Caldeirão da Bolsa

raciocínio sobre FOREX

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por michael » 13/3/2007 20:35

obrigado pelas respostas,

não era bem o que eu queria dizer devo-me ter explicado mal, vou tentar re-raciocinar e depois re-explico-me.

vietnammmmmmmmmmmm 8-)

Registado: 28/12/2006 1:38

The Greatest Bull Market in History

por C.N. » 12/3/2007 11:57

Ola Djovarius,

Sem duvida que com a liquidez presente estamos a andar no arame. Mas eu acho que estamos a reviver os anos 50/60, e que ate termos um cataclismo (ou varios seguidos) que nos faca perder confianca no mundo, assim continuaremos alegres e contentes. Claro que e optimo, mas a seguir aos 50/60 vieram os anos 70 com inflacao alta e crescimento economico baixo :( E preciso estar a espreita.

CN

PS - 154.000 JPY = 1.000 EUR e nao 10.000

Registado: 28/9/2004 8:29

por djovarius » 12/3/2007 11:28

Bom dia a todos,

Melhor explicação do que essa é impossível, caro CN, para quem não entende a mecânica.

Agora imaginem isto em triliões de Yenes, convertidos em USD, EUR, etc...etc...
Ou mesmo Francos helvéticos por USD, EUR, etc... etc...

E imaginem como a esfera financeira global está periclitante e num ambiente especulativo sem precedentes... daí que o mini-susto do fim de Fevereiro é um sinal do que poderia acontecer numa crise a sério. Dá que pensar.

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

Carry

por C.N. » 12/3/2007 9:19

Caro Michael,

Acho que estas confuso com o tal do "carry". E o Roberto Torrao ainda te confundiu mais :P

Bem, o carry e simples. Vais ali ao Japao e pedes emprestado ao Banco Tokyo Emplestimos so Pala Pobles 154.000 JPY a taxa de 0.5% ao ano. Pimba, o banco aceita porque tu es de Portugal e eles acham que deves estar cheio da nota ou que es honesto. No Japao, tuga = jogador da bola (Ronaldo) ou entao missionario (o Xavier deixou marca). O banco da-te os 154.000 JPY so pela piada de finalmente terem um cliente de bigode, e tu, ja com a ideia fisgada de investir no el famoso PSI, trocas logo ali o saco de pai natal cheio de notas Japonesas em EUR, isto ao cambio do dia de hoje vai dar 10.000 EUR.

Voltas logo a correr para o nosso burgo porque aquilo em Tokyo “sao mais que as maes” e investes tudo nas Pirites Alentejanas (ainda existe?) porque achas que “agora e que e”. Estou a brincar, tu es um catita que so joga pelo seguro e entao colocas os 10.000 EUR na CGD a render 3.75% ao ano e vais todas as Segundas-feiras actualizar a caderneta ao balcao.

Daqui a um ano fazes a mesma operacao mas ao contrario. Quanto e que ganhaste? 3.75% - 0.5% = 3.25%. Giro nao e? Mas atencao, o cambio muda e podes ganhar mais valias ou perder. Cuidadinho portanto :wink:

Abracos aqui da terra dos homenzinhos que so no seculo XX deram uma tareia aos Franceses, Japoneses, Americanos, e Chineses (organizado pelo numero da senha).

CN

Registado: 28/9/2004 8:29

por djovarius » 9/3/2007 12:54

:lol: :lol: :lol: :lol:

Ah, ah ah

Bem, eu lembro-me de ter conhecido a sala de operações (excelente) de uma empresa de "advisors" de mercado cambial nos tempos de São Paulo.

Bom, eu sei é que naqueles tempos a coisa estava "quente" no Forex e no dia dos dados do emprego nos EUA (como hoje) apareciam lá todos para trabalhar enquanto os clientes ficavam em ansiedade total.
Havia sempre "briefings" entre eles com direito a berraria e empolgadas discussões sobre o mercado.
Mas às 8:30 de Nova Iorque estavam lá todos, nem pensar em sair da sala para ir ao WC...

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

por nikopol » 9/3/2007 12:48

Como hoje é dia de NFP, lembrei-me desta pergunta de um exame de dealers de FX:

You spend a Thursday night with a newly acquainted young lady. You wake up at 6.30 on Friday morning and realize you are soon due at the office, what do you do?

a) Thank the lady for a lovely evening and exchange email addresses;
b) Phone your boss and ask for a day’s holiday so that you can enjoy a post-coital day of romance;
c) Get out of bed, scratch yourself, break wind loudly and utter, “Sorry love I gotta go. It’s non-farm payrolls."

:lol:

Registado: 31/1/2006 14:02

por djovarius » 9/3/2007 12:30

A propósito deste tema, vou recuperar aqui um "post" polémico com quase 4 anos (ainda o escrevi em São Paulo) sobre o Forex. Estávamos à beira do ataque ao Iraque e dizia-se que o bear market do USD poderia levá-lo à destruição.

Já na época, acreditei que o bear do USD era para continuar, como sucedeu, mas sempre defendi que isso não era nada do outro mundo.

Para recordar: http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... highlight=

Abraço

dj

por Roberto Torrão » 9/3/2007 12:24

Michael,

não percebi muito bem a sua questão em relação ao roll-over da moeda. Mas vou tentar esclarecer uma questão fundamental sobre o forex, que faz alguma confusão...(pelo menos fazia à mim).

Quando se fala em Forex, é fundamental pensar em um cross...ou seja, quando compra-se ou vende-se euros, por exemplo, tal negócio é feito contra uma outra moeda. Portanto, vamos pegar o caso do EUR/USD, que é o cross mais negociado no forex:

A compra de 100.000 EUR/USD, por exemplo a 1.3152, implica realmente a compra de 100.000 Euros, mas a exposição é em dólares, ou seja, todo o ganho ou perda será realizado nesta segunda moeda (Dólar).

Outra coisa importante a reter, é que estando longo em EUR/USD, quer dizer efectivamente, que está longo em Euros e vendido em Dólares, e portanto sujeito a taxa de juros das duas moedas, e assim recebe a taxa de juros do Euro, e paga a taxa de juros do Dólar, e por esta razão, há sempre um ajuste diário no preço de entrada, tendo como base, o diferencial da taxa de juros das duas moedas, ou seja, no exemplo acima, a compra que foi feita a 1.3152, irá sofrer uma modificação para cima, pois o diferencial da taxa de juros entre estas duas moedas é negativo. E assim, passado um dia, ou mais, o preço de entrada já deverá andar, por exemplo a 1.3153, e assim por diante, quantio mais tempo passar, mais aumenta o preço de entrada.

Trocando em miúdos...

Quando alguém compra EUR/USD a 1.3152, irá receber a taxa de juros do Euro (3.75%) e pagar a taxa de juros do Dólar (5.75%, penso eu que está neste valor...), e portanto, como o diferencial é negativo, todos os dias o acerto diário do preço de entrada é para cima. Claro está, então, que neste caso, quem compra EUR/USD, piora sempre o preço de entrada, e quem vende EUR/USD, está sempre a ser beneficiado com a subida do preço de entrada, mas também é um facto, que a cotação acaba por estar sempre a descontar esta situação de diferencial de taxas de juros.

Espero poder ter ajudado em algo.

Cumprimentos.

Registado: 31/10/2006 9:54

por ktm450sx » 9/3/2007 12:06

Acho que devemos ter em conta e pensar o que pode influenciar um mercado com o seguinte volume:

EUR/USD 451.5
USD/JPY 358.4
GBP/USD 184.1
USD/CHF 273.5
USD/CAD 169.1
NZD/USD 141.7
GBP/CHF 68.2
GBP/JPY 84.5
EUR/CHF 224.6
EUR/GBP 200.7
EUR/JPY 251.4
CAD/JPY 66
CHF/JPY 92.2
AUD/JPY 109
AUD/USD 213.6
em milhões

Dados recolhidos á 5m.

Cumps.

Registado: 15/2/2005 16:56

por ktm450sx » 9/3/2007 11:24

Boas.

Se me é permito gostaria de fazer alguns comentários sobre os movimentos no forex.

Em relação á analise fundamental devemos ter em conta os seguintes dados segundo a seguinte ordem, que mais fazem variar as várias moedas:

1.NON FARM PAYROLL
Variação : 100 – 200 pips
País : USA
Moedas : all USD pair
2. TRADE BALANCE
Variação : 70 – 120 pips
País : USA
Moedas : all USD pair
3. INTEREST RATE STATEMENTS
Variação : >100 pips
País : ALL
Moedas : all pair
4. DURABLE GOOD
Variação : 50 - 100 pips
5. PRODUCER PRICE INDEX
Variação : 50 - 60 pips
6.PPI excl. FOOD AND ENERGY
7.CONSUMER PRICE INDEX
8.CPI excl. FOOD AND ENERGY
9.TRICHET, BERNANKE, & FUKUI SPEAKS
Variação : 30 - 100 pips
País : E-12, USA, & JPN
Moedas : EURO, USD, & JPY
10.UNEMPLOYMENT RATE
Variação : 30 - 50 pips

Claro está que a subida ontem da taxa de juro na zona euro já estava descontada. E que por vezes os dados fundamentais são favoráveis a uma moeda e o movimento é completamente o contrário. Nesse caso a unica leitura que podemos fazer é que a expectativa do mercado era outra.

Negociar forex com base em AT, devemos escolher um ou mais indicadores que se adquem ao nosso modo de trade (intradiario, diario, swing, etc)

Eu pessoalmente, e como só faço trades em forex, só uso um indicador tecnico para fazer trades e não tenho em conta a parte fundamental.

Atenção que hoje é dia de almoçar cedo para ás 1330 estar a ver o “carrocel”, porque se deixarmos para almoçar depois podemos já não ter fome :lol: :lol:

Cumps.

Registado: 15/2/2005 16:56

por djovarius » 9/3/2007 10:32

Cá estou !! Bom dia a todos nesta sexta-feira "sangrenta"

O Forex vive de "percepções" do mercado. Vive de efeitos "manada" impressionantes. Já vimos isso no passado, por isso as tendências de longo prazo chegam a atingir 5 a 7 anos, quando não é mais.
Por outro lado não há tendência que não tenha significativas correcções, o que torna a coisa mais complicada.
É um mercado super líquido também.

Factores que levam a favorecer uma divisa...
O diferencial dos juros é um deles, mas sobretudo o chamado juro real.
Não adianta um país ter juros de 10% e inflação de 9%. Isso dá um juro real de apenas 1% o que nalguns casos afasta o investidor em vez de o atrair. Um bom "carry trade" resulta a favor de uma divisa de confiança, juros não são tudo neste jogo.

Há também a questão do momento económico, as questões geo-políticas, razão pela qual o CHF é muito apreciado em diversos momentos. Há vários factores que são favorecidos pelo mercado em determinado momento, às vezes até o desempenho dos restantes mercados de um pais.

Complicado é saber qual dos factores em evidência em cada momento. Sabendo disso, temos muitas hipóteses de singrar.

Por outro lado, é um mercado em que a AT traz bons resultados, assim saibamos criar um sistema de leitura dos sinais técnicos mais relevantes.

Abraço

djovarius

por michael » 8/3/2007 22:34

pois, o que eu temia, cai por terra o raciocínio. forex é mesmo estranho...

por Pata-Hari » 8/3/2007 21:27

michael, em primeiro lugar a taxa de juro não é a unica coisa que determina os movimentos cambiais. Em segundo, a própria taxa ajusta ao longo dos meses em função das expectativas de variação das taxas (ou seja, o ajuste para a taxa e para a moeda é feito ao longo do tempo). Por exemplo, se olhasses para as taxas ontem ou anteontem, a subida de hoje estava perfeitamente descontada. O unico factor novo de hoje foi o discurso que acompanhou a subida e que criou/veio sustentar expectativas para junho.

E agora está na altura de chamar o djovarius ao palco para uma nova palestra sobre o tema :mrgreen: . Sai de cena quem não é de cena :mrgreen:
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

raciocínio sobre FOREX

por michael » 8/3/2007 21:04

como se determina a taxa de câmbio? é pela procura e oferta duma certa divisa, certo? a procura aumenta a taxa aumenta, e o que faz a procura aumentar? há vários factores, várias teorias, por exemplo aumento das exportações recebo pagamentos em divisa estrangeira e vendo-a para ficar com divisa doméstica, aumenta a taxa. há a teoria da paridade dos poderes de compra, e esta, que pelo que percebi explica melhor: as taxas de juro dos bancos centrais. se a taxa de juro do BCE é superior à do FED os americanos vão fazer depósitos em euros para beneficiar da taxa de juro maior, fazendo então a taxa de câmbio subir. esta súbida não é instantânea ou será? que se for, ou se a expectativa estiver já descontada lá se vai a teoria seguinte por terra... portanto resumindo e concluindo a 1ª parte: taxa de juro aumenta, taxa de câmbio (a longo prazo - até o pessoal abrir os olhos e começar a movimentar os depósitos) aumenta. portanto agora que o BCE subiu a taxa de juro a taxa de câmbio tambem deverá aumentar?

mas o que interessa aqui é

If you are long (bought) a particular currency and that currency has
a higher overnight interest rate you will gain. If you are short (sold) the currency with a
higher overnight interest rate then you will lose the difference.

o chamado forex rollover.

então ao comprarmos euros agora estariamos a ganhar o aumento da taxa de câmbio derivado do aumento da taxa de juro que se irá dar no futuro, e a receber juros?

alguem quer comentar qualquer coisa, dizer onde está/estão as falhas no raciocínio, ou se há aqui alguma base para pensar ou se está tudo errado e o melhor é esquecer isto e estudar economia monetária? sou um bocado céptico em relação a galinhas de ovos de ouro mas sozinho não estou a perceber onde estou a falhar, agradeço comentários.

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], Kooc, m-m, Opcard33, PMP69 e 164 visitantes