Caldeirão da Bolsa

EDP fugindo à escuridão

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por maromatics » 29/4/2007 17:38

Na 2ª fª a EDP deverá ajustar ao dividendo.

Acontece é que o valor do ajuste fica abaixo da resistência dos 4.00 / 4.02, e pode acontecer que disparem uns stops logo na abertura.

Se assim for, em dia de fraca liquidez, pode ser que de repente, entre as 8:00 e as 8:05 apareçam oportunidades de negócio.

Olho vivo e pé ligeiro.

Registado: 25/1/2007 18:53

por olgamar » 28/4/2007 20:03

Espero ver segunda-feira a edp entre os 4.12 e 4.15,é um bom titulo, disso ninguém duvide e também pelas noticias que sairam em o CEO estar á procura de investidores, talvez para se defenderem de uma possivel opa, a curto e médio prazo, digo eu

BFS

Registado: 14/9/2006 8:24

por sol » 27/4/2007 22:29

Tiopatinhas,
Estive a observar alguns gráficos entre eles o dá EDP, e quere-me parecer que "este andar de lado" durante tanto tempo, neste intervalo relativamente curto entre os 4,02 e os 4,15 aponta mais para probalidades de subida, posso estar a dizer uma grande asneira, mas é o que eu penso! Para quem nunca leu um manual de análise técnica, é um grande atrevimento, mas cada um vê o quer ver!

Bf de semana
sol

Registado: 17/12/2002 10:41

por PC05 » 27/4/2007 20:49

Para já so uma certeza, antes da abertura ajusta a 3.97€! Depois prevejo e espero que o sentido seja para cima.

Registado: 5/12/2005 21:28

por tiopatinhas » 27/4/2007 20:39

Sol, podes ver a EDP depois do dividendo no ano anterior e em 2005 no gráfico do Ulisses... e parece-me que a seguir ao dividendo veio por ali a baixo, tal como todas as cotadas.
Logo, o que dizes não parece ser realidade...
(agora vou trabalhar, Bf semana

Registado: 17/3/2005 14:58

por casimac » 27/4/2007 17:46

tiopatinhas Escreveu:Segunda feira, quem comprar ainda tem direito ao dividendo ou abre já corrigida do dividendo? Se for a segunda opção abrirá a quanto?
Agradecemos comentários de técnicos avalizados :wink:

Bom fim de semana

Ps.
Mas que raio de país é este??.... tudo a disparar e a Mona Lisa nem um sorriso :?: Huummm Arrebita-me esse nariz... :wall:
E eu carregadinho delas (saí da Td :cry: para entrar na Mona Lisa :cry: )

No próximo dia 30 de Abril o título EDP passa a ex.dividendo, significando isso que desde esse dia deixa de haver direito a receber o respectivo dividendo. Tb nesse dia, e em teoria,claro, a acção deverá corrigir logo na abertura, o valor do dividendo bruto a distribuir.(0,11)

Registado: 7/3/2007 17:57

por tiopatinhas » 27/4/2007 17:14

Segunda feira, quem comprar ainda tem direito ao dividendo ou abre já corrigida do dividendo? Se for a segunda opção abrirá a quanto?
Agradecemos comentários de técnicos avalizados :wink:

Bom fim de semana

Ps.
Mas que raio de país é este??.... tudo a disparar e a Mona Lisa nem um sorriso :?: Huummm Arrebita-me esse nariz... :wall:
E eu carregadinho delas (saí da Td :cry: para entrar na Mona Lisa :cry: )

por sol » 27/4/2007 12:34

Para reduzir vulnerabilidade a OPA 2007-04-27 10:49
EDP quer reforçar núcleo duro até 30%

Está aqui:
www.diarioeconomico.sapo.pt

Afinal não é criação, mas sim reforçar esse núcleo duro!!!

sol

por sol » 27/4/2007 12:27

Resina, como é óbvio tudo pode acontecer, a manter-se nos actual valor até a data de exdividendo, 4,09 é normal vir abaixo dos 4,00 euros, mas isso não inválida que no dia seguinte, a EDP possa fachar, por exemplo acima dos quatro euros!

Já vi na EDP os dois cenários, a EDP a portar-se bem depois do dividendo, o contrário não tenho de memória mas admito que também possa ter acontecido.

Li algures, que a EDP prepara, ou está preocupada na criação de um núcleo duro, cada um interprete como entender, salvo erro é uma notícia do Jornal de negócios online de ontem.

Sol

por Resina » 27/4/2007 9:37

Será que depois do desconto do dividendo, o interesse na edp irá diminuir!? O ano passado verificou-se isso... Alem disso pelos valores que agora estão presentes dá-me a entender que a Edp vai novamente ficar abaixo dos 4€...
Cumps
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por tiopatinhas » 27/4/2007 9:03

Tudo parece inicar amanhã vir outra vez aos 4,02 :roll:
Estarei certo?

por Ulisses Pereira » 25/4/2007 11:51

Tio Patinhas, respondo-te neste tópico à questão que me colocaste sobre a EDP pois tenho centrado aqui as minhas opiniões e gráficos sobre o tema. E, na verdade, não vejo nada de novo em relação à EDP. A minha análise mantêm-se exactamente igual á última que deixei neste tópico há exactamente uma semana.

Deixo apenas o gráfico actualizado.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-edp.GIF
forum-edp.GIF (0 Bytes) Visualizado 2044 vezes
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Ulisses Pereira » 18/4/2007 11:49

Deixo aqui os gráficos da EDP (sem a actualização da sessão de hoje que está bem calma) que mostram que a anterior análise se mantém válida e que não tem havido novidades de maior na EDP.

A Acção continua a aguentar-se acima da zona de suporte entre os 4 e os 4,08 euros e enquanto isso suceder os touros continuam no comando da situação e não devem ser consideradas posições curtas.

Um "trade" interessante pode ser a abertura de posições longas com um "stop" abaixo desse suporte.

Para já, pouco entusiasmo em torno da acção mas a segurança da firmeza do suporte. Só com a sua quebra, os ursos podem fazer a festa. E estragos também.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-edp1.GIF
forum-edp1.GIF (0 Bytes) Visualizado 2234 vezes
forum-edp2.GIF
forum-edp2.GIF (0 Bytes) Visualizado 2234 vezes
forum-edp3.GIF
forum-edp3.GIF (0 Bytes) Visualizado 2229 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Resina » 9/4/2007 18:30

EDP avança em Nova Iorque

Os ADR’s da EDP negociados em Nova Iorque valorizavam 0,87% num dia em que a bolsa de Lisboa está encerrada depois da Páscoa.

Este fim-de-semana, o semanário "Expresso" noticiou que a Galp teria estado a estudar o lançamento de uma oferta à EDP. Esta ideia não terá sido bem recebida pelo Executivo levando a petrolífera a desistir da ideia.

Segundo o "Diário Económico", a Caixa Geral de Depósitos participou nas reuniões preliminares de avaliação do ataque da Galp à EDP. No entanto, o banco estatal desmentiu formalmente a participação numa reunião para ponderar o lançamento de uma oferta à eléctrica.
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por jpacarlos » 7/4/2007 18:20

Com esta notícia mais a da suposta OPA da Galp, para a semana vai dar um pulo.

Registado: 4/4/2007 20:39

Sonatrach...

por Roooy » 7/4/2007 13:42

A imprensa argelina diz que a Sonatrach pretende adquirir 25 % do capital da EDP, o que é ligeiramente diferente do que refera a notícia do JdN... Abraços!

http://www.elkhabar.com/FrEn/lire.php?ida=64956&idc=52

Registado: 15/2/2007 14:47

por Ulisses Pereira » 3/4/2007 12:07

Tremeu, mas o suporte acabou por resistir. Em termos de médio e longo prazo, a tendência continua a ser claramente ascendente e o aspecto técnico da EDP é excelente. Em termos de curto prazo, há que continuar a vigiar a zona de suporte entre os 4,02 e os 4,08 euros. Enquanto esta zona permanecer inviolada, os touros continuam a dominar a acção.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-edp1.GIF
forum-edp1.GIF (0 Bytes) Visualizado 2742 vezes
forum-edp2.GIF
forum-edp2.GIF (0 Bytes) Visualizado 2734 vezes
forum-edp3.GIF
forum-edp3.GIF (0 Bytes) Visualizado 2732 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por sol » 3/4/2007 8:12

Hoje no Jornal de Negócios
EDP volta a ser a quarta maior “utility” na Península Ibérica
A EDP ultrapassou a Unión Fenosa em termos de capitalização bolsista e abandonou o último posto que ocupava entre as maiores produtoras de electricidade na Península Ibérica.

--------------------------------------------------------------------------------

José Pedro Luís
jpluis@mediafin.pt

A EDP ultrapassou a Unión Fenosa em termos de capitalização bolsista e abandonou o último posto que ocupava entre as maiores produtoras de electricidade na Península Ibérica.

Com as recentes valorizações, a eléctrica nacional está 200 milhões de euros mais cara que a sua congénere espanhola, apesar de continuar a ser a eléctrica que menos cresceu em bolsa este século.

Ao valor de fecho de ontem (4,10 euros) os cerca de 3.096 milhões de acções da EDP admitidas à negociação, segundo dados da Reuters, valiam 12,7 mil milhões de euros. A Unión Fenosa estava avaliada em 12,5 mil milhões. Esta ultrapassagem foi feita desde o final de 2005 até hoje.

fonte: www.negocios.pt

por sol » 2/4/2007 9:55

Argelinos da Sonatrach compram mais de 2% da EDP
A Sonatrach comprou quase dois milhões de acções da eléctrica na semana passada, passando a controlar mais de 2% do capital da EDP. A entrada dos argelinos era almejada pela administração da eléctrica portuguesa. A Sonatrach vai ainda criar uma parceria empresarial para o gás e passa também a ter assento no conselho geral e de supervisão da EDP.

--------------------------------------------------------------------------------

Pedro Carvalho
pc@mediafin.pt

A Sonatrach comprou quase dois milhões de acções da eléctrica na semana passada, passando a controlar mais de 2% do capital da EDP. A entrada dos argelinos era almejada pela administração da eléctrica portuguesa. A Sonatrach vai ainda criar uma parceria empresarial para o gás e passa também a ter assento no conselho geral e de supervisão da EDP.

Num comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Energias de Portugal (EDP) [Cot] diz que a Sonatrach adquiriu 1,6 milhões de acções da eléctrica no dia 26 de Março de 2007.

A Sonatrach comunicou ainda que, na sequência da referida transacção, passou a deter 74,4 milhões de acções da empresa liderada por António Mexia, representativas de 2,035% do capital social.

Considerando que a EDP detém quase 8 milhões de acções próprias, a participação social agora detida pela Sonatrach corresponde a 2,039% dos direitos de voto da eléctrica portuguesa.

Eléctrica assina acordo de parceria empresarial com argelinos

Num outro comunicado, a EDP diz que alcançou um entendimento com a Sonatrach, a empresa Argeliana fornecedora de gás natural, "para a celebração, durante a próxima semana, de um acordo de princípios relativo à possível criação de uma parceria empresarial para determinadas áreas dos negócios do gás natural e da produção de energia eléctrica".

Esta parceria reveste uma natureza "não exclusiva" e assenta em três pilares de negócio:

"O fornecimento a longo prazo pela Sonatrach de quantidades de gás natural que podem ascender até 2 bcm por ano, destinando-se uma parcela a ser disponibilizada ao Grupo EDP e a outra a ser utilizada na operação de novas centrais de ciclo combinado a gás natural que se projecta desenvolver no seio da parceria"; " a constituição de uma empresa comum para a comercialização de gás natural, sob o controlo conjunto das partes" e, finalmente, "a participação da Sonatrach, enquanto accionista minoritário com uma participação social de, pelo menos, 25%, em sociedades dedicadas ao desenvolvimento de novas centrais de ciclo combinado a gás natural, cujo fornecimento de gás natural será assegurado pela Sonatrach".

No seguimento deste acordo, "as empresas podem ainda acordar no aprofundamento da parceria de modo a abranger elementos adicionais, tais como negócios no ‘mid-stream’ de gás natural".

A concretização da parceria empresarial "encontra-se condicionada à celebração de acordos definitivos que deverão ser negociados até 31 de Julho", segundo a eléctrica portuguesa.

Com esta parceria, a EDP diz que se encontra "contemplada a designação da Sonatrach como membro do Conselho Geral e de Supervisão da EDP e que esta empresa detenha uma participação de 2% no capital social da EDP".

Este entendimento preliminar relativo à criação de uma parceria empresarial com a Sonatrach "constitui mais um passo importante para a execução das orientações estratégicas da EDP referentes ao desenvolvimento de uma estratégia integrada para o gás natural e à construção de novos projectos de centrais de ciclo combinado a gás natural na Península Ibérica".

fonte www.negocios.pt

por sol » 28/3/2007 14:11

Central de energia solar de Serpa recebe incentivo de 3,7 milhões do PRIME

28/03/2007

A central de energia solar fotovoltaica de Serpa, hoje inaugurada, vai receber um incentivo de 3,7 milhões de euros do PRIME - Programa de Incentivos à Modernização da Economia.

Com um investimento total de 61 milhões de euros, aquela que foi anunciada como a maior central solar do mundo, tem uma capacidade instalada de 11 megawatts (MW). É o suficiente para abastecer 8 mil casas.

Além do o incentivo do PRIME, a aposta na energia solar valeu aos promotores do empreendimento um incentivo por via da tarifa paga pela Energias de Portugal (EDP), que será de 32 cêntimos de euro por MW/hora. Este valor é cerca de quatro vezes mais o que é pago pelos distribuidores pela energia eólica, segundo Sérgio Costa, administrador da Catavento, parceiro português do projecto.

O financiamento está a cargo da GE Energy Financial Services e os painéis são fornecidos pela Power Light.

Na inauguração, o ministro da Economia, Manuel Pinho, sublinhou que Portugal está "na linha da frente no campo das energias renováveis". "São raros os campos em que Portugal está numa posição de liderança", afirmou.

Sobre o projecto, Pinho comentou que "é uma aposta com visão e ambição e é o resultado da capacidade dos nossos empresários".

fonte www.pionline.pt

por sol » 28/3/2007 13:56

Compra da Horizon com impacto de 17 cêntimos nas acções da EDP
O Citigroup considera que a aquisição da Horizon Wind Energy tem um impacto positivo de 17 cêntimos nas acções da Energias de Portugal, razão pela qual o banco de investimento norte-americano subiu o seu preço-alvo para a eléctrica nacional dos 4,00 para 4,25 euros.

Paulo Moutinho
paulomoutinho@mediafin.pt

O Citigroup considera que a aquisição da Horizon Wind Energy tem um impacto positivo de 17 cêntimos nas acções da Energias de Portugal, razão pela qual o banco de investimento norte-americano subiu o seu preço-alvo para a eléctrica nacional dos 4,00 para 4,25 euros.

A empresa liderada por António Mexia anunciou ontem a aquisição da Horizon Wind Energy à Goldman Sachs, uma aquisição avaliada num total de 2,5 mil milhões de dólares (1,87 mil milhões de euros) incluindo a dívida da empresa.

O Citigroup afirma que "a aquisição da Horizon pela EDP faz sentido do ponto de vista estratégico", acrescentando que a empresa norte-americana se "adequa à actual posição da eléctrica portuguesa no mercado da energia eólica".

O "preço pago pela EDP parece justo já que tem em conta a capacidade instalada", enquanto a avaliação do "pipeline (de cerca de 600 milhões de euros) oferece à empresa um potencial de subida, caso a empresa consiga atingir os seus ‘targets’ de investimento".

Na nota de "research", o analista Alejandro Virgil acrescenta que assume "os objectivos de investimento da EDP nos EUA em linha com a estratégia defindida pela empresa, o que implica um aumento na avaliação de 620 milhões de euros, ou 0,17 euros por acção".

Desta forma, o Citigroup aumentou o seu preço-alvo para a EDP [Cot] dos 4,00 euros para os 4,25 euros, reiterando a recomendação de "manter" com "médio risco". Na sessão de hoje, as acções da EDP seguem perder 2,4% para 4,06 euros, pelo que o "target" do Citigroup atribui um potencial de subida à eléctrica nacional de 4,67%.

fonte: www.negocios.pt

por Surfer » 27/3/2007 20:44

The Mechanic Escreveu:A nivel de gráficos e AT e essas cenas , a EDP até se encontra numa boa posição e eu diria que o caminho é pra cima . Mas , sem analisar melhor , não te posso dizer nada. Amanhã, tanto pode dar subida , como "sell the news" ...

"Sell the news", a oportunidade seria hoje, mas não aconteceu. Portanto... :wink:
Surfer

Registado: 5/11/2002 1:11

por The Mechanic » 27/3/2007 18:08

JH
o que achas da edp no curto prazo ? (com os teus graficos e desenhos, tua análise, achas como eu que ainda pode voltar aos máximos e depois voltar? o que esta notícia pode trazer ao título para lá do efeito óbvio de visibilidade e negócios?)

Em termos fundamentais , a notícia é optima . A EDP torna-se um player de nivel mundial no campo da energias renováveis e coloca-se numa posição de liderança no Mercado Norte Americano , onde o potencial de crescimento neste campo é enorme . O preço parece ter sido bom .A longo prazo , muito boa notícia.

A médio prazo , o potencial da empresa ( Horizon )em termos de produção aumenta susbtancialmente até fim de 2007 , com resultados , na melhor das hipoteses em 2008 .As energias renováveis são ainda ...secundárias , num país que quase desde que se conhece, se move a petroleo .

No curto prazo ... é um investimento do caraças !!! É como comprar fios de ouro : eu agora gasto o meu ordenado em fios de ouro . Daqui a 3 anos os fios já valem mais 30% . Mas amanhã vou ficar a dever ao padeiro que não tenho guito pra meter pão na boca.

Um investimento destes para o investidor comum de curto prazo é sempre , Á PRIMEIRA VISTA , mau . E a letra grande é porque eu não sêi como se vái processar o pagamento , como vái isso afectar as contas da empresa ( é claro que se a EDP tiver 10,000,000,000 de euros em cash ...maravilha !! está a investir em vez de ter dinheiro parado ou distribuido aos accionistas ...). ,etc.

A nivel de gráficos e AT e essas cenas , a EDP até se encontra numa boa posição e eu diria que o caminho é pra cima . Mas , sem analisar melhor , não te posso dizer nada. Amanhã, tanto pode dar subida , como "sell the news" ...

Um abraço ,

The Mechanic
Anexos
EDP.JPG
EDP.JPG (0 Bytes) Visualizado 3366 vezes
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

já agora, Mech,

por J.H. » 27/3/2007 17:38

o que achas da edp no curto prazo ? (com os teus graficos e desenhos, tua análise, achas como eu que ainda pode voltar aos máximos e depois voltar? o que esta notícia pode trazer ao título para lá do efeito óbvio de visibilidade e negócios?)

Um abraço, Mech

Nota - ~também agradeço outras opiniões, evidentemente.

JH

Registado: 2/9/2006 19:47

por The Mechanic » 27/3/2007 16:57

JH ,

E sêi que tu sabes que eu sêi ,o que querias dizer . :wink:

Ontem tambem fiquei bastante curioso com o "suspense" de irem fazer uma "conferência de imprensa" a meio da manhã . Uma pessoa agora fica logo à espera de uma OPA ou uma coisa assim que faça a cotação desatar aos saltos . Mas quando vi que era a tal noticia da aquisição , compreendi que realmente justifica a conferência de imprensa , pela dimensão do negócio , embora " ...não seja uma OPA !!" .

Um abraço JH ,

The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], zulu404 e 97 visitantes