Gasolina em Portugal é a quarta mais cara da União Europeia
5 mensagens
|Página 1 de 1
PSOUSA não és o unico que pensa assim, mas o que "nós" podemos fazer, uma revolução, quem tem que se mexer é ADC , DECO etc... mas esses comem todos do mesmo tacho, mas agora falando em Subidas de conbustiveis que o preço euro/USD, é praticamente igual, o preço anda na casa dos 55€ por barril, mas não te esquecas que agora no caldeirão e no ambito geral "quer" que a os combustiveis subam devido que existem muitos accionistas da GALP a ganhar muito "Papel" a pala destes roubos ao contribuinte, vais ver os resultados da GALP qunado forem apresentados.
Esperar na bolsa é uma grande Virtude.
Independentemente dos impostos (que actualmente não passam de um bode expiatório) e na óptica do consumidor, todas as semanas me sinto roubado, por vezes mais do que uma vez por semana, caso da semana passada em que a gasolina 95 octanas subiu, na galp 1,5 cêntimos de EUR no sábado (28/4) e mais 1 cêntimo na quarta-feira (2/5), ou seja 2,5 cêntimos de EUR em 5 dias, estando actualmente em 1,364 EUR/lt (ou 1,365 EUR/lt, irrelevante).
Reparem só o que o brent desceu desde que o diferendo reino unido/irão foi resolvido pacificamente. Ora desde então que acompanho a evolução da gasolina 95 octanas e posso-vos assegurar que, na Galp (e restantes membros do cartel), esta não desceu uma única vez. Quando o diferendo foi resolvido este combustível custava 1,245 EUR/lt. Hoje custa 1,364 EUR/lt, tendo subido desde então todas as semanas, ou com espaços inferiores a 7 dias. Este aumento é de 0,119 EUR/lt, ou quase 24$00/lt, na moeda antiga o que eu considero um roubo descarado, perdoem-me a expressão. Não é de mais frisar que o preço do petróleo tem caído sucessivamente e, reparem ainda que neste espaço de tempo não houve nenhum aumento dos impostos que recaem sobre os combustíveis (nem IVA nem ISP), dai eu achar que se a comunicação social se desse ao trabalho de acompanhar a evolução dos preços do petróleo e fazer contas em lugar de andar a ajudar as petrolíferas com o bode expiatório dos impostos, teria um efeito muito mais produtivo.
As gasolineiras enchem os bolsos, o governo engorda as receitas e o povo que se amanhe que vê todos as semanas o seu orçamento diminuído para pagar um bem, que para mim é de primeiríssima necessidade (ou seria mais produtivo para o pais eu ficar em casa todos os dias?!?). O que eles querem é ter a gasolina a 1,50 em agosto, altura em que ai sim, o crude sobe normalmente. Reparem ainda que os únicos 4 paises
Perdoem-me o desabafo, sei que não é o espaço mais indicado, mas há algum tempo que esta brincadeira me irrita sobremaneira e hoje estou com tempo. Será que só eu é que penso assim?
Abraço
Reparem só o que o brent desceu desde que o diferendo reino unido/irão foi resolvido pacificamente. Ora desde então que acompanho a evolução da gasolina 95 octanas e posso-vos assegurar que, na Galp (e restantes membros do cartel), esta não desceu uma única vez. Quando o diferendo foi resolvido este combustível custava 1,245 EUR/lt. Hoje custa 1,364 EUR/lt, tendo subido desde então todas as semanas, ou com espaços inferiores a 7 dias. Este aumento é de 0,119 EUR/lt, ou quase 24$00/lt, na moeda antiga o que eu considero um roubo descarado, perdoem-me a expressão. Não é de mais frisar que o preço do petróleo tem caído sucessivamente e, reparem ainda que neste espaço de tempo não houve nenhum aumento dos impostos que recaem sobre os combustíveis (nem IVA nem ISP), dai eu achar que se a comunicação social se desse ao trabalho de acompanhar a evolução dos preços do petróleo e fazer contas em lugar de andar a ajudar as petrolíferas com o bode expiatório dos impostos, teria um efeito muito mais produtivo.
As gasolineiras enchem os bolsos, o governo engorda as receitas e o povo que se amanhe que vê todos as semanas o seu orçamento diminuído para pagar um bem, que para mim é de primeiríssima necessidade (ou seria mais produtivo para o pais eu ficar em casa todos os dias?!?). O que eles querem é ter a gasolina a 1,50 em agosto, altura em que ai sim, o crude sobe normalmente. Reparem ainda que os únicos 4 paises
em que os preços são superiores aos nossos apresentam todos melhores condições de vida que Portugal.Alemanha, Holanda, Finlândia e Reino Unido
Perdoem-me o desabafo, sei que não é o espaço mais indicado, mas há algum tempo que esta brincadeira me irrita sobremaneira e hoje estou com tempo. Será que só eu é que penso assim?
Abraço
- Registado: 15/1/2007 11:48
A carga fiscal aplicada nos combustíveis faz com que Portugal surja no topo dos países da União Europeia com preços mais elevados. Na gasolina este cenário é mais evidente, com apenas três países, entre os 25 considerados, a superarem os preços médios de venda ao público praticados em Portugal.
--------------------------------------------------------------------------------
Sara Antunes
saraantunes@mediafin.pt
A carga fiscal aplicada nos combustíveis faz com que Portugal surja no topo dos países da União Europeia com preços mais elevados. Na gasolina este cenário é mais evidente, com apenas três países, entre os 25 considerados, a superarem os preços médios de venda ao público praticados em Portugal.
Em Março de 2007 o peso dos impostos na gasolina sem chumbo 95 octanas era de 63%. Ou seja, o preço médio de venda ao público (PMVP) situou-se em 1,27 euros e em impostos (IVA e imposto sobre produtos petrolíferos – ISP) os consumidores portugueses pagaram cerca de 0,80 euros.
Este valor de imposto só é superado por quatro países (Alemanha, Holanda, Finlândia e Reino Unido), de acordo com os dados disponibilizados pela Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas (Apetro).
Quanto ao PMVP, Portugal surge como o quarto com preços mais elevados, superado apenas pela Alemanha, Holanda e Reino Unido.
O IVA – imposto de valor acrescentado, de 21%, praticado em Portugal, representa 0,22 euros por cada litro de gasolina. No que respeita a este imposto, Portugal praticada a quinta taxa mais elevada, mas iguala com outros dois países.
Quanto ao ISP, Portugal surge como o quarto país com a taxa mais elevada, correspondendo a quase 60 cêntimos por cada litro. O peso do ISP nos combustíveis está abaixo dos 45 cêntimos por litro na grande maioria dos países da União Europeia.
Portugal é o nono país onde os preços do gasóleo são mais elevado
No gasóleo Portugal desce na tabela, mas continua acima da média europeia. Os preços praticados nas bombas de gasolina nacionais são os nonos mais caros entre os países da União Europeia.
O PMVP do gasóleo praticado em Março de 2007 situou-se nos 1,02 euros, sendo que 53% correspondiam a impostos. Do total, 0,54 euros vão directamente para os cofres do Estado.
Portugal é ultrapassado por oito países no que respeita ao PMVM: Dinamarca, Alemanha, França, Itália, Holanda, Eslováquia, Suécia e Reino Unido.
http://www.jornaldenegocios.pt/default. ... tId=295268
"O desprezo pelo dinheiro é frequente, sobretudo naqueles que não o possuem"
Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges
Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net
Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges
Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net
5 mensagens
|Página 1 de 1