Caldeirão da Bolsa

Private Banking

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Bar » 7/4/2007 17:21

James, nesta àrea também existem pessoas que gostam apenas do garantido, nada de riscos, e isso basta-lhes para ficarem satisfeitos.

Existem muitas pessoas assim, que gostam de gerir os seus activos desta maneira.

Abraços

Registado: 12/3/2005 13:06

por OPA » 6/4/2007 10:38

porque os próprios Bancos/SC já são "pagos" pelas entidades emitentes dos fundos

Ora aqui esta algo que me preocupa muito.
Se calhar preferia pagar uma comissao de sebscricao/resgate, do que ter um Private Banker de maos atadas ou limitadas na escolha de activos.

Se os gestores de activos sao "pagos" pelos Emitentes, sera que investiriam o meu dinheiro nas melhores alternativasm mesmo que estas nao lhes pagassem, ou pagasssem menos?

Registado: 9/6/2005 11:19

por valves » 6/4/2007 9:49

Boas,
James disse

ideia base é que nem todas as pessoas que têm dinheiro, têm conhecimentos, disponibilidade ou inclusivamente vontade de estarem permanentemente activos nesta área...a maioria prefere focar-se no seu core business, na sua empresa e na sua área.

eu penso que esta ideia é chave para percebermos bem o porquê de se recorrer ao private banking. Só deve estar investido em bolsa por conta propria quem elege os mercados financeiros como uma das suas 3/4 prioridades da sua vida se não muito provavelmente fará melhor em confiar ás instituições financeiras a gestão do seu dinheiro e acima de tudo,mesmo neste caso, deve perceber se está mesmo disponivel a arriscar o seu capital acima de tudo deve ser claro ao definir o seu perfil de risco ao gestor para não ser surpreendido por perdas que julgava não serem possiveis

Cumpts
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

por JAMES » 5/4/2007 8:33

Caro MAV8

Fiquei siderado ao ler a tua resposta..pensei se tinha sido uma má explicação da minha parte ou uma má interpretação da tua...acabei de reler o que escrevi e pareceu-me bastante claro..a ideia base é que nem todas as pessoas que têm dinheiro, têm conhecimentos, disponibilidade ou inclusivamente vontade de estarem permanentemente activos nesta área...a maioria prefere focar-se no seu core business, na sua empresa e na sua área.
Para pessoas com conhecimentos,hoje em dia, a net disponibiliza uma série de ferramentas para estar no mercado a baixo custo e com bastante informação, trata-se de outro segmento de mercado...também bastante apetecível por exemplo para as sociedades de corretagem.
Caro CN

Dos quatro pontos que falaste o primeiro é claramente complicado..poderemos quando muito falar de optimização fiscal...quanto ao resto é atingível..baseia-se em confiança...

Caro Lion

Relativamente ao teu pricing, posso dizer-te que actualmente é comum não se pagar custos de subscrição nem resgate e apenas as comissões de gestão..porque os próprios Bancos/SC já são "pagos" pelas entidades emitentes dos fundos, logo faz sentido receberem exclusivamente pela gestão dos fundos e não pela subscrição ou resgate.

Um abraço

Registado: 3/4/2007 14:40

por Lion_Heart » 5/4/2007 2:29

JAMES Escreveu:Caro Lion

O Miguel respondeu bem à primeira pergunta..relativamente à segunda naturalmente que hoje em dia via net as pessoas com maiores capacidades, como a maioria dos membros deste forum tem acesso a pricings imbatíveis..no entanto na área em que actuo mtas vezes essa não é a questão fundamental..tem mais a ver com acompanhamento...seriedade...confiança...nem tudo tem está relacionado com custos...

Um abraço

Pois, só que eu estou a falar de uma sociedade financeira de corretagem a gerir os fundos e a carteira do cliente e não uma pessoa por si só!
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

Private Banking - I want:

por C.N. » 5/4/2007 1:02

JAMES Escreveu:Gostava que me falassem das vossas experiências, positivas e negativas, e que dissessem aquilo que de facto esperam de um profissional da área.

Ola,

Eu espero:

:arrow: Solucoes legais para nao pagar impostos no dinheiro ja amealhado e por amealhar
:arrow: Comunicacao clara dos custos presentes e futuros
:arrow: Capacidade para se adaptar e readaptar ao cliente
:arrow: Confidencialidade

Abraco

CN

Registado: 28/9/2004 8:29

por rnbc » 5/4/2007 0:06

The Mechanic Escreveu:CEu "descobri" a polvora quando constatei que consigo fazer melhor que qualquer Fundo que se encontra no Mercado ! E eu até nem sou um gajo muito esperto ..! ( pergunta a quem quiseres neste Forum !! )

Qual foi a tua rentabilidade o ano passado? A minha, sobre acções nacionais, foi salvo erro 57%.

Claro que para isso assumi riscos maiores do que por exemplo pondo o dinheiro no BPI-Portugal, que rendeu 38% ou coisa que o valha, e tive sorte em apanhar as duas OPAs em cheio.

O facto é que nem todos os fundos são uma lástima. Os do BPI-GA até são dos melhorzitos que tenho visto, diria mesmo que são bastante bem geridos.

Nos fundos, como em qualquer outra coisa, é preciso pesquizar antes de investir. São apenas mais um instrumento, e se não estás contente pões o dinheiro noutro lado, claro.
However elegant the method we should occasionally look at the results.

Registado: 8/3/2006 23:54

...

por MAV8 » 4/4/2007 22:43

... :P

Nem tudo está relacionado com custos!?

Afinal isso é tão bom que eu também quero - Qual o capital inicial para entrar na coisa? No fim ficam-me com uma parte da rentabilidade maior ou menor que o estado? (é que eu gosto de distribuir os lucros).

Espero que a instituição para quem trabalhas não fique com tudo porque depois ainda tenho que distribuir pela Igreja, o Clube de Futebol e os pobresinhos que não gostam de trabalhar e que nós temos o dever de ajudar!!!!

Deduzo que não vai sobrar nada para ti, mas também penso que isso já tu sabes! afinal deves conhecer melhar o teu patrão que eu!!!!!!!!

Cumps a todos os forenses.

Registado: 10/11/2006 10:43

por JAMES » 4/4/2007 22:17

Caro maromatics, engraçada a tua crença..eu se fosse desconfiado diria que gostas de levantar suspeitas..como vês a maldicência é um vício que não deve ter lugar num espaço como este..não vás por aí..
Caro Lion

O Miguel respondeu bem à primeira pergunta..relativamente à segunda naturalmente que hoje em dia via net as pessoas com maiores capacidades, como a maioria dos membros deste forum tem acesso a pricings imbatíveis..no entanto na área em que actuo mtas vezes essa não é a questão fundamental..tem mais a ver com acompanhamento...seriedade...confiança...nem tudo tem está relacionado com custos...

Um abraço

por maromatics » 4/4/2007 20:27

Se eu fosse uma pessoa desconfiada, até seria capaz de pensar que alguém anda a tentar usar o forum para fazer captação de clientes.

Mas como não sou desconfiado, antes crente na bondade humana, e como os membros do fórum são suficientemente informados para ir nisso, fico mais descansado.

Registado: 25/1/2007 18:53

por Miguel_Albano » 4/4/2007 19:30

Lion_Heart Escreveu:A tua ideia de perfil de risco de um cliente e como gerir a carteira tem a ver com as indicaçoes desse mesmo cliente ou tem a ver com os objctivos do banco?

É óbvio que o perfil do cliente é o cliente que escolhe e não o Banco...

Registado: 26/3/2007 11:19

por Lion_Heart » 4/4/2007 19:27

A tua ideia de perfil de risco de um cliente e como gerir a carteira tem a ver com as indicaçoes desse mesmo cliente ou tem a ver com os objctivos do banco?

Depois, dizes sempre a verdade ou mandas so assinar nas linhas?E depois em vez de 10% ao ano como o cliente pensava por ex. sao 10% nos 1os 6 meses?

Eu tenho fundos em que comissao de subscricao é 0 , comissao de resgate é 0 , comissao de gestao 1% e capital disponivel em 3 a 5 dias uteis. diz qual o banco que faz melhor?
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por Keyser Soze » 4/4/2007 19:02

Imagem

Registado: 8/2/2006 17:32

por petar » 4/4/2007 15:38

JAMES Escreveu:Caro Petar,
Fico satisfeito por alguém ter acesso a grandes rentabilidades..15%..20%..e sustentáveis! Quem trabalha numa área como esta deve ter como objectivo a incrementação e manutenção de riqueza, não fazendo sentido uma premissa sem a outra

James, a sustentabilidade das rentabilidades advem da projecção de investimento a longo prazo. Um perfil agressivo não pode ser dissociado dum investimento a longo prazo sob pena de grandes perdas finais.

Honestamente não considero que os 15%, num perfil agressivo e a longo prazo sejam valores inatingiveis. Muito menos nestes ultimos 3 anos.
Tal como não acho que para um jovem de 50/60 anos um perfil conservador com rentabilidades entre os 2 e os 5% seja um escandalo.

Saiu há uns tempos um bom artigo sobre isso na Business Weeek.

Quanto a eu ter acesso a isso....seria bom, seria bom colega, mas as minhas contas não têm tantos zeros.

Desejo-te bons negocios.
Petar
"The market can stay irrational longer than you can stay solvent." - Keynes

Registado: 5/11/2002 17:43

por JAMES » 4/4/2007 12:46

Caro Petar,
Fico satisfeito por alguém ter acesso a grandes rentabilidades..15%..20%..e sustentáveis! Quem trabalha numa área como esta deve ter como objectivo a incrementação e manutenção de riqueza, não fazendo sentido uma premissa sem a outra...daí terem saído notíciasde SE acerca do Private do BCP...não sei se leste..é muito fácil falar em 15%..30%..200% enfim..o que quiseres...a verdade é que devemos falar de coisas atingiveis e realizaveis de forma sustentada..até porque um somos analistas macro e não traders...visa-se a obtenção de uma rentabilidade acima de mercado de acordo com o perfil de cada cliente. Se tens possibilidade de ter acesso a essas rentabilidades e estás confortável com o risco: ACEITA sem hesitar.

Caro aos_pouquinhos
De facto muitas vezes é complicado servir de intermediário num processo tão complexo..resta-nos a seriedade..os Bancos não mudam tanto assim...a diferença reside nas pessoas..valha-nos essa crença :)

Um abraço

Caro amigo James...

por aos_pouquinhos » 4/4/2007 12:15

No meu caso e como já foi descrito um pouco pelo Mech, a desconfiança é sempre aquela que anda à minha frente. Na vida aprendi... descofia de tudo e por vezes até de nós mesmos... acontece.

Intermediários...comissões... relação Privete-Banco... Muita complexidade.

Nunca na vida iria conseguir gerir dinheiro alheio. Não possuo esse feitio, logo como consequência não o poria nesses termos do Private.
Mas é o meu estilo. Prefiro ser eu, mesmo a dar pouco do que mete-lo no "escuro".
Mesmo sendo eu, desconfio sempre do banco, quanto mais com intermediações.

Até posso ser retrogrado neste aspecto, mas penso assim e sinto-me bem com esta posição.

Quanto à tua profissão, espero de facto que tenhas muita sorte, e que não sejas daqueles que trabalham 22 horas para outros e que quando o negócio dá te deiam palmadas nas costas, quando ele não dá, sejas "pontapeado" de todos os lados até chegares ao psiquiatra.

Não há profissão no mundo mais stressante do que esta... gerir o dinheiro dos outros, fazendo-os contentes.
Não é como gerir a coisa publica que é de facto a coisa mais fácil do mundo e a mais rentável em termos pessoais.

Mas se gostas, força aí. Bons negócios acima de tudo e muito boa sorte para ti e para os teus... do capital

Cumps
Vai onde te leva o sonho, mas cuidado, não vá ele tornar-se um pesadelo....

Registado: 11/8/2006 11:23

por petar » 4/4/2007 11:56

JAMES Escreveu:Caro Keyser

2006 foi um ano de facto fabuloso em que as rentabilidades líquidas dos perfis mais agressivos ultrapassaram os 10%!

10% no perfil mais agressivo?? Isso até os gajos do BIG conseguem no perfil agressivo (e quase que no equilibrado) do seu Fund Advisor e olha que aqui no forum praticamente todos os "fundistas" lhes devem dar baile.
Geres carteiras para quem? Lares de terceira idade?

James, devem ser raros os casos de Private Banking que eu conheça no estrangeiro (porque não conheço a coisa em PT) que num perfil agressivo não apontem dos 15% para cima.
"The market can stay irrational longer than you can stay solvent." - Keynes

Registado: 5/11/2002 17:43

por JAMES » 4/4/2007 10:00

Caro Keyser

2006 foi um ano de facto fabuloso em que as rentabilidades líquidas dos perfis mais agressivos ultrapassaram os 10%! A comissão anual depende sempre
de uma negociação mas será qualquer coisa entre os 0,75-1%, podendo envolver uma performance fee.
Naturalmente rentabilidades passadas não garantem rentabilidades futuras...e até devido à volatilidade do ano 2007, os instrumentos a utilizar na obtenção de melhores resultados terá de passar sobretudo por dinâmica e capacidade de adaptção no asset allocation.
The Mechanic, percebo o teu ponto de vista e compreendo uma certa dificuldade, inclusivamente com a ajuda dos media, em criar uma boa relação banco-cliente, acredita no entanto que ainda existem pessoas preocupadas em gerar um bom serviço, e não falo só nos bancos...o Ulisses via DIF é um bom exemplo :)
Cumprimentos

por The Mechanic » 4/4/2007 9:18

Custa vender sinceridade porque acima de tudo , a opinião que se tem dos Bancos é má !

Começa desde quando um gajo é novo e se apercebe que os Bancos emprestam dinheiro a quem já tem muito e não o fazem a quem o tem pouco .

Continua quando se tem algum e se coloca em , por ex. , " Fundos " . Esses "Fundos" deveriam ser instrumentos que realmente trouxessem vantagens e rentabilidades interessantes . O que acontece é que se descobre que os Fundos rendem 10% em três anos quando os Mercados subiram 30% ( exemplo exagerado ! ) . Eu "descobri" a polvora quando constatei que consigo fazer melhor que qualquer Fundo que se encontra no Mercado ! E eu até nem sou um gajo muito esperto ..! ( pergunta a quem quiseres neste Forum !! )

Acaba quando se constata que os Bancos fazem milhões de lucro à conta de comissões , pagamentos e Juros que , em todos os campos em que trabalham , abusam do poder legislado ou não , que têm .

Acredita : as pessoas só usam os Bancos que tÊm porque não há outra hipotese ! Se aparecesse uma Banca que fosse mais "próxima" dos clientes e menos dos " Administradores e Accionistas " , toda a gente se mudava pra lá .Mas isto é Utopia e não tem lugar no mundo real .

Por isso , pode-se pedir lucros aos Bancos ( e é o que fazemos enquanto accionistas e investidores ! ), quanto à "seriedade " ...

Já um Private Banker é suposto ser um intermediário entre o Banco e o Cliente . É suposto ajudar o cliente . Mas trabalha é para o Banco . E isso provoca desconfiança .

Vou-te dar um ex. :
Eu não tinha problema nenhum em colocar o dinheiro nas mãos do Ulisses enquanto Broker da DIF . Sem contar com o facto de ele me inspirar confiança , tenho a idéia que a DIF que "sacar" dinheiro dos Mercados para sí e para os seus clientes .
Já não o fazia a um Private Banker ( a não ser que o conhecesse pessoalmente ). Porque tenho a idéia que , mesmo que ele obtenha um rendimento de 10% sobre o meu dinheiro , poderia tê-lo feito render 20% . Porquê !? Porque ele está a trabalhar em primeiro ! ..para o Banco e só depois , pra mim .

É uma questão de prioridades. E os investimentos dos clientes não são uma prioridade para os Bancos . O dinheiro dos clientes , sim.

...e isto dava pano pra mangas , JAMES .

Um abraço ,

The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por Keyser Soze » 4/4/2007 9:15

qual é a vossa tabela de preços?

comissão anual sobre o capital?
20% sobre as mais valias mensais?

por exemplo, se te tivesse posto na mão 250.000 euros no inicio de 2006 com um perfil agressivo qual tinha sido a minha rentabilidade LIQUIDA no final do ano ?

O meu post vem mais no intuito de perceber porque custa tanto "vender" seriedade em Portugal...

se és um tipo sério, deves responder

Registado: 8/2/2006 17:32

por JAMES » 4/4/2007 8:42

Caro The Mechanic,

Não me parece que se possa comparar um espaço de partilha de ideias a um inquérito de opinião, porque afinal de contas, não existe qualquer ganho com isso....
A minha função, começa em profissionalismo, rigor e capacidade de trabalho, para que possa prestar um bom serviço final...existe no entanto uma premissa da qual não abdico..INFORMAÇÃO TOTAL..ao cliente, para se possa consubstanciar uma relação de efectiva confiança, e vantagens mútuas: no caso do cliente uma rentabilidade acrescida, no caso da instituição naturalmente o comissionamento. O Private Banker é o intermediário deste compromisso de ganho mútuo, sem esquecer a confidencialidade, condição sinequanon para o bom desempenho.
Espero ter sido esclarecedor no ponto que refereciaste. O meu post vem mais no intuito de perceber porque custa tanto "vender" seriedade em Portugal...
Cumprimentos

por The Mechanic » 4/4/2007 8:31

JAMES ,

Um gajo quando pede um porco , ao menos tem de oferecer um chouriço .

Começa tu .
Como defines a tua função ?! O que achas que os outros esperam de ti ou de colegas teus !? Pra que serve um Private Banker ?!

Se responderes a isto , pode ser que obtenhas mais respostas . Senão, soa a "inquérito por telefone " e o mais certo é que todos "desliguem "...

Um abraço ,

The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

Private Banking

por JAMES » 4/4/2007 8:20

Bom dia!
Gostava de saber a opinião de todos, dentro desta área que assume interesse relevante para mim, visto ser aquela onde desenvolvo a minha actividade. :)
Gostava que me falassem das vossas experiências, positivas e negativas, e que dissessem aquilo que de facto esperam de um profissional da área.

Cumprimentos

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: m-m, Phil2014 e 87 visitantes