segunda pq me parece que esta acção quando cotar nos valores mais baixos, vai tornar-se acessível ao público em geral e o público anda em brasa :)
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Registado: 31/8/2005 15:06

por tunes » 25/5/2007 16:21

Que fecho, 38k ao melhor num título destes é obra.

Lá está ela nos 22€

8-)

Registado: 21/12/2004 12:46

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: @nmv!, Google [Bot], iniciado1, m-m, paulopereira.pp36.pp e 120 visitantes