Portucel 2,65€ - privatização, free float e nova máquina
Depois da tanto "escárnio e mal dizer" teremos a PTL atingir máximos? Espero que sim, pois o meu stop a 2,77 ainda está activo! 
"O desprezo pelo dinheiro é frequente, sobretudo naqueles que não o possuem"
Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges
Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net
Hoje correu bem... Amanhã se verá
!
Às 8h00 em frente ao computer... Ficou 83 com 84 largos minutos... Epá, nem é cedo nem é tarde !
Porquê ? Fartei-me ! E o relatório do 1Q2007 deixou-me muito receoso sobre se sabem realmente o que é estar na bolsa.
A PTI não tem tradição no mercado bolsista e só em Outubro passado abriu totalmente o capital. Acho que ainda estão a aprender, de Investor Relations não percebem nada ! Prometeram um Investor Day no balanço da colocação de Outubro e até hoje... nada ! Aquelas contas de resultados (sucessivas, não é de agora) mereciam mais.
Fartei-me. A PTI foi das poucas acções onde nem o efeito UBS teve qualquer impacto: target saiu há uma semana e... nada
!!
Lá pra Setembro voltarei, pq é boa empresa, sem margem para qualquer dúvida, mas por agora cheguei ao meu limite da paciência.
Estou agora mais de 80% liquido e assim conto ficar (talvez ainda mais) até daqui a uns meses.
Desejo boa sorte a todos - que façam muito dinheiro !
Bons negócios, sempre
! Abraço amigo.
Às 8h00 em frente ao computer... Ficou 83 com 84 largos minutos... Epá, nem é cedo nem é tarde !
Porquê ? Fartei-me ! E o relatório do 1Q2007 deixou-me muito receoso sobre se sabem realmente o que é estar na bolsa.
A PTI não tem tradição no mercado bolsista e só em Outubro passado abriu totalmente o capital. Acho que ainda estão a aprender, de Investor Relations não percebem nada ! Prometeram um Investor Day no balanço da colocação de Outubro e até hoje... nada ! Aquelas contas de resultados (sucessivas, não é de agora) mereciam mais.
Fartei-me. A PTI foi das poucas acções onde nem o efeito UBS teve qualquer impacto: target saiu há uma semana e... nada
Lá pra Setembro voltarei, pq é boa empresa, sem margem para qualquer dúvida, mas por agora cheguei ao meu limite da paciência.
Estou agora mais de 80% liquido e assim conto ficar (talvez ainda mais) até daqui a uns meses.
Desejo boa sorte a todos - que façam muito dinheiro !
Bons negócios, sempre
! Abraço amigo.James Wheat
Position Trader
Position Trader
- Registado: 24/5/2006 12:33
Re: PTI
Clinico Escreveu:Acabei por reduzir a posição na PTI e reforçar a JM aproveitando a baixa do preço deste último.
A carteira agora só tem 25% PTI
Abraços
Clinico
Também estou a começar a pensar em reduzir (era para ter começado logo hoje cedo, mas o sono foi mais forte), mas quero deixar passar o dia de hoje para não me sentir influenciado pela sessão. Não é fechar o trade, mas mudar apenas a postura para entradas e saídas mais frequentes.
A sessão em si acaba por ser decepcionante, porque talvez não esperasse que ela subisse hoje, mas depois de atingir os 2,85, também não esperava vê-la nos actuais valores, ou seja, se ela tivesse aberto nestes valores e por ali ficado, muito provavelmente consideraria "normal".
1 abraço e bn
Bem tentei o reforço na JM, mas a treta do PC bloqueou na hora. Andam por lá ordens de compra nos
O que é um cínico? É aquele que sabe o preço de tudo, mas que não sabe o valor de nada.
Não percebo como é que uma empresa com uma AT como esta é tão controlável ... fico a pensar se não valeria mais a pena a Altri.
Esta última pelo menos não está com 71% do capital hipotecado
!!!
A ver vamos como é que o mercado irá reagir nesta 1ª semana de Maio. Se reagir bem (pelo menos estou com esperança disso) ao suporte dos 2,79-2,80 é sinal que virá máximos ... senão ... vendo e espero entrar nos 2,69-2,70.
Bons negócios ...
Esta última pelo menos não está com 71% do capital hipotecado
A ver vamos como é que o mercado irá reagir nesta 1ª semana de Maio. Se reagir bem (pelo menos estou com esperança disso) ao suporte dos 2,79-2,80 é sinal que virá máximos ... senão ... vendo e espero entrar nos 2,69-2,70.
Bons negócios ...
É calando que se aprende a ouvir; é ouvindo que se aprende a falar; depois, é falando que se aprende a calar.
- Registado: 23/3/2007 13:15
Re: PTI
Clinico Escreveu:Acabei por reduzir a posição na PTI e reforçar a JM aproveitando a baixa do preço deste último.
A carteira agora só tem 25% PTI
Abraços
Clinico
Ora bem, caro colega
Isto é que foi ser uma pessoa prática e de analise fundamental - trocar o papel (portucel) por artigos de mercearia (jmt)- é assim mesmo, que papel não empurra carroça e todos precisamos de comer...
(vou já pirar-me daqui, não vale a pena baterem, ok?)
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
Viva Luka
Até pode melhorar até ao fim do dia, mas a PTI cota hoje um pouco abaixo do suporte que falas.
Como se dizia aqui atrás, de facto é inexplicável o comportamento da PTI face aos seus resultados e às suas potencialidades.
Factor "Semapa power" a bombar/controlar a coisa ?
Até pode melhorar até ao fim do dia, mas a PTI cota hoje um pouco abaixo do suporte que falas.
Como se dizia aqui atrás, de facto é inexplicável o comportamento da PTI face aos seus resultados e às suas potencialidades.
Factor "Semapa power" a bombar/controlar a coisa ?
<b>Margem Sul</b>
<i>Investido do lado certo do rio. </i>
<b><i>"Demasiadas vezes aceitamos toda a m**** que nos dão (e quando calha ainda pagamos)"</i> Fernando Alves@TSF a propósito dos "famosos".</i></b>
<i>Investido do lado certo do rio. </i>
<b><i>"Demasiadas vezes aceitamos toda a m**** que nos dão (e quando calha ainda pagamos)"</i> Fernando Alves@TSF a propósito dos "famosos".</i></b>
Duplo toque no suporte
- Anexos
-
- pti.jpg (0 Bytes) Visualizado 1736 vezes
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !
de estos 170 netos semapa consolidara 122 millones mas los 20 que ha ganado en edp mas secil menos los gastos del holding me da un resultado neto de 155 millones y vale en bolsa 1388 osea per 9 no entiendo como semapa no sube con fuerza esta mas barata que portucel
- Registado: 4/1/2007 19:00
Resultados superiores ao esperado
FUNDAMENTAL: RESULTADOS ACIMA DAS PREVISÕES DOS ANALISTAS ( 39,4 contra 37,9 PREVISTOS)
[quote]Os analistas referem que, além da subida dos preços do papel, a Portucel terá como 'trigger' para os próximos meses o início da construção de uma nova máquina de papel.
"O projecto vai definitivamente em frente e os incentivos (a conceder pelo Estado) ainda podem atingir os previstos 175 M€. Este projecto deve representar um valor adicional de 0,30 euros por acção na nossa avaliação", afirma Pedro Morais, analista do ES Research.
A Portucel negoceia com um rácio Price/Earnings de 13,90 vezes, contra 16,33 vezes da Stora Enso e 19,35 vezes da Ence... mais uma razão para a manter como base de carteira ...
TECNICAMENTE:
Continua fiel à sua linha de tendencia...temos o proximo target nos 2,85 €
LISBOA, 30 Abr (Reuters) - O lucro líquido da Portucel subiu para 39,4 milhões de euros (ME), no primeiro trimestre de 2007, contra 36,4 ME no período homólogo de 2006, anunciou a Portucel.
Adianta que as receitas ascenderam a 279,7 ME face aos 258,5 ME reportados nos primeiros três meses de 2006, enquanto o EBITDA subiu para 86,5 ME de 76,8 ME.
Uma poll de cinco analistas previa lucros entre 34,8 e 42 ME, com a média nos 37,9 ME, receitas entre 266,6 e 280 ME, com o ponto médio nos 274,9 ME, e um EBITDA entre 79,2 e 87 ME, com a média nos 83 ME.
Os principais produtores de papel europeus subiram os preços do papel por duas vezes este ano e deram indicações de um provável terceiro aumento a realizar nos próximos meses.
Os analistas referem que, além da subida dos preços do papel, a Portucel terá como 'trigger' para os próximos meses o início da construção de uma nova máquina de papel.
[quote]Os analistas referem que, além da subida dos preços do papel, a Portucel terá como 'trigger' para os próximos meses o início da construção de uma nova máquina de papel.
"O projecto vai definitivamente em frente e os incentivos (a conceder pelo Estado) ainda podem atingir os previstos 175 M€. Este projecto deve representar um valor adicional de 0,30 euros por acção na nossa avaliação", afirma Pedro Morais, analista do ES Research.
A Portucel negoceia com um rácio Price/Earnings de 13,90 vezes, contra 16,33 vezes da Stora Enso e 19,35 vezes da Ence... mais uma razão para a manter como base de carteira ...
TECNICAMENTE:
Continua fiel à sua linha de tendencia...temos o proximo target nos 2,85 €
- Anexos
-
- resultados superiores ao esperado, mais uma razão para a guardar como base de carteira...
- PTI.png (0 Bytes) Visualizado 2287 vezes
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !
Na minha opiniao a PTI continua a ser uma excelente acçao a ter em carteira... Os graficos tem um optimo aspecto, os fundamentais estam lá... Tem tudo!
Contudo nao sobe como um caracol
Eu ja ja fiz varias entradas e saidas desta acçao, e neste momento nao possuo nem uma... Mas espero voltar um dia (Talvez quando quebrar a zona dos 2,81/2,85) até lá vamos esperando e observando.
Para quem esta dentro nao há razoes para preocupaçao, porque este "papel" tem muito valor...
BN
Contudo nao sobe como um caracol
Eu ja ja fiz varias entradas e saidas desta acçao, e neste momento nao possuo nem uma... Mas espero voltar um dia (Talvez quando quebrar a zona dos 2,81/2,85) até lá vamos esperando e observando.
Para quem esta dentro nao há razoes para preocupaçao, porque este "papel" tem muito valor...
BN
" E que horas são agora em Kuala Lumpur? "
"Resumia toda a V.discussão" ao seguinte:
No C.Prazo
Entrada só com a ruptura em fecho dos 2.81/84; Possibilidade de fecho de longos, c/quebra da pequena LTA a amarelo tracejado..
cumps
user
No C.Prazo
Entrada só com a ruptura em fecho dos 2.81/84; Possibilidade de fecho de longos, c/quebra da pequena LTA a amarelo tracejado..
cumps
user
- Anexos
-
- pti2.81.png (0 Bytes) Visualizado 2521 vezes
-
- pti2812.png (0 Bytes) Visualizado 2506 vezes
- Registado: 12/12/2004 18:57
"Já alguém colocou a hipotese da Semapa "engolir" a PTL? Aí James todas as cautelas fazem sentido"
Boa tarde,
qual poderá ser o impacto desta hipótese na cotação do título?
Obrigado.
Bons negócios...
Boa tarde,
qual poderá ser o impacto desta hipótese na cotação do título?
Obrigado.
Bons negócios...
É calando que se aprende a ouvir; é ouvindo que se aprende a falar; depois, é falando que se aprende a calar.
- Registado: 23/3/2007 13:15
Já alguém colocou a hipotese da Semapa "engolir" a PTL? Aí James todas as cautelas fazem sentido! 
"O desprezo pelo dinheiro é frequente, sobretudo naqueles que não o possuem"
Stora Enso.
- Anexos
-
Stora Enso 1Q2007.pdf- Conference Call CEO Stora Enso:
- (0 Bytes) Transferido 268 Vezes
James Wheat
Position Trader
Position Trader
O curioso é que os preços da pasta estão a ajustar (em baixa) e os do papel seguem em crescendo (em alta)
:
http://www.foex.fi/default.asp?navigate=home2.asp
Ao mesmo tempo vemos as Altris deste mundo a subir e a Portucel - centrada no papel - 'engasgada' e com relatórios trimestrais que mais parecem um funeral, cheios de reticências, com perspectivas "moderadamente optimistas"
.
Cada vez que leio o relatório do 1Q2007 me pergunto:
1º será que não têm qualquer interesse na cotação em bolsa ? ou
2º não têm a mínima noção do que é falar para o mercado ?
Vou mais pela segunda... Espero que o Queiroz Pereira lhes dê uma 'cacetada', pq se não lhes chama a atenção está a entrar pelo cano
!!
Com contas tão saudáveis e com os preços do papel a evoluirem de forma positiva, passam vários parágrafos a falar dos factores negativos que aí vêm (cambio USD/EUR, custo madeira, custos financeiros, aumento dívida / investimento) e não perdem sequer um a falar do muito de positivo que aí já está(sucessivos aumentos no preço do papel).
E nem sequer fazem qualquer referência ao shut-down de papeleiras UWF no norte da Europa, o que reduz a pressão futura sobre a oferta global (a PTI é o 5º produtor europeu de UWF).
Têm um Ferrari em mãos e falam dele como se tratasse de um Alfa Romeo... Deus dá nozes a quem não tem dentes
!
PS: por curiosidade, adjunto relatório da Stora Enso de 6ª feira passada. Bom para comparar o optimismo / pessimismo de um e outro.
http://www.foex.fi/default.asp?navigate=home2.asp
Ao mesmo tempo vemos as Altris deste mundo a subir e a Portucel - centrada no papel - 'engasgada' e com relatórios trimestrais que mais parecem um funeral, cheios de reticências, com perspectivas "moderadamente optimistas"
.
Cada vez que leio o relatório do 1Q2007 me pergunto:
1º será que não têm qualquer interesse na cotação em bolsa ? ou
2º não têm a mínima noção do que é falar para o mercado ?
Vou mais pela segunda... Espero que o Queiroz Pereira lhes dê uma 'cacetada', pq se não lhes chama a atenção está a entrar pelo cano
Com contas tão saudáveis e com os preços do papel a evoluirem de forma positiva, passam vários parágrafos a falar dos factores negativos que aí vêm (cambio USD/EUR, custo madeira, custos financeiros, aumento dívida / investimento) e não perdem sequer um a falar do muito de positivo que aí já está(sucessivos aumentos no preço do papel).
E nem sequer fazem qualquer referência ao shut-down de papeleiras UWF no norte da Europa, o que reduz a pressão futura sobre a oferta global (a PTI é o 5º produtor europeu de UWF).
Têm um Ferrari em mãos e falam dele como se tratasse de um Alfa Romeo... Deus dá nozes a quem não tem dentes
!
PS: por curiosidade, adjunto relatório da Stora Enso de 6ª feira passada. Bom para comparar o optimismo / pessimismo de um e outro.
James Wheat
Position Trader
Position Trader
PTI
Pois é amigo Alien, é a Semapa ter 71% e torna-se a única market maker.
Vamos ver o que acontece:
- Por enquanto a C&H está a funcionar bem
- Temos que ver o que acontece na 4ª
- A PTI costuma responder e acompanhar as correcções do mercado, portanto, olho aberto! Na última correcção veio parar aos 2,50s e tais...
A ver vamos...
Abraço
Clinico
Vamos ver o que acontece:
- Por enquanto a C&H está a funcionar bem
- Temos que ver o que acontece na 4ª
- A PTI costuma responder e acompanhar as correcções do mercado, portanto, olho aberto! Na última correcção veio parar aos 2,50s e tais...
A ver vamos...
Abraço
Clinico
- Registado: 1/6/2003 0:13
Jibóia/James
Eu arriscaria a dizer que 4ª vai corrigir, pois para mim ficaram abaixo das expectativas.
Eu não estaria assim tão pessimista. Acho que os resultados ficaram aproximadamente em linha com as expectativas, digamos que ligeiramente acima da média das previsões.
o discurso da empresa, no que respeita o resto de 2007, é miserabilista e claramente defensivo !!
Isto sim, já me parece mais chato. Talvez seja por estas coisas que ela também não sobe assim tanto. Na hora da verdade parece que os investidores não nutrem grande confiança pela Portucel. O facto de estar tão controlada pela Semapa também não ajuda nada.
Enfim, para mim continua a ser mais do mesmo ...
Abraços e BN.
Alien.
- Registado: 8/9/2006 1:02
este grafico talvez seja um pouco mais optimista!!!
mas não vejo razões para correcções, pelo menos a quebra deste canal, suportado tb pela antiga resistência,
o rsi encontra-se com espaço para uma boa progressão...
aqui fica
e um bom feriado, sem animação bolsistica
mas não vejo razões para correcções, pelo menos a quebra deste canal, suportado tb pela antiga resistência,
o rsi encontra-se com espaço para uma boa progressão...
aqui fica
e um bom feriado, sem animação bolsistica
- Anexos
-
- portucel 30-4-2007.bmp (0 Bytes) Visualizado 2825 vezes
Ride the winds of change
- Registado: 30/12/2005 15:59
PTI
A terceira solução, meu caro Maromatics, é reduzir a posição na PTI e entrar noutra.
Se realmente começar a corrigir na quarta, e como as tenho a 2,65 pré-dividendo, sou capaz de reduzir e reforçar a Altri e a JM. Qualquer das duas, por razões diferentes, pode ser um bom investimento nos tempos mais próximos e talvez se salvaguardem do efeito Maio (sell in May and go away).
De qualquer forma, temos que admitir que o aspecto da AT no gráfico deixado pelo Luis é excelente...
Abraços
Clinico
Se realmente começar a corrigir na quarta, e como as tenho a 2,65 pré-dividendo, sou capaz de reduzir e reforçar a Altri e a JM. Qualquer das duas, por razões diferentes, pode ser um bom investimento nos tempos mais próximos e talvez se salvaguardem do efeito Maio (sell in May and go away).
De qualquer forma, temos que admitir que o aspecto da AT no gráfico deixado pelo Luis é excelente...
Abraços
Clinico
- Registado: 1/6/2003 0:13
Como já tinha comentado acima, isto não é surpreendente: todos sabemos que há sempre quem tenha acesso à informação "antes do tempo", e nada faz supor que esses intervenientes não estejam no mercado.
Se assim é, seria de esperar que excelentes resultados tivessem levado o título a subir suportadamente antes da divulgação, e não no dia.
Ora, aconteceu quase o contrário: quem viu com atenção a negociação dos últimos dias verificou que as compras eram pequenas e as vendas sistemáticas: estava a haver distribuição.
Essa realidade explica o "enfado" de muitos membros do fórum, e o facto de a PTI parecer "lenta".
É de esperar que na 4ª fª o título venha a corrigir, sendo a amplitude da correcção dependente do que estiver a acontecer no mercado (recordo que o ambiente geral pode ser de correcção também, e se assim for a PTI será bastante afectada.
A quem está dentro: muita calma.
A quem está fora: pode valer a pena shortar...para apanhar alguns stops curtos e investidores "de mão leve".
Bom feriado.
Se assim é, seria de esperar que excelentes resultados tivessem levado o título a subir suportadamente antes da divulgação, e não no dia.
Ora, aconteceu quase o contrário: quem viu com atenção a negociação dos últimos dias verificou que as compras eram pequenas e as vendas sistemáticas: estava a haver distribuição.
Essa realidade explica o "enfado" de muitos membros do fórum, e o facto de a PTI parecer "lenta".
É de esperar que na 4ª fª o título venha a corrigir, sendo a amplitude da correcção dependente do que estiver a acontecer no mercado (recordo que o ambiente geral pode ser de correcção também, e se assim for a PTI será bastante afectada.
A quem está dentro: muita calma.
A quem está fora: pode valer a pena shortar...para apanhar alguns stops curtos e investidores "de mão leve".
Bom feriado.
- Registado: 25/1/2007 18:53
Boas,
Fica o gráfico.
Abraço,
LG
Fica o gráfico.
Abraço,
LG
- Anexos
-
- portucel (Medium).png (0 Bytes) Visualizado 3188 vezes
Software em Excel para Gestão de Carteira de Activos - Carteira Gest
Blog de Investimentos:Carteira 100 Notas
Blog sobre Informática:Bytes & Bitaites
Boas,
Fica o gráfico.
Abraço,
LG
Fica o gráfico.
Abraço,
LG
Software em Excel para Gestão de Carteira de Activos - Carteira Gest
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], iniciado1 e 59 visitantes