Caldeirão da Bolsa

Portucel 2,65€ - privatização, free float e nova máquina

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Ulisses Pereira » 19/3/2007 15:25

Por outro lado, devido aos "profetas da desgraça" essa mesma acção têm tido alguma dificuldade em retomar o rumo que tinha antes da desgraça dos chineses...

As acções sobem ou descem consoante os compradores/vendedores. Quando se diz que uma acção desce por causa dos "profetas da desgraça" terá também que se dizer que sobe por causa dos "vendedores de sonhos". Parece-me errado, em qualquer dos casos.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

ATs? AFs? olhem mas é pros US.

por Bala » 19/3/2007 15:19

Caros Caldeirões,

Concordo com o "meu-gôdo".
Acrescento que, com o volume que têm havido, qualquer tendência que se vislumbre poderá se revelar enganadora, quer positiva, quer negatíva.

A casa está a ser bem gerida e vêm aí notícias + os dividendos. Parece me que a acção está a espera de um sinal para despertar algum interesse de investidores.

Por outro lado, devido aos "profetas da desgraça" essa mesma acção têm tido alguma dificuldade em retomar o rumo que tinha antes da desgraça dos chineses...

Enfim...o Dow Jones está a portar-se bem ja ha 3 dias o que me da alguma tranquilidade. E a voces? (é uma pergunta...que espera uma resposta)

PS: Não estou a referir a ninguêm em particular, nem estou a aconselhar nada a ninguêm. Tenho posição na Pti, embora entrei a preços ligeiramente inferiores aos actuais.
StockMarket it's like a box of chocolates...You just never know what you gonna get.
http://alxander-gl.mybrute.com
Clã do Caldeirão: http://mybrute.com/team/27048

Registado: 27/2/2007 13:49

por meu-gôdo » 18/3/2007 21:33

iurp Escreveu:Estive a verificar tendências e olhando para a Portucel, estáclaramente no sentido descendente. Será mesmo tendência ou apenas acompanhamento da correcção dos mercados?

Abraço e BN

PS - Tive que repetir que no post anterior não aparece nada.

O desenho desse canal descendente não me parece estar correctamente desenhado porque na linha inferior tens 5 velas abaixo dessa linha num curtíssimo espaço de tempo. De toda a maneira parece-me que agora o título está a querer corrigir. Vamos ver se fica por aqui e começa a recuperar ou se continua o seu movimento descendente. Quanto ao que referes, parece-me que não há nenhum título do PSI que não tenha corrigido um pouco, efeito das correcções a nível mundial. É o preço da globalização.

Registado: 4/7/2006 19:54

por Brah » 18/3/2007 20:21

artista Escreveu:É as duas coisas...

:lol: :lol: :lol:

Na minha óptica, pode-se tornar tendência, que se iniciou com a correcção dos mercados... Mas também me parece que para já os 2.6 têm funcionado como um suporte bom, só fechou 2 vezes abaixo dele e recuperou logo nas sessões a seguir.

Mas se os factores externos continuarem a pressionar não tenho dúvidas que a cotação irá mais para baixo, e se quebrar em baixa os 2.6 virá facilmente aos 2.4 :?

abraço

Registado: 2/11/2006 11:31

por artista_ » 18/3/2007 18:55

iurp Escreveu: Será mesmo tendência ou apenas acompanhamento da correcção dos mercados?

É as duas coisas...

Registado: 17/3/2003 22:51

por iurp » 18/3/2007 18:40

Estive a verificar tendências e olhando para a Portucel, estáclaramente no sentido descendente. Será mesmo tendência ou apenas acompanhamento da correcção dos mercados?

Abraço e BN

PS - Tive que repetir que no post anterior não aparece nada.
Anexos
portucel corr.PNG
portucel corr.PNG (0 Bytes) Visualizado 3972 vezes

Registado: 23/1/2006 23:54

por iurp » 18/3/2007 18:36

Estive a verificar tendências e a Portucel parece claramente estar no sentido descendente. Será mesmo tendência ou apenas acompanhamentos da correcção geral dos mercados?

Abraço e BN
Anexos
portucel corr.PNG
portucel corr.PNG (0 Bytes) Visualizado 3988 vezes

Registado: 23/1/2006 23:54

por artista_ » 18/3/2007 14:19

andrepfonseca Escreveu:Também é expectável que a acção desça uns pontitos, quando for para os dividendos serem descontados, certo?

No dia em que deixa de dar direito ao dividendo no início da sessão deverá corrigir os 7 cêntimos depois logo se vê... por vezes os títulos sobem um pouco antes da distribuição do dividendo mas não se deve esperar por isso, a evolução das cotações nos próximos tempos estará dependente de muitos factores que pouco deverão ter a ver com o dividendo...

por andrepfonseca » 18/3/2007 13:13

Pessoal, muito obrigado pela ajuda. Já fiz muitas transacções em bolsa, mas é a primeira vez que estou na iminência de receber dividendos.

Também é expectável que a acção desça uns pontitos, quando for para os dividendos serem descontados, certo?

Abraços, e obrigado.

Registado: 2/6/2006 23:29

Re: Dividendos

por artista_ » 17/3/2007 14:08

andrepfonseca Escreveu: - Tendo comprado as acções nesta data, tenho direito a dividendos?!

Tens se mantiveres as acções até ao dia em que deixam de dar direito a dividendo, atés as podes vender e voltar a comprar no dia antes do Ex-dividend...

andrepfonseca Escreveu: - Se tenho, quando são pagos?

Essa data acho que ainda não está estabelecida mas deverá ser em Abril ou Maio...

andrepfonseca Escreveu: - Teoricamente, com este número de acções, qual o valor a que teria direito, a título de dividendos?

Cerca de 7 centimos liquidos por acção... é só fazer as contas, um pouco mais de 100 euros!

andrepfonseca Escreveu: - Serão automaticamente creditados na minha conta?

Podes crer que sim... só se o teu banco te roubar é que não :)

Bom fim de semana

Re: Dividendos

por Vodka7 » 17/3/2007 14:07

andrepfonseca Escreveu:Alguém me dá aqui uma ajuda?

Comprei 1504 acções da Portucel em 12 de Março de 2007.

- Tendo comprado as acções nesta data, tenho direito a dividendos?
- Se tenho, quando são pagos?
- Teoricamente, com este número de acções, qual o valor a que teria direito, a título de dividendos?
- Serão automaticamente creditados na minha conta?

Desde já grato pela ajuda. Abraço!

1ª Claro que tens direito.
2ª Data a definir.
3ª 0,071€(liquidos) por cada acção que tiver.
4ª Sim.

http://www.negocios.pt/default.asp?Session=&SqlPage=List_dvd

Registado: 10/11/2005 21:53

Dividendos

por andrepfonseca » 17/3/2007 13:56

Alguém me dá aqui uma ajuda?

Comprei 1504 acções da Portucel em 12 de Março de 2007.

- Tendo comprado as acções nesta data, tenho direito a dividendos?
- Se tenho, quando são pagos?
- Teoricamente, com este número de acções, qual o valor a que teria direito, a título de dividendos?
- Serão automaticamente creditados na minha conta?

Desde já grato pela ajuda. Abraço!

Registado: 2/6/2006 23:29

por edgar araujo » 16/3/2007 20:22

Manuel Pinho considera que Portugal pode vir a ser um dos maiores exportadores europeus de madeira Portugal pode vir a tornar-se num dos maiores vendedores de madeira ao estrangeiro, disse hoje o ministro da Economia e da Inovação numa conferência em Lisboa sobre as Perspectivas para o Futuro organizado pelo Banco Europeu de Investimentos (BEI). Tiago Silva com Lusa "Podemos vir a ser um dos dois ou três países da Europa com maior capacidade de exportação", afirmou Manuel Pinho no encerramento da conferência. "Vamos ter tudo em bom e em grande", acrescentou o governante, referindo-se à produção de papel, pasta de papel e cortiça. O ministro afirmou ainda que outros pontos fortes da economia portuguesa e que podem ser interessantes para investimento futuros são o sector energético e o turismo. No entanto, Manuel Pinho alertou para a necessidade de Portugal melhorar as infra-estruturas, tanto ao nível das plataformas logísticas como dos caminhos-de-ferro, aproximando-se do centro da Europa. Em matéria energética, o ministro adiantou que na presidência portuguesa da União Europeia, que começa em Julho, Portugal vai procurar introduzir critérios ao nível da União que levem à existência de mercados mais transparentes, onde estejam asseguradas as interconexões entre os diferentes países (ao nível do gás e da electricidade). Além disso, Portugal procurará obter um "forte compromisso" da UE face às energias renováveis e procurar que seja adoptado um plano tecnológico para a energia.
" os homens mentiriam muito menos, se as mulheres fizessem menos perguntas "

Bons negócios
EA

Registado: 19/7/2006 16:27

alguem leu esta noticia da agencia lusa???

por edgar araujo » 16/3/2007 20:14

Manuel Pinho considera que Portugal pode vir a ser um dos maiores exportadores europeus de madeira Portugal pode vir a tornar-se num dos maiores vendedores de madeira ao estrangeiro, disse hoje o ministro da Economia e da Inovação numa conferência em Lisboa sobre as Perspectivas para o Futuro organizado pelo Banco Europeu de Investimentos (BEI). Tiago Silva com Lusa ...Podemos vir a ser um dos dois ou três países da Europa com maior capacidade de exportação", :lol: afirmou Manuel Pinho no encerramento da conferência. "Vamos ter tudo em bom e em grande", acrescentou o governante, referindo-se à produção de papel

Economia 2007-03-16 15:37

Não estará ele a mandar-nos ler nas entrelinhas e a dizer que o subsidio estará aprovado???!!!

:wink:
" os homens mentiriam muito menos, se as mulheres fizessem menos perguntas "

Bons negócios
EA

Registado: 19/7/2006 16:27

por Barão 32 » 16/3/2007 17:20

Data concreta do pagamento do dividendo é sabida???

Cumprimentos

Registado: 4/12/2006 21:18

por x0106559 » 16/3/2007 8:46

isso ja estava aqui, um bocadinho acima...

Registado: 14/10/2006 21:40

.

por autentico » 16/3/2007 8:43

Portucel entra para as "top pick" europeias do ESN

A Portucel passou a integrar a lista das "top pick" europeias no grupo das "Medium & Small caps" da ESN, entidade que agrupa várias casas de investimento, entre elas o Caixa Banco de Investimento.

A empresa liderada por Pedro Queiroz Pereira, que já estava na lista das preferidas do CaixaBI a nível nacional, passou a figurar no estrito grupo de nove "top pick" a nível europeu. A Portucel é a única cotada nacional na lista.

"A empresa foi muito penalizada nas últimas semanas, o que fez com que se cria-se de novo um bom momento de entrada na companhia", refere o ESN, tendo em conta que ao preço de mercado da Portucel apresenta um potencial de valorização de 8% face ao "target" de 2,80 euros.

"Do ponto de vista fundamental a companhia apresenta-se muito atractiva", refere o ESN na actualização das sua lista de "top pick" europeias, no grupo das "Medium & Small caps".

A empresa "atravessa um período muito favorável de resultados, com o sector de pasta e papel a ajudar bastante, e com perspectivas de aumento de preços de 5% a 7% (no uncoated fine paper) já a partir de Abril o que dá sinais de não abrandamento da procura Europeia neste segmento especifico (ao contrário de outros segmentos)".

Além disso, o "trigger" para o título, cuja recomendação do CaixaBI é de "comprar", é o projecto de "investimento numa nova fábrica" em Setúbal, a PM4, que "dará novas oportunidades de liderança da Portucel a nível europeu".

Na sessão de hoje, as acções da Portucel [ptcl] seguem a valorizar 0,78% para os 2,60 euros, enquanto a Semapa [sema], que controla 72% do capital da empresa de pasta e papel, soma 2,07% para 10,84 euros.

Registado: 29/4/2006 22:11

por uralito » 16/3/2007 8:28

semapa tiene 72% de toda portucel

Registado: 4/1/2007 19:00

por indian-mustang » 15/3/2007 22:41

A semapa tem 72% da PTI ou tem 72% dos 25% de capital postos na OPV? Há que ver as diferenças..
Making tuning in a stock market

Registado: 2/3/2007 21:26

por SMALL2004 » 15/3/2007 20:59

Acrescento o seguinte:
-como por erro meu só olhei para a Portucel aos 2.60 e ela está a 2.62, transformei 2 centimos de lucro de um investimentos a "médio prazo" em 30 centimos de lucro por acção com estas entradas e saídas.

-Acho a Portucel melhor que a semapa a partir de agora, porque estamos protegidos face ao mercado do cimento. A Semapa tem 72% da PTI, mas tem muito cimento à mistura, e fora barrar o que falta de Portugal com cimento para aterrarem os aviões na OTA, não estou a ver mais aplicações no curto prazo.
cumprimentos,
SMALL,

Registado: 5/8/2005 11:27

por SMALL2004 » 15/3/2007 20:50

Leom,
não levo nada a mal. Não tenho bola de cristal, com o é óbvio.
Mas como tenho indicado aqui todos os meus movimentos na Portucel, e até antes do os fazer concretizar ao contrário de outros participantes, basta teres paciência.
Além disso tb já disse que não compro no mínimo para vender no máximo. O que tenho feito é não ser comilão, e tenho comprado perto dos mínimos e vendido perto dos máximos, tipo os últimos:
2.64 -> 2.77
2.71 -> 2.83
2.64 -> 2.69

e agora o preço médio é 2.60 (com compras entre 2.63 a 2.56) e hei-de vender amanhã a ganhar bem (a posição é bastante grande), por exemplo a 2.64 para ir de férias descansado uns dias.

E quem sabe se na próxima semana perco um óptimo!

Abraço e bons negócios
cumprimentos,
SMALL,

Registado: 5/8/2005 11:27

por uralito » 15/3/2007 20:00

VENDER semapa para comprar portucel siendo semapa la dueña del 72% de portucel y cotizando con tanto descuento el paquete de semapa en portucel es como vender LA GALLINA PARA COMPRAR HUEVOS

Registado: 4/1/2007 19:00

por jabreu » 15/3/2007 18:12

É preciso ter paciencia...
ela vai recompensar os pacientes.
Fechou acima dos 60, como eu gostovamos ver se já é amanha que tem força para testar os 67..
se calhar não...´so para a semanana :mrgreen:
"Herói não aquele que não cai, Herói é aquele que cai e se levanta" - Confúcio

Registado: 18/8/2004 12:26

por Kik1978 » 15/3/2007 17:54

Olha que a mae SEMAPA tem mais experiencia que a filha PTI... :D
Não é tripeiro quem quer...é tripeiro quem PODE!

Registado: 10/1/2007 15:49

por x0106559 » 15/3/2007 17:42

saí da semapa para entrar nesta prima.. vamos la ver como corre :)

Registado: 14/10/2006 21:40

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Adsense [Bot] e 177 visitantes