Caldeirão da Bolsa

TIVO... 7.50?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

...

por englishman » 5/5/2007 10:11

Esqueci-me que o que também levou-me a fazer a saída do trade foi aquele canhão do bullsista que não está muito bem apontado... ainda por cima para trás... :roll: :roll: :roll:
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Abraços.
EMan

Bons negócios. EnglishMan

Registado: 19/1/2005 17:46

...

por englishman » 5/5/2007 9:31

Olá a todos os Tivos e Tivas... :mrgreen: :mrgreen:

Devo dizer que se tiver um fecho abaixo dos 6.40, é mau sinal...

Fechou a 6.36, logo não é bom sinal no curto prazo, mas nada de preocupante.
Só é preocupante com a quebra da MM50 dias que anda pelos 6.23.
No entanto, saí fora (não na totalidade, ficando com a prestação dos 6.42 para o caso da TIVO se lembrar de abrir a 6.80 :mrgreen:... sempre fico menos chateado :) ) pois não estou a gostar do gráfico... a MM50 a inclinar-se para baixo e o MACD não cruzou para cima durante esta semana.
No início da próxima semana irei ver se há um movimento e um fecho acima dos 6.40. Se assim não for darei por terminado este trade, no curto prazo e só voltarei à TIVO com o cruzamento do MACD...

Mais conselhos/alertas do que tenho vindo a colocar nos meus tópicos, não posso... eu bem escrevo, mas... :idea:

Claro que quando nós fazemos uma entrada no mercado, pensamos em duas coisas:

1. Em ganhar o trade.
2. Ganhar o mais rápido possível.

e há a terceira... ganhar muito.

Como queremos ganhar muito dinheiro, muito rapidamente, investimos também muito do mesmo.
Esta situação leva-nos a ficar hipervigilantes em relação ao investimento que fizemos. As emoções ficam ao "rubro" quer estejamos a perder ou ganhar e a racionalidade diminui. :idea:
Se estamos a ganhar ficamos a pensar que devemos vender o mais rapidamente possível pois sentimos que corremos o risco de não ganhar... se estamos a perder ficamos a sentir que devemos esperar pelo ganho pois pensamos que ainda podemos não perder... :idea: :mrgreen: :mrgreen:
São reacções normais mas que não passam de instintos de sobrevivência animal... :mrgreen: Nós somos algo mais do que isso. :wink:

Abraços.
EMan
Anexos
TIVO.PNG
TIVO.PNG (0 Bytes) Visualizado 1105 vezes

por BabyBoom » 4/5/2007 21:51

Olá Bullsista

realmente não me expliquei bem, primeiro trade a sério ..... nos states.

Apesar de tb não ser muito experiente, não passo de um " tolo", como diria Livermore, mas o horário levou-me a optar por lá, uma vez que assim consigo acompanhar uma parte do mercado.

E não, a sério não quer dizer muitos €, olololo, mas sim com dinheiro verdadeiro, antes simulei com carteira virtual, o que como sabemos não tem nada a ver com a realidade.

Em relação á TIVO tenho sensivelmente o mesmo marcado no meu grafico. Realmente a os proximos dias apresentam-se decisivos.

Pronto, resta-me agradecer a ajuda e as explicações dos amigos e prometo esforçar-me para não muito longe começar tb a tentar contribuir com alguns bitaites.

Bom fim de semana para todos

Registado: 7/9/2005 20:11

por bullsista » 4/5/2007 21:34

Mon petit BabyBoom,

1º trade a sério e metes-te logo nos states? :shock: Espero que o a sério não queira dizer que tenhas feito um investimento grande.

Nos states, os volumes de negociação, o impacto das notícias faz com que a volatilidade das cotações seja bem maior. É outro campeonato. E é para gente que percebe destas coisas da bolsa a rodos ou para inconscientes como eu. :mrgreen:

Bem, agora que já dei uma de papá, vamos lá à TIVO.

A TIVO teima em fazer-se de difícil. Tanto parece que vai quebrar a resistência dos 6,49 como aparenta quebrar em baixa o canal. Com o passar dos dias, os 6,49 e a base do canal ficam mais perto e isto vai ter de rebentar para um dos lados senão lateralizar .Depois, tem ali um suporte nos 6,23 que tem devolvido a cotação para dentro do canal nas últimas sessões. Mais abaixo, há um suporte nos 6,07 que caso seja quebrado parece-me deixar a TIVO com muito mau aspecto do lado longo.

Para mim, este é o plano do jogo. Para a semana, é a decisão (ou não).
Anexos
tivo04052007.PNG
tivo04052007.PNG (0 Bytes) Visualizado 1127 vezes
Abraços e bons negócios

Registado: 20/11/2006 23:11

por BabyBoom » 4/5/2007 19:10

Olá colegas!

EnglishMan, sei que já te deste a tua opinião sobre a "nossa" TIVO, mas após o teu parecer a coisa deu ainda mais para o torto.

bullsista, será que ele ainda se mantêm acima do teucanal ascendente? Será que dá pra meteres por ai um Grafico actualizado?

Um dos meus primeiros trades a sério e logo me meti nesta menina :lol: :mrgreen: :twisted:

Muito obrigado.

...

por englishman » 4/5/2007 16:09

Como não há chávenas e canhões que a façam subir, "descarreguei" aquilo que tinha comprado nos últimos dias ficando apenas com aprestação a 6.42, novamente. Ainda vou decidir se fecho o trade todo, pois também estou a pensar fechar a ELNK e Q, para ir de fim de semana e para a semana voltar à "guerra". Para a semana estarei atento à ATVI e a uma possível entrada perto dos 21 dólares se lá for... para já em máximos depois da "pequena correcção" o que é um bom sinal... mas depois actualizarei o tópico respectivo...

Abraços.
EMan

...

por englishman » 3/5/2007 13:31

Afinal o volume pré-market não foi suficiente... :idea:

Aproveitei para entrar nos valores perto do meu... agora em 6.45.

Devo dizer que se tiver um fecho abaixo dos 6.40, é mau sinal... :roll:

Abraços.
EMan

...

por englishman » 3/5/2007 12:59

Olá, bullsista.

Isso são boas notícias. :wink:

Claro que quando nós fazemos uma entrada no mercado, pensamos em duas coisas:

1. Em ganhar o trade.
2. Ganhar o mais rápido possível.

e há a terceira... ganhar muito. :mrgreen: :mrgreen:

Mas nem sempre o mercado faz-nos a vontade... se tivermos cientes das nossas interpretações e da nossa estratégia (para o bem e para o mal) é o mais importante.

Uma nota em relação a estes activos em que o volume não é muito grande, é que o falhar pode ser mais normal do que acertar, na minha opinião, por isso a estratégia deve ser bem definida. :idea:

Abraços.
EMan

por bullsista » 3/5/2007 12:51

Já viram o pré-market? Subida superior a 5%!!

Vamos a ver se ainda hoje vai ao topo do canal...
Abraços e bons negócios

por bullsista » 3/5/2007 8:09

Os deuses da bolsa te oiçam, amigo.

Contava que este fosse um trade rápido e afinal tem dado luta :cry: . Vamos a ver se hoje é vencida aquela resistência por volta dos 6,48. Até ao topo é um instantinho.
Abraços e bons negócios

...

por englishman » 3/5/2007 1:56

Olá, bullsista. :wink:

O canal ascendente parece estar a ser seguido pela cotação da TIVO. :wink:

O timing de entrada não foi o melhor devido às recentes correcções até perto dos 6.20, mas dada a "big picture" em que este activo se encontra tenho insistido na sua negociação, com alguma paciência... :twisted: :mrgreen: Vamos ver se esta espera dá resultados. Hoje foi dia de voltar às compras e tenho agora um preço de 6.44. Ainda estive hesitante pois o volume não tem sido muito bom, mas pode aumentar nos próximos dias e romper de vez com a barreira dos valores à volta dos 6.60. Vamos ver se temos a TIVO no topo do canal ascendente... :wink: :idea:

Abraços.
EMan

por bullsista » 2/5/2007 14:20

Bem, a TIVO quebrou em baixa o tal canal ascendente durante a sessão de ontem. Mas hoje parece querer voltar a esse mesmo canal. Estou com o English. Poderá ser mesmo uma boa altura para reforçar. Já agora, saliento que os únicos indicadores que utilizo são linhas de tendência, suportes e resistências.
Anexos
tivo02052007.PNG
tivo02052007.PNG (0 Bytes) Visualizado 1317 vezes
Abraços e bons negócios

...

por englishman » 2/5/2007 13:44

Olá, BabyBoom... a TIVO anda a "brincar" com a nossa paciência. :mrgreen:

Como referi não era nenhuma tragédia vir tocar na MM50 dias que andava à volta dos 6.20...

Os pressupostos continuam válidos, embora o fecho de ontem fosse abaixo dos 6.32, valor de saída para mim... mas como aproveitei para diminuir a posição quando ela andou entre os 6.40/6.50 vou continuar por aqui e reforçar caso dê o sinal... tenho a 6.42.

Abraços.
EMan

por BabyBoom » 2/5/2007 13:38

Olá EnglishMan!

Um dia mau para a TIVO o dia de ontem, apesar de ter reagido bem aos 6.20, o stop esteve quase a saltar, podias fazer um update ao teu parecer sobre o titulo?

O dia de hoje vai ser decisivo para a manutenção da minha posição no titulo ou o assumir das menos valias.

Muito obrigado
Anexos
sc.png
sc.png (0 Bytes) Visualizado 1341 vezes

...

por englishman » 30/4/2007 19:48

Dada a evolução (pouca) da cotação deste activo, reduzi posição durante o dia de hoje e fiquei unicamente com a prestação comprada a 6.42, para já. :wink:
Os pressupostos continuam válidos...

Abraços.
EMan

por englishman » 23/4/2007 22:57

Olá, caro colega BabyBoom.

Nada disto é trágico... é apenas o dia a dia de uma pessoa que tenta tirar proveito dos mercados e decide segundo a sua perspectiva de ganho, mas que nem sempre corre como se projecta. Muitas vezes também ficamos a desejar que as nossas decisões se resolvam para o nosso lado, rapidamente, mas o mercado é soberano e temos de ter alguma paciência...
Quanto à TIVO podemos ver o trade falhar como muitos outros, mas ainda não se pode dizer isso... os pressupostos continuam válidos, apesar da sessão de hoje, por isso continuo dentro. Claro que, como existem inúmeras situações em que podemos retirar proveito começo a pensar em sair com a menor perda possível e optar por entrar noutra opção, mas isto porque não quero ficar à espera (e talvez ter paciência) muito tempo. :mrgreen:
Repara que para mim, só um fecho abaixo dos 6.32 (em análise mas em valores próximos deste) me fará sair do trade, mas a cotação pode até descer aos 6.20 que não põe em causa um futuro ascendente/positivo da TIVO. Tudo depende da forma de estar nos mercados... :) :idea: :wink:

Abraços.
EMan
Anexos
TIVO.PNG
TIVO.PNG (0 Bytes) Visualizado 1398 vezes

por BabyBoom » 23/4/2007 22:00

Bem...

:( ainda não é trágico, :? mas, e apesar dos volumes baixos a queda continuo com o grafico diário a não me parecer famoso :evil:

Parece-me que o comportamento de amanhã poderá ser esclarecedor no que diz respeito á perspectiva do bullsista e a validação do canal ascendente.

A ver vamos :wink:

Uma boa noite e bons trades para amanhã.
Anexos
z.png
z.png (0 Bytes) Visualizado 1422 vezes

...

por englishman » 20/4/2007 20:43

Bem, como não aconteceu nenhuma tragédia podemos ficar descansados... para já. :mrgreen: :wink:

O stop-loss e a colocação do mesmo a um valor que pretendemos é sempre alvo de muita subjectividade e discussão por parte dos traders... talvez seja a experiência que nos poderá levar a melhorar o preciosismo/sensibilidade de o estabelecer. Por exemplo, não tem lógica comprar um título acima dum suporte ou na quebra de uma resistência e colocar um stop logo abaixo desses indicadores pois corremos o risco de ser stopados sem aproveitar verdadeiramente a situação de ganho. Mas também tudo depende da nossa forma de estar no mercado e da nossa estratégia/método de negociação. :wink:

Para mim, há factores importantes a ter em conta que são estudados end of day mode (com as cotações de fecho de sessão) para estabelecer o stop:
- o nível de risco que estabeleço para cada trade, pois esse valor dá-me uma margem de segurança para ficar mais "descansado" (no caso de risco 1 e 2, por ex.) em relação à decisão de investimento que tomei pois ao decidir-me dessa forma estou a prever boas probabilidades de conseguir obter ganho, mas sempre com a probabilidade de o não conseguir em perspectiva.
- O contexto dos mercados globais, pois para mim parece-me importante não só a individualização da decisão de investimento baseado em sinais técnicos, mas também a contextualização dessa decisão.

Concluindo, os meus stops são mentais ou em sistema dependendo destes factores aos quais atribuo importância (para além de outros) e vou-me adaptando à evolução da cotação do activo, sempre com preços de fecho de sessão, excepto nos trades de alto risco em que não tenho tempo para acompanhar o mercado e aí coloco um stop em sistema; nas situações em que o ganho já existe e acho que os sinais técnicos podem levar a uma correcção do activo e então coloco o stop em sistema e se o activar já tenho o ganho estabelecido e do lado de cá.

Claro que todo este "palavreado" tem de ser visto num panorama dinâmico próprio dos mercados financeiros e aos quais teremos de nos adaptar constantemente tentando tirar o melhor partido das nossas opções de investimento. Mesmo em relação à nossa estratégia/método teremos de estar sempre em actualização/aprendizagem e consequente melhoria/afinação.
Por exemplo, antes da colocação do stop está a decisão do momento de investimento... este é o início e o mais importante momento do trade, o momento de entrada no mercado e se a "máquina" não funciona todo o resto não interessa estabelecer, porque não dá certo. :idea:
É deste modo que tento estabelecer uma gestão dos meus trades com mais ou menos cuidado/atenção, pois nem sempre estamos também nós... no melhor momento. :mrgreen: :) :wink:

Abraços e Bom fim de semana.
EnglishMan

por BabyBoom » 20/4/2007 19:39

Boas!

Obrigado pela resposta tão pronta, a minha duvida era se seria possivel esse tipo de stop metido no sistema, do que depreendo será um stop mental que activaras sempre a seguir o mercado em "cima".

Do dia de hoje poderemos talvez tirar a ilação de que o anterior máximo está a aguentar o titulo o que me parece bom sinal.

Para além disso teremos as quebras desde a quebra em alta do ultimo topo serem com menor volume que as subidas o que também me parece bom.

mantem assim o potencial de subida.

PS. sou um novato por isso se estiver a fazer alguma apreciação errada ou digna de correções façam o favor de corrigir, estou aqui para aprender.
Anexos
sc.png
sc.png (0 Bytes) Visualizado 1485 vezes

...

por englishman » 20/4/2007 13:54

Olá, BabyBoom. :)

O quero dizer está lá na frase... não há segredo nenhum. :)

Quero dizer que se fechar abaixo dos 6.32, vendo a minha posição e assumo a perda... ou seja :) , se hoje fechar abaixo dos 6.32, chamo nomes ao gráfico durante todo o fim de semana e vendo a minha posição na abertura de segunda-feira. Numa outra hipótese à qual posso recorrer, é ver a quanto está perto do final da sessão de hoje (últimos 5 minutos, por aí) e se estiver abaixo desse valor vender e ir para o fim de semana descansado. :idea: :mrgreen:

Abraços.
EnglishMan

por BabyBoom » 20/4/2007 13:12

EnglishMan,

Desculpa a pergunta por ser talvez demasiado inocente, mas podes explicar o que queres dizer qdo afirmas "O stop-loss está num fecho abaixo dos 6.32."?

Em termos praticos isso é........?

Muito obrigado.

por fiódor » 20/4/2007 12:58

Essa foi uma grande cartada... Ontem hesitei e não comprei à espera que viesse à Lta e depois já tinha arrancado...

Continua assim.. :wink:

1 Abraço
Fiódor

Registado: 11/9/2004 15:25

...

por englishman » 20/4/2007 12:35

As perspectivas de continuação de tendência ascendente parecem boas para a TIVO com um fecho acima dos 6.59, na sessão de ontem.

No meu entender, este "trade" passa de risco 2(baixo risco), para risco 1 (risco muito baixo)... :idea:

O stop-loss está num fecho abaixo dos 6.32.

Abraços.
EMan

...

por englishman » 19/4/2007 13:48

Nova compra... a 6.42.

Os pressupostos continuam válidos e não há grandes alterações do definido, mesmo no stop... só um fecho abaixo dos 6.30 me fará sair. :wink:

Abraços.
EnglishMan

por bullsista » 18/4/2007 23:08

Eu também hoje entrei nela... e considero que mal. Penso que estamos perante um canal ascendente desde princípios de Março. Na sessão de ontem foi tocado o topo desse canal e a reacção foi um pull back. Esperemos que a sua cotação não evolua para a base do canal. Aí sim, uma boa altura para entrar. Pelo menos o volume de negociação da descida foi inferior ao da subida o que pode dar-nos alguma esperança para amanhã.
Anexos
TIVO18042007.PNG
TIVO18042007.PNG (0 Bytes) Visualizado 1620 vezes
Abraços e bons negócios

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Kooc e 146 visitantes