Caldeirão da Bolsa

DAX 2007 - Qual a melhor estratégia?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por fcc » 26/2/2007 17:17

Com a queda nos Estados Unidos o after do Dax já vai nos 7010. Empirico parece que vai fazer-te a vontade ;)

Registado: 16/10/2006 20:26

por empirico » 26/2/2007 17:10

empirico Escreveu:
empirico Escreveu:ANALISE PARA A SEMANA DE 26 FEVEREIRO A 2 DE MARÇO:

BREVE COMENTÁRIO:

O DAX teve esta semana finda um período de lateralização/consolidação, movimentando-se num range de negociação de apenas 90 pontos. Esperava um range muito mais amplo que não se veio a concretizar.
Ao contrário das últimas semanas, o DAX desta vez foi imprevisível e chegou a dar um falso sinal na quebra intra diária dos 6940 pontos, que me fez abrir uma posição curta.
Estou convencido que provavelmente a vou fechar com menos-valias, porque o DAX desenhou com esta consolidação um novo triângulo ascendente e basta um fecho acima dos 7000 pontos para projectar um target nos 7160 pontos.

QUAL A MELHOR ESTRATÉGIA DE TRADING POSITION PARA O CURTO PRAZO?

O DAX esta semana que findou voltou a fazer um novo máximo desde 2001 e quebrou os 7000 pontos, tendo feito 7012 pontos. Não existe sinais de esgotamento de subida, mas os indicadores estão em valores preocupantes e o espaço de subidas, sem uma correcção mais significativa não deverá ser muito mais amplo. Pessoalmente, observo a zona dos 7150/7200 pontos como a zona de um possível topo deste fortíssimo movimento.

1.TENDÊNCIA E ANALISE TÉCNICA:

- A tendência de curto prazo é ascendente tal como a tendência primária.
Os indicadores técnicos apesar de não apresentarem divergências estão próximo dos valores máximos e o ADX dá sinais de ser possível aumentar um pouco mais a amplitude dos ganhos. Outros indicadores começam a estar em valores saturados.
Com estes dados não se pode concluir que iremos ter uma continuidade dos ganhos, mas existe condições para se manterem as subidas.

2. MOVIMENTOS ESPERADOS:

É provável que tenhamos uma semana com um range de negociação mais alargado do que na semana anterior. A amplitude que observo é de 291 pontos. O range de negociação poderá ser entre os 6846/7137 pontos. Uma quebra dos 6922 em baixa pode levar o índice aos 6846 pontos.

3. ZONA DE STOP:

Coloco o stop para a posição curta nos 7015 pontos. Uma quebra deste valor faz com que feche a posição curta e abra uma posição longa.

4. CONCLUSÕES:

Tecnicamente estão favorecidas as posições longas.

1.Para quem está fora do mercado observo a possibilidade de abrir uma posição longa na quebra dos 7015 pontos com stop-loss nos 6984 pontos.

2. Está em formação um triângulo ascendente que a ser activado projecta o DAX para os 7160 pontos.

5. REFERÊNCIAS PARA A PRÓXIMA SEMANA:

Os valores de referência são na tendência de alta os 7024, 7037, 7082 e 7137 pontos.
Caso a semana seja de correcções temos como referência os 6960, 6947, 6902 e 6846 pontos.

ACTUALIZAÇÃO PARA 27/02/07:

O DAX hoje voltou a fazer mais um máximo e quebrou no intraday a minha referência dos 7037 pontos. A próxima referência são os 7082!

Após a sessão de hoje destaco:

:arrow: Considero ter sido activado o triângilo as cendente com o target nos 7160 pontos;

:arrow: É provável e conveniente um reteste aos 7000 pontos para confirmação da passagem de resistência a suporte;

:arrow: A quebra em baixa dos 6790 pontos inviabiliza esta minha abordagem.

P.S. - Vou-me ausentar e regresso 5ª Feira com a habitual analise. Bons negócios!
Anexos
dax.png
dax.png (0 Bytes) Visualizado 1527 vezes
Empirico

Registado: 5/11/2002 0:16

por empirico » 26/2/2007 16:50

scpnuno Escreveu:A todos vós

Mais uma vez peço desculpa, se de alguma forma vos magoei.

Só quis alertar que tem menos experiencia.

Os mais experientes de certeza que se lembram de alturas, quando eram iniciantes, em que cheios de duvidas, se viravam para qualquer opinião...e com o tempo viram que não é esse o caminho.

A prova que eu gosto dos vossos posts, das vossas analises, da vossa forma de estar é que continuo a estar por cá, lendo tudo, e a tentar ajudar quando acho que devo e posso.

Por favor, não levem a mal

Duvido que alguém te leve a mal :wink: e todos te compreendemos :)
Empirico

por rteixe01 » 26/2/2007 13:36

SCPnuno,

Já conheces a minha opinião, não levei a mal :lol:
O mercado é que indica a direcção, nós só temos de o seguir!

Registado: 23/11/2005 11:37

por scpnuno » 26/2/2007 12:39

A todos vós

Mais uma vez peço desculpa, se de alguma forma vos magoei.

Só quis alertar que tem menos experiencia.

Os mais experientes de certeza que se lembram de alturas, quando eram iniciantes, em que cheios de duvidas, se viravam para qualquer opinião...e com o tempo viram que não é esse o caminho.

A prova que eu gosto dos vossos posts, das vossas analises, da vossa forma de estar é que continuo a estar por cá, lendo tudo, e a tentar ajudar quando acho que devo e posso.

Por favor, não levem a mal
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

de facto

por aos_pouquinhos » 26/2/2007 12:39

Ritxie, os futuros americanos encontram-se demasiado verdes para o meu gosto.

O estranho é que o DAX já deveria era estar a ganhar mais de 1%, e nada disso se passa. Anda ali a cansar-se nos 7030.

Mas é como dizes... podem abrei no verde, verde... aliviar um pouquito e partir para a "ignorância :cry: :cry: :cry: " e o Dax "acanir-se" a ele e atrelar para uma valente subida. Para mais hoi é 2ª-Feira.

Cumps
Vai onde te leva o sonho, mas cuidado, não vá ele tornar-se um pesadelo....

Registado: 11/8/2006 11:23

por rteixe01 » 26/2/2007 12:34

Join,

Eles fizeram os reparos para efectivamente proteger quem seja demasiado influenciável.
Eu não torno a escrever mais nada sobre essa matéria porque penso que já foi tudo dito.

Agora outra coisa para paerceberes ainda melhor o porquê dos alertas.
Por exemplo, escrevi de manhã que isto poderia dar um bom curto hoje. Neste momento mudei de opinião e penso que claramente as posições longas é que vão mandar hoje no mercado. Porquê?

1 - Porque o DAX não mostra sinais de querer retrair.
2 - A Allianz hoje manda no mercado e basta os EUA darem sinais que não caem e o resto das outras 29 acções do DAX poderão acordar do adormecimento em que têm estado.
3 - Hoje não saem indicadores que possam limitar de alguma forma os EUA e a Europa.
4 - Os futuros do NASDAQ e S&P estão demasiado positivos, isto aliado ao facto de eles andarem à cerca de 4 sessões a cair, pode indiciar um forte bounce nestes 2 indices.

Quero com isto dizer, que a leitura qu se faz dos indices, pode mudar dum momento para o outro e de acordo com as circunstâncias e quem "arriscar" fazer o que alguém escreve aqui, arrisca-se a que esse alguém mude de estratégia e não a publique a seguir.

Com tudo isto, continuo a dizer que até ao momento não disse nem direi se tenho posição ou qual seria a mesma. Só 2 pessoas sabem, mais ninguém.

1 abraço e boa sorte para os trades

por join » 26/2/2007 12:23

Vivam
Agradeço a todos pela disponibilidade para colocarem aqui as vossas sugestões , conselhos , opiniões, etc que enriquecem o forum e ajudam os mais leigos como eu a aprender.Ñunca atribuirei culpas a quem quer que seja pelo facto de sugerir um trade que não resulte em ganhos , continuem a opinar que no fim quem decide sou eu.
Um grande abraço para todos , e boa sorte.

Registado: 3/2/2007 23:50

por aos_pouquinhos » 26/2/2007 12:14

Esta é uma discussão que é recorrente neste forum.

Eu sou daqueles que faz menção das entradas e stop's nas trades essencialmente do DAX. Isso dá-me a mim uma seriedade comigo mesmo e me faz sentir a autenticidade dos mercados.

Os que não gostam de publicitar merecem também todo o meu respeito, como não poderia deixar de ser.

O que cada um publica, aqui ou em qualquer outro lado é da sua esclusiva responsabilidade.

Quanto aos "seguidores": Neste mundo só podemos pensar desta maneira.... Aqui nos mercados, cada cabeça sua sentença.
Ninguem, mas ninguem deve seguir o que outros opinão. Cada um deve discernir aquilo que deve fazer nos mercados.

Eu da minha parte digo.... não quero nem um seguidor... Caso sinta isso de alguma forma deixarei de escrever nos foruns.

Cumps

por Valete » 26/2/2007 11:59

Concordo em absoluto Empírico. E quantos mais formos aqui melhor.
In God we trust, all others bring data.

Registado: 2/10/2006 17:40

por empirico » 26/2/2007 11:53

Quero dizer duas coisas:

1ª Não compreendo os bodes expiatórios para justificar esta subida, é notório que o DAX mantêm força para continuar a subir e para mim vai aos 7160 (target do triângulo);

2ª Considero que as ideias que aqui vou deixando sirva exclusivamente para aprendizagem e não para acompanhamento (cópia) das minhas posições, no dia em que sinta que o que escrevo pode interferir com o meu consciente porque as pessoas seguem o que eu digo deixarei de escrever. Este tópico serve para reflexão e incutir um espirito critico. Podem e devem discordar.[/b]
Empirico

por maisum_CALD » 26/2/2007 11:40

fcc Escreveu:
rteixe01 Escreveu:Esqueci de dizer que não acredito muita nesta subida do indice, porque:

1 - Toda a subida se deve exclusivamente à Allianz
2 - Não é normal o CAC subir mais que o DAX, isso indica que o indice não tem muita força
3 - Continuo a acreditar na queda do S&P para os 1440 pontos.

Agree nos 3 pontos. Hoje se calhar ainda volta aos 7000.

Pode calhar mas o arranque das 9:14h nos futuros do CAC não é de substimar... Se o DAX arrancou com 3 minutos de atraso isso não implica menos força no DAX pois na verdade é o índice que mais força tem mostrado nas últimas semanas... Parece que os outros é que tentam agora encortar a diferença existente mas não quer dizer que consigam...

.

Registado: 23/9/2004 1:02

por PMPF » 26/2/2007 11:27

Bom dia SCP nuno,

Julgo importante o teu ponto de vista.
No entanto todos são adultos e sabem que as decisões que cada um toma são da sua inteira responsabilidade.

Não se pode criticar quem aqui mostra os trades que efectua e as razões quesuportam os mesmos. A informação e o metódo dos trades que aqui são mostrados permitem a quem os lê pensar e concordar ou discordar com eles. É um processo de enriquecimento do conhecimento relativo a este tema que nos desperta tanto interesse.

Julgo que o mostrar os trades dá valor ao forum e aos tópicos, no entanto acho bem que se avise dos riscos genéricos dos investimentos em bolsa para aqueles que conhecem pior o mercado de capitais.

Um abraço

Registado: 8/1/2007 23:40

por rteixe01 » 26/2/2007 11:21

SCPnuno,

Mais uma coisa, eu raramente coloco aqui as posições que tomo no mercado. Para justamente não influenciar ninguém.
Só há duas pessoas que sabem, o João (Aforro) com quem falo várias vezes ao dia por telefone e o Empirico, com quem costumo trocar MP para abordarmos alguns pontos.
De resto mais ninguém sabe o que faço e se tenho ou não posição.

Ah, e esqueci-me de te mandar um beijinho no post anterior :lol:

por rteixe01 » 26/2/2007 11:17

rteixe01 Escreveu:
join Escreveu:Viva Rui
Entrei curto a 7007 e fui stopado a 7029 , depois de ler o seu post arrisquei novamente e entrei curto a 7027 espero que resulte.Por favor esclareça-me o seguinte:Pelo camarilla o H3 e´7001,87 isto refere-se ao valor do Bid , e o L3 ´refere-se ao valor do Ask?
Um abraço e boa sorte

Viva Join,

Aquilo que escrevo não é para ser levado à letra, apenas faço a minha leitura do indice. Depois cada um tem de pensar por si para ver que opção tomar. Há dias em que nem interessa estar no mercado.
Há também dias em que me engano :mrgreen:
Quanto a essa entrada curta, em principio foi boa, mas não posso dar garantias de nada.

Olá SCPnuno,

Gostei bastante da tua opinião. Apenas queria dizer que acho que tudo o que referiste ficou anteriormente bastante explicito no que escrevi e que sublinhei agora a bold e a vermelho.

por scpnuno » 26/2/2007 11:10

Meus amigos, desta vez vou escrever muito a serio - e com alguma preocupação.

Quem já anda nos indices em geral ou no Dax em particular há algum tempo, compreenderá perfeitamente o que digo.
E quero, desde já, pedir desculpa ao Rteixe e ao Join, não pretendo de forma alguma ofender, magoar, seja o que for nenhum de vós. Pelo contrário, queria apenas alertar.

join Escreveu:...Entrei curto a 7007 e fui stopado a 7029 , depois de ler o seu post arrisquei novamente e entrei curto a 7027 ...

Isto é puro suicidio...
Estamos a falar de posiçoes provavelmente alavancadas, em CFDs ou turbos, ou seja o que for...

Deixem-me, com todo o respeito por vós, dar umas opiniões e/ou conselhos, quanto mais não seja têm a minha idade a dar algum suporte:

* Não há gurus - não há infaliveis no mercado, e se os houvesse não publicariam no caldeirão.

* Não tomem uma posição no mercado porque alguém viu alguma coisa - é preciso que o próprio veja. Claro que as opiniões ajudam a polir a nossa decisão.

* Muito cuidado com estas coisas - ou se tem um capital praticamente inesgotavel, ou se anda a correr "atrás do prejuízo" por estas tomadas de decisão.

A voçês, colegas, peço desculpa. Não pretendi ofender e espero não o ter feito. Como sabem, é minha posição não divulgar as minhas posições no mercado porque, se um dia houvesse um post como o do Join relativo a uma posição e/ou opinião que eu divulgasse e que depois corresse mal, eu não seria capaz de estar bem com a minha consciencia.
Se acharem, vós ou a administração que o meu post magoa alguns sentimentos, não levarei nada a mal que seja apagado.

Um abraço a todos e a melhor sorte do mundo
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por Valete » 26/2/2007 11:08

Já agora dizer que o rsi, encontra-se a 69, e que não quebra a barreira dos 70 desde 23/11. Sempre que lá toca desce logo. Apesar de tudo continuo longo desde quarta.

por fcc » 26/2/2007 11:08

rteixe01 Escreveu:Esqueci de dizer que não acredito muita nesta subida do indice, porque:

2 - Não é normal o CAC subir mais que o DAX, isso indica que o indice não tem muita força

Agree nos 3 pontos. Hoje se calhar ainda volta aos 7000.

Registado: 16/10/2006 20:26

por rteixe01 » 26/2/2007 11:05

Esqueci de dizer que não acredito muita nesta subida do indice, porque:

por rteixe01 » 26/2/2007 10:59

join Escreveu:Viva Rui
Entrei curto a 7007 e fui stopado a 7029 , depois de ler o seu post arrisquei novamente e entrei curto a 7027 espero que resulte.Por favor esclareça-me o seguinte:Pelo camarilla o H3 e´7001,87 isto refere-se ao valor do Bid , e o L3 ´refere-se ao valor do Ask?
Um abraço e boa sorte

Viva Join,

Aquilo que escrevo não é para ser levado à letra, apenas faço a minha leitura do indice. Depois cada um tem de pensar por si para ver que opção tomar. Há dias em que nem interessa estar no mercado.
Há também dias em que me engano :mrgreen:
Quanto a essa entrada curta, em principio foi boa, mas não posso dar garantias de nada.

por rteixe01 » 26/2/2007 10:55

rteixe01 Escreveu:Bom dia a todos,

Cá vai o plano de trading para hoje:

Short - 7002 pontos
Long Breakout - 7011 pontos
Última resistência - 7026 pontos

Por isso, esta posição em que está o DAX neste momento é um óptimo ponto para shortar, porque dificilmente ele terá força para ir mais além dos 7026/7030 pontos.

Como já recebi algumas MP a levantarem questões acerca dos valores que coloco e que se baseiam no Camarilha, vou tantar ser explicito e suscinto nas explicações para todos entenderem.

1 - os pontos do Camarilha não podem ser levados à letra!. Tudo dependo do sentimento do mercado em cada dia. Temos de ser flexiveis nas leitura.

Por exemplo, o ponto Short não é necessariamente um ponto para shortar, pois se acreditarmos que o indice está forte, esta resistência pode-se tornar num bom suporte, ou seja, este ponto short poderá ser um bom ponto para uma entrada Call.

O Long Breakout, não é necessariamente um ponto que quando se chega lá, tenhamos de entrar logo longos nele, não, convém ver se o indice se aguenta acima do mesmo e se virmos que está fraco, este ponto de "long" poderá ser um bom short!

Por fim a última resistência, em principio o indice quando lá chega de manhã, antes dos EUA abrirem, poderá depois retrair à medida que fica sem força, mas isto nada quer dizer, pois imaginem que há muita força no mercado, ou que acontece uma OPA, etc, este ponto que em principio é de short poderá também ele vir a ser um bom suporte para entrada longa.

Por tudo isto, torno a repetir, os pontos do Camarilha não podem ser levados à letra!.
Se diz short não tem de ser mesmo uma Put, se diz long, não tem mesmo de ser uma Call.

O Camarilha é para ir sendo aperfeiçoado consoante a sensibilidade e leitura que cada um de nós faz do indice.

Outra coisa, estes pontos nada têm a ver se é para Bid ou Ask, isso aqui não é relevante.

Espero ter ajudado a tirar algumas dúvidas.

por maisum_CALD » 26/2/2007 10:54

Valete Escreveu:Segundo li no carpatos, esta subida deve-se essencialmente à Allianz...

Os futuros do CAC arrancaram 1º e com mais força... Normalmente até é o DAX que dá o 1º sinal mas desta vez não foi assim...

Registado: 23/9/2004 1:02

Nada mais nada menos

por aos_pouquinhos » 26/2/2007 10:52

rteixe01 Escreveu:Bom dia a todos,

Cá vai o plano de trading para hoje:

Short - 7002 pontos
Long Breakout - 7011 pontos
Última resistência - 7026 pontos

Por isso, esta posição em que está o DAX neste momento é um óptimo ponto para shortar, porque dificilmente ele terá força para ir mais além dos 7026/7030 pontos.

Ora aqui foi o meus short a 7031. Objectivo modesto dos 6986.
Loss a 7050

Cumps

por Valete » 26/2/2007 10:38

Segundo li no carpatos, esta subida deve-se essencialmente à Allianz. Não sei se este tipo de subida é melhor ou pior.

por join » 26/2/2007 10:25

Viva Rui
Um abraço e boa sorte

Registado: 3/2/2007 23:50

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: @nmv!, Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], Kiko_463, m-m, The SeveN e 55 visitantes