Caldeirão da Bolsa

Proposta de sub-fóruns

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por nunofaustino » 23/2/2007 12:30

Eu tb acho que deveria haver um fórum dedicado ao mercado americano.

Seria um forum muito mais parado do que este mas, na mho, melhor, pois seria muito mais fácil de encontrar os tópicos que se quer...

Por exemplo, eu gosto de ver os tópicos do novo_nisto (as ideias que lee coloca são interessantes), mas normalmente tenho de ir à segunda ou terceira página do forum para encontrar os tópicos que ele escreveu nas últimas horas...

Bem sei que será um fórum muito mais parado do que este, mas como neste momento, o forum está com imensos tópicos repetidos devido às movimentações das OPAs e do momento volátil do mercado... penso que seria uma ideia a considerar no curto prazo, podendo depois voltar-se ao formato original...

Um abr
Nuno

Registado: 5/11/2002 5:10

por Elias » 23/2/2007 12:09

Quico Escreveu:Pensem no seguinte:
- Já viram o que era ter uma pagina aberta num sítio onde só navegam dois ou três tipos, onde só aparece uma novidade em cada 6 horas? Seria o que aconteceria com alguns sub-foruns temáticos.

Quico,

Não sei em que te baseias para escrever isto... que eu saiba a experiência não foi feita.

Há um forum espanhol que me parece bastante bem organizado no que respeita a subforuns temáticos. O endereço é o seguinte:

http://foro.meteored.com/index.php

O tema principal do forum é a meteorologia, que conta com vários subforuns, mas há inúmeros outros subforuns dedicados aos mais variados temas e todos eles me parecem bastante concorridos (note-se particularmente o número de mensagens no forum dos off-topics).

1 abraço,
Elias

Registado: 5/11/2002 12:21

por novo_nisto » 23/2/2007 11:32

Quico Escreveu:Eu partilho a vossa preocupação com a arumação de ideias. Mas como em tudo na vida há que ponderar os ganhos e as perdas...

Pensem no seguinte:
- Já viram o que era ter uma pagina aberta num sítio onde só navegam dois ou três tipos, onde só aparece uma novidade em cada 6 horas? Seria o que aconteceria com alguns sub-foruns temáticos.
- Para dar uma espreitadela para ver como estão as novidades actualmente tenho esta página aberta. Já viram a seca que é estar a abrir secção a secção, cada vez que a meio do dia de trabalho quero fazer o mesmo?
- Já viram o que se perde se, por exemplo, eu me concentro no mercado nacional e, por preguiça ou comodidade, não vou ver outros assuntos? Muito provavelmente deixo de apreender coisas que desconhecia (estilo warrants, forex, mercados americanos, etc.). Deixo de eventualmente poder ajudar alguém que lança um off-topic a pedir ajuda, ou a conhecer a última anedota do Mechanic...

Penso que é esta a filosofia do pessoal da administração. Há outros forums compartimentados e que só perderam com isso. Compreendo que isto às vezes possa parecer um caos, mas acho ser um caos saudável, com ideias e assuntos a fervilhar a cada minuto. Não gostava de perder isso.

Um abraço.

Quico,

O que realças como virtudes é precisamente o que me desgosta na actual situação.

Dou um exemplo, no dia em que a Sonae aumentou o valor da OPA para 10,5 choveram aqui tópicos sobre o assunto. A primeira página era SONAE, PT, SONAE, BELMIROS, PT, SONAE, BELMIROS, PT, SONAE. Até me assustei :shock: . Resultado: Tive de andar a ver as outra páginas para encontrar os temas que me interessavam.

Quanto aos offtopics concordo com o Elias, eu frequento o Caldeirão para saber sobre mercados e ler sobre mercados. Assuntos de bola e afins penso poderem ser discutidos noutros fóruns ou então num sub-fórum do caldeirão. A mim pessoalmente não me interessam.

O que me interessava realçar é que da mesma forma que se calhar numa sala com 1000 pessoas não peço a palavra para dar a minha opinião talvez já o faça numa sala com 10 pessoas.

O que me parece que os sub-fóruns poeiam trazer era qualidade em detrimento da quantidade e é precisamente isso que me interessa. Eu prefiro ler pouco e bom do que muito e com pouco interessante.

Registado: 30/8/2005 15:11

por Quico » 23/2/2007 11:04

Eu partilho a vossa preocupação com a arumação de ideias. Mas como em tudo na vida há que ponderar os ganhos e as perdas...

Pensem no seguinte:
- Para dar uma espreitadela para ver como estão as novidades actualmente tenho esta página aberta. Já viram a seca que é estar a abrir secção a secção, cada vez que a meio do dia de trabalho quero fazer o mesmo?
- Já viram o que se perde se, por exemplo, eu me concentro no mercado nacional e, por preguiça ou comodidade, não vou ver outros assuntos? Muito provavelmente deixo de apreender coisas que desconhecia (estilo warrants, forex, mercados americanos, etc.). Deixo de eventualmente poder ajudar alguém que lança um off-topic a pedir ajuda, ou a conhecer a última anedota do Mechanic...

Penso que é esta a filosofia do pessoal da administração. Há outros forums compartimentados e que só perderam com isso. Compreendo que isto às vezes possa parecer um caos, mas acho ser um caos saudável, com ideias e assuntos a fervilhar a cada minuto. Não gostava de perder isso.

Um abraço.
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por Elias » 23/2/2007 10:34

Em coerência com o que defendi no passado, e mesmo tendo presente que a administração do Caldeirão não é muito favorável a este tipo de subdivisão, não posso deixar de apoiar a proposta do novo_nisto.

É certo que muitos utilizadores continuarão (continuariam) a postar no espaço principal, mas os poucos que utilizariam os subforuns reservados encontrariam mais facilmente posts e membros interessados sobre o tema do mesmo.

Aproveito a deixa para sugerir também a criação de um sub-espaço para offtopics (que na minha humilde opinião continuam a ser um dos factores que mais contribui para afastar o Caldeirão dos seus objectivos).

Saudações,
Elias

Registado: 5/11/2002 12:21

por Manu » 23/2/2007 10:30

E já agora, mais um para iniciantes.

Registado: 17/1/2006 20:25

por fcc » 23/2/2007 10:30

Tambem sou da mesma opiniao.

Registado: 16/10/2006 20:26

Proposta de sub-fóruns

por novo_nisto » 23/2/2007 10:27

Sei que não vou fazer amigos, pelo menos entre quem gere o fórum :) mas deixo esta proposta à consideração.

A criação de três sub-fóruns de acções - Acções portuguesas, acções europeias e acções americanas.

Vejo três vantagens:

- Maior facilidade e rapidez de consulta.

- Diminuição do número de tópicos repetidos. Os tópicos criados não se vão "perder" tão rapidamente nas segunda, terceira... páginas.

- Melhoria do nível dos tópicos. Se calhar é um desejo mas penso que ao criarem-se subfóruns dedicados potencia-se o debate e a participação.

Registado: 30/8/2005 15:11

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Kiko_463, m-m, Mavericks7 e 66 visitantes