Caldeirão da Bolsa

Joe Berardo

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por lfvc1 » 6/3/2007 14:47

Fragon: A tua análise é bem fundamentada. Só falta uma coisa: Quanto é que na tua opinião vale a PTM?

Registado: 16/7/2006 17:40

Caro lfvc1

por FRAGON » 6/3/2007 12:52

Acredite que o Berardo...é extremamente bem aconselhado por quem conhece muito bem o mercado e as empresas portuguesas, e não toma decisões só porque "acordou virado para aí" (nem no CCB ele fez isso!)...............................................Os fundamentais da PTM "poderão" ser vistos da seguinte forma :
1- Empresa praticamente sem dívida;
2- Quase todo o investimento nas setboxes digitais e para ser também fornecedor de voz (só onde interessa à PTM !) está realizado;
3- Após o spinoff a PTM "pode" fazer em sequência:
a) um IPV à PTConteúdos (satisfazendo a Adc e a concorrência) e distribuir esse valor aos accionistas como dividendo extraordinário;
b) vender os cinemas Lusomundo que não acrescentam valor e distribuir esse valor aos accionistas como dividendo extraordinário;
c) recusar qualquer eventual OPA- a blindagem dos Estatutos permite-o - e os accionistas "de referência" agruparem-se para fazer um IPV em leilão competitivo.
Se assim for...temos uma extraordinária "cash-machine" e essa é, na minha opinião, a razão do investimento de Joe Berardo.
Últimas notas: se os Hegde Funds compram empresas grandes, fazem a sua reestruturação e vendem-nas às parcelas lucrando as mais-valias , porque não poderão os accionistas ter a maesma estratégia ? Não era também essa a estratégia da Sonaecom na Opa à PT ?
Cumprimentos.
Quem não sabe o que quer, obtém o que não deseja, OU MELHOR, para barco sem rumo não há vento favorável.

Registado: 7/4/2006 15:30

As contas da PTM

por lfvc1 » 6/3/2007 12:06

.

Embora admita que a razão possa estar na PTM, 4 acções da PT multimédia por 25 da PT não são uma oferta assim tão boa, mesmo admitindo que a PTM fica mais atractiva pós-spin off.

Vejamos e corrijam-se se estiver errado:

Mesmo admitindo que a PTM valeria 20 € pós-spin off e valorizado a PT agora a 10€. Quem tivesses 25 acções da PTM teria agora 25*10 = 250 €

Vamos agora admitir que havia o spin-off. Com a PTM descontada a 11. No dia do spin-off a PT baixava o valor correspondente à cisão da PTM ou seja valeria (250-44)/25 = 8.25 é calor que o accionista ficava com o mesmo valor pois tinha agora + 4 PTM.

Vamos admitir agora que a PTM no dia seguinte pós cisão valeria num cenário de especulação o dobro (20€)

O accionista ficaria com 4*20 +206 = 286

Fazendo então as contas rectroactivamnte cada PT pré-cisão valeria 286/25 = 11.5

Vale a pena um risco tão grande para ganhar 15 % ? Eu não o correria se não soubesse de fonte segura que o dinheiro estava garantido.

Se Joe Berardo tivesse ficado sossegadinho na Sonae (onde estava ao principio) e a OPA da Sonae fosse vitoriosa, ele teria ganho muito mais (1 € por acção sonae ou seja pelo menos 60%). Parece que sabia alguma coisa que eu não sei.

Joe Berardo ganha 4,4 milhões na PTM num mês

por FRAGON » 6/3/2007 10:35

"
Colocada: 1/3/2007 15:47 Assunto: Caro lfvc1

--------------------------------------------------------------------------------

A minha "sugestão/interrogação" baseia-se nos seguinte pressupostos:
1- Berardo é um investidor financeiro sómente de curto/médio prazo e portanto não lhes interessa imobilizar dinheiro durante muito tempo.Se fosse um fundo poderia ser um hedge..
2- Ao alinhar com a PT RECEBERÁ JÁ em 2007, 80% da remuneração proposta pelo CA da PT ( provavelmente saindo imediatamente de accionista da PT).
3- Ao receber 4 acções da PTM por cada 25 detidas na PT, vai procurar maximizar esse valor.
4- A PTM (já como quadruple-play)após o spin será -na minha opinião - a acção mais opável, apetecivel e especulativa da bolsa portuguesa, o que poderá conduzir a mais-valias brutais tão ao agrado de Joe Berardo.
Mas se calhar... é só mesmo a minha opinião...
Cumprimentos "................................................................................................................................................."Joe Berardo ganha 4,4 milhões na PTM num mês
O reforço de Joe Berardo na PT Multimédia, a escassos dias do desfecho da OPA, está a render ao empresário madeirense uma mais-valia potencial de 4,4 milhões de euros. No passado dia 9 de Fevereiro, a Fundação José Berardo, Instituição Particular de Solidariedade Social, comunicou a compra em bolsa de 1.189.277 acções da PT Multimédia.

--------------------------------------------------------------------------------

Pedro Carvalho
pc@mediafin.pt

O reforço de Joe Berardo na PT Multimédia, a escassos dias do desfecho da OPA, está a render ao empresário madeirense uma mais-valia potencial de 4,4 milhões de euros. No passado dia 9 de Fevereiro, a Fundação José Berardo, Instituição Particular de Solidariedade Social, comunicou a compra em bolsa de 1.189.277 acções da PT Multimédia.

Depois deste reforço, passou a ser imputado a Joe Berardo um total de 6.737.259 acções representativas do capital social da PT Multimédia, correspondentes a 2,18% dos direitos de voto.

Esta carteira, a 9 de Fevereiro, estava avaliada em 69,5 milhões de euros e ontem, com a cotação da Multimédia a subir para os 10,96 euros, o valor do "portfolio" subiu para os 73,9 milhões de euros. O empresário também tem uma participação qualificada no capital da PT, onde detém 23,4 milhões de acções, equivalente a 2,07% do capital.

Questionado pelo Jornal de Negócios sobre a remuneração accionista prometida por Henrique Granadeiro, o empresário madeirense diz que "o grande negócio" está na distribuição de acções da PT Multimédia. PC"
...................................................

Elementar :idea: :P
Quem não sabe o que quer, obtém o que não deseja, OU MELHOR, para barco sem rumo não há vento favorável.

Registado: 7/4/2006 15:30

por lfvc1 » 4/3/2007 3:54

Não estou a ver o Joe Berardo a ficar muito tempo na PTC. Que eu saiba não tem nenhuma empresa para prestar serviços à PT. Também é mais do que certo que não ajudou o BES porque gosta muito da cor dos olhos de Ricardo Salgado. Como é que ele está a pensar ganhar dinheiro?

por moguita » 3/3/2007 11:16

Zeinal Bava, o vice presidente da PT, disse hoje que a partir de segunda-feira a PT vai estar no mercado a comprar acções próprias.

O share buy-back não tinha que ser aprovado com 2/3 em assembleia própria?

Registado: 15/12/2005 19:03

por tiopatinhas » 3/3/2007 2:18

Em que te baseias para dizeres isso?

Registado: 17/3/2005 14:58

por Garfield » 3/3/2007 1:56

não contem com o BES para amparar a cotação.

Registado: 9/2/2005 4:29

por tiopatinhas » 3/3/2007 1:48

A recompra de acções não é mais que uma almofada para amparar a cotação mas... há ainda outra almofada... de nome BES que irá por certo actuar no sentido de não deixar a cotação vir por aí a abaixo. :roll:
Mas tenho uma dúvida:... se o Tio comprasse 4% (como o Berardo) o Filho 4%, a Mulher 4%, o sobrinho 4% etc não seria mais fácil agora...reunir e contar espingardas :?: :lol: :lol: :lol: esta ideia é demais :lol: :lol:
Um abraço e bom fim de semana, que isto está negro :roll:

Registado: 17/3/2005 14:58

por vitor79 » 3/3/2007 1:15

Obrigado.

Penseiv que fosse uma compra fora da bolsa, por isso é que disse.

Dúvida: será que a PT tenha dito ao Joeque lhe comprava os 4% de acções a 11,50€ se ele votase contra. Isso é possivel? è a melhor explicação que me passou pela cabeça sobre aposição dele.

Obrigado.
A Tendência é Nossa Amiga.

Registado: 9/12/2006 20:01

por Garfield » 3/3/2007 1:08

é a aquisição de acções da empresa pela própria empresa como forma de reduzir o "free float" e/ou reduzir o capital.

a PTC pretende adquirir 16,5% do capital até ao preço máximo de 11,50€ logo quanto mais barato comprar mais capital conseguirá adquirir.

isto ao mesmo tempo reforça a blindagem da empresa pois o peso relativo dos accionistas existentes aumenta.

Registado: 9/2/2005 4:29

por Rural » 3/3/2007 1:07

Vitor:

É a compra compra pela PT de acções da PT.

Um abraço

Registado: 15/3/2005 16:34

por vitor79 » 3/3/2007 0:59

Não sei se não será brilhante. A PT já disse que vai iniciar o programa de share buy-back na segunda-feira.

Alguem podia explicar, desculpem mas não faço ideia do que é um share buy-back.
Obrigado.

por fanhecas » 3/3/2007 0:25

Não sei porquê mas gosto da pinta do homem :mrgreen:

Um dos grandes vencedores hoje :clap:

Cumps

Fanhecas :mrgreen:
Aproveitar as descidas e curtir as subidas

Registado: 26/5/2006 17:58

por Lion_Heart » 2/3/2007 23:33

Alguem me explique porque o Sr. Berardo investe atraves de uma fundaçao? Sera para não pagar mais-valias?Mas tmabém o que faz depois ao dinheiro ganho?os 4% eram so dele ou quem o tera mandatado em mais 2%?
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por DM » 2/3/2007 23:30

AA, este Berardo não é um "average Joe" como tu ou eu. Ele lá deve saber o que faz. Ou melhor, tem pessoas a trabalhar para ele que sabem o que fazem.

Registado: 18/8/2003 22:04

por moguita » 2/3/2007 23:30

AA Escreveu:
DM Escreveu:Este Joe sabe-a toda. Em vez de 2%, afinal tinha 4% da PT foi com essa percentagem que votou.

Exactamente, e a partir de 2ª feira vai ter oportunidade de despachar a PTC pelo menos 2 € abaixo do fecho de hoje...brilhante!

cps

AA

Não sei se não será brilhante. A PT já disse que vai iniciar o programa de share buy-back na segunda-feira.

Registado: 15/12/2005 19:03

por aa » 2/3/2007 23:27

DM Escreveu:Este Joe sabe-a toda. Em vez de 2%, afinal tinha 4% da PT foi com essa percentagem que votou.

Exactamente, e a partir de 2ª feira vai ter oportunidade de despachar a PTC pelo menos 2 € abaixo do fecho de hoje...brilhante!

cps

AA

Registado: 6/11/2002 0:37

por DM » 2/3/2007 21:12

Este Joe sabe-a toda. Em vez de 2%, afinal tinha 4% da PT foi com essa percentagem que votou.

Registado: 18/8/2003 22:04

por MRMI » 2/3/2007 21:08

o BES TEM UMA POSIÇÃO ESTRATEGICA NA PT MUITO IMPORTANTE. OS BENEFICIOS INDIRECTOS SAO MUITO GRANDES. NUNCA DEIXARIA A POSIÇÃO DE PODER QUE TEM

Registado: 21/2/2007 15:43

por golden lion » 2/3/2007 17:57

O JOE (há sempre um madeirense a encavar uns cubanitos) (o Warrent Buffett do mercado português),mas não se preocupem que ele não vai lixar os cubanitos pois vai votar a favor da desbilidagem de estatutos e todos vão ganhar. Ele esteve foi nestas 2 semanas a comprar sonaes em saldos, para depois elas subirem forte e feio depois da assembleia.

VIVA AO JOE VIVA A MADEIRA E VIVA A INDEPENDÊNCIA DA MADEIRA, O RESTO É CONVERSA DA TRETA. :mrgreen:

Registado: 9/1/2007 11:35

por manilha3 » 2/3/2007 16:39

Este comendador vai ser o bombo da festa ao serviço do B.E.S..
Não vai deixar de dar a sua colherada,provocando a Snc.
Veremos quem colherá o fruto!!!

Registado: 11/1/2007 5:59

por lfvc1 » 2/3/2007 14:55

A explicação da OPA alternativa é a única que me convence. Estaria à espera que esta fosse chumbada para vender a posição por bom dinheiro a um oferente que queria o caminho aberto na ADC.

Vamos a ver se isso fará a cotação da PT aguentar-se.

por fanhecas » 2/3/2007 1:51

vitor79 Escreveu:Para mim só existem duas explicações para a posição do Berardo.

1 - Ele e o BES tem alguem para lançar uma OPA que dá mais, mas percebeu que já não ia a tempo por causa da ADC. (muito, mesmo muito difiil).
2 - Ele já vendeu e agora quer ver se las caem muitissimo, para comprar muitas e as voltar a vender ao seu preço real. (também não sei se é possivel por causa da informação que tem de passar a CMVM).

Aceitam-se de bom grado rebatimentos a estas ideias assim como ideias melhores.

1- O senhor Berardo tem um um feitio difícil de se entender, o gajo tem grandes variações de testosterona (não vale a pena dizer mais nada só ler o que aqui neste post já foi escrito) no outro ramo temos um homem cauteloso e conservador, isto na minha opnião claro está.
Não vejo por isso um entendimento entre os dois.

2- Quanto ao ponto dois, não deve ser só ele que assim tem esse desejo, não sei, digo eu.

Cumps

Fanhecas
Aproveitar as descidas e curtir as subidas

Registado: 26/5/2006 17:58

por vitor79 » 2/3/2007 1:42

Para mim só existem duas explicações para a posição do Berardo.

1 - Ele e o BES tem alguem para lançar uma OPA que dá mais, mas percebeu que já não ia a tempo por causa da ADC. (muito, mesmo muito difiil).
2 - Ele já vendeu e agora quer ver se las caem muitissimo, para comprar muitas e as voltar a vender ao seu preço real. (também não sei se é possivel por causa da informação que tem de passar a CMVM).

Aceitam-se de bom grado rebatimentos a estas ideias assim como ideias melhores.

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: dragom, Google [Bot], m-m e 149 visitantes