Porque comprei Inapa hoje?
Eu estou mais inclinado para que a deixem novamente deslizar até aos €2,37/38, anteriores valores de suporte, apanhando mais e mais papel na queda.
A AG é dia 30 Maio e até lá faltam muitos dias.
Isto parecem-me 'rapadelas' de quem sabe bem o que se vai passar - Bcp ? Jorge Armindo & IberPartners ? -, quais são as oportunidades que se lhe oferecem e que está, sem pressas (pq o papel está em desgraça !), a acumular.
Como sabem estou comprado a €2,71 e pessoalmente sobre estas variações, "I couldn't care less": não lhe mexo, pq estou convicto de que não vou perder dinheiro neste papel/empresa.
Ab+Bn.
A AG é dia 30 Maio e até lá faltam muitos dias.
Isto parecem-me 'rapadelas' de quem sabe bem o que se vai passar - Bcp ? Jorge Armindo & IberPartners ? -, quais são as oportunidades que se lhe oferecem e que está, sem pressas (pq o papel está em desgraça !), a acumular.
Como sabem estou comprado a €2,71 e pessoalmente sobre estas variações, "I couldn't care less": não lhe mexo, pq estou convicto de que não vou perder dinheiro neste papel/empresa.
Ab+Bn.
James Wheat
Position Trader
Position Trader
- Registado: 24/5/2006 12:33
pois tens razão,
mas as resistências existem para ser "rebentadas", vamos ver se é o caso.
- Registado: 7/9/2006 14:06
Smallover há ali uma resistência a 2,5euro. Máximo relativo.
"O desprezo pelo dinheiro é frequente, sobretudo naqueles que não o possuem"
Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges
Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net
Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges
Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net
acumulação
FUNDAMENTAL:
temos uma empresa que esta a sair de um periodo dificil ... e em fase de restructuração, o que normalmente corresponde a bons momentos de entrada.
A desblindagem de estatutos para eliminar as restrições de direitos de voto e a eventual saida do Estado... vão dar que falar na Assembleia Geral marcada ainda para este mês (finais de maio) !
Até là creio que teremos um suspense positivo ...sobre a INAPA.
TECNICAMENTE (tive um alerta varios indicadores a darem sinal de compra na INAPA ao mesmo tempo)...:
Sinais de compra:
1: sobre o suporte dos 2,37 €
2: Oversold: RSI a 32 (portanto com forte probabilidade de upside )
3: E o estocastico a dar sinal de compra
Ficam os links:
http://www.negocios.pt/default.asp?Sess ... tId=295390
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/not ... iv_id=1728
grafico explica bem os sinais / alertas que tive hoje
EH EH estou como o JAS, a acumular entre 2,37 e 2,40 até à Assembleia Geral (ai o NEWS FLOW sera sem duvida um catalizador natural para o titulo, dados os projetos que têm ...).
temos uma empresa que esta a sair de um periodo dificil ... e em fase de restructuração, o que normalmente corresponde a bons momentos de entrada.
A desblindagem de estatutos para eliminar as restrições de direitos de voto e a eventual saida do Estado... vão dar que falar na Assembleia Geral marcada ainda para este mês (finais de maio) !
Até là creio que teremos um suspense positivo ...sobre a INAPA.
Citação:
Inapa vai investir nos serviços para segmento gráfico
Agência Financeira - 7 Mai 2007
Esta vontade, expressa pelo CEO da Inapa, José Morgado, faz parte de um plano de re-estruturação da empresa até 2010, que vai custar 9 milhões de euros. ...
Inapa regista lucros de 500 mil euros no primeiro trimestre
Jornal de Negócios - Portugal - 7 Mai 2007
A Inapa, o grupo português de distribuição de papel, anunciou hoje que os seus resultados líquidos, excluindo custos e ganhos não recorrentes, ascenderam a ...
Inapa quer ganhar 50 milhões de euros com alienações
Agência Financeira - 7 Mai 2007
A Inapa quer crescer dos 4 para os 50 milhões de euros em apenas quatro anos na racionalização de activos, graças a um novo programa de compromisso de ...
TECNICAMENTE (tive um alerta varios indicadores a darem sinal de compra na INAPA ao mesmo tempo)...:
Sinais de compra:
1: sobre o suporte dos 2,37 €
2: Oversold: RSI a 32 (portanto com forte probabilidade de upside )
3: E o estocastico a dar sinal de compra
Ficam os links:
http://www.negocios.pt/default.asp?Sess ... tId=295390
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/not ... iv_id=1728
grafico explica bem os sinais / alertas que tive hoje
EH EH estou como o JAS, a acumular entre 2,37 e 2,40 até à Assembleia Geral (ai o NEWS FLOW sera sem duvida um catalizador natural para o titulo, dados os projetos que têm ...).
- Anexos
-
- INAPA.png (0 Bytes) Visualizado 1911 vezes
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !
Bom, eu pensava que ia novamente assentando a poeira, assentando, até talvez quebrar durante 1 ou 2 dias a barreira dos 2.30, e eu voltar a comprar um lotezinho, já que as vendi todas a 2.46 naquela subida da semana passada.
Dado que o Jas agora anda metido nisto, e eu não vou nem tentar fazer melhor que ele, resolvi tirar uns dias de férias da bolsa!
Ou seja, nem vou esperar sentado...vou esperar na praia por mais notícias.
100% líquido...eu e o ocenano, se descontarmos as porcarias que lá andam a boiar.
Dado que o Jas agora anda metido nisto, e eu não vou nem tentar fazer melhor que ele, resolvi tirar uns dias de férias da bolsa!
Ou seja, nem vou esperar sentado...vou esperar na praia por mais notícias.
100% líquido...eu e o ocenano, se descontarmos as porcarias que lá andam a boiar.
cumprimentos,
SMALL,
SMALL,
- Registado: 5/8/2005 11:27
Há dias em que se compra para vender rapidamente.
Há dias em que se compra para esperar.
Quando caiu até 2.40 e depois 2.30, comprei para vender no dia seguinte ao 1º ressalto positivo, que obviamente ia existir mais tarde ou mais cedo.
Agora quando comprar mais perto dos 2.20 (se comprar, claro que não sou bruxo) vou esperar sentado
Esta queda tb tinha que exisitr....ou de repente isto ia novamente acima dos 2.60 novamente? claro que não.
Há dias em que se compra para esperar.
Quando caiu até 2.40 e depois 2.30, comprei para vender no dia seguinte ao 1º ressalto positivo, que obviamente ia existir mais tarde ou mais cedo.
Agora quando comprar mais perto dos 2.20 (se comprar, claro que não sou bruxo) vou esperar sentado
Esta queda tb tinha que exisitr....ou de repente isto ia novamente acima dos 2.60 novamente? claro que não.
cumprimentos,
SMALL,
SMALL,
Caro Alex
Sim é estranho ver uma empresa com INAPA estar em valores baixos historicos e com a tendencia de mercado ascendente "Bull", só com uma OPA é que aquilo mexe, a ALTRI podia candidatar-se para crescer ainda mais como tem nos mostrado, ai é que ela dava um grande salto em nivel de produção e facturação.
Era bom que acontece-se porque não é impossivel até que a empresa vale metade do que ALTRI, a nível de mercado.
Sim é estranho ver uma empresa com INAPA estar em valores baixos historicos e com a tendencia de mercado ascendente "Bull", só com uma OPA é que aquilo mexe, a ALTRI podia candidatar-se para crescer ainda mais como tem nos mostrado, ai é que ela dava um grande salto em nivel de produção e facturação.
Era bom que acontece-se porque não é impossivel até que a empresa vale metade do que ALTRI, a nível de mercado.
Esperar na bolsa é uma grande Virtude.
...
Caro Broker,
nao é estranho que estando as bolsas em maximos consecutivos, exista uma accao (INAPA) que esteja em minimos historicos????
Isto diz logo tudo. Eu nao aconselho mas pelo menos aviso.
Ate pode ser um bom negocio no medio-longo prazo, mas no curto prazo nao estou nada optimista. Acho ate que novos minimos devem estar ao virar da esquina.
Outra coisa é tb de salientar: pior do que as ultimas noticias, tb é já um pouco dificil. Daí talvez esteja mesmo a fazer finalmente um fundo na cotacao para que possa comecar a subir de novo no medio prazo.
nao é estranho que estando as bolsas em maximos consecutivos, exista uma accao (INAPA) que esteja em minimos historicos????
Isto diz logo tudo. Eu nao aconselho mas pelo menos aviso.
Ate pode ser um bom negocio no medio-longo prazo, mas no curto prazo nao estou nada optimista. Acho ate que novos minimos devem estar ao virar da esquina.
Outra coisa é tb de salientar: pior do que as ultimas noticias, tb é já um pouco dificil. Daí talvez esteja mesmo a fazer finalmente um fundo na cotacao para que possa comecar a subir de novo no medio prazo.
Cumprimentos,
Alex Tomás
Alex Tomás
- Registado: 3/5/2005 12:47
Boa Noite caros Forenses.
Gostava de saber se INAPA é ou não um bom investimento, certo que vejo um grande potêncial acho...! Vendeu 1 008 458 Toneladas(2005)de Papel na Europa, com uma facturação 1,1 biliões de Euros(2005) e com 30 milhões de acções das quais 16 milhões estão na posse de accionistas de Peso, logo exite 14 milhões para público em geral, Logo está empresa tem um ENORME potencial face ao Seu SECTOR de estar em alta (Pasta de Papel), mas por aquilo que tenho visto nos vossos posts, e que ela é muito mal Gerida "Se fosse nas mãos do Paulo Fernandes - ALTRI" se calhar ela já valeria 100 vezes mais do que vale hoje.
Amigos agredecia os vossos comentários sinceros e onestos sobre esta cotada.
Abraços e bons Négocios.
Gostava de saber se INAPA é ou não um bom investimento, certo que vejo um grande potêncial acho...! Vendeu 1 008 458 Toneladas(2005)de Papel na Europa, com uma facturação 1,1 biliões de Euros(2005) e com 30 milhões de acções das quais 16 milhões estão na posse de accionistas de Peso, logo exite 14 milhões para público em geral, Logo está empresa tem um ENORME potencial face ao Seu SECTOR de estar em alta (Pasta de Papel), mas por aquilo que tenho visto nos vossos posts, e que ela é muito mal Gerida "Se fosse nas mãos do Paulo Fernandes - ALTRI" se calhar ela já valeria 100 vezes mais do que vale hoje.
Amigos agredecia os vossos comentários sinceros e onestos sobre esta cotada.
Abraços e bons Négocios.
Esperar na bolsa é uma grande Virtude.
Cada um!!!
JAS E JW,
Sempre q visito este tópico procuro informações/análises concretas e úteis, não "guerrinhas" particulares,por isso q me desculpem os Administradores do forum mas vamos lá parar com isso!!!!!
Um Gd Abraço para vocês
PS: Acho q cada um defende a sua Dama, é NORMAL isso acontecer!!!
PS2: São "Caldeireiros" demasiado valiosos para se perderem nesta batalha a dois.
Sempre q visito este tópico procuro informações/análises concretas e úteis, não "guerrinhas" particulares,por isso q me desculpem os Administradores do forum mas vamos lá parar com isso!!!!!
Um Gd Abraço para vocês
PS: Acho q cada um defende a sua Dama, é NORMAL isso acontecer!!!
PS2: São "Caldeireiros" demasiado valiosos para se perderem nesta batalha a dois.
Os nossos filhos são a nossa eternidade. Robert Debré
Estou feliz. Não tenho queixas. Às vezes choro. Milton Dacosta
A saúde, como a fortuna, deixa de favorecer aos que abusam dela. Saint-Évremont
Estou feliz. Não tenho queixas. Às vezes choro. Milton Dacosta
A saúde, como a fortuna, deixa de favorecer aos que abusam dela. Saint-Évremont
Re
James Wheat Escreveu:Qd me referi então (no post que cita) aos resultados de 2006, fi-lo em relação aos que eram antecipáveis / conhecidos, respeitavam a parte operacional e não tinham nada a ver com imparidades de activos.
Como referi ontem e tendo em conta o que se passou no passado dia 30 Abril - em que num dia fez uma queda máx. de 10% -, os 42 milhões da imparidade dos activos e ainda mais o AC, não estavam na agenda do mercado ! Como tal eu não o podia saber - simples.
Até essa data havia um profit warning antecipando resultados operacionais negativos de "cerca de 10 milhões negativos"... Bem, o número só foi 4 x superior, tendo ainda mais forçado um AC.
Como está fácil de ver, nessas circunstancias, nem eu - nem ninguém, imagino - quereria ter papel na mão. Raciocínios passados meus estavam errados em 42 milhões que sairam... do nada !
Voçê continua a referir-se à imparidade como um valorzito desplicente (assim algo de pequeno, a "unica coidsa que mudou") e até a julgar pelo post meu que cita (sobre os rest.2006) como algo que era do conhecimento meu, geral do mercado e dos investidores. O que é comprovadamente falso !
O valor do goodwill contabilizado era do conhecimento geral.
Cabia a cada um avaliar se era justo ou se estava demasiado alto.
Para quem escreveu tantos posts a "gabar a INA" julguei que o sabias avaliar...
Pelos vistos não sabias, apenas escreveste posts por escrever sem o mínimo conhecimento da empresa.
Um abraço,
JAS
P.S. - quanto à "guerrinha do BCP/BPI" os teus raciocínios também sairam errados, nada a acrescentar.
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...
Vai começar a tal "reacção em baixa" que me permitirá decidir se volto a apostar nisto ou não, depois de pequeno lucro de ontem.
Agora que aqui anda o JAS (bom dia, meu caro!) vai ser mais complicado comprar como costumo fazer...a preços baixos.
Mas pronto, pode sempre tentar-se! EHEH
Se me deixarem, depois ajudo a subir, senão, fico a olhar para elas e aposto noutra coisa que já tenho debaixo de olho.
Agora que aqui anda o JAS (bom dia, meu caro!) vai ser mais complicado comprar como costumo fazer...a preços baixos.
Mas pronto, pode sempre tentar-se! EHEH
Se me deixarem, depois ajudo a subir, senão, fico a olhar para elas e aposto noutra coisa que já tenho debaixo de olho.
cumprimentos,
SMALL,
SMALL,
Re: ...
Alex Tomás Escreveu: Caro JW,
No outro dia, (ha 2 dias para ser preciso), tb coloquei um post a alertar para esse facto mas alguem dos admins nao gostou e retirou o post...
Esperando desta vez que nao me apaguem este post (que nao verdade nao entendo pk o fizeram pk posts como estes há dezenas deles), fica apenas o recado.
PS: Engracado que nao é a primeira vez que embirro contigo.
PS2: isto nao é nenhum complô contra ti entre mim e o JAS. Nem o conheco!
Alex,
Bem, se lhe apagam posts, das 2 uma: ou será por perseguição pessoal A SI, ou então lá terão as suas razões.
Eu quanto a mim vou mais pela segunda hipótese.
Em relação ao seu "complô contra mim, junto com o JAS"... Não sei de onde tirou essa ideia da cabeça, mas dado que a menciona, pergunto-me poq razão sentiu sequer a necessidade de o clarificar...
Hummm... Interessante.
Bons negócios, Alex.
James Wheat
Position Trader
Position Trader
...
Caro JW,
engracado ver que mais alguem decidiu embirrar contigo porque na verdade já mete fastio ver tanta publicidade as accoes que tu tens.
No outro dia, (ha 2 dias para ser preciso), tb coloquei um post a alertar para esse facto mas alguem dos admins nao gostou e retirou o post. Mas estou certo que alguem o leu.
Dizia, resumindo, mais ou menos isto: pareces o rei da Inapa: respondes a perguntas, fazes afirmacoes como verdades absolutas, etc.
So concordo contigo numa coisa: também nao sei onde foram buscar o valor de 2,20 a nao ser ao facto de alguem noutro forum ter feito umas contas por alto, contas essas que podem estar mal, quando se fala de hipoteses.
Assim que, os 2,20 Eur como minimo na INAPA, nao tem pés nem cabeca como alguns (a quem convem) querem fazer crer.
O minimo de sempre estava a 2,48 e portanto uma vez rompido passou a resistencia e é esse o valor que agora conta. Talvez por isso fechasse nesse valor ontem e nao acredito que o passe tao cedo em fecho.
Como disse, está em minimos de sempre e o facto de os ter rompido ha dias, nao augura nada de bom.
Esperando desta vez que nao me apaguem este post (que nao verdade nao entendo pk o fizeram pk posts como estes há dezenas deles), fica apenas o recado.
Aquele abraco!
Alex Tomás
engracado ver que mais alguem decidiu embirrar contigo porque na verdade já mete fastio ver tanta publicidade as accoes que tu tens.
No outro dia, (ha 2 dias para ser preciso), tb coloquei um post a alertar para esse facto mas alguem dos admins nao gostou e retirou o post. Mas estou certo que alguem o leu.
Dizia, resumindo, mais ou menos isto: pareces o rei da Inapa: respondes a perguntas, fazes afirmacoes como verdades absolutas, etc.
So concordo contigo numa coisa: também nao sei onde foram buscar o valor de 2,20 a nao ser ao facto de alguem noutro forum ter feito umas contas por alto, contas essas que podem estar mal, quando se fala de hipoteses.
Assim que, os 2,20 Eur como minimo na INAPA, nao tem pés nem cabeca como alguns (a quem convem) querem fazer crer.
O minimo de sempre estava a 2,48 e portanto uma vez rompido passou a resistencia e é esse o valor que agora conta. Talvez por isso fechasse nesse valor ontem e nao acredito que o passe tao cedo em fecho.
Como disse, está em minimos de sempre e o facto de os ter rompido ha dias, nao augura nada de bom.
Aquele abraco!
Alex Tomás
- Registado: 3/5/2005 12:47
JAS,
É prática corrente, nas suas conversas comigo, fazer 2 truques de fácil desmontagem:
1º tirar as frases (os posts) do contexto e usá-las a seu bel-prazer.
2º só publicar metade da 'estórias', deixando o resto do raciocínio oculto.
Chama-se s isso manipular os posts e não ouvir nem querer contar toda a verdade !
Para o comprovar aqui vai...
Qd me referi então (no post que cita) aos resultados de 2006, fi-lo em relação aos que eram antecipáveis / conhecidos, respeitavam a parte operacional e não tinham nada a ver com imparidades de activos.
Como referi ontem e tendo em conta o que se passou no passado dia 30 Abril - em que num dia fez uma queda máx. de 10% -, os 42 milhões da imparidade dos activos e ainda mais o AC, não estavam na agenda do mercado ! Como tal eu não o podia saber - simples.
Até essa data havia um profit warning antecipando resultados operacionais negativos de "cerca de 10 milhões negativos"... Bem, o número só foi 4 x superior, tendo ainda mais forçado um AC.
Como está fácil de ver, nessas circunstancias, nem eu - nem ninguém, imagino - quereria ter papel na mão. Raciocínios passados meus estavam errados em 42 milhões que sairam... do nada !
Voçê continua a referir-se à imparidade como um valorzito desplicente (assim algo de pequeno, a "unica coidsa que mudou") e até a julgar pelo post meu que cita (sobre os rest.2006) como algo que era do conhecimento meu, geral do mercado e dos investidores. O que é comprovadamente falso !
Quanto às suas jogadas de entradas e saídas...
Já sei que o meu amigo é muito hábil e não me custa nada reconhecer tomar isso em conta. É que sabe, eu não ando aqui a destilar azedume ou a embirrar com ninguém !
Seguramente que nesta - como noutras - entrou-e-saiu a ganhar, pq a sua leitura é sempre (ou quase) perfeita. Tá certo, aceito.
Posto isto, não me leve a mal, mas hoje foi deixá-lo a falar sozinho, já que não tenciono responder-lhe mais neste tópico.
Não é por má vontade, acredite... É o mais sensato, pq se revela uma completa e perfeita perda de tempo !
Aquele abraço - sempre !
PS: compreendi finalmente o seu azedume na sua ultima resposta... Olhe, até o JAS esquecer o incidente que teve numa muito infeliz discussão sobre o Bcp/Bpi, em que se fartou de meter os pés pelas mãos, dificilmente conseguirá construir qq conversa positiva comigo. Por isso deixo-lhe uma sugestão: até lá fale com outros ! É um favor que nos faz aos dois.
É prática corrente, nas suas conversas comigo, fazer 2 truques de fácil desmontagem:
1º tirar as frases (os posts) do contexto e usá-las a seu bel-prazer.
2º só publicar metade da 'estórias', deixando o resto do raciocínio oculto.
Chama-se s isso manipular os posts e não ouvir nem querer contar toda a verdade !
Para o comprovar aqui vai...
Qd me referi então (no post que cita) aos resultados de 2006, fi-lo em relação aos que eram antecipáveis / conhecidos, respeitavam a parte operacional e não tinham nada a ver com imparidades de activos.
Quanto às suas jogadas de entradas e saídas...
Já sei que o meu amigo é muito hábil e não me custa nada reconhecer tomar isso em conta. É que sabe, eu não ando aqui a destilar azedume ou a embirrar com ninguém !
Seguramente que nesta - como noutras - entrou-e-saiu a ganhar, pq a sua leitura é sempre (ou quase) perfeita. Tá certo, aceito.
Posto isto, não me leve a mal, mas hoje foi deixá-lo a falar sozinho, já que não tenciono responder-lhe mais neste tópico.
Não é por má vontade, acredite... É o mais sensato, pq se revela uma completa e perfeita perda de tempo !
Aquele abraço - sempre !
PS: compreendi finalmente o seu azedume na sua ultima resposta... Olhe, até o JAS esquecer o incidente que teve numa muito infeliz discussão sobre o Bcp/Bpi, em que se fartou de meter os pés pelas mãos, dificilmente conseguirá construir qq conversa positiva comigo. Por isso deixo-lhe uma sugestão: até lá fale com outros ! É um favor que nos faz aos dois.
James Wheat
Position Trader
Position Trader
Re: Crise...
James Wheat em 22 Jan Escreveu:Entrei hoje nesta menina. Venho a seguir ha uns 45 dias. Comprei para deixar em 'pousio'. Acho que pode dar uma surpresa e sobretudo parece-me que nao tem muito mais por onde cair, ja que os resultados maus de 2006 ja estao descontados. Estando quase a sair de CIN, 'e o novo outsider que escolhi para ter na carteira. 'E que o Estado e o Bcp querem sair da empresa. Ab + BN.
JAS Escreveu:A única coisa que eu pretendi fazer-te ver foi que tudo isto já existia quando entraste na Inapa.
Quanto a "embirrações" não há nenhuma além do teu habitual rancor ao BCP mas tu lá sabes se o investimento no BPI te foi mais rentável...
Quando meteste aqui o "habitual discurso do BCP + "o desastre do Pessanha", achei graça pois eram duas coisas que já existiam na Inapa quando a compraste e eram duas coisas que também existiam nos 3 meses em que escreveste tantos posts a enaltecer a Inapa.
Devo-te esclarecer que acompanho a INA habitualmente, que li as razões da tua entrada, que até olhei para os feios gráficos, que até entrei e saí da Inapa duas vezes, etc, etc, enfim posso-me considerar um assíduo "frequentador" da Inapa.
Há anos que tenho a ideia de que a Administração presta muito pouca informação ao mercado e sempre achei que pretendiam mantê-la em vôo baixinho até, muito possivelmente, a retirarem da bolsa.
O meu teste, já este ano e na zona dos 2,70, permitiu-me ver que existiam por lá ordens aparentes que a bloqueavam e por isso saí muito rapidamente.
Isso significa que estive em desacordo contigo sobre as previsões de lucros fáceis e chorudos a partir de uma entrada na zona dos 2,70.
Primeiro porque a manipulavam, segundo porque em termos de AF pouco interesse tinha, terceiro porque me parecia remota a hipótese de surgir uma OPA.
O saneamento financeiro, com a operação harmónio, e o desbloqueamento dos estatudos alteram significativamente a situação e acredito que possa, agora, tornar-se uma boa aposta.
Para terminar relembro um post giro que tu próprio escreveste em Fevereiro:
James Wheat Escreveu:A Inapa lembra-me aquelas 'festas de garagem' a que eu ia, quando era teenager...
Chegava lá e ia para o bar, buscar um copo, antes de 'atacar' as miudas. Tinha 2 amigos 'de sangue' com quem partilhava as pandegas, o que dava sempre uma risada pegada no dia seguinte.
O problema da maior parte dos concorrentes era sempre o mesmo: iam com demasiado sede ao copo, enfrascavam-se muito cedo e o 'fillet mignon' sobrava todo para os demais.
Um abraço,
JAS
P.S. - Os teus 2,71 não me parecem nada de grave mas vais ter que ter paciência para a aguentar.
JAS Escreveu:James Wheat Escreveu: Tão desastroso foi o trabalho que fez ao longo de vários anos, que há 2 semanas, de tão insustentável que era a situação, teve que ser desmascarado de forma sucessiva, primeiro com profit warnings e depois com uma inenarrável redução de activos (antes impolados) de 40 milhões de euros - sim 40, não foram, 4 nem 5!!!
A única coisa que eu pretendi fazer-te ver foi que tudo isto já existia quando entraste na Inapa.
Durante meses alimentaste este post com "hipóteses de subida" e com "esperanças de subida" como se estivesse tudo bem...
Para mim a única coisa que mudou foi agora assumirem a realidade dos "goodwill".E também me parece positivo a desblindagem dos estatutos e a operação harmónio.
Um abraço,
JAS
JAS,
A "unica coisa"
E eu a agir "como se estivesse tudo bem" ?!?!?
Bem... Vejo que continua numa de 'embirrar'... E eu continuo sem saber porquê
?!?
Epá, não faz qq sentido a sua interpretação dos factos - é tão simples quanto isso.
Vejamos...
Os resultados de 2006 são negativos em 53.299 milhões.
Destes há 42.586 (de resultados negativos) que resultam da imparidade de activos...
"SÓ" 43 milhões de euros parecem-lhe pouco
?!?
É assim um desviozito, não ?
Eu com os 42 milhões desse 'goodwillzito' de facto não contava.
O problema é que nem eu, nem ninguém, senão o afundanço de 16% numa semana - em só 4 sessões, na semana passada - não se dava.
Jas, pare e pense de forma construtiva e serena, não adianta 'embirrar' !
Eu no dia 27 Abril estava comprado a €2.71.
Nesse dia (27 Abril) a acção fechou a €2.80. Sim, €2.80, ou seja, tinha um trade claramente ganhador.
Nesse dia (27 Abril), após o fecho do mercado, anunciam a imparidade e o AC, sem qq perspectiva de futuro - os planos para 2010 eram para ser "oportunamente apresentados".
Na sessão seguinte de bolsa - 30 Abril - a acção cai 10% !
O seu goodwillzito não era assim um pormenor qualquer, do conhecimento de todos e do mercado, foi um anúncio inesperado e de grande impacto nas contas da empresa !
E na sua leitura isso é só um "pequeno pormenor", tudo o resto já se sabia, right ?
O final então é excelente: eu achava que na Inapa "estava tudo bem" ?!?!? EU
???
Logo eu, que comprei Inapa fisgado numa compra hostil - ou concertada com os accionistas chave, que daquilo não percebem nada, só querem reaver o 'taco' - para correrem com tudo o que lá está e porem aquilo a dar dinheiro ?!?!?
Fénix
James Wheat
Position Trader
Position Trader
James Wheat Escreveu:A situação é de facto muito grave e tem ramificações em outros campos, nomeadamente no maior accionista privado.
É que o Vasco Pessanha, sendo um enorme incompetente, com tendências megalomanas - duas qualidades muito perigosas, que juntas dão no que está à vista ! -, tem uma grande qualidade: é amigo do Jardim Gonçalves, fazendo inclusivé parte do Conselho de Supervisão (uma espécie de Conselho de Sábios - pasme-se!!) do banco.
É o banco que o mantém à frente da Inapa há anos, a fazer aquele lindo serviço.
Tão desastroso foi o trabalho que fez ao longo de vários anos, que há 2 semanas, de tão insustentável que era a situação, teve que ser desmascarado de forma sucessiva, primeiro com profit warnings e depois com uma inenarrável redução de activos (antes impolados) de 40 milhões de euros - sim 40, não foram, 4 nem 5!!!
A única coisa que eu pretendi fazer-te ver foi que tudo isto já existia quando entraste na Inapa.
Durante meses alimentaste este post com "hipóteses de subida" e com "esperanças de subida" como se estivesse tudo bem...
Para mim a única coisa que mudou foi agora assumirem a realidade dos "goodwill".
E também me parece positivo a desblindagem dos estatutos e a operação harmónio.
Um abraço,
JAS
Ora bem!
Eu até podia ter INA para o longo prazo, e andar a fazer daytrade com outro posição. Admito que dê para ganhar. Mas é arriscada, lá isso. Eo facto do BCP lá andar não augura nada de bom.
O BPI e a Cofina andavam na VAA, e "Vaalá" bem o que já perderam. Eu tinha VAA a 0.80 , vi-a a 1 euro e acabei por vender a 0.18 ou lá o que foi!
Mas só de me lembrar que andei a fazer daytrade com a Scosta e acabei por vender tudo a 0.69 até me torço todo.
Realmente há casos para todos os gostos.
Mas o caso na INAPA foi somente: Esperei calmamente por uma queda abrupta para entrar.
Eu até podia ter INA para o longo prazo, e andar a fazer daytrade com outro posição. Admito que dê para ganhar. Mas é arriscada, lá isso. Eo facto do BCP lá andar não augura nada de bom.
O BPI e a Cofina andavam na VAA, e "Vaalá" bem o que já perderam. Eu tinha VAA a 0.80 , vi-a a 1 euro e acabei por vender a 0.18 ou lá o que foi!
Mas só de me lembrar que andei a fazer daytrade com a Scosta e acabei por vender tudo a 0.69 até me torço todo.
Realmente há casos para todos os gostos.
Mas o caso na INAPA foi somente: Esperei calmamente por uma queda abrupta para entrar.
cumprimentos,
SMALL,
SMALL,
SMALL2004 Escreveu: Estou fora. Vendi com lucro razoável... Lembram-se da EFACEC? Da LISNAVE? está tudo bem melhor do que quando andava lá o estado. Mas 1º atiraram-nas bem cá para baixo.
Small2004,
Estar investido a €2.71 era, até à 6ª feira dia 27 de Abril, um excelente preço - estava 6,5% acima dos mínimos históricos desde há anos e anos !!!
É claro que no dia 30 de Abril a cotação caíu 10% e esse preço já deixou de ser atractivo - mas isto neste curtissimo prazo.
Dito isto, na óptica em que eu entrei no papel - numa de Opa sobre / venda da Cia -, acho que o preço actual em bolsa é baixissimo e o meu segue válido.
Atenção: não é só o Estado que está lá, há o banco, o Bcp, que convém não esquecer está cheio, carregado de papel acima de €5 !! Por isso mantenho: à la long (12-18 meses), a Inapa pode vir a ser (pode, nada certo !) um negócio excelente !
Dito isto, comprar agora, nesta altura de enorme volatilidade... ? Em que ainda pouco se sabe sobre os reais contornos do AC... ? Em que muitos fazem contas de que vai aos €2,20 e aos €2,00 - que esse é o preço justo para o AC ?!?
Eu - JW - acho que até estabilizar, é de ficar quieto !
Outros pensarão diferente, que é agora que se entra no papel - aceito, é uma visão igualmente válida !
Epá, eu nem fiz deste trading grande questão, era o meu outsider, junto com a VAA: Inapa (€2.71) era 10% e a VAA (€0.15) 5% da carteira.
O meu plano contemplava a venda da INA no ultimo trimestre e mantém-se, até lá não estou a pensar vender.
A liquidez actual - os restantes 85% - está tranquila a descansar, que foram 4 meses de uma grande correria.
Abraço.
PS: quantas Inapas se viram nesta praça nos ultimos 10 anos... A Soares da Costa há uns bons meses atrás estava dada como falida, vejam onde agora anda !!
James Wheat
Position Trader
Position Trader
Estou fora. Vendi com lucro razoável.
Foi um trade de 1 dia, só baseado na especulação dos movimentos. E só tive pena porque não me derem 1 sequer acção a 2.30. Foi tudo uns centimos acima....tenho que começar a acordar antes das 9h.....O que vale é que tinha deixado ordens de venda para hoje, a confiar nos resultados que poderiam surpreender. É que notícias piores não podiam vir, portanto.....
Admito agora 2 cenários:
- Volta calmamente perto dos 2.20. Mas não acredito que toque os 2.20, portanto deixo ordens de compra tipo a 2.24...assim de cabeça.
ou
- Volta para os 2.55 onde andou colada quase 1 ano, até que se decida por quanto conseguem que o estado OFEREÇA aquilo....porque é desse negócio que se trata.
A parte boa é que agora tem volume!
Lembram-se da EFACEC? Da LISNAVE? está tudo bem melhor do que quando andava lá o estado. Mas 1º atiraram-nas bem cá para baixo.
Foi um trade de 1 dia, só baseado na especulação dos movimentos. E só tive pena porque não me derem 1 sequer acção a 2.30. Foi tudo uns centimos acima....tenho que começar a acordar antes das 9h.....O que vale é que tinha deixado ordens de venda para hoje, a confiar nos resultados que poderiam surpreender. É que notícias piores não podiam vir, portanto.....
Admito agora 2 cenários:
- Volta calmamente perto dos 2.20. Mas não acredito que toque os 2.20, portanto deixo ordens de compra tipo a 2.24...assim de cabeça.
ou
- Volta para os 2.55 onde andou colada quase 1 ano, até que se decida por quanto conseguem que o estado OFEREÇA aquilo....porque é desse negócio que se trata.
A parte boa é que agora tem volume!
Lembram-se da EFACEC? Da LISNAVE? está tudo bem melhor do que quando andava lá o estado. Mas 1º atiraram-nas bem cá para baixo.
cumprimentos,
SMALL,
SMALL,
Re: Inapa
JAS Escreveu:James Wheat Escreveu:Entrar em Inapa é hoje em dia um total salto no escuro - e por isso não critico a prudência de muitos, antes aplaudo e recomendo (é a minha postura em relação ao papel) !
Para quem entrou bem lá em cima acho-te graça...
Então nessa altura o Pessanha não era o manda-chuva e não era já "incompetente"?
E o BCP não tinha já 16%?
Um abraço,
JAS
JAS, caro JAS, tsss, tsss
... Porquê esse azedume
! Epá, sinceramente não entendo !!
Vá lá com calma...
Essa de eu entrar "bem lá em cima"...
Quanto ao Pessanha, á boa influência do Bcp e à Inapa, o seu raciocínio não podia estar mais errado !
É que eu entrei na INAPA precisamente numa de especulação pura, pq entendi que aquilo estava tão mau, que era uma excelente oportunidade para um private equity ou para um ooncorrente, numa de sanear de vez as contas !
Por outras palavras, o que falta é quem ponha a casa em ordem, pq valor para extrair o negócio tem - desde que bem levado, o que não tem sido manifestamente o caso, como o anexo (além dos resultados) atesta !
Elogios meus à gestão do Vasco Pessanha e sua equipa na Inapa ?!?!? Epá, não me leve a mal, mas... voçê bebeu ou quê
?!? Quando ?!? Aonde ?!?
Para não perdermos tempo, sugiro que nos faça um favor e vá lá buscar o post: assim é rápido tirar esta a limpo !
Aquele abraço. Over.
James Wheat
Position Trader
Position Trader