Caldeirão da Bolsa

Novabase

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

a noticia do expresso que faltava aqui

por wuzzu » 3/4/2007 8:29

Nota: saiu no fim de semana e já foi a razão da subida (esta nota tem só por objectivo lembrar os mais distraídos e não procura ter qualquer outra intenção)

------

Novabase na Imprensa

2007-03-31
Novabase cobiçada por multinacionais

Hewlett-Packard e os canadianos da CGI são os mais recentes pretendentes à tecnológica portuguesa, meses depois de ter havido uma tentativa de aquisição por parte dos espanhóis da Indra.

Contactada pelo Expresso, fonte oficial da Novabase afirma desconhecer este interesse, mas admite ter havido reuniões com fundos internacionais nos últimos meses.

Com a cotação em Bolsa em baixa, a tecnológica tem sido cada vez mais assediada por potenciais compradores

A canadiana CGI e a norte-americana Hewlett-Packard (HP) são os mais recentes pretendentes à aquisição da Novabase. Segundo o Expresso apurou junto de fontes ligadas ao processo, o interesse foi manifestado nas últimas semanas, mas a administração da Novabase, em que se inclui o núcleo duro de accionistas fundadores, continua a mostrar-se dividida em relação à possibilidade de alienação.

Apesar de haver um acordo parassocial em vigor, que blinda até 2009 qualquer transacção que envolva os fundadores, José Afonso Sousa (7,97% do capital) e Pedro Marques de Carvalho (7,97%) estariam na disposição de vender a sua parte, ao contrário de Rogério Carapuça (6,01%), CEO da Novabase, que mantém mais reticências a uma possível venda.

Em todo o caso, parece claro que a última palavra passa pelo Grupo Espírito Santo, que detém 10,7% do capital.

O interesse das multinacionais na tecnológica portuguesa não é novo e resulta em grande parte de a cotação das acções estar relativamente baixa (registou uma queda de 13% ao longo de 2006). Já no ano passado os espanhóis da Indra tinham lançado uma proposta de aquisição, que foi considerada baixa pela equipa de gestão.

E representantes de fundos internacionais também se têm deslocado a Lisboa para analisar a possibilidade de adquirirem uma posição de controlo. Fonte da empresa não confirma estes rumores em volta do interesse da CGI e da HP e desmente que exista divisões na equipa de gestão. Apenas admite que a empresa tem sido visitada por fundos. Por sua vez, responsáveis da HP e da CGI recusaram-se a confirmar o interesse na Novabase. Carlos Janicas, director-geral da HP Portugal, afirmou desconhecer que a casa-mãe queira comprar a Novabase, mas admite que a HP está "atenta ao mercado e existe o objectivo de crescer no mercado dos serviços informáticos de forma orgânica e por aquisições".

Em relação à CGI, cujos responsáveis o Expresso não conseguiu ouvir até à hora do fecho da edição, existem declarações públicas de Joe Saliba, presidente para a Europa, referindo que a estratégia de expansão em Portugal pode passar por aquisições. Recorde-se que a CGI cimentou a sua posição em Portugal após ter adquirido a AMS a nível internacional.

Outras fontes do mercado apontam para que o interesse da Indra na Novabase se mantém, tanto mais que a empresa portuguesa, que é o seu principal concorrente, tem um portefólio interessante não só na área da prestação de serviços de consultoria como também pelo negócio de «set-top boxes» (Digital TV), que é actualmente uma das principais áreas (58% do volume de negócios de 2006 que ascendeu a 226 milhões de euros) e é responsável pela quase totalidade das exportações da empresa (31% do total da facturação).

JOÃO RAMOS jramos@expresso.pt

Registado: 31/8/2005 10:51

contrainformacao?

por wuzzu » 2/4/2007 13:39

O desmentido é muito objectivo, e fala de nao conhecer o interesse dessas empresas, nao de outras... Parece um comunicado do estilo do Porto ou do Benfica antes de venderem um jogador : )

De qq forma mantenho a minha ideia principal: a cotaçao ficará sempre acima de 5.2 nos proximos meses...

interessante

por wuzzu » 2/4/2007 13:09

Acho interessante terem sido tao rapidos nesta clarificacao, principalmente quando as suas accoes estao nas ruas da amargura!

Boa questao: será isto contrainformação?

wuzzu.

ps: eu sempre pensei mais na Sonaecom...

por iurp » 2/4/2007 13:05

Novabase desconhece interesse da Hewlett-Packard e da CGI
A Novabase afirma desconhecer o interesse da Hewlett-Packard e da CGI, tal como foi noticiado este fim-de-semana pelo semanário "Expresso".

--------------------------------------------------------------------------------

Ana Luísa Marques
anamarques@mediafin.pt

A Novabase afirma desconhecer o interesse da Hewlett-Packard e da CGI, tal como foi noticiado este fim-de-semana pelo semanário "Expresso".

"A Novabase desconhece qualquer interesse das empresas referidas [HP e CGI] nesse artigo em relação à alegada intenção de compra de todo ou de partes do seu capital", refere o comunicado enviado pela empresa à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

O "Expresso" noticiava na sua edição deste sábado que a canadiana CGI e a HP estão interessados em adquirir a Novabase. Esta notícia fez as acções da empresa liderada por Rogério Carapuça subirem mais de 7%.

No comunicado, a Novabase refere ainda que todos os elementos da equipa executiva "assinaram um acordo parassocial, em vigor até Abril de 2009, nos termos do qual se obrigaram a não adquirir ou alienar acções da Novabase sem o acordo de uma maioria de dois terços dos signatários".

As acções da Novabase [Cot] seguem a subir 5,12% para os 5,13 euros.

Verdade ou contrainformação?

Abraço e BN

Registado: 23/1/2006 23:54

por 1963 » 2/4/2007 12:32

engenheiro Escreveu:5h59min???????

1963...nem dormes a pensar na Novabase!

Calma companheiro de luta... Eu também estou atolado delas até ao pescoço!!!!!

:lol: , o relógio do caldeirao é que não esteve bem, eu coloquei a msg por volta das 8 :lol: :lol:
Abraço e força com ela
Obstáculos é aquilo que aparece quando desviamos a atenção do problema principal.

Registado: 24/8/2006 20:09

por lutav » 2/4/2007 12:17

espero é que nao tenham andado a comprar na noticia.... qdo deviam estar a vender... :roll:

(e nao, nao estou a agoirar, só a manter todas as hipoteses em aberto...)

Registado: 22/9/2006 22:36

Noticia no jornal de negocios

por wuzzu » 2/4/2007 12:08

Novabase dispara mais de 7% com interesse de multinacionais estrangeiras
A Novabase disparou esta manhã mais de 7%, com notícias sobre o eventual interesse de aquisição por parte de multinacionais estrangeiras a animarem o título. O BPI considera que estas notícias "aumentam o ângulo especulativo das acções".

--------------------------------------------------------------------------------

Maria João Soares
mjsoares@mediafin.pt

A Novabase disparou esta manhã mais de 7% com notícias sobre o eventual interesse de aquisição por parte de multinacionais estrangeiras a animarem o título. O BPI considera que estas notícias "aumentam o ângulo especulativo das acções".

As acções da Novabase [nova] seguem a subir 5,53% para 5,15 euros, depois de terem chegado a ganhar um máximo de 7,17% para 5,23 euros.

O semanário "Expresso" noticiou, este fim-de-semana, que a Hewlett-Packard e os canadianos da CGI estão interessados em adquirir a tecnológica portuguesa, meses depois de ter havido uma tentativa de aquisição por parte dos espanhóis da Indra.

Fonte oficial da Novabase afirmou ao "Expresso" desconhecer esse interesse, mas admitiu ter havido reuniões com fundos internacionais nos últimos meses.

Os analistas do BPI consideram esta notícia "positiva" para a Novabase uma vez que "pode aumentar o ângulo especulativo das acções".

"Recordamos que a equipa de gestão da Novabase é o maior accionista da empresa com 39% do capital e um free-float acima dos 50%", referem os analistas da casa de investimento, acrescentando que não é a primeira vez que existem rumores quanto à possibilidade de uma oferta à tecnológica, nomeadamente pela PT e a Indra.

O BPI tem uma recomendação de "manter" e um preço-alvo de 5,50 euros para os títulos da Novabase.

/*****************************/
Meu comentário:

E que tal uma novidade da sonaecom a envolver a Novabase?

padrao na novabase

por wuzzu » 2/4/2007 10:53

Parece-me que há um padrão que dá boas indicações sobre entradas seguras na novabase (isto para aqueles que acreditarem, como eu, de que dentro de 15 dias estará a 5.5).

Hoje grande parte das vendas a mais baixos precos deu-se a 5.13. Por isso houve uma descida a 5.13 e notou-se aí uma resistencia (todas as vendas a 5.13 eram compradas - o meu programa permitiu-me verificar isso, e os tempos foram curtos).

Assim parece-me provavel que o target para fundos de curto/medio prazo seja superior a este valor.
Acredito que hoje não feche abaixo deste valor, podendo amanha valorizar mais 2%.

target

por wuzzu » 2/4/2007 9:52

Ainda assim, tendo em conta todas as informações sobre a empresa, e tendo em conta este novo aconttecimento despoletado pelo expresso, penso que até à assembleia teremos a novabase estável no 5,5 euros (isto, até daqui a 15 dias!).

Por isso não saio apesar de estar com uma valorizacao de 5% apos um dia!

concordo

por wuzzu » 2/4/2007 9:42

Small

Concordo. Também eu comeco a estar de pé atrás com estas OPAs. Há um ano era a Getronics...
Mas olha que de vez em quando são retiradas de empresas do mercado (vê a Efacec) com supervalorizacoes.
O que se passou com a efacec é tambem uma situacao tipica: retira-se a empresa quando ela está a ser muito subvalorizada, e fica a um preco que até os donos a querem comprar! Isso é particularmente facil de ser feito se houver mais interessados na empresa, pois
muitos empresarios nessa situacao preferem nao ter a empresa cotada (no caso portugues isso é classico).

Mas eu concordo que jornais como o expresso nao deveriam poder mandar cá para fora qq coisa (ele podem sempre argumentar que têm obrigacao de pôr o mercado a pensar se determinada empresa não vale realmente mais? será isto discutivel?).

Penso que se deveria investigar se há quem ganhe no mercado de capitais com as noticias que sao publicadas! Será que os jornalistas do expresso não estarão a fazer um segundo ordenado com o que publicam????????????

Se assim fosse deveriam ser implacavelmente multados. Alias, penso que pessoal do expresso não deveria poder investir em accoes, pricnipalmente as nacionais.

por SMALL2004 » 2/4/2007 9:30

Cada vez que se aproxima dos 4.50 os accionistas interessados em vender inventam qq coisa.

Não há multa da Comissão de Mercados?

Mais uma OPA anunciada....parece a do BANIF no FINIBANCO. Se nem as que aparecem em segredo resultam, imaginem estas!

E espero estar enganado, porque até prá aí até 7 euros de uma possível compra temos todos a ganhar.
cumprimentos,
SMALL,

Registado: 5/8/2005 11:27

opa ?

por wuzzu » 2/4/2007 9:07

Acho que a Novabase não se importaria de ser Opada. Mas a quanto?

Seria facil arranjar quem queira comprar a 7 euros. Seria o suficiente para o Carapuca vender?

Por outro lado, ha tambem a possibilidade de troca de participacoes. Esta possibilidade nao me parece inviavel. Para os especuladores poria agua na fervura, no entanto para a cotacao significaria que subiria gradualmente.
Isto porque mostraria a Novabase faria parte de uma estrategia num mercado mais global, e acabaria de vez com os rumores de que ha problemas na Novabase.
Mesmo subindo como está a subir, a minha recomendacao seria manter. Como já tinha dito, os problemas da Novabase não eram problemas, mas antes a vontade de uma empresa de crescer com pés bem assentes no chao. O interesse de que se fala na Novabase já não é novo. No entanto é reiterado, o que é bom. E penso que ao crescer como o está a fazer, a Novabase está a entrar num novo patamar que a pode levar a ser engolida por outra maior.
Para os portugueses penso que isso não será mau: é a apreciação de que se fez bom trabalho. Surjam outras como esta...

wuzzu

wuzzu.

isto nao me podia ter corrido melhor...

por wuzzu » 2/4/2007 8:33

Tenho 70% na novabase.
O resto estava a espera para outros investimentos...

wuzzu

Re: veremos

por buli » 2/4/2007 8:32

vmerck Escreveu:se a Pararede tb apanha com 1a noticia destas....
..Bem isso seria ouro sobre azul.
Vamos ter fé e esperar que a PAD também entre neste carrocel.

Registado: 13/11/2004 11:43

por engenheiro » 2/4/2007 8:31

5h59min???????

1963...nem dormes a pensar na Novabase!

Calma companheiro de luta... Eu também estou atolado delas até ao pescoço!!!!!

Registado: 28/2/2007 11:58

veremos

por vmerck » 2/4/2007 7:31

se a Pararede tb apanha com 1a noticia destas....

Registado: 2/12/2002 0:22

por 1963 » 2/4/2007 6:59

Afinal sempre há pessoas que se interessam por estas notícias :wink: :wink: :)
Obstáculos é aquilo que aparece quando desviamos a atenção do problema principal.

por 1963 » 1/4/2007 13:16

Só hoje tive hipótese de ler o Expresso. O Pedras tem razão, a HP e os canadianos da CGI, estão, de acordo com a notícia interessados na NVB, a juntar ao interesse dos espanhois da Indra, que, segundo parece continua.
Fico satisfeito com a notícia, penso que poderá ser um factor importante na evolução da cotação. Uma das razões apontadas é o facto de estar barata.
Para já vou aguentar (tenho 40% da acrteira aqui)até à saída dos resultados do 1º trimestre, depois logo se vê. :wink: :)
BN

por pedras11 » 31/3/2007 13:40

Segundo o expresso há interesse de fundos estrangeiros na compra da Novabase...
"O desprezo pelo dinheiro é frequente, sobretudo naqueles que não o possuem"

Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges

Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net

Registado: 31/10/2004 1:09

hum...

por wuzzu » 30/3/2007 22:25

1963, estou contigo.

Sai a 4.93, porque a coisa estava muito parada e pareceu-me haver gente a querer vender. Depois, quando vendi, percebi que o BCP devia estar dentro.

Mas agradavelmente hoje vi-as cair até 4.88. Comprei.

Estou dentro de novo. No entanto, tenho receio que as bolsas mundiais caiam. Penso que a Novabase nao cairá tanto quanto outras, mas acredito que tb caia: o produtos financeiros cada vez mais provocam quedas em conjunto.

wuzzu.

por aguiarc » 30/3/2007 18:42

Também já estive dentro, e saí a perder.
E acho que aprendi que ser teimoso na bolsa não resulta. A ideia aqui é "seguir o rebanho".
Saí a perder da novabase mas recupei logo no inicio do ano com a Sonaei, e aprendi mais um pouco deste negócio da bolsa.
1963, mais vale aplicar o dinheiro em empresas mais dinâmicas, e esperar por melhores dias da novabase de fora. Espero que não leve a mal o conselho.

Registado: 20/2/2007 9:33

por 1963 » 30/3/2007 17:41

Desculpem, mas tenho de desabafar ESTA NOVABASE ESTÁ-ME A DAR CABO DOS NERVOS, ESTOU A FICAR FARTINHO DELA
:mrgreen: :mrgreen: . pronto já está :lol: . Os tipos do millennium vieram para aqui novamente... pronto dá nisto, mais um travão para ajudar :twisted: :twisted: :twisted: . So espero que não se transforme, para mim, noutra PAD.
Desculpem lá o desabafo. Fiquei melhor e sempre puxei o topico para cima, como já deve estar a pensar o Ulisses (não foi essa a intenção :) )

saida do psi

por wuzzu » 28/3/2007 22:34

Penso que há algumas possibilidades de poder sair. Uma saida do psi implica que a liquidez baixa, o que pode ser aborrecido e faz baixar a cotacao.
Se sair a cotacao pode cair ~10%. No entanto se for uma boa empresa, recupera mais tarde.

No caso da Novabase penso que o inicio da cobertura do milennium é real, ainda que possa rapidamente mudar de figura se os mercados mundiais baixarem muito. Vamos ver nos proximos dias. O que me parece evidente é que os volumes baixaram muito ultimamente. Será que isso indica que há algum fundo que arrecadou uma boa parte e a liquidez se foi?

De qq forma esta baixa liquidez tb significa que aumentam as chances da novabase sair do psi.

wuzzu.

E se sair do PSI-20?

por Leader » 28/3/2007 17:16

Em Junho vai haver revisão do PSI-20. A Novabase é a acção com menos capitalização do índice, portanto será a principal candidata a descer à "2ª divisão", não? Isto caso haja novas entradas no índice. Se isso acontecer, o que acham que vai acontecer à cotação? É provável que a cotação desça com a saída do PSI-20? Ainda sou um caloiro nestes temas... :?
Straighten up little soldier. Stiffen up that upper lip!

Registado: 21/3/2007 22:36

Millennium BCP

por numtouka » 27/3/2007 21:45

Água mole em pedra dura...

Depois de tantas tentativas algum dia vai ter que acertar :twisted: ou não! :evil:

Continuo dentro e longo a aguardar a recuperação que será influenciada pelos resultados do 1º trimestre. Acredito que se forem positivos vamos vê-la a partir resistências por aí acima. Entretanto aguarda-se com "tranguilidade" a formação de uma boa base para lançamento.

Vender nesta altura seria como entregar o ouro ao bandido (excepto se começar a ser constantente negociada abaixo dos 4,85 €).

Bons negócios!
How high is high?

Registado: 12/2/2007 18:07

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], icemetal, Kiko_463, m-m, paulopereira.pp36.pp e 76 visitantes