Investir a Longo Prazo - Quais as melhores tácticas?
15 mensagens
|Página 1 de 1
Economista555 Escreveu:Garfield: a Pata tem toda a razão. Investir numa empresa com base nos lucros que distribui é um absurdo completo. E isto não é uma opinião. É um facto. Ela deu todas as explicações necessárias, não vale a pena estar a repeti-las.
Abr
Oh meuz amigoz! Mas está tudo louco? Então pegam num tópico antigo apenas para refutarem afirmações que nem sequer foram proferidas?
Mas eu alguma vez afirmei que se devia investir numa empresa com base nos lucros que ela distribui???
Acho que antes de levantarem falsos testemunhos deviam ler o "post" original e aí verão que a questão original incluia entre outros pontos ( que pelos vistos não interessam ) a questão sobre qual deveria ser a importancia dos dividendos numa decisão de investimento a longo prazo.
O "thread" foi aberto por mim não para defender nenhuma estrategia pessoal mas sim para dar lugar a que todos pudessem dar a sua opiniao.
Por isso não me acusem de absurdos...
Em forma de desabafo devo dizer que nos ultimos tempos tenho notado um aumento neste tipo de situações de "diz que disse" que apenas levam a discussões desnecessárias e infelizmente desgastantes.
Esse desgaste leva concerteza muitos participantes a afastarem-se ou reduzirem a sua participação que na minha opinião é negativo para um local que se pretende que seja um "caldeirão de opiniões" que naturalmente devem ser respeitadas.
Economista555 Escreveu:Garfield: a Pata tem toda a razão. Investir numa empresa com base nos lucros que distribui é um absurdo completo. E isto não é uma opinião. É um facto. Ela deu todas as explicações necessárias, não vale a pena estar a repeti-las.
È uma verdade mas depende do sentido que se dá à discussão sobre isto, de qualquer forma todas as cotadas que dão lucro distribuiem dividendos por isso talvez não valha a pena abordar o assunto por essa perspectiva, a não ser que estejam a pensar em criar um movimento que vise acabar com a distribuição de dividendos
O dividendo pode ser um indicador importante que nos permite analisar se a acção está mais ou menos barata comparativamente com outras...
Bons negócios
Parece-me que a estratégia ideal para o longo prazo deverá misturar fundamentais com AT, é frequente uma acção barata cair ainda mais em mercados Bear pelo que a AT pode ajudar a optimizar o ponto de entrada de forma a que este se faça quando a acção está mto barata e tenha já dado sinais de inversão das quedas, evitando entrar numa zona em que a acção, apesar de estar barata, ainda corrigirá bastante...
Usar somente a AT também é perfeitamente aceitável mas não me parece o ideal, porque recorrendo só a esta poderiamos, por exemplo, entrar na PAD há já algum tempo com resultados bastante fracos...
Bons negócios para todos
Usar somente a AT também é perfeitamente aceitável mas não me parece o ideal, porque recorrendo só a esta poderiamos, por exemplo, entrar na PAD há já algum tempo com resultados bastante fracos...
Bons negócios para todos
Re: Opinião de um Caldeireirinho...
Bala Escreveu:Boas!
Na minha opinião, para ires para o Longo Prazo, tens que te basear em Fundamentais. Isto é: PER, crescimento do mesmo, o crescimento de lucro da empresa, o seu endividamento, o seu DividendYeld (sim, pagar os impostos e aquela coisa toda).
Não necessariamente. Podes ir para o longo prazo usando AT, recorrendo nomeadamente a indicadores de longo prazo, como por exemplo uma média móvel de 150 ou 200 dias. Há inúmeros casos de acções que se mantêm ininterruptamente acima da média móvel de longo prazo durante 2 ou mesmo 3 anos e durante esse período duplicam ou triplicam de valor.
O chato é que há muita gente que não tem paciência para esperar tanto tempo e prefere ganhar menos em menos tempo. Mas que isto funciona no longo prazo, não tenho a mais pequena dúvida.
1 abraço,
Elias
- Registado: 5/11/2002 12:21
Opinião de um Caldeireirinho...
Boas!
Na minha opinião, para ires para o Longo Prazo, tens que te basear em Fundamentais. Isto é: PER, crescimento do mesmo, o crescimento de lucro da empresa, o seu endividamento, o seu DividendYeld (sim, pagar os impostos e aquela coisa toda).
Mas isso sou eu que sou um "bebé" na bolsa...
As entradas...se houvesse uma regra tão simples... Mas tenta aproveitar as OPVs com bons fundamentais. Vão haver duas agora. REN e Martifer, embora ainda não estudei os prospectos e os relatórios e contas estão indesponíveis, para ja...
Abraço e bons trades...
O Bala
Mas isso sou eu que sou um "bebé" na bolsa...
As entradas...se houvesse uma regra tão simples... Mas tenta aproveitar as OPVs com bons fundamentais. Vão haver duas agora. REN e Martifer, embora ainda não estudei os prospectos e os relatórios e contas estão indesponíveis, para ja...
Abraço e bons trades...
O Bala
StockMarket it's like a box of chocolates...You just never know what you gonna get.
http://alxander-gl.mybrute.com
Clã do Caldeirão: http://mybrute.com/team/27048
http://alxander-gl.mybrute.com
Clã do Caldeirão: http://mybrute.com/team/27048
o eterno problema dos fóruns é o facto de muitas evzes darmos a nossa interpretação pessoal ao que estamos a ler por vezes influenciados por outros factores muitas das vezes mais emotivos do que racionais.
talvez tenha exagerado na minha reacção mas o facto é que interpretei as tuas respostas como se de um "raspanete" se tratasse. vamos lá imaginar porquê!
gostava que o "thread" fosse educativo para todos os que o lessem, e não em particular para mim.
a tua resposta em relação às contas que cada um deve fazer para avaliar o peso das comissões por exemplo, não podes dizer que seja muito esclarecedora para quem esteja a começar nos mercados. já sabemos que depende do tipo de serviço que cada um tem, já sabemos que cada um deve aprender a fazer as suas contas, mas tambem sabemos que ninguem nasce ensinado e que a menos que se veja exemplos de outros provavelmente teremos dificuldade em assimilar as situações.
na minha perspectiva , muito pessoal admito, dizer que cada um tem de fazer as suas proprias contas não é de modo algum pedagógico.
não digo que se dê o peixe ao pescador mas no minimo temos de o ensinar a usar a cana de pesca, certo?
sem rancores pois ja estou habituado a estes problemas de comunicação em fóruns.
bons negócios
garfield
talvez tenha exagerado na minha reacção mas o facto é que interpretei as tuas respostas como se de um "raspanete" se tratasse. vamos lá imaginar porquê!
gostava que o "thread" fosse educativo para todos os que o lessem, e não em particular para mim.
a tua resposta em relação às contas que cada um deve fazer para avaliar o peso das comissões por exemplo, não podes dizer que seja muito esclarecedora para quem esteja a começar nos mercados. já sabemos que depende do tipo de serviço que cada um tem, já sabemos que cada um deve aprender a fazer as suas contas, mas tambem sabemos que ninguem nasce ensinado e que a menos que se veja exemplos de outros provavelmente teremos dificuldade em assimilar as situações.
na minha perspectiva , muito pessoal admito, dizer que cada um tem de fazer as suas proprias contas não é de modo algum pedagógico.
não digo que se dê o peixe ao pescador mas no minimo temos de o ensinar a usar a cana de pesca, certo?
sem rancores pois ja estou habituado a estes problemas de comunicação em fóruns.
bons negócios
garfield
Garfield... eu só insisti contigo em como alguns dados são factos matemáticos e fiscais e não opiniões minhas nem algo de pessoal contra a tua opinião. Peço desculpa se me tornei ofensiva para ti, certamente acabaste de me fazer arrepender de ter gasto tempo neste tópico. Prometo que não volto a interferir nos teus posts ou questões.
Garfield, receber dividendos não é gerar rendimento, é devolverem-te o teu com uma parte aumentada e uma parte prematuramente diminuida demasiadamente cedo. Isso, versus capitalizar pelo seu valor bruto até decidires vender maximizando o teu rendimento. É matemáticamente muitas vezes preferivel, infinitamente, que esse dinheiro lá fique a crescer sem pagar impostos. É como em vez de fazeres um DP a 1 ano se o fizeres 12 vezes a um mês e se pagares impostos de cada uma dessas vezes. É uma daquelas realidades, verdades matemáticas. Nada a fazer e sobretudo não vale a pena argumentar comigo porque não se altera por argumentares comigo.
O montante é também uma questão de contas. Se pagares uma comissão mínima de 25 euros, tens que calcular qual o montante que tens que investir para esses 25 euros não serem superiores ao valor mínimo que podes pagar numa comissão percentual. Tens que ser tu a fazer as tuas contas em função do serviço que tens. E, sobretudo, tens que ser tu a saber fazer essas contas para os teus trades, isso é apenas o inicio da caixa de ferramentas que precisas de ter na tua posse para te desembrulhares sozinho e sem que a tua desvantagem no mercado não se torne mortal.
O montante é também uma questão de contas. Se pagares uma comissão mínima de 25 euros, tens que calcular qual o montante que tens que investir para esses 25 euros não serem superiores ao valor mínimo que podes pagar numa comissão percentual. Tens que ser tu a fazer as tuas contas em função do serviço que tens. E, sobretudo, tens que ser tu a saber fazer essas contas para os teus trades, isso é apenas o inicio da caixa de ferramentas que precisas de ter na tua posse para te desembrulhares sozinho e sem que a tua desvantagem no mercado não se torne mortal.
Pata-Hari Escreveu:Podes até ter sorte e ser capaz de adivinhar umas tantas vezes. Acreditar que adivinhas é receita certa para o disparate.
Felizmente não me julgo capaz de adivinhar seja o que fôr, se fosse tratava era de adivinhar os números e as estrelas do Euromilhoes, era bem mais rentavel que qualquer "aposta" na bolsa.
Pata-Hari Escreveu:Se o teu capital for suficientemente grande para que isso não seja um factor, podes dar-te ao luxo de ir consituindo uma posição.
a partir de que valor é um capital considerado suficientemente grande para que as comissões não sejam consideradas um factor importante?
partindo do pressuposto de que um titulo apenas deve pesar um máximo de 10% na carteira então qual deve ser a % inicial desse titulo? 5%?
Pata-Hari Escreveu:Os impostos: eu já paguei impostos sobre o dinheiro que usei para comprar as acções. Para quê pagar quando me devolvem?
pagaste impostos sobre o rendimento original mas se com esse rendimento voltares a gerar outro voltarás a pagar impostos sobre o novo rendimento.
Garfield, muito rapidamente (tenho o jantar na mesa):
Se eu soubesse, ou se tu soubesses, ou se alguém soubesse se estamos na parte inicial, mediana ou terminal de uma tendência (qualquer que ela seja), nem estariamos aqui a discutir nada, estariamos ricos, muito ricos e a gozar isso. Podes até ter sorte e ser capaz de adivinhar umas tantas vezes. Acreditar que adivinhas é receita certa para o disparate. Podes reagir aos movimentos, podes determinar um valor justo e agir em função desse valor que determinaste mas não podes adivinhar até onde o mercado vai.
A constituição de uma posição vai depender em grande parte dos teus custos de transação. Se o teu capital for suficientemente grande para que isso não seja um factor, podes dar-te ao luxo de ir consituindo uma posição. Caso contrário... isso é um processo que te sairá significativamente caro.
Os impostos: eu já paguei impostos sobre o dinheiro que usei para comprar as acções. Para quê pagar quando me devolvem? a tua sugestão da equidade fiscal pode até ser interessante mas temos que lidar com os factos e com a realidade. A fiscalidade dos dividendos e das mais valias tem que ser tida em conta nas decisões e nas nossas escolhas.
E, por ultimo, claro que deves manter o teu bolo total investido se queres maximizar o seu crescimento.
Se eu soubesse, ou se tu soubesses, ou se alguém soubesse se estamos na parte inicial, mediana ou terminal de uma tendência (qualquer que ela seja), nem estariamos aqui a discutir nada, estariamos ricos, muito ricos e a gozar isso. Podes até ter sorte e ser capaz de adivinhar umas tantas vezes. Acreditar que adivinhas é receita certa para o disparate. Podes reagir aos movimentos, podes determinar um valor justo e agir em função desse valor que determinaste mas não podes adivinhar até onde o mercado vai.
A constituição de uma posição vai depender em grande parte dos teus custos de transação. Se o teu capital for suficientemente grande para que isso não seja um factor, podes dar-te ao luxo de ir consituindo uma posição. Caso contrário... isso é um processo que te sairá significativamente caro.
Os impostos: eu já paguei impostos sobre o dinheiro que usei para comprar as acções. Para quê pagar quando me devolvem? a tua sugestão da equidade fiscal pode até ser interessante mas temos que lidar com os factos e com a realidade. A fiscalidade dos dividendos e das mais valias tem que ser tida em conta nas decisões e nas nossas escolhas.
E, por ultimo, claro que deves manter o teu bolo total investido se queres maximizar o seu crescimento.
Pata-Hari Escreveu:Se é longo prazo, a ideia é entrar e não estar a escolher momentos.
presumo que nao convenha muito entrar no titulo na parte final de uma fase ascendente
Pata-Hari Escreveu:O valor percentual da posição de base, presumo que te referes à % da posição na carteira. Francamente, mais do que 10% de um qualquer activo unico acho extremamente perigoso
embora tambem interesse definir o peso de cada titulo no total da carteira referia-me em concreto ao peso da posição inicial em cada titulo relativamente ao que iriamos acumular ao longo de uma determinada fase temporal.
isto para que possamos no fim de futuros movimentos ascendentes excessivos reduzir a posição em x% mas sempre deixando permanecer uma y% base.
investir em titulos com ou sem dividendos pode fazer a diferença entre aguentarmos a "espera" ou não.
Pata-Hari Escreveu:para quê estar a pagar imposto sobre um dividendo quando esse dividendo é uma espécie de devolução de um investimento que fiz com dinheiro sobre o qual já paguei os impostos devidos?
na realidade ainda nao terás pago os ditos impostos pois só os pagas aquando da venda das acções.
agora seria interessante que os 20% sobre dividendos pudessem ter isenção caso a acção ja estivesse detida há mais de 12 meses.
isto sim seria coerencia por parte da administração fiscal e mais um incentivo ao investimento a longo prazo.
Pata-Hari Escreveu:Reinvestir dividendos parece-me linear: sim, claro. Pela mesma razão que se reinvestem lucros: o milagre do compounding.
entao após redução da posição total para o valor base deveriamos reforçar a posição base na proporção dos dividendos e eventuais lucros obtidos durante a redução da restante posiçao.
ou devemos incluir nesse reforço não só o valor dos dividendos e dos lucros mas tambem o proprio capital original de cada um dos reforços?
Se é longo prazo, a ideia é entrar e não estar a escolher momentos. Podes até fazer uma entrada por partes criando um preço médio na subida ou na descida que apanhares mas é tudo.
O valor percentual da posição de base, presumo que te referes à % da posição na carteira. Francamente, mais do que 10% de um qualquer activo unico acho extremamente perigoso a não ser que estejas a falar de Berkshire Hathaway . E, mesmo essa, tem alguns riscos grandes, nomeadamente o da morte dos gestores.
Dividend yield pode até ser algo de interessante um pouco numa perspectiva de investimento em algo que se assemelha a uma obrigação. Mas, atenção, tal como nas obrigações que pagam cupão, a carga fiscal não é nadica de nada desprezivel. Tal como disse alguém (peço desculpa porque me está a falhar o nick) e eu concordo totalmente também, para quê estar a pagar imposto sobre um dividendo quando esse dividendo é uma espécie de devolução de um investimento que fiz com dinheiro sobre o qual já paguei os impostos devidos? pessoalmente, prefiro todas as aplicações que não paguem cupão ou dividendo. Prefiro valorização da acção no montante respectivo sobre a qual potencialmente pagarei zero de imposto de mais-valia.
Reinvestir dividendos parece-me linear: sim, claro. Pela mesma razão que se reinvestem lucros: o milagre do compounding.
O valor percentual da posição de base, presumo que te referes à % da posição na carteira. Francamente, mais do que 10% de um qualquer activo unico acho extremamente perigoso a não ser que estejas a falar de Berkshire Hathaway . E, mesmo essa, tem alguns riscos grandes, nomeadamente o da morte dos gestores.
Dividend yield pode até ser algo de interessante um pouco numa perspectiva de investimento em algo que se assemelha a uma obrigação. Mas, atenção, tal como nas obrigações que pagam cupão, a carga fiscal não é nadica de nada desprezivel. Tal como disse alguém (peço desculpa porque me está a falhar o nick) e eu concordo totalmente também, para quê estar a pagar imposto sobre um dividendo quando esse dividendo é uma espécie de devolução de um investimento que fiz com dinheiro sobre o qual já paguei os impostos devidos? pessoalmente, prefiro todas as aplicações que não paguem cupão ou dividendo. Prefiro valorização da acção no montante respectivo sobre a qual potencialmente pagarei zero de imposto de mais-valia.
Reinvestir dividendos parece-me linear: sim, claro. Pela mesma razão que se reinvestem lucros: o milagre do compounding.
Investir a Longo Prazo - Quais as melhores tácticas?
Boas,
Ocorreu me a ideia de criar um "thread" onde se possam discutir/partilhar as melhores tácticas ou politicas de investimento numa perspectiva de longo prazo ao nivel do mercado accionista.
O conceito base rondará os seguintes temas :
- qual o melhor momento para iniciar uma posição numa determinada empresa;
- qual o momento certo para o reforço da mesma;
- qual o valor percentual ideal da posição base;
- a importancia dos dividendos;
- reinvestir ou não os dividendos;
- etc;
Parece-me uma forma interessante e diferente de se falar dos mercados.
Ocorreu me a ideia de criar um "thread" onde se possam discutir/partilhar as melhores tácticas ou politicas de investimento numa perspectiva de longo prazo ao nivel do mercado accionista.
O conceito base rondará os seguintes temas :
- qual o melhor momento para iniciar uma posição numa determinada empresa;
- qual o momento certo para o reforço da mesma;
- qual o valor percentual ideal da posição base;
- a importancia dos dividendos;
- reinvestir ou não os dividendos;
- etc;
Parece-me uma forma interessante e diferente de se falar dos mercados.
15 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Phil2014 e 57 visitantes