Caldeirão da Bolsa

Carteira JAS*2007 - Mês 05 - Capital X

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re

por JAS » 21/5/2007 20:58

fincas Escreveu:Caro jAS, não haverá um gralha na JM??????

Acho que não, mas porquê?

Se te referes ao meu baixo b.p. nota que a carteira foi posta a zeros no dia 01 JAN e que a cotação inicial desse dia era JMT a 17,00 euros.
O trade ainda é o mesmo.

No início do ano a JMT-acções pesava cerca de 36% da carteira pelo que o actual b.p., com percentagem de acções de apenas 23%, incorpora mais-valias de vendas que o fazem baixar significativamente.
Também incorpora algumas vendas parciais e recompras mas isso tem menor significado.

Nesta altura eu tenho uma posição mais reduzida em acções mas uma posição muito forte em W's.

Um abraço,
JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...

Registado: 5/11/2002 0:05

por fitas » 21/5/2007 19:00

Caro jAS, não haverá um gralha na JM??????

Cumprimentos

Fincas

Registado: 9/6/2005 17:48

Carteira JAS*2007 - Mês 05 - dia 21 - Capital X

por JAS » 21/5/2007 18:40

Umas pequenas alterações na Carteira...

PSI
Já na semana passada tinha tentado entrar nos W's do PSI mas não conseguira porque ainda não funcionavam no ab7.
Azar o meu pois hoje já me saíram mais caros e comprei o 7401Z a 1,63 e 1,62.
Com a euforia instalada no nosso PSIzinho não fazia sentido não invistir no índice já que não posso andar em todas.

JMT
É provavel que o BPP seja o vendedor que por lá anda mas eles conhecem bem a JMT e têm sido muito cuidadosos.
Vão despejando de acordo com a procura e sem provocar danos na cotação.
Apenas fiz umas pequenas compras a 12,25 e 12,20 mas vendi as primeiras no fecho a 12,35.
A posição é para manter durante uma semana pelo menos.

INA
Apenas uma pequena compra a 2,43.

JAS
Anexos
cart 05-21.png
cart 05-21.png (0 Bytes) Visualizado 1995 vezes

Re: Carteira JAS*2007 - Mês 05 - dia 14 - Capital X

por LS » 19/5/2007 21:35

kanguru Escreveu:
JAS Escreveu:Os W's são muito rentáveis quando as cotações oscilam muito num curto espaço de tempo mas fazem-nos perder dinheiro quando há lateralizações longas.

E eu que o diga...
Tenho o warrant da brisa com strike 9,50 e maturidade para junho mas esta lateralização da brisa nas últimas semanas está a dar-me cabo da carteira...

Apesar de eu esperar uma subida da acção no inicio de junho devido a noticias do concurso de concessão de autoestradas nos states, o que é um facto é que tenho que me livrar deles rapidamente...

Por isso amigos, muita atenção aos warrants da brisa porque como a acção tende muito a lateralizar, a cotação dos warrants vem por aí abaixo.

Um abraço e obrigado JAS pelos teus comentários que vou sempre acompanhando.

Foi um bom alerta, kanguru.

Registado: 8/10/2006 16:14

Re: Carteira JAS*2007 - Mês 05 - dia 14 - Capital X

por Maddoxx » 19/5/2007 21:01

JAS Escreveu:Os W's são muito rentáveis quando as cotações oscilam muito num curto espaço de tempo mas fazem-nos perder dinheiro quando há lateralizações longas.

E eu que o diga...
Tenho o warrant da brisa com strike 9,50 e maturidade para junho mas esta lateralização da brisa nas últimas semanas está a dar-me cabo da carteira...

Apesar de eu esperar uma subida da acção no inicio de junho devido a noticias do concurso de concessão de autoestradas nos states, o que é um facto é que tenho que me livrar deles rapidamente...

Por isso amigos, muita atenção aos warrants da brisa porque como a acção tende muito a lateralizar, a cotação dos warrants vem por aí abaixo.

Um abraço e obrigado JAS pelos teus comentários que vou sempre acompanhando.

Registado: 23/9/2006 11:12

por 1963 » 19/5/2007 20:52

Muito obrigado Jas, excelente explicação, já fiquei a entender melhor a coisa :wink: .

Um abraço e muito obrigado.
JN
Obstáculos é aquilo que aparece quando desviamos a atenção do problema principal.

Registado: 24/8/2006 20:09

Re: Jas,

por JAS » 19/5/2007 13:48

1963 Escreveu:o que é que acontece se eu ficar os W até à data da maturidade?

Na data da maturidade o W valerá:
(cotação da JMT-strike)/paridade

ou seja no caso do 7047Z:
(cotação da JMT-19,00)/5

Tem em atenção que os W's deixam de ser negociáveis 4 dias (úteis) antes da maturidade e que só te depositam o dinheiro na tua conta 3 ou 4 dias após a maturidade.
Em geral é preferível sairmos antes mas, se esperamos uma subida nesses dias, também podemos levá-los até à maturidade.

Isto porque nessa altura só os poderíamos substituir por outros com maturidade 3 meses depois e prémio elevado.
Fazendo as contas à perda temporal de 1 ou 2 centimos em 2 semanas, e ainda à perda de 2 centimos de spread, muitas vezes é bem mais sensato manter os W's até à maturidade...

1963 Escreveu:numa resposta que deste ao Garfield disseste que "interessa pouco se escolho um de 0,30 ou um de 0,50 pois estou a desinvestir 21,50 e a investir 1,50 ou 2,50", a minha dúvida é se não há interesse em comprar um mais barato (menor investimento, para o mesmo nº de opções)?

Na optica de "libertação de capital" sim, pois investes menos.
Mas libertar 19 ou 20 é quase igual pois desinvestes 89% ou 93%.

Mas na optica de rentabilidade nem sempre...

Comprares o mais barato tem vantagens em casos de queda abrupta (por exemplo devida a um atentado) pois funciona como stop.
Perdes 0,30 em vez de perderes 0,50 multiplicado pela mesma quantidade.
(Poderias perder ainda muito mais se não tivesses substituido as acções por W's...)

No caso normal de preveres subidas (ninguém compra calls a prever descidas...), e essas subidas ocorrerem mesmo, já é ao contrário.

Repara que o mais barato tem prémio maior.
Se comprares o mais barato a 0,32 estás a comprar "JMT a 21,60" na data da maturidade.
Se comprares o mais caro a 0,48 estás a comprar "JMT a 21,40" nessa data.

E se na data da maturidade a JMT estiver, por exemplo, a 21,60 tu não ganhas nada no mais barato mas ganhas 0,05 no mais caro.

Será caso para dizer que às vezes "o caro sai mais barato"...

Há ainda outra situação em que deves comprar o mais barato.
Se libertares capital mas quiseres alavancares a posição, ou seja se comprares mais W's do que as acções equivalentes, estás a aumentar o risco.
(Eu costumo fazê-lo mas sou jogador de poker...)
Nesse caso deves utilizar o mais barato pois compras mais com o mesmo capital.

Um abraço,
JAS

P.S. - O Warrant estar esgotado na venda não tem qualquer inconveniente, para quem já o tem, pois o MM mantém-se na compra.
De qualquer forma, estando só de um lado, o MM terá tendência para se tornar um "grande cigano" baixando a sua oferta de compra.
Nesse caso, desde que o activo suba, nós ficamos com o W até à maturidade...
Quem não o tem deverá escolher outro.
(pela simples de razão de que quem vende sou eu e eu vendo caro...)

Jas,

por 1963 » 19/5/2007 10:49

pedindo desde já desculpa pelo carácter extremamente básico da questão, sou muito tenrinho em warrants, iniciei-me com este 7047 da JM, :oops: o que é que acontece se eu ficar os W até à data da maturidade? Já agora outra dúvida, numa resposta que deste ao Garfield disseste que "interessa pouco se escolho um de 0,30 ou um de 0,50 pois estou a desinvestir 21,50 e a investir 1,50 ou 2,50", a minha dúvida é se não há interesse em comprar um mais barato (menor investimento, para o mesmo nº de opções)?

Mais uma vez Jas, espero não estar a abusar da tua paciência e um muito obrigado pela ajuda.
Um abraço e BN
JN
Obstáculos é aquilo que aparece quando desviamos a atenção do problema principal.

Re: Carteira JAS*2007 - Mês 05 - dia 18 - Capital X

por JAS » 18/5/2007 22:35

ptmasters Escreveu:Bem que eu olhava para aquilo e pensava, "mas porque andam a largar assim sem mais nem menos!?,

Eu andava a pensar o mesmo...
As compras e vendas que fiz foram sempre para chatear aqueles 2 caramelos que lá andaram.

Um abraço,
JAS

Re: Carteira JAS*2007 - Mês 05 - dia 18 - Capital X

por ptmasters » 18/5/2007 22:26

JAS Escreveu:Não se pode dizer que a semana tenha corrido bem na Carteirinha...

JMT
Umas compras e vendas de acções, tudo na zona dos 20,15/20,20, com uma ligeira diminuição da posições.
Aguardo serenamente pelo split...

Então foste tu que não deixastes o meu warrant subir mais 0,01 € para libertar uns warrants :wink:

Vá lá que só deves ter começado a vender depois das 9:30, pois ainda deu para vender uns nos 0,34

Mas por outro lado também permitistes umas boas compras.

Bem que eu olhava para aquilo e pensava, "mas porque andam a largar assim sem mais nem menos!?

1 ab e bfs
O que é um cínico? É aquele que sabe o preço de tudo, mas que não sabe o valor de nada.

Registado: 31/1/2005 4:04

Carteira JAS*2007 - Mês 05 - dia 18 - Capital X

por JAS » 18/5/2007 19:04

Não se pode dizer que a semana tenha corrido bem na Carteirinha...

JMT
Umas compras e vendas de acções, tudo na zona dos 20,15/20,20, com uma ligeira diminuição da posições.
Aguardo serenamente pelo split...

SEM
Uma pequena recompra a 12,26.

INA
Parece estaccionada ligeiramente acima dos 2,40 e com pouco volume.
Umas vendas a 2,42-2,43 reduzindo a posição para a zona dos 7,5% mais apropriada para uma small cap...

TDU
Ao ver a SCO subir 15% resolvi arriscar numa TDU já a 3,44 baseado no cenário de possível fusão e troca de acções.
Eram poucas e vendi no fecho.

Bom fim de semana,
JAS
Anexos
cart 05-18.png
cart 05-18.png (0 Bytes) Visualizado 2706 vezes

Re: Carteira JAS*2007 - Mês 05 - dia 17 - Capital X

por ptmasters » 18/5/2007 15:51

Semitela Escreveu:
JAS Escreveu:
JMT
Andou na mó debaixo todo o dia e eu comprei mais calls a 0,47.
(Produto já esgotado, o MM já se retirou da venda)
No fecho levaram-me acções a 21,23 pelo que a substituição acções por W's correu muito bem.
A posição na JMT, embora não pareça, é muito forte dado já estar com 5% no W.

JAS

Boas JAS,

Está a arriscar forte no Stock-split da JMT ao ponto de esgotar o produto :mrgreen: . E agora já nem tenho direito a ter alguns também desses warrants, já que o JAS Comprou tudo :mrgreen:

Muita sorte e parabéns pela carteira e sua valorizaçao.

Abraço.

Tens sempre o 7084z, tem sido aquele que tenho andado a comprar...

1 ab
O que é um cínico? É aquele que sabe o preço de tudo, mas que não sabe o valor de nada.

Registado: 31/1/2005 4:04

por tunes » 18/5/2007 15:50

tunes Escreveu:tendo começado a semana seguinte começado

Falta de atenção :oops:

Registado: 21/12/2004 12:46

por tunes » 18/5/2007 15:49

Boas JAS,

Não acha estranho a falta de volume na Semapa? Apenas 68,576?

A última vez que o volume foi assim tão baixo foi no dia 16 de Março, também uma sexta, tendo começado a semana seguinte começado com um volume de 495k tendo quebrado os 11€.

Algo vai acontecer...

Obrigado.

Registado: 21/12/2004 12:46

Re: Carteira JAS*2007 - Mês 05 - dia 17 - Capital X

por Semitela » 18/5/2007 9:02

JAS Escreveu:
JMT
No fecho levaram-me acções a 21,23 pelo que a substituição acções por W's correu muito bem.

JAS

Boas JAS,

Está a arriscar forte no Stock-split da JMT ao ponto de esgotar o produto :mrgreen: . E agora já nem tenho direito a ter alguns também desses warrants, já que o JAS Comprou tudo :mrgreen:

Muita sorte e parabéns pela carteira e sua valorizaçao.

Abraço.

Registado: 19/10/2006 9:36

por charles » 18/5/2007 8:47

o movimento dos cof está muito interessante, mal a vaa saltou dos 0.24 para os 0.25 a vafk saltou logo dos 0.19 para os 0.20, vamos ver ate onde vai hoje, eu tenho lá uma ordem pequenita que não se vê dos cofres :wink: a ver se me a levam :!:
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

por charles » 18/5/2007 8:17

Não sei se ainda existe um bar no cais do sodre onde se podia partir loiça :mrgreen: :?:

Eu vou guardando a minha no armario, ainda é cedo para sair e não é tarde para entrar eu "acredito" que ela vai subir bastante e continuo a pagar para ver.

bn
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

por 1963 » 17/5/2007 17:47

Obrigado pela resposta Jas.
Um abraço

Carteira JAS*2007 - Mês 05 - dia 17 - Capital X

por JAS » 17/5/2007 17:22

Dia bem divertido...

VAA
Aquele milhão que ontem apareceu em compra no fecho despertou-me a curiosidade e ontem à noite deixei lá uma ordem de compra a 0,17 na VAFK.
Quando acordei já as tinha...
A ordem era pequena, nem estava muito preocupado com a VAFK, mas reparei no início do movimento que se deu na VAF.
Como tinha várias compras pendentes, noutros títulos, entre o anular e o poder meter mais compra na VAFK deu ter que comprar a 0,19 uma segunda prestação...
Depois ainda deu para comprar uma 3ª a 0,18 e devolver as do 0,19 (era loiça de refugo...).
Quando comecei a ver que ela não passava dos 0,20 apesar do forte volume também despachei a 2ª prestação a 0,19.
Acabei por ficar com menos de 1% lá metido mas com um b.p. muito bom.
Posso esperar pelo próximo capítulo desta novela muito tranquilamente.

JMT

SEM
Comprei mais algumas a 12,25 mas foram muito poucas.
O intervalo de consolidação parece ter lomite mais abaixo do que o previsto pelo que não há pressa na recompra.

INA
Embora tenha descido parece-me que a zona dos 2,40 constitui um bom suporte.
Recompra parcial a 2,42-2,43.

PTI
A posição nos calls é diminuta e sem qualquer interesse, o produto está esgotado sem MM nas vendas, pelo que vou vendendo alguns a 0,22 quando aparece comprador.

JAS

---------------------

1963 Escreveu:o W7047 é para começar a preocupar ou nem por isso??

Pelas compras de hoje podes imaginar que a resposta era "nem por isso" mas eu diria "mesmo nada"...

Um abraço,
JAS
Anexos
cart 05-17.png
cart 05-17.png (0 Bytes) Visualizado 1417 vezes

por lois » 17/5/2007 13:11

charles Escreveu:
charles Escreveu:atenção á loiça :wink:

cumpt e bn

:mrgreen: os posts no caldeirão são melhores que a "informação priveligiada" da cmvm :wink:

nem sempre... nem sempre... :roll:

até pq... o q se passa?!? alguem sabe?!?

ahhhhh... atenção à ucoi.ob!! hehehe pq?!? pq sim...

abraço e bons negocios!!
"Na vida nunca se deveria cometer duas vezes o mesmo erro: há bastante por onde escolher..."
(Bertrand Russel)
http://quarto.blog.com/

Registado: 17/8/2006 17:40

por charles » 17/5/2007 13:09

cumpt e bn

:mrgreen: os posts no caldeirão são melhores que a "informação priveligiada" da cmvm :wink:
Cumpt

por charles » 17/5/2007 13:07

cumpt e bn

:mrgreen:
Cumpt

Jas

por 1963 » 17/5/2007 10:14

o W7047 é para começar a preocupar ou nem por isso?? :)

Muito obrigado e um abraço

Re: re

por Garfield » 17/5/2007 0:22

JAS Escreveu:O valor intrínseco é dado por:

Vi=(cotação do activo-strike)/paridade

O que sobrar, na cotação do W ou TW, é "prémio" ou "valor temporal".

JAS

Não posso deixar de agradecer este pequeno enorme esclarecimento. Aqui está uma prova de como às vezes com pequenas dicas se pode fazer toda a diferença. Pelo menos para mim fez e a partir de hoje sinto me capaz de olhar para os "warrants" com outros olhos.
Apesar de em alguns momentos os utilizar nunca senti aquela verdadeira confiança nunca investindo por isso o maximo possivel mas valores mais reduzidos para tentar ganhar alguma sensibilidade a este tipo de produto.

De qualquer forma confirme se estou a tirar a conclusao correcta que neste caso é a de que quanto menor o premio menor a desvalorização temporal em caso de lateralização do activo, certo?

Por outro lado maior a hipotese de ganhos se efectivamente o activo se movimentar no sentido do warrant, suba se for um call ou desça se for um put.

BN

Registado: 9/2/2005 4:29

Carteira JAS*2007 - Mês 05 - dia 16 - Capital X

por JAS » 16/5/2007 16:42

Excelente dia de compras e vendas...

INA
Finalmente brilhou e nem vi nenhuma notícia.
Quando acordei já me tinham levado uma ordem esquecida do fecho de ontem a 2,43.
Fiz vendas a 2,47-2,46 reduzindo o b.p. para uns cómodos 2,39 e a posição para os 10%.

JMT
Ao vender INA comecei por reforçar em acções com compras a 21,20.
Entretanto o call desceu e optei por substituir acções por calls com vendas das acções entre os 21,19 e os 21,16 e compra dos calls a 0,48.
No final do dia ainda voltei às compras entre os 21,20 e os 21,14 mas devolvi umas nos 21,17-21,18.
A posição em acções acabou ligeiramente reduzida mas a posição em calls mais do que duplicou.
Estou a apostar forte no split...

SEM
Tal e qual como previsto...
Está claro que aproveitei para recomprar a 12,30-12,31.

JAS
Anexos
cart 05-16.png
cart 05-16.png (0 Bytes) Visualizado 2025 vezes

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Crissssx, Google [Bot], Google Adsense [Bot], iniciado1, jeronimovaldemars, LeitorAtento234, OSTC, Phil2014 e 72 visitantes