Madeira: projecção dá vitória ao PSD com mais de 67 por cent
TRSM Escreveu:mealheiro Escreveu:O único tempo que vou gastar com esse acontecimento passado nas ilhas vai ser esta cópia. É um atigo do "Expresso"datado de 23.10.04. escrito por José António Saraiva. E como contra factos não há argumentos, o que não tem remédio, remediado está.
Coluna: POLÍTICA À PORTUGUESA
Título: Terceiro Mundo.
Artigo: Enquanto na Madeira fechavam as urnas e começava a contagemdos votos que dariam a Alberto João Jardim mais uma maioria absoluta, em Lisboa, no Estádio da Luz, o FCPorto vencia o Benfica.
Ao mesmo tempo que Jardim era reeleito depois de 26 anos no poder, Pinto da Costa, o presidente do FCPorto que ocupa o cargo há 22 anos, obtinha mais uma vitória sobre o seu principal adversário.
A coincidência não deixa de ser curiosa.
Até porque entre Jardim e Pinto da Costa há vários pontos de contacto.
Ambos são, por vezes, insuportáveis.
Ameaçam os adversários, abusam do poder, atropelam regras elementares de convivência entre as pessoas, não se coibem de insultar quem os enfrenta, em suma, comportam-se como dirigentes do terceiro mundo.
Isto não é novidade para ninguém.
Toda a gente os ouve falar e conhece os seus métodos.
Os jornais criticam-nos diariamente ( exceptuando aqueles que lhes são afectos. )
Mas, apesar de tudo isto, o povo elege-os em votações secretas.
Mais: elege-os e reelege-os.
Jardim foi reeleito sete vezes e Pinto da Costa oito.
E ninguém pode dizer que as pessoas votam enganadas, depois de os conhecerem bem, de verem como actuam, de experimentarem os efeitos das suas lideranças, continuam a apostar neles.
Creio que para os sucessos de Alberto João Jardim e Pinto da Costa concorrem dois factores, um que tem a ver com a forma e outro com o fundo.
A forma é o populismo, a demagogia, a arte que ambos têm de abrir guerras com inimigos externos para reforçar a unidade à sua volta.
Jardim não é apenas o chefe do Governo da Madeira - é o capitão do exército da Madeira na luta contra o continente.
Como Pinto da Costa não é apenas o presidente do FCPorto - é o homem do Norte que corporiza a guerra contra os " mouros "
Eles fazem-se amar pelos seus - na exacta medida em que afrontam os " inimigos "
Quanto à questão de fundo, tem que ver com a obra.
A verdade é que, para lá das palavras, Jardim e Pinto da Costa têm obra feita.
A Madeira progrediu mais em 26 anos de liderança de Jardim do que nos cinco séculos anteriores.
E o Porto conquistou duas vezez mais campeonatos nacionais nos 22 anos de Pinto da Costa do que nos 80 anos anteriores, para lá de ter vencido três grandes competições internacionais.
Jardim e Pinto da Costa não falam apenas.
Não fazem apenas demagogia.
Fazem obra.
Por isso são eleitos e reeleitos.
Tal como, por exemplo, Valentim Loureiro, o ex-presidente do Boavista, ou Isaltino Morais, o ex-presidente da Câmara de Oeiras - que também nunca perderam eleições e ainda estariam hoje nos cargos se lá tivessem permanecido.
A sua receita era a mesma: não tinham grandes pruridos, cortavam a direito, mas obtinham resultados: o Boavista entrou na galeria das melhores equipas nacionais e Oeiras tornou-se um dos concelhos mais capazes de atrair investimentos.
Os comentadores indignam-se, denunciam as arbitrariedades cometidas por Jardim e Pinto da Costa, mas isso de pouco vale.
Em democracia quem vota é o povo.
E como não é possível mudar o povo, Jardim e Pinto da Costa, se quiserem, perpetuar-se-ão nos lugares.
Só há uma maneira de isto não acontecer.
Uma maneira que não tem a ver com as palavras mas com os actos.
É preciso provar ao povo que é possível obter bons resultados governando de forma civilizada.
Jardim e Pinto da Costa não serão derrotados com palavras nem com declarações de princípios: terão de ser vencidos no seu terreno, no plano das concretizações.
Aqueles políticos que se consideram " civilizados ", " urbanos " e " respeitadores de regras " t~em de mostrar que são tão eficazes, tão capazes de " fazer obra " como os Jardins, os Pintos da Costa, os Valentins ou os Isaltinos.
O nosso drama é que parecemos condenados a ter nos cargos ou " trauliteiros " ou pessoas que, não o sendo, também não têm energia concretizadora.
Parecemos limitados a escolher líderes " terceiro-mundistas " que atropelam as regras mas fazem obra, a líderes " europeus ", que as respeitam mas não fazem.
Isto mostra que, em muitos aspectos, ainda pertencemos ao Terceiro Mundo.
Estamos a meio caminho entre a Europa e a África.
Nota do " copiador ":
Quanto ao pinto da costa, o apito dourado e o livro duma carolina salgado eram a mais sucolenta cereja neste bolo " trauliteiro "
Quanto ao jardim: que dessem os mesmos meios, isto é, as mesmas pipas de massa para investir a um certo tipo de pessoas que eu cá sei e, as diferenças não seriam assim tão grandes...
Sejam felizes.
Completamente desajustada a comparação pq enquanto um gasta o dinheiro de todos os contribuintes sejam ou não seus apoiantes..... o outro é pago principescamente (dizem que ganha 6xmais que o "orelhas") pq eu e e outros como eu, continuamos a confiar os destinos do nosso (meu) FCP na pessoa do P.C.
Não misturemos cargos públicos, com paixões clubistícas(privados)
Se bem me lembro está a fazer anos que levamos 3 na Mata Real.... espero que a tradição já não seja o que era................
Apito Dourado: Benfica também pedia árbitros
ESCUTAS TELEFÓNICAS MOSTRAM UMA LUZ AO FUNDO DO TÚNEL
Afinal, o processo Apito Dourado não apanhou apenas dirigentes de clubes do Norte a pedir árbitros para os seus jogos. Embora de forma indirecta, através de João Rodrigues, o Benfica também quis escolher os seus árbitros. Mas nenhum destes pedidos deu origem a qualquer processo, nem sequer no grande dossier relativo a uma eventual viciação da classificação dos árbitros, ainda em análise pela equipa de Maria José Morgado.
As intercepções telefónicas, que são imensas, dão conta de diversos tipo de pressão do Benfica, na época de 2003/04, no sentido de contar com árbitros do seu agrado. Aliás, até era convicção de alguns presidentes de clubes da 1.ª Liga, como era o caso de João Bartolomeu, que garantiu que foi Luís Filipe Vieira quem colocou Luís Guilherme na presidência da Comissão de Arbitragem da Liga, exercendo, por consequência, alguma influência sobre ele.
Por exemplo, João Bartolomeu, numa das suas conversas com Pinto de Sousa, diz ter a certeza que é o Luís Filipe que tem influência sobre as nomeações feitas por Luís Guilherme, com o então presidente do Conselho de Arbitragem da FPF a acrescentar: “O Pinto da Costa não tem influência no Luís Guilherme.”
A propósito da nomeação de um árbitro para um jogo da U. Leiria, Bartolomeu diz que fez uma investigação que apurou que Pimenta Machado se encontrou com Luís Filipe Vieira, presumivelmente no sentido de ter Duarte Gomes como árbitro. Sobre este, Bartolomeu diz que é “um ladrão”. “O Duarte Gomes faz tudo o que o Vítor Pereira manda e o Vítor Pereira é uma das pessoas que protege o Guimarães”, desabafa Bartolomeu.
Mais informação na edição impressa de Record
Autor: EUGÉNIO QUEIRÓS
Data: Sabado, 23 Junho de 2007 - 08:10
- Registado: 5/11/2002 11:30
CML: Santana Lopes pede ao TC certificação finanças da CML
O deputado social-democrata e antigo presidente da Câmara de Lisboa Pedro Santana Lopes vai pedir ao Tribunal de Contas que certifique as finanças da autarquia lisboeta porque está «saturado» de ser responsabilizado pelo passivo daquela instituição.
«Estou saturado de ouvir tanta ignorância, tanto desconhecimento, tanta falta de respeito pela verdade. Portanto, peço ao Tribunal de Contas que certifique», disse Pedro Santana Lopes, em declarações à TSF.
Com a proximidade de eleições intercalares na autarquia lisboeta, Santana Lopes diz que não está disposto a «continuar a ouvir uma série de falsidades, de monstruosidades sobre esse aspecto importante da vida da Câmara da capital».
A Câmara de Lisboa tem uma dívida de 1.260 milhões de euros, segundo o relatório e contas referente a 2006.
Segundo o antigo autarca, a responsabilidade sobre a situação financeira da Câmara começou a ser-lhe imputada quando assumiu as funções de primeiro-ministro.
Para Santana Lopes, para esclarecer a responsabilidade do passivo da autarquia bastaria certificar quais as contas no final do mandato anterior à sua vitória eleitoral, as contas quando abandonou a Câmara e «as contas no ano anterior, já da responsabilidade do professor Carmona Rodrigues».
O deputado social-democrata quer ver esclarecidos os valores do passivo global, da capacidade de endividamento e das receitas geradas em cada um destes períodos.
Numa conferência no Café Nicola, a 30 de Março, Santana Lopes já tinha recusado responsabilidades pela situação financeira actual da autarquia, argumentando que quando iniciou funções a Câmara tinha um passivo de 900 milhões de euros.
«A Câmara não deve mais do que devia quando assumimos funções», disse na altura, referindo que encomendou uma auditoria financeira à autarquia quando iniciou o seu mandato.
Segundo Santana Lopes, «só entre 1998 e 2001 a Câmara endividou-se em 487 milhões de euros».
«Não estou a dizer que fizeram isto porque são maus», disse o antigo autarca, referindo-se aos mandatos de coligação PS/PCP, sublinhando que esses executivos «tiveram que enfrentar desafios como a erradicação das barracas».
O deputado social-democrata sublinhou que quando iniciou o seu mandato «a capacidade de endividamento da Câmara estava esgotada».
«Não posso andar com um cartaz a dizer não fui eu», ironizou.
«Goebbels [ministro da Propaganda de Hitler] tem muitos seguidores que pensam que se repetirem muito uma mentira ela se torna verdade», acrescentou na altura.
Diário Digital / Lusa
O deputado social-democrata e antigo presidente da Câmara de Lisboa Pedro Santana Lopes vai pedir ao Tribunal de Contas que certifique as finanças da autarquia lisboeta porque está «saturado» de ser responsabilizado pelo passivo daquela instituição.
«Estou saturado de ouvir tanta ignorância, tanto desconhecimento, tanta falta de respeito pela verdade. Portanto, peço ao Tribunal de Contas que certifique», disse Pedro Santana Lopes, em declarações à TSF.
Com a proximidade de eleições intercalares na autarquia lisboeta, Santana Lopes diz que não está disposto a «continuar a ouvir uma série de falsidades, de monstruosidades sobre esse aspecto importante da vida da Câmara da capital».
A Câmara de Lisboa tem uma dívida de 1.260 milhões de euros, segundo o relatório e contas referente a 2006.
Segundo o antigo autarca, a responsabilidade sobre a situação financeira da Câmara começou a ser-lhe imputada quando assumiu as funções de primeiro-ministro.
Para Santana Lopes, para esclarecer a responsabilidade do passivo da autarquia bastaria certificar quais as contas no final do mandato anterior à sua vitória eleitoral, as contas quando abandonou a Câmara e «as contas no ano anterior, já da responsabilidade do professor Carmona Rodrigues».
O deputado social-democrata quer ver esclarecidos os valores do passivo global, da capacidade de endividamento e das receitas geradas em cada um destes períodos.
Numa conferência no Café Nicola, a 30 de Março, Santana Lopes já tinha recusado responsabilidades pela situação financeira actual da autarquia, argumentando que quando iniciou funções a Câmara tinha um passivo de 900 milhões de euros.
«A Câmara não deve mais do que devia quando assumimos funções», disse na altura, referindo que encomendou uma auditoria financeira à autarquia quando iniciou o seu mandato.
Segundo Santana Lopes, «só entre 1998 e 2001 a Câmara endividou-se em 487 milhões de euros».
«Não estou a dizer que fizeram isto porque são maus», disse o antigo autarca, referindo-se aos mandatos de coligação PS/PCP, sublinhando que esses executivos «tiveram que enfrentar desafios como a erradicação das barracas».
O deputado social-democrata sublinhou que quando iniciou o seu mandato «a capacidade de endividamento da Câmara estava esgotada».
«Não posso andar com um cartaz a dizer não fui eu», ironizou.
«Goebbels [ministro da Propaganda de Hitler] tem muitos seguidores que pensam que se repetirem muito uma mentira ela se torna verdade», acrescentou na altura.
Diário Digital / Lusa
- Registado: 17/2/2004 1:38
Para muitos, quando o povo exprime a sua vontade de acordo com a sua opinião, são inteligentes. Quando votam contrariamente, são burros.
Não pode ser. Isso não é democracia. Como é que é? Acusar o AJJ de caciquismo e depois chamar estúpidos aos madeirenses porque votaram nele?
Acho que não deviamos ser incondicionais do quer que seja. Tolda-nos a razão. Só devemos ser incondicionais da familia e dos nosso amigos.
Tenho sido bem acolhido em muitos sitios do país. No Norte, no Sul, no Centro, nos Açores, na Madeira. Devo respeito a toda essa gente e, tenho por isso de respeitar a sua vontade politica.
No caso da Madeira (e dos Açores) compreendo que as pessoas não sintam razão para mudar de regime. No caso da Madeira, o PS arranjou um mau (péssimo?) candidato. O que é que queriam que o povo da Madeira fizesse? Que para agradar ao continente fosse votar no tal candidato que o PS arranjou. Tenham dó...
Não pode ser. Isso não é democracia. Como é que é? Acusar o AJJ de caciquismo e depois chamar estúpidos aos madeirenses porque votaram nele?
Acho que não deviamos ser incondicionais do quer que seja. Tolda-nos a razão. Só devemos ser incondicionais da familia e dos nosso amigos.
Tenho sido bem acolhido em muitos sitios do país. No Norte, no Sul, no Centro, nos Açores, na Madeira. Devo respeito a toda essa gente e, tenho por isso de respeitar a sua vontade politica.
No caso da Madeira (e dos Açores) compreendo que as pessoas não sintam razão para mudar de regime. No caso da Madeira, o PS arranjou um mau (péssimo?) candidato. O que é que queriam que o povo da Madeira fizesse? Que para agradar ao continente fosse votar no tal candidato que o PS arranjou. Tenham dó...
"já me tinham dito que o PIB regional estava empolado uns 20% porcausa do CINM, se assim é, não bastaria encerrar o Centro, dessa forma "empobrecendo" a Madeira uns 20% e assim aceder aos fundos europeus e ajudas do Continenete ? "
Ai é que está quando criaram o CINM não se lembraram das suas consequências sobre o PIB. Alguns advogados ganham centenas de milhares de euros a constituir empresas no papel que depois vendem a clientes internacionais sem com isso trazer mais qualquer mais valia à Madeira. São empresas tipo caixa postal. Suponho que o encerramento do centro agora não permitiria regressar ao estatuto de objectivo 1 sem falar que ponha em causa os interesses desses advogados que têm alguma força no PSD local. O desafio era para os madeirenses que apareceram ontem ai todos vitoriosos.
Ai é que está quando criaram o CINM não se lembraram das suas consequências sobre o PIB. Alguns advogados ganham centenas de milhares de euros a constituir empresas no papel que depois vendem a clientes internacionais sem com isso trazer mais qualquer mais valia à Madeira. São empresas tipo caixa postal. Suponho que o encerramento do centro agora não permitiria regressar ao estatuto de objectivo 1 sem falar que ponha em causa os interesses desses advogados que têm alguma força no PSD local. O desafio era para os madeirenses que apareceram ontem ai todos vitoriosos.
- Registado: 28/3/2007 12:12
noralis Escreveu:Não há um único "sequestrador da autonomia madeirense" capaz de repudiar as minhas afirmações!?
eheheh ..... eu falo contigo pq citaste um comentário meu
mas lembra-te que não sou madeirense, nem estou a defender o Alberto João, apenas procuro esclarecer os números para ter uma opinião mais fundamentada
já me tinham dito que o PIB regional estava empolado uns 20% porcausa do CINM, se assim é, não bastaria encerrar o Centro, dessa forma "empobrecendo" a Madeira uns 20% e assim aceder aos fundos europeus e ajudas do Continenete ?
(ainda assim acho q se faz demasiado circo sobre a Madeira, que é território Português no Oceano Atlântico e onde vive 2,5% da pop. nacional, quando o Estado dá mais dinheiro todos os anos a uma estação de TV e a divida do concelho de Lisboa é semelhante à da Região Autónoma da Madeira)
""Tem uma coisa que faz com que o povo vote nele....defende os madeirences ,(verdade ou não?)coisa que nós ,continentais nao temos e, aí penso que está toda a diferença."
Como é que o AJJ iria aplicar esta mesma estratégia se fosse primeiro ministro de Portugal? Entrando em conflito com a EU!? Exigindo mais transferências e simultâneamente atacando o Presidente da EU por forma a unir os madeirenses à sua volta?
O AJJ é formado em ação psicológica da guerra do ultramar e ele usa-a contra os seus indígenas. A estratégia dele é o conflito permanente com "inimigos" externos e internos. Ele passa o tempo constantemente em campanha...de há 31 para cá. Aliás não deverá haver um ser humano que tenha passado mais tempo nos ecrâns televisivos. Só algum apresentador televisivo com uma carreira de mais de 20 anos no ecrân.
Como é que o AJJ iria aplicar esta mesma estratégia se fosse primeiro ministro de Portugal? Entrando em conflito com a EU!? Exigindo mais transferências e simultâneamente atacando o Presidente da EU por forma a unir os madeirenses à sua volta?
O AJJ é formado em ação psicológica da guerra do ultramar e ele usa-a contra os seus indígenas. A estratégia dele é o conflito permanente com "inimigos" externos e internos. Ele passa o tempo constantemente em campanha...de há 31 para cá. Aliás não deverá haver um ser humano que tenha passado mais tempo nos ecrâns televisivos. Só algum apresentador televisivo com uma carreira de mais de 20 anos no ecrân.
""aqui queria era falar do PIB regional
creio que andará pelos 3.700 milhões, ou seja a divida representa 50% do PIB
No Continente já vai perto dos 70%""
Só que se esquecem que 20% do PIB madeirense provem do Centro Internacional de Negócios da Madeira (CINM) que faz parte da Zona Franca. Ou seja esses 20% do PIB passam pela Madeira mas não ficam cá pelo que o PIB está inflacionado em 20%. Logo a dívida da Madeira em relação ao seu PIB ultrapassa os 70%. Aliás foi estes 20% CINM que fez com que a Madeira passasse de zona de objectivo 1 para 2 e logo perdesse uma fatia substâncial dos fundos união europeia. Ou seja para que alguns advogados podessem ganhar anualmente centenas de milhares de euros os madeirenses perderam milhões. Mas contra a UE o AJJ não fala...aliás há 2 dois anos ameaçou rever a sua integração na UE se os fundos fossem cortados...claro que ninguêm se lembra nem ele trouxe o assunto à baila pois sabia ser inviável e simultâneamente não dar dividendos políticos.
creio que andará pelos 3.700 milhões, ou seja a divida representa 50% do PIB
No Continente já vai perto dos 70%""
Só que se esquecem que 20% do PIB madeirense provem do Centro Internacional de Negócios da Madeira (CINM) que faz parte da Zona Franca. Ou seja esses 20% do PIB passam pela Madeira mas não ficam cá pelo que o PIB está inflacionado em 20%. Logo a dívida da Madeira em relação ao seu PIB ultrapassa os 70%. Aliás foi estes 20% CINM que fez com que a Madeira passasse de zona de objectivo 1 para 2 e logo perdesse uma fatia substâncial dos fundos união europeia. Ou seja para que alguns advogados podessem ganhar anualmente centenas de milhares de euros os madeirenses perderam milhões. Mas contra a UE o AJJ não fala...aliás há 2 dois anos ameaçou rever a sua integração na UE se os fundos fossem cortados...claro que ninguêm se lembra nem ele trouxe o assunto à baila pois sabia ser inviável e simultâneamente não dar dividendos políticos.
Valete Escreveu:E o Jardim, com todos os seus defeitos, não diz mal dos portugueses do continente no geral, mas sim políticos portugueses, instalados em Lisboa, que deixam morrer aos poucos tudo que não seja litoral, ou esteja para lá de Alverca. Esses sim, também eu digo que são ******, mas quem os põe lá somos nós. Estranho não?
Posso subscrever por completo?!... Muito bem, nem é necessário acrescentar mais uma palavra!

Surfer
é pena!!!!
os Madeirenses que defendem a Madeira aqui no fórum não terem a inteligencia do dr. Alberto joão jardim, nem a sua perspicácia, nem a sua experiencia...se forem voces os representantes do futuro... não prevejo grande futuro para a madeira... acontecerá o mesmo que no continente ... e o alberto joão excomungar-vos- á do outro mundo...
saibam ser dignos sucessores de HOMENS de coragem
caro Mechanic.. como sabes a história dos cubanos vem do tempo do verão quente de 75 em que só o alberto joao , a vera lagoa, a natália correia e o bispo do porto, o jaime dos comandos e a radio renascensa é que tinham "tomates".. o resto eram "mangericos" a volta do tacho e "rolhas" ao sabor das conveniencias
Esses desgovernaram Portugal e governaram-se e. tentam fazer a sua história...
è este o Portugal..vergonhosamente só e gozado por todos
saibam ser dignos sucessores de HOMENS de coragem
caro Mechanic.. como sabes a história dos cubanos vem do tempo do verão quente de 75 em que só o alberto joao , a vera lagoa, a natália correia e o bispo do porto, o jaime dos comandos e a radio renascensa é que tinham "tomates".. o resto eram "mangericos" a volta do tacho e "rolhas" ao sabor das conveniencias
Esses desgovernaram Portugal e governaram-se e. tentam fazer a sua história...
è este o Portugal..vergonhosamente só e gozado por todos
- Registado: 17/2/2004 1:38
Embora..........
-Embora não goste do ajj...
-Embora ache que por muitas contas que se façam é um mamão do estado portugues.
-Embora ache que tem pouca noçao de democracia..
Tem uma coisa que faz com que o povo vote nele....defende os madeirences ,(verdade ou não?)coisa que nós ,continentais nao temos e, aí penso que está toda a diferença.
-Embora ache que por muitas contas que se façam é um mamão do estado portugues.
-Embora ache que tem pouca noçao de democracia..
Tem uma coisa que faz com que o povo vote nele....defende os madeirences ,(verdade ou não?)coisa que nós ,continentais nao temos e, aí penso que está toda a diferença.
Oh meus amigos não é preciso muito para vermos que estamos entregues aos "abutres". E desculpem as aspas!
Até os ossos nos "comem"!
Até os ossos nos "comem"!
"O desprezo pelo dinheiro é frequente, sobretudo naqueles que não o possuem"
Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges
Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net
Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges
Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net
Todos reconhecem o Jardim como um bronco, no entanto tem obra feita. Como é possivel? É simples: autonomia e regionalização. Falam muito da Madeira, mas ja repararam que os Açores, perdido no meio do oceano, com todas as dificuldades, que dai resultam, conseguiu também evoluir enormemente nos últimos anos, com taxas de crescimento do PIB, superior á media nacional.
Não posso deixar de pensar como seria, a minha região, Trás dos Montes ou Alentejo, se não tivesse dependente de uma cambada de politicos que só sai de Lisboa em campanha. Por isso eu digo, que as bestas somos nós, os do continente. Não os de Lisboa claro. Mas aqueles que vão cumprir muito zelosamente, o seu dever de voto, não sabendo, quem elegeram pelo seu circulo eleitoral, a quem possam pedir satisfações, pelas questões do seu distrito. Desafio, qualquer cidadão do continente a referir quem elegeu pelo seu distrito, e se realmente tem defendido os interesses da sua região.
E o Jardim, com todos os seus defeitos, não diz mal dos portugueses do continente no geral, mas sim políticos portugueses, instalados em Lisboa, que deixam morrer aos poucos tudo que não seja litoral, ou esteja para lá de Alverca. Esses sim, também eu digo que são ******, mas quem os põe lá somos nós. Estranho não?
Não posso deixar de pensar como seria, a minha região, Trás dos Montes ou Alentejo, se não tivesse dependente de uma cambada de politicos que só sai de Lisboa em campanha. Por isso eu digo, que as bestas somos nós, os do continente. Não os de Lisboa claro. Mas aqueles que vão cumprir muito zelosamente, o seu dever de voto, não sabendo, quem elegeram pelo seu circulo eleitoral, a quem possam pedir satisfações, pelas questões do seu distrito. Desafio, qualquer cidadão do continente a referir quem elegeu pelo seu distrito, e se realmente tem defendido os interesses da sua região.
E o Jardim, com todos os seus defeitos, não diz mal dos portugueses do continente no geral, mas sim políticos portugueses, instalados em Lisboa, que deixam morrer aos poucos tudo que não seja litoral, ou esteja para lá de Alverca. Esses sim, também eu digo que são ******, mas quem os põe lá somos nós. Estranho não?
In God we trust, all others bring data.
Catorze autarquias juntas devem menos do que a Câmara de Lisboa
A dívida total das 14 câmaras que compõem a Grande Área Metropolitana do Porto (GAMP) ascende a 1047,1 milhões de euros. Uma soma que fica aquém do passivo global da Câmara Municipal de Lisboa, que totaliza 1261 milhões. Feitas as contas às finanças das autarquias, verifica-se que cada cidadão da GAMP "deve" qualquer coisa como 664 euros, bem menos da factura que pesa sobre cada lisboeta 2339,3 euros.
http://jn.sapo.pt/2007/05/07/porto/cato ... _meno.html
Lisboa - 540 mil pessoas
Grande Área Metropolitana do Porto - 1.500 mil pessoas
3 vezes mais povo, mesma despesa*
*fiz as contas com a despesa per capita
noralis Escreveu:A Madeira neste momento tem cerca de 1800 milhões em dívidas de longo prazo.São pródigos em engenharia financeira.
quase 200% do orçamento anual ?
onde se pode consultar esses dados na net ?
Constituiram empresas com capitais públicos (para fugir a lei do endividamente)mas nas quais não injectaram quase nenhum dinheiro, pelo contrário, usaram-nas para se endividaram junto da banca.
é o mesmo esquema das autarquias no continente
além de que nas empresas municipais podem contratar pessoal e têm liberdade de fixar os salários
Daqui a 20 anos quando tiverem que pagar o capital o aval dado a essas empresas pelo Governo Regional será acionado e não sei como como é que ele honrará os seus compromissos.
emprestar ao Estado é sempre bom negócio...aumentam-se os impostos
O AJJ é um chantagista nato que faz da divisão entre Madeira e Portugal continental o sucesso da sua estratégia.
Viu reduzido os apoios da UE mas virou-se contra os mesmos de sempre(Continente) pois sabe que políticamente tira dividendos desse conflito. Aliás, comporta-se como um beneficíário do rendimento mínimo que tivesse comprado um bom carro e com isso colhido a admiração da família (a qual ignora que recebe o rendimento mínimo). Perante cortes no "rendimento mínimo" vira-se contra a segurança social culpando-a por daquela maneira por em causa o seu novo estilo de vida (carro luxuoso).
A Madeira neste momento tem cerca de 1800 milhões em dívidas de longo prazo.São pródigos em engenharia financeira. Constituiram empresas com capitais públicos (para fugir a lei do endividamente)mas nas quais não injectaram quase nenhum dinheiro, pelo contrário, usaram-nas para se endividaram junto da banca. São empresas que substituem o Governo Regional em investimentos públicos que se sabe não virem a ter retorno mas que o fazem como se isso viesse a acontecer. Daqui a 20 anos quando tiverem que pagar o capital o aval dado a essas empresas pelo Governo Regional será acionado e não sei como como é que ele honrará os seus compromissos. As vias rápidas construidas por dinheiros da UE foram concecionados a privados. Da seguinte forma: a empresa vencedora entrega ao GR 500 milhões em troca este paga a essa empresa 100 milhões por ano durante os proxímos 10 anos. 500 milhões correspondem à dívida encaputada, 100 milhões aos juros dessa divída e os outros 400 milhões correspondem aos trabalhos de manutenção das vias. É só engenharias...é um jogo da pirâmide que mais tarde ou mais cedo vai desmoronar...os eleitores pode-se manipular mas as contas por pagar não. Infelismente muitos de nós madeirenses não nos damos conta da forma como este "milagre económico" esta a ser feito!
Viu reduzido os apoios da UE mas virou-se contra os mesmos de sempre(Continente) pois sabe que políticamente tira dividendos desse conflito. Aliás, comporta-se como um beneficíário do rendimento mínimo que tivesse comprado um bom carro e com isso colhido a admiração da família (a qual ignora que recebe o rendimento mínimo). Perante cortes no "rendimento mínimo" vira-se contra a segurança social culpando-a por daquela maneira por em causa o seu novo estilo de vida (carro luxuoso).
A Madeira neste momento tem cerca de 1800 milhões em dívidas de longo prazo.São pródigos em engenharia financeira. Constituiram empresas com capitais públicos (para fugir a lei do endividamente)mas nas quais não injectaram quase nenhum dinheiro, pelo contrário, usaram-nas para se endividaram junto da banca. São empresas que substituem o Governo Regional em investimentos públicos que se sabe não virem a ter retorno mas que o fazem como se isso viesse a acontecer. Daqui a 20 anos quando tiverem que pagar o capital o aval dado a essas empresas pelo Governo Regional será acionado e não sei como como é que ele honrará os seus compromissos. As vias rápidas construidas por dinheiros da UE foram concecionados a privados. Da seguinte forma: a empresa vencedora entrega ao GR 500 milhões em troca este paga a essa empresa 100 milhões por ano durante os proxímos 10 anos. 500 milhões correspondem à dívida encaputada, 100 milhões aos juros dessa divída e os outros 400 milhões correspondem aos trabalhos de manutenção das vias. É só engenharias...é um jogo da pirâmide que mais tarde ou mais cedo vai desmoronar...os eleitores pode-se manipular mas as contas por pagar não. Infelismente muitos de nós madeirenses não nos damos conta da forma como este "milagre económico" esta a ser feito!
scpnuno Escreveu:Colegas "madeirenses"
Voçês são bem representativos de quem vos governa - e, pelos vistos, com o vosso aplauso.
Podem até ter razão, mas acabam por entrar pela "grosseria", com termos como "cambadas de invejosos" e "esse portugueses mesquinhos" e "a ti até te meto um não-sei-quê, não-sei-onde" - tipico do AJJ, e que tem como resultado que se tem razão, a perde. Tal como voçês.
Eu inveja porquê? A Madeira é territorio português e vou para lá quando quizer, se não fui foi porque não me apeteceu.
Estão assim tão mal como portugueses? Libertem-se. De certeza o "maldito continente" vos vai fazer mais falta a vós do que a Madeira a nós.
Vamos tentar manter a discussão centrada no resultado eleitoral e não em acusações pessoais.
Eu não me sentiria orgulhosa de ser governada por uma pessoa com tão baixo nivel e tão mal educada como AJJ, independentemente que seja ou não um bom gestor. Talvez o Quim Barreiros desse um optimo Presidente da Republica, mas não estou interessada.
Verdade que também não me orgulho dos dirigentes que tenho aqui no continente, mas pelo menos, têm um bocadinho mais de "polimento"...
Desculpa pegar na citação, mas é para mostrar... está lá a linha de actuação. Senhor AJJ: Tenha tomates e peça a independência.
Cumps
Vai onde te leva o sonho, mas cuidado, não vá ele tornar-se um pesadelo....
Colegas "madeirenses"
Voçês são bem representativos de quem vos governa - e, pelos vistos, com o vosso aplauso.
Podem até ter razão, mas acabam por entrar pela "grosseria", com termos como "cambadas de invejosos" e "esse portugueses mesquinhos" e "a ti até te meto um não-sei-quê, não-sei-onde" - tipico do AJJ, e que tem como resultado que se tem razão, a perde. Tal como voçês.
Eu inveja porquê? A Madeira é territorio português e vou para lá quando quizer, se não fui foi porque não me apeteceu.
Estão assim tão mal como portugueses? Libertem-se. De certeza o "maldito continente" vos vai fazer mais falta a vós do que a Madeira a nós.
Vamos tentar manter a discussão centrada no resultado eleitoral e não em acusações pessoais.
Eu não me sentiria orgulhosa de ser governada por uma pessoa com tão baixo nivel e tão mal educada como AJJ, independentemente que seja ou não um bom gestor. Talvez o Quim Barreiros desse um optimo Presidente da Republica, mas não estou interessada.
Verdade que também não me orgulho dos dirigentes que tenho aqui no continente, mas pelo menos, têm um bocadinho mais de "polimento"...
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
Traderboy
Axas !?
Eu acho que devias aprender Português desde pequenino , assim já podias dizer disparates de uma maneira que todos entendam .
O AJJ é um excelente líder . Se assim não fosse , não estaría no poder tanto tempo , eleito democráticamente . Tem feito um bom trabalho na Madeira .Tão bom que os do Continente não podem deixar de ter uma pontinha de inveja . Temos de lhe reconhecer mérito .
E isto , é obra , num gajo que tens os modos de um camião TIR desgovernado por uma ribanceira abaixo .
Porque eu só não gosto , é do modo como ele fala dos Portugueses do Continente . É tudo corrido a "bastardos" , " Cubanos" e outros mimos que tais .Isso cria animosidades que não fazem sentido entre Portugueses, tais como não o fazem as criadas entre os do "norte" e os do "sul" .
Eu , pessoalmente, não consigo deixar de olhar para o que o AJJ fez na Madeira e pensar que é o mesmo que ver um gorila com Parkinson a construir um arranha-céus de 50 andares só com uma chave de fendas . Fantástico , para alguem que , à partida, aparenta tantas limitações ...
Um abraço ,
The Mechanic
Tive inglês desde pequeno e aulas de manha e à tarde, só agora é que aí vocês acordaram para a vida.
Axo que seria interessante pedir a anexação ao Reino Unido!
Axas !?
Eu acho que devias aprender Português desde pequenino , assim já podias dizer disparates de uma maneira que todos entendam .
O AJJ é um excelente líder . Se assim não fosse , não estaría no poder tanto tempo , eleito democráticamente . Tem feito um bom trabalho na Madeira .Tão bom que os do Continente não podem deixar de ter uma pontinha de inveja . Temos de lhe reconhecer mérito .
E isto , é obra , num gajo que tens os modos de um camião TIR desgovernado por uma ribanceira abaixo .
Porque eu só não gosto , é do modo como ele fala dos Portugueses do Continente . É tudo corrido a "bastardos" , " Cubanos" e outros mimos que tais .Isso cria animosidades que não fazem sentido entre Portugueses, tais como não o fazem as criadas entre os do "norte" e os do "sul" .
Eu , pessoalmente, não consigo deixar de olhar para o que o AJJ fez na Madeira e pensar que é o mesmo que ver um gorila com Parkinson a construir um arranha-céus de 50 andares só com uma chave de fendas . Fantástico , para alguem que , à partida, aparenta tantas limitações ...
Um abraço ,
The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles
http://theflyingmechanic.blogspot.com/
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles
http://theflyingmechanic.blogspot.com/
...
Tomara nós no Continente termos alguém a ganhar eleições desta forma.
Estariamos certamente a ser bem governados, por alguém que zelava pelos interesses da maioria e não pelos que governam para a sua pequena clientela politica e que ganham por serem menos maus que os seus opositores.
Na madeira ganha o melhor!
No continete não havendo melhores ganham os menos maus.
Estariamos certamente a ser bem governados, por alguém que zelava pelos interesses da maioria e não pelos que governam para a sua pequena clientela politica e que ganham por serem menos maus que os seus opositores.
Na madeira ganha o melhor!
No continete não havendo melhores ganham os menos maus.
MAV8
Carteira 69
Carteira 69
Quem está ligado: