Caldeirão da Bolsa

Portucel 2,65€ - privatização, free float e nova máquina

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por jabreu » 6/3/2007 10:04

Sei mt bem meu caro...

Por isso é que não as vendi e por isso faço parte desse 1% :mrgreen:
"Herói não aquele que não cai, Herói é aquele que cai e se levanta" - Confúcio

Registado: 18/8/2004 12:26

por Braganext » 6/3/2007 10:01

JAbreu.
Até parece que não sabes que são eles que comandam estas coisas. Eles e os bancos a ganhar em comissões atrás de comissões.
O mais admirável da noticia é o último paragrafo na referencia á posse de 1% por particulares.
O Portucel é uma referencia mundial do sector e a Semapa sabe disso.
Braganext em modo Bullnext desde Abril de 2003.

Registado: 5/11/2002 19:47

por jabreu » 6/3/2007 9:52

:mrgreen: :lol: :mrgreen:

Estas coisas não inocentes..ou seja a cronologia...

espantaram os ps e agora saem as boas, não, muito boas, não, excelentes noticias...

que grande dividendendo... e a sem andou as compras nos saldos...

bota para cima

por luiz22 » 6/3/2007 9:48

Semapa reforça na Portucel para quase 72%

06/03/2007

O Grupo Semapa reforçou a sua participação no capital social da Portucel, nas últimas semanas de 2006, em quase cinco pontos percentuais. A empresa de pasta e papel vai pagar um dividendo unitário de 0,079 euros por acção.

Segundo o "Diário de Notícias", a holding de Pedro Queiroz Pereira detinha em Novembro, logo a seguir à Oferta Pública de Venda (OPV) de 25,7% da empresa, 67,1% do capital.

No final do ano passado, a Semapa tinha aumentando a sua participação para 71,8% do capital, reduzindo o freefloat da empresa para 28,2% do capital. Já este ano, a Caixa Geral de Depósitos, que detinha pouco mais de 2%, alienou as suas mais de 22 milhões de acções da Portucel, deixando de ter uma participação qualificada na empresa.

A Semapa já manifestou a disponibilidade para vender em bolsa parte do capital que detém na Portucel, mantendo sempre o controlo accionista. Esta venda de capital, cuja realização chegou a ser ponderada em conjunto com a OPV do Estado, não tem, para já, calendário ou dimensão definidos.

Dividendo de 0,079 euros

A Portucel vai distribuir mais dividendos este ano. A proposta, a apresentar à assembleia geral de dia 14, propõe o montante de 60,628 milhões de euros para o pagamento de dividendos relativos ao exercício de 2006.

Esta proposta corresponde a um dividendo bruto por acção de 0,079 euros (quase oito cêntimos), já descontando as acções próprias. Este valor é superior aos 0,052 euros por acção pagos no ano passado e relativos ao exercício de 2005. O aumento do dividendo resulta da subida de 97% dos resultados líquidos consolidados do grupo, que ascenderam a 124,7 milhões de euros.

Com a Oferta Pública de Venda realizada em Novembro de 2006 da participação do Estado de 25,7% do capital, a Portucel passou a ter mais de 32 mil accionistas nacionais e estrangeiros. No entanto, e segundo informação do site da empresa, apenas 1% do capital é detido por accionistas particulares.
As decisões fáceis podem fazer-nos parecer bons,mas tomar decisões difíceis e assumi-las faz-nos melhores.

Registado: 26/11/2004 23:00

por imaginarium » 5/3/2007 23:34

Desabafo de PS (segundo algumas opiniões do caldeirão uma espécie em vias de extinção na PTI :wink:) leitor assiduo deste forum. Tipo Alice no pais das maravilas é a melhor forma de descrever os meus conhecimentos de mercados. Eu infelizmente tenho bolas nos pés tipo prisioneiro... Não posso acompanhar a bolsa em tempo real. Só até à abertura e depois do fecho... Mas o Pior é que o serviço e que disponho não tem stop losses :cry:

Ainda assim: pelo que tenho lido por aqui e ouvido por ai (ou seja afirmações sem qq credibilidade e de que nada percebe disto) :P

Esta quebra é global...pois é mau de qq forma e o preço desce na mesma mas assim não é pessoal (é como se não fosse a PTI) até faz pena...
Quase simultaneamente os preços da pasta desceram ou corrigiu (deixo a analise para voces... é que estavam a subir a algum tempo) o dollar valorizou e procura americana de Pasta de eucalipto baixou tudo isto e o panic sell... :(
Por outro lado não é facil encontrar uma empresa bem gerida que aumentou os lucros em 97% (houve quem quisesse mais...é a naturesa humana :mrgreen: )
O negócio da pasta é cíclico tipo 10 anos e ACHO que ainda está no inicio do caminho para "norte" embora seja muito afectado pelo preço da madeira e do dollar (condições que tornam atractiva a emigração destas empresas para a America do Sul...tipo Ence no Uruguai)e há os dividendos :?: o subsídio :?: e agora a AG
para quem nunca escreve já me estou a esticar... gostava só de levantar a questão do free float será reduzido? tornará a acção menos atraente? e se a semapa vendesse uma parte? isso seria bom? para quem?

cumprimentos a todos,
Na intenção está o valor da acção

Registado: 15/2/2007 17:02

por IX Hispana » 5/3/2007 22:28

Admiro aqueles que conseguem manter-se fieis aos seus planos para as accoes e mantem tanto tempo estas accoes a perder 10% ou mais...

no entanto, sentimentos de "pena", por nos desfazermos desta accao que ja nos tinha dado dinheiro ou porque "ia dar" dinheiro, e coisas dessas nao tenham espaco no Mercado.

Chamem-me maos leves ou o que quiserem, mas eu, Mercurio, deus dos negocios, tenho asas nos pes e ja fugi desta para o Olimpo desde que os chineses enlouqueceram.

Se comecar a subir, dou as asas e corro atras dela.

Ipsedixit,
Mercurius 8-)

Registado: 21/2/2007 18:27

por carlosdiasb » 5/3/2007 22:13

Scout Escreveu:Hoje, é um dia triste para mim, não aguentei a queda e vendi. Tinha tanta esperança neste papel e lá se foi o sonho.
Vou esperar alguns dias para voltar ao ataque, não percebo é que com o aproximar da AG, ela não deveria cair tanto? penso eu! :cry:

bom meu amigo eu também tinha uma fézada na snc,embora previsível hoje tive de dar de frosques . mas não vale a pena desanimar ,melhores dias viram!! :oops:

Registado: 3/1/2007 23:27

por Scout » 5/3/2007 21:50

Hoje, é um dia triste para mim, não aguentei a queda e vendi. Tinha tanta esperança neste papel e lá se foi o sonho.
Vou esperar alguns dias para voltar ao ataque, não percebo é que com o aproximar da AG, ela não deveria cair tanto? penso eu! :cry:
Se não queres ser criticado, não faças nada, não digas nada, não sejas nada.

Registado: 7/2/2007 19:18

por jmigueloliveira » 5/3/2007 21:23

hoje comprei a 2,50€ porque acredito na portucel...daqui a uns meses deve chegar aos 3€ :

Registado: 17/10/2006 15:49

por SMALL2004 » 5/3/2007 19:31

Ainda coloquei compra a 2.49, mas como já não fui a tempo hoje não fiz day-trade com vendas a 2.54.
Por 1 minuto não consegui equilibrar a zero a 1ª perda que tive na PTI na entrada de sexta a 2.60/2.61.
Mudei a bitola à tarde e mantive para amanhã a posição que já tinha.
Cheira-me a recuperação.
cumprimentos,
SMALL,

Registado: 5/8/2005 11:27

por uralito » 5/3/2007 19:12

nadie habla de las cuentas de portucel., este año tendra un beneficio de unos 153 millones netos y un ebitda de 335-340 millones ., si encima nos conceden la subvencion pues ya es de risa la cotizacion., llevo todo el dia escribiendo que semapa reforzo su participacion un 4,7% en noviembre supuestamente en la opv con lo que ya tiene casi 72% que sepamos

Registado: 4/1/2007 19:00

por Jiboia Cega » 5/3/2007 19:01

Continuo surpreso pela negativa. Mas também me parece que com tão pouco volume quedas tão acentuadas são estranhas. Os tempos mais próximos o dirão.

Registado: 21/3/2006 10:46

por leom » 5/3/2007 18:48

aos interessados...

Abraços
Anexos
2.GIF
2.GIF (0 Bytes) Visualizado 2001 vezes

Registado: 5/4/2006 0:51

por artista_ » 5/3/2007 18:30

Sim isto não é um crash, é uma correcção forte... por isso coloquei a palavra entre aspas!

Se viste leste bem o que escrevi eu não coloquei de parte a hipótese de a PTI ir aos 3 ainda este ano, se queres saber até pode ir aos 4 ou 5...

O que disse é que neste momento está em correcção e que isso é que me importa, saber até onde é que estou disposto a deixar as coisas cairem mantendo a posição que tenho...

Registado: 17/3/2003 22:51

por James Wheat » 5/3/2007 18:12

Artista,

Epá :oh: ... Eu neste momento estou negativo em relação ao mercado, é isso que tenho escrito ! Até já me criticaram por eu ter aplicado a palavra 'crash' e tudo !

Parece que 'crash', como termo, só se pode aplicar quando o mercado fica knock-out 2-3 anos, antes não :roll: !

Não invalida o que penso: a PTI não passou de bestial a besta ! Por isso mantenho !

PS: eu disse €3,00 este ano - estamos em Fevereiro, o ano tem 12 meses... Dê tempo !
James Wheat
Position Trader

Registado: 24/5/2006 12:33

por jabreu » 5/3/2007 18:11

Não concordo ctg pq se quebrasse os 2,45/2,47 quebrava a tendencia ascendente. E qnd tocou reagiu bem e subiu para os 50/51 mm qnd os mercados ainda afundavam.. assim a tendencia ascendente mantem-se.
Apesar disso não tenho gostado nada dos fechos... Ainda há pequenos subscritores mas estão a ficar extintos pq estão a vender ( eu não vendo)... o que é bom.. Qnd acabar os tubarões começam a comprar caro..

por artista_ » 5/3/2007 17:56

James Wheat Escreveu:
... Até porque mantenho a convicção de que a garrafinha para si, para o Midas, para o Artista e para uns poucos mais. vai seguir na mesma este ano - Quote: €3,00 é o trigger do correio :wink: .

Não James eu não acho que a PTI vá a lado nenhum neste momento...

Acreditei que conseguiria chegar aos 3,00 euros quando quebrou os 2.80 mas agora o panorama mudou e está em correcção embora se mantenha com tendência de alta de longo prazo e, até ver, a correcção me pareça dentro da "normalidade"...

No entanto eu nos mercados espero tudo e se a tendência de longo prazo for comprometida/quebrada não hesitarei em sair, mesmo que seja a perder... será difícil neste caso pois as PTI que tenho foram adquiridas a um preço que ronda os 2.10 mas já houve situações em que isso aconteceu...

Bons negócios

PS: Não quero com isto dizer que a PTI não venha a atingir os 3 euros este ano ou até a superar esse nível apenas digo que neste momento as coisas não apontam nesse sentido... como sabemos os mercados viram muitas vezes mas temos de ter consciência que não é por feeling que encontramos essas viragens!

Registado: 17/3/2003 22:51

por carrancho » 5/3/2007 17:35

James,

Venha de lá essa garrafinha o mais rápido possível que estou cheio de sede! :wink:

Um abraço,

Mário Carrancho
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por James Wheat » 5/3/2007 17:25

Carrancho,

Não foi minha intenção "chorar sobre o leite derramado", tão sómente reconhecer os erros cometidos (por tantos, entre os quais me incluí), para bem próprio e de quem está fora (se os posso ajudar).

Agora mantenho que a PTI não perdeu o excelente valor fundamental que tem e era tão sómente a isso que me referi.
Por isso sair agora ? Não me parece. Até porque mantenho a convicção de que a garrafinha para si, para o Midas, para o Artista e para uns poucos mais. vai seguir na mesma este ano - Quote: €3,00 é o trigger do correio :wink: .

Abraço.
James Wheat
Position Trader

por tunes » 5/3/2007 17:09

Realmente as constantes subidas acabam por deixar um sentimento de queda iminente nos investidores. A forte correcção de um mercado (China), que até era o mais esticado de todos, acabou por gerar este SellOf que espero acabe brevemente.

Como o Ulisses disse há uns tempos, as maiores quedas surgem em Bull Market, mas uma coisa é certa, mesmo que as quedas acabem, a confiança vai demorar uns tempos a voltar.

Registado: 21/12/2004 12:46

por Ulisses Pereira » 5/3/2007 17:02

Não ocorreu nenhum "crash". E acho que quem viveu "crashes" passados sabe bem disso. Acho que às vezes banalizamos uma palavra que só pode ser usada de décadas a décadas...

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por afonsinho » 5/3/2007 16:57

O mercado americano esta em inversão e no positivo... também acho que não ha razões para tanto bear, mas é esperar para ver...

Cheira-me que o crash só durará uns dias... mas a ver vamos.

Registado: 3/9/2006 1:50

por carrancho » 5/3/2007 16:52

Dito isto, é evidente que ter ficado dentro foi, no curto prazo, um claro e custoso erro !

James,

O que lá vai, lá vai! Não vale a pena agora massacarmo-nos com isso. ninguem podia prever o que esta a acontecer, importa é ter cabeça fria para tentar perceber o que está ainda para vir para não se ter de repetir a frase que citei daqui a mais algum tempo!

Na minha opinião, que não sou advinho, isto não está fácil e a tendencia de curto prazo ninguem tem duvidas qual é. Hoje foi o fundo? Não sei, mas parece que é preferivel aguardar por sinais claros de inversão nesta tendencia para ponderar entradas.

Um abraço,

Mário Carrancho
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por James Wheat » 5/3/2007 16:36

É fácil dizer-se agora que a correcção já vai longa, mas quem se mantém neste papel - e em outros, como a SEM, a SOI, a CIM - está a apostar no médio-longo prazo.

Não creio que o crash global faça desaparecer o valor de empresas tão bem organizadas e geridas como essas, pelo que quando a tempestade passar e a bonança voltar, o valor vai voltar a ser reconhecido.

Dito isto, é evidente que ter ficado dentro foi, no curto prazo, um claro e custoso erro !

Ab+Bn.
James Wheat
Position Trader

por uralito » 5/3/2007 15:27

en los resultados de semapa puede verse que la propia semapa ha reforzado su posicion en 4,7% en noviembre osea en la opv

Registado: 4/1/2007 19:00

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Albertomr , KAWA, m-m, Mr.Warrior, Olhar Leonino, OSTC e 172 visitantes