Observatório Cup & Handle
Mais uma acha para a fogueira : BANIF
Parece-me, que a concretizar-se, a figura aponta para os 7 euros;).
O que acham?
Cumps
Ps: estou dentro a todo o gás
O que acham?
Cumps
Ps: estou dentro a todo o gás
- Anexos
-
- banif.JPG (0 Bytes) Visualizado 1112 vezes
- Registado: 20/2/2007 9:33
celso Escreveu:possivel cup de 1 ano na itron [itri]
http://stockcharts.com/h-sc/ui?s=itri&p ... 3188876387
e tem boas recomendações por parte dos analistas, opiniões?
Falta-lhe a correcção para ser uma C&H. Vamos ter de ver se rompe a resistência ou se recua para voltar a recuperar!
Explicação Simples tirada do STOCKCHARTS.
Faltava, também, este gráfico. Atenção que os gráficos não são actuais!
FONTE: http://stockcharts.com/school/doku.php? ... andle_cont
Faltava, também, este gráfico. Atenção que os gráficos não são actuais!
FONTE: http://stockcharts.com/school/doku.php? ... andle_cont
- Anexos
-
- cuphandle-emc.png (0 Bytes) Visualizado 1614 vezes
The Cup with Handle is a bullish continuation pattern that marks a consolidation period followed by a breakout. It was developed by William O'Neil and introduced in his 1988 book, How to Make Money in Stocks.
As its name implies, there are two parts to the pattern: the cup and the handle. The cup forms after an advance and looks like a bowl or rounding bottom. As the cup is completed, a trading range develops on the right hand side and the handle is formed. A subsequent breakout from the handle's trading range signals a continuation of the prior advance.
Trend: To qualify as a continuation pattern, a prior trend should exist. Ideally, the trend should be a few months old and not too mature. The more mature the trend, the less chance that the pattern marks a continuation or the less upside potential.
Cup: The cup should be "U" shaped and resemble a bowl or rounding bottom. A "V" shaped bottom would be considered too sharp of a reversal to qualify. The softer "U" shape ensures that the cup is a consolidation pattern with valid support at the bottom of the "U". The perfect pattern would have equal highs on both sides of the cup, but this is not always the case.
Cup Depth: Ideally, the depth of the cup should retrace 1/3 or less of the previous advance. However, with volatile markets and over-reactions, the retracement could range from 1/3 to 1/2. In extreme situations, the maximum retracement could be 2/3, which is conforms with Dow Theory.
Handle: After the high forms on the right side of the cup, there is a pullback that forms the handle. Sometimes this handle resembles a flag or pennant that slopes downward, other times just a short pullback. The handle represents the final consolidation/pullback before the big breakout and can retrace up to 1/3 of the cup's advance, but usually not more. The smaller the retracement is, the more bullish the formation and significant the breakout. Sometimes it is prudent to wait for a break above the resistance line established by the highs of the cup.
Duration: The cup can extend from 1 to 6 months, sometimes longer on weekly charts. The handle can be from 1 week to many weeks and ideally completes within 1-4 weeks.
Volume: There should be a substantial increase in volume on the breakout above the handle's resistance.
Target: The projected advance after breakout can be estimated by measuring the distance from the right peak of the cup to the bottom of the cup.
As with most chart patterns, it is more important to capture the essence of the pattern than the particulars. The cup is a bowl-shaped consolidation and the handle is a short pullback followed by a breakout with expanding volume. A cup retracement of 62% may not fit the pattern requirements, but a particular stock's pattern may still capture the essence of the Cup with Handle.
As its name implies, there are two parts to the pattern: the cup and the handle. The cup forms after an advance and looks like a bowl or rounding bottom. As the cup is completed, a trading range develops on the right hand side and the handle is formed. A subsequent breakout from the handle's trading range signals a continuation of the prior advance.
Trend: To qualify as a continuation pattern, a prior trend should exist. Ideally, the trend should be a few months old and not too mature. The more mature the trend, the less chance that the pattern marks a continuation or the less upside potential.
Cup: The cup should be "U" shaped and resemble a bowl or rounding bottom. A "V" shaped bottom would be considered too sharp of a reversal to qualify. The softer "U" shape ensures that the cup is a consolidation pattern with valid support at the bottom of the "U". The perfect pattern would have equal highs on both sides of the cup, but this is not always the case.
Cup Depth: Ideally, the depth of the cup should retrace 1/3 or less of the previous advance. However, with volatile markets and over-reactions, the retracement could range from 1/3 to 1/2. In extreme situations, the maximum retracement could be 2/3, which is conforms with Dow Theory.
Handle: After the high forms on the right side of the cup, there is a pullback that forms the handle. Sometimes this handle resembles a flag or pennant that slopes downward, other times just a short pullback. The handle represents the final consolidation/pullback before the big breakout and can retrace up to 1/3 of the cup's advance, but usually not more. The smaller the retracement is, the more bullish the formation and significant the breakout. Sometimes it is prudent to wait for a break above the resistance line established by the highs of the cup.
Duration: The cup can extend from 1 to 6 months, sometimes longer on weekly charts. The handle can be from 1 week to many weeks and ideally completes within 1-4 weeks.
Volume: There should be a substantial increase in volume on the breakout above the handle's resistance.
Target: The projected advance after breakout can be estimated by measuring the distance from the right peak of the cup to the bottom of the cup.
As with most chart patterns, it is more important to capture the essence of the pattern than the particulars. The cup is a bowl-shaped consolidation and the handle is a short pullback followed by a breakout with expanding volume. A cup retracement of 62% may not fit the pattern requirements, but a particular stock's pattern may still capture the essence of the Cup with Handle.
- Anexos
-
- cuphandle-jbl.png (0 Bytes) Visualizado 1608 vezes
possivel cup de 1 ano na itron [itri]
The glass is neither half full nor half empty, it is the wrong size.
- Registado: 8/11/2006 22:46
tiopatinhas Escreveu: Mas quanto ao target da figura já me parece haver várias perspectivas. Pelo que li teríamos um target pelos 37,2 +-. Não é bem como o amogo The Doctor refere...
Mas tio patinhas, eu nem sequer dei nenhum target... só estava a tentar explicar como se fariam as contas para chegar ao target...
The Doctor Escreveu:O target: mede-se desde o ponto mais baixo até à linha que passa pela abertura da cup (neste caso seria X€)
MAs é preciso fazer um reparo nisto, o correcto (como li no teu artigo) é desde o ponto mais baixo da cup até ao pico direito da mesma!
abraço
PS: sempre quero ver como vai ficar o da PTI
Quico, lembro-me perfeitamente da tua chamada de atenção e comentei que também eu entrei mas... saí depois (vi tudo a subir..)
Este Tópico acho-o muito interessante (eu não tenho sabedoria para apresentar dados destes e também a profissão não me dá tempo para tal. Por isso o meu agradecimento a todos vós).
Mas queria chamar a atenção para uma coisa que me parece dever-se esclarecer. O caso trata-se do CBKG (hoje não entrei
). O gráfico apresentado é uma chávena perfeita que acabou de se confirmar. Mas quanto ao target da figura já me parece haver várias perspectivas. Pelo que li teríamos um target pelos 37,2 +-. Não é bem como o amogo The Doctor refere...Deixo o link para verem se de facto assim é...
http://pt.portaldebolsa.com/pt/analysis ... .asp?id=48
Mas nisto o Quico sabe... e talvez possa opinar
Este Tópico acho-o muito interessante (eu não tenho sabedoria para apresentar dados destes e também a profissão não me dá tempo para tal. Por isso o meu agradecimento a todos vós).
Mas queria chamar a atenção para uma coisa que me parece dever-se esclarecer. O caso trata-se do CBKG (hoje não entrei
http://pt.portaldebolsa.com/pt/analysis ... .asp?id=48
Mas nisto o Quico sabe... e talvez possa opinar
Que catadupa de C&H que pr'aqui vai!
Só quero ver se depois vêm cá confirmar os acertos ou os falhanços!
É que é preciso ter paciência, e esperar... esperar...
A propósito: aqui há uns tempos no meu blog sugeri que a PTM tinha completo um C&H. Cheguei a entrar, mas os safanões que deu a partir daí desencorajaram-me (apesar de praticamente nunca ter violado a linha de rotura), e acabei por vender.
Hoje parece claro que o caminho para o alvo continua em aberto. Aqui fica o gráfico para meditarem.
Um abraço.
Só quero ver se depois vêm cá confirmar os acertos ou os falhanços!
É que é preciso ter paciência, e esperar... esperar...
A propósito: aqui há uns tempos no meu blog sugeri que a PTM tinha completo um C&H. Cheguei a entrar, mas os safanões que deu a partir daí desencorajaram-me (apesar de praticamente nunca ter violado a linha de rotura), e acabei por vender.
Hoje parece claro que o caminho para o alvo continua em aberto. Aqui fica o gráfico para meditarem.
Um abraço.
- Anexos
-
- PTM19ABR2007.PNG (0 Bytes) Visualizado 1839 vezes
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
Mav, a base da figura é o ponto mais baixo em que a vela mais baixa toca (da cup). Depois a linha para se considerar a ruptura (que o Laraujo pôs a vermelho) neste caso deveria ter algum declive pois deve passar pelos dois topos da cup.
O target: mede-se desde o ponto mais baixo até à linha que passa pela abertura da cup (neste caso seria X€) e soma-se ao ponto de ruptura (que neste caso seria um pouco mais abaixo)
abraço
O target: mede-se desde o ponto mais baixo até à linha que passa pela abertura da cup (neste caso seria X€) e soma-se ao ponto de ruptura (que neste caso seria um pouco mais abaixo)
abraço
- Anexos
-
- c e h.bmp (0 Bytes) Visualizado 1864 vezes
Re: ...
MAV8 Escreveu:Não me parece que o target seja esse.
A base da figura a considerar a meu ver são os 26,00 e a confirmação os 34,00 assim a meu ver o target desta figura serão os 42,00.
Cumps
tenho que ler mais alguma coisinha sobre o "serviço de chá"!
Como se fazem estas contas?
Duas importantíssimas c&h: yen e franco suíço. A efectivação das figuras implica o fim do carry trade nestas moedas e um impacto devastador nos mercados accionistas.
- Anexos
-
- jpy.png (0 Bytes) Visualizado 1931 vezes
-
- sf.png (0 Bytes) Visualizado 1934 vezes
Abraço,
Dwer
There is a difference between knowing the path and walking the path
Dwer
...
Não me parece que o target seja esse.
A base da figura a considerar a meu ver são os 26,00 e a confirmação os 34,00 assim a meu ver o target desta figura serão os 42,00.
Cumps
Cumps
MAV8
Carteira 69
Carteira 69
Hora do Chá
Esta é europeia, para quem não gosta dos américas. 
- Anexos
-
- commerz.JPG (0 Bytes) Visualizado 2066 vezes
C&H
Em primeiro lugar parabens ao Quico por ter aberto este tópico, sobretudo com o termo "observatório". Sewndo uma figura bull (tanto o Quico como o C&H), chamar a atenção para acções que apresentem este padrão, parece-me útil e interessante.
Na minha dificuldade em transferir gráficos, reparei hoje que o indice indiano (sensex) apresenta um padrão destes estanto agora no fundo da "handle" (vide o gráfico na Bloomberg em sensex - ind). Parece-me que tem interesse, sobretudo para quem tem (como eu) o fundo JPMorgan India, baseado neste indice.
Penso que o C&H tambem se pode aplicar a indices.
Abraço
Clinico
Na minha dificuldade em transferir gráficos, reparei hoje que o indice indiano (sensex) apresenta um padrão destes estanto agora no fundo da "handle" (vide o gráfico na Bloomberg em sensex - ind). Parece-me que tem interesse, sobretudo para quem tem (como eu) o fundo JPMorgan India, baseado neste indice.
Penso que o C&H tambem se pode aplicar a indices.
Abraço
Clinico
- Registado: 1/6/2003 0:13
Já agora o qe disse acima baseia-se no comentário que fiz há uns tempos à SCPNuno:
scpnuno escreveu:
Ca vai o meu ponto de vista (não é analise tecnica, é só ponto de vista, mesmo)
As bolsas, os indices, as acções, movimentam-se - sobem ou desçem, por "pressão" de investidores - pessoas como nós (algumas com mais dinheiro, mas isso agora não interessa nada). Logo, eu analiso estes momentos pondo-me no lugar das pessoas que estão dentro..
Ora vejam, em função do que se tem lido aqui no forum..
Uma alma comprou determinada acção a 5€, 3 ou 4 semanas atrás..ela foi subindo e chegou a estar a 8€. A alma em causa não vendeu, começaram as quedas e a dita foi parar a 4€. A alma roi as unhas até ao sovaco, lamenta-se, entope o Caldeirão e manda o servidor abaixo. Depois de estar a ganhar 3€ por acção, está agora a perder 1.
Hoje é uma subidinha...as ditas sobem dos 4 para os 5 e chegam aos 6...depois das quedas e do susto que levou, que acham que a alma em causa vai fazer? esperar que volte aos 8, ou vender já a 6 e dizer que mais vale um passaro na mão que 2 a voar?
Ora bem - se acham que vai esperar que volte aos 8, fazem parte do grupo que acha que a correcção acabou e que vamos já a correr para novos maximos. Se acham que vendem já a 6 e esperam pra ver o que aconteçe a seguir, fazem parte do grupo que acha que isto é um ressalto e vamos continuar a cair.
O seguimento do mercado, na minha maneira de ver, vai depender de quantos investidores apostam na 1ª hipotese e quantos apostam na 2ª.
Abraços
O que descreveste, com algumas alterações, explica a figura do cup&handle. Compras no máximo, a 8, a cotação despenha-se, anda a pastar lá no fundo, começa a subir e quando chega a 8 outra vez os que compraram nesse preço vendem em massa e a cotação desce fazendo a pega. Volta a subir e passa pelos 8 como se não estivessem lá. Ouve-se um som estrondoso. São os que compraram e venderam a oito a bater com a cabeça nas paredes.
scpnuno escreveu:
Ca vai o meu ponto de vista (não é analise tecnica, é só ponto de vista, mesmo)
As bolsas, os indices, as acções, movimentam-se - sobem ou desçem, por "pressão" de investidores - pessoas como nós (algumas com mais dinheiro, mas isso agora não interessa nada). Logo, eu analiso estes momentos pondo-me no lugar das pessoas que estão dentro..
Ora vejam, em função do que se tem lido aqui no forum..
Uma alma comprou determinada acção a 5€, 3 ou 4 semanas atrás..ela foi subindo e chegou a estar a 8€. A alma em causa não vendeu, começaram as quedas e a dita foi parar a 4€. A alma roi as unhas até ao sovaco, lamenta-se, entope o Caldeirão e manda o servidor abaixo. Depois de estar a ganhar 3€ por acção, está agora a perder 1.
Hoje é uma subidinha...as ditas sobem dos 4 para os 5 e chegam aos 6...depois das quedas e do susto que levou, que acham que a alma em causa vai fazer? esperar que volte aos 8, ou vender já a 6 e dizer que mais vale um passaro na mão que 2 a voar?
Ora bem - se acham que vai esperar que volte aos 8, fazem parte do grupo que acha que a correcção acabou e que vamos já a correr para novos maximos. Se acham que vendem já a 6 e esperam pra ver o que aconteçe a seguir, fazem parte do grupo que acha que isto é um ressalto e vamos continuar a cair.
O seguimento do mercado, na minha maneira de ver, vai depender de quantos investidores apostam na 1ª hipotese e quantos apostam na 2ª.
Abraços
O que descreveste, com algumas alterações, explica a figura do cup&handle. Compras no máximo, a 8, a cotação despenha-se, anda a pastar lá no fundo, começa a subir e quando chega a 8 outra vez os que compraram nesse preço vendem em massa e a cotação desce fazendo a pega. Volta a subir e passa pelos 8 como se não estivessem lá. Ouve-se um som estrondoso. São os que compraram e venderam a oito a bater com a cabeça nas paredes.
Abraço,
Dwer
Dwer
Quico Escreveu:Caro Dwer:
Quer-me parecer que estás a assinalar uma série de "fundos arredondados" - figuras de inversão - e não C&H - figuras de continuação da tendência.
É que para mim, um C&H surge da luta por se quebrar uma resisência, e não do movimento de inversão após uma queda continuada.
Um abraço.
Estou a assinalar cups. As handles podem ou não aparecer. Até é normal que não apareçam. Os tubarões não se importam de comprar mais caro desde que o lucro seja certo. É tudo uma questão de alavancagem e de front running. Uma compra valente na borda da cup pode absorver toda força vendedora que exista e a handle nunca se formar.
Faz aqui falta um emoticon com a língua de fora.
Abraço,
Dwer
Dwer
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Phil2014 e 66 visitantes