Caldeirão da Bolsa

OPA PT: sim ou nao

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Será que comecou o pesadelo?

por wuzzu » 4/3/2007 23:29

Eu penso que não!

Eu penso que o que se vai assistir é um conjunto de desculpas circunstanciais sobre o que levou a não pagar os tais dividendos!

Alias, os dividendos são ao longo dos anos: ainda por cima, nem dará para dizer ao fim do primeiro ano que não cumpriram.

Eu penso verdadeiramente que se impõem regras claras a proibir promessas sobre proveitos futuros! Ninguém que saiba o que são negócios, acredita que é possivel fazer tal coisa.

No entanto é preciso perceber que essa é a moda: o primeiro ministro deu o mote. Os outros que o sigam.

Enfim, isto torna os portugueses cada vez mais desconfiados.

Finalmente, eu acho que a Sonae.com com a PT poderia nao ser uma boa solucao. No entanto tal como está ficar-se-á pior (cumprindo ou não, hão-de ter que o fazer pelo menos em parte...).
Por isso, o que acho verdadeiramente incompreensivel é como é que se permitiu pôr dois grandes grupos portugueses a competir entre si, sabendo o que sucederia de antemao. Isso sim, é que é má política económica.

Registado: 31/8/2005 10:51

por Espanador » 4/3/2007 21:38

Sindicato dos trabalhadores preocupado com futuro da PT
O Sindicato dos Trabalhadores do Grupo Portugal Telecom (STPT) está satisfeito com o fim da OPA lançada pela Sonaecom sobre a empresa, mas revela preocupação face aos compromissos assumidos durante a OPA pela administração da empresa.

Começou o pessadelo..
Belmiro Volta!! Estás PERDOADO!

Registado: 28/12/2006 1:36

por valves » 4/3/2007 21:16

a menos que seja a muito breve trecho que alguem nem deixe assentar a poeira, e lance por exemplo 11.5 em cash

Mas como e que se pode pensar que alguem vai lançar uma OPA a PT por 11.5. a DT valorizou zero no ultimo ano e farta-se de distribuir dividendos a FT nao valorizou 10% a Telefonica valorizou um pouco mais mas mesmo assim pouco passou dos 15% e como esta a cair cada dia a valorizaçao se estreita em relaçao ao ano final e estamos a falar em fundamentais semelhantes :roll:
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

por MrJones » 4/3/2007 3:54

Bn,

Hoje tb gostava de partilhar os "pensamentos finais" sobre a OPA... mas a verdade é que a disposição é pouca.

Relativamente a 2ª feira tenho muito poucas dúvidas que as Sonaes vão dar um trambolhão dos grandes.

Relativamente á PT, tenho mais dúvidas, por duas razões: 1) Está mais perto do seu "justo valor"; 2) O Bava já anunciou que a partir de 2ª feira estão no mercado a comprar.

Dito isto, considero que o mercado tem tendência a exagerar os movimentos de no curto prazo.
Portanto, pode ser que exagere no movimento da SON e SNC e crie oportunidades para uma boa entrada.

Os meus pontos de entrada, para bons negócios:
SNC - €3,6
SON - €1,2

Certamente, terão reparado que estes valores implicam quedas violentas face ao fecho de 6ª feira.

Pois, eu estou mesmo à procura de negócios interessantes...

Bons negócios,
MrJones

Registado: 5/11/2002 21:00

marasmo

por wuzzu » 3/3/2007 23:57

Penso que a Sonaecom será muito mais especulativa. A PTC será menos opavel (a menos que seja a muito breve trecho que alguem nem deixe assentar a poeira, e lance por exemplo 11.5 em cash! ai seria muito mais complicado; mas mesmo assim penso que isso implicaria que o estado tivesse uma palavra; por isso deveria ser um grupo com face portuguesa e para isso nao estou a ver mais ninguem!).

Penso q a Sonaecom sera muito mais especulativa e a teremos a 6 euros outra vez em breve. Isto porque é facil especular num negocio que pode facilmente valer muito; tambem porque o Belmiro vai trazer novidades: assim nao pode ficar e por isso vai ter que apresentar solucoes que facilmente inflacionarao as cotacoes.

Atencao, eu tenho algumas sonae.coms (nao muitas), mas procuro sempre ajuizar independentemente do calor da situacao. Nao acredito no que se diz que a SONAE vai deixar as telecomunicacoes.Acho muito mais provavel o Belmiro surpreender o pessoal com um aliado (que nao será a VODAFONE). Ou seja, acho que ele percebeu que sozinho é muito, mas junto conseguirá. (questao: Pais do Amaral? hum...).

Assim, penso que a sonae.com nao terá marasmo nenhum nos proximos 12 meses.

Por outras palavras, a minha estrategia será: sair (se conseguir, se for sem perder muito, i.e. até 8% estaria ok), mas... voltar a entrar. se nao conseguir sair, manter e eventualmente reforcar e o disparate for grande (por exemplo, se tocarem a casa dos 3 euros aí estarei eu!).

por F.VIEIRA » 3/3/2007 15:57

Esta decisão tb vai tornar a PTC menos especulativa como se viu, os accionistas nao vendem a qualquer preço.Tanto faz Golden Share como não.Penso q quer a SNC quer a PTC vão entrar em marasmo total!Até um louco oferecer um preço que não dê hipoteses aos accionistas.

Registado: 1/6/2005 20:27

por otar48 » 3/3/2007 11:51

Pata-Hari escreveu:
a parte da politica de dividendos é algo que não me agrada por várias razões. A primeira é que dividendos são taxados a 20%. Prefiro mil vezes que a cotação suba no valor desses dividendos que de receber de volta e levar com uma taxa dessas em cima. Segunda razão a desfavor de dividendos: ao comprar a acção, a minha opção é ter acções e não receber a massa de volta... Terceira razão, normalmente uma empresa que devolve dinheiro tem excesso de cash, sendo que uma das razões é não ter alternativas de investimentos nem projectos de crescimento. E isso não é particularmente positivo neste tipo de negócio...

Concordo plenamente com o que diz.
Para mim a distribuição de dividendos penaliza sempre os accionistas em termos monetários.
Num raciocínio simples direi que o bolo na totalidade era pertença dos accionistas e que num determinado instante alguém de fora, que não contribuiu para o seu crescimento, rouba um bom pedaço (20% dos dividendos mais comissões)
A empresa fica mais pobre e quanto maior essa percentagem pior, como é evidente.
BFDS
otar
"A separação entre o passado, o presente e o futuro é apenas uma ilusão , ainda que persistente"
Einstein

Registado: 16/8/2005 17:44

por Garfield » 3/3/2007 1:41

Pata-Hari Escreveu:a parte da politica de dividendos é algo que não me agrada por várias razões. A primeira é que dividendos são taxados a 20%. Prefiro mil vezes que a cotação suba no valor desses dividendos que de receber de volta e levar com uma taxa dessas em cima.

São opções fiscais...

Vejamos:

compro PTC a 10,00€ e apos receber o dividendo de 0,50€ ela ajusta para 9,50€ e vendo depois a esse valor.

vou pagar 20% sobre os 0,50€ mas ganho um credito de 10% sobre os mesmos 0,50€ pela menos valia.

apenas interessa se possuir outras mais valias que me interesse reduzir.

por outro lado se comprei PTC a 4€ se receber dividendos ja irei pagar os 20% por completo.

mas nao poderei esquecer que estarei a receber um dividend yield muito muito interessante :)

à volta de 11,25% apos impostos acho eu, e bastando para isso apenas o trabalho de garantir o status quo.

alias deve ter sido essa a perspectiva de muitos dos trabalhadores da PT e tambem dos accionistas de referencia.

Registado: 9/2/2005 4:29

vender optimus?!

por wuzzu » 3/3/2007 1:27

No expresso da meia noite falaram de duas coisas interessantes: que o Belmiro pode sair das telecomunicacoes vendendo as telecomunicacoes a france telecom, ou a telmex.

Tb disseram que a vitoria da sonae nesta guerra foi que assim pode haver um mercado só com dois operadores.

Acho que no curto prazo isso nao alterará a tendencia base que será de descida.
Segunda teremos menos 13%.

...

ou serao mesmo -20% : )

por AnalistaFx » 3/3/2007 0:01

Sou um admirador desde sempre do Eng.Belmiro de Azevedo e do próprio Paulo Azevedo que acredito irá ter a mesma estaleca que o pai.
A Sonae não vai desistir da PTC e acredito que com o bear market a chegar seja dentro de dias, semanas ou meses a Sonae irá dar menos por cada acção e todos ficarão contentes por vender nessa altura. Sem dúvida que uma administração sonae à frente da PTC iria gerir muito melhor toda a empresa. Esta OPA veio provar que a PTC desde sempre poderia distribuir melhores dividendos e não o fez. Só agora com o "apertão" da Sonae é que os senhores Granadeiro e Zeinal Bava prometem mundos e fundos. Porque não o fizeram nos anos anteriores? Ou os accionistas actuais são melhores do que os da década de 90?
O dinheiro que os administradores da PTC devem ter metido ao bolso...e estavam a ver que a "teta da vaca" ia acabar. Pena não ter acabado para esses senhores!
Cumprimentos.
Uma boa análise é 90% do sucesso...os outros 10% é pura sorte...

Registado: 18/2/2007 2:54

por Qualnhick » 2/3/2007 23:42

Um dos principios basicos é que as empresas têm 2 objectivos:
- Sobreviver e crescer
- Remunerar os investidores
O facto da empresa crescer não garante que a cotação suba, porque isso depende do mercado, naturalmente, ou seja, a boa gestão nem sempre é reconhecida pelo mercado, sendo a distribuição de dividendos a unica forma que garante a remuneração aos investidores.
São taxados a 20% ? Pois são ... mas ninguem nos mandou nascer e viver num estado que absorve toda a riqueza que se cria, e mesmo alguma que não se cria ...

Registado: 19/12/2002 2:50

por Pata-Hari » 2/3/2007 23:35

a parte da politica de dividendos é algo que não me agrada por várias razões. A primeira é que dividendos são taxados a 20%. Prefiro mil vezes que a cotação suba no valor desses dividendos que de receber de volta e levar com uma taxa dessas em cima. Segunda razão a desfavor de dividendos: ao comprar a acção, a minha opção é ter acções e não receber a massa de volta... Terceira razão, normalmente uma empresa que devolve dinheiro tem excesso de cash, sendo que uma das razões é não ter alternativas de investimentos nem projectos de crescimento. E isso não é particularmente positivo neste tipo de negócio...

Em compensação os outros argumentos são interessantes e muito válidos embora possam não ser tidos em conta de imediato. Pode até ser que se a pt cair na segunda se torne uma boa compra.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Qualnhick » 2/3/2007 23:35

Faltou referir que para o consumidor de telecomunicações (ou seja, todos nós), a concorrencia é sempre benefica. Ou alguem pensa que a integração Optimus->tmn iria baixar os preços ? Deixem a sonae comprar os carrefours, pingo doce, feira novas, etc e vão ver se os preços dos bens de consumo baixam ...

por Qualnhick » 2/3/2007 23:31

Ao contrario da grande maioria das opiniões aqui formuladas eu sou da opinião que este resultado é favoravel aos investidores da PT, pelo menos numa optima de medio prazo, senão vejamos:
- Pacote de remuneração extrememante atractivo em termos de dividendos, até 2010.
- Conjunto de recompra de acções que valoriza objectivamente quem ficar na empresa. Na pratica com a compra de 16.5% de acções proprias, cada accionista ganha automaticamente quase 20%.
- O facto da Sonae.com querer comprar a empresa a 10.5, beneficiando posteriormente de dividendos iguais aos que a administração da PT propoe garante que ... não é mau negocio a compra de acções PT a 10 Euros. Podem argumentar que, então e as mais-valias das sinergias sonae.com->pt ? Naturalmente que essas mais-valias seriam as mais valias da sonae, sem essa sinergias a compra a 10.5 é o preço justo da empresa.
- Ficou no ar, e foi mesmo referido pelo Eng. Belmiro, que a Sonae poderá voltar á carga daqui a 1 ano, pelo que fica no ar a possibilidade de nova OPA daqui a 1 ano. Todos sabemos o que provoca nas cotações de uma empresa a possibilidade de estar sobre uma OPA ...
- Abre-se, ainda, a possibilidade da PTM ser alvo de OPA, fica aqui mais uma possibilidade de gerar mais valias para os pequenos accionistas.
- A Sonae sempre se posicionou como um especulador no mercado. Basta olhar para a historia e ver o ano das 7 OPV´s, a quanto foram feitas essas OPV´s, a quanto foram retiradas do mercado e que menos valias gerou aos investidores (e mais valias gerou no grupo sonae). Se não quiserem ir mais longe, olhem para a OPV da sonae.com e aos preços que ela está actualmente ... se estão à espera que o grupo sonae dê alguma coisa ao mercado, olhem para o passado e vejam que a unica coisa que o grupo sonae tem dado ao mercado são menos valias.
- Quanto às Sonae´s, bom, basta olhar para o comportamento de 6ª para antever que, de facto, não vêm ai tempo faceis para elas. Penso que irão ser bastante penalizadas nos proximos tempos.

por jonasjo » 2/3/2007 23:13

qualnhick Escreveu:EMPRESAS Publicado 2 Março 2007 21:31

Questionado sobre o comportamento na bolsa das acções da PT, afirmas que "estamos a dar um prémio superior ao de qualquer empresa do sector, calculando que quem compra acções na casa dos 10 euros, está a ter um rendimento de 7%

Onde? como? não percebo como vai buscar estes 7 %. se assim fosse, íamos todos comprar já a 10€
Jonas

Registado: 20/12/2006 20:04

por Qualnhick » 2/3/2007 23:08

EMPRESAS Publicado 2 Março 2007 21:31
Pacote de remuneração aos accionistas da PT arranca na segunda-feira
Zeinal Bava, o vice presidente da PT, disse hoje que a partir de segunda-feira a PT vai estar no mercado a comprar acções próprias. “Depois do dia de hoje, a PT vai estar no mercado a comprar acções”.

Zeinal Bava, o vice presidente da PT, disse hoje que a partir de segunda-feira a PT vai estar no mercado a comprar acções próprias. "Depois do dia de hoje, a PT vai estar no mercado a comprar acções".

Bava explicou que no "share buyback", que também faz parte do pacote de remunerações, se a PT comprar todas as acções a 11,50 euros, vai comprar 16,5% do capital. "Se comprar abaixo dos 11,50 euros, vamos comprar mais dos que os 16,50%".

Reiterou que a PT vaio pagar 80% do pacote de dividendos de 5,7 mil milhões de euros já este ano, o que significa pouco mais de 4 euros por acção.

Questionado sobre o comportamento na bolsa das acções da PT, afirmas que "estamos a dar um prémio superior ao de qualquer empresa do sector, calculando que quem compra acções na casa dos 10 euros, está a ter um rendimento de 7%

por Pata-Hari » 2/3/2007 23:06

Ora aí está uma area que acho muito mais complicada de gerir. Ou o fundamento da entrada foram fundamentais e eu aguardo pacientemente que o mercado os valorize e que os preços voltem aos meus valores de referência (no caso do psi acho que temos relativamente poucos exemplos que possam ser defensáveis na categoria "baratos pelos fundamentais") ou a razão de entrada foi técnica e de momentum de mercado e eu determino (aliás, deveria determinar no inicio do trade) qual o meu ponto de saída (uma média movel, whatever). Depois é executar o plano. Pessoalmente nunca gostei de vender nada de manhã, optei sempre por tomar decisões por volta das 4 da tarde, altura em que o fecho se prepara e que se tem uma boa ideia do panorama final do dia sem termos ainda os valores de extremo dos fechos e das ordens ao melhor de fim de dia. Não sei se ajudei em alguma coisa...
Administrador Fórum

por jonasjo » 2/3/2007 23:04

Vic Escreveu:Como se costuma dizer: Um investidor de longo prazo não é mais do que um especulador falhado...

Bolas Elder, desculpa lá mas não concordo nada contigo.

Posso dar-te alguns casos pessoais, da minha carteira de longo prazo:

Tenho Numico, compradas a 7.20 - Cotação actual 38.94
Inditex por volta dos 17 - cotação actual 43.26
MicroStrategy a 4 (USD) - cotação actual 123.43
CAdbury a 350/370 (peniques) - cotação actual 539,50
SAnofi a 45.50 - cotação actual 64,09
BCP 1.40 - cotação actual 2.71
Getronics 0.25- cotação actual 6.21
Carnival a 1980 (peniques) - cotação actual 2.390
Semapa a 4.70 - cotação actual 11.22
...

Bem... Grandes resultados! :-) Hás de me dizer onde foste buscar as trade ideas ;-) Parabéns!! Isso é que são boas compras!

Quanto ao que aconteceu hoje, para mim a única explicação é porque hã muita gente que tem inveja do sucesso dos Azevedos. Pode não se gostar do estilo, mas pelo menos cresceu a pulso e não deve favores a ninguém. A mesma coisa com o filho, que podia ficar muito bem descansado e vover dos lucros!

A inveja matou esta OPA, na minha humilde opinião... Foi pena não ir avante... Quantos de nós, pequenos investidores, não gostariam de ter vendido a 10,50???

Quando é que a PT volta a estar a valores que a Sonae lhe permitiu estar???

E já agora, deixo uma pergunta no ar: quem acham vocês, sinceramente, que iria gerar maior lucro e gerir melhor a PT? Uma administração SOnae, ou um Administração PT?

Não tenho dúvidas que a Sonae faria um muito melhor trabalho. O problema da PT é ter demasiado dinheiro e desbaratá-lo a torto e a direito.

1 abraço a todos e bons negócios para as proximas semanas.
Jonas

Registado: 20/12/2006 20:04

Ora vamos lá a previsões...

por jtsm888 » 2/3/2007 23:01

Então após este desfecho e pensando um pouco eis o que se me oferece dizer:

1. O resultado da assembleia foi o pior possível quer para os pequenos acionistas da PT, quer para os accionistas da SONAE ( COM e SG );

1.1 Quem tem PT não vai conseguir realizar os 10,5 nem daqui a um ano;

1.2 As promessas de remuneração vão rapidamente por agua a baixo com um argumento sólido e realista para o médio prazo: não é possível remunerar porque se tem que investir;

1.3 Com o fecho de hoje dos states segunda-feira vai ser mais um dia de mergulho e desta vez sem espectativa de OPA a segurar cotações, vamos ver onde vai parar a PT; ( Lá terão alguns que ir pedir contas ao Berardo & Cia )

1.4 A SON tambem vai penar mas é minha opinião que a SG é capaz de não descer muito;

1.5 A PT deixou de ser OPÀVEL enquanto mantiver os estatutos blindados o que lhe tira tambem potencial de valorização;

1.6 A guerra com a Telefónica vai estalar em breve e parece-me não ser dificil perceber por onde vai partir a corda;

1.7 Veremos em que lençois fica a PT se se confirmar o plano B da SON ( Telefónica ) ou o C ( Vodafone )

2. O resultado da assembleia foi o pior possivel para a BVL;

2.1 A decisão na secretaria presta uma mau serviço à BVL e não faz antever nada de bom para os próximos tempos.

2.2 Com o fecho de hoje dos states,o flop desta OPA e o previsivel falhanço pelo mercado da do BCP vai ser uma descida violenta...

PS: Voto interessante o do Governo ( via CGD ) absteve-se .... resta saber de quê?

Registado: 31/8/2006 17:47

Caríssima pata

por FRAGON » 2/3/2007 22:59

Eu escrevi: "Embora não seja meu hábito lançar "previsões", mas também atendendo às "rezas" que por aqui se fazem, e entrando na onda, lá vai :
MAIS DE 50% DO CAPITAL presente na AG VAI RECUSAR O DESBLOQUEAMENTO DOS ESTATUTOS da PT."
...................................................
O presidente da AG da PT disse às 19h30................... "Menezes Cordeiro oficializa votação
“OPA ganha-se com dinheiro”
O presidente da mesa da Assembleia Geral da Portugal Telecom disse hoje que “a OPA ganha-se com dinheiro e foi isso que os accionistas ponderaram”.

--------------------------------------------------------------------------------

Pedro Carvalho
pc@mediafin.pt

Filipe Paiva Cardoso
filipecardoso@mediafin.pt

O presidente da mesa da Assembleia Geral da Portugal Telecom disse hoje que "a OPA ganha-se com dinheiro e foi isso que os accionistas ponderaram".

Menezes Cordeiro disse que expurgando as abstensões, votaram a favor 48,5% do capital presente no ponto 3 (desblindagem de estatutos) e 51,5% contra."............................................Assim estou .............................................
V. escreveu: "não percebi... queres candidatar-te ao concurso de maya-local? medalha...? vender leituras da palma da mão...?"................Eu respondi: "Deixe-me saborear o momento de ter "ouvido" bem o mercado/accionistas, em vez de ter ouvido "rezas ao Mercado", sff, ok?
Em vez de medalhas, conforme sugere, prefiro Euros .Sem bad feelings , apresento-lhe os meus melhores cumprimentos e bfds.
Quem não sabe o que quer, obtém o que não deseja, OU MELHOR, para barco sem rumo não há vento favorável."...........V. replicou: "fragon, ouvir bem o mercado teria sido vender quando o preço estava a 10.40 e quando o upside era já pequeno dado o downside potencial. Isso sim, era fazer uma previsão."..................................................................................................Assim resta-me concluir que:
1. a candidata a Maya/cartomante parece ser V. ao querer "adivinhar" qual foi o meu comportamento no mercado, pois tenho a certeza que nunca lho transmiti nem o escrevi no Caldeirão;
2. o que eu escrevi no Caldeirão, hoje, é indesmentivel e o que V. escreveu é questionável;
3. para mim, como investidor, o mercado é o conjunto dos accionistas (detentores+vendedores+eventuais compradores), existindo o "facto notável" que para alguém comprar é preciso que alguém venda, embora haja outras opiniões;
4. ´v. não é adepta de "Para evitar criticas, não faça nada, não diga nada, não seja nada".
..............................................
Renovo os votos de bfds, acrescentando que por aqui me fico. :P
Quem não sabe o que quer, obtém o que não deseja, OU MELHOR, para barco sem rumo não há vento favorável.

Registado: 7/4/2006 15:30

por Lion_Heart » 2/3/2007 22:58

Pq a sonae vai cair a pique? Nao vai investir, vai ver a pt a ser desmembrada, pode ate comprar a ptm.a pt sim , vai ter que remunerar os accionistas a peso de ouro, portanto a margem para crescer nao vai existir. e parece que a mim que os big players estrangeiros votaram todos a favor da desblindagem, portanto so os da casa se mantem contra.Sera bom ou mau?
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

sonae

por Clinico » 2/3/2007 22:51

Estou de acordo Pata mas o que diz fala mais a favor dum possível panic selling na segunda. É uma hipótese...e o gap down tambem...
No entanto mantem-se o desafio: como minimizar perdas e recoperar alguns ganhos. É isso que vamos ver na próxima semana. Mas temo que as primeiras horas de mercado sejam pura e simplesmante desastrosas para sonaes e PTs...é que nem a Portucel e Altri conseguem resistir a este momento...
Abraço pessoal
Clinico

Registado: 1/6/2003 0:13

por Pata-Hari » 2/3/2007 22:37

clínico, corremos o risco de isto ser um pretexto para, dado o mau momentum de mercado, fazer virar todo o nosso psi para a correcção de um momento excepcionalmente bom por via das opas. Os estados unidos estão com um dia feio... Para mim o momentum continua a ser um dos guias principais dos mercados e do nosso em particular. Regra número um dos mercados, para mim: com um bom momentum, qualquer noticia é pretexto de subida, quer seja boa quer seja má para as empresas. Em alturas de quedas, qualquer noticia é pretexto para quedas.

O argumento da sonae se ter livrado de dívida e por essa via até poder subir não se deverá aplicar por duas razões: isso não impediu que subisse loucamente. O mercado está numa mood de queda, a razão da subida da sonae com desapareceu agora...
Administrador Fórum

por Economista555 » 2/3/2007 22:37

A OPA morreu. Requiem pela PT.
Perdeu o mercado, perderam os pequenos accionistas.
Mas houve gente a ganhar. E foi à custa dos pequenos.
Enfim, o que se há-de fazer? É o mercado português...

Abr

Registado: 3/1/2007 0:43

por Vic » 2/3/2007 22:36

Como se costuma dizer: Um investidor de longo prazo não é mais do que um especulador falhado...

Bolas Elder, desculpa lá mas não concordo nada contigo.

Posso dar-te alguns casos pessoais, da minha carteira de longo prazo:

Tenho Numico, compradas a 7.20 - Cotação actual 38.94
Inditex por volta dos 17 - cotação actual 43.26
MicroStrategy a 4 (USD) - cotação actual 123.43
CAdbury a 350/370 (peniques) - cotação actual 539,50
SAnofi a 45.50 - cotação actual 64,09
BCP 1.40 - cotação actual 2.71
Getronics 0.25- cotação actual 6.21
Carnival a 1980 (peniques) - cotação actual 2.390
Semapa a 4.70 - cotação actual 11.22
...

Registado: 5/11/2002 1:17

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ano nimus, Google Adsense [Bot], icemetal, m-m, Pimentel79, silva_39 e 153 visitantes