Caldeirão da Bolsa

Fechr o gap

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: isto dos gap's dá pano para mangas...

por Rui A » 25/3/2007 17:57

aos_pouquinhos Escreveu:qual a negociabilidade dos chamados buracos.

São estes buracos uma "certeza" negociável?

aos_pouquinhos,

Que queria dizer?
Obrigado.

Registado: 10/3/2004 17:35

por redhot » 23/3/2007 13:09

Obrigado a todos pela magnífica ajuda

Registado: 20/3/2007 18:26

por JCS » 23/3/2007 12:42

scpnuno Escreveu:
JCS Escreveu:GAP's:

Correcção:
(desculpa, JCS, não resisti)

:mrgreen: :mrgreen:
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

isto dos gap's dá pano para mangas...

por aos_pouquinhos » 23/3/2007 12:41

depois de compreendido "ilustralmente falando" o vulgo buraco (gap), interessa acima de tudo saber qual a negociabilidade dos chamados buracos.

São estes buracos uma "certeza" negociável?
Não possuo estatistica dos mesmos, mas dependendo das time-frames utilizadas (vulgarmente chamados) de espaços de tempo de negócios, temos aqui uma grande probabilidade de negócio nestas falhas.

Verifique no grafico de 1 minuto, por exemplo do DAX, a quantidade de gaps que se verificam durante o dia. Quase todos são tapaditos. O grande problema é que não são verdadeiramente negociáveis..... as comissões bancárias nem nos permitem sonhar com esses factos... pelo menos para o capital do aos_pouquinhos.

Cumps
Vai onde te leva o sonho, mas cuidado, não vá ele tornar-se um pesadelo....

Registado: 11/8/2006 11:23

por Ulisses Pereira » 23/3/2007 12:37

redhot, dou-te exemplo de dois "gaps" significativos gerados pelo facto da negociação estar interrompida mais tempo do que é normal, gerando o tal hiper gap que falas.

O primeiro gráfico corresponde ao período do fatídico 11 de Setembro, no ataque terrorista aos Estados Unidos. A Bolsa americana esteve alguns dias fechada e quando reabre fá-lo logo com um "down gap" importante.

O segundo gráfico é bem curioso e mostra o topo da "bolha" de 2000 em Portugal. Devido a uma operação financeira complexa, a Reditus esteve um mês suspensa (não era para ser tanto tempo, mas dada a loucura nas reaberturas, o processo arasstou-se por mais tempo devido à sensata intervenção da CMVM). Era a altura da loucura tecnológica e todos os títulos do sector voaram durante o mês de Fevereiro. E a Reditus sem poder negociar.... Quando reabre, deixa aquele mega, hiper, ultra gap como lhe queiras chamar.... :shock:

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-gap1.GIF
forum-gap1.GIF (0 Bytes) Visualizado 1262 vezes
forum-gap2.GIF
forum-gap2.GIF (0 Bytes) Visualizado 1265 vezes
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por scpnuno » 23/3/2007 12:36

JCS Escreveu:GAP's:

Correcção:
(desculpa, JCS, não resisti)
Anexos
JCS.jpg
JCS.jpg (0 Bytes) Visualizado 1258 vezes
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por JCS » 23/3/2007 12:32

Em todas as situações que assinalei, deixaram-se "espaços não-negociados" em relação à sessão seguinte (ou seja em relação à vela seguinte).

Cumprimentos

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
"Every trade is a test"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

por JCS » 23/3/2007 12:30

GAP's:
Anexos
Dax_gap.PNG
Dax_gap.PNG (0 Bytes) Visualizado 1296 vezes
"Every trade is a test"

por The Mechanic » 23/3/2007 12:27

redhot
Hummm, interessante.

Então poderei concluir que o gap está relacionado com o período de tempo em que a bolsa está fechada. Se a bolsa estivesse fechada durante um mês devido a um terramoto e durante esse mês uma cotada tivesse muitas notícias bombásticas para up teríamos um hiper-gap.

Eeeeeeeexactamente !! Por exemplo em 1973 na Samoa Ullangue rebentou um vulcão que mandou a ilha c`os porcos . Quando a ilha for repovoada e a Bolsa abriiiiiiiiiiiiiiiir..!!!! Ena , cum caneco !!! HIPER-MEGA-SEGA-GAP !!! Eu já dêi ordens de compra para o que venderem na altura !

Pedia aos forenses alguma paciência comigo. Sou rockie.

..tu és é o Rocky ..! ( parte 9 ), que andas a deixar toda a gente knock-Out com essas perguntas...

Um abraço ,

The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por redhot » 23/3/2007 12:11

Hummm, interessante.

Então poderei concluir que o gap está relacionado com o período de tempo em que a bolsa está fechada. Se a bolsa estivesse fechada durante um mês devido a um terramoto e durante esse mês uma cotada tivesse muitas notícias bombásticas para up teríamos um hiper-gap.

Ou seja, teóricamente também poderiam existir gaps durante a sessão de bolsa(o preço durante a sessão dar um salto para cima ou para baixo devido a uma notícia bombástica), no entanto essa probabilidade é pequena devido ao facto de durante a sessão existirem muitas ordens de compra/venda a preços muito à volta da cotação, o que faz com que o preço em fracções de tempo curtas, não dê um grande salto.

Será mais ou menos isto?

NOTA: Atenção irei fazer mais perguntas básicas como esta. Pedia aos forenses alguma paciência comigo. Sou rockie.

por carrancho » 23/3/2007 11:37

A não ser que o fecho fosse no máximo da sessão.

Exacto, ou então no minimo da sessão para gap down.

Mais simplisticamente, na sessão seguinte não cota a nenhum valor que negociou na sessão anterior.

Abraço

Carrancho
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por JCS » 23/3/2007 11:26

Apenas para relembrar que os gaps se dão entre os máximos de uma sessão e minimos da sessão seguinte (ou vice-versa) e não a partir do fecho. A não ser que o fecho fosse no máximo da sessão.

Cumprimentos

JCS
"Every trade is a test"

por carrancho » 23/3/2007 11:25

redhot,

Ela não salta, é o valor de abertura que é encontrado pela lei da procura e oferta, nada mais. Não há porções mágicas e como referi isso tanto pode ocorrer para cima como para baixo.

Imagina um titulo que hoje fecha a 10,00€ e depois da sessão fechar sai uma noticia bombástica qualquer sobre essa empresa. Se a noticia for boa, na Segunda vai haver muita procura e é bem provável que abra bem acima da cotação a que tinha fechado na sexta. Se a noticia for má, certamente vai haver uma pressão vendedora muito forte na abertura de segunda e a cotação de abertura vai ser bem abaixo do fecho de sexta.

Abraço,

Carrancho
Abraço,
Carrancho

por Semitela » 23/3/2007 11:21

Basta que a procura exceda a oferta , e os compradores tenderao a aumentar o preço que estao dispostos a dar para comprar o titulo , Ou vice versa , na situaçao contraria.

abraços.

Registado: 19/10/2006 9:36

por redhot » 23/3/2007 11:17

The Mechanic Escreveu:redhot
Vamos lá ver ..uma acção hoje fecha a 10,00 . Depois sái uamgrnade notícia e a cotação no dia seguinte abre logo a 10,70 ..! Houve ali um gap , entendes . houve uma "descontinuação" na evolução normal da acção que sería usualmente 10,01-10,02-10,03...

Então e como é que ela salta logo para 10.70 na próxima abertura?
Quem é o Harry Potter que lhe dá esse empurrão?
Quem é a pessoa que decide isso (após ter saído a tal grande notícia após o fecho a 10.00)?

Abraços

por carrancho » 23/3/2007 11:07

Não está mal dizido não senhor Mech, "uma granade" pode ser o novo termo tecnico para defenir gap. Se a granade é colocada por baixo ao rebentar vai provocar um gap up(tipo foguete), se for colocada em cima vai criar um gap down (tipo murro na cachola de cima para baixo- tecnica preferida do Bud Spencer ó lá como se chamava o barbudo que eu adorava ver no cinema do Piolho na Costa Nova).

Abraço,

Carrancho
Abraço,
Carrancho

por carrancho » 23/3/2007 11:01

Bom dia,

Só para acrescentar que o gap tanto pode ocorrer para cima como para baixo. Pegando no exemplo do Mech, imagina que hoje fecha a 10,00 e na segunda abre a 9,50, ficou um "buraco" no gráfico. A tal "descontinuação" que o Mech referiu.

Abraço,

Mário Carrancho

PS- já me estava a passar dos carretos sem caldeirão!!! :evil:
Abraço,
Carrancho

por The Mechanic » 23/3/2007 10:55

uamgrnade

Porra, que nem eu entendo o que escrevo !!

...acho que aquilo é :" uma grande " ou "uma granade" !!? mas "granada" acho que não ;é mesmo "uma grande" ...acho..!

Um abraço ,

The Mechanic
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

por The Mechanic » 23/3/2007 10:51

redhot
Bom dia a todos!

Sou muito verdinho nisto...

Alguma alma iluminada me pode explicar o que é fechar o gap? O que é um gap?

Somos todos verdinhos nisto, redhot, somos todos .Alguns pensamos que não , mas somos todos. E olha que pra quem é verdinho nisto, enganas bem , pela maneira como escreveste gap , sem erro nenhum .

Um gap é um buraco !! Tapar um gap , é tap...espera ! ..que isto assim soa mal...

Vamos lá ver ..uma acção hoje fecha a 10,00 . Depois sái uamgrnade notícia e a cotação no dia seguinte abre logo a 10,70 ..! Houve ali um gap , entendes . houve uma "descontinuação" na evolução normal da acção que sería usualmente 10,01-10,02-10,03...

Quando a cotação começar a descer normalmente e vier até aos 10,01 , diz-se que o gap foi tapado .

Um abraço ,

The Mechanic
- Aristoteles

Fechr o gap

por redhot » 23/3/2007 10:43

Bom dia a todos!

Sou muito verdinho nisto...

Alguma alma iluminada me pode explicar o que é fechar o gap? O que é um gap?

Abraços

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: iniciado1, m-m, nicoo, Phil2014 e 67 visitantes