Caldeirão da Bolsa

Cimpor : rumo aos 7.15??

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Ulisses Pereira » 15/3/2007 15:13

Não me tenho cansado de repetir que em 95% dos casos, os resultados em nada influenciam as cotações - no curto prazo - da Bolsa portuguesa. Apesar disso, os investidores continuam sempre à espera dos resultados que façam mexer as cotações.

Como diria o artista, cantarei até que a voz me doa :)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por ZAHO » 15/3/2007 15:08

A menina parece que nao tem fundo.... apesar dos resultados acima da exectativa... afinalç a montanha pariu um rato!!! o resto é bla-bla-bla, o que tornam as análises mais dificeis
ZAHO

por HOSTILE » 15/3/2007 9:52

Lucro da Cimpor cresce 9,7% e supera estimativas
O lucro líquido da Cimpor aumentou 9,7% para 291,9 milhões de euros (M€) em 2006, “em consequência de um esforço permanente de optimização das operações e apesar do forte agravamento dos custos energéticos”. Este valor superou as estimativas dos analistas que esperavam uma subida de 3,8% para os 276 milhões de euros.

Pedro Latoeiro

O EBITDA subiu 13,6% para o valor recorde de 563 milhões de euros, superando as estimativas avançadas pelos peritos de 550 milhões de euros. Em 2005, o EBITDA ficou nos 496 milhões de euros.

O crescimento de 14,8% dos Resultados Operacionais foi praticamente anulado pela degradação dos Resultados Financeiros em cerca de 39 milhões de euros. A empresa explica esta queda com a “redução dos ganhos provenientes de empresas associadas, a menos valia da venda da participação na Nova Cimangola, o provisionamento de alguns investimentos financeiros e o apuramento de importantes diferenças de câmbio”.

O volume de negócios aumentou 6,8% para 1638 milhões de euros. A companhia frisa que “com as excepções de Portugal e do Brasil todas as Áreas de Negócios do Grupo contribuíram para a melhoria da rentabilidade operacional”.

“Espanha e Egipto foram tanto em valor absoluto com em termos relativos, as Áreas de Negócios que mais se destacaram ao longo de 2006”, sublinha.

As vendas de cimento e clínquer atingiram os 20,4 milhões de toneladas no exercício de 2006, o que representa um incremento de 3,2%. Excluindo o mercado nacional, onde o consumo de cimento caiu pelo quinto ano consecutivo, todas as áreas de negócios do grupo registaram aumentos nos volumes de vendas, com destaque para Marrocos (20,1%) e África do Sul (11,4%).

O Capital investido diminuiu 2,1% para 2763 milhões de euros “por força da desvalorização (face ao euro) registada, ao longo do ano, pela generalidade das moedas dos países onde o Grupo opera”.

A dívida financeira liquida diminuiu 13,5% no final de 2006 para 937 milhões de euros, face “ao cash flow gerado este ano e ao desinvestimento em algumas participações financeiras minoritárias”.

Sem contabilizar ainda as aquisições na China e na Turquia, realizadas em 2007, a capacidade total de produção de cimento do Grupo era no final de 2006 de 24,1 milhões de toneladas por ano.

Perante estes resultados, o Conselho de Administração propõe a distribuição de um dividendo bruto por acção de 0,215 euros, mais 13,2% que no exercício de 2005.

Na sessão desta quarta-feira da Euronext Lisboa, as acções da Cimpor perderam 2,89% para os 6,05 euros.

Registado: 31/5/2006 21:13

por Ebay » 14/3/2007 21:40

Com um resultado de 2006 simpático, espero que volte de novo a dar nas vistas!

Registado: 20/6/2006 12:54

por lutav » 14/3/2007 20:21

Tripeiro Escreveu:Que me dizem deste fecho a segurar a acção nos 6,05 depois de alguem a ter feito descer até aos 5,98. Ficou acima dos 6 o que me parece bastante positivo.

Comentários aguardam-se!

eu acho que foi bom fecho; para mim, e sem grafico, os 6 euros estao para a Cimpor, como os 7 euros estao para a Galp. É a vantagem de suportes com numeros redondos, a malta respeita-os mais :wink:

beijos e abraços

Registado: 22/9/2006 22:36

por Kik1978 » 14/3/2007 17:50

Que me dizem deste fecho a segurar a acção nos 6,05 depois de alguem a ter feito descer até aos 5,98. Ficou acima dos 6 o que me parece bastante positivo.

Comentários aguardam-se!
Não é tripeiro quem quer...é tripeiro quem PODE!

Registado: 10/1/2007 15:49

por IX Hispana » 13/3/2007 14:53

in Diario Economico

"Poll 2007-03-13 10:38
Lucro da Cimpor terá subido 3,8% para 276 M€ em 2006
O lucro líquido da Cimpor terá aumentado 3,8% para uma média de 276 milhões de euros (M€) em 2006, suportada num aumento das vendas de cimento na maioria dos mercados onde opera, segundo uma Poll de cinco analistas.

Rita Paz com Reuters

A cimenteira apresenta resultados na quarta-feira, após o fecho do mercado.

Os analistas estimam que os lucros da cimenteira tenham oscilado entre 267,1 e 282 M€ contra 266 M€ reportados em 2005, enquanto as receitas terão variado entre 1.617,2 e 1.672 M€ com a média nos 1.636 M€ versus 1.535 M€ no ano anterior.

O EBITDA ter-se-à situado entre 535,1 e 563 M€ com o ponto médio nos 550 M€, face aos 496 M€ anunciados em 2005.

"2006 foi um bom ano para os negócios de cimento e betão", considera Sónia Baldeira, analista do Caixa BI.

Esta analista prevê um crescimento de dois dígitos no volume de negócios na maioria dos mercados onde a Cimpor está presente, à excepção de Portugal.

"A quebra do consumo de cimento em Portugal foi compensada com algum trading", explica.

A Cimpor está presente em Portugal, Espanha, Marrocos, Tunísia, Egipto, Brasil, Moçambique, Àfrica do Sul, Turquia e China.

De acordo com as estimativas do Reuters Knowledge, a Cimpor negoceia com um Price/Earnings para 2007 de 14,20 vezes contra 14,06 vezes da Holcim e 12,75 da Lafarge."

Registado: 21/2/2007 18:27

por Ulisses Pereira » 13/3/2007 13:34

joao5, lamento desiludir-te mas em Portugal nem em 5% das vezes isso provocaria uma mexida na cotação.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Resultados

por joao5 » 13/3/2007 12:37

Mulder Escreveu:A CIMPOR tem-se mantido muito estagnada nesta faixa, para quando está previsto a saída de resultados?

Amanhã, 14 de Março, Depois do Fecho.
Com pouco volume e a afastar-se dos máximos de Fevereiro... só espero que os RL excedam as previsões dos analistas!

Registado: 2/9/2005 17:52

...

por MAV8 » 9/3/2007 16:15

:mrgreen:

Está a subir porque descobriram que a Cimpor anda a roubar os Brasileiros!

Todos sabemos que o Brasil é de "meia duzia" de empresários mas agora que descobrimos que a cimpor está entre os donos, nunca mais ninguém a para.lol

Brincadeira ou não!

Registado: 10/11/2006 10:43

por Ebay » 9/3/2007 16:11

Acaba lá a frase, vá...

por ZAHO » 9/3/2007 15:45

Nem foi preciso esperar muito. Já está nos valores de há duas semanas atrás! Subiu 10% nos 3 últimos dias mas será que vai continuar? Apresenta um volume acima do normal e se considerarmos que nesta altura o mercado está meio adormecido pode significar .... isso mesmo ..... é isso é
ZAHO

por James Wheat » 9/3/2007 12:37

Com ou sem ressalto, parece-me que este papel vai ser uma surpresa agradável na próxima semana... :roll: !!

Porquê ? Pq... Pq... Ora 3x6/8... É... É fazer as contas ! Há que olhar 'o boneco' :mrgreen: :mrgreen: !
James Wheat
Position Trader

Registado: 24/5/2006 12:33

por James Wheat » 8/3/2007 10:41

Bem :oops: ... Só posso adiantar os disparates do costume :mrgreen: !

Para mim não se passa nada de especial.

O que acontece é que no que vai do ano, é das piores do Psi20 e não há rigorosamente nada que justifique essa queda / esse comportamento no que à gestão e estratégia da empresa diz respeito.

É das melhores companhias nacionais. E no seu sector de actividade tem desempenho ao nível das melhores europeias e mundiais.

Ab.
James Wheat
Position Trader

por ZAHO » 8/3/2007 10:18

Tenho a leve impressao que esta est´+a a começar a aquecer.. Opinioes com fundamentos precisam-se...
ZAHO

por The Mechanic » 6/3/2007 16:34

Ebay
Tenho Cimpor desde que foi privatizada e todos os anos vou comprando mais uns lotes. Não sei se vos acontece também, mas passei a ter por este papel uma relação de confiança especial. É uma empresa com visibilidade, é uma empresa em que se se vê para onde caminha e tirando ali uns percalços com a estrutura accionista há uns anitos, tem-se mantido estável e segura. Mais depressa venderei o carro, se tiver necessidade, do que venderei a "minha" Cimpor.

:cry: :cry: :cry: :cry:

.... é como eu !!!!!!!!
Antes arrancar um braço sem anestesia !!
Malandros !!!
As minhas Cimpor é que não !!!

Um abraço ,

The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por Ebay » 6/3/2007 15:28

Tenho Cimpor desde que foi privatizada e todos os anos vou comprando mais uns lotes. Não sei se vos acontece também, mas passei a ter por este papel uma relação de confiança especial. É uma empresa com visibilidade, é uma empresa em que se se vê para onde caminha e tirando ali uns percalços com a estrutura accionista há uns anitos, tem-se mantido estável e segura. Mais depressa venderei o carro, se tiver necessidade, do que venderei a "minha" Cimpor.

por James Wheat » 6/3/2007 12:43

Desistiram e muito bem ! O estado Egipto que fique com ela ! Querem concursos / leiloes ?!? Enganaram-se no 'meco' =; !

Dito isto, siga para bingo, que há muitas cimenteiras pele frente ! Já o disse em outros casos, não é por se perder uma Opa que o futuro desaba - muitos vezes é a melhor opção, já que comprar a qualquer preço é uma péssima opção !

"UPDATE 1-Cimpor fails in Misr Cement bid, eyes acquisitions
06/03/2007
(Recasts with Cimpor comments, rival stake details)
By Henrique Almeida
LISBON, March 6 (Reuters) - Portuguese cement company Cimpor failed in its raised bid for Egypt's Misr Cement Qena but said it was still studying a series of acquisitions, a spokeswoman for the company said on Tuesday.
Portugal's biggest cement company had offered 80 Egyptian pounds ($14.05) a share for up to 100 percent of the 30 million shares in Misr Cement Qena through its Spanish subsidiary Cimpor Inversiones.
"We will no longer carry out this operation but the company is still studying a series of acquisitions," a spokeswoman for Cimpor said. She did not say what kind of acquisitions were on the table.
Cimpor had previously offered 67 pounds per Misr Cement share, but had been outbid earlier by Egypt's ASEC Cement, a subsidiary of Citadel Capital, which had offered 75 pounds per share.
Citadel Capital said on Tuesday ASEC had bought a 9.9 percent stake in Misr Cement at 80 pounds per share. Misr Cement has a market capitalisation of around 2.4 billion Egyptian pounds ($430 million).
Cimpor said in a statement late on Monday it had decided not to proceed with the Misr Cement bid after it failed to buy more than 50 percent its shares.
About 40 percent of Misr Cement is owned by the Egyptian government, which has said it does not intend to sell any of its cement company shares at the moment.
"This is an opportunity Cimpor has lost to increase its weight in the region and reach an 11 percent market share in the country," said Bruno Almeida Silva, an analyst at BPI.
Cimpor has an estimated 9 percent of the Egyptian cement market, according to analysts."
James Wheat
Position Trader

por The Mechanic » 6/3/2007 12:30

Não concordo com a análise .

Será negativo o facto de a oportunidade de expansão neste Mercado não ter ido avante .

Mas é positivo por essa expansão não ter de ser feita " a qualquer custo" .
Quando saiu a noticia da OPA , achei positivo .
A partir do momento em que se entrou numa possivel guerra de bid`s sobre a Egipcia , passei a achar negativo . A incerteza sobre o acrescimo de custos que isso traria à Cimpor não pode nunca ser bom . O Mercado não gosta de incertezas .

Nessa optica, acho que a noticia da desistência não é peixe , nem é carne . Embora atire para o positivo . Entrar numa de "comprar a que preço for" é que é má politica .

SE os Mercados começarem a estabilizar , continua a ser uma das minhas preferidas pra investir .

Um abraço ,

The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por _julio_ » 6/3/2007 11:30

Falha da aquisição da Mirs Cement é negativa para a Cimpor

A Cimpor anunciou ontem que não chegou a acordo para a aquisição da Mirs Cement, uma notícia que os analistas consideram ser negativa para a cimenteira portuguesa, pois uma aquisição no Egipto era estrategicamente positiva.

A empresa portuguesa explicou ontem que optou por desistir da oferta porque "se traduziu num número de acções inferior ao estabelecido como limite mínimo para o sucesso da operação", ou seja, 15 milhões de acções mais uma.

Para o CaixaBI, esta notícia tem um impacto negativo, pois "a aquisição enquadrava-se na estratégia da empresa para aumentar a sua capacidade produtiva, em particular em mercados com um forte crescimento do consumo de cimento, como é o caso do mercado egípcio."

O BPI tem a mesma opinião, considerando que esta foi uma oportunidade perdida para a Cimpor aumentar o seu peso na região e subir a quota de mercado para 11%.

O Millennium bcp investimento adianta que "ficou como referência o múltiplo de cerca de 10.4x EV/EBITDA, valor que, no entanto, não foi suficiente para convencer os accionistas daquela cimenteira a vender para o sucesso da OPA".

"Este múltiplo corresponde a uma avaliação próxima da que consideramos para a capacidade que a Cimpor detêm actualmente no Egipto", refere o analista João Mateus.

O Millennium manteve a avaliação para a Cimpor em 6,80 euros por acção, para o final de 2007, com uma recomendação de "compra, risco médio". O BPI tem uma recomendação de "compra" com preço-alvo de 6,75 euros e o CaixaBI uma recomendação de "comprar" e uma avaliação de 6,40 euros.

As acções da Cimpor subiam 1,35% para 5,99 euros.

Registado: 25/10/2006 12:45

por James Wheat » 6/3/2007 11:27

petar Escreveu:James, eu tb gosto mas não estou numa de perder dinheiro (já perdi bastante com a CPR porque tb acredito nela). Agora digo, é bonito, bonito mas mais bonito é o dinheiro a cair na minha conta. :wink:
Bons negocios.

Petar,

Esta é a unica empresa em que estou a perder - e logo 10% (entrei a €6,51) !

Isso não invalida a visão que tenho dela e da estratégia de longo prazo da sua Administração, que está - a meu ver muitissimo bem - a preparar um futuro radiante para a empresa (e logo para os accionistas).

A Cimpor gera muito dinheiro e tem que o aplicar bem. No mercado interno não pode crescer mais e além disso o consumo está em baixa, com o País-das-obras-publicas falido.

Tem que usar o cash bem: é o que está a fazer, ao comprar fora, diversificando as fontes de receita e expandindo-se para zonas geográficas em forte crescimento. Outros não o podem fazer pq não teem e não geram fundos, a Cimpor... pode. Sangrar a empresa com dividendos serviria no curto prazo, mas... não acrescentava mais nada.

Tenha paciência, que vai compensar. Quem não a tiver, parece-me evidente - pelo que observo há 12 meses a esta parte - que está a apostar na empresa errada.

Abraço.
James Wheat
Position Trader

por petar » 6/3/2007 11:13

James, eu tb gosto mas não estou numa de perder dinheiro (já perdi bastante com a CPR porque tb acredito nela). Agora digo, é bonito, bonito mas mais bonito é o dinheiro a cair na minha conta. :wink:
Bons negocios.
"The market can stay irrational longer than you can stay solvent." - Keynes

Registado: 5/11/2002 17:43

por James Wheat » 6/3/2007 11:05

Vamos lá ver...
A Cimpor é uma empresa... do melhor- ou alguém duvida ?!?

6ª maior cimenteira na Europa e 10 no Mundo - disse !

Em relação à performance ytd, a empresa dizia-se que tinha caído por causa da Opa no Egipto e da guerra que tinha aberto, com subidas de preço.
Vem agora desistir e as pessoas acham negativo ?

Eu acho a estratégia da empresa brilhante - e muito bem executada - e depois da Opa na China em Outubro passado e na Turquia em Janeiro deste ano, quero é mais Opas (a do Egipto servia bem). E sucessivas ? Sem qualquer problema, sempre que ocorram em mercados em forte crescimento em termos de consumo de cimento - como são os casos !!

Um futuro radiante constrói-se assim - é destas empresas que gosto de ser accionista !

Ab+Bn.
James Wheat
Position Trader

por NuTav » 5/3/2007 23:55

Se fosse combinado tinhamos "postado" no mesmo minuto, assim cheguei atrasado. Podem apagar o meu post se assim entenderem.

Cumprimentos e BN....
Nao preciso de muito, so de sorte...

Registado: 13/10/2006 16:00

Cimpor falha OPA no Egipto

por NuTav » 5/3/2007 23:52

A Cimpor falhou a OPA que tinha lançado sobre a cimenteira egípcia Misr Qena, anunciou hoje a empresa em comunicado à CMVM. A empresa explicou que optou por desistir da oferta porque "se traduziu num número de acções inferior ao estabelecido como limite mínimo para o sucesso da operação", ou seja, 15 milhões de acções mais uma.

Recorde-se que a cimenteira tinha lançado no passado dia 11 de Fevereiro, a um preço de cerca de 9,03 euros por acção (67 libras egípcias) que foi obrigada a subir, depois dos egípcios da Asec (uma empresa controlada pelos italianos da Italcementi) ter lançado uma OPA concorrente, a 75 libras (10,2 euros).

A Cimpor respondeu com uma subida de 19,4%, para as 80 libras egípcias por acção (10,8 euros), mas não conseguiu comprar a Misr Qena. A Cimpor estava a oferecer no início um máximo de 282 milhões de euros por 100% da Mirs Qena, tendo depois elevado o potencial investimento para 329 milhões de euros, ou seja, um aumento de 47 milhões de euros.

A operação falhou, poucos dias depois da Cimpor ter conseguido comprar a congénere turca Yibitas Lafarge Orta Anadolu Cimento Sanayi ve Ticaret.
Nao preciso de muito, so de sorte...

Registado: 13/10/2006 16:00

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], jcpequeno, Kiko_463, smog63 e 54 visitantes