Porque comprei Inapa hoje?
armenio Pintanas - Portucel, ou outro Nick. pouco importa.
tenho muito gosto em responder ás questões colocadas sobre INAPA.
_ Valor indiv. versus conslidade - cp individuais acima dos 200 milhões e consolidados abaixo dos 90 milhões.
Neste caso o que interessa perceber é se as participadas valem ou não os investimentos registados na rúbrica de Invest. financeiros. Em minha opinião e atendendo aos preços praticados noutros negócios da mesma dimensão, considero que se encontram valorizadas a um preço aceitável. Uma vez que a empresa da Alemanha e Suiça cobrem eventuais valores excessivos que possam estar registados na empresa de França e Espanha.
Por outro lado, o parimónio da empresa é significativamente superior ao registado contabilisticamente.
O valor do parimónio só em França e Alemanha deverá atingir os 150 milhões, enquanto nas contas ronda os 100 milhões.
Enfim as diferenças de consolidação registadas intangiveis são aceitáveis e face ao números de outros negócios, perfeitamente " recuperáveis".
Moral da história, no caso da Inapa e face ao correcto valor dos investimentos, os capital proprios são mais proximos do valor da empresa do que os consolidados.
Contudo, também acho que o prémio a pagar em cima desses capitais, será baixo, uma vez que já tem incorporado os goodwill dos negócios comprados, faltando apenas os que resultam da integração com os novos parceiros (em caso de fusão)
Em relação ao valor da paper union ascendeu a 120 mlhões de Euros.
As restantes questões não me parecem de relevo.
Bons negocios - Pintinhas - Portucel
tenho muito gosto em responder ás questões colocadas sobre INAPA.
_ Valor indiv. versus conslidade - cp individuais acima dos 200 milhões e consolidados abaixo dos 90 milhões.
Neste caso o que interessa perceber é se as participadas valem ou não os investimentos registados na rúbrica de Invest. financeiros. Em minha opinião e atendendo aos preços praticados noutros negócios da mesma dimensão, considero que se encontram valorizadas a um preço aceitável. Uma vez que a empresa da Alemanha e Suiça cobrem eventuais valores excessivos que possam estar registados na empresa de França e Espanha.
Por outro lado, o parimónio da empresa é significativamente superior ao registado contabilisticamente.
O valor do parimónio só em França e Alemanha deverá atingir os 150 milhões, enquanto nas contas ronda os 100 milhões.
Enfim as diferenças de consolidação registadas intangiveis são aceitáveis e face ao números de outros negócios, perfeitamente " recuperáveis".
Moral da história, no caso da Inapa e face ao correcto valor dos investimentos, os capital proprios são mais proximos do valor da empresa do que os consolidados.
Contudo, também acho que o prémio a pagar em cima desses capitais, será baixo, uma vez que já tem incorporado os goodwill dos negócios comprados, faltando apenas os que resultam da integração com os novos parceiros (em caso de fusão)
Em relação ao valor da paper union ascendeu a 120 mlhões de Euros.
As restantes questões não me parecem de relevo.
Bons negocios - Pintinhas - Portucel
- Registado: 29/8/2006 23:46
Rabo de fora...
... parece haver de facto aqui rabo com gato de fora nesta empresa, com o BCP e o BPI a movimentarem-se desta forma, possível que esteja para breve a GRANDE jogada!
- Registado: 10/11/2006 16:05
Inapa a Inépsia
Caro Inépsia
Tenho lido atentamente todas as sua intervenções neste fórum acerca da Inapa e assumo a liberdade de lhe escrever, embora decerto, não saiba quem sou.
Digo-lhe que as suas contribuições são de uma grande qualidade e de quem estuda profundamente as empresas, não o digo para seu mero agrado, mas por serem a expressão sincera do que entendo ser um trabalho de investigação sobre uma empresa cotada.
Concordo inteiramente com tudo o tem sido escrito por ti neste fórum e gostaria de deixar algumas ambiguidades para discussao
A Inapa tem cerca de 150 milhões de euros contabilizado como marca!
A Inapa tem de Goodwill cerca de 150 milhões de euros!
Os auditores têm emitido reservas relativamente à marca na medida em que não existem critérios objectivos para a avaliar ou determinar o período de vida útil.
Onde foi originada esta marca? Como se chegou ao valor?
Qual foi o preço que a Inapa pagou pela Papier- Union ? 115 milhões de USD?
A CMVM aplicou uma coima relativamente às inconsistências na aplicação das normas de contabilidade!
A Inapa alterou a amortização do goodwill de 25 anos para 40 anos! Logo significa que é uma empresa que não precisa de custos
O valor dos capitais próprios nas demonstrações individuais é o triplo das demonstrações consolidadas….
Gostaria que V. dessa a sua opinião no sentido de me habilitar a ver mais claro a empresa Inapa.
O seu leitor atento
Arménio Pintanas
Acconista da Inapa
Tenho lido atentamente todas as sua intervenções neste fórum acerca da Inapa e assumo a liberdade de lhe escrever, embora decerto, não saiba quem sou.
Digo-lhe que as suas contribuições são de uma grande qualidade e de quem estuda profundamente as empresas, não o digo para seu mero agrado, mas por serem a expressão sincera do que entendo ser um trabalho de investigação sobre uma empresa cotada.
Concordo inteiramente com tudo o tem sido escrito por ti neste fórum e gostaria de deixar algumas ambiguidades para discussao
A Inapa tem cerca de 150 milhões de euros contabilizado como marca!
A Inapa tem de Goodwill cerca de 150 milhões de euros!
Os auditores têm emitido reservas relativamente à marca na medida em que não existem critérios objectivos para a avaliar ou determinar o período de vida útil.
Onde foi originada esta marca? Como se chegou ao valor?
Qual foi o preço que a Inapa pagou pela Papier- Union ? 115 milhões de USD?
A CMVM aplicou uma coima relativamente às inconsistências na aplicação das normas de contabilidade!
A Inapa alterou a amortização do goodwill de 25 anos para 40 anos! Logo significa que é uma empresa que não precisa de custos
O valor dos capitais próprios nas demonstrações individuais é o triplo das demonstrações consolidadas….
Gostaria que V. dessa a sua opinião no sentido de me habilitar a ver mais claro a empresa Inapa.
O seu leitor atento
Arménio Pintanas
Acconista da Inapa
- Registado: 11/2/2007 2:08
o barcl
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/fundos/cart ... 0%20%20%0A
Já agora. aquilo do rendeiro que falaste tem algum fundamento?
Bons negocios.
Já agora. aquilo do rendeiro que falaste tem algum fundamento?
Bons negocios.
smallover - o Barclays tem...
mais um fundo importante que nãu referes No conjunto ascende a 500 e tal mil.
Embora não seja novidade. para mim foi uma vez que desconhecia esta informação divulgada pelos fundos. Permitiu-me verificar que sistematicamente os fundos do BCP tem vindo a comprar assim como BPI e o Barclays.
Não estamos sozinhos. Curioso o BCP a reforçar sistematicamente.
Concordo, a partir de agora olhos postos nesta nformação em especial a de Fevereiro.
Mas se calhar, não foram para os fundos ?
Embora não seja novidade. para mim foi uma vez que desconhecia esta informação divulgada pelos fundos. Permitiu-me verificar que sistematicamente os fundos do BCP tem vindo a comprar assim como BPI e o Barclays.
Não estamos sozinhos. Curioso o BCP a reforçar sistematicamente.
Concordo, a partir de agora olhos postos nesta nformação em especial a de Fevereiro.
Mas se calhar, não foram para os fundos ?
Algumas posições na Inapa
fonte CMVM:
Alves Ribeiro, 50.000
BPI Portugal, 161.216
Caixa Gest, 655
Barclays Premier, 178.168
Santander PPA, 27.300
Santander Acções Portugal, 57.100
Millennium Acções Portugal, 1.389.782
Millennium PPA, 1.299.322
Finibanco PPA, 20.000
Quantidades à data de 31 de Janeiro 2007, nada de novo, diga-se de passagem.
Se calhar vai ser interessante ver posições em 28 de Fevereiro, para tentar apurar quem realmente andou nas compras nos primeiros dias do mês.
Alves Ribeiro, 50.000
BPI Portugal, 161.216
Caixa Gest, 655
Barclays Premier, 178.168
Santander PPA, 27.300
Santander Acções Portugal, 57.100
Millennium Acções Portugal, 1.389.782
Millennium PPA, 1.299.322
Finibanco PPA, 20.000
Quantidades à data de 31 de Janeiro 2007, nada de novo, diga-se de passagem.
Se calhar vai ser interessante ver posições em 28 de Fevereiro, para tentar apurar quem realmente andou nas compras nos primeiros dias do mês.
- Registado: 7/9/2006 14:06
PPX aprova emissão de $ 250 a $ 300 milhões para compr
paperlinx nº 1 da europa e com fraca expressão nos mercados onde a Inapa está presente, vai emitir obrigações convertiveis para financiar futuras oportunidades de crescimento.
Anuncio feito na apresentação de resultados semestrais $250 a $300 milhões de
http://www.paperlinx.com/cpa/dat/home_p ... elease.pdf
Anuncio feito na apresentação de resultados semestrais $250 a $300 milhões de
http://www.paperlinx.com/cpa/dat/home_p ... elease.pdf
caro james....
Não vou dizrer as quantidades que cada um tem. apenas ofereço a " cana para pescares"
fhttp://web3.cmvm.pt/sdi2004/fundos/car ... carteihttp
- compara as carteiras do barclays; BPI; e Millenium - PPA e acções nacionais.
bons negócios
fhttp://web3.cmvm.pt/sdi2004/fundos/car ... carteihttp
- compara as carteiras do barclays; BPI; e Millenium - PPA e acções nacionais.
bons negócios
Grão a Grão Escreveu:Boa tarde.
NO início desta discussão sobre Inapa, refere-se que a parte do Estado poderá ser alienada este ano e que isso fará a cotação subir. Podem explicar esta relação?
Muito obrigado
abraço
Antes de me despedir do dia, posso mandar uns bitaites
O Estado tem uma participação importante, mas minoritária (quase 30% penso), e no caso de querer vender, vai em primeiro lugar esperar que a empresa esteja pronta para ter um encaixe minimamente aceitável.
Por outro lado uma venda da Inapa, no ciclo em que esta está, vai ser a alguém que a queira controlar, não sendo por isso de admirar que o outro grande accionista - o grupo Bcp - queira vender ao mesmo tempo.
Disto resulta que terá que haver uma entidade única compradora e que queira controlar a empresa - no que poderá ter o apoio do Bcp, caso este não venda e se mantenha no capital. Ninguém comprará ao Estado se não fôr para controlar. Desde logo o Bcp será quem mais activo estará na procura de uma solução futura, seja para vender, seja para ficar e apoiar o projecto do management.
Resumindo: arrumar a empresa para venda + fazê-lo cedendo uma posição de controlo = venda a cotação atractiva.
Resta dizer que a Inapa é um player bastante importante no seu sector a nível europeu, não sendo por isso de desprezar o interesse de concorrentes e inclusive private equities na empresa (estes ultimos até para vender a empresa aos pedaços, dada a sua dispersão geográfica).
No caso dos Private Equities o Estado atrapalhará... normalmente vem com as suas 'cláusulas de saída', mas tb se complica muito, fica é com a criança nos braços 'ad eternum'.
Espero ter ajudado... Ab+Bn.
PS 1: não conheço suficientemente o sector, mas tenho a impressão que na Inapa o todo vale menos que a soma das partes
... ! Private Equities...
PS 2: a haver uma venda da posição do Estado, está acontecerá mesmo no final do ano, qd as contas estiverem visivelmente compostas, antes não creio. Eu aponto mais para 2008, no 1º trimestre.
James Wheat
Position Trader
Position Trader
- Registado: 24/5/2006 12:33
Puxar tópico... Inepia, que pasó ?!? Não li nada dos fundos...
Tb se compraram foi peanuts, pq os volumes andam fracos.
Atenção, não é nada que pessoalmente me desanime, pq como já aqui o disse, isto é jogador para a segunda parte do jogo - sorry, papel para a segunda metade do ano
!
Ab+Bn
Tb se compraram foi peanuts, pq os volumes andam fracos.
Atenção, não é nada que pessoalmente me desanime, pq como já aqui o disse, isto é jogador para a segunda parte do jogo - sorry, papel para a segunda metade do ano
Ab+Bn
James Wheat
Position Trader
Position Trader
Osfundos não larga o osso.
BCP; Barclay e BPI e santander são os lideres nas entradas em INAPA.
Quem diria. o BCP continua a comprar Inapa.
Bons negocios.
Informação CMVM . fundos
Aguardemos por Fevereiro. Vai ser interessanta conferir se os fundos ficaram com mais algumas do Mello.
Quem ainda não entrou..
CAIXA (saiu no ano passado)
BES
Estes são de peso e um dia destes acompanham. vamos aguardar
BCP; Barclay e BPI e santander são os lideres nas entradas em INAPA.
Quem diria. o BCP continua a comprar Inapa.
Bons negocios.
Informação CMVM . fundos
Aguardemos por Fevereiro. Vai ser interessanta conferir se os fundos ficaram com mais algumas do Mello.
Quem ainda não entrou..
CAIXA (saiu no ano passado)
BES
Estes são de peso e um dia destes acompanham. vamos aguardar
continua......??
São noticias como esta que nos fazem acreditar, de forma cada vez mais firme, que o processo de engorda corre a bom ritmo.
A "PORCA" está prontinha para ir para o mercado.
vejamos:
reestruturação em frança com regresso aos lucros . concluido.
Venda da participação cruzada com os mellos. concluido.
Medialivros.-- Concluido.
venda da Papelaria. - concluido.
O que resta '
1 - Regresso aos lucros que acontecerá(já não aconteceu no 4º trimestre?)no 1º trimestre.
A única situação pendente é a divisão de Espanha. mas o seu peso não é significativo.
è uma noticia positiva, não pelo montante envolvido, mas sim pelo sinal de mais um passo na direcção da venda.
bons negócios
A "PORCA" está prontinha para ir para o mercado.
vejamos:
reestruturação em frança com regresso aos lucros . concluido.
Venda da participação cruzada com os mellos. concluido.
Medialivros.-- Concluido.
venda da Papelaria. - concluido.
O que resta '
1 - Regresso aos lucros que acontecerá(já não aconteceu no 4º trimestre?)no 1º trimestre.
A única situação pendente é a divisão de Espanha. mas o seu peso não é significativo.
è uma noticia positiva, não pelo montante envolvido, mas sim pelo sinal de mais um passo na direcção da venda.
bons negócios
Aproveito o 'attach' para puxar o tópico.
São trocados, mas a mim diz-me que continua a arrumação da casa.
Há que dar tempo ao tempo...
Abraço.
São trocados, mas a mim diz-me que continua a arrumação da casa.
Há que dar tempo ao tempo...
Abraço.
- Anexos
-
Inapa_16 Fev 2007.pdf- Venda da participação na Papelaria Fernandes
- (0 Bytes) Transferido 326 Vezes
James Wheat
Position Trader
Position Trader
mais uma semana de força ....
nos preços do papel .
E já vamos com jan, Fevereiro melhor.... e quase que tenmos o trimestre assegurado.
bons negócios.
www.foex.fi -- rubrica pix A4
E já vamos com jan, Fevereiro melhor.... e quase que tenmos o trimestre assegurado.
bons negócios.
www.foex.fi -- rubrica pix A4
Smallover,
Esta 'menina' não vai subir já, pq eu ainda não acumulei tanto quanto gostaria e entretanto estou sem guita nenhuma - já tenho a carne toda do assador
!!
Vá lá com calma, deixe-me antes sair de SEM e de BPI - o que pelo andar da carruagem não falta nada. Aliás, se fosse seguir o plano inicial, já estava fora, mas a verdade é que tem compensado 'deixar correr a manada'.
Continuo a acreditar - consigo e com mts poucos, como está visto - que esta Inapa vai ser um grande 'tiro' (dos bons, não pela culatra) e o pouco volume actual só reforça essa minha convicção.
Para mim o 1º semestre é para porem em curso o turn-around a nível de contas, para então no 2º semestre ir por aí acima. Então não vai ser papel para ganhar 10%-15%, nada disso, vai ser 30%-40%
!
Uma coisa de cada vez, há que deixá-los pousar...
Abraço.
Esta 'menina' não vai subir já, pq eu ainda não acumulei tanto quanto gostaria e entretanto estou sem guita nenhuma - já tenho a carne toda do assador
Vá lá com calma, deixe-me antes sair de SEM e de BPI - o que pelo andar da carruagem não falta nada. Aliás, se fosse seguir o plano inicial, já estava fora, mas a verdade é que tem compensado 'deixar correr a manada'.
Continuo a acreditar - consigo e com mts poucos, como está visto - que esta Inapa vai ser um grande 'tiro' (dos bons, não pela culatra) e o pouco volume actual só reforça essa minha convicção.
Para mim o 1º semestre é para porem em curso o turn-around a nível de contas, para então no 2º semestre ir por aí acima. Então não vai ser papel para ganhar 10%-15%, nada disso, vai ser 30%-40%
Uma coisa de cada vez, há que deixá-los pousar...
Abraço.
James Wheat
Position Trader
Position Trader
Alex ficas a saber que estou a seguir a Inapa
ao segundo desde há cerca de 2 anos.Acredites ou não é a mais pura das verdades.Quanto a querer manter o tópico bem presente qual é o teu problema?O fórum existe para quê?Para manter os tópicos como?Nem sei qual é a tua sinceramente.Se para ti o que acima disse não te aquece nem arrefece, esquece.Outros colegas haverá que vão achar interessante.
Re: a ordem de venda de 20 mil
Smallover Escreveu:Inapas a 2,90 demorou cerca de 2 minutos a ser efectuada.Muito bom sinal.Alguém quer comprar sem espantar a caça.
Oh Small over and out: ou tás a seguir a INAPA ao segundo ou entao quiseste manter este tópico bem presente para dar alguma visibilidade a INAPA.
Qual escolhes?
Só mais uma coisa: já na Quinta ou Sexta feira, assim como hoje, tenho verificado ordens de venda bem grandes que entram e saem do Cof.
Estranho nao? como interpretas essas movimentacoes?
Sao sinal de compra ou venda?
Cumprimentos,
Alex Tomás
Alex Tomás
- Registado: 3/5/2005 12:47
a ordem de venda de 20 mil
Inapas a 2,90 demorou cerca de 2 minutos a ser efectuada.Muito bom sinal.Alguém quer comprar sem espantar a caça.
sexta feiras
Viva,
As sextas-feiras da inapa têm sido boas. Tenho reparado que certas pessoas comentam que notícias há sexta não é muito bom.
Posto isto, há alguma vantagem de comprar acções à sexta? Há algum motivo psicologico (tipo os dos splits) que faça as subidas à sexta feira não serem tão sentidas?
Já agora, há livros que falem acerca de como as pessoas reagem em bolsa?
Abraço.
Nota: Tenho inapa.
As sextas-feiras da inapa têm sido boas. Tenho reparado que certas pessoas comentam que notícias há sexta não é muito bom.
Posto isto, há alguma vantagem de comprar acções à sexta? Há algum motivo psicologico (tipo os dos splits) que faça as subidas à sexta feira não serem tão sentidas?
Já agora, há livros que falem acerca de como as pessoas reagem em bolsa?
Abraço.
Nota: Tenho inapa.
Bons negócios. http://www.arturcarvalho.com
o inicio dos movimentos é sempre mais lento q o seu final
é uma regra nos mercados. INAPA esta com bom aspecto subiu com volume esta a consolidar. normalissimo....
- Registado: 2/12/2002 0:22