Caldeirão da Bolsa

OPA da PT morreu!

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MrJones » 8/3/2007 23:15

concordo com tudo o que escreveste.. (isto é estranho.. :lol: )

Relativamente a quem é que captura mais beneficios.. em primeiro lugar não sei se isso é o mais relevante, desde que haja beneficios. Em segundo, quem determinaria isso seria o mercado que passaria a existir..

de qualquer das formas, como diz o titulo do thread.. "A opa da PT morreu".

bjs,
jones

Registado: 5/11/2002 21:00

por Pata-Hari » 8/3/2007 22:21

o engº oferece-me esse preço porque há concorrência. Se o pie for maior, não sei porquê, cheira-me que o diferencial seria para ele. O que eu não tenho dúvidas é que ele faria do pie um pie maior, também não é tarefa complexa dado o monstro que a PT é.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por MrJones » 8/3/2007 22:17

Patinha,

Se calhar tens razão... No entanto, julgo que o "maximizar o lucro do Engº" não significa que o teu "excedente" não aumente. Isso seria assim se o tamanho da "pie" fosse o mesmo...e se calhar não era.

Factos:
- A Sonaecom seria obrigada a separar o retalho de wholesale. (separar mesmo!! não fazer de conta..)
- O Cabo ou o Cobre tinha de ser vendidos.

Portanto, tinhas mais condições para maximizar o teu excedente do que hoje.

Aliás não precisamos de inventar..Hoje um acesso voz+ADSL (12Mbps)(c/ chamadas gratis à noite) do Clix custa €29,90. A oferta mais proxima que encontrei na PT+sapo (8Mbps) custa: 14,95+35,58+7,5= €58,03.

Ou seja poupas 48,5% no clix e o teu "excedente" é maior com o "Engº" na modica quantia de €337,567/ano.

Parece-te pouco?
É que mesmo assim, do que o clix te cobra...€9/mês continuam a ser para a PT.

Bjs,
Jones

por Pata-Hari » 8/3/2007 21:22

bem, mas dito isto, eu não tenho nenhuma dúvida que com a opa ido avante que o consumidor melhor não ficaria... o engº maximiza o lucro dele e não o meu excedente, né, Jones?
Administrador Fórum

por MrJones » 8/3/2007 21:19

Patinha,

Um dos sitios onde o "mito" reproduzido pelo ccarvalho surge é na entrevista "interna" do Dr. Granadeiro.

Diz assim:

Há quatro anos que nos debatemos para
proporcionar a três milhões de famílias uma factura telefónica mais barata. Mas
apesar desta longa luta não desistiremos até conseguir.

O que é uma mensagem sempre agradável de passar para as hostes, porque se esquece de referir a regra do "price minus x". Ou seja, se a PT descer o preço tem de o reflectir na sua oferta para os outros operadores. detalhes..

Mas o hilariante é o paragrafo que se segue:

Lembro-me de uma
célebre cena famosa do livro de Charles Dickens, “Oliver Twist”, em que aquela
criança que está no reformatório se levanta no meio do refeitório, dirige-se à
mesa toda poderosa e represssiva e diz: eu quero mais. Nós estamos nessa
fase do Oliver Twist.

A PT é a criança do reformatório que se dirige á mesa dos poderosos e repressivos!!!

Rebolei a rir...

Enfim.

Bjs e bons negócios,
Jones

por Pata-Hari » 8/3/2007 21:15

o que acho extraordinário é este bónus incrivel: "a PT propõe um desconto de 60 cêntimos, com IVA, na assinatura mensal". Estou radiante, nem sei o que diga... :evil:
Administrador Fórum

por valves » 8/3/2007 20:48

sinceramente acho que não é possivel, esta OPA está morta e enterrada o que não está certo é tentar fazer-se querer que esta decisão foi a melhor para o país e para os Portugueses mtos investidores Portugueses perderem nesse dia uns mais outros menos mas o que é facto é que mtos perderam por a decisão da OPA não ter ido ao mercado, se ela fosse evitava-se a sensação por ventura falsa, de que esta OPA seria de facto concretizada no mercado.
é bom que o governo tenha isso presente e não venha com demagogias ...

Cumpts
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

por ccarvalho » 8/3/2007 19:52

jurisprudência .... deixem ver se eu percebi:

seria legitimo a Sonaecom apresentar queixa na comissão europeia pela não desblindagem dos estatutos na PT , queixa essa contra a PT e o estado português ? concordam ?

cc
cc

Registado: 14/7/2006 14:44

por valves » 8/3/2007 18:46

a unica forma de se acabar com este mecanismo altamente anti-mercado é a propria U.E decretar o fim das blindagens um pouco á semelhança do que está a fazer em relação ás Golden Shares isto pq quando o governo diz que os Portugueses ficaram a ganhar com o fim da OPA decidido em assembleia geral por 30% dos accionistas é falso na practica se calhar nem chegou a 1% dos portugueses que ficaram ganhar uma vez que entre trabalhadores da PT politicos no inactivo que lá poisam redes de fornecedores de produtos e serviços que poderiam ver os seus contractos em perigo não sei se chegam a 1% dos Portugueses quanto ao resto dos 99.9 % dos portugueses, esses continuam a pagar para que esta pequena minoria mantenha privilégios que não são do seculo XXI
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

por SMarq » 7/3/2007 14:43

Onde é que eu vi este filme, com outros intervenientes :lol:

A Comissão Europeia deu sete dias úteis a Espanha para que sejam retiradas as condições impostas à OPA que a alemã E.ON lançou sobre a Endesa. Caso este novo prazo não seja cumprido, Bruxelas ameaça levar Espanha ao Tribunal de Justiça da União Europeia. Entretanto, a Endesa desconvocou a Assembleia Geral agendada para dia 20 de Março, onde ia ser votada a desblindagem dos estatutos.

Por duas vezes, em Setembro e em Dezembro, Espanha não cumpriu a decisão de Bruxelas para que fossem retiradas as condições impostas à oferta da E.ON sobre a eléctrica espanhola. A CE anunciou esta manhã, que o caso entrou agora numa segunda fase e que Espanha tem sete dias úteis para o fazer. Caso contrário, poderá ser levada ao Tribunal de Justiça da UE.

O regulador do mercado eléctrico espanhol estabeleceu 19 condições para que esta OPA pudesse avançar. No entanto, no passado mês de Setembro, a Comissão Europeia declarou que o documento era ilegal, visto que não salvaguardava a livre concorrência no mercado.

Entretanto, a Endesa decidiu desconvocar a AG marcada para o próximo dia 20 de Março, depois da E.ON ter anunciado que renuncia à condição de desblindagem dos estatutos para avançar com a OPA.
Comprar ao som dos canhões vender ao som dos violões.

Registado: 5/2/2005 13:36

por Garfield » 7/3/2007 2:38

Jornal de Negocios Escreveu:A Anacom decidiu não se opor à alteração do tarifário para a rede fixa proposta pela PT Comunicações, que inclui a oferta de tráfego aos clientes entre as 21h e as 9h como "prémio" pelo pagamento da assinatura.

A PT deixou "cair" a pretensão de aumentar a assinatura em 3,8% e criou uma alternativa para os clientes que não estejam interessados em ter chamadas gratuitas no período "Noite", para conseguir a aprovação por parte do regulador presidido por Amado da Silva.

Para os clientes que não quiserem a oferta de tráfego à noite, a PT propõe um desconto de 60 cêntimos, com IVA, na assinatura mensal. Este valor foi encontrado pela operadora, mediante cálculos que tiveram por base o consumo médio dos seus clientes à noite – 25/29 minutos – multiplicado pelo preço cobrado pela PT nesse período tarifário.

Para que a PT possa agora avançar com a oferta de tráfego na assinatura "para sempre", terá que cumprir com as deliberações anteriores da Anacom, nomeadamente em termos de ter pelo menos 150 mil lacetes na "Oferta de Realuguer de Linha de Assinante"_(ORLA).

Segundo adiantou em Fevereiro Rodrigo Costa, presidente da PT Comunicações, ao Jornal de Negócios, este é um total que já foi ultrapassado pela operadora. As outras condições que a PT terá que cumprir é disponibilizar na ORLA acessos RDIS e analógicos e acordar pagar 3,74 cêntimos de euro pela facturação e cobrança dos serviços retalhistas assentes na ORLA.

A PT deverá ainda reduzir em 10% o preço de "cada uma das componentes de interligação temporizada – preço de activação e preço por minuto –, abrangendo a terminação e originação de chamada". Esta medida visa que os chamados operadores "alternativos" consigam replicar a oferta da PT.

Registado: 9/2/2005 4:29

por Rui A » 6/3/2007 23:30

Ruffios Escreveu:
ccarvalho Escreveu:"Há 4 anos que a Portugal Telecom anda a pedir que lhe deixem oferecer tráfego na assinatura" lembrou, referindo que se o consumidor não está a ter acesso a telecomunicações mais baratas no fixo "tal não é da responsabilidade da PT".

queres ver que a culpa é nossa ?!
cc

E da Anacom

Ela não deixa a PT oferecer tráfego no valor da assinatura.

Só os operadores pequenos é que podem oferecer.

De forma resumida, porque a PT também não abdica de manter o preço do aluguer de linhas a esses "operadores pequenos". Se o baixasse ou lhes oferecesse contrapartidas, com certeza a ANACOM permitiria que esse tráfego fosse "oferecido" aos clientes...

Registado: 10/3/2004 17:35

por Ruffios » 6/3/2007 20:09

ccarvalho Escreveu:"Há 4 anos que a Portugal Telecom anda a pedir que lhe deixem oferecer tráfego na assinatura" lembrou, referindo que se o consumidor não está a ter acesso a telecomunicações mais baratas no fixo "tal não é da responsabilidade da PT".

cc

E da Anacom

Ela não deixa a PT oferecer tráfego no valor da assinatura.

Só os operadores pequenos é que podem oferecer.

Registado: 5/10/2006 18:25

por Pata-Hari » 6/3/2007 20:09

supostamente a autoridade para não sei o quê tem proibido essa conversão... de onde retiraste esse bocadinho de texto?
Administrador Fórum

por ccarvalho » 6/3/2007 20:04

"Há 4 anos que a Portugal Telecom anda a pedir que lhe deixem oferecer tráfego na assinatura" lembrou, referindo que se o consumidor não está a ter acesso a telecomunicações mais baratas no fixo "tal não é da responsabilidade da PT".

cc
cc

por Pata-Hari » 6/3/2007 19:57

jiboia, só agora vi a tua mensagem. Epá... quem anda em bolsa tem que estar atento, o argumento do "não sabia" não vale, né? e era totalmente impossivel não saber que ia haver a AG, só se falava nisso. Sobretudo quem tinha acções, saberia. Se não soubesse, nem as deveria ter, digo eu.

Soneva estava fantástico, como sempre... aiaiaiiaiaiiaiaiaiai :P
Administrador Fórum

por ccarvalho » 6/3/2007 19:50

então, onde estão as prometidas compras das acções da PT a 11,50 eur ? alguém sabe!?
cc
cc

por Jiboia Cega » 6/3/2007 19:21

pata,

por uma lado é verdade mas sabes que muitos pequenos subscritores não podiam mesmo estar presentes na AG e a maioria deles nem sabia da AG, apenas sabia pelo telejornal que o Belmiro çhes oferecia 10.50 por cada acção e eles queriam vender.

PS- Como é que estava o Soneva? :wink:

Registado: 21/3/2006 10:46

por Pata-Hari » 5/3/2007 20:40

jiboia, os accionistas sabiam que havia uma AG, podiam votar ou delegar o voto, se não o fizeram foi porque não quiseram. Porque dizes que não tiveram oportunidade?
Administrador Fórum

por Jiboia Cega » 5/3/2007 19:10

Quanto ao falhanço da OPA apenas me apraz dizer o seguinte: o mercado não funcionou porque os accionistas não tiveram oportunidade de se pronunciar sobre se aceitavam 10.50 euros pelas suas acções e quando isto acontece, é mau para todos, execepto para os administradores da PT.

Como já ouvi dizer, foram os únicos que ganharam (ou não perderam) algo com a operação: os seus postos de trabalho.

Registado: 21/3/2006 10:46

por empirico » 4/3/2007 23:01

A não desblindagem dos estatutos pelos accionistas da PT não é preocupante pela morte da OPA mas pela falta de interesse dos investidores por empresas blindadas. Considero que foi dado mais um tiro no pé e quem ficou mais pobre foi a PT. Este resultado da Ag é mau para os accionistas e para os trabalhadores, porque a PT com esta governação perde valor!
Empirico

Registado: 5/11/2002 0:16

por Jacsilva » 4/3/2007 14:21

eu penso que ficamos todos mais pobres com o resultado de AG.
a blindagem dos estatutos não favorece a PT de maneira nenhuma a não ser meia dúzia de parceiros...

grupos de "senhores" " amigos " tanto do PS com do PSD ,mas que olharam só para o seu umbigo , o ser humano na sua máxima força .
Bons investimentos
JacSilva

Registado: 3/7/2004 23:14

Como interpretar o voto do Estado

por de Peluche » 4/3/2007 12:44

Muito Significativa foi a posição do Estado.
Veio dizer aos mercados numa altura que se assiste por toda a Europa a um proteccionismo escandaloso na defesa das suas empresas estratégicas, como na Endesa, Suez, DeutchTelekom etc, etc,que nós não vamos ser os parvos,os tansos do mercado ! Para mim também há aqui mãozinha de Belém, sabem quem lá mora ?
Não era só a telefónica que estava aliada da Sonae, era também o Santander o grande financiador desta operação gigantesca !
Daí que eu preveja que após este sinal dado pelo governo, que as ditas empresas opáveis EDP e BCP,vão continuar o movimento de correcção.Aqui não há Pão para malucos ! Que opem a Pararede !...

Registado: 17/3/2004 8:34

por bolso vazio » 3/3/2007 23:53

O Leprechaun era contra a opa :mrgreen:
"É mais fácil manter-se fora do que sair."
Mark Twain
Imagem

Registado: 24/3/2006 20:30

...

por vmrs » 3/3/2007 23:38

...estava por aqui a deambular quando de repente vejo a participação do Leprechaun; confesso que senti uma grande satisfação em "revê-lo". Bem haja.

Registado: 22/7/2003 15:47

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], Kooc, m-m, Opcard33, PMP69 e 171 visitantes