JMT - Um split diferente?
Nos termos da deliberação tomada em Assembleia Geral de Accionistas de Jerónimo
Martins, SGPS, S.A., realizada no passado dia 30 de Março de 2007, informam-se os
Senhores Accionistas que, no próximo dia 31 de Maio de 2007, será efectuada a
renominalização do capital social, através da divisão de cada uma das 125.858.644
acções representativas do capital social actualmente existentes, com o valor nominal de
€5 (cinco euros), em cinco novas acções com o valor nominal de €1 (um euro).
A alteração dos Estatutos da Sociedade nos termos referidos foi registada na
Conservatória do Registo Comercial no passado dia 20 de Abril de 2007.
A Interbolsa – Sociedade Gestora de Liquidação e de Sistemas Centralizados de
Valores Mobiliários, S.A., procederá à renominalização das acções no dia 31 de Maio de
2007, sendo as operações praticadas junto da Euronext Lisboa liquidadas com base no
novo valor nominal dos títulos a partir do dia 28 de Maio de 2007.
Isto é o que está na página da JM.
Então só dia 31 é que teremos as acções Splitadas com base na negociação do dia 28?
E a negociação de 29 e 30!!
Martins, SGPS, S.A., realizada no passado dia 30 de Março de 2007, informam-se os
Senhores Accionistas que, no próximo dia 31 de Maio de 2007, será efectuada a
renominalização do capital social, através da divisão de cada uma das 125.858.644
acções representativas do capital social actualmente existentes, com o valor nominal de
€5 (cinco euros), em cinco novas acções com o valor nominal de €1 (um euro).
A alteração dos Estatutos da Sociedade nos termos referidos foi registada na
Conservatória do Registo Comercial no passado dia 20 de Abril de 2007.
A Interbolsa – Sociedade Gestora de Liquidação e de Sistemas Centralizados de
Valores Mobiliários, S.A., procederá à renominalização das acções no dia 31 de Maio de
2007, sendo as operações praticadas junto da Euronext Lisboa liquidadas com base no
novo valor nominal dos títulos a partir do dia 28 de Maio de 2007.
Isto é o que está na página da JM.
Então só dia 31 é que teremos as acções Splitadas com base na negociação do dia 28?
E a negociação de 29 e 30!!
Slit
Então os JM'istas não sabiam que hoje era o último dia para atribuição das novas acções?
Fica a informação dada pelo BIG em 10/05/2007:
O Banco de Investimento Global, SA vem por este meio informar que:
A empresa Jerónimo Martins, SGPS, SA anunciou um Stock Split com rácio de 5:1
Desta forma, por cada acção detida em 25/05/2007 (Ex-Date: 28/05/2007 - Data a partir da qual o mercado incorpora o split na cotação), os accionistas receberão 4 acções adicionais.
Data de pagamento (Prevista): 31/05/2007
Esta informação está sujeita a alterações/actualizações.
Com os melhores cumprimentos,
Serviço de Custódia de Títulos
Banco BIG
Fica a informação dada pelo BIG em 10/05/2007:
O Banco de Investimento Global, SA vem por este meio informar que:
A empresa Jerónimo Martins, SGPS, SA anunciou um Stock Split com rácio de 5:1
Desta forma, por cada acção detida em 25/05/2007 (Ex-Date: 28/05/2007 - Data a partir da qual o mercado incorpora o split na cotação), os accionistas receberão 4 acções adicionais.
Data de pagamento (Prevista): 31/05/2007
Esta informação está sujeita a alterações/actualizações.
Com os melhores cumprimentos,
Serviço de Custódia de Títulos
Banco BIG
- Registado: 8/11/2002 12:04
Hoje deve ter ultimo dia de negociação antes do split, pq dei ordem de venda com data de 31 que não foi aceite depois tentei 30, idem, 29 idem ,28 idem, apenas aceitava ordens de venda com data de hoje, o que me leva a concluir que hoje deverá ter sido o último dia
- Registado: 5/11/2002 11:30
Re
A data aproxima-se e a sessão de hoje foi muito boa colocando a cotação num máximo anual.
Acontece que não houve nenhuma notícia, que eu tenha visto, além de uma que situa a JMT-Polónia com o mesmo peso do que a JMT-Portugal no ano de 2008.
Nada que não se soubesse.
Por outro lado nota-se, no Caldeirão, um redobrado interesse pela JMT.
Isso deve ser considerado como uma amostra representativa do País pelo que se confirma que o split está a atrair investidores para o título.
Tendo habitualmente pouco volume, a entrada de um grande número de pequenos investidores até pode pesar no equilíbrio entre a oferta e a procura...
Aguardemos pelo split.
Bom fim de semana,
JAS
Acontece que não houve nenhuma notícia, que eu tenha visto, além de uma que situa a JMT-Polónia com o mesmo peso do que a JMT-Portugal no ano de 2008.
Nada que não se soubesse.
Por outro lado nota-se, no Caldeirão, um redobrado interesse pela JMT.
Isso deve ser considerado como uma amostra representativa do País pelo que se confirma que o split está a atrair investidores para o título.
Tendo habitualmente pouco volume, a entrada de um grande número de pequenos investidores até pode pesar no equilíbrio entre a oferta e a procura...
Aguardemos pelo split.
Bom fim de semana,
JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...
Re: JMT
GGT Escreveu:O split vem no momento certo, já que é a solução para a compra da posição da Ahold por parte da JM, ou seja, carregar baterias para alargar os seus horizontes. Acreditem, que eu sei o que escrevo...
Acredito que saibas o que escreves sobre a JMT mas fizeste, no final, uma pequena confusão com o split/compra da posição da Ahold.
O split não faz variar o valor das acções e não é nenhum Aumento de Capital.
Portanto não constitui qualquer "solução" para a compra da posição da Ahold.
Isso será feito com financiamento da banca.
Um abraço,
JAS
JMT
Eu conheço bastante bem a JMT e quem vê o percurso desta companhia nos ultimos anos, não tem duvidas de que está no caminho certo, ora vejamos:
Entre os anos 2000 e 2002 a JM passa por uma crise tremenda com perdas de vendas no PDoce,com os problemas no Brasil e com a falta rentabilidade do investimento na Polónia;
Com as mudanças da administração, com principal destaque para a entrada em cena do Luis Palha (Um dos melhores financeiros da Europa), começa a a reviravolta...Lembram-se dos preços sempre baixos do PDoce ? A JM começou a mudar a sua imagem e hoje o PDoce é sem duvida a empresa de distribuição com mais clientes.
A Polónia era uma questão de tempo e hoje a JM através da Biedronka Distribucia é a maior empresa de distribuição naquele país, a piscar o lho á Roménia e Hungria. E é esse o caminho. Não tenham duvidas que dentro de 3/4 anos a JM terá num outro pais do leste a mesma posição que tem na Polónia,sem perder uma posição bem marcada em Portugal, quer pelo Pdoce, quer pelo Feira Nova. Mas o futuro está no leste e a JM já percebeu isso
O split vem no momento certo, já que é a solução para a compra da posição da Ahold por parte da JM, ou seja, carregar baterias para alargar os seus horizontes. Acreditem, que eu sei o que escrevo...
Obviamente que estou dentro, com 23% da carteira.
Entre os anos 2000 e 2002 a JM passa por uma crise tremenda com perdas de vendas no PDoce,com os problemas no Brasil e com a falta rentabilidade do investimento na Polónia;
Com as mudanças da administração, com principal destaque para a entrada em cena do Luis Palha (Um dos melhores financeiros da Europa), começa a a reviravolta...Lembram-se dos preços sempre baixos do PDoce ? A JM começou a mudar a sua imagem e hoje o PDoce é sem duvida a empresa de distribuição com mais clientes.
A Polónia era uma questão de tempo e hoje a JM através da Biedronka Distribucia é a maior empresa de distribuição naquele país, a piscar o lho á Roménia e Hungria. E é esse o caminho. Não tenham duvidas que dentro de 3/4 anos a JM terá num outro pais do leste a mesma posição que tem na Polónia,sem perder uma posição bem marcada em Portugal, quer pelo Pdoce, quer pelo Feira Nova. Mas o futuro está no leste e a JM já percebeu isso
O split vem no momento certo, já que é a solução para a compra da posição da Ahold por parte da JM, ou seja, carregar baterias para alargar os seus horizontes. Acreditem, que eu sei o que escrevo...
Obviamente que estou dentro, com 23% da carteira.
A vida é um carrocel e a Bolsa a Feira Popular
- Registado: 25/10/2006 23:18
JM
Hoje, com um pouco de tempo e calma, lá fui lendo e seguindo os links do excelente post do JAS.
Quando se lê um historial assim, há a tendencia para pensar que se perdeu o comboio! "se eu as tivesse comprado em 2005...agora é tarde!!"...
Eu penso que ainda não é tarde, e se quizerem, acho que ainda vamos muitíssimo a tempo.
Se a JM já atingiu os 40 euros, é natural que com o tempo, os ultrapasse, dado que a tendencia dos mercados com o tempo, é de subida, mesmo intercalados com correcções. E ainda estamos em bull. Aliás, ao que parece, ainda poderemos ter mais 1 ou 2 anos bull, segundo alguns "entendidos".
Não me admirava nada que nestes próximos 2 anos ou um pouco mais,a JM chegasse aos 8 euros (pós split, claro). Isto porque a casa está arrumada, as prespectivas de crescimento pelos paises e Leste continuam, apesar das margens de lucro serem mais pequenas. Ainda penso que as negociações com a Ahold, uma vez concluidas, darão mais folego ao papel.
Portanto, continuo a pensar que este é um papel seguro no médio-longo prazo, com uma excelente AT e AF e para quem tem uma média de aquisição nos 20,80, já não estou "a perder o comboio". E para a minha vida e personalidade, é um excelente papel para position trading.
Abraços
Clinico
Quando se lê um historial assim, há a tendencia para pensar que se perdeu o comboio! "se eu as tivesse comprado em 2005...agora é tarde!!"...
Eu penso que ainda não é tarde, e se quizerem, acho que ainda vamos muitíssimo a tempo.
Se a JM já atingiu os 40 euros, é natural que com o tempo, os ultrapasse, dado que a tendencia dos mercados com o tempo, é de subida, mesmo intercalados com correcções. E ainda estamos em bull. Aliás, ao que parece, ainda poderemos ter mais 1 ou 2 anos bull, segundo alguns "entendidos".
Não me admirava nada que nestes próximos 2 anos ou um pouco mais,a JM chegasse aos 8 euros (pós split, claro). Isto porque a casa está arrumada, as prespectivas de crescimento pelos paises e Leste continuam, apesar das margens de lucro serem mais pequenas. Ainda penso que as negociações com a Ahold, uma vez concluidas, darão mais folego ao papel.
Portanto, continuo a pensar que este é um papel seguro no médio-longo prazo, com uma excelente AT e AF e para quem tem uma média de aquisição nos 20,80, já não estou "a perder o comboio". E para a minha vida e personalidade, é um excelente papel para position trading.
Abraços
Clinico
- Registado: 1/6/2003 0:13
Mais um grande post do Jas.
Já tive JMT ainda ela era cotada em escudos, levei muita porrada nesse tempo, principalmente depois daqueles dois aviões terem estoirado com as duas maiores torres do mundo. Recuperei, larguei grande parte da minha carteira de JMT que tinha e voltei de novo ao ataque.
De momento a minha posição é bastante pequena, altris portuceis sonaesgps telecon´s e bcp´s dominam a minha carteira.
Neste momento com os touros aí bravos á solta, penso que este split será uma boa oportunidade para ganhar dinheiro, pela visualização da sua carteirinha todos os dias bem vejo que se reforçou bem pró inicio do campeonato espero que a JMT entre em grande não só para si como também para mim heheheh
Jas não está sozinho na JMT
Já tive JMT ainda ela era cotada em escudos, levei muita porrada nesse tempo, principalmente depois daqueles dois aviões terem estoirado com as duas maiores torres do mundo. Recuperei, larguei grande parte da minha carteira de JMT que tinha e voltei de novo ao ataque.
De momento a minha posição é bastante pequena, altris portuceis sonaesgps telecon´s e bcp´s dominam a minha carteira.
Neste momento com os touros aí bravos á solta, penso que este split será uma boa oportunidade para ganhar dinheiro, pela visualização da sua carteirinha todos os dias bem vejo que se reforçou bem pró inicio do campeonato espero que a JMT entre em grande não só para si como também para mim heheheh
Jas não está sozinho na JMT
- Registado: 29/12/2006 17:12
Boas,
Também por cá ando, e já vai muito tempo (na fase actual, pelo menos desde 2005...)
No passado, também tive alguns prejuízos com ela, mas acho que não foram de grande monta.
Mas relativamente ao split, pessoalmente preferia que não houvesse o mesmo (mas menos mal ser 1:5 do que 1:10, o que levaria a acção para os 2,xx).
Parece-me coisa de status dizer que tenho 10000 acções em vez de 2000... Mas depois em períodos de laterização, é ver os COFs cheios e oscilação 0 no preço das acções (veja-se por exemplo o caso da PTI nesta semana).
Mas já agora faço uma pergunta. O PSI20 é constituído pelos 20 títulos que mais
volume de acções transaccionam e não volume de euros, certo?
Em caso afirmativo, não será esta uma medida necessária à JMT para se poder manter no PSI20 em futuras revisões?
1 ab
Também por cá ando, e já vai muito tempo (na fase actual, pelo menos desde 2005...)
No passado, também tive alguns prejuízos com ela, mas acho que não foram de grande monta.
Mas relativamente ao split, pessoalmente preferia que não houvesse o mesmo (mas menos mal ser 1:5 do que 1:10, o que levaria a acção para os 2,xx).
Parece-me coisa de status dizer que tenho 10000 acções em vez de 2000... Mas depois em períodos de laterização, é ver os COFs cheios e oscilação 0 no preço das acções (veja-se por exemplo o caso da PTI nesta semana).
Em caso afirmativo, não será esta uma medida necessária à JMT para se poder manter no PSI20 em futuras revisões?
1 ab
O que é um cínico? É aquele que sabe o preço de tudo, mas que não sabe o valor de nada.
Boas,
1 ab
1 ab
O que é um cínico? É aquele que sabe o preço de tudo, mas que não sabe o valor de nada.
olá JAS
tudo bem?
ainda ando pela JMT (como é que podia não andar numa das acções que melhor tem pago aos fiéis?), tenho é menos tempo para andar por aqui.
também tenho sido contra os splits que por aí têem acontecido, mas neste caso da JMT e porque acredito que vai atrair mais olhos, estou perfeitamente de acordo com ele.
quanto ao jantar, tu como Presidente do clube trata da convocatória aos restantes membros.
um abraço
tudo bem?
ainda ando pela JMT (como é que podia não andar numa das acções que melhor tem pago aos fiéis?), tenho é menos tempo para andar por aqui.
também tenho sido contra os splits que por aí têem acontecido, mas neste caso da JMT e porque acredito que vai atrair mais olhos, estou perfeitamente de acordo com ele.
quanto ao jantar, tu como Presidente do clube trata da convocatória aos restantes membros.
um abraço
JMT - Um split diferente?
Ulisses Pereira Escreveu:Existem inúmeras acções que, sem o "stock split", tiveram desempenhos fantásticos nos últimos anos. É normal - estamos num "Bull Market".
(...)
Ou seja, cada vez mais concluo da absoluta irrelevância destas operações de cosmética. E não são os pequenos investidores que empurram os títulos...
Ulisses tens toda a razão nas afirmações mas...
1.- Sabes bem que, desde os primórdios do Caldeirão, eu fui dos poucos que quase sempre andou na JMT e que serei dos poucos que muito têm lucrado com ela.
(o BPP lucrou muito mais, é claro...)
Nesses bons velhos tempos tínhamos por aqui uma espécie de "clube JMT", que não teria mais do que 6 ou 7 filiados, e que até tinham combinado ir jantar às Maldivas quando a JMT recuperasse...
É altura de perguntar Quando é o Jantar?
O chato é que muitos deles estavam entalados na "velha JMT" dos 30 ou 40 euros com preços médios da ordem dos 21 ou coisa parecida e só agora estão a chegar a bom porto.
Nessa altura a JMT não era uma acção do Povo e não era uma acção muito utilizada pelos Fundos.
Em suma não interessava a ninguém ou interessava a muito poucos...
2. Só que a JMT, depois de ter caído até aos 5 ou 6 euros, iniciou uma recuperação notável...
Apresenta aquilo a que podes chamar um desempenho fantástico e sem qualquer stock split.
Mesmo assim continuava a interessar a muito pouca gente.
Para recordar temos este post de 2005, por exemplo, onde se podem ver todas as dúvidas que assaltavam os investidores quando ela ainda estava a 12 euros.
Tão cara não era?
3. Tu próprio, em Setembro de 2005, traçaste o percurso da JMT e identificaste os 12,50 como ponto chave na possível recuperação.
Ao fim de 2 anos vemos que o gráfico apenas teve 1050 vistos o que é pouco para um artigo teu.
Continuava a interessar a pouca gente...
4. Em Setembro de 2006, andava a JMT ainda pelos 14,00, foi feita no Caldeirão uma excelente análise a este título mas o que vemos nós?
Ao fim destes meses todos o último gráfico teve apenas 96 visitas!!!
Ninguém se interessava pela JMT...
5. Em Janeiro de 2007 vemos que mesmo "antigos accionistas da velha JMT" estavam a sair já muito contentes por terem conseguido recuperar o seu investimento de muitos anos antes.
A título de exemplo, e sem pretender melindrar o autor do post, transcrevo um que me foi directamente dirigido:
mjaguiar Escreveu:18/1/2007 21:00
Assunto: esta e pro JAS
eu ainda não aprendi!quando escreveu que os 18€ era ja ao virar da esquina e que a questão era quando chegava aos 20€,eu nunca imaginava que fosse tão rapido!!!
esta coisa de se ter estado a perder tanto e quando chega aos valores que imaginavamos não termos paciencia para aguantar e "po que da" (se tivesse tido paciencia na segunda feira e não as tivesse vendido a 18.25,hoje teria cerca de 5.000€ a mais na minha conta...buuurrrooooo)
nota:sou muito paciente para o que não devo,entrei em 24/8/99,reforcei a 10/11/99,novamente a 15/9/00 e finalmente a 30/6/04
6. Já no princípio de 2007 (andava eu pela Tailândia a arejar os lucros da JMT...) assistimos à saída do BPP a 19,20 e o fizeste-me uma pergunta à qual só respondi quando voltei.
Nessa altura toda a gente duvidava que ela continuasse a subir não era?
Era altura de sair.
Continuava a não interessar a ninguém...
7. Este tópico, onde estamos, foi iniciado pelo princepe da bolsa em Abril de 2006.
Podemos dizer que tem tido grande visibilidade...
Os tempos mudaram não é?
Já muita gente reparou (finalmente...) na JMT!
Talvez seja essa a grande diferença para outros splits, a ver vamos.
Um abraço,
JAS
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Diacoro, Google [Bot], m-m, Mr.Warrior, niceboy, Shimazaki_2, tami e 174 visitantes