Caldeirão da Bolsa

IRS, mais-valias, provas de que as fizemos necessarias?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Valete » 13/4/2007 17:56

Só me iniciei em bolsa em Novembro de 2006 e nas somas dos negócios efectuados, tenho saldo negativo quer em acções, quer em TW. Os valores são reduzidos, dado que fiz poucos negócios, mas queria colocar as coisas correctas.

Entretanto li isto, que também vi no site irs, mas não percebi muito bem...

[quote="ptmasters"

Isto serve igualmente para aqueles que têm menos valias, que as optam por englobar para as poder deduzir no ano seguinte às potenciais mais valias. É que se assim for, terão que optar no ano seguinte também pelo englobamento, e por consequência disso, afectam o seu rendimento dependente.

Pessoalmente, prefiro indiferentemente pagar 10% autonomamente todos os anos que ocorrem mais valias, e borrifo-me para as menos valias quando as tenho. Do género: ano novo, vida nova. Começa do 0 a bolsa.

1 abraço[/quote]
In God we trust, all others bring data.

Registado: 2/10/2006 17:40

por Pata-Hari » 13/4/2007 17:31

Espera, mas tu só tens menos valias para este ano ou a soma das duas mesmo assim é positiva? refiro-me às operações com menos de um ano.

Para recuperares menos valias (Que não pelo somatório), terias que englobar, o que raramente é vantajoso.

Acho que as papeladas ainda nem estão disponiveis.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por shotgun » 13/4/2007 17:23

obrigado Valete.

Cumprimentos

Registado: 6/2/2007 19:15

por Valete » 13/4/2007 16:51

Ok, então nesse caso e tendo rendimentos de trabalho dependente, e das menos valias, deve ser entregue o irs a partir de dia 16, inserindo as menos valias no anexo G. Certo?
Shotgun, penso que estará disponível a partir de dia 16.

por shotgun » 13/4/2007 16:43

Mas o anexo G ainda n foi disponibilizado, pois não?

Cumprimentos

Registado: 6/2/2007 19:15

por ZiLeão » 13/4/2007 16:40

É sem dúvida vantajoso declarar menos-valias.

Registado: 8/2/2007 12:25

por Valete » 13/4/2007 16:17

Obrigado Pata.
Terei assim, vantagens em declarar as menos valias?
Se declarar as menos valias, só devo entregar a partir de dia 16? Ou só se aplica as mais valias?
Desculpem as perguntas mas o número de dúvidas deles, não funciona e já me levou o saldo quase todo :? . Obrigado.

por Pata-Hari » 12/4/2007 6:59

Olhem uma coisa.... eu encontrei uma contabilista fantástica, que é a pessoa mais organizada que alguma vez vi na vida, que me leva 25 euros por fazer o meu IRS e que me organiza os papeis como eu nunca conseguiria fazer na vida. Por este preço, acho que nos vale a pena colocar as questões todas a quem melhor do que ninguém sabe preencher as papeladas, não....? (não ganho à comissão mas a senhora merece toda a publicidade do mundo, quem precisar, eu dou o contacto, ela está na av da liberdade).

Valete, acho que podes fazer por somatório e, nesse somatório poderás incluir as menos valias com menos de um ano... e faz sentido que o faças, né? as como mais de um ano são "perdidas".
Administrador Fórum

por Valete » 11/4/2007 21:22

Boa noite.
Pela primeira vez vou pagar irs, por isso tenho algumas duvidas.
No final ano transacto iniciei-me em bolsa, tendo mais valias em alguns negócios em acções, bem como também menos valias. No final do ano as menos valias, superam as mais valias. Nos negócios em TW a situação foi precisamente igual.
- Devem os negócios ser declarados independentemente, ou através do seu saldo final?
- No caso de declarados conjuntamente, existirá alguma vantagem em declarar as menos valias finais?
Daquilo que tenho pesquisado, parece que não devo declarar nada e devo entregar até dia 13.
Se alguém com mais experiência puder ajudar agradeço.

por Pata-Hari » 11/4/2007 6:20

resina, não me recordo do preçário mas era muito barato, a julgar pelos centimos que paguei pela venda dos malfadados 100 euros de cipans (acho que era um precário percentual, possivelmente sem mínimos... mas não me recordo porque não os uso há anos).
Administrador Fórum

por Pata-Hari » 11/4/2007 6:18

SIm, este ano os dividendos são tributados a uma taxa autónoma de 20%. Naturalmente, pode-se optar por englobamento com todas as desvantagens disso (perder as outras taxas autónomas, como por exemplo a dos 10% nas mais valias, levantamento de sigilo bancário, acho que isso implica tb a obrigatoriedade de englobamento nos dois anos seguintes...)
Administrador Fórum

por CRocha » 10/4/2007 23:18

Pata-Hari Escreveu:por acaso a outra corretora era exactamente a CGD, lol! no entanto, a transferencia tem cerca de 6 ou 7 anos (...)

A CGD... claro, já devia adivinhar.
Mas não tem nada a ver com o tempo.
Eu tenho uma compra realizada em Outubro de 2005 que não sei a data exacta.
Perguntei na Caixa e eles disseram-me que também não tinham acesso à informação.

Registado: 21/3/2007 23:08

Re: entrega de mais valias

por CRocha » 10/4/2007 22:41

Resina Escreveu:(...) Se uma pessoa se encontrar desempregada, e os unicos rendimentos (excluindo o subsidio de desemprego) forem uns dividendos que ganhou no ano de 2006, compensa declarar ou não!???

Se conseguires apresentar despesas que te tornem possível recuperar pelo menos parte do imposto retido na fonte, será vantajoso penso eu.
Terás de fazer as tuas contas.
Mas eu na época dos dividendos tirei umas férias largas e fechei as minhas posições.
Assim, não tenho dividendos este ano e por isso não me informei em detalhe sobre as mudanças (e foram feitas modificações) ocorridas em relação à tributaçao fiscal dos mesmos.
Será melhor confirmares melhor com outra pessoa...

por CRocha » 10/4/2007 22:33

morgante Escreveu:Falei com o meu contabilista, e espanto meu ele disse-me que já nao era obrigatorio declarar os dividendos, estará correcto? Perguntei a outro colega
e disse-me a mesma coisa!!! (...)

É verdade, parece que este ano é assim.
Foi a informação que também recebi.

por Resina » 10/4/2007 22:08

morgante Escreveu:Falei com o meu contabilista, e espanto meu ele disse-me que já nao era obrigatorio declarar os dividendos, estará correcto? Perguntei a outro colega
e disse-me a mesma coisa!!!

Agora vejo este topico, e está toda gente preocupada com tantos pormenores , gostava de ficar esclarecido.

È verdade... Só declaras se te convier...
Agora pergunto aos outros forenses...
Se uma pessoa se encontrar desempregada, e os unicos rendimentos (excluindo o subsidio de desemprego) forem uns dividendos que ganhou no ano de 2006, compensa declarar ou não!???
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

entrega de mais valias

por morgante » 10/4/2007 22:05

Falei com o meu contabilista, e espanto meu ele disse-me que já nao era obrigatorio declarar os dividendos, estará correcto? Perguntei a outro colega
e disse-me a mesma coisa!!!

Agora vejo este topico, e está toda gente preocupada com tantos pormenores , gostava de ficar esclarecido.
I'M LOVING IT!!

Registado: 26/10/2006 23:00

por Resina » 10/4/2007 22:03

Pata, consegues-me dizer o preçario da CaDealer? Fui ao site mas não consegui ver...
Obrigado

por Pata-Hari » 10/4/2007 21:23

exacto, daí ter decidido não fazer grande drama e inventar um preço de aquisição. Presumo que não terei chatices....
Administrador Fórum

Re: Fantastica CGD

por Resina » 10/4/2007 21:13

CRocha Escreveu:
Resina Escreveu:
CRocha Escreveu:
Pataca Escreveu:Também fui ao balcão da CGD, junto da minha gestora de conta, pedir uma prova das minhas compras e vendas de acções e ela disse que não tinham nada para me dar.
(...)
Por isso sugiro-vos a vos tambem que abram conta noutro banco para efectuarem a negociacao em bolsa. (...)

A correctora é a CGD ou a Caixa BI.?

É a CGD no meu caso.
E nem me fales da Caixa BI...
Lê se quiseres as minhas aventuras na página 2 deste post... nem consigo entrar no site deles como deve ser...

Boa sorte!

Na CGD não me deixaram negóciar, quando fui a uma agência obrigaram-me a abrir conta na CBI, a um amigo para negociar w's teve de abrir na CGD e mais tarde na CBI...
Pata-Hari Escreveu:por acaso a outra corretora era exactamente a CGD, lol! no entanto, a transferencia tem cerca de 6 ou 7 anos, as acções foram parar à minha carteira há 9 anos e vieram de uma carteira de titulos que era da minha mãe. Até se entende que eles já não tenham a informação...

Nesse caso não há qualquer problema, são titulos detidos há mais de 1 ano, o valor de aquisição é dispensavel para a situação..

por CRocha » 10/4/2007 21:06

Pata-Hari Escreveu:CRocha, já agora, incluam a CA dealer no mesmo cesto, fizeram-me a brincadeira de só me informarem do preço de venda, tendo perdido a informação do preço de custo que se terá perdido na transferência de titulos (mas mandaram-me o descritivo da venda, agora só tenho que inventar um valor de aquisição, é fantástico e eu fiquei radiante).

Pelo menos uma coisa é certa, tomem atenção aos processos de transferência de titulos e verifiquem que os titulos chegam sempre ao destino com informação de preços de custo.

Isto é verdadeiramente incrível.
Este caso com a CA Dealer é um pouco menos usual mas também não tem desculpa.
E o caso da CGD é mesmo flagrante.
A informação está nos computadores deles, é mesmo só efectuar a soma das vendas, subtrair aas somas das vendas e dos custos de aquisição e alienação.
E imprimi-lo em papel oficial da CGD ou pô-la no site da CGD pelo menos.
Mais nada.
Qual é o problema em fazerem algo tão simples?!

por Pata-Hari » 10/4/2007 21:05

por acaso a outra corretora era exactamente a CGD, lol! no entanto, a transferencia tem cerca de 6 ou 7 anos, as acções foram parar à minha carteira há 9 anos e vieram de uma carteira de titulos que era da minha mãe. Até se entende que eles já não tenham a informação...
Administrador Fórum

por CRocha » 10/4/2007 20:59

Resina Escreveu:
CRocha Escreveu:
Pataca Escreveu:Também fui ao balcão da CGD, junto da minha gestora de conta, pedir uma prova das minhas compras e vendas de acções e ela disse que não tinham nada para me dar.
(...)
Por isso sugiro-vos a vos tambem que abram conta noutro banco para efectuarem a negociacao em bolsa. (...)

É a CGD no meu caso.
E nem me fales da Caixa BI...
Lê se quiseres as minhas aventuras na página 2 deste post... nem consigo entrar no site deles como deve ser...

Boa sorte!

por Resina » 10/4/2007 20:49

Pata-Hari Escreveu:CRocha, já agora, incluam a CA dealer no mesmo cesto, fizeram-me a brincadeira de só me informarem do preço de venda, tendo perdido a informação do preço de custo que se terá perdido na transferência de titulos (mas mandaram-me o descritivo da venda, agora só tenho que inventar um valor de aquisição, é fantástico e eu fiquei radiante).

Pelo menos uma coisa é certa, tomem atenção aos processos de transferência de titulos e verifiquem que os titulos chegam sempre ao destino com informação de preços de custo.

Só visto, isso agora depende da honestidade de cada um, até poderemos dizer que o titulo foi vendido com uma menos valia...
Isso é fantástico (ou não)...
Nem há provas da anterior correctora que prove realmente o valor de aquisição?

por Pata-Hari » 10/4/2007 20:40

CRocha, já agora, incluam a CA dealer no mesmo cesto, fizeram-me a brincadeira de só me informarem do preço de venda, tendo perdido a informação do preço de custo que se terá perdido na transferência de titulos (mas mandaram-me o descritivo da venda, agora só tenho que inventar um valor de aquisição, é fantástico e eu fiquei radiante).

Administrador Fórum

por Resina » 10/4/2007 20:38

CRocha Escreveu:
Pataca Escreveu:Também fui ao balcão da CGD, junto da minha gestora de conta, pedir uma prova das minhas compras e vendas de acções e ela disse que não tinham nada para me dar. Que não era necessário.
Se for chamada às finanças, remeto o caso para a CGD e provavelmente ainda vou ter problemas.
Eles é que estão sempre bem.

Nao quero ter a mesma chatice para o ano que vem outra vez (apesar de que vou ter pois ja tenho 3 meses de negociacoes em bolsa de 2007 feitos atraves da CGD).

Por isso sugiro-vos a vos tambem que abram conta noutro banco para efectuarem a negociacao em bolsa.

Com os melhores cumprimentos,
ICM

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Phil2014, smog63 e 102 visitantes