Caldeirão da Bolsa

Ressalto ou mudança ?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por James Wheat » 9/3/2007 12:31

Quem não está preparado para nova 'borrasca', já devia ter aproveitado 3 dias de subidas para ter saído do mercado - é tão simples quanto isto 8-) !

Eu preparei-me na medida certa: saí do que quis, e fiquei com o que quis - nem mais =; !

Borrasca ? É muito bem vinda - há que pôr o contador novamente a zero :wink: !
Se não vier borrasca e o ressalto não se confirma... Dado que ainda tenho alguns cavalos a correr, siga a marinha :mrgreen: :mrgreen: !
James Wheat
Position Trader

Registado: 24/5/2006 12:33

Re: vendaval ainda está para vir...

por CCL » 9/3/2007 12:18

wuzzu Escreveu:
Re: vendaval ainda está para vir...

Hum, ontem um alivio. O pessoal ficou todo entusiasmado.
Mas hoje uma tomada de consciencia. O pessoal a olhar para os graficos de 12 meses e a interrogar-se: pode subir mais? ou será que vem aí um vendaval segunda feira.

Eu estou a tomar as minhas precaucoes, pois as correccões que houve em nada mudaram o panorama: está tudo caro, ainda...

wuzzu

Estou con receio de novo SELL OFF a partir de hoje:

Segundo os analistas, "o estado de saúde da economia norte-americana é a principal fonte de preocupações para os investidores, pelo que os números que serão divulgados esta tarde serão cruciais para sabermos qual o rumo que esta está a tomar e saber se a Reserva Federal dos EUA irá ou não descer as taxas de juro até ao final do ano.

:|

Registado: 26/2/2006 10:26

por vitor79 » 9/3/2007 11:54

Eu vou esperar, se na proxima semana for para norte eu entro, se for para sul, como eu acho mais provavel, ai fico de fora.
A Tendência é Nossa Amiga.

Registado: 9/12/2006 20:01

vendaval ainda está para vir...

por wuzzu » 9/3/2007 11:14

Hum, ontem um alivio. O pessoal ficou todo entusiasmado.
Mas hoje uma tomada de consciencia. O pessoal a olhar para os graficos de 12 meses e a interrogar-se: pode subir mais? ou será que vem aí um vendaval segunda feira.

Eu estou a tomar as minhas precaucoes, pois as correccões que houve em nada mudaram o panorama: está tudo caro, ainda...

wuzzu

Registado: 31/8/2005 10:51

por Pata-Hari » 8/3/2007 21:06

Bem, com tudo isto temos uma outra figura técnica que é a lateralização em que com toda a fábula de bears ursos, porquinhos amestrados e bravos, touros, passaram 2 meses e meio do ano sem que o marcado tenha valorizado e sem que as empresas tenham vindo dizer que é o fim-do-mundo. Ou seja, quanto mais tempo andar de lado ou corrigir, melhores bases fundamentais cria para a próxima subida.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por scpnuno » 8/3/2007 20:52

Dwer Escreveu:O que descreveste, com algumas alterações, explica a figura do cup&handle. Compras no máximo, a 8, a cotação despenha-se, anda a pastar lá no fundo, começa a subir e quando chega a 8 outra vez os que compraram nesse preço vendem em massa e a cotação desce fazendo a pega. Volta a subir e passa pelos 8 como se não estivessem lá. Ouve-se um som estrondoso. São os que compraram e venderam a oito a bater com a cabeça nas paredes.

Bem, obrigada pela tua analise. Como é sabido, eu a e a analise tecnica...quer dizer, eu faço analise á minha maneira, sem técnica nenhuma...mas, muito a serio, pela tua explicação fiquei com uma ideia muito mais clara do C&H do que tinha. Obrigada
(aquela parte do ruido foi boa...)

maromatics Escreveu:...Os ursos estão com fome, e vão comer muitos porquinhos amestrados. .

Se a explicação do Dwer foi clara, esta baralhou-me..
Então a guerra não era entre ursos e touros?

Os porquinhos são quem, os gajos dos inlines?
Ainda por cima amestrados?

Isto não tá a ficar demasiado "animalesco"?

Abraços
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por moguita » 8/3/2007 19:20

Neste movimento de subida o que mais salta à vista é a falta de volume

Registado: 15/12/2005 19:03

por maromatics » 8/3/2007 19:17

As subidas fortes de hoje no mercado, que provavelmente se prolongarão amanhã e quem sabe por mais uns dias não "assinaturas" de excesso e exagero, sem fundamento na realidade.

Entendo que são um sinal de exuberância prematura dos mais incautos que pensam que "isto já acabou".

Nestas alturas, é importante não acreditar em tudo o que se lê ou ouve, porque muitas vezes nem tudo o que parece é.

Quanto mais forte for a subida agora, mais claro fica para mim que estaremos a assistir a um movimento clássico de mercado, e que ainda este mês estaremos de volta à mais pura guerra.

Os ursos estão com fome, e vão comer muitos porquinhos amestrados.

Registado: 25/1/2007 18:53

por Dwer » 8/3/2007 18:54

scpnuno Escreveu:Ca vai o meu ponto de vista (não é analise tecnica, é só ponto de vista, mesmo)

As bolsas, os indices, as acções, movimentam-se - sobem ou desçem, por "pressão" de investidores - pessoas como nós (algumas com mais dinheiro, mas isso agora não interessa nada). Logo, eu analiso estes momentos pondo-me no lugar das pessoas que estão dentro..

Ora vejam, em função do que se tem lido aqui no forum..

Uma alma comprou determinada acção a 5€, 3 ou 4 semanas atrás..ela foi subindo e chegou a estar a 8€. A alma em causa não vendeu, começaram as quedas e a dita foi parar a 4€. A alma roi as unhas até ao sovaco, lamenta-se, entope o Caldeirão e manda o servidor abaixo. Depois de estar a ganhar 3€ por acção, está agora a perder 1.

Hoje é uma subidinha...as ditas sobem dos 4 para os 5 e chegam aos 6...depois das quedas e do susto que levou, que acham que a alma em causa vai fazer? esperar que volte aos 8, ou vender já a 6 e dizer que mais vale um passaro na mão que 2 a voar?

Ora bem - se acham que vai esperar que volte aos 8, fazem parte do grupo que acha que a correcção acabou e que vamos já a correr para novos maximos. Se acham que vendem já a 6 e esperam pra ver o que aconteçe a seguir, fazem parte do grupo que acha que isto é um ressalto e vamos continuar a cair.

O seguimento do mercado, na minha maneira de ver, vai depender de quantos investidores apostam na 1ª hipotese e quantos apostam na 2ª.

Abraços

O que descreveste, com algumas alterações, explica a figura do cup&handle. Compras no máximo, a 8, a cotação despenha-se, anda a pastar lá no fundo, começa a subir e quando chega a 8 outra vez os que compraram nesse preço vendem em massa e a cotação desce fazendo a pega. Volta a subir e passa pelos 8 como se não estivessem lá. Ouve-se um som estrondoso. São os que compraram e venderam a oito a bater com a cabeça nas paredes.
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path

Registado: 4/11/2002 23:16

por hugo0000 » 8/3/2007 18:16

Boa tarde a todos.
Como a bolsa é movida por ciclos dentro de ciclos, e analisando a pós-correcção de Maio de 2006 é certo que vai haver nova correcção.
Mas bolas, todos os dias os indices europeus sobem mais de 0,5%. Hoje subiam mais de 1%.
Com um cenário destes até custa a crer no que pode vir aí.
Mas, aqueles que esquecem a história têm tendencia a repeti-la e no gráfico do BPI Reestruturações, ela lá está, à nossa espera...
o gráfico a vermelho é o MACD.

Hugo Oliveira
Anexos
BPI1.png
Gráfico BPI Reestruturações
BPI1.png (0 Bytes) Visualizado 1770 vezes

Registado: 9/11/2005 13:17

por Ulisses Pereira » 8/3/2007 17:56

Sim, acredito que depois deste ressalto vamos ter mais uns tempos de queda. A justificação para isto está neste mesmo tópico.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por stocker » 8/3/2007 17:50

Ulisses:

Acreditas portanto numa continuação da correção dos mercados? De facto o MACD em todos os indices indica continuidade de queda apesar dos indicadores estocásticos darem sinal de subida. Esta subida é aparente e de 2/3 dias para depois iniciar-se a queda em consonância comm o MACD?

Bons negocios

Registado: 20/1/2006 18:06

por Ulisses Pereira » 8/3/2007 17:45

O ressalto continua e parecem ser poucos ainda os que acreditam nele. Acredito, por isso, que haverá condições para ele se prolongar ainda durante mais uns tempos até que a mudança de sentimento ocorra e as portas para a queda se abram. Para já, está tudo dentro do cenário aqui especulado.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Re: Obrigado

por Thunder » 7/3/2007 11:22

CCL Escreveu:Obrigado a TODOS, pelos vossos comentarios:

A sintese :

a maioria pensa que as subidas não vao durar e que portanto provavelmente e correção não acabou.

Hoje apesar da forte subida dos mercados americanos, estamos com uma subida muito ligeira e o Nikkei acabou em baixa de novo, o que mostra bem a desconfiança.
O post do Ulisses reflete bem o que se passa.

Tenho algumas posições longas.

Realmente CCL também me junto aos que acham que ainda teremos mais um bocado de queda. Ontem o Nikkei abriu em alta, mas rapidamente começou a baixar.... mesmo após a subida do S&P 500 .... acho que é (apenas um indicativo como é obvio, e que não é absoluto)um sinal de pouca confiança dos mercados :?

Um grande abraço

Registado: 3/3/2007 16:57

Obrigado

por CCL » 7/3/2007 11:16

Obrigado a TODOS, pelos vossos comentarios:

A sintese :

a maioria pensa que as subidas não vao durar e que portanto provavelmente e correção não acabou.

Hoje apesar da forte subida dos mercados americanos, estamos com uma subida muito ligeira e o Nikkei acabou em baixa de novo, o que mostra bem a desconfiança.

por Thunder » 7/3/2007 11:14

Olá a todos :)
Tenho visitado o Caldeirão a mais ou menos 2 semanas e tenho gostado muito da educação e espírito construtivo da maioria dos users.

Acompanho os mercados a mais ou menos 17 meses, logo a minha experiência ainda é muito limitada e espero apreender muito por aqui :wink:

Ulisses Pereira Escreveu:O P.S. do TheDoctor ilustra exactamente o que eu acho.

:arrow: Porque é que eu achava que hoje iamos subir forte? Porque nos últimos dias, o mercado americano tentou várias vezes a subida e, a meio da sessão, perdia força e os fechos da sessão eram muito maus. isso foi aumentando a confiança dos "shorts" e hoje estava claro que os "shorts" iam todos outra vezes tentar atacar o mercado. Parecia óbvio. E quando as coisas são demasiado consensuais é óbvio que não funcionam e os "shorts" a fecharem a sposições quando sentissem que o mercado não ia cair, faria exponenciar o rally, tal como está a suceder.

:arrow: Porque é que eu acho que as quedas irão regressar? Porque ainda há muitos investidores a perguntarem "O que comprar?". Há uma vontade muito grande de entrar no mercado. Quando o perigo parecer ter passado e os investidores voltarem ao mercado (demorará um dia? 2? 3? 1 semana?) o mercado deverá voltar a cair, num movimento clássico.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses a tua observação foi realmente certeira e foi exactamente isso que me aconteceu.... :x
Enfim..... vivendo e apreendendo 8-)

Qual serão as perspectivas pra hoje, após o Nikkei ter fechado em baixa ?

Um grande abraço a todos :lol:

Registado: 3/3/2007 16:57

Obrigado

por CCL » 7/3/2007 11:13

Obrigado a TODOS, pelos vossos comentarios:

A sintese :

por petar » 7/3/2007 9:12

Ulisses Pereira Escreveu:O P.S. do TheDoctor ilustra exactamente o que eu acho.

:arrow: Porque é que eu achava que hoje iamos subir forte? Porque nos últimos dias, o mercado americano tentou várias vezes a subida e, a meio da sessão, perdia força e os fechos da sessão eram muito maus. isso foi aumentando a confiança dos "shorts" e hoje estava claro que os "shorts" iam todos outra vezes tentar atacar o mercado. Parecia óbvio. E quando as coisas são demasiado consensuais é óbvio que não funcionam e os "shorts" a fecharem a sposições quando sentissem que o mercado não ia cair, faria exponenciar o rally, tal como está a suceder.

:arrow: Porque é que eu acho que as quedas irão regressar? Porque ainda há muitos investidores a perguntarem "O que comprar?". Há uma vontade muito grande de entrar no mercado. Quando o perigo parecer ter passado e os investidores voltarem ao mercado (demorará um dia? 2? 3? 1 semana?) o mercado deverá voltar a cair, num movimento clássico.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses,
Eu isto percebi muito bem. O que eu não tinha percebido era se tu defendias que uma subida forte antecipavam as descidas em alguns dias ou se ao subir apenas um pouco poderiamos esperar mais alguns dias de subidas antes da descida.

Abraço e obrigado pela ajuda.
Pedro
"The market can stay irrational longer than you can stay solvent." - Keynes

Registado: 5/11/2002 17:43

por tiopatinhas » 6/3/2007 23:42

Ulisses, se os retracement habituais podem ir a 50%...mas o retracement máximo seriam os 2/3 do movimento anterior... :roll:
Se isso acontecer levar-nos-ia o Psi a que valores?

Ps. Sou renitente mas tenho que aprender a trabalhar com futuros e warrants ... onde posso cultivar essas frutas... :?: É uma lacuna grave... :( estou cheio delas... :(
Um abraço

Registado: 17/3/2005 14:58

por Ulisses Pereira » 6/3/2007 21:39

O P.S. do TheDoctor ilustra exactamente o que eu acho.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Brah » 6/3/2007 20:30

Estas opiniões chegam para que um investidor como eu fique de fora à espera de melhores dias... é certo que gosto de ficar nas coisas a médio prazo, mas não aguentei a "pressão" e preferi sair a ganhar pouco do que arriscar-me a ficar entalado... :wink:

Enfim, para mim que não posso aproveitar o daytrade melhores dias virão, há mais marés que marinheiros!!

abraço

Ps: Petar, penso que o que o Ulisses quis transmitir, é que pode haver mais alguns dias (ou menos) de subidas, mas que o mercado deve acabar por cair novamente.

Registado: 2/11/2006 11:31

por petar » 6/3/2007 19:59

Ulisses Pereira Escreveu: Mas penso que, face ao nível de esperança que este ressalto forte pode trazer, podemos depois ter a porta para a continuação das quedas.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses,
na tua opinião uma subida forte hoje sinalizaria mais quedas amanha ou depois do que uma subida mais ligeira? Percebi-te bem?
Abraços,
Pedro
"The market can stay irrational longer than you can stay solvent." - Keynes

Registado: 5/11/2002 17:43

por valves » 6/3/2007 19:56

boas existe também aqui uma questão chave que nos pode ajudar um pouco no curto prazo. A PT com o insucesso da desblindagem não só desincha pela ausencia do efeito OPA como deixa de estar cotada a "premio" pelo facto de se ter visto a impossibilidade de desblindagem de estatutos. e o facto é que apesar de estar adormecida no ultimo ano, nesta correcção ela arrastou não só a outra telecom como todos os restantes titulos da praça nacional daí que se possa interrogar se durante este processo de ajustamento da cotação da PT que a meu ver ainda não está terminado não possa haver espaços para mais quedas e para termos o PSI a valores inferiores ao da sessão de ontem

Cumpts
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

por James Wheat » 6/3/2007 19:37

Huuummmmm :-k ... !
Eu concordo que no curto prazo não deverá vir aí nova subida 'sustentada', ou seja, no ritmo 'steady as it goes' anterior.

Agora lendo muito do que se diz nos States, não sei se:
1º se justifica as bolsas em queda de 3% no ano.
2º não se justifica, num inicio do discurso do Fed, o sinalizar de baixa dos juros. E este segundo ponto, a confirmar-se, vai dar bastante força ao mercado.

Estes dias serão voláteis e a subida de hoje não dá garantias a ninguém que como eu está in-vestido.

Há que seguir, com atenção redobrada e sobretudo com expectativas revistas / diferentes das anteriores.

Over & out.
James Wheat
Position Trader

Registado: 24/5/2006 12:33

por Ulisses Pereira » 6/3/2007 19:09

Para já, continuo a manter as expectativas que deixei neste tópico, ou seja, hoje um fecho forte. Se teremos depois mais 1,2,3 dias ou uma semana de subidas, não sei. Mas penso que, face ao nível de esperança que este ressalto forte pode trazer, podemos depois ter a porta para a continuação das quedas.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], m-m, Phil2014 e 90 visitantes