Caldeirão da Bolsa

O Mercado Português pós-OPA

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Não percebi aquela do Belmiro...

por moguita » 2/3/2007 23:38

oscar c. Escreveu:Não percebi aquela do Belmiro dizer que Domingo voltava a jogar...

Estava a pensar nisso, e estava a pensar também no seguinte:

...desde a revisão do preço até ao "congelamento" das acções para a AG foram transacionados em bolda mais de 13% do capital da PT abaixo de 10,50 € e a SNC (segundo me apercebi) não comprou um único título :?:

Registado: 15/12/2005 19:03

por Pata-Hari » 2/3/2007 23:37

Eu também não percebi essa. Aliás, existe algum impeditivo a que ele deixe cair agora a condição da desblindagem dos estatutos para o avanço da opa?
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por btmoreira » 2/3/2007 23:36

Os jogos de futebol são ao Domingo. Num Domingo joga-se e ganha-se noutro perde-se.

Mas o que interessa é o campeonato!

Também poderá ter outro sentido, mais literal mas não me parece.

Registado: 11/10/2006 22:14

Não percebi aquela do Belmiro...

por oscar c. » 2/3/2007 23:34

Não percebi aquela do Belmiro dizer que Domingo voltava a jogar...
«Ninguém sabe o suficiente para ser intolerante»

Karl Popper

Registado: 6/11/2002 0:41

por Lion_Heart » 2/3/2007 23:31

Caro Valves , Para TODO e qq Investidor o Dinheiro é que interessa!!!! Ninguem tem acçoes por amor as empresas , isso é que era bom. A maioria que hoje rejeitou a desblindagem , porventura tem menos capital la investido que os que "perderam" .Agora os que hoje ganharam , so se mantem firmes a Pt pq ganham muito mais sendo a PT uma empresa estatal e monopolista que uma empresa que se rege por regras do mercado.So queria ver uma coisa destas se a pt fosse uma empresa Americana.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por valves » 2/3/2007 23:22

boas noites

não foi pelo estado se abster ou CGD ter votado contra que a OPA não passou, ela não passou porque desblindar os estatutos de empresas como a PT ou a EDP não é possivel. a mim como investidor serve-me de lição para casos analogos no futuro . Existem empresas que são instituições e ponto final não são opaveis de modo nenhum se a PT vai descer ou subir na segunda parece ser secundário tanto mais que para uma grande maioria de accionistas da PT sobretudo os que votaram contra, o factor preço não era provavelmente a variavel mais importante. P/ os pequenos provavelmente vai ser um dia dificil a SNC e a PT podem corrigir a sério a SON só corrige se for forçada a isso porque na verdade se observarmos o seu comportamento desde 2003 e 2007 ela hoje está a valores aceitaveis atendendo aos niveis de mercado. Pode ir a um Euro mas só se for mesmo por vingança por quem aqueles que acham que fazer uma OPA é um crime de lesa majestade e não um acto de mercado normal ...
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

por Garfield » 2/3/2007 22:59

Penso que nem toda a gente perdeu no meio deste processo, talvez aqueles que tardiamente se envolveram ou aqueles que se deixaram levar pela ganancia.

Pessoalmente não tenho motivos para me queixar, tirando apenas o facto de não ter podido ver o Ricardo Salgado a perder o poleiro, pois ganhei nas duas frentes, com a PTC e com a SNC mas tive o cuidado de atingir os meus objectivos durante o ano de 2006 para que na altura do desfecho pudesse estar de fora a ver as "letrinhas finais do filme".

É que uma coisa é investir, outra coisa é fazer apostas em desfechos imprevisiveis.

Naturalmente que a SNC terá de corrigir até valores proximos do anuncio da OPA, imagino 3,50€, a menos que ainda venham a existir mais episodios nesta já longa novela.

A SON deverá igualmente corrigir mas apenas na respectiva proporção e compensada pelo não endividamento com uma operação.

Finalmente a PTC. Aqui sim a evolução é dificil de prever pois temos investidores que adquiriram ao longo de 1 ano titulos a valores proximos ou acima do fecho de hoje, temos investidores que sendo de longo prazo se deixarão estar sossegados à espera dos tais prometidos dividendos ( inclui-se aqui a propria SNC para que possa exigir o cumprimento das promessas que derrubaram a OPA ) e temos o "share buy back" que naturalmente ajudará a segurar a cotação.

Até aos 9,18€ deve descer seguramente, abaixo desse valor penso que os instituicionais a irão segurar.

O futuro o dirá, esperemos apenas que não seja uma "bloody monday" mas que estão lançados os dados para a tão esperada correcção do PSI ai lá isso estão. Até o BCP já começou a tombar...

Registado: 9/2/2005 4:29

Custo da OPA

por Luka! » 2/3/2007 22:56

:!:
The Mechanic Escreveu:" ...agora vái cair abaixo de 1 euro ..!"

Uma parte do problema é este:
A SONAE vai ter as despesas da OPA, sem ter os beneficios...

:arrow: EXPRESSO - OPA custa 250 milhões à Sonae

:!:
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !

Registado: 21/10/2003 21:48

por @rmando » 2/3/2007 22:56

Com todo o respeito, essa já era para rir. Com ou sem estatutos blindados!

Registado: 11/10/2006 11:18

por Lion_Heart » 2/3/2007 22:51

Bem, se nao me engano o BPI tambem tem os estatutos blindados. Mais uma opa para rir?
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

Re: O Mercado Português pós-OPA

por btmoreira » 2/3/2007 22:44

The Mechanic Escreveu:" ...agora vái cair abaixo de 1 euro ..!"

e eu que perdi bastante com esta OPA.

Registado: 11/10/2006 22:14

por Pata-Hari » 2/3/2007 22:38

completamente de acordo, armando.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por @rmando » 2/3/2007 22:36

Se o falhanço da OPA tivesse acontecido há um mês atrás, provavelmente as feridas não seriam tão profundas. Até porque acredito que os Belmiros não vão deixar as coisas descambar tanto.

O grande problema é ter acontecido nesta altura em que, de uma forma geral, «suportes importantes estão a cair que nem moscas , nada parece conseguir segurar as cotações face à volatilidade descontrolada e , acima de tudo , a confiança dos investidores está fortemente abalada e em niveis muito baixos.». E esta salada de «maus ares» é bem capaz de produzir um todo bem maior que a soma das partes.

Haja saúde :!:

Registado: 11/10/2006 11:18

O Mercado Português pós-OPA

por The Mechanic » 2/3/2007 22:28

Os pequenos investidores que detem Sonae , SonaeCom e PT sabiam os riscos que corriam .Não se pode dizer que foi por falta informação ( pelo menos aqui no Caldeirão )que mantiveram estes títulos . Se o fizeram , lá tiveram as suas razões .

Mas não vale a pena chorar sobre leite derramado .
Aqueles que as não têm , deviam ter agora uma certa resistência à vontade de virem praqui com " eu não disse ! " , " ...agora vái cair abaixo de 1 euro ..!" e outra afirmações que tais .Decerto que esses que o fazem , não viriam de certeza dar os parabéns se a OPA tivesse passado.

Mas a realidade tambem não deixa que se tenham falsas esperanças : Na 2ª-feira , é quase certo que estes títulos vão cair pesadamente .

Sinceramente , se tivesse algum destes titulos ( embora a PT fosse mais fácil ) , só 2ª de manhã é que saberia talvez o que fazer.

Será que as cotações abrem em GAP down e são depois puxadas e seguradas pelas empresas !? Será que caem desamparadas durante um dia ou dois até encontrarem um suporte !? Será que a SCOM reage negativamente e a Sonae,sgps nem por isso por não ter de ir dispender um tão grande esforço financeiro .SErá que a PT se mantem a estes niveis na expectativa das promessas de Granadeiro ?!

São muitas duvidas e o processo é muito complicado .

O que é certo é que para a semana , a juntar isto ao facto de os Mercados estarem em aparente continuada correcção , a Bolsa Portuguesa irá sofrer as consequencias negativas para os Bulls.

Suportes importantes estão a cair que nem moscas , nada parece conseguir segurar as cotações face à volatilidade descontrolada e , acima de tudo , a confiança dos investidores está fortemente abalada e em niveis muito baixos.

E para recuperar essa confiança vão ser precisos
a ) muitos e muitos dias
b ) Subidas de grande dimensão nos próximos dias

Como a segunda opção me parece mais distante face ao momentum geral , neste momento , parece-me que a tal Grande Correcção que muitos esperavam e alguns ansiavam até , está instalada...

Um abraço ,

The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], leao, m-m, Opcard33, peterteam2, PMP69 e 183 visitantes