Caldeirão da Bolsa

Off-topic: Cabo ou ADSL?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por LS » 8/4/2007 23:22

Quero desde já agradecer a todos os diversos contributos que aqui foram colocando.

Pelo que percebi a tecnologia ADSL é uma alternativa válida e portanto não deverei ter receio em mudar. Pelos vistos devo é acautelar bem as condições comerciais.

Depois de alguma polémica que se instalou devido às velocidades disponíveis devo dizer que efectuei alguns testes de acesso com a ligação de 8Mb por cabo.

Utilizei duas ferramentas, a da Beltronica e a da FCCN e realizei dois testes com cada uma delas. Os resultados obtidos foram os seguintes:
Beltronica - resultado médio de 3200 Kbps
FCCN - velocidade média de 1,7 Mbps

Nota-se que há uma discrepancia entre as duas ferramentas mas, de qualquer forma parece que não usufruo da velocidade contratada. Por utilizar também a TVCabo?

Um abraço,
LS

Registado: 8/10/2006 16:14

por kostta » 8/4/2007 21:30

Se tiveres as duas televisões ligadas, retiras 8Mb mas atenção que não é aos 12Mb mas sim aos 24Mb, ficando assim com uma ligação de 16Mb.

só que esses 24mb, sao dificeis de atingir

Registado: 17/1/2006 23:16

por Dialmedia » 8/4/2007 7:09

onemillion Escreveu:Referes no teu post chamadas grátis nacionais e internacionais. Mas o tarifário não vai ser o mesmo da PT, ou seja, grátis, grátis, apenas entre as 21h e as 09h, para números fixos da PT nacionais, certo?

No de 24Mb as chamadas são grátis 24h por dia para QUALQUER número fixo (não só da PT) que incluem Portugal, UE dos 15, EUA e Canadá. Grátis mesmo, telefonas o que quiseres, quando quiseres. No de 12Mb é que o tarifário é semelhante ao que referiste ai na citação.

onemillion Escreveu:Tenho 3 TV's. Para ver os tais 21 canais nas três, terei de comprar três box's, o que fica € 125 x 3, certo?

Não tenho linha telefónica, logo terei de pagar € 100,00, para a instalar, certo?

Os canais são de facto pouco atractivos, certo?

O outro forense fala em € 5,00 por TV. (esta confesso que desconhecia!)

Se tiveres a NET ligada e as duas TV's ligadas, aos 12Mb retiras 8 Mb (4 Mb por cada Tv), e ficas com uma velocidade de apenas 4 Mb, certo?)

Por favor, ajudem-me e informem-me qual acham o melhor tarifário para ter NET com pelo menos 12 Mb?

Compras as 3 boxes ou optas pelo aluguer das mesmas, 5€ por cada box. Se não tens linha telefónica activa em casa, a instalção tem o custo de 99€ que pode ser pago em 4 mensalidades de 25€ cada.

Os canais se são atractivos ou não isso é ao gosto de cada um :D Mas ter 21 canais sempre é melhor que ter apenas os 4 "grátis".

Se tiveres as duas televisões ligadas, retiras 8Mb mas atenção que não é aos 12Mb mas sim aos 24Mb, ficando assim com uma ligação de 16Mb.

Agora a minha opinião é:

Se queres mudar para ADSL, seja em que ISP for, vais ter que pagar sempre a activação da linha. Se quiseres manter o cabo, poucas ou nenhumas alternativas viáveis tens para além da Netcabo.

Cumps.

Registado: 26/1/2007 17:07

Re: Off-topic: Cabo ou ADSL?

por HappyGuy » 7/4/2007 22:27

LS Escreveu:Gostava que alguém que conhecesse os dois tipos de acesso se pronunciasse sobre a qualidade do serviço ADSL comparativamente ao acesso por cabo. A eventual mudança é um risco que vale a pena correr?

Vale o que vale, mas tenho alguma experiência com alguns dos serviços pelo que aqui os coloco.

Tive NetCabo tanto na casa onde morava antes como na actual. Volta e meia tinha quebras de serviço que chegaram a ascender a 4 dias seguidos. O que mais me irritava era o facto de que o apoio técnico me tentava enganar. Eu trabalho na área de informática e percebia-o. Por fim tive problemas de facturação que levaram a que a TVCabo seja a única conta que não pago por Débito Directo. Dos 640Kb que teoricamente tinha (mais tarde 2Mb) nunca consegui obter o total da velocidade.

Quando mudei de emprego, em 2005, passei a ter internet paga pela minha empresa, visto fazer suporte 24/7 a sistemas e poder fazê-lo de casa. Inicialmente tive ADSL pela PT Prime e actualmente pela ARTelecom. Ambos os serviços de ADSL me dão a velocidade anunciada toda (ou praticamente toda) com bastante consistência (2Mb). Com a PT Prime tive um downtime após uma quebra de electricidade ter feito o router falhar mas que foi resolvido com novo equipamento.

No escritório tivemos durante algum tempo o serviço TMax da ARTelecom a substituir o HDLC (2Mb em ambos os sentidos). Este serviço era bom, mas não tanto como o HDLC já que em dias de tempestade (acho que coincidia com trovoadas) havia pequenas intermitências no sinal. Ainda que para serviço em casa não se utilize o débito simétrico, a tecnologia TMax é comercializada em algumas zonas de Lisboa, por isso a acrescentei na lista.

Note no entanto que a questão levantada acima, relativa à proximidade à central e a qualidade da instalação no seu edifício influencia a qualidade do sinal e, logo, a velocidade total teórica. Tal como a qualidade da instalação do cabo influencia a velocidade do serviço NetCabo. A minha experiência poderá estar influenciada pelo facto de residir dentro de Lisboa em habitações de construção recente.

Dos restantes produtos não posso falar. Continuo a ter a TVCabo para ver TV (sem canais premium nem boxes). A minha mulher tem o telefone (e a assinatura) pela Tele2.

Em resumo, com ADSL tenho estado melhor servido em termos de downtime e de velocidades. Em termos de apoio técnico estou melhor mas em parte porque a ligação que tenho é profissional. Problemas de facturação tive-os com a TVCabo, com as ADSLs não em toca (mas sei que a PT Prime dava problemas, a ARTelecom não os dá).

P.S. - Lembro-me ainda de um colega se queixar do tempo que demorou a instalação pedida à ONI. Ao ponto de ele ter desistido. Tenha tempos de instalação em conta na tomada de decisão.
HappyFather
http://caprichosdebolsa.blog.pt/ (inactivo)

Registado: 8/3/2007 14:48

por onemillion » 7/4/2007 21:31

Dialmedia Escreveu:Clix ADSL

24Mb de velocidade, tens chamadas grátis nacionais e internacionais 24h por dia e nao pagas assinatura telefónica, e ainda tens TV com 21 canais sem pagares mais por isso.

Custo? 39,90€

Tu pagas neste momento 35€ para teres 8MB (fora o que gastas em telefone e TV), por mais 4€ tens Net 3x mais rápida, telefone e TV à borla.

É onde eu trabalho e posso-te garantir que nao há oferta melhor no mercado. Basta dizer que pertence à Sonaecom e está tudo dito.

Ora viva.

Andava eu a pensar abrir um tópico sobre a nova oferta da Clix, para pedir opiniões e conselhos, e afinal tenho alguém da própria empresa a quem posso consultar.

De facto, a oferta parece tentadora, mas...

Referes no teu post chamadas grátis nacionais e internacionais. Mas o tarifário não vai ser o mesmo da PT, ou seja, grátis, grátis, apenas entre as 21h e as 09h, para números fixos da PT nacionais, certo?

Tenho 3 TV's. Para ver os tais 21 canais nas três, terei de comprar três box's, o que fica € 125 x 3, certo?

Não tenho linha telefónica, logo terei de pagar € 100,00, para a instalar, certo?

Os canais são de facto pouco atractivos, certo?

O outro forense fala em € 5,00 por TV. (esta confesso que desconhecia!)

Se tiveres a NET ligada e as duas TV's ligadas, aos 12Mb retiras 8 Mb (4 Mb por cada Tv), e ficas com uma velocidade de apenas 4 Mb, certo?)

Atenção, não estou a criticar, apenas fiquei muito entusiasmado com esta nova oferta, mas parece que foi entusiasmo a quente, os custos colaterais são muitos. Será mesmo assim?

Já agora, tenho NetCabo, 512 Kb, pacote Selecção (40 canais), e pago € 42,00 por mês.

Por isso, lanço o desafio:

Por favor, ajudem-me e informem-me qual acham o melhor tarifário para ter NET com pelo menos 12 Mb?

Registado: 19/5/2006 23:35

por Dialmedia » 7/4/2007 15:10

Garfield Escreveu:

24Mb de velocidade, tens chamadas grátis nacionais e internacionais 24h por dia e nao pagas assinatura telefónica, e ainda tens TV com 21 canais sem pagares mais por isso.

desses 21 canais apenas se aproveitam os 4 nacionais e a Bloomberg.
a instalação custa 50,00€ e a Box 124,50€ ou 5,00€/mês.
o pacote Free obriga a um consumo anual minimo de 30,00€ ( 2,50€/mês ) em serviços de TV, Home Video e Jogos.

Ah e apenas se fica a ver esses canais numa unica TV ou então são 5€ por cada TV da casa.

O que se aproveita em canais ou nao depende dos interesses do cliente. Basta ver que usaste o mau exemplo do Bloomberg, que nem a 1% da populaçao deve interessar, visto que é um canal financeiro.

O servico de TV nao é obrigatório, logo se nao quiseres usufruir da TV, nao pagas os 50€ nem o consumo obrigatório.

Garfield Escreveu:
Dialmedia Escreveu:Custo? 39,90€

Tu pagas neste momento 35€ para teres 8MB (fora o que gastas em telefone e TV), por mais 4€ tens Net 3x mais rápida, telefone e TV à borla.

Ora bem, apenas mais 4€ certo? Somemos a esses 4€ os 5€ da Box e os 2,5€ de consumos obrigatorios e afinal já são 11,50€ a mais.

Ok mas em vez dos 8 MB podemos ter 24 MB né? Depende se a linha de ADSL o permitir. A percentagem de clientes que consegue usufruir dessas velocidades é reduzida àqueles que residem perto das centrais telefonicas.`

Tudo bem mas em 90% dos casos terá sempre acima de 12Mb no mínimo. Os outros 10% ou sao más instalaçoes ou condiçoes em casa do cliente, ou pessoas que moram remotamente da central. E quem te disse a ti que ele também consegue usufruir dos 8Mb? Isso é em todo o lado, nao só em ADSL.

Garfield Escreveu:
Dialmedia Escreveu:É onde eu trabalho e posso-te garantir que nao há oferta melhor no mercado. Basta dizer que pertence à Sonaecom e está tudo dito.

Sendo assim a resposta pode ser considerada publicidade enganosa :)

Errado, eu apenas disse que era o melhor serviço pois objectivamente, em termos de vantagens relativas e absolutas, é evidente que nao há ofertas no mercado semelhantes para comparaçao.

Publicidade enganosa era sim, se eu tivesse dito ao LS que este serviço tinha uma qualidade muito boa, e já estava ai a entrar no dominio da opiniao pessoal.

Por fim, e o mais importante de tudo, é que no teu post esqueceste-te de referir qual é a alternativa que achas melhor para o serviço :D

Cumps.

por Garfield » 7/4/2007 13:36

desses 21 canais apenas se aproveitam os 4 nacionais e a Bloomberg.
a instalação custa 50,00€ e a Box 124,50€ ou 5,00€/mês.
o pacote Free obriga a um consumo anual minimo de 30,00€ ( 2,50€/mês ) em serviços de TV, Home Video e Jogos.

Ah e apenas se fica a ver esses canais numa unica TV ou então são 5€ por cada TV da casa.

Dialmedia Escreveu:Custo? 39,90€

Ora bem, apenas mais 4€ certo? Somemos a esses 4€ os 5€ da Box e os 2,5€ de consumos obrigatorios e afinal já são 11,50€ a mais.

Ok mas em vez dos 8 MB podemos ter 24 MB né? Depende se a linha de ADSL o permitir. A percentagem de clientes que consegue usufruir dessas velocidades é reduzida àqueles que residem perto das centrais telefonicas.

Dialmedia Escreveu:É onde eu trabalho e posso-te garantir que nao há oferta melhor no mercado. Basta dizer que pertence à Sonaecom e está tudo dito.

Sendo assim a resposta pode ser considerada publicidade enganosa :)

Registado: 9/2/2005 4:29

por Dialmedia » 7/4/2007 12:51

Clix ADSL

Custo? 39,90€

É onde eu trabalho e posso-te garantir que nao há oferta melhor no mercado. Basta dizer que pertence à Sonaecom e está tudo dito.

Off-topic: Cabo ou ADSL?

por LS » 7/4/2007 8:34

Tenho acesso à internet por cabo (Netcabo) desde há alguns anos. O crescimento das ofertas de acesso por ADSL e os preços que alguns operadores (Clix, TELE2, por ex.) apresentam começam a ser tentadores de forma a equacionar a mudança para este tipo de acesso.

Na Netcabo pago cerca de 35€/mês por um acesso de 8Mb. Sinceramente acho que não preciso de tanto e, cá pra mim, não devo usfruir dessa velocidade. O serviço é óptimo e, tal como noutros serviços, se não precisarmos do call-center funciona tudo às mil maravilhas. Mas começam a aparecer ofertas ADSL entre 19 e 29€ que incluem telefone, 'plafond' de chamadas e respectiva assinatura.

Gostava que alguém que conhecesse os dois tipos de acesso se pronunciasse sobre a qualidade do serviço ADSL comparativamente ao acesso por cabo. A eventual mudança é um risco que vale a pena correr?

Agradeço já a todos que queiram ajudar.

Registado: 8/10/2006 16:14

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustob69, BullDuck, Google [Bot], Google Adsense [Bot], m-m, manuelvasco, paulopereira.pp36.pp, rg7803 e 55 visitantes