Caldeirão da Bolsa

OFF - Mendes quer eleições antecipadas em Lisboa

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarSalgado » 4/5/2007 14:37

Retrato do autarca quando arguido
No dia em que cedeu a Marques Mendes e obrigou Gabriela Seara a sair do executivo, Carmona Rodrigues percebeu que tudo ia depender do tempo ou da sorte.

Ricardo Costa

Quando inaugurou o túnel do Marquês, Carmona Rodrigues sabia que o seu tempo estava a acabar. Quando hoje revemos as imagens em que ele vira as costas aos jornalistas, no meio do seu túnel acabado de estrear, percebemos que naquele momento ele já sabia o que lhe estava para acontecer. Já sabia nessa tarde de 25 de Abril como já sabia há muitos meses, desde que os seus “braços-direitos” foram obrigados a suspender os mandatos.

Em bom rigor, essa sensação não era nova. Tinha mesmo alguns meses. No dia em que cedeu a Marques Mendes e obrigou Gabriela Seara a sair do executivo, Carmona Rodrigues percebeu que tudo ia depender do tempo ou da sorte. E todos sabemos que o tempo corre sempre no mesmo sentido mas que a sorte é mais caprichosa. O presidente da Câmara de Lisboa ainda teve a sorte de inaugurar o túnel do Marquês mas não conseguiu parar o tempo, que fez com que o caso Bragaparques chegasse a si. E chegou logo no dia a seguir à inauguração do túnel…

Os dados, que estavam lançados há muito tempo, pararam de rodar nessa altura. Assim que descerrou a lápide Carmona percebeu que a sua sorte tinha acabado. Mas ninguém compreende porque deixou os lisboetas à espera de uma palavra sua durante uma semana. Deve ser uma nova moda: Sócrates deixou o país à espera três semanas; Carmona e Mendes deixam-nos uma. Os nossos políticos pensam que estão numa cena do Matrix, como quem faz uma pausa no ar antes de aterrar para mais uma briga política…

Esta espera era perfeitamente escusada e, tal como no caso Sócrates, prejudica sobretudo os protagonistas. Por melhor que Marques Mendes tenha agido (e agiu, de facto) e por mais que Carmona tenha caído em si (quando escrevo ainda não o sei), já nenhum deles se livra de terem contribuído com mais uma semana para uma inacção que arrasta a Câmara lentamente para o abismo.

Carmona Rodrigues será um ‘case study’ da política portuguesa. Pelas melhores e pelas piores razões provou a fama e o insucesso, passou da sombra de Santana à glória do “não aperto de mão” a Carrilho, de independente que anima as listas a vencedor inquestionável numa corrida eleitoral de primeira linha. Percebeu, tarde de mais, que as mesmas luzes que o colocaram na ribalta também o ajudaram a cegar. Descobriu, também tarde de mais, que não soube escolher uma equipa forte e que cedeu pelouros fundamentais a vereadores sem “arcaboiço” político ou técnico. Descobriu ainda que as secções do PSD estão para uma autarquia como o míldio está para a batata.

Hoje, 4 de Maio de 2007, a Câmara de Lisboa continua a ser a maior do país e a que tem mais funcionários. Mas é também uma Câmara onde nada se passa, quase nada se despacha e pouco ou nada se paga. É um Câmara tomada de assalto por ‘boys e girls’ do PSD, com clara vantagem para a extraordinária secção de Benfica, que, nos dias que correm, garante mais empregos que o MBA da Católica e da Nova.

O mais curioso nesta história é que Carmona Rodrigues tinha tudo para ser um bom autarca. Tinha carreira técnica e académica, dava ponderação e consistência a políticos mais emocionais como Santana, chegou rapidamente a ministro das Obras Públicas onde só escusava de ter inventado mais um mapa do TGV, voltou à Câmara quando Santana foi para São Bento, aguentou o embate quando Santana regressou à Câmara e transformou-se no candidato inevitável. Foi um vencedor justo e claro das eleições. E tudo isto para quê? Para nada. Tudo se esfumou em meia dúzia de meses. E o que se esfuma raramente se solidifica.
____

Ricardo Costa, Director da Sic Notícias

Registado: 11/3/2007 17:57

por ptmasters » 4/5/2007 14:03

charles Escreveu:uma coisa é certa ultimamente (mais do que nunca) os politicos estão para se governar e não para governar, não admira o resurgimento preocupante de movimentos nacionalistas, veja-se o caso de frança nos ultimos tempos ou á poucos anos na austria.

temos de ser sucintos isto dava pano para mangas.

Nem mais. TOdos querem ter o poder. Veja-se o que oposição na Câmara também fez: "renunciamos os mandatos quando os do PSD fizerem"!!! Que raio de "frontalidade" e "defesa dos maiores interesses dos munícipes" é esta? Ou como o outro ontem do PS (do qual não me lembro do nome): "vamos ajudar o Marques Mendes a levar a cabo a sua intenção de haver eleições intercalares".

Em primeiro lugar: os interesses partidários
Em último lugar: os interesses daqueles que os elegeram

Não devia ser ao contrário?

1 abraço e bn
O que é um cínico? É aquele que sabe o preço de tudo, mas que não sabe o valor de nada.

Registado: 31/1/2005 4:04

por charles » 4/5/2007 13:48

uma coisa é certa ultimamente (mais do que nunca) os politicos estão para se governar e não para governar, não admira o resurgimento preocupante de movimentos nacionalistas, veja-se o caso de frança nos ultimos tempos ou á poucos anos na austria.

temos de ser sucintos isto dava pano para mangas.
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

por LS » 4/5/2007 13:42

Este Carmona revela uma inabilidade politica confrangedora.

Primeiro, deixou-se usar como arma de arremesso contra o Santana Lopes. Depois, deixa-se envolver em erros de gestão que o atiram para os braços do DIAP. Entretanto, andou fugido para imitar a Felgueiras. E ontem, sai-se com aquela.

Deve ter caído da mota... Só pode.

Registado: 8/10/2006 16:14

por scpnuno » 4/5/2007 13:39

Eu acredito muito em

"Quem não deve, não teme"

O Carmona, pelos vistos, não teme. Mas pareçe que há quem ou tema ou tenha medo do Marques Mendes (ainda estou para saber medo de quêêê, exactamente)

Dá a ideia que estão mais preocupados os vereadores, que nem sequer são arguidos, do que ele...

Ele diz que não quer ser "empurrado pela borda fora", mas pelos vistos, os ratos foram os 1ºs a abandonar o navio.
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por pedras11 » 4/5/2007 13:33

Estes politicos sao todos uns paus mandados. Ainda me lembro daquele do queijo. Grande Homem.
"O desprezo pelo dinheiro é frequente, sobretudo naqueles que não o possuem"

Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges

Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net

Registado: 31/10/2004 1:09

por charles » 4/5/2007 13:28

como seria de esperar....

Vereadores do PSD renunciam em bloco
4 de Maio, 13:20
Os seis veradores eleitos nas listas do PSD - António Proa, Sérgio Lipari, Amaral Lopes, Marina Ferreira, Paulo Moreira e Rodrigo Saraiva - renunciaram em bloco aos seus mandatos na CML.

Os vereadores seguem assim a indicação do líder do PSD que pediu a demissão do presidente da CML para forçar eleições intercalares.

Carmona Rodrigues, que ontem disse que se iria manter em funções, pois «não seria o primeiro a abandonar o barco» reuniu há momentos com os vereadores e pediu para que transmitissem que não se iri manter com recurso aos suplentes das listas eleitas. Desta forma, Carmona Rodrigues acaba por ser «empurrado» para fora de bordo.

Se não surgir mais nenhum imprevisto neste caso, estão criadas as condições para que a Câmara de Lisboa avance para eleições intercalares.

Paulo M. Guerrinha @
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

por charles » 4/5/2007 9:41

o discurso dele foi excelente se o que ele disse é verdade parece-me que ele foi enrolado com coisas que vêm do passado, a mim conveceu-me, resta saber se está inocente.

com a decisão de não se demitir quem ficou mal foi o marques mendes, acho que o psd está a precisar do mesmo remédio do cds/pp
Cumpt

por bolsa » 3/5/2007 20:40

Pela experiência vivida por um amigo meu que foi autarca, e que era um offsider, porque não fazia parte dos notáveis da terra (pequena cidade do interior), sei bem o que é a mesquinhez dos tribunais, agarrados a pormenores ridículos sem qualquer sentido, quando muito tempo depois se prova que nada fizeram de errado já é tarde, as pessoas já estão destruídas. Só um aparte, com a pressão mediática e vigilância que existe pelos média alguém acredita que o Carmona se metesse numa caldeirada do tipo que o acusam ? Não faz sentido nenhum, o Carrilho é um vingativo e já quase consegiu.

PS não conheço o Carmona de nenhum lado, até moro a centenas de Km

Cumprimentos

Registado: 7/2/2005 18:06

por LS » 3/5/2007 20:23

Não querendo substituir os tribunais e presumir com isto alguma culpa do presidente da CML, aplaudo a decisão (pela coerencia e pela coragem) :clap: .

Não pode subsistir qualquer réstea de dúvida sobre quem exerce cargos públicos. Independentemente da inocência que lhe possa assistir, o ainda presidente devia ter tido, há já algum tempo, a iniciativa de suspender o mandato. O facto de ser indiciado e ser interrogado pelo DIAP retira-lhe as condições para continuar no exercicio do cargo.

Mas, agarram-se aos cargos como lapas, até ao último minuto... Gostam de prestar serviço à Nação, dizem eles. Ou na versão mais popularucha, não permitem que os atirem pela borda fora.

Registado: 8/10/2006 16:14

por Presa36 » 3/5/2007 20:16

A verdade é que Carmona Rodrigues não foi apoiado nestes últimos tempos pelo PSD. Estavam a assobiar para o ar. Sentiu-se traído.

Os partidos da oposição, na Câmara, pareciam abutres a ver quem como haviam de dividir o poder.

O PS queria ter alguem na Câmara, como em tudo, para seu uso particular. Até dava jeito para levar a OTA avante.

Assim sendo, e porque gosto da verticalidade de Carmona, só posso dizer:" Força, avante camarada".

Presa35

Registado: 5/11/2002 0:25

por Powerman » 3/5/2007 19:25

Eh pá eu sobre politicos digo apenas o seguinte: Nem os meus filhos, dizem tantas... mentiras. E mais não digo, .... nem vale a pena.

Abraço

PMAN

Registado: 18/3/2007 16:12

por ptmasters » 3/5/2007 19:17

Pelos vistos não vai ter... achei curioso foi as contradições de um e de outro, quer na parte da demissão que supostamente coincidia com a opinião de Carmona Rodrigues, quer no "tipo de eleições" (Carmona diz que a haver eleições, deverá ser para todos os orgãos camarários), enquanto que o Marques Mendes apenas se referia à Câmara...

Olha... entendam-se

1 ab e bn
O que é um cínico? É aquele que sabe o preço de tudo, mas que não sabe o valor de nada.

Registado: 31/1/2005 4:04

por Princepe da bolsa » 3/5/2007 19:15

"Não serei o primeiro a abandonar o barco nem permito que me atirem borda fora!"

Muito bem! :clap:

Nunca fui apoiante deste senhor, mas gostei muito do discurso dele. Uma facada na politiquice e na justiça feita na praça pública por jornalistas que não me merecem confiança... :roll:
Os stop losses são a melhor forma de não nos afundarmos num mar de esperanças...

Registado: 12/3/2006 16:08

por Barra » 3/5/2007 19:14

Está no seu direito.
“Eu não sei onde o mercado vai estar amanhã ou dentro de uma semana, um mês ou um ano. Sei, no entanto, que se tivesse à escolha manter dinheiro em caixa ou em obrigações a 30 anos ou em ações, não hesitaria um segundo em escolher ações"

Warren Buffett

Bons negócios !!!

Registado: 19/10/2004 19:26

por Keyser Soze » 3/5/2007 19:12

Carmona não se demite

Registado: 8/2/2006 17:32

OFF - Mendes quer eleições antecipadas em Lisboa

por pedras11 » 2/5/2007 18:37

Mendes quer eleições antecipadas em Lisboa
Marques Mendes vai anunciar hoje, às 20horas, em directo nos telejornais, que defende eleições antecipadas para a Câmara Municipal de Lisboa.

--------------------------------------------------------------------------------

Carlos Filipe Mendonça
carlosmendonca@mediafin.pt

Marques Mendes vai anunciar hoje, às 20horas, em directo nos telejornais, que defende eleições antecipadas para a Câmara Municipal de Lisboa.

O Jornal de Negócios Online sabe que o líder social-democrata se prepara para, em nome da "credibilização da vida política", deixar cair o presidente Carmona Rodrigues. A decisão do presidente laranja foi aprovada esta tarde na reunião da Comissão Permanente.

Os esclarecimentos de Marques Mendes surgem uma semana de ter sido tornado público que Carmona Rodrigues, presidente da autarquia lisboeta eleito como independente nas listas do PSD, terá sido constituído arguido no âmbito do processo Bragaparques.

Entretanto, estava agendada para hoje a audição de Carmona Rodrigues no Departamento de Investigação e Acção Pena (DIAP) mas, a pedido do próprio, foi adiada para data ainda incerta. Segundo fontes do Ministério Público citadas pela imprensa, o presidente da CML deverá ser confrontado com factos que indiciam prevaricação e participação económica em negócio.

Segundo fonte da autarquia, Carmona Rodrigues reagirá amanhã à tomada de posição de Marques Mendes.

"O desprezo pelo dinheiro é frequente, sobretudo naqueles que não o possuem"

Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges

Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net

Registado: 31/10/2004 1:09

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Phil2014 e 112 visitantes