Caldeirão da Bolsa

Porque é que as coisas nunca mudam?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por artista_ » 28/2/2007 0:47

Ainda hoje um amigo meu me ligou para me perguntar se não achava bom comprar umas acções da Sonae porque tinham caído muito!

Já o disse antes em várias vezes só que em alturas em que os mercados estavam fortes, volto agora a dizê-lo: Nas alturas más dos mercados é que se vêm os bons investidores, é nestas fases que se faz a grande distinção entre os que agem de acordo com uma estratégia e os que se deixam levar pelas emoções...

Maior ou menor até me parece que esta correcção não passará de um susto e voltaremos a ter novos máximos, talvez ainda este ano, mas as correcções fortes e prolongadas voltarão algum dia e ainda assim estas quedas já deverão estar a provocar muitos dissabores a muita gente...

De qualquer forma boa sorte e bons negócios para todos, espero que este não passe de um pequeno susto e que sirva de emenda para muitos... para os que não servir não podem dizer que não foi por falta de avisos...

Registado: 17/3/2003 22:51

por novo_nisto » 27/2/2007 22:27

valves Escreveu:pois eu acho a vela mto feia vai condicionar o mercado nos proximos tempos vai demorar uns meses até chegarmos aos niveis de ontem ...

Sou da mesma opinião. O soco de hoje levou as bolsas ao tapete e um pugilista por mais forte que seja não se levanta logo.

Acho que os 1375 pontos são quase um dado adquirido.

Registado: 30/8/2005 15:11

por valves » 27/2/2007 22:12

pois eu acho a vela mto feia vai condicionar o mercado nos proximos tempos vai demorar uns meses até chegarmos aos niveis de ontem ...
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

por iurp » 27/2/2007 21:19

Parece estar a a liviar. depois de estar a perder 4,5%, perde neste momento 3,4.

Abaixo de 3 era óptimo.

Registado: 23/1/2006 23:54

por iurp » 27/2/2007 20:07

Estou esperançado que o nasdaq não caia acima de 3%-3.5%. Até estes valores e comparando com a Europa julgo que a bonança voltará. Neste momento perde 2,87 e continua em queda. A última hora poderá prefigurar o dia de amanhâ.

Aguardemos.

Abraço e BN

Registado: 23/1/2006 23:54

por 1963 » 27/2/2007 19:57

Eu, que sou ainda um pouco imberbe neste mundo, já tinha aqui aprendido, especialmente com as constantes advertências do Ulisses, o quão importante é utilizar stops, evitam muitos dissabores. O problema é que eu utilizo a caixadirecta, onde estes não são utilizados :evil: . Facilmente se conclui que hoje foi um dia cão para mim, como certamente para muitos dos colegas aqui.
Espero, desejo, que isto não tenha passado de um ciclone e que rapidamente, já amanhã se possível, chegue a bonança :(

Ps: também por causa disto estou a ponderar mudar para a LJ, contactei telefonicamente com eles, que me garantiram que as ordens na nossa pracita, e não só, não têm qualquer custo, ou seja são de borla :wink: . Eu ainda disse " de borla??!! Ainda se fossem grátis..." como diria o outro :lol:

Um grande abraço a todos e nada de desesperar, eu por mim só saí da Cimpor a 6,46, de resto fiquei com tudo, incluindo as minhas NVB :cry: :cry: :cry:
Enfim, melhores dias virão.
Obstáculos é aquilo que aparece quando desviamos a atenção do problema principal.

Registado: 24/8/2006 20:09

por djovarius » 27/2/2007 19:17

Olá de novo,

E já aconteceu o que há muito não se via.
Um "trading collar" foi decretado no NYSE.
Isto aconteceu porque o Nyse Composite atingiu uma queda de 180 pontos, fazendo disparar essa restrição.

Wally continua a ter salvaguardas no diário.

Mas de que se trata isto? São restrições à volatilidade em alta ou baixa. Neste caso, o "colarinho" impede a arbitragem das acções com os índices.

Mais detalhes em:

http://www.nyse.com/press/circuit_breakers.html

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por Resina » 27/2/2007 19:00

Acho que a correção de hoje foi provocada por um panico geral em torno dos mercados...
Provavelmente amanha poderá corrigir mais um pouco, por estas razões decidi manter a minha carteira intacta sem qualquer compra ou venda...
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por rmachado » 27/2/2007 17:38

rteixe01 Escreveu:Hoje houve pessoas a fazerem fortunas e outros a desgraçarem-se a 100%.

Exacto...

Tinha aqui um pequeno PUT (1000 TW comprados a 0.18) e já vai em 475%... enfim...

Registado: 24/8/2004 10:42

por novo_nisto » 27/2/2007 17:36

[quote="The Doctor"

Só tenho pena que a nossa bolsa seja assim tão afectada por factorees externos... mas é inevitável!! :evil: :evil:

abraço[/quote]

Eu por acaso acho que a bolsa portuguesa é muito pouco permeável a factores externos. Até costumo dizer que parece que a bolsa portuguesa vive à margem do mundo exterior.

por rteixe01 » 27/2/2007 17:35

Hoje houve pessoas a fazerem fortunas e outros a desgraçarem-se a 100%.
O mercado é que indica a direcção, nós só temos de o seguir!

Registado: 23/11/2005 11:37

por Brah » 27/2/2007 17:30

djovarius Escreveu:Além disso há que acrescentar o seguinte:

Se subidas de 1% numa sessão não assustam ninguém, porque é que descidas iguais, também numa sessão, hão-de assustar?
O que realmente assusta são semanas a descer (para quem está bull) mesmo que a descida diária seja fraca, sobretudo se essa descida ter começado num modo de mudança de tendência, seja, queda abrupta de 2 - 3% !!

Concordo plenamente com esta visão, apesar de estar a ser atingido em força como todos os outros... mas se temos estofo para "aguentar" estas ultimas subidas de títulos como a soni e a semapa (que dificil foi vê-las a subir à grande :wink: ) agora também há que saber aguentar (principalmente quem usa stops muuuito largos, como eu) :evil: :evil:

Só tenho pena que a nossa bolsa seja assim tão afectada por factorees externos... mas é inevitável!! :evil: :evil:

abraço

Registado: 2/11/2006 11:31

por novo_nisto » 27/2/2007 16:48

djovarius Escreveu:Além disso há que acrescentar o seguinte:

Se subidas de 1% numa sessão não assustam ninguém, porque é que descidas iguais, também numa sessão, hão-de assustar?
O que realmente assusta são semanas a descer (para quem está bull) mesmo que a descida diária seja fraca, sobretudo se essa descida ter começado num modo de mudança de tendência, seja, queda abrupta de 2 - 3% !!

Para mim, que me considero iniciado nestas coisas, as pequenas variações diárias para cima ou para baixo são indiferentes. São naturais, fazem parte do mercado e só temos de nos ir adaptando a elas.

Estes dias assim de grande volatilidade é que fazem mossa. É nestes que as surpresas surgem. É nestes dias que existem rompimentos de suportes e resistências sem cerimónias, em que existem aberturas em gap desastrosas.

Nestes dias é que considero complicado seguir à risca planos de trading e não ser atingido.

Nestes dias é que perdemos mais-valias de uma semana com um stop "largo" para depois vermos a acção regressar ao ponto de partida.

Nestes dias é que os gráficos mudam tão radicalmente que os suportes e as resistências ficam mais difíceis de eleger. Que as LT ficam desfeitas.

No fundo, é nestes dias que se torna difícil negociar.

E gostava de ler a opinião de quem já viveu muitos dias assim. Que táctica usam? Como se defendem? Já abri um tópico sobre isso e tudo.

por scpnuno » 27/2/2007 16:32

djovarius Escreveu:...
Abraço a todos os touros e ursos

dj

Espero que a omissão a "touras e ursas" se deva simplesmente ao facto de para elas não ser abraço, ser beijoca...

O que eu acho curioso (já foi assim em Maio) é que as quedas libertam o poeta que há em nós...o crash, o alerta vermelho, a invasão extraterrestre - carago, pá!

Aqui nos "mercados emergidos" (chamam-se assim??) ainda ninguém caiu nem 3% - nada grave, correcção. Brusca, sim, mas já se sabe que para baixo todos os santos ajudam...
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por petar » 27/2/2007 16:30

Ulisses Pereira Escreveu:Sem dúvida, DJ. A verdade é que muitos investidores estão a negociar nos últimos anos pela primeira vez e ainda não viveram algumas experiências importantes. Tudo isto faz parte do processo educativo do investidor e é nesse papel pedagógico que continuamos empenhados que o Caldeirão se mantenha.
Porque, na verdade, não são muitos os que aqui continuam desde o início. O mercado é demasiado cruel para isso.

Um abraço,
Ulisses

E nós, os ignorantes, vos agradecemos :mrgreen:

Espero sinceramente que se continue por aqui a partilhar conhecimento, experiências e também porque não expectativas, desde que sejam justificadas pelo próprio.
"The market can stay irrational longer than you can stay solvent." - Keynes

Registado: 5/11/2002 17:43

por Ulisses Pereira » 27/2/2007 16:25

Sem dúvida, DJ. A verdade é que muitos investidores estão a negociar nos últimos anos pela primeira vez e ainda não viveram algumas experiências importantes. Tudo isto faz parte do processo educativo do investidor e é nesse papel pedagógico que continuamos empenhados que o Caldeirão se mantenha.

Porque, na verdade, não são muitos os que aqui continuam desde o início. O mercado é demasiado cruel para isso.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por djovarius » 27/2/2007 15:53

Além disso há que acrescentar o seguinte:

Situações de 10% num só dia, geralmente, são sinónimo de crises de curto prazo, sendo depois eliminadas.

É até curioso relembrar como as descidas pós- 11/Setembro foram fortes, mas anuladas posteriormente.
O mercado retomou depois o caminho de antes da crise, ou seja, quedas mais suaves, caminho que se manteve até outubro de 2002 !!

Agora, seguramente, teremos de nos habituarmos a maior volatilidade em quase todos os activos financeiros.

Abraço a todos os touros e ursos

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por Ulisses Pereira » 27/2/2007 15:36

Aproveito, no entanto, este tópico para sublinhar o seguinte: Com excepção dos crashes, as quedas mais violentas acontecem nos "Bull Markets" e as subidas mais fortes durante os "Bear Markets". Algo para meditarmos...

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por HOSTILE » 27/2/2007 15:27

O que é impressionante e não muda é o pessoal a tentar agarrar a faca, já hoje... Basta passar em alguns tópicos e ver falar, em reforçar no intraday e suportes. A AT vai ter pouca influência no panic-sell, maior ou menor, dependendo da correcção. Típico sentimento de quem está dentro no curto prazo e não acredita numa verdadeira correcção e reforça. E quando não houver mais para reforçar está entalado nelas...
Fica o aviso!

Registado: 31/5/2006 21:13

por meu-gôdo » 27/2/2007 14:44

aos_pouquinhos Escreveu:
meu-gôdo Escreveu:Fico sensibilizado com o que diz o Ulisses, não só relativamente ao que diz neste tópico, mas também no que tem vindo a dizer nestes últimos tempos. A justificação para entrar num título, muitas vezes não existe. Pior do que isso, é impressionante as justificações que são dadas para satisfazer o nosso desejo. Posso dar um exemplo concreto, mas é apenas um exemplo dos muitos que poderia dar. Há poucos dias entrei na Altri quando lateralizava, consciente dos riscos que podia correr. Estabeleci um stop-loss num suporte abaixo do ponto de entrada (cerca de 5% abaixo). Estive a ganhar cerca de 10% e não fechei posição. Neste momento, a altri corrige. Subo o stop-loss de tal forma que se este for activado não ganho nem perco nada já descontando as comissões bancárias. O stop por mim definido não faz qualquer sentido em termos técnicos dado que não existe ali nenhum suporte na proximidade, mas é a minha estratégia neste momento. Neste momento, só fecho a posição se atingir aquele valor. Daqui a 2 semanas, poderá ser diferente. O que me causa preocupação são a maior parte dos comentários que vejo no tópico da altri. A maior parte dos forenses só vê o caminho para cima e não vê correcções e justificam-se com os cofres, toques em MM, saída de resultados ou outros argumentos que muitas vezes não reconheço em termos técnicos nem fazem sentido. Raramente, para não dizer nunca, vejo um comentário sobre a possibilidade de poder corrigir fortemente.

Relativamente ao dia de hoje, não percebo como se pode pensar no fim do bull. Para mim, trata-se de uma pequena retracção à qual se poderá seguir uma correcção. Para o fim do bull, será necessário esperar mais tempo para chegar a essa conclusão. Neste momento, é uma hipótese remota e como hipótese que é poderá ou não vir a confirmar-se...

Só queria sublinhar o seguinte:
O meu amigo tem um plano que o vai respeitar, logo nessa trade nunca perderá dinheiro. Aqui está um exemplo que o vai deixar de consiência tranquila em termos de trading.

Os 10 % estavam definidos à partido? Se não, não há nada a lamentar, mesmo que a trade venha a dar zero.

O momento para sair de mercado é sempre de grau de satisfação duvidosa ao não estar previamente definido, e mesmo atingido caso venha mais acima assim o será.

Cumps

Apenas em produtos alavancados estabeleço pontos de saída e mesmo assim nem sempre. Prefiro subir o stop-loss e encostá-lo á resistência e assim garanto não perder muito daquilo que poderia ganhar se não quebrar a resistência. Não consigo tolerar perder dinheiro num negócio depois de poder ter ganho 10% o que justifica a colocação do stop-loss, apesar de não fazer sentido em termos técnicos. Esta é sempre a minha estratégia... Assim, estou bem com a minha consciência

Registado: 4/7/2006 19:54

por aos_pouquinhos » 27/2/2007 14:22

meu-gôdo Escreveu:Fico sensibilizado com o que diz o Ulisses, não só relativamente ao que diz neste tópico, mas também no que tem vindo a dizer nestes últimos tempos. A justificação para entrar num título, muitas vezes não existe. Pior do que isso, é impressionante as justificações que são dadas para satisfazer o nosso desejo. Posso dar um exemplo concreto, mas é apenas um exemplo dos muitos que poderia dar. Há poucos dias entrei na Altri quando lateralizava, consciente dos riscos que podia correr. Estabeleci um stop-loss num suporte abaixo do ponto de entrada (cerca de 5% abaixo). Estive a ganhar cerca de 10% e não fechei posição. Neste momento, a altri corrige. Subo o stop-loss de tal forma que se este for activado não ganho nem perco nada já descontando as comissões bancárias. O stop por mim definido não faz qualquer sentido em termos técnicos dado que não existe ali nenhum suporte na proximidade, mas é a minha estratégia neste momento. Neste momento, só fecho a posição se atingir aquele valor. Daqui a 2 semanas, poderá ser diferente. O que me causa preocupação são a maior parte dos comentários que vejo no tópico da altri. A maior parte dos forenses só vê o caminho para cima e não vê correcções e justificam-se com os cofres, toques em MM, saída de resultados ou outros argumentos que muitas vezes não reconheço em termos técnicos nem fazem sentido. Raramente, para não dizer nunca, vejo um comentário sobre a possibilidade de poder corrigir fortemente.

Relativamente ao dia de hoje, não percebo como se pode pensar no fim do bull. Para mim, trata-se de uma pequena retracção à qual se poderá seguir uma correcção. Para o fim do bull, será necessário esperar mais tempo para chegar a essa conclusão. Neste momento, é uma hipótese remota e como hipótese que é poderá ou não vir a confirmar-se...

Só queria sublinhar o seguinte:
O meu amigo tem um plano que o vai respeitar, logo nessa trade nunca perderá dinheiro. Aqui está um exemplo que o vai deixar de consiência tranquila em termos de trading.

Os 10 % estavam definidos à partido? Se não, não há nada a lamentar, mesmo que a trade venha a dar zero.

O momento para sair de mercado é sempre de grau de satisfação duvidosa ao não estar previamente definido, e mesmo atingido caso venha mais acima assim o será.

Cumps
Vai onde te leva o sonho, mas cuidado, não vá ele tornar-se um pesadelo....

Registado: 11/8/2006 11:23

por meu-gôdo » 27/2/2007 14:16

Fico sensibilizado com o que diz o Ulisses, não só relativamente ao que diz neste tópico, mas também no que tem vindo a dizer nestes últimos tempos. A justificação para entrar num título, muitas vezes não existe. Pior do que isso, é impressionante as justificações que são dadas para satisfazer o nosso desejo. Posso dar um exemplo concreto, mas é apenas um exemplo dos muitos que poderia dar. Há poucos dias entrei na Altri quando lateralizava, consciente dos riscos que podia correr. Estabeleci um stop-loss num suporte abaixo do ponto de entrada (cerca de 5% abaixo). Estive a ganhar cerca de 10% e não fechei posição. Neste momento, a altri corrige. Subo o stop-loss de tal forma que se este for activado não ganho nem perco nada já descontando as comissões bancárias. O stop por mim definido não faz qualquer sentido em termos técnicos dado que não existe ali nenhum suporte na proximidade, mas é a minha estratégia neste momento. Neste momento, só fecho a posição se atingir aquele valor. Daqui a 2 semanas, poderá ser diferente. O que me causa preocupação são a maior parte dos comentários que vejo no tópico da altri. A maior parte dos forenses só vê o caminho para cima e não vê correcções e justificam-se com os cofres, toques em MM, saída de resultados ou outros argumentos que muitas vezes não reconheço em termos técnicos nem fazem sentido. Raramente, para não dizer nunca, vejo um comentário sobre a possibilidade de poder corrigir fortemente.

Registado: 4/7/2006 19:54

Poia é...

por aos_pouquinhos » 27/2/2007 14:02

sempre assim foi nos mercados e sempre assim será... aos olhos de um investidor entrar e sempre a coisa mais facil, mas sair é a coisa mais difícil de todas.

Encontrar um grau de satisfação entre um ponto de entrada e saída é a ciência imperfeita nos mercados.

Podemo-nos meter, mas nunca sairemos contentes a 100% ou muitas vezes saímos com grande dor.

Na minha experiência o plano é sem dúvida a chave dos mercados. Não me importo de me engarnar, pois encaro isso como humanamente normal, mas esse erro só me custará o stop loss definido à partida e inalterado perante o facto projectado para a trade.

Mas digo, eu sou essencialmente um day-trader. Cada plano no seu galho.

Cumps
Vai onde te leva o sonho, mas cuidado, não vá ele tornar-se um pesadelo....

Registado: 11/8/2006 11:23

Porque é que as coisas nunca mudam?

por Ulisses Pereira » 27/2/2007 13:54

Nas últimas semanas recebi vários mails e MP em que o teor dos mails era semelhante e a ideia chave era esta: Num Bull Market, a Análise técnica não serve para nada porque as acções acabam sempre por subir e mesmo que caiam um bocadinho a seguir voltam a subir por isso não há preocupações e eu não devo dar tanta importância aos gráficos nem aconselhar as pessoas a usar stops. E que acalmo demasiado os ânimos quando se fala de subidas.

Hoje tenho 4 MP e 3 mails (dos quais 4 foram de pessoas que, nas últimas semanas, escreveram mails com o teor acima descrito) muito parecidos entre eles. Transcrevo um deles (com a autorização de quem o fez):

"Caro Ulisses, podia-me dizer qual o suporte do PSI? E da Sonae? É que isto parece que vai tudo mesmo para baixo nos próximos meses. E onde acha que a queda do Banif pode parar? Ajude-me por favor".

O que eu acho incrível não são estes mails. É o facto de se recuar vários anos atrás se ter passado exactamente o mesmo. Há coisas que não mudam nunca...

O que é que eu gostava de sublinhar? Quando alguém abre uma posição fá-lo com base em determinados pressupostos (sejam pressupostos técnicos, fundamentais ou outros quaisquer). O que é fundamental é que, quando entramos num papel, saibamos definir como sair caso as coisas correm mal. O importante é reconhecer se as condições e os motivos que nos levaram a entrar num título se alteraram e, caso iwsso aconteça, devemos agir. Agora entrar porque se acha que a empresa é muito boa e tem potencial e depois sair porque o analista técnico lhe disse que o suporte foi quebrado não faz o menor sentido.

AH... e se foi o vizinho que lhe disse que aquela acção estava boa para comprar, agora pergunte-lhe se está boa para vender.

Há coisas que não mudam nunca.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: GamesOver, Google [Bot], Google Adsense [Bot], m-m, Phil2014 e 49 visitantes