Caldeirão da Bolsa

GOLD

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Maestro_Ba » 22/2/2007 15:30

Uma dúvida:

Andei a olhar para os futuros do ouro e para o par XAUUSD do Forex para me decidir em qual dos 2 apostar (já utilizei ambos).

Reparei que as comissões no Forex (os spreads praticados pela minha corretora - 0.80$) tornam os meus custos bastante mais elevados que os custos transacionando futuros. A margem requerida é menor, mas o custo é largamente superior! Por isso, virei-me para os futuros.

No entanto, o gráfico XAUUSD parece-me melhor para efectuar análise técnica, mas há a desvantagem de os futuros terem o juro a inflacionar o preço.

1 - Há alguma regra simples/rápida de obter o quociente para "transformar" os suportes/resistências do XAUUSD em suportes/resistências de um contrato de futuros? Estes valores depois são válidos?

Pergunto isto porque os dois gráficos não me parecem variar exactamente da mesma maneira...

2 - Quais são os custos de manter uma posição longa em XAUUSD? Com os futuros o preço vai desvalorizando, mas no Forex não sei como funciona, como estou alavancado certamente terei custos associados...

Obrigado!

Registado: 21/9/2004 10:26

por aos_pouquinhos » 22/2/2007 14:52

Boas,

É isso que eu estava a dizer: o Ouro tem vida própria, por isso já sobe face a todas as divisas, enquanto antes era apenas um contra-ponto do USD.

Eu não concordo com a questão da subida das commodities quando as acções corrigirem. Os últimos anos mostram bem que ambas as categorias de activos sobem e descem em uníssono, salvo algumas excepções.
Agora, isso poderá acontecer se uma alta espantosa das commodities levar a uma forte expectativa de alta de preços. Aí sim, quedas dos mercados accionistas e obrigacionistas.

Abraço a todos

djovarius

Caro dovarius:

Todas estas questões são de facto interessantes do ponto de vista teórico e prático, pois temos vindo a assistir de forma continuada à “Bullização Mundial de todos os sectores”.

O que me faz pensar nestes mercados globais é sempre a questão do lado certo do dinheiro.
Temos, como já disse, assistido a um Bull no mercado accionista “convencional” e o mais maravilhoso Bull nos metais preciosos. Destaco estas commodities, pelo facto de todas as outras serem de carácter sazonal e terem a haver com a economia em si “factores de produção, consumo, investimento, etc, etc” e esta coisa estranha de metal amarelo como reserva de valor. O ouro físico é a questão chave desta subida. Quanto a todo o resto é de facto especulativo e vem sempre a reboque … do que se passa no terreno extractivo.

A injecção de liquidez é a explicação de toda a subida do mercado accionista, na MHO. De à 6 anos para cá não tem havido um desenvolvimento tecnológico tão intenso que permita a sustentabilidade de um grande big-bull. Existe sim a expansão para novos mercados e a introdução de novos “consumidores com divida à là longue” a entrar no sistema…. Enfim o chamado capitalismo massificado.

A Dúvida:
O chamado smart Money?

O smart maoney, como smart que ,é alimenta-se de tudo. De facto, ele está em todo o lado, é inegável, quer no mercado accionista generalizado, como nas “commo”. Mas penso que é nas “commo metalíferas” que ele desenvolve a sua grande inteligência. É lá e só lá o refúgio de tudo nas grandes crises que foram existindo, a chamada reserva de valor. Não desaparece, aprecia e desvaloriza, conforme a situação económica mundial.

E é também aqui que funcionam bem a cobertura quando o mercado está em subida, isto é shorta-se lá bem do alto da especulação, quando o metal começa a depreciar…. Mas ele não desaparece.

Nos mercados convencionais de acções tudo pode aperecer e desaparecer, alterar regras, alterar situações de contagem de valores, até “rebentar a bolha e recomeçar de novo”.

Penso pois que aqui reside de facto a grande questão para mim. Quando o mercado começar a descer, será que teremos a respectiva “recompensa metalífera”? o que são os 680 deste momento para o mercado… o inicio do bull? o meio do bull? o que muita gente não acredita no inicio da queda da reserva de valor?

Desculpem lá estas dissertações metafísicas…. Mas penso, logo existo.

Cumps
Vai onde te leva o sonho, mas cuidado, não vá ele tornar-se um pesadelo....

Registado: 11/8/2006 11:23

por djovarius » 22/2/2007 13:37

Boas,

É isso que eu estava a dizer: o Ouro tem vida própria, por isso já sobe face a todas as divisas, enquanto antes era apenas um contra-ponto do USD.

Eu não concordo com a questão da subida das commodities quando as acções corrigirem. Os últimos anos mostram bem que ambas as categorias de activos sobem e descem em uníssono, salvo algumas excepções.
Agora, isso poderá acontecer se uma alta espantosa das commodities levar a uma forte expectativa de alta de preços. Aí sim, quedas dos mercados accionistas e obrigacionistas.

Abraço a todos

djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

Oh Empirico..

por aos_pouquinhos » 22/2/2007 13:19

Oh empirico, não és tu pois não?

Vê lá pá, eles estão de facto extremamente apetecíveis.... os 682 são de extrema importância.

Cumps

Olá

por J.H. » 22/2/2007 11:08

Bom dia a todos. Maestro, o falso breakout recente realmente deixa tudo no ar, será o impulso que faltava para vencer a resistência ou afinal nao foi falso e vamos por aí abaixo?

Eu acho que ainda estaremos em bull, e tenho muitas dúvidas sobre o target dos 602 (ruptura da cunha, aí não concordo contigo, Empirico). Mas tenho duvidas se é para já ou um pouco mais tarde (com uma correcção naõ tão forte pelo meio).

Também ainda não estou naquela onda do "o ouro vai atingir preços nunca antes vistos...". Mas aquela análise técnica na Newsletter Bons Investimentos (1ª pagina) parece-me bastante razoável pensar num bull market.

Entretanto, tenho esta ideia : o ouro e outras commmodities irão arrancar quando os mercados de acções começarem as correcções tão esperadas (no sentido de aguardadas, ou outros que pelos vistos estão desejosos delas)e, aqui é um feeling apenas, deverá só começar mais para meados de Março.

Cumprts a todos. BN
JH

Registado: 2/9/2006 19:47

por Maestro_Ba » 22/2/2007 10:49

Não há dúvidas que o aspecto é totalmente bullish. Mas este parece-vos um bom ponto para entrar?

Actualmente nos $677.5, parece-me poder vir tocar hoje a LTA aos $672.5. E embora ontem tenha atingido os $680, não me sinto convencido que esta resistência tenha sido realmente quebrada.

A tentação de entrar é grande, para não perder o comboio quando este arrancar. Mas não consigo deixar de pensar que vai haver uma correcção...
Anexos
20070222 XAUUSD.PNG
20070222 XAUUSD.PNG (0 Bytes) Visualizado 1163 vezes

Boas

por aos_pouquinhos » 22/2/2007 7:51

djovarius Escreveu:Bem, agora que o Forex está mais aborrecido, deixem-me dizer que o Ouro está de volta ao impressionante bull market, pois ao tocar em 680 USD, sinaliza a possibilidade de reteste a 720 - 730 dólares / onça.

Mas o problema deste activo é a questão de se poder analisar tecnicamente. No curto prazo é complicado, mas no médio e longo prazo é como qualquer outro activo.

O que eu queria lembrar aos amigos do Caldeirão, é que em 2007 o Ouro está em alta perante todas as divisas do nosso planeta. Mais impressionante do que em 2005 - e quando assim é, pode-se esperar, pelo menos, um forte interesse comprador, quer físico, quer em títulos de participação ou futuros.
Daí espero, mais cedo ou mais tarde, um ataque aos máximos descritos.
Quando? Melhor será quando o USD ceder mais terreno, sobretudo face a divisas como o JPY e o EUR. Poderão dar um sinal de maior pujança ao Ouro.O mesmo ocorre se o crude subir mais. Aí, o Ouro será mais do que especulação, é relembrado como "hedge" contra a inflação monetária (petróleo mais caro = igual a mais dólares em oferta).

Abraço

djovarius

Creio que a indexação neste momento é como que #esquecimento" para o metal.... este a meu ver já adquiriu vida própria desde a realização de máximos em 2006.
O ouro como a maioria dos metais, está-se a "borrifar" para todo o tipo de correlações.

Esta é a MHO

Cumps

por Semitela » 21/2/2007 21:36

Gold Rises to 9-Month High on Inflation Concerns; Silver Gains

By Pham-Duy Nguyen

Feb. 21 (Bloomberg) -- Gold surged to a nine-month high in New York after the U.S. said inflation accelerated more than forecast in January and commodity prices jumped.

The consumer-price index increased 0.2 percent last month, more than the 0.1 percent economists estimated, boosting the appeal of gold as a hedge. Crude oil jumped above $60 a barrel and corn reached a 10-year high, helping to send the Goldman Sachs Commodity Index to the highest level this year.

``Commodities are up across the board,'' said Ron Goodis, director of Equidex Brokerage Group Inc. in Closter, New Jersey. ``There's still inflation. People want to own assets and they run for gold.''

Gold futures for April delivery rose $23, or 3.5 percent, to $684 an ounce on the Comex division of the New York Mercantile Exchange, after earlier reaching $686.40, the highest for a most-active contract since May 19. Gold has climbed 23 percent in the past year.

The Goldman Sachs index of 24 commodities rose 2.1 percent to 440.70, after reaching 441.76, the highest since Dec. 26.

Gold's gain accelerated after the New York Mercantile Exchange said the number of open futures and options contracts was higher than some traders expected.

``Once the open-interest report came out, there was a big incentive to buy,'' said Michael Guido, director of hedge-fund marketing at Societe Generale SA in New York. ``There are no new shorts coming into the market.''

Open Interest

Some traders were concerned that gold's decline yesterday of 1.8 percent, the biggest in six weeks, would spark renewed selling and may end this year's rally. Instead, the number of open contracts fell by 3,476 contracts, or less than 0.9 percent, to 396,115, the Comex said.

``We're seeing some bargain-hunting from bullish traders who think yesterday's drop was a short-term phenomenon,'' said Daniel Vaught, a commodity analyst at A.G. Edwards & Sons Inc. in St. Louis. ``The market has shown a tendency to pivot around the $660 level.''

Gold rose earlier after the Commerce Department reported the 0.2 percent rise in consumer prices, after a 0.4 percent gain in December.

``There's still underlying inflation expectations out there,'' Vaught said.

Inflation Measure

Core inflation, excluding food and energy, climbed to 2.7 percent during the 12 months ended in January, the biggest rise since October, after a 2.6 percent rise for the period ended in December.

Some investors buy gold when consumer prices climb to hedge against inflation. Gold futures reached a record $873 an ounce in January 1980 when the inflation rate surged to 13.9 percent. Gold climbed 23 percent last year as consumer prices gained 2.5 percent.

Silver also gained. Silver for March delivery rose 44.3 cents, or 3.2 percent, to $14.273 an ounce on the Comex. Silver has climbed 10 percent this year while gold has gained 7 percent.

A futures contract is an obligation to buy or sell a commodity at a set price for delivery by a specific date.

Registado: 19/10/2006 9:36

por djovarius » 21/2/2007 18:50

Bem, agora que o Forex está mais aborrecido, deixem-me dizer que o Ouro está de volta ao impressionante bull market, pois ao tocar em 680 USD, sinaliza a possibilidade de reteste a 720 - 730 dólares / onça.

Mas o problema deste activo é a questão de se poder analisar tecnicamente. No curto prazo é complicado, mas no médio e longo prazo é como qualquer outro activo.

O que eu queria lembrar aos amigos do Caldeirão, é que em 2007 o Ouro está em alta perante todas as divisas do nosso planeta. Mais impressionante do que em 2005 - e quando assim é, pode-se esperar, pelo menos, um forte interesse comprador, quer físico, quer em títulos de participação ou futuros.
Daí espero, mais cedo ou mais tarde, um ataque aos máximos descritos.
Quando? Melhor será quando o USD ceder mais terreno, sobretudo face a divisas como o JPY e o EUR. Poderão dar um sinal de maior pujança ao Ouro.
O mesmo ocorre se o crude subir mais. Aí, o Ouro será mais do que especulação, é relembrado como "hedge" contra a inflação monetária (petróleo mais caro = igual a mais dólares em oferta).

Abraço

djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por bullsista » 21/2/2007 18:33

Deixem lá que não foram os únicos a ir na cantiga. :cry:

Esta pode ser uma explicação para o dia de hoje. Aliás as principais matérias primas subiram à volta de 3%.

Tirada de uma newsletter do Saxo:

Gold slightly higher on renewed physical demand

LONDON - Gold edged slightly higher on renewed
physical demand after a volatile week so far. At the same time, gains were capped by weak oil prices which dampened gold's status as a hedge against inflation.

At 12.21 pm, spot gold was quoted at 658.35 usd an ounce, up from the 657.50 usd level seen at yesterday's close.

"Bargain hunting" after a significant dip yesterday was the main reason for today's slight rise, said UBS analyst, Robin Bhar."This is just a healthy correction. It's not the end of a bull run. Buying will continue," added Bhar.

He believes gold has good support at 640-650 usd and will not collapse to levels around 600 usd. Additionally, if gold does not fall to 640 usd, investors will feel compelled to buy. Gold's gains were also capped by a marginally stronger dollar.

Separately, news that two European central banks sold around 5.8 tonnes of gold last week also kept the metal's gains in check.

The sale was "the largest single weekly sale of gold on the part of the legacy banks thus far this year," said Dennis Gartmann, editor of The Gartman Letter -- a daily trading commentary. The banks sold some 4.5 tonnes last week.

E uma possível interpretação do gráfico não será agora mais parecida com isto?
Anexos
gold.PNG
gold.PNG (0 Bytes) Visualizado 1315 vezes
Abraços e bons negócios

Registado: 20/11/2006 23:11

por empirico » 21/2/2007 17:47

A estratégia era boa, o mercado deu um forte sinal de venda ontem, mas foi falso, como o faz muitas vezes, e agora está imparavel.

Detesto perder e o pior é que só posso vender amanhã :evil:
Empirico

Registado: 5/11/2002 0:16

por Maestro_Ba » 21/2/2007 17:31

Ups, estava a olhar para o gráfico da prata!

O ouro está a 674,5$, acima da LTA.

por Maestro_Ba » 21/2/2007 17:29

Também pensava o mesmo, segui essa estratégia e entalei-me...

E agora? Acham que a cotação voltou para cima da LTA, ou foi simplesmente tocar-lhe para AGORA corrigir?

Actualmente cota a 14,04$ ... Mesmo em cima da LTA.

Bem...

por aos_pouquinhos » 21/2/2007 11:05

Creio que estamos numa altura de pequena correcçãp, sem dúvida, com os indicadores a demontrarem mesmo isso. Esta ligeira correcção levara o ouro a cotar na MM50 e creio que daí não passará masi abaixo.

Excelente oportunidade para reforçar esses longos. Poderá acontecer até final da semana.

602 parece-me muito "rebuscado", mas perfeitamente aceitável perante a cunha formada. Mesmo atingindo os 602 (qua na mho não acredito, seria mais uma optima fase para entrar com toda a confiança no bull do ouro, que é inquestionável.

Só possuo certificados de Ouro.

Quanto ao curto-prazo... o empirico está certo e com posição definida. No toque aos 665 novamente reforço em TW put e para mim o objectivo seria bem definido, com loss a 674 e profit de toda a posição a 640.

Cumps

por empirico » 21/2/2007 0:04

Provávelmente o Ouro amanhã vai aos $665 que é a zona do breakout,(oportunidade de vender)para iniciar o movimento de queda.

Desço o meu stop-loss dos $680 para os $672.
Anexos
gold.png
gold.png (0 Bytes) Visualizado 1468 vezes
Empirico

por empirico » 20/2/2007 23:50

Deixo o gráfico do Ouro com um claro sinal de venda na sessão de hoje.

Estou curioso para ler o David Nichols :shock: :?
Anexos
gold.png
gold.png (0 Bytes) Visualizado 1488 vezes
Empirico

por empirico » 20/2/2007 23:39

Scorpio Escreveu:Olá empirico...
ando já há algum tempo com vontade de tb começar a estudar e simular umas transacções em TW sobre o ouro.

Onde se pode acompanhar em tempo real (ou aprox) a cotação do metal?

Obrigado desde já e BN.

Eu acompanho pelo meu banco mas podes acompanhar no site do Commerzbank que é o imitente dos TW do Ouro.
Já tem em negociação maturidades para Abril.
Empirico

por Scorpio » 20/2/2007 23:12

Olá empirico...
ando já há algum tempo com vontade de tb começar a estudar e simular umas transacções em TW sobre o ouro.

Onde se pode acompanhar em tempo real (ou aprox) a cotação do metal?

Obrigado desde já e BN.
"The Best Way To Predict Your Future Is To Create It"

Registado: 29/9/2006 17:29

por empirico » 20/2/2007 19:34

Olá Semitela!

Posso estar enganado, mas é esse o meu target e agora vou esperar que aconteça porque estou curto :wink:

Relativamente às tuas palavras, eu não estou tão ceptico em relação aos EUA, acho que o dólar está barato face ao euro e parece que a inflacção apesar de alta, está controlada.
Empirico

por Semitela » 20/2/2007 19:28

Boas Empirico,

Mas há sempre a possibilidade de a cotaçao lateralizar a estes niveis ?. O target nao pressupoe que seja atingido ?.
E de qualquer maneira pode sempre ser um falso breakout , amanhã pode voltar a subir para dentro da cunha.
É que é dificil de digerir que levou tantos meses a subir a este nivel para voltar para os 600 - Nao percebo porquê ? Dolar fraco , inflacçao galopante com o aumento assustador da massa monetaria , para alem da forte procura fisica aliada a uma cada vez mais insuficiente oferta.

O Nicholls falou isso mesmo , numa rapida e medonha queda para depois trepar para cima dos 700.

Abraços

por empirico » 20/2/2007 19:14

J.H. Escreveu:Olá empirico.

Em primeiro lugar parabéns pelo teu trabalho que sigo aqui atentamente no caldeirao, tanto nos topicos do dax e do ndx e agora neste do ouro.

Podes explicar porquê o target de 602 ? Quando se quebra em baixa uma cunha, o objectivo da figura é voltar ao começo ?

Já agora, estou neste mercado através de um ETF, o Streetracks Gold Trust. O que achas deste ?

Um abraço e desde já obrigado.
JH

Olá J.H.!

O target de uma cunha ascendente é sempre a base da sua formação que neste caso são so $602.

Relativamente ao ETF não vou opinar porque não negoceio ETFs.
Deve haver aqui alguém bem mais preparado que eu ETFs.
Empirico

por J.H. » 20/2/2007 19:03

Olá empirico.

Em primeiro lugar parabéns pelo teu trabalho que sigo aqui atentamente no caldeirao, tanto nos topicos do dax e do ndx e agora neste do ouro.

Podes explicar porquê o target de 602 ? Quando se quebra em baixa uma cunha, o objectivo da figura é voltar ao começo ?

Já agora, estou neste mercado através de um ETF, o Streetracks Gold Trust. O que achas deste ?

Um abraço e desde já obrigado.
JH

Registado: 2/9/2006 19:47

por empirico » 20/2/2007 18:32

Semitela Escreveu:
empirico Escreveu:Deixo gráfico do XAU, valores de referência dos TWs, onde também é notória a quebra da cunha ascendente com target nos $602.

Target nos 602 !!!!!!! :oops: :oops:

Deves querer dizer 658 :mrgreen:

$658 é a cotação actual, eu não consigo no gráfico diário colocar a vela de hoje.

O Target são mesmo os $602! :)
Empirico

por Semitela » 20/2/2007 18:27

empirico Escreveu:Deixo gráfico do XAU, valores de referência dos TWs, onde também é notória a quebra da cunha ascendente com target nos $602.

Target nos 602 !!!!!!! :oops: :oops:

Deves querer dizer 658 :mrgreen:

por empirico » 20/2/2007 18:21

Deixo gráfico do XAU, valores de referência dos TWs, onde também é notória a quebra da cunha ascendente com target nos $602.
Anexos
gold.png
gold.png (0 Bytes) Visualizado 1628 vezes
Empirico

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Kiko_463, m-m, Mavericks7 e 66 visitantes