Caldeirão da Bolsa

Debate: consequências se a OPA PT-Sonae/S.com falhar!

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Orca » 23/2/2007 21:22

Aliás eu não percebo o porquê da acções PT não estarem à volta dos 10.5 (com a 1ª oferta sonae a PTs subiram logo acima dos 9.5 logo no próprio dia). Também não percebo o porque do Berardo comprar PTC se toda a gente sabe que elas irão ser vendidas, caso não haja opa. Estará ele a pensar nesse lance?

Registado: 29/5/2006 23:51

por Orca » 23/2/2007 21:18

Eu acho que quem está mais receoso são os accionistas da PT. Pois se não houver opa as acções descem, sem perspectivas de retorno a longuíssimo prazo. Com a sonae sgps já não é assim. Ex. Ainda hoje fui fazer compras ao Modelo e o aumento de de clientes nestas é notório. Falando com a senhora da caixa, deu conta que as vendas aumentaram imenso com as novas promoções e o sistema implementado pelo novo cartão. Ora com ou sem opa temos sonae a lucrar.

Re: desblindagem

por Orca » 23/2/2007 21:14

[quote="wuzzu"]Penso que quase todos quererão a desblindagem. Isso só poderá ser bom para a cotação da PT. Por isso prevejo que haja a desblindagem e depois a cotacao da PT subirá.

Penso que poderá haver accionistas da PT que estarão a fazer bluf. Só na tal assembleia é que se decide. O estado está calado. A Sonae também está muito calada…. Decerto que a Sonae tem trunfos que desconhecemos, os tipos são bons a fazer negócios.

Neste momento assistimos a um jogo de puro Poker. O povo é sereno.

desblindagem

por wuzzu » 23/2/2007 21:04

Penso que quase todos quererão a desblindagem. Isso só poderá ser bom para a cotação da PT. Por isso prevejo que haja a desblindagem e depois a cotacao da PT subirá.

Ate à AG haverá mais interessados em ter a cotacao da PT baixa, para desblindar e duvido que o BES a consiga trazer até aos 10,5. Se o conseguisse a desblindagem falhava.

Registado: 31/8/2005 10:51

por algarvio_ » 23/2/2007 20:49

Perante este "contar de espingardas" como já alguem lhe chamou e depois do dia de hoje parece-me possível um de dois cenários:
1 - A SNC subestimou a capacidade de resposta da PT e avançou com o novo valor cedo demais, dando hipotese à PT de re-assumir posições defensivas, nomeadamente com as notícias que sairam hoje de uma série de accionistas de referência a dizerem que não vendem, mandando a cotação da SON e SNC abaixo tal como se viu, e estando o resultado da OPA arrumado. Mas este parece-me um erro demasiado infantil para os Azevedo. No entanto, perante este cenário nunca é demais relembrar que a cotação actual é +- a mesma que havia antes do anuncio do novo preço e nessa altura duvido que existisse alguem que acreditasse seriamente no sucesso da OPA, pelo que a ser assim, o preço nao teria que descer mt mais;
2 - Todo o cenário que de está a passar era previsivel para a SNC, e no caso de quererem mesmo ganhar a OPA, hão-de tirar um coelho da cartola no último momento. Afinal os fundos que hoje dizem que não vendem a 10.50, não dizem que não vão aceitar a desblindagem dos estatutos. Eles sabem que a desblindagem é positiva para a cotação.... E se por acaso a SNC lhe oferecer algo mais, não vão dizer que não... afinal o seu negócio é $$$$$$$$$$$$$$$
E eles nem são portugueses para se preocuparem com essas coisas dos centros de decisão.

Por ultimo pode ainda ocorrer algo que eu já aqui referi em tempos, a SNC nem quer ganhar a OPA, até já pode ter amealhado uns bons dinheiritos com a venda de acções próprias nos últimos dias (quem sabe se não têm sido eles a vender nestes dias?), mas ganham na mesma por com este processo, já que conseguiram abrir brechas para poderem entrar com maior força no negócio das telecomunicações.

O futuro, breve, esclarecerá as dúvidas.
Não perca as cenas dos próximos capítulos...

Registado: 19/6/2006 22:57

por _julio_ » 23/2/2007 20:36

_julio_ Escreveu:
Nunnus Escreveu:Acredito plenamente que a OPA não vá para a frente, por isso, e como consequencia, as acções envolvidas irão parar nos valores de a 1 ano.

Então o mesmo podes dizer para as restantes cotadas na bolsa nacional que vão todas por arrasto :mrgreen:

Já agora, tendo em conta que a cotação da PTC está claramente abaixo dos 10,50, porque dizes que a OPA não vá à frente ? Se tivesse acima, aí concordaria, mas não neste caso. Boas noites vou jantar ao McDonalds.LOL.

Registado: 25/10/2006 12:45

por _julio_ » 23/2/2007 20:31

Nunnus Escreveu:Acredito plenamente que a OPA não vá para a frente, por isso, e como consequencia, as acções envolvidas irão parar nos valores de a 1 ano.

Então o mesmo podes dizer para as restantes cotadas na bolsa nacional que vão todas por arrasto :mrgreen:

Registado: 25/10/2006 12:45

por Nunnus » 23/2/2007 20:28

Por acaso não tenho posições abertas na PT e na SON.

Acredito plenamente que a OPA não vá para a frente, por isso, e como consequencia, as acções envolvidas irão parar nos valores de a 1 ano.

Eu apostaria num Put da Son e noutro da PT (se os houver).

Abraços

Bom Fim de Semana

Nuno Guedes
Vende ao som dos tambores e compra ao som dos canhões...

Registado: 24/4/2006 12:08

por Orca » 23/2/2007 20:23

todos perdem

por lfvc1 » 23/2/2007 20:18

Já repararam que se a OPA falhar perdem todos excepto os administradores da PT que não perdem o lugar?

Registado: 16/7/2006 17:40

por valves » 23/2/2007 18:00

Targets para se a OPA falhar

SNC - 5 (5 Por ser beneficiada pelas mudanças no mercado das telecomunicações ) se não voltava para os 4,5

PT - 8,5

SON - É Dificil quantificar pode ir por arrasto mais por via no tombo no PSI20 que inevitavelmente se verificaria ...consideravelmente ampliado se houver correcções lá fora mas acredito que só muito execepcionalmente cairia abaixo de 1,5 - o dia de hoje foi muito muito mau ...aquilo parece um iô iô mas que cai bem cai . Com um volume inacreditavelmente altos em relação ao o volume medio nos ultimos três anos.
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

Re: Debate: consequências se a OPA PT-Sonae/S.com falhar!

por aa » 23/2/2007 17:46

Crash Escreveu:Acho que uma das discussões mais interessantes, para os colegas do fórum, será tentarmos debater as consequências e cenários de um possível falhanço da OPA (depois de assente toda a poeira inerente à imediata divulgação do fracasso), para os três intervenientes: PT, SON, SNC!

Lanço o repto! :wink:

Abraços
Crash

No caso da OPA falhar acredito que haverá pânico vendedor e num rápido afundanço da PT para baixo dos 9 €.

cps,

AA

Registado: 6/11/2002 0:37

boa questao

por wuzzu » 23/2/2007 17:27

Parece-me evidente que se falhar, a PT terá de comprar 16,5% das suas accoes.

Se alguns fundos estiverem avidos de fazer mais valias, isso poderá significar que nem aos 10,5euros a accao chegue! Mas isso significa que se o Belmiro achava 10.5euros um bom preco, a PT nao poderá estar a fazer mau negocio. Por outro lado os fundos podem "trabalhar" para que o preco seja superior a 10.5. Nesse caso isso só poderia ser bom para ... mim. :)
Esta possibilidade será muito forte pois quase de certeza serão lancados persistientemente rumores de que o Belmiro vai atacar de novo (muito crediveis, alias, pois afinal de contas para o Belmiro, comprar a PT será o ultimo grande negocio que quererá fazer antes de se retirar para a sua reforma...). Alem disso haverá outros interessados que também vao aparecendo nos media aqui e ali como possibilidades. Por outras palavras, a PT vai a partir de agora transparecer como uma empresa opavel, com capital muito disperso, endividada, com grande dimensao mas ainda relativamente pequena para que hajam muitos interessados...

Uma outra coisa será certa: terá de dar muitos dividendos! Penso que uma coisa que fara para nao perder muito valor, será lancar spinoffs vendendo-as como pintos gordos. Estou a pensar por exemplo na PTcomunicacoes/PTinovacao. Acho que ai´ está parte da solucao.

Por outras palavras, apesar de ter parecido que fiz um grande disparate em investir forte na PT, ainda nao me arrenpendi, pois de momento parece-me um investimento relativamente seguro se compararmos o estado actual das bolsas (algo inflaccionadas).

é isto o que penso amigo crash!

Registado: 31/8/2005 10:51

comentário

por jotabil » 23/2/2007 17:21

A propósito

Pergunto, afinal qual é a intenção da administração da SNC sobre a Vivo no Brasil se a OPA tiver sucesso? Ultimamente li que tencionava comprar os 50% da Telefónica.....é certa esta afirmação?

cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu

Registado: 7/11/2002 0:00

Debate: consequências se a OPA PT-Sonae/S.com falhar!

por Crash » 23/2/2007 17:13

Acho que uma das discussões mais interessantes, para os colegas do fórum, será tentarmos debater as consequências e cenários de um possível falhanço da OPA (depois de assente toda a poeira inerente à imediata divulgação do fracasso), para os três intervenientes: PT, SON, SNC!

Lanço o repto! :wink:

Abraços
Crash

Registado: 5/1/2006 13:34

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: belinho2, BullDuck, fincas, Google [Bot], iniciado1, Investor Tuga, KAWA, Kooc, lito, m-m, MR32, peterteam2 e 87 visitantes