Caldeirão da Bolsa

Análise de movimentos de queda

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por sol » 8/3/2007 14:46

Dentro da lógica do que escrevi no post anterior, hoje por exemplo os Fut do Nasdaq e Fut S&P apontam para um abertura em alta, mas de um minuto para o outro o cenário pode mudar, a manter o actual os mercados apontam para um fecho em alta,isto em relação a sessão de hoje, amanhã é outro dia. Vão ficar por aqui as quedas, no curtíssimo prazo, talvez é perfeitamente possível, o inverso também, pessoalmente estou mais pela primeira hipótese....mas....

sol

Registado: 17/12/2002 10:41

por sol » 8/3/2007 14:35

petar, primeiro que tudo devo assumir que não percebo nada de análise técnica, depois costumo dizer que não sou fundamentalista, considero-a mais um elemento de análise, para mim tem o peso que tem mas é muito variável, isto é a conjuntura geral de mercado ajuda muito se determinado activo se fica por esta ou aquela resistência, e o mesmo acontece com o índice deste o daquele mercado, isto é válido nas subidas como nas correcções,como é comum acontecer os mercados movem-se em bloco por contágio, olhando para as velas que desenhaste, penso que o nosso psi 20 neste momento está a desenhar um boneco parecido ao DAX que apresentas referente a 2006, uma forte queda durante uns dias uma ou duas sessões de recuperação seguida de uma nova queda por mais uns dias seguida de uma recuperação com alguma expressão que leva o índice a valores perto de máximos novamente.... penso que poderá ser isto que se vai verificar, mas nada disto é líquido que venha a acontecer, uma coisa é certa o nosso mercado irá seguir a tendência dos restantes mercados, nos próximos dias, nos próximos Meses..

sol

Registado: 17/12/2002 10:41

por OPA » 8/3/2007 11:22

A amplitude das velas denuncia a falta de volatilidade cronica que se tem observado nos indices mundiais. Para tirar conclusoes acerca da amplitude das velas na descida, primeiro teria de se estudar a amplitude destas na subida...como que um filtro para retirar o ruido.
Se se verificar que tanto na subida como na descida as velas tem uma amplitude reduzida (como eu acredito), quando comparadas com movimentos anteriores, penso que pouco efeito tera na evolucao dos indices a curto prazo.
Uma coisa porem acredito, mais cedo ou mais tarde tambem a baixa volatilidade devera corrigir.

Registado: 9/6/2005 11:19

por SirPatrickBateman » 8/3/2007 10:20

Muito interessante...

Para muitos, a AT não é mais que simples "pattern recognition".

Eu sou um desses! :mrgreen:

Registado: 6/11/2002 16:28

Análise de movimentos de queda

por petar » 8/3/2007 10:01

caros colegas,
estes gráficos são a representação de alguns momentos do DAX em que ele teve quedas acentuadas (estando Bear ou não).
A ideia deste exercicio é de tentar identificar posíveis sinais de continuação ou inversão de tendencia vis-a-vis situações passadas.
Pretendo também realçar que cada caso é um caso e que se houve alturas em que a queda continuou passados dois ou três dias (vide 2004)
outros houve em que a indice consolidou num patamar antes de retomar a descida (2006).

Gostava tb de saber as vossas opiniões relativamente ao facto de este ressalto (ou inversão ou o que seja)se estar a dar com velas de amplitude reduzida (daí a comparação com outros anos).

Talvez isto não sirva para nada, talvez sirva para uma boa discussão. Eu estou pronto para aprender!

Abraços,
Petar
Anexos
Dax_Reverse.JPG
Dax_Reverse.JPG (0 Bytes) Visualizado 892 vezes
"The market can stay irrational longer than you can stay solvent." - Keynes

Registado: 5/11/2002 17:43

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: GamesOver, Google Adsense [Bot], jjlefty, m-m, Pimentel79, severalmal, silva_39 e 111 visitantes