Carteira JAS*2007 - Mês 03 - Capital X
Carteira JAS*2007 - Mês 03 - dia 30 - Capital X
E o 1ºTrimestre acabou com muitas brincadeiras no fecho que atiraram alguns títulos por aí abaixo...
De qualquer forma foi um bom trimestre para a carteirinha pois a rentabildade ficou nos 28,13% contra 4,17% do PSI e 4,88% do DAX.
SNC
Já andava a desconfiar que o Belmirinho me iria pregar a partida do costume...
Tinha estabelecido um stop mental nos 4,50 mas comecei a largar logo aos 4,51.
Ainda vendi mais umas a 4,50 e fiz mal em querer manter uma posição de 10%.
Ela merecia é que ficasse com zero...
SON
Zangado com o Belmirinho também fechei a posição na mãezinha com vendas a 1,69-1,68.
Pelo menos foi com lucro.
JMT
Depois de um arrefecimento, após a notícia de que o BPP tinha reduzido a posição, considero que a JMT pode voltar a ser estrela principal da carteira.
A possível compra da posição da Ahold, na JM-Retalho, pode despoletar uma grande subida e o anunciado split também pode ajudar a isso.
Compras a 19,60-19,63.
SEM
Tem tido um bom comportamento ultimamente pelo que resolvi aumentar a posição com compras matinais a 11,43-11,46.
Ficaram por comprar mais umas, para chegar aos 15%, mas ela passou o dia bastante alta e não deu para as apanhar.
TDU
Acho que os títulos do Joe, que andavam por lá ainda a esvoaçar, começaram a aterrar em boas mãos e, assim sendo, poderá voltar a brilhar.
Reforcei a posição, com compra a 2,70, ficando com uns "excedentes" para revenda...
BCP
Depois de ter andado uma semana a tentar perceber "porque tinha o BCP subido e o BPI descido" cheguei à conclusão que a razão deve ser obscura demais ou então que há mesmo um entendimento para troca de acções.
Como não gosto de perder combóios comprei a 0,25 uns W's call de strike 2,60.
E para a semana, se as notícias de fim-de-semana não apontarem para outro cenário, penso reforçar esta posição.
Bom fim de semana,
JAS
De qualquer forma foi um bom trimestre para a carteirinha pois a rentabildade ficou nos 28,13% contra 4,17% do PSI e 4,88% do DAX.
SNC
Já andava a desconfiar que o Belmirinho me iria pregar a partida do costume...
Tinha estabelecido um stop mental nos 4,50 mas comecei a largar logo aos 4,51.
Ainda vendi mais umas a 4,50 e fiz mal em querer manter uma posição de 10%.
Ela merecia é que ficasse com zero...
SON
Zangado com o Belmirinho também fechei a posição na mãezinha com vendas a 1,69-1,68.
Pelo menos foi com lucro.
JMT
Depois de um arrefecimento, após a notícia de que o BPP tinha reduzido a posição, considero que a JMT pode voltar a ser estrela principal da carteira.
A possível compra da posição da Ahold, na JM-Retalho, pode despoletar uma grande subida e o anunciado split também pode ajudar a isso.
Compras a 19,60-19,63.
SEM
Tem tido um bom comportamento ultimamente pelo que resolvi aumentar a posição com compras matinais a 11,43-11,46.
Ficaram por comprar mais umas, para chegar aos 15%, mas ela passou o dia bastante alta e não deu para as apanhar.
TDU
Acho que os títulos do Joe, que andavam por lá ainda a esvoaçar, começaram a aterrar em boas mãos e, assim sendo, poderá voltar a brilhar.
Reforcei a posição, com compra a 2,70, ficando com uns "excedentes" para revenda...
BCP
Depois de ter andado uma semana a tentar perceber "porque tinha o BCP subido e o BPI descido" cheguei à conclusão que a razão deve ser obscura demais ou então que há mesmo um entendimento para troca de acções.
Como não gosto de perder combóios comprei a 0,25 uns W's call de strike 2,60.
E para a semana, se as notícias de fim-de-semana não apontarem para outro cenário, penso reforçar esta posição.
Bom fim de semana,
JAS
- Anexos
-
- cart 03-30.png (0 Bytes) Visualizado 1223 vezes
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...
The Doctor Escreveu:(...) essa subida deveu-se a uma compra de 1000acções(...)
Ola marcohvm,
nao deixa de ser bom mas como o sodoutori diz e pouco pouqinho...
So mesmo quando se comprarem de 100 mil para cima de rajada a 0,18 e que podes ficar feliz!!
E eu tambem!!
Abraco e bons negocios
- Registado: 21/3/2007 23:08
marcohvm Escreveu:Olá JAS,
só pra te dizer que a VAA fechou a 0.18.![]()
Cmps,
Marco
Sim, mas o volume foi baixinho...
VAA-V.ALEGRE-FUSAO
PTVAA9AE0002
VAFK
29/03/07
Data - Hora Cotação Quantidade
15:03:06 0.18 1,000
12:25:12 0.17 8,428
11:53:36 0.17 11,700
11:53:36 0.17 8,300
09:00:06 0.18 600
- Registado: 21/3/2007 23:08
Carteira JAS*2007 - Mês 03 - dia 29 - Capital X
Com o empate de ontem nem deu muita euforia no PSI...
DAX
Julguei que o DAX hoje se ficava pelos +0,60% mas enganei-me...
Vendi o call a 1,09, com +10%, e deixei de ganhar bastante mais.
TDU
Levaram-me os excedentes de ontem a 2,68 e logo de manhã.
Começa a ficar novamente interessante pois está cheia de volume.
JMT
Continuei a acumular, hoje a 19,61 e 19,64.
SNC
Está cada vez pior...
Mas houve comprador para o call a 0,12 e eu vendi-lhe os que ele queria.
BRI
A entrada no call tinha sido disparatada e arrependi-me logo.
Houve que assumir a perda com venda a 0,32.
JAS
DAX
Julguei que o DAX hoje se ficava pelos +0,60% mas enganei-me...
Vendi o call a 1,09, com +10%, e deixei de ganhar bastante mais.
TDU
Levaram-me os excedentes de ontem a 2,68 e logo de manhã.
Começa a ficar novamente interessante pois está cheia de volume.
JMT
Continuei a acumular, hoje a 19,61 e 19,64.
SNC
Está cada vez pior...
Mas houve comprador para o call a 0,12 e eu vendi-lhe os que ele queria.
BRI
A entrada no call tinha sido disparatada e arrependi-me logo.
Houve que assumir a perda com venda a 0,32.
JAS
- Anexos
-
- cart 03-29.png (0 Bytes) Visualizado 2146 vezes
Re:
DerivativesMan Escreveu:Neste caso, se a JMT subir 0,75 o warrant 7047Z irá subir (0,75/5*Delta) = 0,75/5*0,6 = 0,09
O CZ dá-lhe um delta de 0,7769 portanto daria cerca de 0,12.
DerivativesMan Escreveu:Outra facto muito importante: a JMT paga um dividendo de 0,42 no dia 24/04. Isto quer dizer que depois do pagamento de dividendos a JMT irá valer menos 0,42. A referência da JMT para o cálculo dos warrants é actualmente 19,62 - 0,42 = 19,20 (os dividendos são descontados). Portanto o break even da JMT para a maturidade do warrant está mais longe do que parece.
Já agora explica lá melhor estas contas...
Suponhamos que na véspera de pagar os dividendos a JMT está a 20,00 e usando a calculadora teremos o W com valor teórico 0,3081.
(utilizei a data de 23/04).
No dia de ex-dividendos, suponhamos dia 24/04, a JMT corrige para 19,58.
Metendo na calculadora dividendos=0,42 obtenho 0,2496 para valor teórico do W.
Está correcto?
Um abraço,
JAS
Re: Re
JAS Escreveu:The Doctor Escreveu:Uma subida de 0,75 na JMT, dado que a paridade é 1:5, fará o W subir 0,15.
(0,75/5=0,15)
Cuidado, esta conta só está correcta se o warrant ter um delta de 1.0 (o que só acontece quando o subjacente está muito acima do strike).
Neste caso, se a JMT subir 0,75 o warrant 7047Z irá subir (0,75/5*Delta) = 0,75/5*0,6 = 0,09!
Outra facto muito importante: a JMT paga um dividendo de 0,42 no dia 24/04. Isto quer dizer que depois do pagamento de dividendos a JMT irá valer menos 0,42. A referência da JMT para o cálculo dos warrants é actualmente 19,62 - 0,42 = 19,20 (os dividendos são descontados). Portanto o break even da JMT para a maturidade do warrant está mais longe do que parece.
DM
- Registado: 9/1/2004 10:01
... e eu sêi que com o "amanhã..." , te referias ao "PSI" e não ao " ganhar à Sérvia " ...
Um abraço JAS,
The Mechanic
Um abraço JAS,
The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles
http://theflyingmechanic.blogspot.com/
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles
Carteira JAS*2007 - Mês 03 - dia 28 - Capital X
----------------------------------------------------
Amanhã, se ganharmos à Sérvia, deve voltar a euforia ao PSI...
Amanhã , se ganharmos à Servia , vão ser duas de seguida e aí ...não há Servia que aguente !! Nem Sérvia , nem Português !! Um gajo às vezes pra uma , já mete pastilhas azuis e tem de se atar dois pauzinhos de Épa , à láia de talas, quanto mais duas ... *
Um abraço ,
The Mechanic
* _ isto é claramente uma história , que The Mechanic é gajo pra virar 8 Sérvias e 4 Ucranianas de cada vez...
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
- Aristoteles
- Aristoteles
Carteira JAS*2007 - Mês 03 - dia 28 - Capital X
Amanhã, se ganharmos à Sérvia, deve voltar a euforia ao PSI...
TDU
O único movimento de hoje foi adquirir uns "excedentes" a 2,64.
JAS
TDU
O único movimento de hoje foi adquirir uns "excedentes" a 2,64.
JAS
- Anexos
-
- cart 03-28.png (0 Bytes) Visualizado 2647 vezes
Carteira JAS*2007 - Mês 03 - dia 27 - Capital X
Dia propício a uns meros rearranjos da Carteira...
SON
Uma venda a 1,73, reduzindo a posição para os 10%, dado que ontem aumentei na SNC.
TDU
Começou muito bem o dia mas dá ideia que as dispersas pelo Joe ainda pairam por lá.
Aproveitei o fecho a 2,65 para meter uns excedentes a bordo.
JAS
SON
Uma venda a 1,73, reduzindo a posição para os 10%, dado que ontem aumentei na SNC.
TDU
Começou muito bem o dia mas dá ideia que as dispersas pelo Joe ainda pairam por lá.
Aproveitei o fecho a 2,65 para meter uns excedentes a bordo.
JAS
Re
The Doctor Escreveu:Porque é que essa subida (hipotética) me daria os 15cents no warrant? é uma previsão do que a sua cotação subiria?
Os Warrants variam todos os dias com a cotação do activo subjacente.
Uma subida de 0,75 na JMT, dado que a paridade é 1:5, fará o W subir 0,15.
(0,75/5=0,15)
Se isso demorar uns dias o W perde simultaneamente valor temporal e em vez de serem 0,15 dará 0,14 ou coisa parecida.
Um abraço,
JAS
JAS, percebi tudo o que escreveste menos isto:
Porque é que essa subida (hipotética) me daria os 15cents no warrant? é uma previsão do que a sua cotação subiria?
abraço
JAS Escreveu:Se a JMT atingir os 20,65 (por exemplo) rapidamente, em poucos dias, essa subida de 0,75 euros dará +0,15 euros no W e ganhas bem...
Porque é que essa subida (hipotética) me daria os 15cents no warrant? é uma previsão do que a sua cotação subiria?
abraço
Ulisses Pereira Escreveu: presumo que a expressão "cara" a uses devido ao seu valor nominal e não ao seu valor real
Exacto
Ulisses Pereira Escreveu:qual é a diferença entre comprares um título cotado a 20 euros ou outro cotado a 5 euros?
O meu problema neste momento é que tenho pouco capital liberto, por isso estou a poderar os warrants. Mas mesmo assim ao comprar com pouco capital, penso ser importante o número de acções que compras, pois ao comprares poucas (sejam de 20 ou de 5€) as comissões podem ganhar mais preponderância, e aumentar-te muito o break price. É certo que com grandes volumes isso pouca diferença faz. Achas/acham que o meu raciocínio está errado?
Mas com essa pergunta puseste-me a pensar no artigo que escreveste sobre stock splits e o efeito psicológico...
obrigado e um abraço
Re
The Doctor Escreveu:é o call 7047Z do COMMERZBANK. Como o preço de exercício é 19.00 e a paridade 0.2 significa que temos de possuir pelo menos 5 warrants para poder comprar uma acção não é? o que daria (ao preço de venda agora 0,33 x 5 = 1,65€) um preço de 20,65€ a partir do qual teria lucro (se não me desfizesse deles antes)!
Sinceramente acho que os 20,65 para a JM são perfeitamente exequíveis, mas queria a opinião de alguém conhecedor do título
Essa coisa de que "temos de possuir pelo menos 5 warrants para poder comprar uma acção" é uma noção errada pois não tens que vir a comprar acção nenhuma...
Mas as tuas contas relativamente à paridade 5:1 eatão certas e a JMT teria que cotar nos 20,65 na data da maturidade para TU TERES LUCRO ZERO.
Isso significa que não ganhas nada com o W se a JMT lateralizar e se subir suavemente só atingindo os 20,65 na maturidade.
Se a JMT atingir os 20,65 (por exemplo) rapidamente, em poucos dias, essa subida de 0,75 euros dará +0,15 euros no W e ganhas bem...
O facto da acção ter um valor elevado não te deve levar a comprares uma maior quantidade de W's pois isso implica elevares o risco.
Costumo recomendar que para paridades de 1:1 se compre exactamente a mesma quantidade de W's em vez da quantidade de acções que estaríamos dispostos a comprar.
Com paridade 5:1 podes comprar 5x a quantidade de acções, mas não passes muito daí pois o W, estando longe da maturidade, ainda possui um valor temporal elevado.
Um abraço,
JAS
---------------------
Ulisses Pereira Escreveu:Partindo deste pressuposto, qual é a diferença entre comprares um título cotado a 20 euros ou outro cotado a 5 euros? Nenhuma, basta comprares 1/4 das acções.
Com Warrants próximos da maturidade podemos "libertar capital" correndo exactamente os mesmos riscos e obtendo os meus lucros/prejuízos".
Não é o caso deste Warrant, mas isso significa que podemos investir cerca de 1/10 do capital e passar a deter o equivalente ao mesmo número de acções.
Um abraço,
JAS
Thedoctor, não vou responder à tua questão, mas não posso deixar de meter a foice...
Tu vais optar por negociar um warrant porque um título está "caro"? Primeiro, presumo que a expressão "cara" a uses devido ao seu valor nominal e não ao seu valor real, caso con´trário não estarias a ponderar entrar no papel. Partindo deste pressuposto, qual é a diferença entre comprares um título cotado a 20 euros ou outro cotado a 5 euros? Nenhuma, basta comprares 1/4 das acções.
Um abraço,
Ulisses
queria-te perguntar a opinião acerca dum call da JM, o título é bastante "caro", por isso estava a ponderar a entrada em warrant, mas como ainda não tenho muita experiência com eles...
Tu vais optar por negociar um warrant porque um título está "caro"? Primeiro, presumo que a expressão "cara" a uses devido ao seu valor nominal e não ao seu valor real, caso con´trário não estarias a ponderar entrar no papel. Partindo deste pressuposto, qual é a diferença entre comprares um título cotado a 20 euros ou outro cotado a 5 euros? Nenhuma, basta comprares 1/4 das acções.
Um abraço,
Ulisses
JAS, queria-te perguntar a opinião acerca dum call da JM, o título é bastante "caro", por isso estava a ponderar a entrada em warrant, mas como ainda não tenho muita experiência com eles...
é o call 7047Z do COMMERZBANK. Como o preço de exercício é 19.00 e a paridade 0.2 significa que temos de possuir pelo menos 5 warrants para poder comprar uma acção não é? o que daria (ao preço de venda agora 0,33 x 5 = 1,65€) um preço de 20,65€ a partir do qual teria lucro (se não me desfizesse deles antes)!
Sinceramente acho que os 20,65 para a JM são perfeitamente exequíveis, mas queria a opinião de alguém conhecedor do título
abraço e obrigado
é o call 7047Z do COMMERZBANK. Como o preço de exercício é 19.00 e a paridade 0.2 significa que temos de possuir pelo menos 5 warrants para poder comprar uma acção não é? o que daria (ao preço de venda agora 0,33 x 5 = 1,65€) um preço de 20,65€ a partir do qual teria lucro (se não me desfizesse deles antes)!
abraço e obrigado
Re
Miguel_Albano Escreveu:Sempre segui a tua cadeira com atenção, mas sinceramente não entendi o fecho da posição do BCP.
Sempre acreditaste no BCP, sempre tiveste BCP na tua carteira e aguentaste tempestades e de um momento para o outro vendes BCP a 2,59 e a outra metade a 2,63 ? Fechar a posição completamente assim sem mais nem menos ? E a esses valor risórios ?
Nunca esperava isto de ti.
Embora na altura tivesse explicado a minha lógica de efectuar as duas vendas do BCP não há dúvida que, a posteriori, a decisão de vender parece, para já, ter sido um erro.
Isso atendendo a que a cotação subiu...
Também tens razão no ponto de que "sempre tive BCP na carteira" e que é sempre estranho, mesmo para mim próprio, deixar de ter.
De qualquer forma, por muito que eu goste do BCP, não me apego suficientemente a nenhum título e vendo quando acho que devo vender...
Estar de fora pode não dar lucro mas de certeza que também nunca dá prejuízo...
Na minha opinião havia razões para fechar o trade e, nessas alturas, não hesito muito.
Mas recapitulemos:
- Em Fevereiro, quando fui de férias, o BCP andava muito bem, tendo feito um máximo a 2,92, e eu, apesar de ter reduzido, mantive os W's em carteira e uma pequena posição em acções.
- Durante o final de Fevereiro e princípios de Março o BCP acompanhou a quedas generalizadas.
- No dia 15, ao voltar de férias, os W's atingiram a maturidade e acabaram em trades perdedores.
- Apesar disso, nesse mesmo dia, considerei que o nível 2,60 era aceitável como possível fundo, e comprei acções a 2,62 colocando a posição nos 10%.
- E considerei o BCP como uma das "7 magníficas" para os próximos tempos.
- No dia seguinte o BCP fechou a 2,57 o que não me preocupou.
- Na semana de 19-23 Março o BCP passou os 4 primeiros dias a oscilar no intervalo 2,57-2,63 sem acompanhar as subidas generalizadas do PSI e eu vendi metade da posição a 2,59 no meio da semana.
O BCP andava nitidamente mal.
Até aqui não me parece que, mesmo a posteriori, se pudesse vislumbrar qualquer subida no horizonte.
- Na 6ª feira, tal como hoje, eu continuava convicto que o "BCP irá subir a oferta" e que essa subida poderá ser bastante superior ao expectável.
O Registo da OPA estava eminente e eu tinha que tomar a decisão de manter ou fechar a posição.
- À hora do almoço nada indicava que pudesse haver uma subida e eu optei por as deixar à venda quando saí para almoçar.
Em condições normais, estando habitualmente on-line, é possível que tivesse reparado numa movimentação e que tivesse anulado a ordem.
Como estava ausente a ordem foi executada.
Para mim a subida repentina de 6ª feira, e a sua continuação hoje, ainda são inexplicáveis.
Idem para as descidas do BPI.
E os Analistas continuam sem encontrar uma explicação...
Haverá "inside news" a apontar para um acordo de troca de acções com base em 2,80/6,50?
Talvez...
Eu defendi essa ideia mas já andava a ficar céptico!
Um abraço,
JAS
Oi JAS,
Sempre segui a tua cadeira com atenção, mas sinceramente não entendi o fecho da posição do BCP.
Sempre acreditaste no BCP, sempre tiveste BCP na tua carteira e aguentaste tempestades e de um momento para o outro vendes BCP a 2,59 e a outra metade a 2,63 ? Fechar a posição completamente assim sem mais nem menos ? E a esses valor risórios ?
Sempre segui a tua cadeira com atenção, mas sinceramente não entendi o fecho da posição do BCP.
- Registado: 26/3/2007 11:19