Caldeirão da Bolsa

Fica o desafio: Ulisses & demais !

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por maromatics » 8/3/2007 19:29

A minha história é simples: estou em cash e assim fico até passar a chacina que aí vem (de certezinha).

Mais concretamente, fiz um DP a 1 mês para me obrigar a tirar as mãos do teclado. Nâo me arrpendi nada, e ainda me vou arrepender menos.

Admito que por vezes tinha vontade de shortar futuros, ou mesmo shortar intra-day, mas com o tipo de volatilidade que temos visto, não tenho personalidade para tal.

Ou seja: a estratégia de cada um, digo eu, não tem que ser sempre completamente racional, o que tem é que ser coerente com o perfil de risco, objectivos, e sobretudo a personalidade de cada um - e eu cá não gosto de perder nem a feijões, e por isso grandes volatilidades são para mim "horríveis" emocionalmente, mesmo que esteja a ganhar (é estranho mas eu nunca disse que sou um tipo normal).

Registado: 25/1/2007 18:53

por James Wheat » 8/3/2007 18:00

James Wheat Escreveu: PS: há que fazer liquidez, para encaixar mais-valias nesta recuperação dos mercados e sobretudo... para preparar o ataque ao BCP, quando este aumentar a oferta pelo BPI para cima dos €6,50 ! É que nem ginjas !!

Lá vai o Bpi a €6.55, com subida de quase 4%... :roll: !

O Bcp subiu aos €2.73, mas quando o PTP fizer uma daquelas jogadas brilhantes dele, o 'pobão' vai ficar todo maluco...

Nos corredores da Opa a contagem já vai nos... €7,00 :roll: !

TIMBER :mrgreen: :mrgreen: !!!
James Wheat
Position Trader

Registado: 24/5/2006 12:33

por James Wheat » 8/3/2007 12:07

Lá vou eu, calmamente, despedindo-me de alguns papeluchos :wink: !

Ontem a Sonae Industria...

Hoje a Semapa...

Restam Portucel, Cimpor, Inapa e a aquisição da semana VAA. Nenhuma me pressiona agora, é deixar rolar.

PS: há que fazer liquidez, para encaixar mais-valias nesta recuperação dos mercados e sobretudo... para preparar o ataque ao BCP, quando este aumentar a oferta pelo BPI para cima dos €6,50 ! É que nem ginjas !!
James Wheat
Position Trader

por James Wheat » 7/3/2007 16:03

Aliviei hoje alguma carga... Nada mau !

O curioso: em plena desgraça, um tipo anda atrás de uns papeis a atingir fundos...

Tiro e queda: entrada nesta 2º feira, em plena abertura, na VAA a €0,15.
Bastante papel, dei-lhe com toda a liquidez que tinha, tipo "esta depois de €0,25, está nos mínimos, pelo que nada de mal lhe pode acontecer".

A cotação hoje está agitadita :roll: ...

Lá está: "Hold your balls and they won't fall !".
James Wheat
Position Trader

Balanço digerido...

por James Wheat » 6/3/2007 17:54

Não é a primeira vez e não será certamente a ultima que apanho na cabeça com um mini-crash (para não levantar criticas, forte correcção)... O curioso é que por mais que se estude comportamentos passados, parece inutil !

Fica por isso aquele pensamento amargo, do tipo 'foste ganancioso', 'queres ir sempre até ao fim', etc. :evil: !

A verdade é que não foi o caso. Desta vez tinha estabelecido (já desde inicio de Fev) uma data de saída 'no matter what', ou seja, ia sair numa data precisa - 9 de Março -, mesmo que tudo seguisse calmo.
Fiquei tão fiel a essa data/a esse plano que releguei os tradinds diários para segundo plano.
Relembro-me que há medida que a data se aproximava, parecia mesmo que nada podia correr mal.
Comecei em contagem decrescente 15 dias antes... 15... 14... 13... 12... 11... 10...
Contudo, a tão sómente 9 sessões dessa data - vejam que a queda forte iniciou-se na 3ª feira passada - mudou muita coisa.

Conclusão: a verdade é que fui vitima do plano que cuidadosamente tracei.
Fui ver quando se deram quedas passadas; segui gráficos de mercados dos ultimos 4 anos; planeei sair bem antes do fim do 1ºT, tendo o suporte da época de resultados; seguia a Europa, onde estava tudo calmo e mesmo uma baixa parecia de âmbito limitada; etc.

Neste caso alguma indisciplina - no caso, traduzida por flexibilidade de decisão - tinha-me safo muitas mais valias ! É a vida !

Não estou 'agarrado' ao que passou. Estou a fazer o comentário só para partilhar a experiência. Até porque o problema na vida não está em cair do cavalo, está na incapacidade de se levantar e voltar a montá-lo.

Ab+Bn.
James Wheat
Position Trader

por vitor79 » 2/3/2007 1:35

Eu, penso que deve ser esta a correção dos famosos 10% a 15%.
Isto porque já andava tudo mais ou menos a espera dela.
Por isso estou fora mas sempre atento.
Day trade não me seduz particularmente, eu gosto de comprar um titulo no inicio da subida e ficar com ele até ao fim, assim tipo um anito ou mais.
Desta vez é a primeira que vou pagar impostos.
Espero que a correção dure um bom bocado, de modo a que eu possa entrar a vontade no inicio da subida.
A Tendência é Nossa Amiga.

Registado: 9/12/2006 20:01

por James Wheat » 2/3/2007 1:26

Fenix... Sinais dos tempos :roll: !

O topico era mesmo para so' partilhar experiencias e ensinamentos num periodo chave do mercado.

Aparece logo alguem com suspeitas, com interpretacoes do tipo "picancos", "esta' a competir", "aonde este quer chegar", etc.

Vou acalmar as mentes mais desconfiadas.

Alguem que mantinha, na data de abertura deste topico, as posicoes de 6a feira passada, pode ter feito muita coisa bem feita durante semanas a fio, mas seguramente que na em curso fez algo... mal !!!

Como tal nao ha nada de provocacao da parte do autor / da minha parte !

Ainda nao 'e altura de fazer o balanco (pelo menos no meu caso), por isso fica para mais tarde. Agradeco igual os comentarios a' data.

Bn + Ab

PS: estou fora, peco desculpa pela falta de acentos e cedilhas.
James Wheat
Position Trader

por The Mechanic » 1/3/2007 15:58

Eu , como se " devem ter apercebido " os que lêem as bacoradas que escrevo , já há duas semanas que estou líquido , fazendo somente trades do "jogo do centimo" .

O ultimo investimento que tinha era na Cimpor e , curiosamente após me terem solicitado a opinião , achando que ía corrigir ( embora menos , para os 6,50 - 6,40 ) , coloquei stops a 6,63 e 6,65 que "marcharam " .

Depois disso fiz incursões nesta e naquela ( embora me tenha "custado" ver algumas subidas que não "aproveitei" ) e mais nada .

Hoje fiz um misero trade com entrada na Cimpor a 6,21 e saida a 6,25 ... atraves de stop . Apenas como ex. sobre o que é o meu nivel de confiança nos Mercados actualmente.

Estou a ver o que "me dizem os Mercados" pra tentar perceber se isto é uma correcção de 1 a 2 semanas ou se se trata de uma correcção maior . Pra já , as amplitudes de correcção diárias , são preocupantes , mas para a semana veremos qual é , a realidade actual .

Um abraço ,

The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por JOSE DUARTE » 1/3/2007 15:28

Bem, lá fui stopado na Sonae Indústria, ainda com lucro em relação a ontem.

Agora só tenho PTI, Sonae e Sonaecom.

Reforço na liquidez para 70%.

Um abraço,
Saudações Alentejanas

Registado: 25/5/2005 16:00

por Midas » 1/3/2007 14:46

Bem para compensar outro dia ter vendido PTI tarde demais, desta vez foi na muche e consegui vender poucoas antes deste descalabro. Agora estou 100% liquido com umas ordens espalhadas para ver se agarrado algumas a preços convidativos. Boa sorte a todos já que o ambiente começa a estar agreste na bolsa. Veremos se a abertura em fortes perdas nos states serao o que é necessario para os bulls retomarem o controle.
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Registado: 31/8/2005 15:06

por JOSE DUARTE » 1/3/2007 10:07

Eu vendi praticamente toda a minha carteira, na terça... umas por ser stopado e outras por auto recriação.

O que me levou a fazer isso, foi sem dúvida proteger os lucros que já tinha em algumas cotadas.

Apesar das vendas a minha carteira desvalorizou ainda uma % boa, curiosamente o valor percentual da desvalorização é igual à percentagem de valorização que eu tinha como "estratégia" para o mês de Fevereiro.

De todas as vendas só a Sonae SGPS é que vendi com prejuizo.

Semapa, PTI, Altri e Warrant´s da GAlP, vendi com boa percentagem de lucro.

Actualmente da carteira de terça-feira continuo com Sonae Indústria que não consegui vender ao preço que queria e Warrant´s da Portucel.(ambas com lucro)

Ontem entrei novamente na Sonae SGPS(% igual à de terça), e na Portucel (1/3 das acções que detinha na terça),comprando também Sonae Com, a custos médios de 1,7; 2,67 e 6,30 respectivamente.

De referir também que ao contrário de terça hoje estou com 40% de liquidez.

Um abraço.
Saudações Alentejanas

Registado: 25/5/2005 16:00

por fiódor » 1/3/2007 10:05

Elder Escreveu:Então a China cai mais 3% e as acções do PSI sobem todas 2 ou 3%??!? E reparem no volume: baixissimo. A NBA sobe 3% com 7.000 acções feitas. Isto quer dizer que os tubarões estão de fora a ver e os pequenos é que andam a reentrar. Cuidadinho que pode ser uma bear trap!!!

Elder,
foi quase ao mesmo tempo... acabei de criar um tópico a dizer isso mesmo...

Cumps
Fiódor

Registado: 11/9/2004 15:25

por Elder » 1/3/2007 9:56

Então a China cai mais 3% e as acções do PSI sobem todas 2 ou 3%??!? E reparem no volume: baixissimo. A NBA sobe 3% com 7.000 acções feitas. Isto quer dizer que os tubarões estão de fora a ver e os pequenos é que andam a reentrar. Cuidadinho que pode ser uma bear trap!!!
The 3 Ms for success: Mind (psychology), Method (technical analysis), and Money (risk control)

Registado: 7/12/2006 0:43

por Midas » 1/3/2007 9:38

Para compensar a demora no fecho das posicoes que fizeram com que deixasse de ganhar alguma % de lucros entrei ontem na primeira meia hora em algumas accoes, felizmente apanhando um dos pontos mais baixos do dia já que qs todas vieram testar retracements de fibo o que permitiu apanhar Altri a 5.51, TDU a 2.51, Semapa a 10.82 e SOI a 8.60. Agora é esperar e estar atento a qq inversao mas para já corre tdo bem. Deixo os gráfico que me levaram a tomar essas decisoes.
Anexos
altri.png
altri.png (0 Bytes) Visualizado 2327 vezes
semapa.png
semapa.png (0 Bytes) Visualizado 2320 vezes
soi.png
soi.png (0 Bytes) Visualizado 2329 vezes
tdu.png
tdu.png (0 Bytes) Visualizado 2326 vezes
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Registado: 31/8/2005 15:06

por ptmasters » 1/3/2007 1:23

Eu acabei por fechar todas as posições que tinha na terça: Cimpors, RFMDs, PTIs, BCPs em valores "mentais" previamente definidos em caso de quedas.

O mais aberrante foi a PTI que por sorte fechei a 2,83, mas "gananciosamente" considerei que a mesma ia se aguentar (apenas feeling) tendo voltado a entrar nos 2,79... acabei por fechá-lo ainda no mesmo dia 3 cêntimos abaixo em nome do bom sono.

No entretanto e porque o tempo não tem dado para muito (e só arrisco trades neste momento se tiver oportunidade de estar sempre com um olho no streamer), ainda fiz uns trades com a JMT e com a PTI de cêntimos aproveitando a volatilidade e na JMT à espera que uma "ordem maluca" acontecesse e eu apanhasse umas cá bem para baixo.

Regra para mim neste momento é no fim do dia não ter para já quaisquer posições.

1 abraço e bn
O que é um cínico? É aquele que sabe o preço de tudo, mas que não sabe o valor de nada.

Registado: 31/1/2005 4:04

desafio

por Clinico » 1/3/2007 0:51

Não percebi muito bem o desfio mas pela respostas anteriores percebo a questão

Não tenho liquidez nenhuma, estou entaladíssimo na sonae sgps , num desgraçado warrant PTI que ainda está bem reforçado e que se vai aguentando e em 4 fundos já mencionados que levaram um bom trambulhão.

No entanto, o saldo deste ano desde Janeiro mantem-se bastante positivo (trades Altri e PTI), porque ainda não vendi nenhum dos activos em queda!!!

Haja Deus!
Abraços
Clinico

Registado: 1/6/2003 0:13

por JCS » 1/3/2007 0:41

Tenho vindo a reduzir considerávelmente a minha posição no BCP (desde a zona dos €2,90).

Quanto às acções internacionais que tinha em carteira , umas parcelas foram stopadas no dia de ontem (felizmente os stops eram apertados e estavam já na fase de garantia de lucro em vez estarem em limitação de prejuizo). Outras fechei eu próprio posição.

Penso que uma queda da envergadura da de ontem é o inicio de uma correção mais pronunciada (como a de Maio do ano passado). Posso estar enganado (e se estiver é só carregar no gatilho)...

Penso que depois da queda acentuada de ontem haverão agora algumas sessões em que os indices se manterão ou subirão (mas penso que não haverá para já uma subida sustentada, isto porque quem saiu queimado ontem não entrará de olhos fechados no mercado - e segundo consta, o volume de ontem foi o maior de sempre - ). Ainda para mais penso que quem está dentro também anda a jogar à defesa, para sair caso notem o minimo sinal que dê indique qualquer fraquezazinha na subida. Como disse posso estar enganado...

Acredito numa ida do S&P aos 1325 pontos dentro de umas semanitas. Talvez esteja a ser excessivamente pessimista, não sei... Mas duvido que uma queda como a de ontem venha sozinha. Muitas oportunidades se criarão com muitos titulos a ficarem a preços atrativos. Uma coisa é certa haverão sempre boas escolhas para investir. Por enquanto estou de fora para ver melhor onde investir o capital...

Veremos no que isto dá... 8-)

Cumprimentos

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por Crash » 1/3/2007 0:00

PT (desde €2,40)
?
Queres referir-te à Portucel, não é verdade?... e não à PT! :mrgreen:

Não entendi bem se é um desafio (no sentido literal do termo) ou se procuras "conselhos" para o que hás-de fazer até o dia 9 de Março, pelo que entendi (não sei se entendi bem), altura em que irás de férias!

No contexto em que entendi, repara que só tens 6 sessões antes de férias; é pouco tempo!

Com a carteira actual, que descreves ter, só posso dizer-te o que eu faria (presentemente, estou com 100% de cash) sem sentido algum de te dar qualquer tipo de conselho!

1- Seguramente iria de férias com 100% de cash, o que implica vender tudo durante as próximas 6 sessões!

2- É possível (repara possível) que haja uma certa descompressão na venda e se assista a alguma recuperação durante alguma(s) sessão(ões) das próximas 6 sessões (isto na melhor das hipóteses), e neste contexto venderia tudo!

3- Ao mesmo tempo, durante cada uma das 6 sessões, colocaria "stop losses" mentais (ou virtuais) em função do que acharia "razoável" em termos de eventuais menos-valias, o que implicaria uma "permanente" presença durante a sessão, visualizando não só o comportamento das cotadas no nosso PSI20 mas muito no comportamento dos mercados internacionais, começando bem cedinho (madrugada da sessão do dia) a vigiar os asiáticos, principalmente o de Hong Kong e o Nikkey e continuando, naturalmente, nos europeus DAX, FTSE100 e CAC40 !

...Olha, e não sei mais o que te diga... apenas digo que se fosse eu, em qualquer das circunstâncias, iria líquido para férias!
Mesmo que não tivesse hipóteses de ganhar, se os mercados recuperassem para a linha em que estiveram, pelo menos não iria "stressado"!

Um abraço :wink:
e espero que, de alguma forma, te tenha ajudado.

Crash

Registado: 5/1/2006 13:34

por Jacsilva » 28/2/2007 23:57

esqueci de dizer que levei ko no valo de 3500 € no turbo dax 8415c foi o custo a debitar a china , se puder
Bons investimentos
JacSilva

Registado: 3/7/2004 23:14

por Jacsilva » 28/2/2007 23:53

estou longo em sanofi ; total ; EdF ; Bcp (a 2 anos) Pti .

tenho stops não fui stopado stops mais ou menos 6%
Bons investimentos
JacSilva

Registado: 3/7/2004 23:14

por Cali » 28/2/2007 23:51

...da-se! Anda aqui um gajo a pensar que está a ter um ano fantástico, e depois percebe que há uns 'corações de leão' que já facturaram 200% em 2 meses. O que isso dava de BMWs , c'um caraças! :lol:

Bom, voltando á vaca fria, ou melhor, ao mini-urso frio, caro James deixa-me dizer-te que escapei practicamente incolume ao abanão. Vantagens de ser trader falta d'ar, e de andar já há uns tempos muito desconfiado, e á espera de uma surpresa destas.
Tenho sido stopado frequentemente nos ultimos tempos, porque tenho stops muito curtos, e isso tem a ver com o meu grau de desconfiança. Prefiro ter que recomprar mais caro uma posição, 15 minutos depois de a perder devido a um stop-loss muito curto, do que correr o risco de alargar stops e depois ser apanhado por um dia como o de ontem.

Assim, ontem de manhã eu tinha (por mera coincidencia) a maior posição em carteira, de um só titulo, que alguma vez tivera na vida. Estava apinhado de Semapas (cerca de 75% do capital), e tinha mais 20% em Soares da Costa, e menos de 5% em Pararede.
A aposta na Semapa era assim tão elevada, porque de facto era pra mim quase certo que ela ia aos 13 euros em dois dias, e isso daria um resultado brutal na valorização da carteira, até final de Fevereiro. Infelizmente... a China acordou mal disposta, e o 'sonho' foi-se.
Cedo percebi que a coisa ia ficar feia, mas os Cofs compradores estavam desertos acima dos 12.10, e eu fiquei sem hipoteses de desfazer a minha posição em segurança. Assim, fui assistindo á queda e esperando para ver onde estava o primeiro suporte, ou onde haveria quantidades suficientes na compra que pudessem estancar temporariamente os despejos. Só o encontrei a 11,90 . Esperei um pouco, percebi que aquilo não ia aguentar, e vendi tudo a preço médio de 11.91 , 3 centimos abaixo do meu preço médio de compra. Perdi os quase 3% de valorização em relação ao fecho do dia anterior, mas esses ainda não estavam contabilizados.
A Soares da Costa despachei ainda a 0,90 , pois deu-me mais algum tempo de reacção. Tinha-as recomprado a 0,91 , uns dias antes.
A PAD ... ainda cá está, mas não me incomoda.
Estou, portanto, com mais de 95% de liquidez. Tentei hoje uma brincadeira na SNC, mas arrependi-me. Saí a perder, mas não foi significativo.
Assim, e em termos absolutos, este mini-crash, afectou-me, até agora, a carteira em cerca de 1%.
------------------------------------------------
* Trilogia de Cali-nadas *

- "Não deixe para amanhã o que pode perder hoje!"
- "Quem tem medo, compra um certificado de aforro."
- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"

Registado: 9/12/2002 13:40

por Lion_Heart » 28/2/2007 23:06

Hoje antes do fecho dos EUA comprei uns futuros Nikkei
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por Lion_Heart » 28/2/2007 22:49

Shortei futuros dax 24h antes da queda , facturei 200 pontos em cada. No entanto tenho andado longo no oil e a minha carteira ja subiu 200% este ano. Hoje shoreti s&p na abertura mas fui stopado.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por Antonio Vieira » 28/2/2007 22:44

Eu estou 100% liquido desde 16 Fev! EDP(desde Julho), PTI (dese Dez) e Galp (desde Jan) foram os meus ultimos trades.Tive dificuldade em encontrar um titulo "saudavel". Cumpr e bons negocios

Registado: 26/4/2003 21:51

por DOW » 28/2/2007 21:47

Eu não tenho nenhuma posição neste momento, aliás já desde a semana passada que estou 100% cash, até porque andava com dificuldade em encontrar um titulo para entrar com potencial de valorização no curto/medio prazo...
Espero que a correcção não fique por aqui para equacionar uma reentrada... :mrgreen:

Registado: 29/12/2005 1:10

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], leao, m-m, Opcard33, peterteam2, PMP69 e 152 visitantes