Caldeirão da Bolsa

Porque comprei Inapa hoje?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re

por JAS » 27/5/2007 11:14

James Wheat Escreveu:Chamo a atenção para o ponto 5 e a referência a "reserva de preferência dos accionistas".

Se estiver a interpretar mal, digam-me, sem problema - acontece.

Estás a interpretar mal.

Normalmente, em todos os Aumentos de Capital, existe a "preferência dos accionistas" mas isso apenas significa que o Aumento de Capital é "reservado aos accionistas".
Assim não haverá tranches reservadas para "público em geral", para "pequenos investidores" ou para "trabalhadores".
E não haverá uma tranche destinada especificamente a um "parceiro estratégico" coisa que até podia acontecer.
(Isto se a Assembleia Geral vier a aprovar o ponto 5. tal como está redigido)

Sendo assim serão atribuídos aos accionistas os direitos correspondentes à totalidade do Aumento de Capital.

A partir daí os accionistas serão livres de transaccionar esses direitos em bolsa.

Acontece que há sempre uns accionistas que não exercem o direito de subscreverem acções e que nem sequer vendem os direitos (há sempre uns tipos distraídos que têm investimentos esquecidos nos Bancos, outros que estão ausentes do País e que nem sabem do AC, etc, etc).
Essas acções sobrantes, normalmente em quantidade reduzida, é que podem vir a ser subscritas pelos accionistas interessados de acordo com um rateio.

Um abraço,
JAS

--------------------------
Frigas Escreveu:É verdade que é através do meu banco que vai aparecer se quero vender os meus direitos?

Eles vão-te aparecer na listagem de títulos em carteira, em linha separada, tal como as acções.
Transaccionas em bolsa da mesma forma.

Após o AC a cotação corrige para o valor da média ponderada entre a cotação da véspera e a cotação 1,00 a que é subscrito o AC.

Já estão por aí as contas da cotação corregida pelo que não vale a pena repetir.

O teu objectivo deverá ser baixar a tua média ponderada de forma que ela fique abaixo da cotação corrigida.

Uma das tecnicas que podes utilizar é tentar comprar direitos abaixo do seu valor teórico ou entrares no rateio das acções sobrantes (não subscritas pelos accionistas).

Um abraço,
JAS

--------------------------
portucel Escreveu:Fórmula matemática para determinar o valor de cada direito (d) a partir da cotação (c):

d = (c - 1)/24,75

... para c=2,38 corresponde a d=0,056

Há aí qualquer coisa errada...

Por cada acção detida dão-te 1 direito a comprar 4,5 novas acções a 1,00 euro.

Se compras 4,5 novas acções a 1,00 euro (desembolsas 4,50 euros) e cada uma delas valerá teoricamente 1,25 ( as tuas novas acções valerão 4,5 x 1,25 = 5,625 euros) isso tem que significar que cada direito vale a diferença ou seja 1,125.

verificação:
custo de 1 direito = 1,125
subscrição de 4,5 acções = 4,50
total investido = 5,625

5,625 euros / 4,5 novas acções = 1,25 ( idêntico a cotação corrigida)

Um abraço,
JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...

Registado: 5/11/2002 0:05

O que acham??

por frigas » 27/5/2007 9:57

..então é de esperar sempre pela AG até tomar decisões???

Aquele Abraço
Os nossos filhos são a nossa eternidade. Robert Debré

Estou feliz. Não tenho queixas. Às vezes choro. Milton Dacosta

A saúde, como a fortuna, deixa de favorecer aos que abusam dela. Saint-Évremont

Registado: 17/9/2006 11:08

Direitos...

por portucel » 27/5/2007 9:36

Só depois de aprovado o A.C. é que se inicia o processo...

... quando for estabelecido pela A.G. e aprovado pela CMVM ficas com X acções e 4,5 X direitos sem gastares dinheiro...

... para venderes os direitos terás de dar ordem ao banco de venda, tal como acontece para as acções...

... se não venderes os direitos, ou vais ao A.C. ou entregas aos abutres para o rateio a custo zero!!!

Isso significaria que as tuas acções compradas a 2,39 agora valeriam 1,25...

... bela porrada, não?

Registado: 10/11/2006 16:05

Boa JW!!

por frigas » 27/5/2007 9:15

Fiquei sem dúvidas, mto obrigado..

Só uma última questão, quando tenho de ir ao meu banco se quiser accionar os meus direitos??pode/deve ser antes ou depois do AG?

- É verdade que é através do meu banco que vai aparecer se quero vender os meus direitos?

Um Abraço

Re: Não tem muito sentido...

por James Wheat » 27/5/2007 3:48

Frigas Escreveu:Ou seja os investidores que não tem capital para entrar no Ac vão ficar muito prejudicados, correcto??
- Quando recuperam o investimento neste papel, sem entrarem no AC??
- JW, abertamente eu tenho no momento 4100 papeis desta acção a 2.39, Ok! Para ir ao Ac tenho de colocar 4.5 e x 4100 papeis, no meu banco?? é isso??
- Então e as 4100 actuais , mantem o valor de 2.39e?,ficando com 18450 acções a 1 euro.
Um Abraço, e desculpa lá estas perguntas todas,mas é a 1ª vez que estou num Ac de uma acção..
Um Abraço

Frigas,

Sorry, tive q apanhar um vôo. O meu entendimento é o seguinte:

- Quando recuperam os que não entrarem no AC ?

Ninguém sabe.
Primeiro: depende do valor a que puderem vir a vender os direitos.
Segundo: as tuas acções que hoje valem €2.38, vão ver o seu valor nominal reduzido de €5 para €1. Ao mesmo tempo essas acções vão passar a ser fungiveis com outras, em muito maior número, compradas a €1.
Logo previsivelmente (em bolsa as certezas são poucas, vide caso SCO !) a cotação das tuas acções actuais vai cair - e muito, mais para perto de €1 do que dos actuais €2,38 !
Ninguém sabe o que vai passar com a cotação futura da Inapa, logo qd recuperas o valor actual é uma incógnita.

- Situação se fores ao AC:
a) Actualmente tens 4.100 acções a €2.39 = €9.799
b) Se subscreveres o aumento de capital terás que 'entrar' com 4,5 x 4.100 x €1 = €18.450.
c) Resultado final: ficarás com 22.550 acções a um custo de €28.249. O teu preço médio será então de €1.25/acção.

Questão chave: a quanto vai cotar a Inapa pós-AC ?

No idea ! É essa futura cotação que ditará quão atractivo será o teu investimento. Se cotar a €1 - valor do AC - estás mal; se cotar a €1.25 TU estás em casa e eu (que tenho preço médio €2.71) estou a perder (o meu break-even é €1.31); se cotar por exemplo a €1.50, fruto da transacção livre em bolsa, já estamos a ganhar.

Abraço normal - não há razão para qq outro tipo !
James Wheat
Position Trader

Registado: 24/5/2006 12:33

Então...

por frigas » 26/5/2007 16:28

.. JW,

Esclarece-me lá o meu último post p.f.

Um Abraço "normal"

por James Wheat » 26/5/2007 16:16

James Wheat Escreveu: Bem, não foi pelo Alex Tomás - que pela sua atitude de constante ressabiado não merece -, mas pelos restantes aqui vai o anexo (tem muitos outros).

Chamo a atenção para o ponto 5 e a referência a "reserva de preferência dos accionistas".

Ab+Bn.

Alex,

Não tentes inverter as coisas, que aqui o "galo malo" q começou a disparatar com azedume aos meus posts foste TU !
O Frigas e o Portucel vinham num dialogo normal comigo - não adianta tentares dar a volta ao texto, q ninguém compra essa !

Os teus direitos não teem nome, são de um accionista e a interpretação que faço do 1º paragrafo do ponto 5, é que os outros accionistas teem preferencia sobre os direitos daqueles accionistas (entre os quais tu) que não os quiserem subscrever no AC. Poderá ser um erro de interpretação meu ?

A resposta leva-nos à questão da "humildade" ? Novamente não invertas, que não serve. Tenho qb, inclusive para te dar - a prova é que tal como disse, "se estiver a interpretar mal", se estiver enganado, "digam-me, sem problema - acontece" ! Logo "humildade", meu caro !

A terminar, ums ultima sugestão, dado que não vou perder mais tempo a responder-te: mete a mão na consciência e pensa pq razão os Administradores deste forum, nas tuas próprias palavras, te apagam posts ! Será incompreensão contigo ?

Pensa nisso e se saires com a boa resposta, podes ajudar a criar menos ruido no forum.

Até sempre !

PS: não te mando nenhum abraço apertado, que não te quero mal - embora veja que estás de tal forma irritado, que por mais que tentes disfarçar não parece ser sentimento recíproco.
James Wheat
Position Trader

por Negocios Mendes » 26/5/2007 15:21

James Wheat Escreveu:Alex Tomás,

Boas !

Epá, eu entendo que questiones as tais 'certezas' (se duvidas, é normal, pq não ?), agora o 'tom' e esse 'azedume crónico' que gostas de destilar é que... é escusado !
Sobretudo desmascara logo ao que vens, vê-se logo o que te vai na alma, é de caras !

Enfim... Vou-te ajudar na mesma: é fácil, consulta o site da Inapa (www.inapa.pt).
É por lei, têm que por lá tudo e está lá tudo, inclusive a referência ao direito de preferência dos actuais accionistas em subscreverem os direitos daqueles que não quiserem.

Está em português e é só ires lá e leres.

Abraço e bom fim-de-semana.
JW

PS: espero que te vejas livre dssa azia crónica, bem visivel no facto de seres o unico q reaje mal ao que eu escrevo. Sem complô, claro, pq tu não conheces ninguém... O facto de andares quase sempre pelo mesmo tópico em busca de conselhos é só coincidência.

Caro JW,

gostei mais uma vez do teu post. Continuas numa postura de galo machao que tudo te resvala.
Apesar do texto estar EM PORTUGUES, nao tenho bem a certeza quem sabe ler ou nao.
Podes explicar-me no texto que agora transcrevo, onde diz que o BCP e o estado tem preferencia sobre OS MEUS DIREITOS?

5. Que seja aprovado o aumento do capital desta sociedade dos € 27 237 013,00
para € 150 000 000,00, no montante de € 122 762 987,00, a realizar, ao par, por
novas entradas em dinheiro e com reserva de preferência dos accionistas.
5.1. Que o aumento seja representado pela emissão de 122 762 987 novas
acções, tituladas e ao portador, do valor nominal de € 1,00 cada uma
5.2. Que o pagamento do valor da subscrição das acções a emitir seja efectuado a
contado e integralmente no acto da subscrição;
5.3. Que seja manifestado, no acto da subscrição das acções, pelos accionistas
que o pretendam, a intenção de ocorrer a eventual rateio entre preferentes das
acções sobrantes, declarando desde logo, nesse mesmo acto, o número de
acções que a este título pretendem subscrever.
5.4. Que as acções subscritas ao abrigo do número anterior sejam realizadas a
contado nos três dias subsequentes à notificação do resultado do rateio;
5.5. Que o Banco Millenniumbcp Investimento, SA fique encarregue de proceder à
colocação do aumento de capital, por si só ou em conjunto com outras
instituições financeiras que contactará para o efeito, obrigando-se a
desenvolver os melhores esforços com vista à colocação da emissão;
5.6. Que o exercício dos direitos de subscrição, pelos accionistas e
subsequentemente pelos demais interessados, decorra em datas a definir com
o intermediário financeiro encarregue de prestar os serviços de organização e
montagem da emissão, bem como para prestar os serviços relativos à
admissão à cotação das acções resultantes do aumento de capital;
5.7. Que, na eventualidade de o aumento de capital não ser subscrito na sua
totalidade o aumento de capital fica limitado às subscrições recolhidas, de
acordo com o regime de subscrição incompleta permitido pelo n.º 1 do art.º
457.º do Código das Sociedades Comerciais.
5.8. Que sejam pagas ao Banco Millenniumbcp Investimento, SA e, eventualmente
a outras instituições financeiras intervenientes, comissões, acrescidas dos
impostos que sobre as mesmas recaiam, pelos montantes e nos moldes a
acordar com as mesmas;
5.9. Que seja solicitada a admissão à cotação no mercado de cotações oficiais da
Euronext Lisbon das acções resultantes do aumento de capital

Outro abraco, que tu mereces. Pode ser que com o aperto ganhes alguma humildade.

Registado: 3/5/2005 12:47

por James Wheat » 26/5/2007 14:59

Bem, não foi pelo Alex Tomás - que pela sua atitude de constante ressabiado não merece -, mas pelos restantes aqui vai o anexo (tem muitos outros).

Chamo a atenção para o ponto 5 e a referência a "reserva de preferência dos accionistas".

Ab+Bn.
Anexos
Inapa_Aumento de Capital.pdf
Capital Increase Inapa Mai 2007
(0 Bytes) Transferido 301 Vezes
James Wheat
Position Trader

por James Wheat » 26/5/2007 14:46

Alex Tomás,

Boas !

Epá, eu entendo que questiones as tais 'certezas' (se duvidas, é normal, pq não ?), agora o 'tom' e esse 'azedume crónico' que gostas de destilar é que... é escusado !
Sobretudo desmascara logo ao que vens, vê-se logo o que te vai na alma, é de caras !

Enfim... Vou-te ajudar na mesma: é fácil, consulta o site da Inapa (www.inapa.pt).
É por lei, têm que por lá tudo e está lá tudo, inclusive a referência ao direito de preferência dos actuais accionistas em subscreverem os direitos daqueles que não quiserem.

Está em português e é só ires lá e leres.

Abraço e bom fim-de-semana.
JW

PS: espero que te vejas livre dssa azia crónica, bem visivel no facto de seres o unico q reaje mal ao que eu escrevo. Sem complô, claro, pq tu não conheces ninguém... O facto de andares quase sempre pelo mesmo tópico em busca de conselhos é só coincidência.
James Wheat
Position Trader

...

por Negocios Mendes » 26/5/2007 14:30

Boa tarde,

Acho que foi o Lican que o disse antes e eu volto a repetir: acho JW que estás a afirmar as coisas com muita conviccao, coisas estas que nao vi em lado nenhum. Ou já tens o prospecto do AC? é que eu tb sou accionista e nao vi nada ate agora.

Refiro-me principalmente a preferencia de aquisicao por parte do Estado e do BCP aos direitos que os accionistas nao quiserem. Quem disse esta verdade absoluta?
Isso nunca foi assim e eu tenho a certeza que posso vender os meus direitos durante o periodo que fôr definido para negocia-los... e vende-los a quem eu quiser.

Por isso, deixa de tentar demonstrar que sabes mais do que os outros porque o que tu estás a fazer é a enganar muitos accionistas aqui.

Aquele abraco!

Registado: 3/5/2005 12:47

Não tem muito sentido...

por frigas » 26/5/2007 14:18

Ou seja os investidores que não tem capital para entrar no Ac vão ficar muito prejudicados, correcto??

- Quando recuperam o investimento neste papel, sem entrarem no AC??

- JW, abertamente eu tenho no momento 4100 papeis desta acção a 2.39, Ok! Para ir ao Ac tenho de colocar 4.5 e x 4100 papeis, no meu banco?? é isso??

- Então e as 4100 actuais , mantem o valor de 2.39e?,ficando com 18450 acções a 1 euro.

Um Abraço, e desculpa lá estas perguntas todas,mas é a 1ª vez que estou num Ac de uma acção..

Um Abraço

Cada direito vale...

por portucel » 26/5/2007 13:45

Fórmula matemática para determinar o valor de cada direito (d) a partir da cotação (c):

d = (c - 1)/24,75

... para c=2,38 corresponde a d=0,056
... para c=2,24 " a d=0,05
... para c=2,48 " a d=0,06

... para c=1,99 " a d=0,04
... para c=1,74 " a d=0,03
... para c=1,5 " a d=0,02
... para c=1,25 " a d=0,01

e para c=1 " a d=0

... posto isto penso que a cotação vai estabilizar entre 2,24 e 2,48

Contas...

por portucel » 26/5/2007 13:16

Caro James,

1- Admitindo que vais ao AC:

Uma acção (a 2,38 €) reduz o valor nominal de 5 para 1 € para depois desembolsares 4,5 € por 4,5 acções...
... ou seja terás 5,5 acções por 6,88 € (preço unitário de 1,25 €).

2- Admitindo que não vais ao AC:

As 27,2 milhões de acções vão gerar 122,8 milhões de direitos valendo entre 5 e 6 cêntimos...
... o negócio é comprá-los mais baratos no mercado e/ou subscreveres os sobrantes!

Penso ser mais segura a hipótese 2, até porque entretanto tens a massa do teu lado...
... para a Martifer e REN, por exemplo!!!

Acho que devias repensar a tua estratégia...

Re: Timing

por James Wheat » 26/5/2007 13:00

portucel Escreveu:Penso que o timing para entrar no papel (junto com as piranhas do BCP) é através da compra de direitos vendidos ao desbarato!!!

Portucel,

Mais uma para aumentar a 'charada': quem estiver fora do papel so' vai poder comprar direitos, DEPOIS DE TODOS os restantes accionistas declinarem a sua subscricao ! So se sobrarem !
Ou seja, se eu tiver direitos e nao os quiser subscrever, o Bcp (ou o Estado) como accionista tem direito de preferencia de compra sobre quem nao tiver qq Inapa !

Em resultado, eu acho que vao acabar por ficar os mesmos accionistas na Inapa, mas em muito menor numero, pq os pequenos que nao quiserem / conseguirem acompanhar o AC vao sair - teem estado a sair - e o Banco e o Pessanha/Armindo vao exercer o direito de preferencia e apanhar todos (os direitos de subscricao dos outros accionistas).

Pois outras palavras, quem estiver fora tem fortes probabilidades de nao conseguir entrar no papel durante o AC - somente apos, quando a cotacao for... who knows ?!?

Ab+Bn.
James Wheat
Position Trader

Re: Obrigado

por pedras11 » 26/5/2007 12:58

James Wheat Escreveu:
- ao teres acções no momento do AC de capital, ser-te-ão atribuidos direitos de subscrição de 4,5 acções ao par, ou seja, a €1/acção.

Isso é garantido :?:
"O desprezo pelo dinheiro é frequente, sobretudo naqueles que não o possuem"

Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges

Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net

Registado: 31/10/2004 1:09

por StockGalaxy » 26/5/2007 12:56

James Wheat Escreveu:Final warning - importantissimo !

Lembrem-se que os estatutos vao deixar de ser blindados (a limitacao de direitos de voto vao ha' vida)... Quem quiser controlar a Inapa tem neste AC uma oportunidade unica, eu diria mesmo irrepetivel !!

Mais direitos vao permitir aumentar a % de capital e esse peso extra vai passar a valer por inteiro da AG e na gestao da empresa.

Estou no papel e vou ficar a ver de bancada - tranquilo, subscrevendo o AC com os direitos que me correspondem, plenamente convicto que assim nao vou perder dinheiro neste investimento.

Ab+Bn

James,

Cuidado com as convicções absolutas.
A mim já me fizeram perder dinheiro quando estava com a razão toda mas na altura errada.

Abraço.

Lican
----------------------------------
nada na manga, tudo na mão.

Registado: 11/2/2006 21:08

por James Wheat » 26/5/2007 12:33

Final warning - importantissimo !

Lembrem-se que os estatutos vao deixar de ser blindados (a limitacao de direitos de voto vao ha' vida)... Quem quiser controlar a Inapa tem neste AC uma oportunidade unica, eu diria mesmo irrepetivel !!

Mais direitos vao permitir aumentar a % de capital e esse peso extra vai passar a valer por inteiro da AG e na gestao da empresa.

Estou no papel e vou ficar a ver de bancada - tranquilo, subscrevendo o AC com os direitos que me correspondem, plenamente convicto que assim nao vou perder dinheiro neste investimento.

Ab+Bn
James Wheat
Position Trader

Re: Timing

por James Wheat » 26/5/2007 12:22

portucel Escreveu:Penso que o timing para entrar no papel (junto com as piranhas do BCP) é através da compra de direitos vendidos ao desbarato!!!

O problema 'e se eles - BCP - comem tudo e com tanta fome, que levam tudo 'a frente e nao deixam nada... acabando por inflaccionar o valor dos direitos, que podem vir a nao ser assim tao inuteis / baratos !

Million dollar question !

De momento a cotacao da accao parece indicar uma fraca valorizacao dos direitos, mas... ate' dia 30 Maio ainda ha' 2 sessoes de bolsa !

Vamos ver como se comporta o papel nesses 2 dias.
Ab+Bn.
James Wheat
Position Trader

Timing

por portucel » 26/5/2007 11:28

Penso que o timing para entrar no papel (junto com as piranhas do BCP) é através da compra de direitos vendidos ao desbarato!!!

Re: Obrigado

por James Wheat » 26/5/2007 10:35

Frigas Escreveu:JW, esclarece-me somente dois pontos:
- Se não for ao aumento de capital significa que fico prejudicado??
- Como faço para adquirir as que tenho direito no AC de acordo como a minha carteira actual?
- Como sabes em posts anteriores mencionei que estou dentro a 2.39€, depois do AC e da alteração do valor nominal,fico com as mesmas acções ao mesmo valor?
Um Abraço

Aqui vai:

- ao teres acções no momento do AC de capital, ser-te-ão atribuidos direitos de subscrição de 4,5 acções ao par, ou seja, a €1/acção.
Nesse momento tens duas opções: vender os direitos, ou subscrever as novas acções.

- eu creio que os direitos não vão valer... grande coisa. Agora atenção: os accionistas têm direito de preferência sobre os direitos que outros accionistas não queiram subscrever...
Para mim o Bcp e/ou a dupla Pessanha/Armindo vão arrebatar todos os direitos q outros accionistas não queiram exercer, comprando os mesmos às toneladas e ao desbarato.

- se quiseres ir ao AC, terás que o comunicar ao teu banco depositário das acções e ter em cash lá €4,5 por cada acção que tenhas. Repito: 1 acção actual dará direito a 4,5 acções futuras a €1/cada.

- se não fores ao AC, desde logo todas as acções que tens vão passar de €5 a €1 de valor nominal.
Quando as novas acções forem admitidas à cotação (valor nominal €1), julgo que serão todas fungiveis e a cotação tenderá a aproximar-se mais de €1 (valor das novas, muito mais numerosas e compradas a €1) do que manter-se nos €2,40 (valor das actuais, em muito menor número e cujo valor nominal será reduzido de €5 para €1).

- quem não quiser ir ao AC deve vender, pq infelizmente não creio que venha a haver nenhuma corrida desenfreada aos direitos (estes vão valer muito pouco). Basta olhar para a evolução da cotação actual da Inapa: não há nenhuma corrida para ter 4,5 direitos adicionais por cada acção detida.

Este AC vai ser pesado para quem o subscrever e isto é óbviamente válido do ponto de vista dos pequenos investdores. É para quem tiver cabedal, pq vai ter que entrar com bastante cash por cada papel que detenha no momento do AC e poderá ter que esperar muito pelo 'turn-around' nas contas da empresa - e consequente valorização da mesma.

Final comments: com a % actual que detêm, o Estado vai lá pôr pelo menos €40,1 milhões (só para acompanhar a sua parte do AC) e o Bcp €37,6 (idem). Se forem comprar direitos de outros accionistas, terão que pôr ainda mais. O Estado deve ficar-se, mas o banco... é a 5 maior distribuidora de papel na Europa ! Factura €1.000 milhões ! Aquilo jamais fechará e tem ali muito valor escondido, como a venda de activos apresentada já deixa antever.

AC muito duro para os pequenos, porque quer o Estado, quer o Banco jogam com dinheiro alheio e assim... é tudo fácil.

Mande sempre !
Ab+Bn.
James Wheat
Position Trader

Obrigado

por frigas » 25/5/2007 22:41

JW, esclarece-me somente dois pontos:

- Se não for ao aumento de capital significa que fico prejudicado??

- Como faço para adquirir as que tenho direito no AC de acordo como a minha carteira actual?

- Como sabes em posts anteriores mencionei que estou dentro a 2.39€, depois do AC e da alteração do valor nominal,fico com as mesmas acções ao mesmo valor?

Um Abraço

por James Wheat » 25/5/2007 22:18

Frigas,

Tudo é possivel: quem não está dentro dos bastidores da 'jogada', está a apostar claramente às escuras.

A unica coisa que eu tenho como adquirida, é que quem tem actualmente 1 acção, no AC terá o direito a adquirir 4,5 acções a 1 euro cada. Exemplo: se o amigo tiver digamos 50.000 acções, poderá subscrever 225.000 ao par - a €1 cada. Dá €225.000.
Perguntar-se-á: muito ? Pouco ? Bem, depende... Do quê ? Do valor a que as acções vierem a ser cotadas na bolsa, uma vez reduzido o seu valor nominal de €5 para €1 e uma vez admitidas à cotação as novas acções.
As acções até à data tinham um valor nominal de €5 e cotavam a €2,50s (menos, hoje a €2,38)); no futuro vão passar a um valor nominal de €1 e terão - para o AC ter valor nulo a quem subscreve hoje (ou seja, nem ganhar, nem perder) - que cotar (ao fecho de hoje) acima de pelo menos €1,25.

Resumindo, há aqui 2 variáveis essenciais por determinar: quanto vão valer os direitos de subscrição do AC a quem não quiser ir ao mesmo (a quanto os pode vender) ? Quanto vão valer as novas acções uma vez admitidas à cotação ?

Vamos às conclusões práticas: eu acho que quem não tiver arcaboiço para ir ao AC, não se deve meter neste barco. Porquê ? pelo acima dito e pela única certeza: aqui o risco é elevadissimo. Como eu o vejo, isto é um papel para quem joga com lucros e está pronto a esperar o que fôr preciso pelo desenrolar da batalha pelo controlo da empresa.

Eu não me acredito que toda aquela revolução interna e respectivo AC tenham sido aprovados, sem que no Bcp, no Estado e na dupla Vasco Pessanha / Jorge Armindo se tenha chegado a um acordo sobre uma clara estratégia futura.
O novo CEO é um homem do Bcp. A ascensão do Jorge Armindo foi meteórica. É o nº2 abaixo do Vasco Pessanha. Por outro lado criou a IberPartners que ainda está a ver onde atacar... coincidências a mais - digo eu :roll: !

Eu mantenho a posição valorizada a €2,71 preço médio e não lhe mexo: não vendo nada, não compro mais. E vou ao AC. A jogar com os lucros. Aqui como na VAA.

Espero ter ajudado.
Ab+Bn.
James Wheat
Position Trader

por algarvio_ » 25/5/2007 21:47

Aqui fica um gráfico actualizado
Anexos
inapa.PNG
inapa.PNG (0 Bytes) Visualizado 1532 vezes

Registado: 19/6/2006 22:57

O que Acham??

por frigas » 25/5/2007 21:05

Boa Noite amigos Caldeireiros!

Estamos na aproximação de uma das AG mais inportantes da Inapa (Possivel privatização da parte do estado,entre outros assuntos..), e tendo acção durante as últimas duas semanas ter mantido acima dos minimos,acham os meus amigos q partir de 2º feira temos possibilidades de a acção ir para "arriba"??

Agradeço opiniões

Um Abraço

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], iniciado1, leao, Opcard33, peste123, tami e 187 visitantes