Caldeirão da Bolsa

off topic - obrigações

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Obrigaçoes

por Fibonacci » 10/4/2007 8:17

Rui,

Neste momento, em euros, não é um bom momento para investir em obrigações de taxa fixa.
Porquê? Imagina que compras uma obrigação que paga um cupão de 5%. É porreiro (apesar de teres que assumir algum risco do emitente para conseguires uma taxa dessas)! A taxa do BCE está a 3,75%, por isso não te parece mal... no entanto, o BCE continua a subir a taxa e vai aos 5% em 5 anos... A tua obrigação torna-se pouco atractiva, não é? O preço desce... Na Europa, investir em obrigações, não é um momento muito famoso.

Mas tu dizes-me: então vou para obrigações de taxa variável (que paguem Euribor + qualquer coisa)... assim se a taxa subir, eu ganho um cupão maior. Exacto! No entanto, as alternativas nesse sentido são tão poucas que não encontro nada de interessante.

Apenas compensa se encontrares uma alternativa interessante que consigas suportar bem o risco. És do Benfica? SLB 6,15% 2010 ;) És do Sporting? SCP 5% 2008 está abaixo de 100%... consegues uma taxa de rendibilidade interessante. Estes clubes/emitentes têm capacidade para pagar os cupões e o capital na maturidade? Dificilmente... vão pagar? Parece-me que sim, suportados por outra emissão... suportas o risco?

Por vezes, há também empresas nacionais que fazem emissões interessantes.
O pior é que este mercado é muito institucional. Se fores a qualquer banco conseguir esta emissão, podes levar com umas comissões por compra, venda, maturidade, juros, custódia,... para além da fiscalidade... tem muito cuidado para perceberes quanto vais receber à partida ou o cupão vai todo para comissões do banco.

As obrigações do Brasil registaram desempenhos fabulosos mas foi com a redução dos spreads, ou seja, com os investidores a aperceberem-se de um menor risco em deter acções desse país (e de outros países emergentes). Neste momento, tal oportunidade parece-me esgotada. As obrigações brasileiras estão a pagar apenas mais 1% a 1,5% que uma obrigação europeia... ou seja, para assumires o risco Brasil, apenas te recompensam com mais 1%-1,5%. A mim parece-me pouco.

Outra forma de conseguir taxas elevadas é investindo em obrigações brasileiras mas em reais ou de outro país na moeda local... Aí consegues taxas acima de 10%... mas ficas sujeito à variação cambial. Sei que há fundos que conseguem gerir esse risco de forma eficiente mas é claro que terás que assumir algum risco (Pictet Funds (Lux) - Emerging Local Currency Debt, por exemplo, começou em Junho de 2006 e está a subir quase 20% mas já levou cacetadas de 2-3% em pouco tempo... e se as coisas piorarem, as cacetadas podem ser maiores).

Abraço,
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»

Registado: 24/1/2003 9:26

off topic - obrigações

por Rui Aires » 9/4/2007 20:29

Alguem tem uma opinião formada acerca de quando o momento certo para comprar obrigações? Disseram-me que as obrigações do Brasil tem tido excelentes desempenhos acima de 13%. obrigado a quem opinar

Registado: 31/8/2005 14:07

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: m-m, Phil2014 e 98 visitantes